Débora Piai Cedran
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2004), mestrado (2007) e doutorado (2018) em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Ensino de Química.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2023
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Pós Graduação em Educação para Ciência e a Matemát
2014 - 2018
Universidade Estadual de Maringá
Título: O PROCESSO DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Orientador: Neide Maria Michellan Kiouranis
, Ano de obtenção: 2018. Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática
2005 - 2007
Universidade Estadual de Maringá
Título: Hipóteses Sobre a Combustão Entre Alunos do Ensino Médio: A Epistemologia de Gaston Bachelard
, Ano de Obtenção: 2007.Maria Aparecida Rodrigues.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
, Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Ensino de Química.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.
Organização de eventos
SILVEIRA, M. P. ; CEDRAN, D. P. ; REIS, J. M. C. ; CEDRAN, J. C. . GESTÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA: RELAÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2020. (Outro).
PIAI, D. ; KIOURANIS, N. M. M. ; REIS, J. M. C. ; SILVA, M. S. ; SILVEIRA, M. P. ; BORDONI, A. J. ; CEDRAN, J. C. . V Congresso Paranaense de Educação Química. 2017. (Congresso).
Participação em eventos
XXI Encontro Nacional de Ensino de Química. 2023. (Encontro).
II ESAVE - Encontro Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas e V ISSE - International Seminar on Science Educaon. 2022. (Seminário).
II Escola Sul- Americana de Investigadores em Ensino de Ciências. 2022. (Outra).
VI Simposio Internacional de Enseanza de las Ciencias. 2022. (Simpósio).
3 Encontro Anual de Ensino de Graduação. 2021. (Outra).
3 Encontro Anual de Ensino de Graduação.A Revista Atômica: redes sociais como estratégia de divulgação científica. 2021. (Outra).
3 Encontro Anual de Ensino de Graduação.Retorno das aulas presenciais: o que pensam os alunos de uma escola pública de Maringá. 2021. (Outra).
4 Encontro Anual de Extensão Universitária.Contribuições das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para a aplicação remota de uma Oficina Temática de Química. 2021. (Outra).
Aula Pública ?Histórico e abordagens da Educação CTS no Brasil?. 2021. (Outra).
Evento de Extensão "Quicalourada".Oficina: O caso do Rio Água Doce. 2021. (Oficina).
IX Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Análise de pontos controversos sobre a natureza da ciência por futuros professores de química. 2021. (Congresso).
IX Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. 2021. (Congresso).
IX Congresso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. ?Relativity?: percepções de futuros professores sobre a epistemologia e sua importância. 2021. (Congresso).
Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática.O processo de conceitualização da estequiometria: um estudo à luz da teoria dos campos conceituais. 2021. (Outra).
Simpósio de Ensino de Ciências.?Não entendo nada de Química!": Reflexões sobre a aprendizagem no ensino de Química. 2021. (Simpósio).
VII CONGRESSO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO EM QUÍMICA. 2021. (Congresso).
VIII Simpósio de Ensino de Ciências.Aplicações remotas de uma oficina temática de química mediada por tecnologias digitais. 2021. (Simpósio).
VIII Simpósio de Ensino de Ciências. 2021. (Simpósio).
3 Encontro Anual de Extensão Universitária.Gases em ambientes aquáticos como tema para ressignificação de uma Oficina Temática. 2020. (Encontro).
3 Encontro Anual de Extensão Universitária. 2020. (Outra).
GESTÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA: RELAÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. 2020. (Outra).
GESTÃO ESCOLAR E DOCÊNCIA: RELAÇÕES DE TRABALHO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.Planejamento de sequências didáticas centrado na problematização e nas relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. 2020. (Outra).
PIBID e Residência Pedagógica: Articulações Teórico-Práticas no Contexto da Pandemia Covid-19. 2020. (Outra).
II Colóquio Internacional sobre a Teoria dos Campos Conceituais.FILIAÇÕES, RUPTURA E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: APROXIMAÇÕES ENTRE VERGNAUD E BACHELARD. 2017. (Outra).
