João Berchmans de Carvalho Sobrinho

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1997) e doutorado em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Musicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, musicologia, cultura popular, música no maranhão e música e informática.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Música

2000 - 2003

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: A Música Religiosa de Leocádio Rayol (1849-1909) sua Relação com o Maranhão do Século XIX: Um Estudo Musicológico com Transcrição, Análise e Perspectiva Histórica
Orientador: Rose Marie Reis Agrifoglio
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Musicologia histórica; Análise musical; Edição e transcrição musical.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Mestrado em Educação

1995 - 1997

Universidade Federal do Piauí
Título: O Pagote no Terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do Médio-Parníba piauiense,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Luiz Botelho Albuquerque
Palavras-chave: Etnomusicologia; Cultura Popular.Grande área: Ciências Humanas

Especialização em Musicologia

1988 - 1990

Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

Graduação em Licenciatura Plena Em Música

1975 - 1980

Universidade Federal de Pernambuco

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . IV Seminário de Extensão e Cultura. 2014. (Outro).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . III Seminário de Extensão e Cultura. 2013. (Outro).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . III Seminário de Extensão e Cultura. 2013. (Outro).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . IV Seminário de Extensão e Cultura. 2014. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Colóquio Encontro Nordestino de Musicologia Histórica.A Pesquisa Musicológica na Universidade Federal do Piauí. 2014. (Encontro).

I Seminário do Repertório Brasileiro de Fontes Musicais (RISM-BR).Acervo jaime Diniz: patrimônio arquivístico como referência histórica à musicologia brasileira. 2012. (Seminário).

VIII Encontro Anual da ANPPOM.VIII Encontro Anual da ANPPOM. 1995. (Encontro).

Mesa-Redonda "Eu Sou Trezentos".Mesa-Redonda. 1993. (Outra).

II Encontro Nacional de Música.II Encontro Nacional de Música. 1987. (Encontro).

III Encontro Nacional de Pesquisa.III Encontro Nacional de Pesquisa em Música. 1987. (Encontro).

I Encontro Cultural de Educação Musical.I Encontro Cultural de Educação Musical. 1986. (Encontro).

II Encontro Cultural de Amarante.II Encontro Cultural de Amarante. 1983. (Encontro).

I Encontro Cultural de Amarante.Encontro Cultural com Aplição da Metodologia de Oficina de Música. 1982. (Encontro).

.I Semana de Integração Educativa. 1981. (Oficina).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Francisco Adelino de Sousa Frazão

BEZERRA FILHO, Felcioano José;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; SOUZA, M. G. C.. LITERATURA E MÚSICA ? Uma análise semiótica das canções Ontem, ao luar, Flor amorosa e Cabôca de Caxangá, de Catullo da Paixão Cearense.. 2014. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Claudilene Santos de Lima

BOMFIM, Maria do Carmo Alves; MATOS, K. S. A. L.; LIMA, Maria da Gloria Soares Barbosa;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de. Juventudes e Cultura de Paz: e educação musical no enfrentamento das violências na Unidade Escolar Lourival Parente. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Ernani José Brandão Junior

CASTELO BRANCO, Edwar de Alencar;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; SILVA, Jailson Pereira. Um Formigueiro sobre a Grama: a produção histórica da subjetividade underground em Teresina-PI na década de 1970. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: João Costa Gouveia Neto

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de. Ao Som de Pianos, Flautas e Rabecas...Estudo das Vivências Musicais das Elites na São Luís da Segunda Metade do Século XIX. 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Francisco Adelino de Sousa Frazão

BEZERRA FILHO, Felcioano José;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; SOUZA, M. G. C.. A Relação entre Literatura e Música - Uma análise semiótica das canções: Ontem ao Luar, Talento e Formusura, A Flor Amorosa e cabôca de Caxangá, de Catullo da Piaxão Cearense. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Letras) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Katia Salomão

CASTRO, C. A.;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; NUNES, I. M. L.. VIDA MUSICAL: uma trilha do som e do impresso no ensino musical maranhense nos anos de 1860 a 1912. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade Federal do Maranhão.

Aluno: Claudilene Santos de Lima

BOMFIM, Maria do Carmo Alves; LIMA, Maria da Gloria Soares Barbosa;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de. Juventudes e Cultura de Paz: a Arte de Tocar Piano e Violão no enfrentamento das violências na Unidade Escolar Lourival Parente. 2013.

Aluno: Fernando Oliveira Nonato

FIGUEIREDO, E. A. F.;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; MONTI, E. M. G.. O USO DO DEDO MÍNIMO DIREITO NO VIOLÃO: propostas de exercícios baseados em Abel Carlevaro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Marcos Antônio de andrade Costa

FIGUEIREDO, E. A. F.;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de; MONTI, E. M. G.. ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA ESCOLHA DO REPERTÓRIO NA AULA DE VIOLÃO: UMA ANÁLISE DE TRÊS RELATOS DE EXPERIÊNCIA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Andressa da Costa Sousa

MONTI, E. M. Gonzaga do; FIGUEIREDO, E. A. F.;CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de. EDUCAÇÃO MUSICAL TERAPÊUTICA: atividades do PIBID na Associação de Amigos dos Autistas do Piauí - AMA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Elizabeth Lucas

CASTAGNA, P.; Figueiredo, C. A. P.;LUCAS, M. E. S.. A Música Religiosa de Leocádio Rayol ( 1849-1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um Estudo Musicológico, com Transcrição, Análise e Perspectiva Histórica. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Elizabeth Lucas

LUCAS, M. E. S.. A música sacra para coro e orquestra de Leocádio dos Reis Rayol ( 1849-1909): um estudo analítico, histórico, com catálogo temático. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz

QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. O pagode no terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do Médio Parnaíba. 1997. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação do Cce) - Universidade Federal do Piauí.

Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz

QUEIROZ, Teresinha de Jesus Mesquita. A festa do pagode: um estudo etnomusicológico de uma manifestação cultural do Médio Parnaíba Piauiense. 1996. Outra participação, Universidade Federal do Piauí.

Paulo Augusto Castagna

CASTAGNA, P. A.. A música religiosa de Leocádio Rayol (1849-1909) e sua Relação com o Maranhão do Século XIX: um estudo musicológico, com transcrição, análise e perspectiva histórica. 2003. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Maria da Cruz Rayane Rosa de Araújo

Proposta Editorial para a ópera ?Leonor? de Euclides Fonseca (Recife, 1845-Olinda, 1929); Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Piauí, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Mário Eduardo de Araújo Rodrigues

Análise estilística da ópera ?Leonor? de Euclides Fonseca (1854-1929); Início: 2012 - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Luiz Adriano Cerqueira Cardoso

Levantamento Musicológico do Acervo Musical da Banda da Polícia Militar do Estado do Piauí; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Federal do Piauí; (Orientador);

Moises de Castro Lodoro

Educação Musical Através da Prática Coral: um estudo de caso sobre o ensino da música na Unidade Escolar Aurora Barbosa de Oliveira, em Regeneração, Estado do Piauí; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Kathis Salomão

O Violoncelo na Música de Compositores No Maranhão: obras selecionadas e sua possível utilização no ensino de violoncelo na Escola de Música do Maranhão; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação Musical) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Victor Oliveira Lira de Carvalho

Edição Musical de Três Peças para Violão de Emmanuel Coelho Maciel; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Musicologia Brasileira) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Maria do Socorro Estrêla Teixeira

Raymundo Pereira Filho Piauhyense, Clarinetista, Compositor e Mestre de Bandas; Catálogo Temático de Sua Obra e Seu Tempo (1884-1970); 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Musicologia Brasileira) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Gilberto da Silva Ribeiro

Proposta do Ensino Coletivo do Cavaquinho nas escolas Regulares de Teresina; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Paulo Henrique Sousa Dantas

Delineamento do Perfil Composicional de Emmanuel Coleho Maciel sob a ótica da Instrumentação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Paulo Henrique Sousa Dantas

O Drama Jo-co Sério A Vingança da Cigana e a presença de elementos luso-brasileiros na cena operística de fins do século XVIII; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Fernando Cícero da Silva Ferreira

Ópera ao Divino: o Te Deum do compositor Francisco Libânio Colás (1830-1885): um estudo de contexto com edição e análise musical; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: João Berchmans de Carvalho Sobrinho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . UmaVéspera de Reis de Francisco Libânio Colás: do contexto à edição musical. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , v. 2, p. 64-78, 2010.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Vicente Férrer de Lyra: cantor e compositor da Sé de Lisboa e mestre de capela da Sé de São Luís do Maranhão. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , v. 9, p. 7-18, 2008.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . A música no Maranhão Imperial: um estudo sobre o compositor Leocádio Rayol baseado em dois manuscritos do Inventário João Mohana. Em Pauta (Rio De Janeiro) , Porto Alegre, RS, v. 15, n.25, p. 05-37, 2004.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . O Pagode no Terreiro: um estudo de uma manifestação cultural do médio-parnaíba piauiense. Revista do Mestrado em Educação , Teresina, v. 03, p. 177-200, 1998.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Os tambores do pagode: uma introdução à Etnomúsica do Médio-Parnaíba Piauiense. Revista Presença, Teresina, n.23, p. 22-31, 1996.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Música e Informática: o desenvolvimento de novas formas de criação musical no computador. Educação e Compromisso , Teresina, v. 7, n.1/2, p. 35-40, 1995.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . A Música entre os Suyá e os Kayabi: a descrição de cerimoniais. Educação e Compromisso , Teresina, v. 6, n.1/2, p. 35-39, 1994.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Pautas de Investigação Musical; um contributo ao estudo do texto e contexto. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2012. v. 1. 293p .

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. . Música Sacra em São Luís: a Novena de Santa Filomena (1877) de leocádio Rayol. '. ed. Teresina: EDUFPI, 2011. v. 1. 172p .

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Músicas e Músicos em São Luís: subsídios para uma história da música no Maranhão. 1. ed. Teresina: EDUFPI, 2010. v. 01. 151p .

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Texto e Contexto: a comédia musical Uma Véspera de Reis de Francisco Libânio Colás (São Luís, 1830- Recife, 1885). 1. ed. Teresina/Imperatriz: EDUFPI/Ética, 2010. v. 01. 107p .

