Ercília Ana Cazarin

Graduada em Letras Licenciatura Plena pela Faculdade de Formação de Professores e Especialistas de Educação de Camaquã (1986). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (1976). Graduada em Letras (Licenciatura Curta) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo (1976). Mestre (1997) e doutora (2004) em Letras, na área de Teorias do Texto e do Discurso na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.Pesquisadora na área de Análise do Discurso. Professora Aposentada, tendo atuado na UNIJUI, na UPF e, por últimi, na UCPEL. É membro do Grupo de Estudos em Análise do Discurso - GEPAD da UFRGS. De 1993 a 2010, dedicou-se à análise do discurso de Lula, tendo um arquivo que se inicia em 1978, quando da eclosão das greves do ABC Paulista. Publicou os livros Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva (1998) e Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (2005), ambos pela Editora Unijuí. Tem vários artigos e capítulos de livros publicados. É uma das organizadoras dos livros Ensino e aprendizagem de línguas: língua portuguesa. Ed. Unijuí; Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. Editora Nova Prova, Porto Alegre; Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias. Editora da UPF (2011).(Texto informado pelo autor)

Informações coletadas do Lattes em 27/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2000 - 2004

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998)
Freda Indursky. Palavras-chave: Identificação e representação política; Análise de Discurso; DISCURSO DE LULA; Configuração metodológica da FD dos trabalhadores; Configuração hist. e discursiva da posição-sujeito; HETEROGENEIDADE DA POSIÇÃO-SUJEITO. Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em Letras

1993 - 1997

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Heterogeneidade Discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Profª Drª. Freda Indursky
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: heterogeneidade discursiva; Discurso Político; Discurso-outro; análise do discurso.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Especialização em Educação Supervisão Escolar

1989 - 1990

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais

1971 - 1976

Faculdade de Direito de Santo Ângelo

Graduação em Letras Licenciatura Curta

1971 - 1976

Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo Ângelo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1977 - 1977

HABILITAÇÃO ESPECÍFICA EM DIREITO DO TRABALHO. (Carga horária: 240h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Análise do Discurso/Especialidade: Estudos da Significação.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias do Texto e do Discurso/Especialidade: Análise do Discurso.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teorias do Texto e do Discurso/Especialidade: Teorias do Texto e do Discurso.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Cazarin . Coordenação do SIMPÓSIO IV «O político nos discursos de ódio. 2017. (Outro).

Cazarin . Componente da Comissão Avaliadora do Salão Universitário. 2017. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Coordenadora de Painel Mesa 1 do Eixo Enunciação, texto e discurso. 2016. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Coordenadora de Painel da mesa 3 - Eixo Enunciação, texto, discurso. 2016. (Outro).

Cazarin ; GRANTHAM, M. R. . COORDENADORA DO SIMPÓSIO GESTOS DE LEITURA EM ANÁLISE DE DISCURSO. 2016. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Comissão científica do VIII SENALE ? Seminário Nacional Linguagem e Ensino. 2016. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Membro Comissão Organizadora do VIII SENALLE. 2016. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Coordenadora da mesa Linguagem e Práticas Sociais. 2016. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; GRANTHAM, M. R. . Coordenadora do Simpósio Práticas de Leitura em Análise de Discurso. 2016. (Outro).

MITTMANN, S. ; CAZARIN, E. A. ; CAMPOS, L. J. ; ERNEST, A. . IV SEMINÁRIO FIOS AO TEAR. 2014. (Outro).

CAZARIN, E. A. . Coordenação do grupo de trabalho "O Trabalho de leitura em diferentes materialidades". 2014. (Outro).

CAZARIN, E. A. . MEMBRO DA COMISSÃO CIENTÍFICA DO CELSUL - 2014. 2014. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; GRANTHANN, Marilei resmini . Debatedora da Exposição de Paiinéis - Sessão III - VI SEAD. 2013. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; ERNST, Aracy Graça ; SOBRAL, A. ; FISCHER, A. ; RAUBER, A. ; MATZNAUER, C. ; CAMPELLO, E. ; MARRONI, F. ; BOHN, H. ; RECUERO, R. ; LEFFA, V. . COMISSÃO CIENTÍFICA DO VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGENS E ENSINO - VII SENALE. 2012. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; AMARAL, Maria Vírginia Borges . COORDENAÇÃO DO SIMPÓSIO VIII NO V SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLIDE DO DISCURSO. 2011. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; AMARAL, Maria Vírginia Borges . COORDENADORA DO SIMPÓSIO I - IV SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO. 2009. (Outro).

CAZARIN, E. A. ; CELADA, Maria Teresa . Coordenadora do SIMPÓSIO III - INTERDISCURSO, PRÉ-CONSTRUÍDO, DISCURSO TRANSVERSO E MEMÓRIA. 2007. (Congresso).

CAZARIN, E. A. ; MITTMAN, Solange ; GRIGOLETTO, Evandra . Grupo de Estudo e Pesquisa em Análise do Discurso - GEPAD/RS. 2006. (Congresso).

CAZARIN, E. A. ; DORNELES, Elizabeth ; GRIGOLETTO, Evandra ; PETRY, Verli ; RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos . Coordenadora de Mesa Redonda no II Seminário Ensino-Aprendizagem de Língua. 2005. (Congresso).

CAZARIN, E. A. ; Roberto Baronas . Coordenação do Simpósio I - Formação Discursiva no I SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso. 2005. (Congresso).

CAZARIN, E. A. . Coordenação do Painel Analyse de Discours: trois époques. 2003. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III SEMINÁRIO DISCURSO, CULTURA E MÍDIA.Os funcionamentos de identificação e de antagonismo materializados na tatuagem futebolística. 2017. (Simpósio).

VIII SEAD - SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURS O.SIMPÓSIO IV - O político nos discursos de ódio. 2017. (Simpósio).

A inscrição do político nos domínios discursivos.Cinquenta anos do Golpe Militar: uma análise discursiva das capas das Revistas Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja.. 2016. (Outra).

II Encontro de Análise do iscurso do IFSUL ? Pelotas.A NOÇÃO DE FORMAÇÃO DISCURSIVA E OUTRAS A ELA RELACIONADAS. 2016. (Encontro).

VIII Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino (VIII SENALE), cujo tema geral é LINGUAGEM, IDENTIDADE E PRÁTICAS SOCIAIS. 2016. (Seminário).

XII Encontro do CELSUL - 100 anos do Curso de Linguística Geral: desdobramentos e perspectivas.As contradições do processo democrático brasileiro: análise de discurso sobre a eleição presidencial de 2014. 2016. (Encontro).

2º Seminário Discurso, Cultura e Mídia. 2015. (Seminário).

2º Seminário Discurso, Cultura e Mídia.Coordenadora do Simpósio "Discurso, cultura e política".. 2015. (Seminário).

3ª JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO e 2º ENCONTRO INTERNACIONAL DE IMAGEM EM DISCURSO.SENTIDOS ATRIBUÍDOS À TATUAGEM DE ÍNDIA, no simpósio Discurso em espaços de memória.. 2015. (Simpósio).

V Seminário Nacional de Linguística e Ensino de Língua Portuguesa.  Leitura,  interpretação  e sentido. 2015. (Seminário).

IV SEMINÁRIO FIOS AO TEAR.Formação discursiva e ideologia. 2014. (Seminário).

XXIX ENCONTRO ANPOLL.LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO ? LEADPRODUÇÃO DA LEITURA. RELAÇÕES ENTRE IDEOLOGIA E INCONSCIENTE EM DIFERENTES MATERIALIDADES. 2014. (Encontro).

IV SEMINÁRIO DE POLÍTICA SOCIAL DO MERCOSUL.ANÁLISE DO DISCURSO E SUA INTERFACE COM O POLÍTICO. 2013. (Outra).

IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUBUESA - IV SIMELP.TEXTO: leitura, interpretação e escritura - processos que se entrelaçam. 2013. (Simpósio).

VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. AS NOÇÕES DE ACONTECIMENTO ENUNCIATIVO E DE ACONTECIMENTO DISCURSIVO: UM OLHAR SOBRE O DISCURSO POLÍTICO. 2013. (Congresso).

VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso.Debatedora da Sessão III de Exposição de Painéis. 2013. (Seminário).

Fios ao Tear Conversas com a Análise do Discurso sobre... Autoria e Espaços Contemporâneos.Mesa-Redonda: Autoria e Escrita. 2012. (Encontro).

VII SENALE - SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGENS E ENSINO.A POSSE DE DILMA ROUSSEFF NA PRESIDÊNCIA DO PAÍS: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?. 2012. (Simpósio).

III SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA.O funcionamento discursivo do enunciado dividido e da promessa no discurso religioso. 2011. (Simpósio).

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. ANÁLISE DO DISCURSO: FILIAÇÕES, FRONTEIRAS E OBJETOS DE ESTUDO. 2011. (Congresso).

III SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA: TEORIA E ENSINO - HIPERTEXTO, GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS.INTERFACES ENTRE LINGUÍSTICA E LITERATURA NO HIPERTEXTO. 2010. (Seminário).

III SEMINÁRIO NACIONAL DE LÍNGUA E LITERATURA: TEORIA E ENSINO - HIPERTEXTO, GÊNEROS TEXTUAIS E DISCURSIVOS. 2010. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO. 2010. (Seminário).

I SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO.ARGUIDOR DO I SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÕES EM ANDAMENTO. 2010. (Seminário).

IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO.FORMAÇÕES SOCIAIS, IDEOLÓGICAS E DISCURSIVAS: DA PERTINÊNCIA TEÓRICA À PRODUTIVIDADE ANALÍTICA. 2009. (Simpósio).

Mostra da Língua Portuguesa.REFORMA ORTOGRÁFICA. 2009. (Oficina).

SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS - IJUÌ.O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. 2009. (Oficina).

SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE LETRAS - SANTA ROSA.O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO. 2009. (Oficina).

XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLOS DE ESTUDO.GÊNEROS DIGITAIS: relações entre hipertextualidade, propósitos comunicativos e ensino. 2009. (Encontro).

XV FEIRA DO LIVRO E II CURSO DE LEITURA E ESCRITA - IMAGINAÇÃO, LINGUAGENS E CONHECIMENTO NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS.A ABORDAGEM DISCURSIVA DO PROCESSO DE LEITURA. 2009. (Outra).

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO BANCO DE AVALIADORES DO SINAES (BASis). 2007. (Outra).

XIII Encontro Estadual de Redação no Vestibular. 2007. (Encontro).

PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA UNIJUI. 2004. (Outra).

I Seminário do Provão de Letras - Conhecer para Melhorar. 2001. (Seminário).

CURSO TEXTUALIDADE, DESIGNAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO - PUC-RS. 2000. (Outra).

III Encontro Franco-brasileiro de análise do discurso - MINI-CURSO: A teoria dialógica do discurso e o ensino de língua materna.. 1999. (Encontro).

IV ENCONTRO ESTADUAL SOBRE REDAÇÃO DO VESTIBULAR. 1998. (Encontro).

VIII ENCONTRO SUL-BRASILEIRO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: A CONSTRUÇÃO DO TEXTO. 1998. (Encontro).

CURSO SOBRE "O ENSINO DA GRAMÁTICA NA ESCOLA". 1997. (Outra).

CURSO LIVRE "SEMÂNTICA, ENUNCIAÇÃO, DISCURSO" - UFRGS, POA. 1996. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline Reinhardt da Silveira

ERNEST, A.;Cazarin; FERNANDES, C.. O DISCURSO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise da divulgação governamental. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Andréia Maria Pruinelli

Cazarin; INDURSKY, Freda; MALISKA, 3. E.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA. Impeachment/golpe de 2016: ressentimento e cinismo nas bordas do discurso. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leonor Louro de Freitas

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; GRANTHAM, M. R.. Bela, Recatada e do Lar: movência de sentidos em relações de parafrasagem histórico-discrusiva. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: CILENE MACEDO

Cazarin; NACKEL, N. R. M.; FLORES, G. G. B.. Funcionamento da fotografia no discurso jornalístico e o processo de (des)construção da imagem. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: Andressa dos Santos Galvão

ERNEST, A.;Cazarin; VINHAS, L. I.. O discurso-outro no discurso de Dilma Rousseff: uma análise discursiva da sua carta de defesa e do seu último pronunciamento enquanto presidenta. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Stella Aparecida Leite Lima

ERNEST, A.;Cazarin; VINHAS, L. I.. Movimento o Sul é Meu País e suas implicações de sentidos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Ana Paula Vieira de Andrade Assumpção

ERNEST, A.;Cazarin; VINHAS, L. I.. O discurso da falta e do excesso: a automutilação. 2016. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: ELIZA CAVEDON MAZZAROLO

RASIA, Gesualda dos Santos;CAZARIN, E. A.; ZANDWAIS, A.; FERRARI, A. J.. A EMERGÊNCIA DO SUJEITO PRAGMÁTICO NA TERCEIRA FASE DA AD. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LISIANE MARCELE DOS SANTOS

RASIA, Gesualda dos Santos;CAZARIN, E. A.; NEGRI, L.. O LUGAR DO SUJEITO NA LEI DA ANISTIA. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luciane Botelho Martins

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; GRANTHAM, M. R.. Mafalda: gestos de leitura a partir do funcionamento discursivo da interrogação. 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Lucas Martins Flores

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; PETRY, V.. VOCÊ SE VÊ NAQUILO QUE VÊ? REPRESENTAÇÕES DE FAMÍLIA EM COMERCIAIS E SEUS EFEITOS DE SENTIDO. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Felipe Alves Pereira Avila

CAZARIN, E. A.; ERNST, Aracy Graça; GRANTHANN, Marilei resmini. O DISCURSO CONTRADITÓRIO. UMA ANÁLISE DOS PROCESSOS DISCURSIVOS PRESENTES EM PERFIS NEONAZISTAS NO ORKUT. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Patrícia Gomes de Oliveira

SCHONS, C.;CAZARIN, E. A.; GRAEFF, T.F.. Entrecruzando fronteiras: uma análise discursiva da obra O poço do Visconde. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Mônica Ferreira Rêgo

ERNST, Aracy Graça;CAZARIN, E. A.; VELOSO, M. T.. Uma análise discursiva sobre o tratamento dispensado por professores ao erro em LE: um viés entre teoria e prática. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Diego Vieira Braga

NUNES, J. H.;CAZARIN, E. A.; ERNST, Aracy Graça. Representações do tempo na publicidade de relógios de pulso: uma análise discursiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Luiz Felipe Macedo dos Santos

ERNST, Aracy Graça; VELOSO, M. T.;CAZARIN, E. A.. A negação e o silêncio no discurso do conflito de raça no Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Luciana Volcato Panzarini Grimm