V Congresso Paranaense de Educação Química. Discursos de professores de Ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de Química nos anos finais do Ensino Fundamental. 2017. (Congresso).
36 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química.As Potencialidades das Atividades Experimentais Investigativas: a Formação Inicial em Foco. 2016. (Encontro).
Encontro Paranaense de Estudantes de Química.A Pesquisa e a Formação do Professor de Química. 2016. (Encontro).
XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química.Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de química no PNLD. 2016. (Encontro).
13 Simpósio Brasileiro de Educação Química.Oral. 2015. (Simpósio).
II Seminário de Avaliação do PIBID/UEM e IV Fórum das Licenciaturas da UEMEM.A utilização do Lego como ferramenta no ensino de modelos atômicos pelo PIBID - Química para alunos do 1° ano do Ensino Médio. 2015. (Seminário).
V Jornada de História da Ciência e Ensino. 2015. (Outra).
Encontro Nacional de Ensino de Química.A conservação da matéria como obstáculo no ensino de Química. 2014. (Encontro).
I Semana de Química da UTFPR - Medianeira.A Constante de Avogadro e o Ensino de Química: do fantasticamente grande ao fantasticamente pequeno. 2014. (Simpósio).
IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia.HIPÓTESES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DE MASSA E PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM EXPERIMENTOS DE COMBUSTÃO. 2014. (Simpósio).
XXI Encontro de Química da Região Sul.BACHELARD E O ERRO COMO TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. 2014. (Encontro).
I Encontro Paranaense de Grupos Pibid - Química.Comissão científica. 2013. (Encontro).
XXIX Semana de Química. 2013. (Outra).
XIX Encontro de Química da Região Sul.Uma abordagem contextualizada no Ensino de Química Orgânica: Sustentabilidade e compostagem. 2012. (Encontro).
XIX Encontro de Química da Região Sul.Rol de cientistas mais lembrados por alunos ingressantes no curso de Química. 2012. (Encontro).
III Jornada de História da Ciência e Ensino.Auguste Laurent: Contribuições de um químico esquecido. 2011. (Simpósio).
XXVII Semana de Química. 2011. (Outra).
XV Encontro Nacional de Ensino de Química.Química: Concepções de alunos podem orientar o processo de ensino e de aprendizagem. 2010. (Encontro).
XVIII Encontro de Química da Região Sul.Auguste Laurent: Contribuições de um químico esquecido. 2010. (Encontro).
VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Hipóteses sobre combustão entre alunos do ensino médio: A epistemologia de Gaston Bachelard. 2007. (Encontro).
XIII Encontro Nacional de Ensino de Quimica.Análise Preliminar das provas de Química do Novo Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2006. (Encontro).
XIII Encontro de Química da Região Sul.Investigação sobre os conhecimentos dos alunos ingressantes e formandos em Química sobre a Teoria do Flogistico. 2005. (Encontro).
XXI Semana de Química da Universidade Estadual de Maringá. 2005. (Outra).
XII Encontro Nacional de Ensino de Química. 2004. (Encontro).
XIX Semana de Química da Universidade Estadual de Maringá. 2003. (Outra).
XVIII Semana de Química da Universidade Estadual de Maringá. 2002. (Outra).
Participação em bancas
CEDRAN, D. P.; REZENDE, V.; CARGNIN, C.; ZANELLA, M. S.; BROIETTI, F. C. D.; MORAN, M.. PROBLEMAS DE CONCENTRAÇÃO COMUM DE SOLUÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA: UM ESTUDO À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS. 2021. Dissertação (Mestrado em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA) - Universidade Estadual do Paraná.
CEDRAN, D. P.; BISPO, M. L. F.; PEREZ, C. C.. A PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS E O USO DAS REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado profissional em Química - PROFQUI) - Universidade Estadual de Londrina.