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . O Teatro São Luís e a Cena Lírica no Maranhão Oitocentista. In: João Berchmans de Carvalho Sobrinho. (Org.). Pautas de Investigação Musical: um contributo ao estudo do texto e do contexto. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 187-214.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. . Ópera ao Divino: o Te Deum do Espírito Santo do compositor Francisco Libânio Colás (1830-1885). In: João Berchmans de Carvalho Sobrinho. (Org.). Pautas de Investigação Musical: um contributo ao estudo do texto e contexto. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 105-123.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Representações iconográficas nos impressos musicais do século XIX no Brasil. In: III Congresso de Iconografia Musical, 2015, Salvador. Anais do III CBIM, 2015. v. 1. p. 24-28.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Estudos Musicológicos na Universidade Federal do Piauí. In: III Colóquio/Encontro de Musicologia Histórica Brasileira, 2014. Anais do III Colóquio/Encontro de Musicologia Histórica Brasileira, 2014. v. 1. p. 84-92.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo Padre Jaime Diniz: patrimônio arquivístico como referência histórica à musicologia do Nordeste brasileiro.. In: I Colóquio/Encontro Nordestino de Musicologia Histórica, 2010, Salvador. Anais do I Colóquio/Encontro Nordestino de Musicologia Histórica, 2010. v. 1. p. 9-17.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . António Luiz Miró: um compositor lusitano no Maranhão Imperial. In: XV Encontro Nacional da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Encontro nacional do ANPPOM, 2005.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo João Mohana: uma contribuição histórico-documental à pesquisa musical. In: XIV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro da ANPPOM, 2003. p. 1-10.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Compositores Portugueses no Maranhão so Século XIX. In: V Encontro de Musicologia Histórica, 2002, Juiz de Fora. Anais do V Encontro de Musicologia Histórica, 2002. p. 215-246.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Os tambores do Pagode: um estudo de uma manifestação cultural do médio-parnaíba piauiense. In: XII Encontro da ANPPOM, 2001, Salvador. Anais do XII Encontro da ANPPOM, 2001.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . OsTambores do Pagode: um estudo de uma manifestação cultural do Médio-Parnaíba Piauiense. In: I Encontro Internacional de Educação, 1997, Teresina. Anais do I Encontro Internacional de Educação, 1997.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . LIMUS - Laboratório de Informática e Música: uma proposta de ensino, pesquisa e extensão. In: I Encontro Internacional de Educação, 1997, Teresina. Anais do I Encontro Internacional de Educação, 1997.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . António Luiz Miró: um compositor lusitano no Maranhão Imperial. In: XV Encontro Nacional da ANPPOM, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XV Congresso da ANPPOM, 2005. p. 62-62.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo João Mohana: uma contribuição histórico-documental à pesquisa musical. In: XIV Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, 2003, Porto Alegre. Anais do XIV Encontro da ANPPOM, 2003.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . A Comédia Musical Uma Véspera de Reis de Francisco Libânio Colás (1830-1885): do contexto à edição musical. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , 2010.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Vicente Férrer de Lyra: cantor e compositor da Sé de Lisboa e mestre de capela da Sé de São Luís do Maranhão. ICTUS (PPGMUS/UFBA) , 2008.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. . Pesquisa em Música: história, horizontes e desafios. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo Jaime Diniz: patrimônio arquivístico como referência histórica à musicologia brasileira. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . O Núcleo de Pesquisa em Música. Referenciais de Pesquisa em Musicologia na UFPI. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo Jaime Diniz: patrimônio arquivístico como referência histórica à musicologia do Nordeste Brasileiro. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervos Musicais como Fontes de Pesquisa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Acervo Padre Jaime Diniz: patrimônio arquivístico como referência histórica à musicologia do Nordeste brasileiro.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . ANAIS do III Seminário de Extensão: extensão e cultura para uma universidade cidadã. Teresina, 2013. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Prefácio. Teresina, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • FERREIRA, Eliete Quixaba ; CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Prefácio. Imperatriz, MA, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; ARAUJO, E. . Oficina de Vioão. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; ARAUJO, E. . Prática de Conjunto (Flauta). 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Anais do IV Seminário de extensão Universitária. 2014. (Editoração/Anais).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Anais do III Seminário de Extensão Universitária: extensão e cultura para uma universidade cidadã. 2013. (Editoração/Anais).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; SILVA, Gardenia de Oliveira ; CARVALHO, Maria Roxana de S. ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . Credo do Imperador. Obra de Dom Pedro I. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; CARVALHO, Ellain Jarlon de ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . A Vingança da Cigana. Drama Joco-sério de António Leal Moreira. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Sinfonia de António Leal Moreira (1803). 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical - Partitura).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; NASCIMENTO, Denise de A. . Cantiga e Pregão para Violino e orquestra. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . História da Música no Brasil. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . Gloria Patri. Original de Domenico Cimarosa (1749-1801). 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . Cantata Religiosa sobre Temas Folclóricos Brasileiros de Emmanuel Coelho Maciel. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . Abertura da Ópera cômica Lo Frate 'nnamorato de G. B. Pergolesi. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . História da Música I. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de . História da Música II. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. . Te Deum do Espirito Santo. Original de Francisco Libânio Colás. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; CARDOSO, Bruno Santos . Introdução e Thema com Variações para Pianoforte de António Luiz Miró (1815?-1853). 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; FERREIRA, F. C. S. ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . Missa N. 1 de Francisco Libânio Colás (1830-1885). Edição Original de Jaime C. Diniz. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Edição Musical).