CAZARIN, E. A.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA; MITTMAN, Solange; ERNST, Aracy Graça. DA BOSSA NOVA À TROPICÁLIA: a relação entre memória e atualidade a partir do estudo discursivo da canção Procisssão, de Gilberto Gill. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Grasieli Canelles Bernardi

SCHONS, C.;CAZARIN, E. A.; VENTURINI, Maria Cleci. O funcionamento dos discursos a partir do plano municipal de cultura de Chapecó: da leitura à produção de sentidos para a formação do cidadão. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Paula Daniele Pavan

CAZARIN, E. A.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA; MITTMAN, Solange; ABREU, A. S. C.. A letra da lei: os efeitos e os deslizamentos de sentidos no processo de reformulação da Lei de Direitos Autorais. 2012. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ildimar Viana Assunção

ERNST, Aracy Graça; MUTTI, Regina Maria Varini; CAMPELO, Eliane T. do Amaral;CAZARIN, E. A.. O discurso religioso do Círio de Nazaré: uma dívida com o sagrado. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Mário Rafael Yudi Fukue

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia; SCHONS, C.. De um pólo a outro: análise de discursividades sobre transtorno afetivo bipolar em espaços eletrônicos. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Ieda Márcia Donati Linck

CAZARIN, E. A.; SCHONS, C.; DIECKEL ADRIANA. O imaginário do professor sobre o ensino de Língua Portuguesa: uma relação contraditória. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Dulce Beatriz Mendes Lassen

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; MITTMAN, Solange; SILVA, Renata Silveira da. No tecer dos fios: resistência no discurso das mulheres camponesas. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mônica Aparecida Batista

SCHONS, C.; VENTURINI, Maria Cleci;CAZARIN, E. A.. A argumentação na perspectiva da Análise do Discurso. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Mariele Zawierucka Bressan

SCHONS, C.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA;CAZARIN, E. A.. AUTORIA: UMA QUESTÃO DE COLAGEM E/OU DESCOLAGEM DO DISCURSO-OUTRO?. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Ana Paula Signor Roversi

MITTMANN, S.; SCHONS, C.;CAZARIN, E. A.. Processos de identificação no discurso de professores de Língua Portuguesa em um contexto de imigração italiana. 2011. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Ignez Rubert Luft

RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos; SCHONS, C.; WESCHENFELDER, N. V.;CAZARIN, E. A.. SEGMENTAÇÃO NA ESCRITA ESPONTÂNEA DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosângela Leffa Behenck

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia; MITTMAN, Solange; MUTTI, Regina Maria Varini. Sujeitos e sentidos em blogs educativos: entre a movência e o retorno. 2010. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Roberta Catto Tombini

CAZARIN, E. A.; MITTMAN, Solange; SCHONS, C.. O discurso CPERS/Sindicato. 2010. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Cristina Cattaneo da Silveira

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA; OLIVEIRA JUNIOR, JOSÉ ALCEBÍADES DE. Uma análise discursiva do julgamento sobre a delimitação da reserva indígena "Raposa Serra do Sol". 2010. Dissertação (Mestrado em PPG-Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ângela Maria Plath da Costa

INDURSKY, Freda; DRESCH, Marcia;CAZARIN, E. A.; MITTMANN, S.. VOTOS DE JUÍZES: CONSTRUÇÕES DE SENTIDOS SOBRE ADOÇÃO POR CASAIS HOMOSSEXUAIS. 2009. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Barriquello

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; MITTMAN, Solange; GALLO, S.. http:// www. tramasdiscursivas.com.br/blog/autorialeitura. 2009. Dissertação (Mestrado em Pós-Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carolina Fernandes

INDURSKY, Freda; GRANTHANN, Marilei resmini;CAZARIN, E. A.; MITTMANN, S.. O imaginário de Veja sobre. 2008. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Joelma Idiane Frighetto Flamia

GRIGOLETTO, Evandra;CAZARIN, E. A.; GRAEFF, T.F.. Para além da gramática: os tempos verbais e a produção de efeitos de sentido no texto jornalístico. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Vejane Gaelzer

CAZARIN, E. A.; CAIMI, Claudia Luiza; LIMA E SILVA, M. I. Da palavra à palavra: a constituição do sujeito-autor. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Priscila Rodrigues Simões

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; GRANTHANN, Marilei resmini; MITTMANN, S.. A noção de trabalho representada pela imagem e interpretada pela palavra. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MILENA SARTI

CAZARIN, E. A.; TFOUNI, L. V.; REZENDE PINTO, J. M.. Análise de um slogan publicitário de brinquedo: possibilidade de renovação de sentidos ou movimento parafrástico. 2007. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - USP - CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO.

Aluno: Milena Maria Sarti

CAZARIN, E. A.; TFOUNI, L. V.; REZENDE PINTO, J. M.. Slogans publicitários de brinquedos: possibilidade de renovação de sentidos ou movimento parafrástico. 2007. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - USP - CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO.

Aluno: Vejane Gaelzer

CAZARIN, E. A.; MALDANER, Otavio; CAIMI, Claudia L. DA PALAVRA A PALAVRA: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-AUTOR. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vejane Gaelzer

CAZARIN, E. A.; CAIMI, Claudia Luiza. Projeto de Dissertação de Mestrado. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: André de Oliveira Gagliardi

CAZARIN, E. A.. Concepções e práticas em Relações Públicas: perspectivas de um agir comunicativo. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Alves Pereira Avila

ERNEST, A.; CAMPELLO, E.;Cazarin; DOROW, C. M. F.; BRUM, J. C.. O discurso e a (re)significação da história: o atentado da rua Tonelero. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Marchiori Quadrado de Quevedo

ERNEST, A.;Cazarin; VINHAS, L. I.; LIMA, E. P. S. M.; BRUM, J. C.. DA PARALAXE DO OBJETO AO MOVIMENTO DO NÓ SUBJETIVO. O PARADOXO DO OLHAR COMO RESPOSTA AOS DISPOSITIVOS DO (IN)VISÍVEL. EXERCÍCIOS TEÓRICO-ANALÍTICOS COM IMAGEM EM ANÁLISE DE DISCURSO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: JAEL SÂNERA SIGALES

ERNEST, A.;Cazarin; GRANTHAM, M. R.; DOROW, C. M. F.; SERRA, C. R.; MATZNAUER, C.. SENTIDOS NO/DO MENSALÃO. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: MARIANA JANSTCH DE SOUZA

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; BRUM, J. C.; GRANTHAM, M. R.; GONCALVES, J. S. S.. O discurso de ódio na democracia brasileira: uma análise discursiva do processo de rejeição e de destituição da presidenta Dilma Rousseff. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Diego Vieira Braga

ERNEST, A.;Cazarin; VINHAS, L. I.; GONCALVES, J. S. S.; BRUM, J. C.. Excesso e produção de instabilidade: uma análise do discurso de organização dos Jogos Rio 2016. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Eduardo Silveira de Menezes

ERNEST, A.; CRUZ, F. S.; DRESCH, Márcia;CAZARIN, E. A.; SILVA, S. C. D.. A possibilidade de inserção e Aplicabilidade da Análise de Discurso na Formação Jornalística: uma revisão teórica com vistas à análise da cobertura das eleições presidenciais de 2014 no Brasil. 2017. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Daiane Siveris

ZANDWAIS, A.;CAZARIN, E. A.; RASIA, Gesualda dos Santos. Política de constituição do dicionário: da reprodução à reformulação do Caldas Aulete Digital. 2016. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: magda Regina Lourença Cyrre

MITTMANN, S.; RASIA, Gesualda Santos; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA;CAZARIN, E. A.. Gesto de Leitura de Cartuns: o processo eleitoral contemporâneo como espetáculo. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Cardoso Brum

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; GRANTHANN, Marilei resmini; SILVA, Renata Silveira da; CAMPELLO, E.. SENTIDOS EM DESALINHO: O FANTASMA DA LIBERDADE ENTRE A EVIDÊNCIA E O EQUÍVOCO. 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Patrícia de Oliveira Pereira Lima

CAZARIN, E. A.; ERNEST, A.; SILVA, Renata Silveira da; CAMPELLO, E.; ROHDEN, L.. Os processos históricos da reafricanização e desafricanização no discurso sobre Zé Pilintra. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Rosemere de Almeida Aguero

INDURSKY, Freda; MITTMAN, Solange;CAZARIN, E. A.; GUERRA, V. M. L.. Discursos, memórias e a fabricação discursiva da identidade: os brasiguaios nos dois lados da linha. 2014. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jandira Aquino Pilar

CAZARIN, E. A.; ERNST, Aracy Graça; GRANTHANN, Marilei resmini; CAMPELLO, E.. SER MULHER: O SUJEITO DO DESEJO NA FRONTEIRA ENTRE O SAGRADO E O PROFANO. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Clóris Maria Freire Dorow

MATZNAUER, C.;CAZARIN, E. A.; ERNST, Aracy Graça; CAMPELO, Eliane T. do Amaral; SILVA, Renata Silveira da; GRANTHANN, Marilei resmini. MENTIRA OU VERDADE? MARCAS PROSÓDICAS ASSINALANDO SENTIDOS NO DISCURSO DO TRIBUNAL DO JURI. 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Elisane Pinto da Silva Machado de Lima

CAZARIN, E. A.; ERNST, Aracy Graça; MITTMAN, Solange; PFEIFER, C. R. C.. Entre a (des)organização urbana, um automóvel-corpo e um discurso itinerante: o dizer dos adesivos. 2012. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Andréia da Silva Daltoé

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; MITTMANN, S.; GALLO, S.. As metáforas de Lula: a deriva dos sentidos na língua política. 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Alves Pereira Avila

ERNEST, A.;Cazarin; BRUM, J. C.. O discurso e a (re)significação da história: o atentado na rua Tonelero.. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Ane Cristina Thurow

ERNEST, A.;Cazarin; BRUM, J. C.. Da tela à trama: as metáforas e a heteronormatividade na série detelevisão "Sessão de Terapia". 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Eduardo Silveira de Menezes

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; BRUM, J. C.; DRESCH, Márcia; CRUZ, F. S.. O viés pecheuxtiano como espaço de ensino e teorização do jornalismo: uma análise da cobertura das eleições presidenciais de 2014 no Brasil. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Mariana Jantsch de Souza

ERNEST, A.;Cazarin; GRANTHAM, M. R.. CONTRADIÇÕES DO/NO PROCESSO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE O PROCESSO DE REJEIÇÃO E DE DESTITUIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Diego Vieira Braga

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; VINHAS, L. I.. Instabilidade discursiva: uma análise do discurso de organização dos Jogos Rio 2016. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Marchiori Quadrado de Quevedo

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA. A diáspora do sujeito. A aporia do olhar como resposta aos dispositivos do (in)visível. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Luciana Vedovato

ZANDWAIS, A.;CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. O funcionamento da formação discursiva educacional em assentamentos. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína Cardoso Brum

ERNEST, A.; ZIR, A.;CAZARIN, E. A.. Sentidos em desalinho: o fantasma da liberdade entre a evidência e o equívoco. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Jael Sânera Sigales Gonçalves

ERNEST, A.;CAZARIN, E. A.; MATZNAUER, C.; BARBOSA, P.. Sobre o(s) sentido(s) do/no mensalão à luz da análise de discurso: contribuições da materialidade prosódica. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Rosemere de Almeida Aguero

CAZARIN, E. A.; INDURSKY, Freda; MITTMANN, S.. Discursos, memórias e a fabricação discursiva da identidade: os brasiguaios nos dois lados da linha. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clóris Maria Freire Dorow

ERNST, Aracy Graça; MATZNAUER, C.; SILVA, Renata Silveira da;CAZARIN, E. A.. Mentira ou verdade? Marcas prosódicas assinalando sentidos no discurso do tribunal do juri. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Jandira Aquino Pilar

ERNST, Aracy Graça; FERREIRA, M. O. V.;CAZARIN, E. A.. Ser mulher: o sujeito do desejo na fronteira entre o sagrado e o profano. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Católica de Pelotas.

Aluno: Magda Regina Lourenço Cyrre

CAZARIN, E. A.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA; MITTMANN, S.. Modos de ler e de dizer o funcionamento da democracia: gestos de interpretação e de autoria em cartuns.. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andréia da Silva Daltoé

INDURSKY, Freda;CAZARIN, E. A.; ZOPPI-FONTANA, M.. AS METÁFORAS DE LULA: A DERIVA DOS SENTIDOS NA LÍNGUA POLÍTICA. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria de Lourdes Fernandes Cauduro

CAZARIN, E. A.; MUTTI, Regina Maria Varini; PILLAR, Analice Dutra; FISS, Dóris Maria Luzzardi. Escrita e ensino: ecos do discurso pedagógico. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: CILENE MACEDO

CAZARIN, E. A.; FLORES, G. B.; MAFFI, N. N.. Funcionamento da fotografia no discurso jornalístico e o processo de (des)construção da imagem. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: LISIANE MARCELE DOS SANTOS

RASIA, Gesualda Santos;Cazarin; NEGRI, L.. O lugar do sujeito na Lei de Anistia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Marcio José de Lima Winchuar

CAZARIN, E. A.; VENTURINI, Maria Cleci; TEIXEIRA, N. C. R. B.. A rua como lugar de (re)significação do espaço urbano. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Aluno: Patrícia Gomes de Oliveira

CAZARIN, E. A.; GRAEFF, T.F.. ENTRECRUZANDO FRONTEIRAS: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA OBRA O POÇO DO VISCONDE. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Sandra Roberta Catto Tombini

SCHONS, C.;CAZARIN, E. A.; DIECKEL ADRIANA. A posição-sujeito CPERS/Sindicato: um estudo da designação pelo "Novo jeito de governar". 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Mário Rafael Yudi Fukue

SCHONS, C.;CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia. De um polo a outro: análise de discursividades em espaços eletrônicos sobre transtorno afetivo bipolar. 2010. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade de Passo Fundo.

Aluno: Ignez Rubert Luft

CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. Segmentação na escrita espontânea por alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 2009. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: MILENA SARTI

REZENDE PINTO, J. M.; TFOUNI, L. V.;CAZARIN, E. A.. Slogans publicitários de brinquedos: possibilidade de renovação de sentido ou movimento parafrástico. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - USP - CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO.