CEDRAN, J. C.CEDRAN, D. P.; FERRAZ, D. F.; JUSTINA, L. A. D.. O ENSINO DA QUÍMICA À LUZ DA EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS BRASILEIRAS (2000- 2019). 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Educação em Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do VII Congresso Paranaense de Educação Química. 2021. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do 20 Encontro Nacional de Ensino de Química. 2021. Universidade Federal de Pernambuco.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do III Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência ? SiPEC. 2020. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do II Simpósio de Pesquisa em Educação para a Ciência ? SiPEC. 2018. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do V Congresso Paranaense de Educação Química. 2017. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do 37 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. 2017. Universidade Federal do Rio Grande.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do VI Encontro Nacional de Ensino de Biologia e VIII Encontro Regional de Ensino de Biologia (Regional Sul). 2016. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do Encontro Paranaense de Estudantes de Química. 2016. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Utilização e Avaliação de Software Educacional para o Ensino de Equilíbrio Químico. 2015. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. O uso de atividades experimentais no ensino de Fundamentos de Eletroquímica. 2015. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Experiência Museal de Deficientes Visuais na sala de Física do Museu de Ciências da Universidade Estadual de Maringá. 2015. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Banca de Revisão das provas do Concurso Vestibular de Inverno 2015. 2015. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Banca de Revisão da prova de Conhecimentos Específicos de Química do Concurso Vestibular de Inverno 2014. 2014. Universidade Estadual de Maringá.
CEDRAN, D. P.. Comissão Avaliadora do 1° Encontro Paranaense de Grupos Pibid - Química. 2013. Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Orientou
CIÊNCIA E LITERATURA: UM HORIZONTE PARA O ENSINO DEQUÍMICA REVELADO À LUZ DO LIVRO ?71 CONTOS DE PRIMO LEVI?; Início: 2022; Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá; (Coorientador);
OFICINAS TEMÁTICAS FUNDAMENTADAS NO PENSAMENTO CRÍTICO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; Início: 2022; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Educação para Ciência e a Matemát) - Universidade Estadual de Maringá, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);
PORTFÓLIO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
PORTFÓLIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I: COLÉGIO DE APLICAÇÃO PEDAGÓGICA-UEM; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
PORTFÓLIO DO ESTÁGIO REALIZADO NO COLÉGIO SESI - MARINGÁ/PR; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I - Colégio de Aplicação Pedagógica; Início: 2022; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
Estudo da Radioatividade em um Ensino e Aprendizagem dentro do Enfoque do CTSA; Início: 2016; Orientação de outra natureza; Universidade Estadual de Maringá; (Orientador);
Oficina Temática sobre gases dissolvidos em ambiente aquático: de sua elaboração à aplicação; 2020; Dissertação (Mestrado em Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática) - Universidade Estadual de Maringá,; Coorientador: Débora Piai Cedran;
Estágio Supervisionado - Instrumentação para o Ensino de Química; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Estágio Supervisionado - Instrumentação para o Ensino de Química; 2019; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Portfólio; 2016; Orientação de outra natureza; (Química) - Universidade Estadual de Maringá; Orientador: Débora Piai Cedran;
Produções bibliográficas
-
GASPARETTO, FÁBIO EDUARDO DE ASSIS ; CEDRAN, DÉBORA PIAI ; SÁ, MARILDE BEATRIZ ZORZI . O CONTO -ÓTIMA É A ÁGUA- DE PRIMO LEVI, COMO MOTE PARA O ESTUDO E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE VISCOSIDADE. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 27, p. 160-172, 2022.
-
CEDRAN, DÉBORA PIAI ; CEDRAN, JAIME DA COSTA ; KIOURANIS, NEIDE MARIA MICHELLAN . PANORAMA HISTÓRICO DA CONSTRUÇÃO DO CAMPO CONCEITUAL DA ESTEQUIOMETRIA:. Dynamis , v. 28, p. 152-170, 2022.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; GASPARETTO, F. E. A. . ANÁLISE DE PONTOS CONTROVERSOS SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA POR FUTUROS PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional , v. Extra, p. 1870-1875, 2021.
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. ; DELABIO, F. ; MORI, L. . ?RELATIVITY?: PERCEPÇÕES DE FUTUROS PROFESSORES SOBRE A EPISTEMOLOGIA E SUA IMPORTÂNCIA. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnologia. Universidad Pedagógica Nacional , v. Extra, p. 1895-1901, 2021.