CARVALHO SOBRINHO, João Berchmans de ; MARTINS, C. H. ; OLIVEIRA, D. M. G. . Ópera A Vingança da Cigana. 2012. Outra.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Ação Musicológica e Arquivística para o Patrimônio Musical Pi auiense, Descrição: O princípio motivador desta proposta investigativa de natureza musicológica para o Piauí decorre da constatação de que a história da tradição musical em nosso estado parece ter caído no esquecimento. Se aceitarmos que a música esteve presente enquanto estratégia sociopolítica e religiosa do projeto colonizador português a ser implantado no Brasil, é óbvio que temos que ir em busca de seus rastros, de suasmatrizes culturais em suas várias vertentes, sejam elas artístico-estéticas, religiosas, para o entretenimento e festividades, dentreoutras. Este subprojeto, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música(NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, conduz a uma ação efetiva de identificação das matrizes culturais de uma prática musical em solo piauiense, a partir dos primeiros ano s de sua colonização e estabelecimento enquanto Província do Império Português. ParaPablo Sotuyo Blanco (2008, p.56): A história social do Brasil nos ensina que a atividade musical tem se desenvolvido (e ainda se desenvolve) articulada em uma rede de instituições, cujas características permitem reconhecer a natureza dos seus produtos. Instituições religiosas, laicas, civis, militares, públicas e/ou privadas experimentaram, na história, um número significativo de cruzamentos e/ou superposições entre elas, cujos arquivos refletem o grau de interação e de circulação de documentos e materiais relativos à música. A cuidadosa consideração destes aspectos históricos, sociais e institucionais ajudará em muito a atingir os objetivos musicológicos propostos. Esta tarefa, a da identificação de nossas matrizes culturais, pode tornar - se um complexo quadro referencial de âmbito multidisciplinar para a perspectiva a que se propõe este estudo de iniciação à pesquisa. Isso decorre da constatação que a música se manifesta em um quadro social e cultural amplo e complexo, e que as suas realizações podem ocorrer em instâncias as mais variadas possíveis, desde a cena rural ou urbana, as proposições individuais ou coletivas, institucionalizada por regras e quadros funcionais, ou desregrada, carnavalizada em seus aspectos festivos. Para este estudo delimitaremos nossa ação à música de tradição escrita, acatando a ideia de Blanco (2008, p. 56) de que ?quem interage com música, acaba acumulando música ? seja nas manifestações e/ou suportes que forem no contexto da indústria musical ocidental?. Neste sentido, a nossa preocupação inicial será com a música institucional, ou seja, o levantamento e identificação dos fundos arquivísticos de instituições e/ou conjuntos musicais (bandas civis ou militares, orquestras, corais, etc.) que porventura ocorreram ou ocorrem no amplo espaço cultural piauiense. Neste sentido, propomos com este projeto um levantamento, a identificação e o registro de acervos musicais institucionais ou em posse de particulares, buscando traçar um quadro musicológico da produção musical histórica que foi desenvolvida ou que passou por um processo de circularidade cultural em nossa região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Francisco Adriano dos Santos - Integrante.

  • 2014 - Atual

    A música nas comédias, operetas e dramas no Norte e Nordeste do Brasil., Descrição: O princípio motivador desta proposta investigativa de natureza musicológica decorre da constatação de que desde a segunda metade do século XIX, tivemos uma forte explosão da música de caráter operístico no Norte e Nordeste do Brasil. Isso, na decorrência do estabelecimento dos primeiros teatros de públicos, particularmente, São Luís do Maranhão (fundação do Teatro São Luís), Recife(do Teatro Santa Isabel) e Belémdo Teatro da Paz), as capitais de província que tiveram um forte intercâmbio de companhias de ópera que realizaramtemporadas líricas neste circuito cultural, tendo São Luís do Maranhão como a porta de chegada destas companhias. A literatura é farta sobre o assunto e maior ainda a produção de dramas musicais, comédias do mesmo teor, farsas, vaudevilles, mágicas, espetáculos operísticos, cenas de óperas, concertos beneficentes, um verdadeiro burburinho cultural que permeará todo o resto da centúria e penetrará no século XX. Este subprojeto, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, conduz a uma ação efetiva de identificação de obras, compositores, cantores e regentes que atuaram nestas três capitais das províncias brasileiras durante a segunda metade do século XIX. Outro fator importante é que a maioria destas representações cênicas traz em seu quadro de representação a música, composta exclusivamente para o texto dramático ou adaptada de gêneros de caráter eminentemente nacionalista, como modinhas, lundus, polcas, schottischs , maxixes, dentre outras,contribuindo para a consolidação dos gêneros musicais brasileiros urbanos,e de suacirculação em espaços até então socialmente restritivos. Estesgêneros constituem as bases musicais que rechearam os textos teatrais destas obras. Portanto, arrisco a dizer que o teatro musical foi um dos responsáveis pela aceitação da música popular no ambiente teatral, convivendo com as grandes óperas de tradição romântica. Portanto, propomos com este projeto uma pesquisa documental que busque traçar o quadro musicológico da comédia musical brasileira, enfatizando estes três ambientes culturais: São Luís, Recife, Belém.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Pedro Furtado Rodrigues Filho - Integrante.