Aluno: Vejane Goelzer

CAIMI, Claudia Luiza; MALDANER, Otavio;CAZARIN, E. A.. Da palavra à palavra: a constituição do sujeito autor. 2007. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rogério Carlini

CAZARIN, E. A.; KIESLISCH, Jaci. IMPLÍCITOS EM GÊNEROS TEXTUAIS OUTDOOR. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tania Conrad; Lauro Luiz Marmilicz

CAZARIN, E. A.; ASSUMPÇÃO, Simone. Interferência das línguas alemã e polonesa sobre a aquisição da escrita em língua portuguesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Lato Sensu Ensino-Aprendizagem de Línguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tania Conrad e Lauro Luiz Mrmilicz

CAZARIN, E. A.. Interferência das Línguas Alemã e Polonesa sobre a Aquisição da Escria em Língua Portuguesa. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Ensino Aprendizagem de Línguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lovaine Maria Corrêa

CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. Crenças versus práticas da leitura nas aulas de Língua Portuguesa. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adriana Cristina Faccin Pivetta

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Márcia. Anglicismos e terceira idade: a ótica do idoso diante do uso de empréstimos lingüísticos do inglês. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Denise Krinski Haupenhal

CAZARIN, E. A.. A produção de Sentidos na (Re)Leitura Escrita do Texto Imaginário. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marilene Galli

CAZARIN, E. A.. Ativação do conhecimento prévio como possibilidade de compreensão em leitura. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ayres Balestrin

CAZARIN, E. A.; Larry Wisniewsky. Juri popular do assassinato do caingangue Leopoldo Crespo: um contraponto entre notícias de dois jornais. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Neli Inês Dallabrida Frölich

CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica e análise crítica da proposta da língua portuguesa. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Gonçalves Soares

CAZARIN, E. A.; RASIA, Gesualda dos Santos. A linguagem inclusiva e a questão do gênero. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Valtair Stelmann

CAZARIN, E. A.; SILVA, Enio Waldir da. A escola e a autonomia do sujeito - a educação por sua significação social. 2003. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Ferreira Soares

CAZARIN, E. A.; LEANDRO FERREIRA, MARIA CRISTINA; MITTMANN, S.. O Sujeito no discurso de autoajuda econômica: posicionamentos econômicos à luz da Análise do Discurso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ROSANGELA DOS SANTOS SCHMATZ

KIESLICH, Jaci;CAZARIN, E. A.. ENSINO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA E AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dionéia Silva Kühne

KIESLICH, Jaci;CAZARIN, E. A.. PRÁTICA DE LEITURA NA ESCOLA: COMPREENSÃO OU DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vilson José Wagner

CAZARIN, E. A.; SCORTEGANHA, P. E.. Charge: da arte ao jornalismo, a informação além da escrita. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Leilza Santos Norberto

MACAGNAN, Maria Júlia Padilha;CAZARIN, E. A.. Gêneros Textuais e Ensino. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marisa Fátima Dietrich

Gesualda dos Santos Rasia;CAZARIN, E. A.. Abordagem da Análise Lingüística, no âmbito das conjunções, em livros didáticos de 7a. e 8a. séries. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Aline Haag

SANTOS, Rosita da Silva;CAZARIN, E. A.. O USO DOS ELEMENTOS EXOFÓRICOS NA PRODUÇÃO TEXTUAL: OS DÊITICOS EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jane T

CAZARIN, E. A.; KIESLICH, Jaci. Dalla Rosa.Leitura: habilidades e estratégias de compreensão. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marilei Goettert Spohr

CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. Costurando o dito e o já-dito: os sentidos produzidos nos textos sobre portadores de necessidades especiais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosana Figueiredo Vargas

CAZARIN, E. A.; KIESLICH, Jaci. Os discursos sociais sobre analfabetismo funcional e letramento. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: MARISTELA MELO DE OLIVEIRA

CAZARIN, E. A.RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos. AS MARCAS DE SUBJETIVIDADE NOS TEXTOS JORNALÍSTICOS. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Célia Rosana da Silva Sippert

CAZARIN, E. A.. ANÁLISE DE IMPLICITOS EM TEXTOS DE OUT DOOR. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ionara Piffer

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia. O Léxico e os marcadores conversacionais da oralidade refletidos na escrita de ciranças e adultos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Traudi Schaffazick

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia. O texto argumentativo - análise da igreja católica e igreja evangélica congregacional do Brasil. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Erni Silvana Calson

CAZARIN, E. A.. O uso de bordões na oralidade - uma análise crítica. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elaine Pereira Andreatta

DRESCH, Márcia;CAZARIN, E. A.. Discurso Jornalístico: uma leitura das vozes dos sujeitos no movimento de sentidos. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roselei Jung Bones

CAZARIN, E. A.. Estudo das modalidades discursivas em parábolas bíblicas. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Rejane Pott Abreu

CAZARIN, E. A.. Processo de leitura na 7ª série: interesse e motivação. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elizabete Catarina Paulak Tiecher

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia. A interferência social e cultural na produção escrita. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Odete Bohnert

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Márcia. As marcas linguísticas da argumentação em textos de alunos de 8ª série. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rosimeri Alves da Silva

CAZARIN, E. A.; DRESCH, Marcia. Um estudo sobre radação oficial - problemas formais e formas de tratamento. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janete Olívia da Silva Brünning

CAZARIN, E. A.; GESING, Nara Maria Arzivenko. Avaliação de textos narrativosna 5ª série. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sandra Fulber

CAZARIN, E. A.; GESING, Nara Maria Arzivenko. A produção textual em livros didáicos da 6ª série. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Cláudia Postai

CAZARIN, E. A.. O uso da sinomímia em livros didáticos da 5ª a 8ª séries. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elaine da Rosa

CAZARIN, E. A.. Linguagem, instrumento de dominção e exercício de poder. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Irio Käfer

CAZARIN, E. A.. A pertinência da relação pergunta resposta. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Elice Viecelli

CAZARIN, E. A.. A coesão em textos escritos por alunos de 8ª série. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silvânia de Araujo Pes

CAZARIN, E. A.. O resumo de textos. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Janaína de Cássia Martini

CAZARIN, E. A.. A intertextualidade como recurso de argumentação. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bianca Terra

CAZARIN, E. A.. Leitura do texto publicitário: pressupostos e subentendidos a favor da argumentação. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Aluno: Mara Eli de Souza Camargo

CAZARIN, E. A.. A interpretação do texto no livro didático do português. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CAZARIN, E. A.; FLORES, Valdir Do Nascimento; BURDZINSKI, Júlio Cesar. Presidente da Banca Examinadora de processo de seleção de docentes do quadro de professores efetivos da carreira do magistério superior da UNIJUÍ, para a área de morfossintaxe. 2005. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CAZARIN, E. A.; BEDIN, Gilmar Antonio; CORRÊA, José Teodoro. Banca examinadora do processo seletivo de docente da área de Teoria da Argumentação. 1999. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CAZARIN, E. A.. Banca examinadora do processo seletivo de Docente para área de Lingüística e/ou Língua Portuguesa. 1998. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

ROTTAVA, L.; ALEBRANDT, L.; SANTOS, M.; RICHTER, M.;CAZARIN, E. A.. PRESIDENTE DA BANCA CONCURSO PÚBLICO: LÍNGUA PORTUGUESA/LINGUÍSTICA. 1995. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

RASIA, Gesualda de Lourdes dos SantosCAZARIN, E. A.. GINCANA UNIJUI - MINHA ESCOLA É DEZ. 2008. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

CAIMI, Claudia L;CAZARIN, E. A.. COORDENAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO DE PROF. COLABORADORES HORISTAS LITERATURA INFANTO-JUVENIL. 1998. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cristina Leandro Ferreira

FERREIRA, M. C. L.; INDURSKY, Freda; SOUZA, Pedro de; ZANDWAIS, Ana. Heterogeneidade discursiva:relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso político de L.I. Lula da Silva. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Cristina Leandro Ferreira

FERREIRA, M. C. L.. Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998). 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Zandwais

ZANDWAIS, A.; INDURSKY, Freda; FERREIRA, Maria Cristina Leandro. O Discurso Político de Luís Inácio Lula da Silva. 1997. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Zandwais

ZANDWAIS, A.; INDURSKY, Freda; ZOPPIFONTANA, M. G.. O Funcionamento do Léxico No Discurso Político de Luís Inácio Lula da Silva. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aracy Graça Ernst

PEREIRA, A. E.; INDURSKY, Freda; Ferreira; Sanches; FONTANA, Mónica Zoopi. Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998). 2004. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Aline Reinhardt da Silveira

O DISCURSO SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma análise da divulgação governamental; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas,; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Andressa dos Santos Galvão

O discurso-outro no discurso de Dilma Rousseff: uma análise discursiva da sua carta de defesa e do seu último pronunciamento enquanto presidenta; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Stella Aparecida Leite Lima

Movimento o Sul é Meu País e suas implicações de sentidos; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Leonor Louro de Freitas

?BELA, RECATADA E 'DO LAR'?: MOVÊNCIA DE SENTIDOS EM RELAÇÕES DE PARAFRASAGEM HISTÓRICO-DISCURSIVA; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Nathalia Madeira Araujo

O rompimento das barragens Fundão e Santarém em Mariana ? MG: um estudo discursivo de charges; ; 2016; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Luciano Gonçalves Moraes

Livro "Português Linguagens": propostas de produção textual - contrapondo atividades entre o liivro do aluno e o do professor; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas,; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Jeferson da Silva Schneider

As questões de interpretação no ENEM 2014: uma análise discursiva; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Maria Inês Gonçalves Medeiros

Ensino Profissionalizante no Brasil: determinações e escapes; 2015; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas,; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

NAIARA SOUZA DA SILVA

Tatuagens: sujeitos e sentidos; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação Antônio Zattera; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Eveline Rosa Peres

Uma análise da construção discursiva da Veja dos movimentos de junho de 2013; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Patricia Pereira Franco

Etc; e reticências: possibilidades de sentidos; 2014; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ana Paula Signor Roversi

Processos de identificação no discurso de professores de Língua Portuguesa em um contexto de imigração italiana; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Mônica Aparecida Batista

A ARGUMENTAÇÃO NA PERSPECTIVA DA ANÁLISE DO DISCURSO; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Mariele Zawierucka Bressan

Autoria: uma questão de colagem e/ou descolagem do sujeito ao discurso-outro?; 2011; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade de Passo Fundo, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Eduardo Silveira de Menezes

A possibilidade de Inserção e Aplicabilidade da Análise de Discurso na Formação Jornalistica: uma revisão teórica com vistas à análise da cobertura das eleições presidenciais de 2014 no Brasil; 2017; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Mariana Jantsch de Souza

O discurso de ódio na democracia brasileira: uma análise discursiva do processo de rejeição e de destituição da presidenta Dilma Rousseff; 2017; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Católica de Pelotas, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Adriana Michels

A negação no discurso de posse do presidente norteamericano Barack Obama; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Leonir Maria Carneiro Siqueira

A construção do aluno como sujeito autor na produção textual de textos escritos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Cleonice de Oliveira Santos Beutler

Efeitos Polifônicos em Textos Dissertativos; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Ensino Aprendizagem de Línguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vitor Hugo Werner Antunes

Intertextualidade e polifonia em textos de alunos iniciantes do curso de Direito; 2006; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Ensino Aprendizagem de Línguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Sonia Navrotzki Gaklik

A posição da convenção batista pioneira do sul do Brasil frente ao uso do cristianismo pela política partidária; 2005; 48 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Mariana Canal Marques

A pragmática lingüística aplicada ao ensino de Língua Estrangeira; 2005; 58 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ana Maria de Oliveira

A polifonia em lendas latino-americanas; 2005; 47 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ensino Aprendizagem de Linguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Denise Krinski Haupenthal

A produção de sentidos na (re)leitura escrita do texto imagético; 2005; 58 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós Grad Lato Sensu Leitura Literatura e Formação) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ayres Balestrin

Júri popular do assassinato do caingangue Leopoldo Crespo: um contraponto entre notícias de dois jornais; 2004; 45 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Neli Inês Dallabrida Frölich

Educação de jovens e adultos: uma abordagem histórica e análise crítica da proposta de Língua Portuguesa; 2004; 56 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Humanidades) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Daiana Mara Hartmann

Leitura: construção ou desconstrução de sentidos?; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Luciane Sippert

A construção do conceito de texto: percurso histórico; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Elisete Maria Cargnelutti Dalsochio

Elogio à e mobilização pela democracia: análise de dois artigos politicamente antagônicos; 2003; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Glassi Maria Schaefer

Quem se representa em NÓS no discurso de Lula e quem se representa em NÓS no discurso de Serra; 2003; 72 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras Ensino Aprendizagem de Línguas) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Eliane Marx

Estudo sobre o teor persuasivo em textos publicitários de produtos alimentícios; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Carla Adriane Della Flora

O uso inadequado de elementos coesivos em textos de oitava série do primeiro grau; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Nilvia Thaís Weigert Bressan

Um estudo sobre a palavra onde; 1998; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Evanildes Lorencena

O IMAGINÁRIO SOCIAL NA REPRESENTAÇÃO DE SUJEITOS VIRTUAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Paula Daniele Pavan

O FUNCIONAMENTO DISCURSIVO DE POVO E DEMOCRACIA NO DISCURSO DE LULA; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Jaqueline Gobbi

SUBJETIVIDADE NA LINGUAGEM: MARCAS DE SUBJETIVIDADE EM TÍTULOS E MANCHETES DE JORNAIS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

JULIANA MARANGON

AMBIGUIDADE E IMPLICITAÇÕES NAS TIRAS HUMORÍSTICAS DO GARFIELD; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Angela Patrícia Rodrigues Novaes

A Subjetividade em crônicas de Martha Medeiros; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Maristela Maria de Moraes

A MULHER: UMA INSTÂNCIA IMAGINÁRIA, FICCIONAL E DISCURSIVA EM O CONTINENTE I DE ÉRICO VERÍSSIMO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ivanise Jurach

DIFERENTES DIZERES SOBRE O SER APRENDIZ DE LÍNGUA INGLESA EM CURSOS LIVRES DE IDIOMAS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

MARIA FABIANE LIMA HASSE STEINKE

O USO DO PRONOME VOCÊ EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Juliane Cornelius

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO NO GÊNERO TEXTUAL CHARGE; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Dulce Beatriz Mendes Lassen

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS EM ANÁLISE DO DISCURSO; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Aline Rodrigues

O acordo ortográfico e o imaginário de língua; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Daniela Nair Ribeiro da Silva

IMPLÍCITOS NO DISCURSO DE POSSE DE BARACK OBAMA; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Beatriz Marques

Leitura e livro didático: análise de atividades propostas; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Selma Regina Lapazin

Zero Hora e Correio do Povo: diferentes formas de dizer; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vania Finkler

Metáfora e/ou comparação no discurso de Lula-Presidente; 2007; 74 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Fernanda Hendges Welter

A concepção de trabalho na abordagem do livro didático: "Português de olho no mundo do trabalho"; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Zelair de paula Santos

Análise de entrevistas sob a perspectiva da teoria de Grice; 2006; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Viviane Barriquello