-
CEDRAN, D. P. ; DELABIO, F. ; KIOURANIS, N. M. M. ; MORI, L. . Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia , v. 4, p. 273-290, 2021.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; SILVA, L. Z. ; RIVA, A. D. . EQUILIBRE: JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA DE BALANCEAMENTO DE EQUAÇÕES QUÍMICAS PARA ALUNOS COM DÉFICIT DE ATENÇÃO. Revista eletrônica Ludus Scientiae - (RELuS) , v. 4, p. 01-13, 2020.
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Teoria dos campos conceituais: visitando seus principais fundamentos e perspectivas para o ensino de ciências. ACTIO: Docência em Ciências , v. 4, p. 63-86, 2019.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; KIOURANIS, N. M. M. . A IMPORTÂNCIA DA SIMBOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA E SUAS CORRELAÇÕES COM OS ASPECTOS MACROSCÓPICOS E MOLECULARES. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa) , v. 9, p. 38-57, 2018.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; ALVES, M. C. ; CUSTÓDIO, M. D. . OS TRÊS ASPECTOS DO CONHECIMENTO QUÍMICO: DESENVOLVENDO RELAÇÕES SOBRE O TEMA SOLUÇÕES. Kiri-Kerê â013 Pesquisa em Ensino , v. 5, p. 225-247, 2018.
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. ; LINO, A. ; NEVES, M. C. D. . A natureza da Ciência e o erro: reflexões sobre o conto Ótima é a Água por alunos de Ensino Médio. Góndola, Enseanza y Aprendizaje de las Ciencias. (Bogotá, Colombia) , v. 12, p. 43-56, 2017.
-
SEMENSATE, A. P. ; CEDRAN, D. P. . Discursos de professores de Ciências sobre suas práticas educativas: as aulas de Química nos anos finais do Ensino Fundamental. ACTIO: Docência em Ciências , v. 2, p. 43-60, 2017.
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; SÁ, M. B. Z. . Modelo de integração em sala de aula: drogas como mote da interdisciplinaridade. Ciência e Educação (UNESP. Impresso) , v. 18, p. 613-621, 2012.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; CORTEZ, J. M. ; KIOURANIS, N. M. M. . Reflexões sobre a formação docente no contexto brasileiro: um olhar para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. In: Fátima Regina Jorge; Fátima Paixão; Paulo Silveira. (Org.). A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção. 1ed.Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023, v. II, p. 47-58.
-
GASPARETTO, F. E. A. ; CEDRAN, DÉBORA PIAI ; KIOURANIS, N. M. M. . Contextos e potencialidades da literatura de Primo Levi no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. In: Fátima Regina Jorge; Fátima Paixão; Paulo Silveira. (Org.). A Escola de Aprender: Contributos para a sua construção. 1ed.Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2023, v. II, p. 143-152.
-
CEDRAN, D. P. ; PEREIRA, L. F. ; ALVES, M. C. ; KIOURANIS, N. M. M. ; OLIVEIRA, R. S. . O caso do Rio Água Doce. In: Marcelo Pimentel da Silveira; Neide Maria MIchellan Kiouranis. (Org.). O Ensino de Química por meio de Oficinas Temáticas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2022, v. 1, p. 101-139.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. . Correlações entre as construções históricas e as concepções de alunos sobre a combustão. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). A práctica docente no ensino das ciencias. 1ed.Espanha: Educación Editora, 2017, v. , p. 489-493.
-
REIS, J. M. C. ; CEDRAN, DÉBORA PIAI ; SILVA, M. S. ; KIOURANIS, N. M. M. . O ?saber analisar criticamente o ensino habitual? na formação de professores de Química. In: Pedro Membiela; Natalia Casado; Mª Isabel Cebreiros; Manuel Vidal. (Org.). A práctica docente no ensino das ciencias. 1ed.Espanha: Educación Editora, 2017, v. , p. 587-591.