  • 2013 - Atual

    A Reconstrução do Pensamento Musicológico de Jaime Cavalcanti Diniz a partir da Documentação Histórica de, Descrição: Este projeto de estudo propõe-se ao desenvolvimento de atividades de prospecção de dados historiográficos e musicológicos, que serão desenvolvidos junto ao Acervo Padre Jaime Diniz pertencente à Biblioteca do Instituto Ricardo Brennand. Tais atividades foram pensadas para proporcionar o aperfeiçoamento de minha formação como professor e pesquisador junto à Universidade Federal do Piauí. A principal intenção do estudo é a de articular os campos dos saberes históricos e musicológicos, através do conjunto documental que compõe este acervo (manuscritos musicais, cartas, anotações, comentários críticos, esboços de análises, programas de concerto, dentre outros documentos), pretendendo com isso, investigar a construção do discurso musicológico e a proposta metodológica do eminente professor Jaime Diniz para a musicologia brasileira. Além disso, realizar um exame crítico do material histórico-musicológico desenvolvido por ele ao longo de sua trajetória de professor e pesquisador. O presente estudo pretende, portanto, abordar aspectos da produção intelectual do Padre Jaime Diniz, professor e musicólogo, natural de Água Preta, Pernambuco, onde nasceu em 1924, tendo falecido em 1989. Jaime Diniz foi sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Musicologia, e um dos criadores do Curso Superior de Música da Universidade Federal de Pernambuco, além de membro da Academia Brasileira de Música. Este estudo incidirá sobre três aspectos inter-relacionados: a) Aspectos biográficos: referentes à coleta e tratamento de dados sobre a formação pessoal e trajetória intelectual do musicólogo e historiador da música; b) Aspectos sobre o conjunto da sua produção intelectual: publicações acadêmicas, relatos de pesquisa, edições e transcrições musicológicas e etnomusicológicas; c) Análise de correspondências, notas, fragmentos de anotações, dentre outros escritos. Esta divisão se faz necessária devido à abrangência de sua produção e de sua preocupação enquanto pesquisador inserido em um contexto cultural que iniciava o debate da pesquisa em música no Brasil. Como as disciplinas que ministro necessitam do estatuto do saber histórico e sua conjunção disciplinar com os teóricos da musicologia, o referencial teórico perpassará pontos incisivos destas duas áreas. Portanto, o pensamento de autores como Peter Burke, Pierre Bourdieu e Roger Chartier, manterão um permanente diálogo com os teóricos da musicologia, principalmente Meyer, Chase, Kermann, Blacking, Grier, no intuito do enriquecimento da abordagem, sem de fato me debruçar sobre os documentos musicais isoladamente, e sim, realizando uma leitura relacional entre as concepções emanadas da análise do conteúdo do acervo e as condições sociais e históricas de produção do pensamento ali exposto. Além do que, esse diálogo não é algo novo e já vem sendo proposto por alguns musicólogos, como o professor Manoel Carlos Brito: A minha convicção é de que a musicologia enquanto ciência humana não deve procurar definir a sua própria epistemologia, o seu próprio conceito de método científico, deve sim dialogar mais do que tem sido habitual até hoje com as restantes ciências humanas, na procura de uma epistemologia ou de epistemologias que lhe possam servir de suporte teórico, assim como no esclarecimento de problemas comuns e no estudo de campos contíguos (p.18). Como exemplo, temos o do historiador da arte, que até então conduzia sua tarefa histórica de forma mais ou menos isolada, está, hoje, em busca do entrelaçamento interdisciplinar para a abordagem do seu objeto de estudo, desenvolvendo uma leitura da obra de arte em que relaciona aspectos estilísticos com as condições sociais nas quais as obras foram desenvolvidas (Bensa, 198, p.74, citando Gisnzburg). Portanto, na conjugação destas abordagens teóricas apresentadas pretendo constatar a existência de inter-relações entre fatores originários de processos históricos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Cássio Henrique Ribeiro Martins - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2013 - Atual

    Catalogação e Inscrição em Plataforma RISM da Obra do Compositor Emmanuel Coelho Maciel, Descrição: Este sub-projeto, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, dá continuidade a pesquisas que incidem sobre obras musicais de compositores brasileiros ou de outros autores que tiveram alguma relação com a música brasileira. Seguindo esta linha, esta proposta aponta para a catalogação das obras de um importante compositor, mineiro de nascimento, mas que desde o início da década de 70, do século passado, tem atuado em nossa região enquanto compositor, regente e professor da Universidade Federal do Piauí. Trata-se de Emmanuel Coelho Maciel, um dos fundadores do atual curso de Licenciatura em Música da UFPI. A intenção é a de realizar a catalogação de toda a obra do compositor Emmanuel Maciel e sua indexação em Plataforma RISM - Répertoire International des Sources Musicales ? uma plataforma criada 1952 pela Sociedade Internacional de Musicologia cujo objetivo principal é o de catalogar todas as fontes musicais existentes no mundo, além da criação de um instrumento de busca que descrevessem integralmente as fontes, permitindo o acesso irrestrito a elas. Este projeto propõe-se, portanto, a ser uma base de disseminação de estudos a partir da catalogação das obras de um compositor importante para a produção musical brasileira, buscando sempre a revitalização de obras em seus aspectos musicológicos, analíticos e práticos e procurando também, desvelá-las enquanto patrimônio cultural e artístico brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Paulo Henrique de Sousa Dantas - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Levantamento Musicológico do Acervo Musical da Banda da Polícia Militar do Estado do Piauí, Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, e dá continuidade a pesquisas que incidem sobre obras musicais de compositores brasileiros ou de outros autores que tiveram alguma relação com a música brasileira. Seguindo esta linha, esta proposta aponta para um levantamento musicológico do acervo de partituras da Banda da Polícia Militar do Estado do Piauí. Por tratar-se de uma das mais antigas instituições musicais de nosso Estado, acreditamos que a identificação deste acervo possa desvendar obras importantes para a compreensão de nossa cultura musical, e ao mesmo tempo, possibilitar o conhecimento de um repertório construído em nossa região e que traduz o gosto musical da sociedade piauiense. A intenção é a de realizar o levantamento do repertório ali depositado e sua identificação e catalogação musicológica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Luiz Adriano Cerqueira Cardoso - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Proposta Editorial para a ópera ?Leonor? de Euclides Fonseca (Recife, 1845-Olinda, 1929), Descrição: Este sub-projeto, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), do Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, e dá continuidade a pesquisas que incidem sobre obras musicais de compositores brasileiros ou de outros autores que tiveram alguma relação com a música brasileira. Seguindo esta linha, esta proposta aponta para um estudo musicológico da Ópera Leonor do compositor pernambucano Euclides Fonseca (Recife, 06 de janeiro de 1854 - Olinda, 31 de dezembro de 1929). Por tratar-se de uma ópera em língua nacional e contextualmente construída em um momento em que se discutia a necessidade de uma ópera nacional em face do estilo italiano, que dominava o gosto da musical da época, esta obra tem a importância de apresentar ideologicamente estas ideias, além de apresentar-se como um exemplar único na região nordeste, sendo de suma importância sua transcrição moderna e preparação para execução. A intenção é a de recuperar este manuscrito musical que se encontra depositado na Seção de Obras Raras/Acervo Euclides Fonseca, do Instituto Ricardo Brennand, da cidade de Recife, Pernambuco, e realizar a edição da obra e sua preparação para execução musical com a Orquestra de Câmera da UFPI. Este projeto propõe-se, portanto, a ser uma base de disseminação de estudos que tem o interesse no exame dos processos de criação musical a partir de um levantamento em acervos históricos, buscando sempre a revitalização de obras em seus aspectos musicológicos, analíticos e práticos, procurando desvelá-las enquanto patrimônio cultural e artístico brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Maria da Cruz Rayane Rosa de Araújo - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise estilística da ópera ?Leonor? de Euclides Fonseca (1854-1929), Descrição: Este sub-projeto, vinculado ao projeto âncora Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, cadastrado sob o número 014/2008, é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. João Berchmans de Carvalho Sobrinho, e dá continuidade a pesquisas que incidem sobre a elaboração de projetos voltados para obras musicais de compositores brasileiros ou de outros autores que tiveram alguma relação com a música brasileira. Pretendemos realizar, como problemática central, um estudo histórico e musicológico da Ópera Leonor do compositor pernambucano Euclides Fonseca (Recife, 1854 ? Olinda, 1929), tendo como perspectiva de análise a sua trajetória de vida e inserindo o estudo no campo das discussões entre a criação musical e seu contexto de produção. Pretende-se, também, realizar a análise das características mais marcantes de seu estilo composicional, realçando uma nova faceta, além da de pianista, em sua carreira artística: a de compositor. O estudo desta obra é de suma importância para a compreensão do contexto cultural recifense e de sua articulação com o conjunto de ideias nacionalistas que estavam disseminadas no Brasil, visto que esta ópera teve a sua estreia no Teatro Santa Isabel na noite de 7 de setembro de 1883, época em que os compositores nacionalistas procuravam impor um modelo de ?música brasileira? como expressão musical do país. Seria então só na segunda metade do século XIX que encontraria uma saída ideológica e estética para os rumos do nacionalismo em que a música brasileira começou a demonstrar uma individualidade nacional própria. Nesta direção, duas óperas em português antecederam Leonor: A Noite de São João de Elias Álvares Lobo (1859) e A Noite do Castelo de Carlos Gomes (1861), ambas com libreto em português e circunscritas ao ambiente paulista e carioca, o que aumenta ainda a importância da ópera pernambucana. Portanto, este estudo tem o interesse no exame dos processos de criação musical a partir de um levantamento em acervos históricos, buscando sempre a revitalização de obras em seus aspectos musicológicos, analíticos e práticos e estéticos, procurando desvelá-las enquanto patrimônio cultural e artístico brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Mário Eduardo de Araújo Rodrigues - Integrante.

