Adelio Damião Missaggia
Possui graduação em Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (1977), graduação em Direito pelo Centro Universitário de Barra Mansa (1995), mestrado em Aplicações Militares - Departamento de Ensino e Pesquisa d Ministério do Exército (1988) especialista em Direitos Fundamentais pelo Centro Univercitário de Barra Mansa, especialista em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado em Bidireito, Ėtica e Cidadania pelo Instituto São José Salesiano (2012). Atualmente é professor da Academia Militar das Agulhas Negras. Tem experiência na área de administração de endino Universitário e na área de Direito, com ênfase em Direito Privado
Informações coletadas do Lattes em 10/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Mestrado
2010 - 2012
Instituto São José Salesiano
Título: FUNDAMENTOS DE UMA EDUCAÇÃO COMPROMETIDA COM A CIDADANIA ÉTICA E INCLUSÃO SOCIAL,Ano de Obtenção: 2012
Pablo Jimenez Serrano.
Mestrado em Aplicações Militares
1987 - 1988
Departamento de Ensino e Pesquisa d Ministério do Exército
Título: Operações Militares,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Domingos Miuel Antônio Gazziineo
Palavras-chave: Emprego Esquadrão; Esquadrão.Grande área: OutrosSetores de atividade: Educação.
Especialização em Direito Fundamentais
2002 - 2003
Centro Universitário de Barra Mansa
Título: O controle de constitucionalidade das leis
Orientador: José Alfredo de Oliiveira Barracho
Especialização em Educação
1996 - 1997
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Os papel da universidade do terceiro milênio
Orientador: Nelly Aleotti Maia
Formação complementar
2011 - 2011
Extensão universitária em Avaliação de Aprendizagem. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Interdiciplinaridade. (Carga horária: 12h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2011 - 2011
Curso Básico de Mapeamento de Processos. (Carga horária: 20h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2010 - 2010
Aprendizagem - Estratégias - Planejamento. (Carga horária: 8h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Os novos desafios de ensinar e aprender.. (Carga horária: 10h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2007 - 2007
Extensão universitária em Curso de Combate ao Desperdício. (Carga horária: 5h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Avaliação de Aprendizagem. (Carga horária: 40h). , Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
2001 - 2001
Estágio de Liderança. (Carga horária: 40h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
1998 - 1998
Semana da Educação. (Carga horária: 24h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
1996 - 1996
34º Projeto de Atu. e Rec. Tecnologia Educacional. (Carga horária: 33h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
1996 - 1996
III Ciclo de Estudo sobre Qualidade Total. (Carga horária: 24h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
1991 - 1991
Estágio de Planilha Eletronica. (Carga horária: 40h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
1991 - 1991
Estagio de Editor de Texto. (Carga horária: 40h). , Academia Militar das Agulhas Negras, AMAN, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Privado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Teoria do Direito.
Organização de eventos
MISSAGGIA, A. D. . Gincana na III semana Jurídica do Centro Universitário de Barra Mansa. 2000. (Outro).
Participação em eventos
O Assassinato de Bin Laden a luz do Direito Internacional.O Assassinato de Bin Laden a luz do Direito Internacional. 2011. (Oficina).
Semana Jurídica do UBM.A adimistração pública, a vedação do nepotismo e o princípio da moralidade. 2011. (Oficina).
XX Congesso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. A educação jurídica e moral: uma condição necessária para a efetivação dos direitos em face da convivência social. 2011. (Congresso).
XII Semana Jurídica.A nova lei do mandado de segurança: aspectos controvertidos.. 2010. (Seminário).
XII Semana Jurídica.Regime Jurídicos de Pessoal na Administração Pública: Análise crítica da doutrina e jusrisprudência. 2010. (Seminário).
XII Semana Jurídica.Sumulas vinculantes do STF: análise crítica.. 2010. (Seminário).
XII Semana Jurídica.A evolução das garantias legais do direito da criança e do adolescente.. 2010. (Seminário).
XI Semana Jurídica.Responsabilidade empresarial. 2009. (Seminário).
XI Semana Jurídica.A efetividade das normas constitucionais.. 2009. (Seminário).
IX Semana Jurídica.O Direito e o teatro: a mesma face. 2007. (Oficina).
Semana Jurídica do UBM.A ação civil pública como instrumento de garantia para um ambiente sustentável. 2007. (Oficina).
Semana Jurídica do UBM.A ética profissional como paradígma do século. 2007. (Oficina).
Semana Jurídica UBM.O papel da Hermenêutica Jurídica na Construção da Disseminação dos Direitos Humanos. 2006. (Oficina).
Atualização Pedagógica.Mitos e Verdades. 2004. (Simpósio).
Semana da Educação.O Ensino Superior no País. 1998. (Encontro).
34º Projeto de Atualizaão e Reciclagem em Tecnologia educacional. Tecnologia educacional. 1996. (Congresso).
Ciclo de Qualidade Total no Ensino.Qualidade total no ensino. 1996. (Simpósio).