Webjornalismo: uma análise de diferentes gestos de interpretação no relato do discurso-outro; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Elisete Ana Bronstrup

A leitura como base da produção escrita; 2005; 43 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Sara Isabel Teixeira da Silva

A PARÁFRASE E A POLISSEMIA NO TRAJETO DE UM ENUNCIADO; 2005; 82 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Luciana Forgiarini

A dimensão ilocucionária da linguagem publicitária; 2005; 50 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Celiane Damiani Fin de Almeida

Diferentes marcas de subjetividade em textos jornalísticos; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Patrícia Silveira Pinto

Manchetes de Jornais: o uso da pressuposição como estratégia argumentativa; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Daniela Vanessa Bottan

Estratégias lingüísticas de persuasão em textos publicitários; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vítor Hugo Verner Antunes

Ambigüídade, implícitos e metáfora no gênero Piada; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Giane Nogueira da Silva

Os implícitos em textos publicitários; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Nelci Teresinha Grasselli

Discurso do e sobre o I Fórum Social Mundial; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Rosemeri Albuquerque de Souza

Os conetivo e expressões conectoras no trabalho de professores de LP; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Marlise Elisiane Petry Sperotto

Cadernos de recordação: um olhar sob a ótica das máximas de Grice; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Cheila Cristiane de Souza

Soneto do Amor Maior - efeitos de sentido produzidos por adolescentes; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Gilberto João Zardin

A representação do sujeito no discurso político; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Inês Terezinha Ruppel Dambrós

Um estudo sobre expressões conotativas em crônica do jornalísta Adroaldo Streck; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Salete Antonieta Bernardi Vogt

O papel de advérbios em textos jornalísticos; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Raquel Cristina Andolhe Götz

A produção textual na 1ª série do Ensino Fundamental: reflexões sobre uma prática; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Edna Mazzo de Queiroga Gonçalves

Aquisição da Leitura na pré-escola: uma perspectiva e uma experiência; 1999; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Marcelo Loeblein dos Santos

Uso do pronome pessoal no lugar do nome por crianças de 1ª série do 1 grau; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Geane Valesca da Cunha Klein

A ação dos verbos introdutores de opinião; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Angela Derlise Stübe

A criança no livro didático; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Elis Regina dos Santos

A força do aposto na argumentação; 1997; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

BALZ, Rômulo Silveira Borges

Dissertações e Teses em Análise do Discurso: rastreando noções; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vitória Vieira de Oliveira Kurtz de Azevedo

Dissertações em Análise do Discurso: rastreando noções; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Taiana Fernandes Marreiro

A representação de mulher e de povo nos dois primeiros anos do discurso presidencial de Dilma Rousseff; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Lucilene Farias Croch

A representação de mulher e de povo no terceiro ano do discurso presidencial de Dilma Rousseff; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Taiana Fernandes Marreiro

A representação de povo no discurso presidencial de Dilma Rousseff, no período eleitoral de 2014; ; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Letícia Heller

A representação da mulher no discurso presidencial de Dilma Rousseff, no período eleitoral de 2014; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Lucilene Farias Croch

A representação de mulher e de povo no terceiro ano do discurso presidencial de Dilma Rousseff; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Taiana Fernandes Marreiro

A representação de mulher e de povo nos dois primeiros anos do discurso presidencial de Dilma Rousseff; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Rita de Cássia Wicth Silva

A representação da mulher no discurso dos cem primeiros dias do governo da presidenta Dilma Rousseff; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Gisele Lemes Rodrigues

A REPRESENTAÇÃO DE POVO NO DISCURSO POLÍTICO DE DILMA ROUSSEFF; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade Católica de Pelotas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Paula Daniele Pavan

O; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Cândida de Oliveira

Concepção(ões) de democracia no discurso de Lula; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Paula Daniele Pavan

Povo e democracia no discurso de lula; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

ELENISE CARNEIRO

ARQUIVO E MEMÓRIA DISCURSIVA EM ANÁLISE DO DISCURSO; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, CNPQ; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Cândida de Oliveira

Concepções de Democracia no Discurso de Lula; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Jornalismo) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Dulce Beatriz Lassen

Leitura e Interpretação: uma perspectiva discursiva; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Dulce Beatriz Mendes Lassen

O ITEM LEXICAL DEMOCRACIA NO DISCURSO DE LULA; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Cândida de Oliveira

Concepção(ões) de Democracia no discurso de Lula; 2008; Iniciação Científica - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ivanise Jurach

A representação política do item lexical ?povo? em pronunciamentos alusivos à passagem do ?Dia do Trabalho?, proferidos pelo sujeito enunciador do discurso de Lula (DL); ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Lara Nasi

Um percurso teórico sobre a noção de língua; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vania Finkler

A representação do sujeito enunciador do discurso de Lula no primeiro ano de governo; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Vania Finkler

A representação do sujeito enunciador do discurso de Lula nos cem primeiros dias de governo; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Ana Júlia Nunes Tiellet

O funcinamento discursivo da negação nos cem primeiros dias do discurso de Lula; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Iwona Maria Mazur Dominika

Estágio de intercâmbio; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Agnieszka Rybka

Estágio de intercâmbio; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Magdalena Agaa Wnuczek

Estágio de intercâmbio; 2009; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Gabriela Rejak

Estágio de intercâmbio; 2008; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Ercília Ana Cazarin;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

FREDA INDURSKY

Heterogeneidade Discursiva: Relações e Efeitos de Sentido Instaurados Pela Inserção do Discurso-Outro No Discurso Político de L; I; Lula da Silva; 1997; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Freda Indursky;

FREDA INDURSKY

Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998); 2004; Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Freda Indursky;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, N. S. ; Cazarin . A textualização da resistência por meio da tatuagem 'demônio'. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 21, p. 431-448, 2018.

  • CORDEIRO, M. I. G. M. ; CAMPELLO, E. ; Cazarin . A exterioridade constitutiva na (com)posição mulher em Lady Macbeth personagem da obra 'Macbeth'. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 21, p. 283-305, 2018.

  • GRANTHAM, M. R. ; Cazarin . Uma prática de leitura: a emergência do impossível no fio do discurso. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 21, p. 465-485, 2018.

  • CAZARIN, E. A. ; CORDEIRO, M. I. G. M. . O EXCESSO E A FALTA EM EU SOU SARTORI E O MEU PARTIDO É O RIO GRANDE. FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO) , v. 14, p. 2448-2459, 2017.

  • BRAGA, D. V. ; CAZARIN, E. A. . Deriva referencial em discursos sobre a organização dos jogos olímpicos de 2016. Acta Scientiarum (UEM) , v. 2, p. 167-178, 2017.

  • MENEZES, E. S. ; Cazarin . Do silêncio ao boato: a luta por hegemonia entre as principais forças políticas em disputa no funcionamento discursivo do jornalismo brasileiro. Artefactum (Rio de Janeiro) , v. ANO VIII, p. 1-12, 2016.

  • MENEZES, E. S. ; CAZARIN, E. A. . O IMPERATIVO DO GOZO NO EPÍLOGO DE COMO ÁGUA PARA CHOCOLATE. Nonada : letras em revista , v. 1, p. 151-161, 2016.

  • MENEZES, E. S. ; Cazarin . O CINEMA MUDO E A CRÍTICA SOCIAL: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DO FILME LUZES DA CIDADE. Cadernos do IL (UFRGS) , v. 52, p. 309-322, 2016.

  • SOUZA, M. J. ; CAZARIN, E. A. . A exterioridade constituinte do discurso: uma leitura da Constituição Federal de 1988 e suas relações com a Constituição Federal de 1969. Fragmentum (UFSM) , v. 44, p. 109-120, 2015.

  • WICTH, R. ; CAZARIN, E. A. . A representação da mulher nos cem primeiros dias de governo da presidente Dilma Roussef. Revista Interfaces , v. 5, p. 103-110-110, 2015.

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . A PRODUÇÃO DE DIFERENTES SENTIDOS PARA A TATUAGEM DENOMINADA ÍNDIA. Línguas & Letras (UNIOESTE) , v. 16, p. 139-157, 2015.

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . Tatuagem: a arte de ler o funcionamento dessa linguagem gravada na pele. Nonada : letras em revista , v. 1, p. 18-26, 2015.

  • MENEZES, E. S. ; CAZARIN, E. A. . Resenha de As três fontes de LENIN, Vladimir.. Revista ORGANON , v. 30, p. 235-240, 2015.

  • ERNST, Aracy Graça ; CAZARIN, E. A. ; QUEVEDO, M. . Para além do efeito de circularidade: interpretando as noções de pré-construído e articulação a partir de enunciados idem per idem. Gragoatá (UFF) , v. 34, p. 131-144, 2014.

  • CAZARIN, E. A. . O funcionamento discursivo da negação e da promessa no discurso religioso. Desenredo (PPGL/UPF) , v. 9, p. 358-370, 2014.

  • CAZARIN, E. A. ; MENEZES, E. S. . A mídia e o golpe de 1964: revista O Cruzeiro como aliada do discurso das forças militares. Conexão Letras , v. 9, p. 111-122, 2014.

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda Santos . As noções de acontecimento enunciativo e de acontecimento discursivo: um olhar sobre o discurso político. Revista Letras (UFSM) online , v. 24, p. 193-210, 2014.

  • MENEZES, E. S. ; CAZARIN, E. A. . Discurso subliminar em Geração Brasil: a Rede Globo e sua vocação histórica de subserviência às forças conservadoras. Revista Científica Ciência em Curso , v. 3, p. 87-97, 2014.

  • CAZARIN, E. A. . A ANÁLISE DO DISCURSO NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E SUA DIMENSÃO POLÍTICA. Revista da ABRALIN , v. 1, p. 33-46, 2011.

  • CAZARIN, E. A. . Gestos interpretativos na configuração metodológia de uma FD. Organon (UFRGS) , v. 24, p. 103-118, 2010.

  • OLIVEIRA, C. ; CAZARIN, E. A. . DEMOCRACIA: sentidos possíveis em distintas concepções teóricas. Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 7, p. 01-18, 2009.

  • CAZARIN, E. A. . O JOGO DE FORÇAS NO RELATO DE UM PRONUNCIAMENTO. Desenredo (PPGL/UPF) , v. V 5, p. 219-232, 2009.

  • OLIVEIRA, C. ; CAZARIN, E. A. . Democracia no discurso de Lula: um ideal marcado pela historicidade que emerge pelo funcionamento do interdiscurso. Formas e Linguagens (UNIJUÍ) , v. 17, p. 75-99, 2009.

  • CAZARIN, E. A. . Identificação e representação política: o intrincamento desses dois processos. DLCV. Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (UFPB) , v. v.6, p. 93-107, 2008.

  • CAZARIN, E. A. ; LASSEN, D. . O processo de leitura - gesto de interpretação. Nonada (Porto Alegre) , v. 11, p. 61-72, 2008.

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos . Gestos de Leitura - Escritura em uma Perspectiva Discursiva. Lubelskie Materialy Neofilologiczne , v. 32, p. 148-161, 2008.

  • CAZARIN, E. A. . O silenciamento do eu, de o Lula e do Presidente Lula. Signo (UNISC. Online) , v. 32, p. 16-27, 2007.

  • CAZARIN, E. A. . O enunciado Eu não tenho medo da mudança e sua relação com a memória do dizer. Investigacoes (UFPE) , Recife - PE, v. 18, n.2, p. 227-243, 2006.

  • FINKLER, Vânia ; CAZARIN, E. A. . O "Eu" e o "Nós" no discurso de Lula-Presidente.. Formas e Linguagens (UNIJUÍ) , v. 11, p. 49-72, 2006.

  • CAZARIN, E. A. . A migração do discurso de Lula de uma para oura posição-sujeito. Cadernos de Letras da UFF , v. 32, p. 11-24, 2006.

  • CAZARIN, E. A. . A Leitura: uma prática discursiva. Linguagem em (Dis)curso , Tubarão, SC, v. 6, n.2, p. 299-313, 2006.

  • CAZARIN, E. A. . Afinal quem chegou ao poder na eleição presidencial de 2002?. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico , Internet, v. 53, p. 01-04, 2005.

  • CAZARIN, E. A. . Bakhtin e Ducrot - enunciação, polifonia e descentramento do sujeito. Caderno de Letras da Unicruz , UNICRUZ - Cruz Alta/RS, v. 49, n.4, p. 49-67, 2003.

  • CAZARIN, E. A. . Da polifonia de Ducrot à heterogeneidade na análise do discurso. Formas e Linguagens (UNIJUÍ) , Ijuí/RS, v. 2, p. 15-38, 2002.

  • CAZARIN, E. A. . Heterogeneidade discursiva: relações de diferença no interior de uma mesma formação discursiva. Signos (Lajeado) , Lajeado/RS, v. 1, n.1, p. 91-113, 2000.

  • CAZARIN, E. A. . A representação do sujeito no discurso político de L.I. Lula da Silva. Cadernos de Estudos Lingüísticos (UNICAMP) , Campinas/SP, v. 37, p. 5-10, 1999.

  • CAZARIN, E. A. . Bakhtin: O dialogismo e a polifonia. Humanidades em Revista , Ijuí/RS, p. 75-79, 1997.

  • CAZARIN, E. A. . O ensino da Língua Portuguesa. Espaços da Escola, Ijuí/RS, p. 35-38, 1992.

  • SCHONS, C. (Org.) ; CAZARIN, E. A. (Org.) . Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias [recurso eletrônico]. 2ª. ed. PASSO FUNDO: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013. v. 01.

  • SCHONS, C. (Org.) ; CAZARIN, E. A. (Org.) . LÍNGUA, ESCOLA E MÍDIA - en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias. 01. ed. PASSO FUNDO: EDITORA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF, 2011. 300.; 21cmp .

  • MITTMANN, S. (Org.) ; GRIGOLETTO, Evandra (Org.) ; CAZARIN, E. A. (Org.) . Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. 1a.. ed. Porto Alegre, RS: Nova Prova, 2008. v. 01. 288 p; 14x21 cmp .

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda Santos (Org.) . Ensino e Aprendizagem de Línguas: Língua Portuguesa. 1ª. ed. Ijuí: Editora UNIJUI, 2007. v. 01. 272p .

  • CAZARIN, E. A. . Identificação e Representação Política: uma análise do discurso de Lula. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2005. v. 01. 384p .

  • CAZARIN, E. A. . Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva. Ijuí/RS: Unijuí, 1998. 160p .

  • CAZARIN, E. A. . Língua Portuguesa: procedimentos de Ensino. Ijuí/RS: Unijuí, 1990. 48p .

  • SILVA, N. S. ; Cazarin . OS FUNCIONAMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO E DE RESISTÊNCIA MATERIALIZADOS NA TATUAGEM FUTEBOLÍSTICA. In: Giovanna G. Benedetto Flores, et al.. (Org.). Discurso, cultura e mídia : pesquisas em rede. 1ed.SANTIAGO, Rs: Oliveira Books, 2017, v. 02, p. 11-23.