  • 2010 - 2011

    Ópera ao Divino: o Te Deum do Espírito Santo do compositor Francisco Libânio Colás (1830-1885): um estudo de contexto com edição e análise musical, Descrição: Como fruto das atividades de pesquisa propostas pelo Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS) do Departamento de Música e Artes Visuais da Universidade Federal do Piauí, sob minha coordenação e tendo como apoio o MCT/CNPq através do Edital Universal, estou propondo este estudo que se insere em uma de suas linhas de pesquisa, e dá continuidade ao exame dos processos de criação musical a partir de levantamentos em acervos e coleções musicológicas, buscando sempre a revitalização de obras enquanto patrimônio cultural brasileiro. O presente projeto tem como objetivo realizar a Edição Musicológica do Te Deum do Espírito Santo de Francisco Libânio Colás, a partir de sua reconstituição amparada em uma metodologia adequada de edição musical (GRIER,1996; FIGUEIREDO,2001; 2002), objetivando identificar conexões musicológicas e de estilos entre as obras pertencentes ao período maranhense do compositor, a partir do modelo teórico-metodológico da análise do estilo musical musical (LARUE, 1993; KATER,1994). Neste sentido, esta proposta encaminha uma reflexão sobre a temática da produção musical histórica no Nordeste brasileiro, no intuito de iniciar um esforço de coleta, restauração, transcrição e análise a partir dos acervos regionais, tendo como objetivo a recuperação e revitalização do patrimônio e memória musical brasileiro. Neste sentido, estamos propondo um estudo sob três direções: a) O exame do contexto da obra a partir de uma análise crítica sobre a produção musical do período; b) Edição Musicológica do Te Deum do Espírito Santo, com aparato crítico; c) Análise de estilo. O objetivo deste estudo, portanto, é o de ampliar o campo da investigação musicológica direcionando estas pesquisas para personagens que desenvolveram um importante papel artístico e cultural e que de certa forma ainda não foram alvos dos estudos musicológicos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Cássio Henrique Ribeiro Martins - Integrante / Débora Moraes Gonçalves de Oliveira - Integrante / Fernando Cícero da Silva Ferreira - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras, Descrição: O Projeto Memória Musical ? Edição e Difusão de Partituras é uma ação do Núcleo de Pesquisa em Música (NUPEMUS), do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelos Profs. Drs. João Berchmans de Carvalho Sobrinho e Vladimir Alexandro Pereira Silva. Propõe-se a um objetivo que compreende duas ações e dois enfoques metodológicos: primeiro, a elaboração de projetos editoriais voltados para obras musicais inéditas de compositores brasileiros ou de outros autores que tiveram alguma relação com a música brasileira, sobremaneira os compositores portugueses; segundo, o desenvolvimento de uma política de editoração e preservação do nosso patrimônio musical oral a partir da coleta etnográfica e transcrição musical. Para alcançarmos estes objetivos criamos junto ao Núcleo de Pesquisa em Música uma área de edição musical, com uma Comissão Editorial constituída de musicólogos e etnomusicólogos reconhecidos em suas áreas de atuação, além de um corpo de editores formado por professores e alunos da Área de Música do Departamento de Música e Artes Visuais (DMA), tendo o Laboratório de Informática e Música (LIMUS) como suporte metodológico desta atividade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2009