-
CEDRAN, DÉBORA PIAI ; CARMO, T. ; KIOURANIS, N. M. M. ; REIS, J. M. C. ; GOMES, F. A. R. ; CEDRAN, J. C. . As Potencialidades das Atividades Experimentais Investigativas: a Formação Inicial em Foco. In: 36 Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 2017, Pelotas. NOVAS E ANTIGAS PRÁTICAS ENCONTRANDO-SE COM A COMUNIDADE E SUA CRIATIVIDADE EM EDUCAÇÃO QUÍMICA. Pelotas, 2016. p. 286-293.
-
REIS, J. M. C. ; OLIVEIRA, B. R. ; CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade, Ambiente (CTSA): uma discussão acerca do Equilíbrio Químico no ensino superior.. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017. p. 1-10.
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. ; REIS, J. M. C. ; SILVA, M. S. . O ?saber analisar criticamente o ensino habitual? na formação de professores de Química. In: III Simposio Internacional de Enseanza de las Ciencias, 2016. O ?saber analisar criticamente o ensino habitual? na formação de professores de Química, 2016.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. . Correlações entre as construções históricas e as concepções de alunos sobre a combustão. In: III Simposio Internacional de Enseanza de las Ciencias, 2016. Correlações entre as construções históricas e as concepções de alunos sobre a combustão, 2016.
-
BUFFOLO, K. M. ; SILVEIRA, M. P. ; CEDRAN, D. P. ; SANTOS, L. ; ALVES, M. C. ; SILVA, N. F. ; BORDONI, A. J. . Os três aspectos do conhecimento Químico interligados em uma sequência didática sobre reversibilidade. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Os três aspectos do conhecimento Químico interligados em uma sequência didática sobre reversibilidade, 2016.
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Entre a simbologia e a compreensão: dificuldades de estudantes com a simbologia química. In: 13 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015, Fortaleza. 13 Simpósio Brasileiro de Educação Química, 2015.
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. . HIPÓTESES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DE MASSA E PROCESSOS FÍSICOS E QUÍMICOS EM EXPERIMENTOS DE COMBUSTÃO. In: IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014, Ponta Grossa. Anais do IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2014.
-
PIAI, D. ; RODRIGUES, M. A. ; RAPCHAN, E. S. . Hipóteses sobre a combustão entre alunos do ensino médio: A epistemologia de Gaston Bachelard.. In: VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianopolis. Livro de Resumos do VI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; KIOURANIS, N. M. M. ; CORTEZ, J. M. . Reflexões sobre a formação docente no contexto brasileiro: um olhar para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. In: V International Seminar on Science Education, 2022, Castelo Branco. Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2022. v. 1. p. 38-39.
-
GASPARETTO, F. E. A. ; CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Contextos e potencialidades da literatura de Primo Levi no ensino de ciências: uma revisão bibliográfica. In: V International Seminar on Science Education, 2022, Castelo Branco. Supervisão e Avaliação na Vida das Escolas. Castelo Branco: Instituto Politécnico de Castelo Branco, 2022. v. 1. p. 72-73.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; KIOURANIS, N. M. M. . Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de química no PNLD. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Reflexões sobre os critérios para seleção dos livros didáticos de química no PNLD, 2016.
-
CEDRAN, D. P. ; SILVEIRA, M. P. ; BORDONI, A. J. ; BUFFOLO, K. M. ; ALVES, M. C. ; LOUBAK, L. H. . Eletroquímica em uma perspectiva da abordagem CTS: desenvolvendo valores e atitudes por meio de uma sequência didática. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2016, Florianópolis. Eletroquímica em uma perspectiva da abordagem CTS: desenvolvendo valores e atitudes por meio de uma sequência didática, 2016.
-
PIAI, D. ; RODRIGUES, M. A. . BACHELARD E O ERRO COMO TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. In: XXI Encontro de Química da Região Sul, 2014, Maringá. BACHELARD E O ERRO COMO TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, 2014.
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; RODRIGUES, M. A. . A conservação da matéria como obstáculo no ensino de Química.. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. A conservação da matéria como obstáculo no ensino de Química., 2014.