  • CORDEIRO, M. I. G. M. ; Cazarin . ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO BRASIL: DAS ARTES E OFFÍCIOS AO MEDIOTEC. In: Giovanna G. Benedetto Flores, et al. (Org.). Discurso, cultura e mídia : pesquisas em rede. 1ed.SANTIAGO, RS: OLIVEIRA BOOKS, 2017, v. 02, p. 318-329.

  • CAZARIN, E. A. ; VOLCAN, T. O. . 50 anos do golpe militar: uma análise discursiva das capas das revistas Carta Capital, Época, IstoÉ e Veja. In: Fabio Elias Verdiani Tfouni; Angela Derlise Stübe; Clarice Pimentel Paulon. (Org.). Silêncio e interdito: discursos em movimento. 01ed.São Paulo: PEDRO E JOÃO EDITORES, 2016, v. 01, p. 67-88.

  • Cazarin ; MENEZES, E. S. . A ?marcha pela liberdade? e o ódio de classe. In: Evandra Grigoletto; Fabiele Stockmans De Nardi. (Org.). Análise do Discurso e sua história: Avanços e perspectivas. 1ed.SÃO PAILO: PONTES EDITORA, 2016, v. 01, p. 105-117.

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . Demônio da Tasmânia: diferentes leituras dessa tatuagem. In: Giovanna G. Benedetto Flores; Nádia Régia Maffi Neckel; Solange Maria Leda Gallo. (Org.). ANÁLISE DE DISCURSO EM REDE: CULTURA E MÍDIA. 1ed.Campinas, SP: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 73-91.

  • Cazarin . A dimensão do político em Análise do Discurso. In: Vini Rabassa da Silva; Vera Maria Ribeiro Nogueira; Myriam Siqueira Cunha; Mara Rosange Acosta de Medeiros. (Org.). Política Social: fundamentos, práticas e desafios no contexto sul-americano. 1ªed.Pelotas: EDUCAT - Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2014, v. 01, p. 215-242.

  • CAZARIN, E. A. . Texto e hipertexto: processos de leitura. In: SCHONS, Carme Regina e CAZARIN, Ercília Ana. (Org.). Língua, escola e mídia: en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias [recurso eletrônico]. 2ªed.Passo Fundo: Ed. da Universidade de Passo Fundo, 2013, v. 01, p. 01-16.

  • CAZARIN, E. A. . A análise do discurso e sua interface com o político. In: Indursky, F.; Ferreira, M. C. L.; Mittmann, S.. (Org.). O acontecimento do discurso no Brasil. 1ed.Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2013, v. 01, p. 165-182.

  • CAZARIN, E. A. . Enunciados em rede na tessitura do discurso. In: Evandra Grigoletto, Fabiele Stockmans e Carme Schons. (Org.). Discursos em rede: práticas de (re)produção, movimentos de resistência e constituição de subjetividades no ciberespaço. RECIFE, PE: EDITORA UNIVERSITÁRIA - UFPE, 2011, v. 01, p. 141-155.

  • CAZARIN, E. A. . TEXTO E HIPERTEXTO: processos de leitura. In: Carme Regina Schons; Ercília Ana Cazarin. (Org.). Língua, escola e mídia - en(tre)laçando teorias, conceitos e metodologias. 1ed.PASSO FUNDO: EDITORA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - UPF, 2011, v. 01, p. 233-249.

  • SCHONS, C. ; CAZARIN, E. A. . Imaginário de língua, memória e subjetividade: itinerários e resistências. In: SCHONS, Carme Regina; CAZARIN, Ercília Ana. (Org.). Língua, escola e mídia: entrelaçando teorias, conceitos e metodologias. 1ªed.Passo Fundo: UPF Editora, 2011, v. , p. 7-27.

  • CAZARIN, E. A. . O POVO NO DISCURSO DE LULA: das greves do ABC à Presidência da República. In: Solange Mittmann; Evandra Grigoletto; Ercília Ana Cazarin.. (Org.). Práticas discursivas e identitárias: sujeito e língua. 1a.ed.Porto Alegre, RS: Nova Prova, 2008, v. 01, p. 206-217.

  • CAZARIN, E. A. . Língua, leitura e interpretação: sistematizando questões. In: Ercília Ana Cazarin; Gesualda dos Santos Rasia. (Org.). Ensino e aprendizagem de línguas: língua portuguesa. 01ed.Ijuí RS: Editora UNIJUÍ, 2007, v. 01, p. 51-60.

  • CAZARIN, E. A. . Posição-sujeito: um espaço enunciativo heterogêneo. In: Freda Indursky; Maria Cristina Leandro Ferreira. (Org.). Análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. 1ªed.São Carlos, SP: Claraluz, 2007, v. 01, p. 109-122.

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda dos Santos . A produção textual no vestibular como produto de um processo. In: Avani de Oliveira; Lúcia Sá Rebello; Valdir do Nascimento Flores; Maria Cristina Meira. (Org.). A Redação no Contexto do Vestibular 2006. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006, v. , p. 11-28.

  • CAZARIN, E. A. . Da polifonia de Bakhtin à heterogeneidade na Análise de Discurso. In: Ana Zandwais. (Org.). Mikhail Bakhtin: contribuições para a filosofia da linguagem e estudos discursivos.. 1ed.Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2005, v. 20, p. 132-147.

  • CAZARIN, E. A. . Sobre La frontière Absente. In: Freda Indursky; Maria Cristina Leandro Ferreira. (Org.). Michel Pêcheux e a análise do discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos, SP: Editora Claraluz, 2005, v. 01, p. 269-274.

  • CAZARIN, E. A. . A não-literalidade do sentido em Austin. In: Ana Zandwais. (Org.). Relações entre pragmática e enunciação. 1ªed.Porto Alegre, RS: Editora Sagra Luzzato, 2002, v. 17, p. 93-104.

  • CAZARIN, E. A. . Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: Aracy Ernest-Pereira; Suzana Bornél Funck. (Org.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas/RS: Educat, 2001, v. , p. 133-152.

  • CAZARIN, E. A. . O confronto entre duas posições de sujeito, inscritas em diferentes formações discursivas, marcado lingüisticamente pelo enunciado dividido. In: Freda Indursky; Maria do Carmo Campos. (Org.). Discurso, história e memória. 1ed.Porto Alegre/RS: Sagra Luzzatto, 2000, v. 15, p. 176-188.

  • CAZARIN, E. A. . Relações entre o político e o religioso no discurso político de L.I. Lula da Silva. In: Freda Indursky; Maria Cristina Leandro Ferreira. (Org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre/RS: Sagas Luzzatto, 1999, v. 12, p. 131-137.

  • CAZARIN, E. A. . Retomar as diretrizes que reinavam nos "anos de chumbo"?. CPERS Sindicato - Notícias, Porto Alegre, RS, p. 02 - 02, 02 abr. 2008.

  • CAZARIN, E. A. . Da polifonia à heterogeneidade discursiva. Revista Informação - SINPRO Noroeste, Ijuí, , v. 43, p. 20 - 21, 01 set. 2003.

  • CAZARIN, E. A. ; DRESCH, Marcia . A análise do discurso. Revista Informação - SINPRO Noroeste, Ijuí, , v. 37, p. 15 - 16, 03 mar. 2003.

  • CAZARIN, E. A. . O papel da mulher na educação. Cotrijornal, p. 01 - 01, 08 mar. 1991.

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos . A perspectiva discursiva em práticas de linguagem. Revista Informação, Ijuí, p. 20 - 20.

  • CAZARIN, E. A. ; GRANTHAM, M. R. . LEITURA ? AS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE SENTIDOS. In: 5º Seminário Nacional de Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa, 2016, Rio Grande, RS. Anais do 5º Seminário Nacional de Linguagem e Ensino de Língua Portuguesa. Rio grande, RS: Editora da FURG, 2015. v. 1. p. 310-320.

  • Cazarin ; MENEZES, E. S. . A ?MARCHA PELA LIBERDADE? E O ÓDIO DE CLASSE. In: VII SEAD -Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2015, RECIFE. A Análise do Discurso e sua história: avanços e perspectivaS. RECIFE, PE: UFPE (BC2016-001), 2015. p. 01-09.

  • CAZARIN, E. A. . Texto: leitura, interpretação e escritura em Análise de Discurso: processos que se entrelaçam. In: IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA, 2013, GOIÂNIA, GO. ANAIS DO IV SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA - SIMPÓSIO 49 "LÍNGUA, HISTÓRIA E MOVIMENTO NO DISCURSO. GOIÁS: UNIVERSIDADE DE GOIÁS - BRASIL, 2013. v. 01. p. 2044-2050.

  • CAZARIN, E. A. . A POSSE DE DILMA ROUSSEFF NA PRESIDÊNCIA DO PAÍS: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?. In: VII SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE LINGUAGENS E ENSINO - VII SENALE, 2012, PELOTAS. VII SENALE. PELOTAS, RS: EDUCAT, 2012. v. 01. p. 268-269.

  • CAZARIN, E. A. . O SEMPRE RETORNO DOS ENUNCIADOS. In: IX ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL - CELSUL, 2010, PALHOÇA, SC. ANAIS DO IX ENCONTRO DO CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL - CELSUL, 2010. p. 01-08.

  • PAVAN, P. D. ; CAZARIN, E. A. . O funcionamento de povo e democracia no discurso de Lula. In: SENALE - VI Seminário Nacional sobre linguagem e ensino, 2010, PELOTAS, RS. ANAIS DO VI Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino - Linguagens: metodologias de ensino e pesquisa. - PELOTAS: EDUCAT, 2010. v. 01. p. 873-878.

  • LASSEN, D. B. M. ; CAZARIN, E. A. . Gestos de desconstrução e reconstrução no processo de leitura. In: XII ENACED - ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLOS DE ESTUDOS - 1a. etapa, 2009, SANTA ROSA. Encontro Nacional de Educação - ENACED - A educação no encontro com tecnologias digitais. IJUI, RS: Ed.UNIJUI, 2009. v. 01. p. 01-14.

  • BARRIQUELLO, Viviane ; CAZARIN, E. A. . Webjornalismo: gestos interpretativos no relato do discurso-outro. In: XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - ENACED, 2009, SANTA ROSA. CD XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CICLO DE ESTUDOS: A EDUCAÇÃO NO ENCONTRO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS. IJUI, RS: EDITORA UNIJUI, 2009. v. 01. p. 01-15.

  • CAZARIN, E. A. . GESTOS INTERPRETATIVOS NA CONFIGURAÇÃO METODOLÓGICA DE UMA FORMAÇÃO DISCURSIVA. In: IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2009, PORTO ALEGRE. IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: 1969-2009: Memória e história na/da Análise do Discurso. PORTO ALEGRE, RS: Ed. da UFRGS, 2009. v. 01. p. 01-06.

  • OLIVEIRA, C. ; CAZARIN, E. A. . DEMOCRACIA NO DISCURSO DE LULA SOB O OLHAR DA AD. In: IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2009, PORTO ALEGRE, RS. IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: 1969-2009: memória e história na/da Análise do Discurso. PORTO ALEGRE, RS: ed. UFRGS, 2009. v. 01. p. 01-07.

  • PAVAN, P. D. ; CAZARIN, E. A. . POVO NO DISCURSO DE LULA: uma palavra, diferentes sentidos. In: IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, 2009, PORTO ALEGRE, RS. IV SEMINÁRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO: 1969-2009: memória e história na/da Análise do Discurso. PORTO ALEGRE: Ed. UFRGS, 2009. v. 01. p. 1-7.

  • CAZARIN, E. A. . A Análise do Discurso e sua inserção em práticas de ensino. In: IV Simpósio Internacional sobre formação docente - SINFORMA, 2008, Santa Rosa, RS. Anais do IV Simpósio Internacional sobre formação docente - SINFORMA. Ijuí, RS: Ed. UNIJUI, 2008. v. 01. p. 01-08.

  • RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos ; CAZARIN, E. A. . OS GESTOS DE LEITURA-ESCRITURA EM UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA. In: I SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2008, SAO PAULO. ANAIS DO I SIMELP - SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, 2008. v. 01. p. 01-19.

  • CAZARIN, E. A. . A escritura de textos: um gesto de interpretação. In: Primeira Jornada Internacional de Estudos do Discurso - 1a. JIED, 2008, Maringá, PR. Anais da ... JIED. Jornada Internacional de Estudos do Discurso, 2008. v. 01. p. 01-07.

  • CAZARIN, E. A. . A representação do povo no discurso de Lula. In: VII Congreso Latinoamericano Estudios del Discurso, 2007, Bogotá. VII Congresso Latinoamericano De Estudios del Discurso HORIZONTES DE SENTIDO. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2007. v. 01. p. 01-11.

  • CAZARIN, E. A. ; CELADA, Maria Teresa . Interdiscurso, pré-construído, discurso transverso e memória. In: III Seminário de Estudos em Análise do Discurso, 2007, Porto Alegre. III Seminário de estudos em Análise do Discurso - O discurso na contemporaneidade - materialidades e fronteiras, 2007. v. 01. p. 01-05.

  • CAZARIN, E. A. . Representação do sujeito: de o Lula a o Presidente Lula, mas também a o Presidente e a o Governo. In: II Seminário de estudos em Análise do Discurso: percursos de Análise do Discurso no Brasil, 2006, UBERLÂNDIA, MG. II SEMINÁRIO DE ANÁLISE DO DISCURSO - CADERNO DE RESUMOS E PROGRAMAÇÃO. UBERLÂNDIA: EDUF - UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, 2006. v. 01. p. 260-274.

  • CAZARIN, E. A. . A análise do discurso: contribuições para o processo de escritura de textos. In: II SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 2006, SANTA ROSA. SINFORMA - III SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE, 2006. p. 01-05.

  • CAZARIN, E. A. . Uma abordagem discursiva da prática de leitura. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação, 2005, São Leopoldo. Congresso Internacional Linguagem e Interação. São Leopoldo: UNISINOS, 2005.

  • CAZARIN, E. A. . A heterogeneidade discursiva de uma posição-sujeito. In: II Seminário de estudos em Análise do Discurso, 2005, Porto Alegre. II seminário de estudos em Análise do Discurso - O campo da análise do discurso no Brasil: mapeando conceitos, confrontando limites. Porto Alegre: UFRGS, 2005. v. 01. p. 01-10.

  • CAZARIN, E. A. . Sobre 'La Frontière Absente (Um Bilan)'. In: I Seminário de Estudos em Análise de Discurso - Michel Pécheux e Análise de discurso: uma relação de nunca acabar, 2003, Porto Alegre. Anais do I Seminário de Estudos em Análise de Discurso - Michel Pécheux e Análise de discurso: uma relação de nunca acabar. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2003. v. único.