    Edição Crítica do Te Deum 1811 do Pe. José Maurício Nunes Garcia, Descrição: Realizar uma edição musical do Te Deum (1811), um hino em ação de graças composto pelo Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830) considerado o mais importante compositor brasileiro da segunda metade do Século XVIII e primeira do Século XIX, desenvolvendo uma metodologia adequada de exames das fontes e da edição musical, com base na proposta de James Grier (1996), bem como, nos estudos do musicólogo Carlos Alberto Figueiredo (2001; 2002; 2004) sobre esta temática, voltados especificamente para a obra do Pe. José Maurício. Realizaremos uma pesquisa de caráter musicológico com ênfase na edição e comentários analíticos. Trabalharemos com um conjunto de fontes musicais de épocas distintas, sendo a mais antiga autógrafa e as demais transmitidas por copistas diferentes, observando-se as várias fases de elaboração do texto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador.

  • 2007 - 2009

    Pesquisa Musicológica sobre Vicente Férrer de Lyra: cantor e compositor da Sé de Lisboa e mestre de capela da Sé de São Luís do Maranhão, Descrição: A temática deste projeto é fruto de um prazeroso envolvimento com a pesquisa musical, cuja trajetória foi marcada pelo contato com diversos acervos musicológicos brasileiros e que acentuou em mim o interesse pelo nosso passado musical. A partir da compreensão da importância dos estudos voltados para o patrimônio musical brasileiro, se faz necessário uma ação no sentido de recuperar obras significativas que estão dispersas nos acervos musicais, no intuito de revitalizá-las e socializá-las através de uma política de catalogação, publicação e execução dessas obras. São diversas coleções espalhadas, tanto em ambientes particulares como institucionais que necessitam de uma intervenção de caráter editorial, musicológico e interpretativo, e esse projeto caminha nesta direção: a de criar junto ao Núcleo de Pesquisa em Música da UFPI (NUPEMUS) uma proposta mais ampla de estudos voltados para a produção musical brasileira como um todo, tendo este projeto como o primeiro passo nesta direção. Nesse sentido, a intenção desta pesquisa é dar continuidade a estudos que venho realizando em torno da prática musical no Maranhão oitocentista. Ao longo deste século São Luís do Maranhão foi palco de um efervescente movimento artístico e cultural, projetando-se uma produção literária com destaque nacional e internacional. No campo da música houve uma produção significativa em pelo menos dois gêneros: o da música religiosa, como prática herdada do catolicismo colonial tão caro aos preceitos da igreja portuguesa, e por conta disso, implantado aqui nos mesmos moldes que Lisboa, e o da música teatral a partir do surgimento das primeiras casas de espetáculo, particularmente na capital da Província, com uma constante presença de companhias de artistas estrangeiros exibindo-se com freqüência no Teatro Nacional de São Luiz, posteriormente Teatro União e atual Arthur Azevedo. Boa parte desta produção encontra-se resguardada no Arquivo Público do Maranhão, Seção Inventário João Mohana, que rep. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Luana Uchôa Torres - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal do Piauí - Cooperação., Número de produções C, T & A: 2

  • 2007 - Atual

    Inventário do Patrimônio Imaterial da Região de Castelo do Piauí: referências culturais e registros de memórias, Descrição: Este projeto de pesquisa sobre o Inventário do Patrimônio Imaterial da região de Castelo do Piauí objetiva realizar ações de identificação, registro e salvaguarda de difusão, de referências culturais e registros de memória, no intuito de atribuir a essas produções um valor sócio-cultural intrínseco como signo de identidade comunitária. Nosso entendimento é de que as referências culturais estão passando por um momento de descontinuidade e a até mesmo de desmoronamento em face às políticas globalizantes e centralizadas para a cultura, sendo necessário uma tentativa de reconstrução destas experiências que estão excluídas dos contextos mais formalizantes com que se encaram as formas culturais nos dias de hoje. A pretensão é a de abrir trilhas e frestas renovadoras aguçando o olhar e deixando entrever um mundo de repleto de criações, ou seja, construir um caminho repleto de possibilidades para a análise. Essa ação voltada para o Patrimônio Imaterial possibilitará reflexões sobre a importância da arte, da cultura e do patrimônio natural presentes em cada cotidiano, e suas inúmeras possibilidades em despertar novas visões de mundo, proporcionar identidades e o fortalecimento da cidadania. Através dessas ações afirmativas e multidisciplinares poderemos ajudar a capacitar agentes multiplicadores, compreendendo a si mesmos e aos outros nas inter-relações solidárias e democráticas, de respeito e cooperação, verdadeiros agentes transformadores da sociedade. Desenvolveremos, também, algumas ações afirmativas, pois entendemos uma necessidade de formação constante, tornando-se importante a realização desse trabalho sócio-educativo com o registro e socialização dos hábitos, cultura, arte, educação para a conservação deste Patrimônio Imaterial de maneira consciente e socializadora.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Ângela Samara P. Batista - Integrante / Benedito Rubens Luna de Azevedo - Integrante / Luana Uchôa Torres - Integrante / Núbia de Andrade Vieira - Integrante.