-
PIAI, D. ; RODRIGUES, M. A. . Processos físicos e químicos na combustão: dificuldades na compreensão dos conceitos. In: XVII Encontro Nacional de Ensino de Química, 2014, Ouro Preto. Processos físicos e químicos na combustão: dificuldades na compreensão dos conceitos, 2014.
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; SÁ, M. B. Z. ; PIRES. M. E. V. ; PUPPIN, L. F. . Química: Concepções de alunos podem orientar o processo de ensino e de aprendizagem.. In: XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010, Brasilia. Livro de Resumos do XV ENEQ, 2010.
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; ALCANTARA, L. V. ; CORTEZ, J. M. . Contribuições do PIBID na Formação Docente na Perspectiva de uma Bolsista do Subprojeto de Química. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CEDRAN, D. P. ; BARBOSA, J. S. ; HENRICH, C. Y. Y. ; FAUSTINO, G. S. ; RODRIGUES, P. L. R. ; SILVA, W. A. . ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; CORTEZ, J. M. ; OLIVEIRA, B. R. ; KIOURANIS, N. M. M. . A divulgação científica na formação inicial de professores de Química: a Revista Atômica e o Cientifi-CIDADE. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, D. P. ; GASPARETTO, F. E. A. ; KIOURANIS, N. M. M. ; CEDRAN, J. C. ; PIRES, E. L. . Aproximações entre a epistemologia de Thomas Kuhn e a literatura de Primo Levi: uma análise por futuros professores de Química. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; PIRES, E. L. . Modelos Atômicos em alguns livros didáticos sul-americanos: uma análise pela perspectiva da História da Ciência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, D. P. ; DIAS, A. C. ; BARBOSA, J. S. ; SILVEIRA, M. P. ; CEDRAN, J. C. . Percepções de alunos participantes sobre o projeto de extensão ?Laboratório de Oficinas Temáticas de Química para o Ensino Básico'. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ALVES, M. C. ; CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . OFICINAS TEMÁTICAS DE QUÍMICA: UMA REVISÃO ACERCA DE PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALCANTARA, L. V. ; CEDRAN, D. P. ; CORTEZ, J. M. ; CEDRAN, J. C. . Redes sociais como espaço não-formal de aprendizagem e divulgação científica: olhando para a problemática das mulheres na ciência por meio do Filme Radioactive. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FAUSTINO, G. S. ; CEDRAN, D. P. ; CORTEZ, J. M. ; CEDRAN, J. C. . Além do arroz nosso de cada dia: educação ambiental e alguns usos da casca do arroz. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
NEVES, H. J. F. ; CEDRAN, D. P. ; CORTEZ, J. M. ; CEDRAN, J. C. . Jogos didáticos na Revista Química Nova na Escola. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
RIBEIRO, M. E. M. ; CEDRAN, D. P. ; CORTEZ, J. M. ; CEDRAN, J. C. . Perspectivas para o ensino de ciências: relações CTS e as vacinas. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUZA, C. H. ; CEDRAN, D. P. ; CORTEZ, J. M. ; CEDRAN, J. C. . Símbolos Químicos - A evolução ao longo da história. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, DÉBORA PIAI . Como aprendemos? Reflexões acerca da aprendizagem no ensino de Química. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CEDRAN, DÉBORA PIAI . A necessidade de questionar para aprender: módulo II - ligações químicas. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ALVES, M. C. ; PIAI, D. ; KIOURANIS, N. M. M. ; OLIVEIRA, R. S. ; PEREIRA, L. F. ; PASCHOALINO, V. T. ; SILVEIRA, M. P. . Gases em ambientes aquáticos como tema para ressignificação de uma Oficina Temática. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CEDRAN, D. P. . A constante de Avogadro e o mol no ensino de química: do fantasticamente pequeno ao fantasticamente grande. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CEDRAN, D. P. ; TAKAHASHI, D. A. G. ; KIOURANIS, N. M. M. . Algumas percepções de licenciandos em Química sobre a importância do Livro Didático e sua escolha no PNLD.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALVES, M. C. ; CEDRAN, D. P. ; CUSTODIO, M. . Experimentação na perspectiva investigativa: desenvolvimento de uma sequência didática sobre o tema soluções.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BUFFOLO, K. M. ; DELABIO, F. ; CEDRAN, D. P. . Contribuições do planejamento e aplicação de atividades diferenciadas para a formação de professores(as).. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, D. P. ; CEDRAN, J. C. ; KIOURANIS, N. M. M. ; REIS, J. M. C. . FILIAÇÕES, RUPTURA E OS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS: APROXIMAÇÕES ENTRE VERGNAUD E BACHELARD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CEDRAN, D. P. ; KIOURANIS, N. M. M. . Entre a simbologia e a compreensão: dificuldades de estudantes com a simbologia química. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