  • CAZARIN, E. A. . Da polifonia de Bakhtin à heterogeneidade discursiva na análise do discurso. In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: UFPR, 2003. v. Único.

  • CAZARIN, E. A. . A eclosão das greves do ABC Paulista: Lula, um sujeito enunciador apolítico?. In: Colóquio Nacional Letras em Diálogo e em Contexto: Rumos e Desafios, 2002, Porto Alegre. Anais do Colóquio Nacional Letras em Diálogo e em Contexto: Rumos e Desafios. Porto Alegre/RS: UFRGS, 2002. v. único.

  • CAZARIN, E. A. . Interlocução discursiva - a afirmação funcionando como negação. In: II Congresso Internacional da ABRALIN, 2001, Fortaleza. Boletim da Abralin - Anais. Fortaleza: Imprensa Universitária - UFC, 2001. v. 1. p. 254-256.

  • SOUZA, M. J. ; CAZARIN, E. A. . A publicização do corpo da mulher em a História de Aia.. In: XVI Enpós - UFPEL, 2014, PELOTAS. ANAIS DO XVI ENPÓS - UFPEL, 2014.

  • SILVA, F. S. ; CAZARIN, E. A. . EU COMPRO ESSA MULHER! UM OLHAR SOBRE O IMAGINÁRIO FEMININO SUSTENTADO EM PROPAGANDAS DE CERVEJA. In: XVI ENPÓS DA UFPEL, 2014, PELOTAS. ANAIS DO XVI ENPÓS - UFPEL, 2014.

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . TATUAGEM: A ARTE DE LER O FUNCIONAMENTO DESSA LINGUAGEM GRAVADA NA PELE. In: XVI Enpós - UFPEL, 2014, PELOTAS. http://www2.ufpel.edu.br/enpos/2014/?sec=anais&area=la, 2014.

  • MITTMAN, Solange ; CAZARIN, E. A. . O conflito Colômbia/Equador e as FARC: efeitos discursivos na escrita da imprensa brasileira. In: XXIII Encontro Nacional da ANPOLL, 2008, Goiânia, GO. www.fflch.usp.br/dlm/ercilia %20cazarin.pdf, 2008. p. 01-02.

  • CAZARIN, E. A. . Leitura, interpretação e escritura em Análise do Discurso: processos que se entrelaçam. In: Seminário Fios ao Tear, 2013, Porto Alegre. https://sites.google.com/site/fiosaotearanalisedodiscurso/caderno-de-resumos-1, 2012.

  • CAZARIN, E. A. . A ANÁLISE DO DISCURSO NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E SUA DIMENSÃO POLÍTICA. In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 2011, CURITIBA. Abralin Curitiba 2011, 2011. v. 01.

  • LASSEN, D. ; CAZARIN, E. A. . Leitura e interpretação em análise do discurso. In: XV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, IJUÍ. O FUTURO DO PLANETA TERRA. IJUÍ: UNIJUÍ, 2007. v. 01. p. 01-01.

  • NASI, Lara ; CAZARIN, E. A. . Um percurso teórico sobre a noção de língua. In: XV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, IJUÍ. O futuro do Planeta Terra. IJUÍ: UNIJUÍ, 2007. v. 01. p. 01-02.

  • CAZARIN, E. A. . O GESTO DE INTERPRETAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITURA DE TEXTOS. In: XII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2007, Ijuí/RS. CD de Resumos da XII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: Unijuí, 2007. v. 01. p. 01-01.

  • CAZARIN, E. A. . Identificação e representação política: o intrincamento desses dois processos. In: XXI Encontro Nacional da ANPOLL - domínios do saber: história, instituições, práticas., 2006, São Paulo. Caderno de Resumos do XXI Encontro Naciona da ANPOLL - domínios do saber: história, instituições, práticas. / site do GT de Análise do Discurso, 2006. p. 01-01.

  • CAZARIN, E. A. ; CORTE, Anelise Copetti Dalla . O ensino de espanhol / língua estrangeira (e/le) mediante tarefas comunicativas. In: VIII Seminário Internacional de Educação, 2006, Ijuí. Anais do VIII Seminário Internacional de Educação. Ijuí: Editora Unijuí, 2006. p. 83-84.

  • ANTUNES, Vitor Hugo Werner ; CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda . O texto em diferentes perspectivas e as contribuições da pragmática aos estudos lingüísticos. In: XI JORNADA DE PESQUISA DA UNIJUÍ, 2006. XI JORNADA DE PESQUISA: livro de resumos, 2006. p. 01-01.

  • FINKLER, Vânia ; CAZARIN, E. A. . A representação do sujeito enunciador do discurso de Lula (DL) no primeiro ano de governo. In: XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIJUÍ, 2006, IJUÍ. O SER NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2006. p. 01-01.

  • BARRIQUELLO, Viviane ; CAZARIN, E. A. . Webjornalismo: uma análise de diferentes gestos de interpretação no relato do discurso-outro. In: XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2006, IJUÍ. O SER NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO - XIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. IJUÍ: EDITORA UNIJUÍ, 2006. p. 01-01.

  • CAZARIN, E. A. . De "o Lula" a "o Presidente". In: X JORNADA DE PESQUISA DA UNIJUÍ, 2005, Ijuí, RS. Anais da 10ª Jornada de Pesquisa.. IJUI, RS: Ed. UNIJUÍ, 2005. v. 01. p. 01-01.

  • CAZARIN, E. A. . A migração do discurso de Lula para uma nova posição-sujeito. In: XIX ENANPOLL - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística, 2004, Maceió/AL. ANPOLL: Boletim Informativo nº 32 (2004). Maceió/AL: Gráfica da UFAL, 2004. v. único. p. 52-52.

  • CAZARIN, E. A. . O funcionamento discursivo da negação no primeiro pronunciamento de L. I. Lula da Silva como presidente eleito da República Federativa do Brasil. In: IX JORNADA DE PESQUISA, 2004, IJUI. IX JORNADA DE PESQUISA:LIVRO DE RESUMOS. IJUI: Ed.UNIJUI, 2004. v. 01. p. 98-98.

  • CAZARIN, E. A. . Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998). In: IX JORNADA DE PESQUISA, 2004, IJUI. IX JORNADA DE PESQUISA: LIVRO DE RESUMOS. IJUI: Ed. UNIJUI, 2004. v. 01. p. 313-313.

  • CAZARIN, E. A. . A migração do discurso de Lula para uma nova posição-sujeito. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Anais da VIII Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. v. único. p. 253-253.

  • CAZARIN, E. A. ; SIPPERT, Luciane . Diferentes acepções de texto: um percurso histórico. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Anais da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. v. Único. p. 486-486.

  • CAZARIN, E. A. ; DALSOCHIO, E. M. C. . Elogio à mobilização pela democracia: análise de dois artigos politicamente antagônicos. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Anais da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. v. único. p. 488-488.

  • CAZARIN, E. A. ; HARTMANN, Daiana Mara . Leitura: construção ou desconstrução de sentidos?. In: VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, 2003, Ijuí. Anais da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí: UNIJUÍ, 2003. v. único. p. 492-492.

  • CAZARIN, E. A. . Enunciado dividido: relações de diferença e de divergência, marcando a heterogeneidade do discurso no interior de uma mesma FD. In: XVII ENCONTRO NACIONAL DA ANPOLL, 2002, GRAMADO, RS. ANPOLL - BOLETIM INFORMATIVO, 2002. v. 31. p. 43-44.

  • CAZARIN, E. A. . A eclosão das greves do ABC Paulista: Lula, um sujeito apolítico?. In: VII Jornada de Pesquisa da UNIJUI, 2002, Ijuí/RS. Livros de resumos da VII Jornada de Pesquisa da UNIJUI. Ijuí/RS: UNIJUI, 2002. p. 16-17.

  • CAZARIN, E. A. . Da polifonia de Bakhtin e de Ducrot à heterogeneidade discursiva. In: VI Jornada de pesquisa da UNIJUI, 2001, Ijui. VI Jornada de pesquisa da UNIJUI. Ijui: UNIJUI, 2001. v. 1. p. 28-28.

  • CAZARIN, E. A. . Interlocução discursiva: a afirmação funcionando como negação. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e ensino, 1999, Pelotas/RS. Seminário Nacional sobre Linguagem e ensino. Pelotas/RS, 1999.

  • CAZARIN, E. A. . A leitura na perspectiva da Escola Francesa da Análise do Discurso. In: I Seminário Estadual de Linguagem, Arte e Comunicação, 1999, Ijuí/RS. I SELAC. Ijuí: UNIJUI, 1999.

  • CAZARIN, E. A. . Heterogeneidade Discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso de L. I. Lula da Silva. In: III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso: análise do discurso e ensino de lingua materna, 1999, Rio de Janeiro/RJ. III Encontro Franco-Brasileiro de Análise do Discurso: análise do discurso e ensino de lingua materna. Rio de Janeiro/RJ, 1999.

  • CAZARIN, E. A. . Relações entre o político e o religioso no discurso de L. I.Lula da Silva. In: I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação científica da UNIJUI, 1997, Ijui/RS. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão e V Seminário de Iniciação Científica da UNIJUI. Ijui/RS: UNIJUI, 1997.

  • CAZARIN, E. A. . Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva. In: Seminário Nacional sobre Linguagem e Ensino e III Encontro Estadual sobre redação no vestibular, 1997, Pelotas/RS. Seminário nacional sobre linguagem e ensino e III Encontro Estadual sobre redação no vestibular. Pelotas/RS, 1997.

  • CAZARIN, E. A. . Representações do sujeito no discurso politico de L. I. Lula de Silva. In: Colóquio Internacional Discurso, Memória, identidade:25 anos PPG-Letras, 1997, Porto Alegre/RS. Colóquio Internacional Discurso, memória, identidade: 25 anos PPG-Letras. Porto Alegre/RS, 1997.

  • THUROW, A. C ; SCHNEIDER, J. ; CAZARIN, E. A. . Da televisão à mesa: Carne é Friboi?.. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , 2017.

  • Cazarin . Análise do Discurso: práticas de leitura e interpretação na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cazarin . A BANALIZAÇÃO DO DISCURSO DE ÓDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Cazarin ; SILVA, S. C. D. . A PRISÃO DE LULA EM 2018: do acontecimento à resistência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cazarin ; RASIA, Gesualda Santos . Linguística na contemporaneidade: o que a Análise do discurso tem a dizer sobre escrita-leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, N. S. ; Cazarin . Os funcionamentos de identificação e de antagonismo materializados na tatuagem futebolística. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORDEIRO, M. I. G. M. ; CAZARIN, E. A. . Ensino Profissionalizante no Brasil: das Artes e Ofícios ao MEDIOTEC. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Cazarin ; SOUZA, M. J. . O discurso de ódio na sociedade contemporãnea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. . A banalização do discurso de ódio na sociedade contemporânea. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ERNEST, A. ; Cazarin . A análise do discurso pecheuxtiana ? princípios e práticas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SOUZA, M. J. ; CAZARIN, E. A. . As contradições do processo democrático brasileiro: análise de discurso sobre a eleição presidencial de 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CORDEIRO, M. I. G. M. ; Cazarin . A exterioridade constitutiva na (re)significação da personagem lady Macbeth de Willian Shakespeare. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. S. ; Cazarin . A textualização da resistência por meio da tatuagem 'demônio'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Cazarin ; GRANTHAM, M. R. . Uma prática de leitura: a emergência do impossível no fio do discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. ; GRANTHAM, M. R. . Uma prática de leitura: a emergência do impossível no fio do discurso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . SENTIDOS ATRIBUÍDOS À TATUAGEM DE ÍNDIA, no simpósio Discurso em espaços de memória.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . 'Demônio da Tasmânia: diferentes leituras desta tatuagem'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; GRANTHANN, Marilei resmini . Leitura - as múltiplas possibilidades de produção de sentidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. ; MENEZES, E. S. . A ?MARCHA PELA LIBERDADE? E O ÓDIO DE CLASSE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CORDEIRO, M. I. G. M. ; CAZARIN, E. A. . Ensino profissionalizante no Brasil: ideologia, imaginário e ressonâncias discurssivas na construção do sentido. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUZA, M. J. ; CAZARIN, E. A. . Uma análise sobre a discursivização de direitos fundamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . Pesquisa em Letras: Novas Perspectivas Teóricas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • ERNEST, A. ; CAZARIN, E. A. ; QUEVEDO, M. . ?LABORATÓRIO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO ? LEAD PRODUÇÃO DA LEITURA. RELAÇÕES ENTRE IDEOLOGIA E INCONSCIENTE EM DIFERENTES MATERIALIDADES?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; DALTOE, A. ; FERRE, L. ; MITTMANN, S. . O discurso de Lula (1978-1998): a cena de representação do sujeito enunciador. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, N. S. ; CAZARIN, E. A. . Tatuagem: a arte de ler o funcionamento dessa linguagem gravada na pele.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos . As noções de acontecimento enunciativo e de acontecimento discursivo: um olhar sobre o discurso político. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . Leitura, interpretação e escritura em análise do discurso - processos que se entrelaçam. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. . A ANÁLISE DO DISCURSO E SUA INTERFACE COM O POLÍTICO. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . A POSSE DE DILMA ROUSSEFF NA PRESIDÊNCIA DO PAÍS: UM ACONTECIMENTO DISCURSIVO OU ENUNCIATIVO?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; SCHONS, C. . Mesa-Redonda: Autoria e Escrita. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAZARIN, E. A. . A ANÁLISE DO DISCURSO NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E SUA DIMENSÃO POLÍTICA. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • CAZARIN, E. A. . O FUNCIONAMENTO DO ENUNCIADO DIVIDIDO E DA PROMESSA NO DISCURSO RELIGIOSO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PAVAN, P. D. ; CAZARIN, E. A. . O funcionamento discursivo de povo e democracia no discurso de Lula. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . O SEMPRE RETORNO DOS ENUNCIADOS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; GRANTHANN, Marilei resmini . Minicurso. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LASSEN, D. B. M. ; CAZARIN, E. A. . GESTOS DE DESCONSTRUÇÃO E RECONSTRUÇÃO NO PROCESSO DE LEITURA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . O jogo de forças no relato de um pronunciamento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • BARRIQUELLO, Viviane ; CAZARIN, E. A. . WEBJORNALISMO: GESTOS INTERPRETATIVSO NO RELATO DO DISCURSO-OUTRO. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . GESTOS INTERPRETATIVOS NA CONFIGURAÇÃO METODOLÓGICA DE UMA FD. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. . A ESCRITURA DE TEXTO: um gesto de interpretação. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . A ANÁLISE DO DISCURSO E SUA INSERÇÃO EM PRÁTICAS DE ENSINO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. ; MITTMAN, Solange . O conflito Colômbia/Equador e as FARC: efeitos discursivos na escrita da imprensa brasileira. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . A análise do discurso e sua inserção em práticas de ensino. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • RASIA, Gesualda de Lourdes dos Santos ; CAZARIN, E. A. . O gesto de leitura-escritura em uma perspectiva discursiva. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . Análise do Discurso: Práticas de Escrita e ou de Escritura. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAZARIN, E. A. . A política, o político e a cena de representação do político. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LASSEN, D. ; CAZARIN, E. A. . Os processos de leitura e de interpretação em Análise do Discurso. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, C. ; CAZARIN, E. A. . Concepção(ões) de democracia no discurso de Lula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, C. ; CAZARIN, E. A. . Concepções de Democracia no Discurso de Lula. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LASSEN, D. ; CAZARIN, E. A. . LEITURA E INTERPRETAÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAZARIN, E. A. . ANÁLISE DO DISCURSO: PRÁTICAS DE ESCRITA E/OU DE ESCRITURA. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . O GESTO DE INTERPRETAÇÃO NO PROCESSO DE ESCRITURA DE TEXTOS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CAZARIN, E. A. . O povo no discurso de Lula. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . Produção textual no Vestibular. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda Santos ; KIESLICH, Jaci . Práticas de Leitura e de Escrita. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . REPRESENTAÇÃO DO SUJEITO: DE "O LULA" A "O PRESIDENTE LULA", MAS TAMBÉM A "O PRESIDENTE DA REPÚBLICA"E A "O GOVERNO". 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . O processo de representação política: uma análise do discurso de Lula. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; FINKLER, Vânia . O eu e o nós como formas de representação do sujeito. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda Santos . OFICINA: A PRÁTICA DA LEITURA SOB A ÓTICA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • HAUPENTHAL, Denise Krinski ; CAZARIN, E. A. . A PRODUÇÃO DE SENTIDOS NA (RE)LEITURA ESCRITA DO TEXTO IMAGÉTICO. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . O enunciado 'eu não tenho medo da mudança' e sua relação com a memória do dizer. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; DORNELES, Elizabeth ; SCHONS, C. ; KELLER, T. . MESA REDONDA: LEITURA E ESCRITA COMO PROCESSOS DISCURSIVOS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . Participação na mesa redonda: a questão da representação e identidade em análise do discurso. 2002. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CAZARIN, E. A. . DA POLIFONIA DE DUCROT À HETEROGENEIDADE NA ANÁLISE DO DISCURSO. 2002. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • CAZARIN, E. A. . Identidade do professor nas Lestras. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. ; GERALDI, J. W. ; OGIBA, S. . A IDENTIDADE DO PROFESSOR NAS LETRAS. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . ESTUDOS DA LINGUAGEM. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . HETEROGENEIDADE DISCURSIVA: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . RELAÇÕES ENTRE O POLÍTICO E O RELIGIOSO NO DISCURSO POLÍTICO DE L. I. LULA DA SILVA. 1997. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. . A Língua Portuguesa no 1o. e 2o. graus. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CAZARIN, E. A. ; KIESLISCH, Jaci . ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . O LIVRO DIDÁTICO: IDEOLOGIA SUBJACENTE E O FRACASSO DO ENSINO. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . RECONSTRUÇÃO CURRICULAR: UM DESAFIO À ESCOLA PÚBLICA. 1989. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CAZARIN, E. A. . A Identidade Falada. Ijuí: Jornal da Manhã, 2008 (Entrevista para o Jornal da Manhã - Ijui do dia 05/07/2008).