  • 2007 - Atual

    Edição, Publicação e Apresentação Pública da Opereta "Véspera de Reis na Lapinha" do compositor maranhense Francisco Libânio Colás (1830-1885), Descrição: Este projeto é resultado de uma pesquisa sobre a música produzida no nordeste brasileiro. Tem a preocupação de editar, publicar e executar, a partir de um estudo junto a fontes documentais, a opereta Vésperas de Reis na Lapinha do compositor Francisco Libânio Colás (São Luís, 1830 - Recife, 09 de fevereiro de 1885) e com atuações no Norte e Nordeste brasileiro. O objetivo é de trazer à tona uma obra de caráter operístico que se encontra em quase total esquecimento pelos estudos musicológicos. A referida obra foi representada pela primeira vez no Teatro São João da Bahia, em 15 de julho de 1875 e trata-se de uma comédia musical em um ato para solistas e orquestra, construída sobre motivos musicais dos gêneros populares brasileiros (polcas, lundus, valsas, etc.), sobre texto do dramaturgo maranhense Arthur Azevedo e com música de Libânio Colás. É datado de 1882 e pertence à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Projetamos como ponto de partida a edição musicológica da obra e sua publicação em formato partitura e partes cavadas (partes separadas para cada instrumento da orquestração), e como terceira etapa, a sua execução pública com o aparato musical exigido. Como resultados, pretendemos, além de ampliar o conhecimento sobre a música de fins do século XIX, divulgar este gênero de composição de feitura rara no repertório musical do nordeste brasileiro contribuindo para o avanço da pesquisa nesta área e para a formação de repertório musical brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Manoel Jucélio Cavalcante Júnior - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    António Luis Miró: a presença de um compositor ilustrado no Maranhão oitocentista, Descrição: O presente estudo trata de examinar a trajetória do compositor português António Luiz Miró e sua passagem pelo Maranhão na primeira metade do século XIX. António Miró chegou ao Maranhão por volta de 1850. Tomás Borba em seu Dicionário o dá como natural de Granada, onde nasceu em 25 de agosto de 1815, falecendo em Pernambuco em maio de 1853. ?Pianista e compositor espanhol. Veio para Portugal muito novo, na altura em que seu pai, logo após o fim da Guerra Peninsular, se estabeleceu em Lisboa. Nesta cidade foi discípulo de Domingos Bomtempo e de Frei José Marques, começando por ganhar fama de excelente pianista. Foi porém como compositor teatral que alcançou maior nomeada. No Teatro das Laranjeiras, no Teatro de S. Carlos, no D. Maria e no Ginásio representaram-se algumas peças musicadas da sua autoria, como o ?drama lírico? Os infantes de Ceuta, sobre texto de Alexandre Herculano, as comédias O Conselho das dez, A velhice enamorada sempre leva surriada e a farsa Manuel Mendes Exúndia. Devem-se-lhe também duas missas, matinas e outros trechos religiosos. A música de Miró, que em 1849 se transplantou para o Brasil e aqui veio a morrer, está inteiramente esquecida. (1963, p.240)?. Em 1834 foi ser responsável pela música do Teatro das Laranjeiras do Conde do Farrobo onde dirigiu uma ópera de Mercadante ?a primeira opera que ali se deu n?essa época?(VIEIRA, 1900, p.91). Miró foi também maestro no Teatro São Carlos, sendo substituído por Migoni, em 1843, reassumindo o posto entre 1845 a 1848. Joaquim de Vasconcelos afirma que António Luiz Miró, em 1836, dirigia o Teatro de São Carlos e que, pelo mesmo ano, fez representar sua ópera séria Atar. Este mesmo musicólogo informa que mais duas óperas de sua autoria Virgina e A Marqueza foram encenadas em 1840 e bem acolhidas pelo público, inclusive com a Sinfonia de abertura da Marqueza sendo executada à época ?com applauso em Lisboa e na Madeira? (1870, p.273). A sua vinda para o Brasil ocorreu nos finais de 1849 ou iníc. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: João Berchmans de Carvalho Sobrinho - Coordenador / Alfredo Verney Lima Torres - Integrante., Financiador(es): Arquivo Público do Maranhão - Cooperação / Universidade Federal do Piauí - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação. , Campus ministro Petronio Portella S/N, Ininga, 64049550 - Teresina, PI - Brasil, Telefone: (86) 32155816, Ramal: 816, Fax: (86) 8632155693, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor ad hoc, Carga horária: 2

  • 2007 - Atual

    Academia de Letras do Vale do Longá

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro da Academia, Carga horária: 2

  • 2005 - Atual

    Banco do Nordeste do Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de Projetos pelo BNB Cultura, Carga horária: 4

    Outras informações:
    Refere-se a atuação como consultor ad hoc para avaliação de projetos financiáveis na Área de Cultura pelo Banco do Nordeste do Brasil através do BNB Cultura

  • 1980 - Atual

    Universidade Federal do Piauí

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 04/2013

      Direção e administração, Pró Reitoria de Extensão, .,Cargo ou função, Coordenador de Ação Comunitária e Cultural.

    • 03/2012

      Direção e administração, Escola de Música da UFPI, .,Cargo ou função, Diretor da Escola de Música da UFPI.

    • 03/2005

      Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Diretor de Unidade.

    • 09/2004

      Ensino, Licenciatura Plena Em Educação Artística, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música, Laboratório de Informática e Músca

    • 02/2004

      Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Educação Artística.,Cargo ou função, Chefe de Departamento.

    • 02/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Educação Artística.,Cargo ou função, Membro do Coselho Departamental.

    • 03/1996

      Extensão universitária , Pró Reitoria de Extensão, Centro de Ciências da Educação.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto LIMUS - Laboratório de Informática e Música.

    • 01/2009 - 07/2013

      Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso.

    • 01/2009 - 07/2013

      Direção e administração, Centro de Ciências da Educação, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Licenciatura em Artes para Assentados e Assentadas da Reforma Agrária.

    • 01/2007 - 01/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Universitário da UFPI, .,Cargo ou função, Conselheiro.