BORDONI, A. J. ; GASPARETTO, F. ; SANTONI, J. ; BUFFOLO, K. M. ; SANTOS, L. ; ALVES, M. C. ; CEDRAN, D. P. ; SILVA, N. F. ; SILVEIRA, M. P. ; LOUBAK, L. H. . A utilização do Lego como ferramenta no ensino de modelos atômicos pelo PIBID - Química para alunos do 1° ano do Ensino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
PIAI, D. ; PIRES, M. E. V. ; CEDRAN, J. C. . Uma abordagem contextualizada no Ensino de Química Orgânica: Sustentabilidade e compostagem. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, J. C. ; RUIZ, T. A. ; SANTIN FILHO, O. ; PIAI, D. . Rol de cientistas mais lembrados por alunos ingressantes no curso de Química.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
CEDRAN, J. C. ; SANTIN FILHO, O. ; PIAI, D. . Auguste Laurent: contribuições de um químico esquecido. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; SANTIN FILHO, O. ; PIRES. M. E. V. ; PUPPIN, L. F. . Auguste Laurent: contribuições de um químico esquecido. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; KIOURANIS, N. M. M. . Entre o saber cientifico e o saber escolar: os conhecimentos de estudantes de química sobre a teoria do flogistico. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIAI, D. ; CEDRAN, J. C. ; SILVA, A. P. B. ; VANDRESESN, F. ; VIEIRA, F. C. ; SOARES, R. S. S. . Análise preliminar das Provas de Química do Novo Concurso Vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
PIAI, D. ; KIOURANIS, N. M. M. ; CEDRAN, J. C. . Investigação sobre os conhecimentos dos alunos ingressantes e formandos em química de 2005 e 2006 sobre a Teoria do Flogístico.. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
CEDRAN, D. P. . Teoria dos campos conceituais: visitando seus principais fundamentos e perspectivas para o ensino de ciências. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CEDRAN, D. P. . Determinação de Proporção em uma Reação, Conservação das massas, Padrões de massas, Compreensão da Simbologia Química, A constante de Avogadro e a Unidade Mol e Cálculo Estequiométrico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CEDRAN, D. P. . Cálculo Estequiométrico e o Ensino de Química. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
CEDRAN, D. P. . Formação Continuada de Professores e as Tendências em Mediações no Processo de Aprendizagem. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 4
2012 - 2012
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Bolsista no Plano Nacional de Formação de Professores - PARFOR
2007 - 2011
Colegio Sesi MaringáVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 20
2005 - 2008
Colégio GeraçãoVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 12
2008 - 2009
Colégio Regina MundiVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor Ensino Médio, Carga horária: 8
2004 - 2004
Colegio Estadual Alfredo Moises MalufVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária
2004 - 2005
Curso Pré-Vestibular Machado de AssisVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
2011 - Atual
Universidade Estadual de MaringáVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2023
Ensino, Educação Para a Ciência e o Ensino de Matemática, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, METODOLOGIA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA E A MATEMÁTICA II - DOUTORADO
-
05/2011
Ensino, Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Instrumentação para o Ensino de Química I, Instrumentação para o Ensino de Química II, Estágio Supervisionado I, Pesquisa em Ensino de Química
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Débora Piai Cedran e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?