  • BLAUTH, Lurdi ; FRANÇÓIS, Marlene ; JOHANN, Maria Regina ; KUNZLER, Nelci Andreatta ; ALMEIDA, Airton Lorenzoni ; SOUZA, T. S. ; RADDATZ, V. L. ; MASSMANN, V. L. M. ; CORRENTE, A. E. ; GAGLIARDI, A. ; COSTA, N. I. DA ; ROSA, S. M. DA ; CAZARIN, E. A. . REVISTA FORMAS E LINGUAGENS, VOL.7, N.16 E N. 16. IJUI, RS: EDITORA UNIJUI, 2008 (Coordenadora / Organizadora).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CAZARIN, E. A. . Consultoria ad doc para a Rev. Linguagem em (Dis)curso. 2006.

Cazarin . LINGUÍSTICA TEXTUAL NO BRASIL: ESTUDOS RECENTES E BASES TEÓRICAS. 2018.

Cazarin ; SILVA, S. C. D. . COORDENAÇÃO DO IV SEMINÁRIO DISCURSO, CULTURA E MÍDIA. 2018.

Cazarin . AVALIAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA: crenças existentes e resistentes. 2018.

Cazarin . O INTERDISCURSO ENTRE-DISCURSOS. 2017.

CAZARIN, E. A. . A palavra como instrumento de violência psicológica contra a mulher. 2017.

CAZARIN, E. A. . Avaliadora trabalhos do Salão Universitário. 2017.

CAZARIN, E. A. . avaliadora dos Cadernos do Instituto de Letras do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.. 2017.

CAZARIN, E. A. . Linguagem, conhecimento e tecnologia: a enciclopédia audiovisual da análise do discurso e áreas afins. 2017.

CAZARIN, E. A. . Cadernos do Instituto de Letras n.o 48 (2014). 2015.

CAZARIN, E. A. . ?HISTÓRIA DAS IDEIAS: DIÁLOGOS ENTRE LINGUAGEM, SOCIEDADE E HISTÓRIA?. 2015.

CAZARIN, E. A. . VESTIR-SE DE SI: SOBRE IDENTIDADE E REPRESENTAÇÃO NAS TIRAS DE MURIEL/LAERTE. 2015.

CAZARIN, E. A. . OS SENTIDOS DE AMOR NO FILME 500 DIAS COM ELA E NAS CANÇÕES EU TE AMO E AMOR SEM COMPROMISSO: UM PERCURSO DISCURSIVO. 2015.

CAZARIN, E. A. . FUNDAMENTOS PARA UMA MÍMESE DISCURSIVA. 2015.

CAZARIN, E. A. . 'O DISPOSITIVO DE SABER MÉDICO E A SUBJETIVAÇÃO DO ALUNO HIPERATIVO. 2015.

CAZARIN, E. A. . DISCURSO, TEXTO E SENTIDOS: UM OLHAR PARA ALÉM DAS HERANÇAS POSITIVISTAS; EM TORNO DA PRÁTICA DISCURSIVA MATERIALISTA.. 2015.

CAZARIN, E. A. . Cadernos do Instituto de Letras. 2015.

CAZARIN, E. A. . Avaliadora de um manuscrito do Volume 17, nº 2, 2014, da Revista Linguagem & Ensino, ISSN 1415-1928, ISSN 1983-2400,. 2014.

CAZARIN, E. A. . Formação de comunidades e posicionamento cristão segundo análise do discurso e argumentação. 2013.

CAZARIN, E. A. . A ESQUERDA NA DITADURA MILITAR BRASILEIRA: FORMAÇÃO DISCURSIVA, MEMÓRIA E IDENTIDADE. 2013.

CAZARIN, E. A. . AVALIADORA EXTERNA - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS IC - PIBIC/UNICRUZ 2012-2013. 2012.

CAZARIN, E. A. . Literatura, história e cinematografia: fronteiras do visível e do invisível. 2011.

CAZARIN, E. A. . AVALIADORA EXTERNA DO PAPCT/UNICRUZ 2010-2011. 2010.

CAZARIN, E. A. . A polifonia e os princípios argumentativos subjacentes ao discurso indígena Guarani. 2010.

CAZARIN, E. A. . Palavras de Cristal: sujeito, sentido e versões no processo discursivo de reformulação de livros. 2009.

CAZARIN, E. A. . AVALIAÇÃO/PARECER PROJETO DE PESQUISA. 2008.

CAZARIN, E. A. . Avaliadora Externa do Programa Institucional de Bolsas - PIBIC/UNICRUZ 2007-2008. 2007.

CAZARIN, E. A. ; REIS, Eloésio Paulo dos . COORDENADORA DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INEP/MEC PARA AVALIAÇÃO DE CURSO DE LETRAS (LICENCIATURA E BACHARELADO) NO ICEC - CUIABÁ. 2007.

CAZARIN, E. A. . Pareceres PIBIC/UNICRUZ 2006-2007. 2006.

CAZARIN, E. A. . AVALIADORA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCÇÃO SUPERIOR - SINAES. 2006.

CAZARIN, E. A. . Comissão de Avaliação SESu/MEC. 2000.

CAZARIN, E. A. . Comissão de Avaliação SESu/MEC. 2000.

CAZARIN, E. A. . Comissão de Avaliação SESu/MEC. 2000.

CAZARIN, E. A. . Coordenadora de Painel Mesa 1 e 3 - CELSUL - Eixo Enunciação, texto, discurso: desdobramentos e perspectivas. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Cazarin ; ERNEST, A. . A análise do discurso pecheuxtiana ? princípios e práticas.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAZARIN, E. A. . Editora do Caderno de Resumos do VIII SENALE. 2016. (Editoração/Outra).

CAZARIN, E. A. ; SILVA SOBRINHO, H. F. . DISCURSO E MATERIALISMO HISTÓRICO - SIMPÓSIO IV. 2015. (ORGANIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE SIMPÓSIO NO VII SEAD).

CAZARIN, E. A. ; GRANTHANN, Marilei resmini . ORGANIZAÇÃO SIMPÓSIO: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E SENTIDO. 2015. (ORGANIZAÇÃO DE SIMPÓSIO).

CAZARIN, E. A. ; RASIA, Gesualda dos Santos ; LASSEN, D. . RELATÓRIO DO PROJETO - ANÁLISE DO DISCURSO: práticas de escrita e/ou escritura. 2008. (Relatório de pesquisa).

CAZARIN, E. A. ; FINKLER, Vânia ; JURACH, Ivanise . RELATÓRIO DA PESQUISA: O PROCESSO DE REPRESENTAÇÃO POLÍTICA: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DE LULA (2003-2006). 2007. (Relatório de pesquisa).

CAZARIN, E. A. . Oficina sobre A prática da leitura sob a ótica da Análise do Discurso - no 2º Seminário Regional de Línguas e Literatura. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAZARIN, E. A. . Minicurso: Escrita, diferentes formas de relatar um discurso. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . Coordenação de Mini-curso no Seminário. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . MINI-CURSO: A LEITURA NA PERSPECTIVA DA ESCOLA FRANCESA DA ANÁLISE DO DISCURSO. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA PROFESSORES ESTADUAIS. 1997. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA PROFESSORES MUNICIPAIS DE TENENTE PORTELA. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA NO SEMINÁRIO REGIONAL DE EDUCAÇÃO "O COTIDIANO DA SALA DE AULA". 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA PROFESSORES MUNICIPAIS DE TENENTE PORTELA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUAS PARA PROFESSORES MUNICIPAIS DE SÃO LUIZ GONZAGA. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . Cadernos Universitários: Princípios gerais para uma metodologia do ensino de Língua Portuguesa. 1995. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

CAZARIN, E. A. . Cadernos Universitários: A propósito de uma introdução para a Análise do Discurso da Escola Francesa. 1995. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Caderno Didático).

CAZARIN, E. A. . CURSO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES MUNICIPAIS. 1994. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PARA PROFESSORES. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA PARA PROFESSORES. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES MUNICIPAIS. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO DE LÍNGUA. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . OFICINA DE PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . CURSO DE EXTENSÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA PARA PROFESSORES MUNICIPAIS. 1991. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . ENCONTRO REGIONAL DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CAZARIN, E. A. . ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA. 1990. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2018

    A ANÁLISE DE DISCURSO: em busca de contribuições à teoria, Descrição: O presente projeto tem como objetivo analisar noções formuladas pelos orientandos de nosso Programa de Pós-Graduação ? PPGL que realizaram ou venham a realizar suas teses e dissertações em Análise do Discurso, e por orientandos da professora Freda Indursky (UFRGS). Para tanto, nos propomos: a) realizar um mapeamento de novas noções formuladas, visando à avaliação da produtividade das mesmas. b) examinar e avaliar cada uma dessas novas noções para, com o recuo temporal já existente e necessário, poder estabelecer se elas se sustentam, se elas não se superpõem às demais, já existentes no âmbito do aparelho teórico da Análise de Discurso: c) examinar se as referidas noções têm sido citadas em outros trabalhos acadêmicos. d) produzir e publicar, como fechamento da pesquisa, os resultados da mesma, sob a forma de um Dicionário Enciclopédico.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador / Eduardo Silveira de Menezes - Integrante / NAIARA SOUZA DA SILVA - Integrante / Mariana Jantsch de Souza - Integrante / Rômulo Silveira Borges Balz - Integrante / Vitória Vieira de Oliveira Kurtz Azevedo - Integrante / Maria Inês G. Medeiros Cordeiro - Integrante.

  • 2012 - 2014

    Representação da mulher e do povo no discurso político da Presidenta Dilma Rousseff - 2011- 2014, Descrição: A pesquisa situa-se no campo do discurso político e ocupa-se com a representação da mulher e do povo no discurso político da Presidenta Dilma Rousseff, no período que abrange o mandato 2011 -2014. O objetivo central é compreender como a presidenta representa as mulheres, como representa o povo e como ela mesma se representa no processo de identificação com o lugar social que ocupa. A análise sustenta-se na Teoria da Análise do Discurso com filiação em Michel Pêcheux que se constitui entre os campos do conhecimento da Linguística, das Ciências Sociais Críticas e da Psicanálise. Nessa perspectiva teórica, entendemos que, no processo de significação do discurso, estão presentes a língua e a história em suas materialidades e o sujeito descentrado e interpelado pela ideologia. A historicidade e a ideologia apresentam-se, então, como constitutivas do discurso e este como efeito de sentido entre locutores, sem um sujeito fonte do dizer. O funcionamento linguístico (ordem interna da língua) e as condições extralinguísticas em que o discurso se realiza estão de, tal forma, imbricados que são considerados simultânea e integradamente e os efeitos de sentido do discurso se remetem e são apreendidos no horizonte de sua historicidade e da dimensão ideológica que os constitui.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador.