Participação em bancas
MISSAGGIA, A. D.. A Imputabilidade do Estado Puerperal no Infanticídio. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. As Usinas Nucleares Brasileiras e a Evolução do Direito Ambiental no seu Licenciamento. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Assédio Moral no Trabalho e despedida abusiva: elementos identificadores e críticas sobre a fixação do quantum indenizatório. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. da Silva.Eutanásia: O Direito brasileiro e a religião. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Aspectos jurídicos sobre a Agua de Lastro. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Maquiavel um homem a frente de seu tempo. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Princípio da Proteção Integral aplicado na efetivação da saúde.. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. A violência doméstica e familiar contra a mulher. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. A questão previdenciária no Brasil: aposentadoria por invalidez. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Interrupção terapêutica do parto de fetos anencefálicos. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Sistema Penitenciário Brasileiro: terceirização nos presídios. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Distribuição do poder familiar: uma análise sobre suas causa e condições. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Cerceamento do Direito do fumante em prol da saúde. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. O tombamento e a sua importância para o desenvolvimento de Parati. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Delação premiada seus aspectos legais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Legitimidade do Ministério Público na investigação de crimes. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Execução de Alimentos: novas controvérsias. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Recuperação extrajudicial de empresas de médio porte. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. A democracia brasileira e a ausência de uma lei de imprensa: consequências?. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. A responsabilidade civil do Estado pela omissão. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. A responsabilidade civil do Estado e o direito regressivo.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Crimes Sexuais: novações e divergências, Lei 12015/09. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Aplicação da Suspensão nos Embargos à Execução Fiscal ante a Nova Sistemática Adotada pela Reforma do CPC. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Entre a Lei e a Justiça: o dilema da herança positivista. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Os Tipos de Responsabilidade por Dano Ambiental. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Linguagem Jurídica: fator barreira ao entendimento do Direito pelos leigos?. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Linguagem Jurídica: qual o limite da rebuscação na linguagem técnica para o fortalecimento da democracia??. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
MISSAGGIA, A. D.. Propagando Eleitoral: fiscalização e exibição da propaganda política. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa.
Orientou
A eficácia e aplicabilidade das leis brasileiras; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Adelio Damião Missaggia;
Entre a Lei e a Justiça: O dilema da herança positivista no ordenamento jurídico brasileiro; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Centro Universitário de Barra Mansa; Orientador: Adelio Damião Missaggia;
Produções bibliográficas
-
MISSAGGIA, A. D. . O Modelo Hermenêutico e a Crise no Ensino Jurídico Brasileiro. In: Sidney Guerra; Marlene Novak. (Org.). Direit, Desenvolvimento e Cidadania. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2011, v. , p. 21-30.
-
MISSAGGIA, A. D. . A Educação Jurídica e Moral: uma condição necessária para a efetivação dos direitos em face da convivência social. In: XX Congesso Nacional do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 2011. XX Congresso Nacional do CONPEDI. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2011.
-
MISSAGGIA, A. D. . Mitos e Preconceitos Sociais que Dificultam o Exercício Democrático da Adoção. In: I Seminário de Violência, Educação e Saúde do Vale do Paraíba e I Seminário Internacional de Direito, 2010, Lorena/SP. I Seminário Internacional de Direito, 2010.
-
MISSAGGIA, A. D. . A educação jurídica e moral: uma condição necessária para a efetivação dos direitos em face da convivência social. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MISSAGGIA, A. D. . Prova Integrada 2011. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova Institucional).
MISSAGGIA, A. D. . Regulamento Prova Integrada. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Regulamento).
MISSAGGIA, A. D. . Prova Integrada 2010. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova Institucional).
MISSAGGIA, A. D. . Prova Integrada 2009 1. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova Institucional).
MISSAGGIA, A. D. . Prova Integrada 2009 2. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova Institucional).
MISSAGGIA, A. D. . Prova Integrada 2008 2. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Prova Institucional).
MISSAGGIA, A. D. . Lei de Introdução ao Código Civil - art. 1º ao 7º, e seus princípios. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Prêmios
2010
Título de Cidadão Resendense, Câmara dos Vereadores de Resende/RJ.
2000
Medalha Militar e Passador de Ouro, Diretor de Cadastro e Avaliação do MEx.
2000
Medalha Marechal Trompowsky, Institutos do docentes do Magistério Militar.
1998
Medalha da Vitória, Associação de Ex-Combatentes do Brasil.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Centro Universitário de Barra Mansa, Curso de Direito. , Rua Vereador Pinho de Carvalho Nº 267, Centro, 27330-550 - Barra Mansa, RJ - Brasil, Telefone: (024) 33250222, Ramal: 266, Fax: (024) 33233690, URL da Homepage:
Experiência profissional
1999 - 2002
Universidade do Estado do Rio de JaneiroVínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Prodessor, Carga horária: 4
Outras informações:
Contratado para lecionar a disciplina Instituições de Direito no Campos Regional de Resende RJ
1997 - Atual
Centro Universitário de Barra MansaVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
Outras informações:
Professor de Introdução ao Estudo do Direito, Direito Internacional Privado e Teoria da Argumentação
2013 - Atual
Academia Militar das Agulhas NegrasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40
1995 - 2001
Academia Militar das Agulhas NegrasVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coronel Professor, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Profesor da AMAN nas seguintes disciplinas: Direito Cosntitucional , Direito Civil, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar, Direito Administrativo, Teoria Geral do estado e Introdução ao Estudo do Direito
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Adelio Damião Missaggia e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?