  • 2008 - 2010

    POVO E DEMOCRACIA NO DISCURSO DE LULA, Descrição: Este projeto trata do funcionamento discursivo dos itens lexicais POVO e DEMOCRACIA no Discurso de Lula antes de seu sujeito enunciador assumir a função enunciativa de Presidente da República e também durante o primeiro e o segundo mandatos do Governo Lula.Para tanto, ancora-se nas seguintes questões norteadoras: De que ?povo? fala Lula? Qual a(s) concepção(ões) de democracia presente(s) no Discurso de Lula (DL)? Ou seja, como funcionam e que efeitos de sentido esses itens lexicais produzem no DL, em diferentes cenas enunciativas? A compreensão dessas questões é o objetivo central da pesquisa. O objetivo geral é estabelecer dispositivos teórico e analítico capazes de dar a adequada sustentação à pesquisa no sentido de compreender, no funcionamento do Discurso de Lula, os efeitos de sentido que os itens lexicais povo e democracia produzem em diferentes cenas discursivas. A partir desse objetivo, busca-se: a) organizar um arquivo documental com entrevistas e pronunciamentos ao vivo que seja representativo do discurso em questão no espaço-tempo 1978-2010; b) demarcar/rastrear nesse espaço-tempo seqüências discursivas de referência em que estejam presentes os itens lexicais povo e democracia; c) organizar um corpus discursivo capaz de dar sustentação às análises; d) realizar uma pesquisa bibliográfica que contemple o conceito de democracia para contrapor o mesmo com o funcionamento discursivo desse item lexical no DL; e) compreender, através da análise, como se entrecruzam a materialidade léxico-sintática própria da língua e a materialidade social e histórica do discurso na produção de efeitos de sentido dos itens lexicais povo e democracia no funcionamento do discurso em pauta; f) criar um dispositivo analítico de interpretação que permita a adequada apresentação dos resultados da análise; g) apresentar os resultados em eventos ligados à área dos Estudos da Linguagem e áreas afins; h) produzir textos publicáveis em periódicos e/ou livros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador / Cândida de Oliveira - Integrante / PAULA DANIELE PAVAN - Integrante / Elenise de Oliveira Carneiro - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração.Número de orientações: 1

  • 2007 - 2008

    Análise do discurso: práticas de escrita e/ou de escritura, Descrição: O projeto ANÁLISE DO DISCURSO: PRÁTICAS DE ESCRITA E/OU DE ESCRITURA tem como questões norteadoras: a) Como, a Análise do Discurso pode intervir em práticas do cotidiano escolar? b) De que maneira a concepção de língua, adotada por diferentes teorias, determina a prática de produção de textos escritos? c) Até que ponto, o lugar social (a posição-sujeito) em que estão inscritos aqueles que escrevem afeta o processo de escrita e/ou escritura? d) No que se refere às concepções de escrita, de escritura e de autoria, quais contribuições se pode buscar em teorias afins? e) Se a interpretação, em AD, é concebida como gesto, a escrita e/ou escritura também o seriam? Como funcionaria esse gesto? f) Como tratar do lugar de autoria ou do efeito de autoria? O mesmo justifica-se pelo fato de que a Análise do Discurso (AD), mesmo sendo uma teoria que, na sua essência, não está diretamente ligada ao ensino, tem muito a contribuir para a criação de um espaço de reflexão sobre práticas do cotidiano escolar. Autores ligados a essa teoria vêm desenvolvendo estudos e, por conseguinte, teorizando tanto a partir das noções já postas por Pêcheux, como por outras, cunhadas por seus seguidores. Dentre as noções amplamente trabalhadas estão as de sujeito, de leitura, de interpretação e de sentido. O interesse da pesquisa que estou propondo neste projeto é o de centrar o estudo em torno de noções teóricas, tais como: escrita, escritura, autoria, buscando compreender de que maneira a AD pode contribuir para a compreensão do processo de escritura de textos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador / Lara Nasi - Integrante / Dulce Lassen - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 12

  • 2004 - 2007

    O processo de representação política: uma análise do discurso de Lula (2003-2006), Descrição: O projeto de pesquisa "O processo de representação política: uma análise do discurso de Lula (2003-2006)" tem como principal objetivo analisar diferentes formas de representação política do sujeito enunciador do discurso de Lula no período compreendido entre 2003-2006, espaço-tempo em que esse sujeito governa o país. Busca-se compreender as formas pelas quais o referido sujeito se representa e os efeitos de sentido que as mesmas provocam em distintas cenas discursivas de interlocução. A teoria que sustenta a pesquisa é a Análise do Discurso com filiação em Michel Pêcheux, que se constitui entre os campos de conhecimento da lingüística, das ciências sociais e da psicanálise. Nesta perspectiva, entende-se que, no processo discursivo, estão presentes a língua e a história em suas materialidades e um sujeito descentrado, afetado pela ideologia e pelo inconsciente, o que interfere na constituição dos sentidos. O projeto é financiado pelo PROBIC/UNIJUÍ e conta com a participação de uma bolsista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador / Vânia Finkler - Integrante / Ivanise Jurach - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 5

  • 2003 - 2004

    O funcionamento discursivo da negação no discurso de Lula - 1998/2003, Descrição: O projeto "O funcionamento discursivo da negação no discurso de Lula (1998-2003)" tem como sustentação teórica a Análise do Discurso com filiação em Michel Pêcheux e busca compreender diferentes formas de negação no discurso e os efeitos de sentido que as mesmas provocam. Teve o financiamento do PROBIC/FAPERGS e a participação da aluna bolsista Ana Júlia Nunes Tiellet, que desenvolveu o sub-projeto "O funcionamento discursivo da negação nos cem primeiros dias do Governo Lula".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador / Ana Júlia Nunes Tiellet - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 4

  • 2000 - 2004

    Identificação e representação política: uma análise do discurso de Lula (1978-1998), Descrição: Trata-se da tese de doutoramento que se ocupa com questões ligadas à configuração da FD dos trabalhadores brasileiros e da instituição da posição-sujeito em que o discurso de Lula (DL) se inscreve, bem como analisa o processo de identificação e de representação política do sujeito enunciador do referido discurso, no período compreendido entre 1978/1998. A mesma está organizada em seis capítulos: no primeiro, apresento noções teóricas da AD básicas à análise; no segundo, trato da construção do arquivo, do corpus e da metodologia; no terceiro capítulo, examino questões relativas à natureza do campo discursivo - o campo do político, abordando a política, o político e a cena de representação do político e estabelecendo a passagem da cena de representação do político para a cena discursiva de interlocução; no quarto capítulo, trato da configuração da FD dos trabalhadores brasileiros e apresento o acontecimento histórico e enunciativo que fragmenta a forma-sujeito dessa FD e instaura a posição-sujeito em que se inscreve o discurso de Lula (DL); no quinto capítulo, trato do processo de identificação política do sujeito enunciador do DL; e, no sexto e último capítulo, analiso diferentes formas de representação do sujeito enunciador do DL, procurando compreender como esse sujeito, ao longo do espaço-tempo delimitado para a análise, se representa no discurso. Dedico especial atenção a duas cenas de interlocução discursiva distintas: a primeira delas estabelece-se, quando, a partir do lugar da liderança, o referido sujeito enuncia para os inscritos na mesma posição-sujeito e na mesma FD em que ele está inscrito; a segunda, quando, na função enunciativa de porta-voz, enuncia para a exterioridade dessa FD. Analiso o funcionamento discursivo do "eu", do "nós" e de "o Lula", levando em conta as funções enunciativas que o sujeito encuniador do DL assume em diferentes condições discursivas - líder, porta-voz e candidato. A tese foi orientada por Freda Indursky - UFRGS/RS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 7

  • 1998 - 1999

    Diferentes formas de funcionamento discursivo do discurso político de L. I. Lula da Silva, Descrição: A pesquisa tem como suporte teórico a Análise do Discurso e como objetivo central procura compreender distintas formas de funcionamento do discurso de Lula no período compreendido entre 1995-1998.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 4

  • 1993 - 1997

    Heterogeneidade discursiva: relações e efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso político de L. I. Lula da Silva, Descrição: Trata-se da dissertação de Mestrado realizada na UFRGS, sob a orientação da profª. Drª Freda Indursky. A pesquisa ocupa-se com a análise da heterogeneidade discursiva mostrada (marcada ou não) no discurso político de L.I.Lula da Silva, no período compreendido entre 1978/1995. Através do estudo do funcionamento discursivo, procura-se entender as relações e os efeitos de sentido instaurados pela inserção do discurso-outro no discurso em pauta. A primeira parte apresenta o quadro conceitual da Escola Francesa da Análise do Discurso, os conceitos da Teoria do Discurso necessários para a realização da análise e os procedimentos metodológicos que sustentam a subseqüente análise do corpus discursivo. A segunda, analisa o funcionamento discursivo do discurso político de Lula, procurando evidenciar as relações e os efeitos de sentido estabelecidos através da inserção do discurso-outro, buscando também verificar em quais formas de inserção do discurso-outro ocorre a busca da desqualificação desse discurso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Ercília Ana Cazarin - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Remuneração., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2018

    Universidade Católica de Pelotas

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2011

    Universidade de Passo Fundo

    Vínculo: professora convidada, Enquadramento Funcional: professora colaboradora do Mestrado em Letras, Carga horária: 4

  • 1964 - 1970

    PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARANI DAS MISSÕES - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Outras informações:
    TEMPO INCORPORADO AO DO ESTADO DO RS.

  • 1962 - 1964

    PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA MUNICIPAL

    Outras informações:
    TEMPO INCORPORADO AO DO ESTADO DO RS.

  • 1990 - 2010

    Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

    Outras informações:
    Professora aposentada.

    Atividades

    • 12/2007 - 04/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Curador da Fidene, .,Cargo ou função, Membro do conselho Curador da FIDENE.

    • 05/2009 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSELHO EDITORIAL DA EDITORA UNIJUI, .,Cargo ou função, MEMBRO CONSELHEIRO DO CONSELHO EDITORIAL DA EDITORA UNIJUI.

    • 03/2009 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria de Pós Gradução Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da UNIJUÍ.

    • 01/2009 - 03/2010

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Departamento.

    • 07/2004 - 03/2010

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Vice-Reitoria de Graduação.,Cargo ou função, Coordenação do Processo de Correção das Redações do Vestibular.

    • 08/1990 - 03/2010

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Linguística Geral

    • 03/1990 - 03/2010

      Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Lingüísticos VI, Língua Portuguesa , Língua Portuguesa (Ciclo básico), Língua Portuguesa II, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa IV, Língua Portuguesa IX, Língua Portuguesa V, Língua Portuguesa VII, Língua Portuguesa VIII, Lingüística I, Lingüística III, Lingüística IV, Práticas de Ensino sob forma de Estágio Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso

    • 04/2009 - 05/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria de Pós Gradução Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, COMITÊ CIENTÍFICO DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CICLO DE ESTUDOS - ENACED -.

    • 01/2009 - 03/2009

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora Interina do Núcleo de Extensão do DELAC/UNIJUÍ.

    • 03/2006 - 03/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Editora UNIJUÍ, .,Cargo ou função, Coordenadora do Comitê Editorial da Coleção Linguagens - DELAC.

    • 01/2009

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Linguísticos I

    • 03/2008 - 12/2008

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora de Pesquisa do DELAC.

    • 03/2008 - 06/2008

      Ensino, Especialização Lato Sensu Em Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto: Diferentes Perspectivas Teóricas

    • 03/2006 - 03/2008

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do DELAC.

    • 08/2005 - 12/2007

      Ensino, Pós Grad Lato Sensu Ensino Aprendizagem de Línguas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Iniciação à pesquisa, O texto em diferentes perspectivas

    • 12/2004 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Curador da Fidene, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Curador da FIDENE para o mandato de 30/12/2004 a 30/12/2007.

    • 03/2006 - 12/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice Reitoria de Pós Gradução Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico e de Ética na Pesquisa e de Pesquisa.

    • 04/2002 - 10/2006

      Ensino, Pós Grad Lato Sensu Ensino Aprendizagem de Línguas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e escritas acadêmicas, Metodologia da pesquisa em línguas, Pragmática no ensino-aprendizagem de línguas, Texto: diferentes perspectivas

    • 05/2005 - 07/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário, .,Cargo ou função, Membro da Câmera de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da UNIJUÍ.

    • 01/2005

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Semiótica

    • 05/2004 - 12/2005

      Ensino, Pós Grad Lato Sensu Leitura Literatura e Formação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura, Interpretação e Sentido

    • 11/2003 - 08/2005

      Ensino, Pós Grad Lato Sensu Ensino Aprendizagem de Línguas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto: diferentes perspectivas teóricas, Pragmática no ensino/aprendizagem de línguas

    • 07/2003 - 12/2004

      Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Humanidades, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica e Semiótica (Campus Ijuí)

    • 08/2002 - 12/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, .,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração do projeto do Programa de Pós-Grad. stricto sensu em Ciências Humanas.

    • 10/2002 - 03/2004

      Ensino, Pós Graduação Lato Sensu em Humanidades, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Semântica e Semiótica (Campus Ijuí), Semântica e Semiótica (Campus Santa Rosa)

    • 01/2004

      Ensino, Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação Acadêmica

    • 08/2003 - 12/2003

      Ensino, Especialização Lato Sensu Em Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto: Diferente Pespectivas Teóricas

    • 07/2003 - 12/2003

      Ensino, Especialização Lato Sensu Em Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Pragmáticas no Ensino/Aprendizagem de Línguas

    • 01/2003

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Linguísticos VII

    • 03/2002 - 06/2002

      Ensino, Ensino Aprendizagem de Linguas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos de Linguagem, Arte e Comunicação

    • 03/2002 - 04/2002

      Ensino, Ensino Aprendizagem de Linguas, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto: Diferentes Perspectivas Teóricas

    • 04/1998 - 04/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, CONSU, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Universitário da UNIJUÍ.

    • 06/1998 - 02/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Câmara de Graduação, .,Cargo ou função, Integrante da Câmera de Graduação da UNIJUÍ.

    • 04/1998 - 02/2000

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Chefe do Departamento.

    • 01/2000

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos Linguisticos III

    • 04/1997 - 04/1999

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Colegiado do Curso de Letras.

    • 07/1996 - 06/1998

      Ensino, Especialização Lato Sensu em Estudos da Linguagem, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Estudos da Significação II, Iniciação à Pesquisa

    • 01/1996 - 04/1998

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Pós-Gradução Lato Sensu em Estudos da Linguagem.

    • 08/1995 - 04/1998

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pesquisa e Extensão do DELAC.

    • 01/1998

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Monografia

    • 01/1996

      Ensino, Letras - Habiliação: Língua Portuguesa e Respectiv, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa VI

    • 01/1991

      Direção e administração, Departamento de Estudos de Linguagem Arte e Comunicação, .,Cargo ou função, Coordenadora da Disciplina de Língua Portuguesa (Ciclo Básico).

  • 1976 - 1994

    Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Secretaria de Educação

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: APOSENTADA

    Outras informações:
    PROFESSORA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO