Maricel Karina López Torres

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC) e Mestra em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC), ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou como pesquisadora vinculada ao Núcleo de Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP UFSC) e junto ao Setor de Criação e Disseminação do Conhecimento do Senac Santa Catarina, no Programa PIC Senac. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa Organizações, Pessoas e Ambiente UFGD, com ênfase de atuação em métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. Desempenhou atividades como Coordenadora do Cursos de Graduação e Pós-graduação na Faculdade Senac Palhoça, em Santa Catarina, onde trabalha como Professora e Palestrante. Nessa mesma instituição, é docente em diferentes ações e cursos de formação profissional e atuou como Pesquisadora. Integra o Banco de Avaliadores ad-hoc do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis), do INEP/MEC, atuando como avaliadora ad-hoc no Ensino Superior desde 2019. Leciona temas relacionados à gestão do conhecimento, gerenciamento de projetos, gestão da saúde e segurança ocupacional, responsabilidade socioambiental, design thinking (criatividade e inovação), metodologia científica e outros voltadas ao desenvolvimento das mais diferentes competências profissionais na área de gestão e tecnologia da informação. Ademais, desempenhou atividade docente em disciplinas do curso de Engenharia de Materiais na UFSC, nas disciplinas de Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação, nas quais articulou o pensamento de design, abordando temas como Design Thinking e Pensamento Criativo, visando a proposição de produtos e negócios inovadores. Possui capacitação e experiência em Ensino e Aprendizagem por Competências (SENAC e SENAI), Educação a Distância (EaD UFSC e IFSC), Orientação de Monografia em cursos de Pós-Graduação a Distância (IFSC/UAB) e Apoio ao Desenvolvimento de Materiais Didáticos (IFSC/CERFEAD). Também tem experiência em atividade de pesquisa voltada para a concepção ergonômica de produtos e processos e para a teoria e prática em gestão do conhecimento e indicadores de desempenho. Atua como consultora de empresas, buscando contribuir para a melhoria contínua dos processos e relações de trabalho, com ênfase em gestão e práticas de saúde e segurança do trabalho, a fim de contribuir para o ODS 8 Emprego digno e crescimento econômico e outros que visem o desenvolvimento sustentável, com a contribuição da criatividade dos profissionais. Tem interesse pelos temas: design thinking, desenvolvimento de produtos e serviços, gestão e inovação, gerenciamento de projetos, desenvolvimento de pessoas, gestão da saúde e segurança ocupacional, sistemas de trabalho, criação e compartilhamento de conhecimento, memória organizacional e grounded theory (teoria fundamentada).

Informações coletadas do Lattes em 06/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

2012 - 2017

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Teoria Substantiva da Trajetória de um Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto, no contexto e história de um Instituto Federal
Marina Keiko Nakayama. Coorientador: Ricardo Azambuja Silveira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Engenharia de Produção

2008 - 2011

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Prevenção, Produtividade e Preservação: recomendações da Análise Ergonômica do Trabalho para o cultivo de mexilhões, Ano de Obtenção: 2011
Eugenio Andrés Díaz Merino.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: análise ergonômica do trabalho; prevenção; maricultura.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Ergonomia. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Segurança no Trabalho.

Especialização em Pós-graduação Lato Sensu em Finanças e Custos

2018 - 2021

Faculdade Senac Palhoça
Título: ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NO MUNICÍPIO DE PALHOÇA
Orientador: Marcos Roberto Cardoso

Graduação em andamento em Gestão da Tecnologia da Informação

2022 - Atual

Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto, Estácio RibPreto

Graduação em Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto

2003 - 2007

Instituto Federal de Santa Catarina
Título: Proposta de um novo conceito de interface de comando dos movimentos das cadeiras odontológicas da Olsen Indústria e Comércio S.A., a partir de estudo ergonômico
Orientador: Joel Lacerda

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Segurança do Trabalho

1998 - 1999

Instituto Federal de Santa Catarina

Formação complementar

2021 - 2022

Ser Gestor SUS. (Carga horária: 220h). , Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde, CONASEMS, Brasil.

2021 - 2021

AVALIAÇÃO EXTERNA VIRTUAL IN LOCO. (Carga horária: 16h). , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, INEP/MEC, Brasil.

2020 - 2020

Redes Sociais como Ferramenta de Marketing. (Carga horária: 20h). , Centro de Educação Profissional Senac EaD, SENAC EAD, Brasil.

2020 - 2020

Estratégias de Ensino para Educação Profissional, Científica e Tecnológica. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina, IFSC, Brasil.

2013 - 2013

Design Thinking Action Lab. (Carga horária: 30h). , Stanford University through NovoEd, SU, Estados Unidos.

2012 - 2012

Scopus. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Web of Science, Journal Citation Report e Endnote. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Capacitação de Tutores Presenciais - PACC 2011. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2010

Noções de Toxicologia Ocupacional. (Carga horária: 18h). , Fundacão Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho, FUNDACENTRO, Brasil.

2010 - 2010

As Boas Práticas x APPCC. (Carga horária: 3h). , Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial (EAD), SENAC EAD, Brasil.

2010 - 2010

O profissional de Educação à Distância. (Carga horária: 3h). , Serviços Nacional de Aprendizagem Comercial (EAD), SENAC EAD, Brasil.

2008 - 2008

Princípios para Formação com base em Competências. (Carga horária: 20h). , Rede SENAI de Educação à Distância SC, SENAI-EAD/SC, Brasil.

2008 - 2008

Ergonomia em Teleatendimento - NR-17. (Carga horária: 8h). , Proteção Eventos, PROTEÇÃO EVENTOS, Brasil.

2007 - 2007

Fundamentos da Educação. (Carga horária: 20h). , Rede SENAI de Educação à Distância SC, SENAI-EAD/SC, Brasil.

2007 - 2007

Caracterização da Exposição Ocupacional ao Ruído. (Carga horária: 8h). , Proteção Eventos, PROTEÇÃO EVENTOS, Brasil.

2007 - 2007

Exposição Ocupacional aos Aerodispersóides. (Carga horária: 8h). , Proteção Eventos, PROTEÇÃO EVENTOS, Brasil.

2006 - 2006

Instrumentação em Higiene Ocupacional. (Carga horária: 24h). , Vendrame Consultores Associados, VENDRAME, Brasil.

2006 - 2006

PPRA no Contexto dos Sistemas de Gestão para SST. (Carga horária: 24h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (SC), FUNDACENTRO, Brasil.

2006 - 2006

Mapa de Riscos. (Carga horária: 8h). , Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador, CEREST, Brasil.

2005 - 2005

Bases da Análise Ergonômica do Trabalho. (Carga horária: 16h). , Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (SC), FUNDACENTRO, Brasil.

2002 - 2002

Formação de Multiplicadores. (Carga horária: 18h). , SENAI - Centro de Educação e Tecnologia de Tijucas, SENAI/SC, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Oratória. (Carga horária: 7h). , Multiação Call Center, MCC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Ensino Profissionalizante.

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Produção / Subárea: Engenharia do Produto/Especialidade: Ergonomia.

Organização de eventos

NAKAYAMA, M. K. ; TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. ; SANTANNA, I. S. ; SOUZA, G. M. ; SILVA, A. R. L. ; ANDRADE, N. G. B. ; NETTO, M. . Seminário de Revisão e Avaliação de Artigos. 2012. (Outro).

Participação em eventos

Arena Sebrae São José.Design Thinking e Visão Empreendedora. 2019. (Outra).

Arena Sebrae São José.Conhecimento na Organização: Onde está e como disseminá-lo?. 2019. (Outra).

CIKI - Congresso Internacional do Conhecimento e Inovação. [Comitê Científico]. 2017. (Congresso).

KM Brasil 2014 - Knowledge Management Brasil 2014 - 12o Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento. Práticas da Inovação de Marketing: uma Revisão Integrativa. 2014. (Congresso).

Simpósio de Educação a Distância. 2013. (Simpósio).

Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul.Delineamento de pesquisas e projetos interdisciplinares conduzidos pelo Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), UFSC. 2013. (Simpósio).

Workshop Inovação + Design Thinking. 2013. (Outra).

9 Workshop EGC. 2012. (Oficina).

Congresso Brasileiro de Informática na Educação. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle: recursos para os processos de Aprendizagem Organizacional. 2012. (Congresso).

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. 2012. (Outra).

I Seminário Publicação Acadêmica PPGEP-UFSC. 2012. (Seminário).

IV SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD.Formação continuada para a Gestão de Polos de EaD ? priorização de problemas e estratégias. 2012. (Seminário).

Seminário de Revisão e Avaliação de Artigos. 2012. (Seminário).

V Congreso del Observatorio de la Cibersociedad: Hybrid Days. (Avaliador). 2011. (Congresso).

SIPAT DATAPREV/SC.Ergonomia. 2010. (Outra).

[mini-curso] Design e Usabilidade - In: 9 USIHC (2 horas). 2009. (Outra).

[mini-curso] Design Sustentável, Ergonomia e Usabilidade: convergências - In: 9 ERGODESIGN (2 horas). 2009. (Outra).

4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Transformação Social na maricultura: a ação do óleo reciclado. 2009. (Congresso).

9 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Porposta de procedimentos para o desenvolvimento de advertências: ênfase na participação do usuário. 2009. (Congresso).

9 ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informações, Ambiente Construído e Transporte. Segurança e otimização do fluxo de produção em ação de reciclagem do óleo vegetal. 2009. (Congresso).

III Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí - ENSUS.Inovação Social para o Desenvolvimento Sustentável: ação do óleo reciclado. 2009. (Encontro).

III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade.A mecanização na atividade de cultivo de mexilhões: desafios e possibilidades de incorporação de tecnologia ao trabalho / Desenvolvimento Sustentável na maricultura: soluções possíveis de preservação. 2009. (Simpósio).

Seminário Regional de Proteção e Preservação do Meio Ambiente.Sustentabilidade: práticas, soluções e tendências. 2009. (Seminário).

I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas - Organizações Inovações e Estratégias de Gestão.(3 trabalhos) Inovação na maricultura como proposta de ação da gestão de design; Inovação social e desenvolvimento sustentável: a ação do óleo reciclado; Contribuição da ergonomia para o desenvolvimento sustentável do cultivo de mexilhão. 2008. (Seminário).

Nanotecnologia: Impactos no ambiente, segurança e saúde do trabalhador. 2008. (Seminário).

7 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2006. (Congresso).

XI Jornada Catarinense de Saúde Ocupacional. 2005. (Outra).

6 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. 2004. (Congresso).

10 Seminário de Recursos Humanos. 2002. (Congresso).

XIII Jolaseht ? Jornada Latino Americana de Segurança e Higiene no Trabalho e VII Enassma ? Encontro Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. 2001. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Luciano Figueiredo Coelho

CUSTODIO, R. F.; VIGIL, M. A. G.;TORRES, M. K. L.; BARBOSA, S. F. F.; PICOLLI, I. R. A.. TEM NO POSTO DE SAÚDE? Aplicativo para promover o acesso à informação e uso racional dos medicamentos no município de Tijucas/SC. 2023. Dissertação (Mestrado em Informática em Saúde) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: ALESSANDRA ANTUNES CATARINA

KEMPFER, S. S.; LIMA, M. M.;TORRES, M. K. L.. Seminário Temático Cognitivo como Estratégia Pedagógica na Avaliação em Enfermagem: Experiência Brasil - México. 2022. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Machado Bomfanti de Oliveira

RAMOS, F.; DIAS, M. A. H.;TORRES, M. K. L.. A Rede Federal de Ensino Tecnológico em Santa Catarina: Implementação, Avaliação da Gestão e desempenho comparativo na Política de Educação Profissional. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: José Eduardo Klems Ribeiro

RAMOS, F.; DIAS, M. A. H.;TORRES, M. K. L.. Análise de Políticas Públicas: um estudo sobre a implementação do Sistema Universidade Aberta do Brasil no âmbito da Universidade Federal do Paraná. 2017. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade do Vale do Itajaí.

Aluno: Mailla Mota Zabote

TORRES, M. K. L.; HENCKEMAIER, L.; MARTINS, D. C.. Quedas de idosos: proposta de um protocolo de prevenção de novas quedas após o processo de alta hospitalar. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Michele Dewes

TORRES, M. K. L.; MARTINS, D. C.; MEDEIROS, M. L.. Benefícios e Requisitos para implantação do prontuário eletrônico aplicado aos serviços de saúde de uma instituição de segurança pública. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Danays Kindelan Penalver

VALCARENGHI, R. V.;TORRES, M. K. L.; CALDAS, M. M.. Promoção de saúde e prevenção de fatores de risco cardiovascular em pacientes hipertensos do município Arroio Trinta, SC. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Tania Thomas Kuntze

TORRES, M. K. L.; MARTINS, D. C.; COLOMBO, I. M.. Proposta de capacitação dos sujeitos que compõem um Conselho Municipal de Saúde. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Alessandra de Souza Silva Andre

QUEIROZ, P. H. B.; MIRANDA, M. B.;TORRES, M. K. L.. Implementação do Protocolo de Acolhimento como ferramenta para um atendimento humanizado em uma Unidade de Emergência. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Carina Eligia Granemann

QUEIROZ, P. H. B.; MIRANDA, M. B.;TORRES, M. K. L.. Protocolo de Atendimento Hospitalar para as Pessoas em Situação de Rua - PSR. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Cristine Azevedo Jordão

BASSO, C.;TORRES, M. K. L.; SANTOS, J. L. G.. Promoção da Qualidade de Vida no Trabaho: uma Proposta de Intervenção no CAPS Ad no Município de Palhoça, Santa Catarina. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Marinês Parreira

COSTA, I. A. P.; MELO, J. A. C.;TORRES, M. K. L.. Proposta de Elaboração de um fluxograma de altas dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial do Município de Palhoça. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Beatriz da Silva Flor

COSTA, I. A. P.;TORRES, M. K. L.; FIALHO, M. L.. A relação familiar diante do sofredor psíquico do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSII) do Município de Criciúma. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Patrícia Bordignon

HENCKEMAIER, L.; TRENTIN, G.;TORRES, M. K. L.. Proposta de elaboração e implantação de Procedimento Operacional Padrão em Central de Material de Esterilização de um Hospital do Sul Catarinense. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maritza Regina Stuart

HENCKEMAIER, L.; TRENTIN, G.;TORRES, M. K. L.. Proposta de Elaboração e Implantação de um Plano de Reciclagem de Resíduos Sólidos. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iara Aparecida Schleger

LOSSO FILHO, E. J.; HIGASHI, G. D. C.;TORRES, M. K. L.. Tecnologia da Informação: os avanços e desafios na gestão de saúde. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: BETHÂNIA SANTOS VIEIRA ROHLING

BASSO, F.;TORRES, M. K. L.; DELGADO, I. S.. Um olhar sob o CAPS I do Município de Fraiburgo: diagnóstico da população atendida. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Irene Marques de Medeiros

MAGAJEWSKI, F. R. L.; KIRCHNER, A. R.;TORRES, M. K. L.. Humanização da Assistência de Enfermagem no Hospital Psiquiátrico. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Luciane Kammers

SEITZ, E. M.;TEIXEIRA, C. S.TORRES, M. K. L.. As ações de segurança do trabalho e o SIASS: o caso da Universidade Federal de Santa Catarina. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Lidiani Aparecida Fantin de Matia

FREIRE, P. S.;TORRES, M. K. L.; SOUZA, L. C. S. L.. A equipe de enfermagem e a morte no Pronto Socorro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rodrigo Farias

DIAS, P. M.;TORRES, M. K. L.; TENFEN, G. M.. Proposta de Instrumento de Auto-avaliação do alinhamento dos servidores, através dos princípios existentes nos projetos "3R's" do TRT da 12a Região/SC. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Elis Regina Mazzurana

CAVALHEIRO, L. C. M.; ANTONINI, F.;TORRES, M. K. L.. Gestão da Saúde Pública: A questão dos Agrotóxicos. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Iva Cristina Zittlau

BASTOS, V.;TORRES, M. K. L.; TENFEN, G. M.. Ética no Processo Decisório: uma análise sobre os três critérios éticos usados nos processos decisórios utilitarismo, direito e justiça. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Aline Leandra Coelho Policarpo

BASTOS, V.;TORRES, M. K. L.; TENFEN, G. M.. Os desafios da Gestão de Pessoas na esfera Pública: evidências encontradas na Prefeitura Municipal de Agronômica. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Antônio Carlos Fink

MELLO, M. S. O.;TORRES, M. K. L.; VIEIRA, P. B. H. G.. Educação Ambiental aplicada à Gestão Pública. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Édina Muniz Boaventura Figueiredo da Silva

MELLO, M. S. O.;TORRES, M. K. L.; ELPO, M. E. H. C.. A importância da Motivação no Serviço Público: um Estudo de Caso da Secretaria Municipal de Saúde de Otacílio Costa. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina.

Aluno: Rômulo Henrique Venturin

SORDI, V. F.;TORRES, M. K. L.; SILVA, M. A. C.. PERDA DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL: Um estudo na Polícia Militar de Mato Grosso do Sul. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Orientou

Dalmir Junio; Rafael Silva; Tatiana Matos; Thiago Severiano

A gestão de estoques como um diferencial competitivo em uma empresa varejista no ramo da construção civil e eletrodomésticos; ; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Custos) - Faculdade Senac Florianópolis; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Lidiany Santos; Manoella Pereira, Matheus Doro; Tarciane Bac

Análise de demonstrativos e indicadores financeiros de uma distribuidora de peças de reposição automotiva; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Custos) - Faculdade Senac Florianópolis; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Marcia Schlosser; Maria Eduarda Fernandes

Apresentação do método de custeio variável para a empresa centro de educação primeiros degraus Ltda; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Custos) - Faculdade Senac Florianópolis; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Vanessa Teixeira Chaves

O processo de custeio e sua relevância para a gestão de uma empresa de alta tecnologia; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Custos) - Faculdade Senac Florianópolis; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Carla Luz; Gevaer Leal; Thaís Casagrande; Viviane Trampusch

Viabilidade econômico-financeira: um estudo de caso em um operador logístico; 2022; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Finanças e Custos) - Faculdade Senac Florianópolis; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Michele Dewes

Benefícios e Requisitos para Implantação do Prontuário Eletrônico Aplicado aos Serviços de Saúde de uma Instituição de Segurança Pública Estadual; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Tania Thomas Kuntze

Proposta de Capacitação dos Sujeitos que Compõem um Conselho Municipal de Saúde; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Mailla Mota Zabote

Quedas de Idosos: Proposta de um Protocolo para Prevenção de novas quedas após o processo de Alta Hospitalar; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Viviani Penha Marques

Proposta de adoção de fluxograma no processo de trabalho de Central de Material e Esterilização (CME) de uma Policlínica de Especialidades; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Elisangela Raquel Dallabrida Bonatti

A percepção das Puérperas no Parto Humanizado; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Viviam Fiabane Rissardi

Auditoria no SUS: A qualidade da Gestão Municipal de Saúde; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Liana Granemann Carneiro

Boas Práticas de Alimentação como forma de prevenção; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Rosani Rodrigues da Silva Mischka

Demência: Recursos Sociais e Estratégias de Enfrentamento para administrar as dificuldades advindas das limitações impostas pela doença de Alzheimer em seu estágio final; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Jefferson José Carlini

Gastos em entidades públicas : custos e a lei complementar 131/2009 modernizando o gasto público [MP]; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Marcelo dos Santos Coutinho

Resultados do Primeiro Ano do IF-SC Campus Lages; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Rodrigo Somensi

Análise na Gestão de Recursos disponíveis para o atendimento no corpo de bombeiros de Chapecó SC; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Rosicler de Sá

Utilização da Ferramenta Análise e Melhoria de Processo (AMP) - Um Estudo de Caso na Fase de Contratação da Seção de Apoio a Vendas vo Varejo - Correios de Santa Catarina; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão Pública) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Sandro Marcos Jacyntho

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde de Porto União; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde) - Instituto Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Diego Attílio Brustolin Spagnuelo

A maricultura no Ribeirão da Ilha: contribuição do design e da ergonomia para o desenvolvimento de grupos produtivos associados; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em DESIGN habilitação design gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Talita Ávila Nunes

A maricultura no Ribeirão da Ilha: contribuição do design e da ergonomia para o desenvolvimento de grupos produtivos associados; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em DESIGN habilitação design gráfico) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Lucas Estefano Armindo

Sistema Lavcar: Sistema de Gerenciamento e Agendamento de Lavação Automotiva; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Senac Palhoça; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Adriano Matildes; Armando N

Junior; Felipe D; Navalho; Aplicação Web para automatização de controle financeiro para condomínios; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Senac Palhoça; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Orion Mercado; Surya Sampert; Thiago Emerich

Conte: Aplicação Mobile com base em biblioterapia; 2019; Orientação de outra natureza; (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade Senac Palhoça; Orientador: Maricel Karina López Torres;

Francielly Khun

Shirlene Ferreira Bertioli Sanchez; ; Proposta de elaboração de vídeos didáticos para cabeleireiro e manicuro: uma abordagem em saúde e segurança ocupacional; 2011; Orientação de outra natureza; (Técnico em Segurança do Trabalho) - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC; Orientador: Maricel Karina López Torres;

05 grupos de alunos

Projeto Integrador - módulo II do curso técnico em segurança do trabalho - diversos; 2007; Orientação de outra natureza; (Técnico em Segurança do Trabalho) - SENAI - Unidade São José (SC); Orientador: Maricel Karina López Torres;

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. ; TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. . O Uso do Learning Management System (LMS) por Gestores de Educação a Distância. https://doi.org/10.17143/rbaad.v19i1.346 , v. 19, p. 1, 2020.

  • NUNES, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. . Aprendizagem Organizacional e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo sobre o Moodle. REVISTA DE INFORMÁTICA APLICADA , v. 11, p. 50-57, 2016.

  • OLIVEIRA, P. C. ; TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. . A gestão de serviços de tecnologia da informação no contexto de educação a distância: um estudo empírico. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE) , v. 24, p. 1-10, 2016.

  • TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. . Análise da utilização da Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados) na produção científica brasileira entre 2008-2012. RBPG. REVISTA BRASILEIRA DE PÓS-GRADUAÇÃO , v. 11, p. 485-510, 2015.

  • TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. . Perspectivas de docentes do ensino superior sobre EaD no contexto brasileiro. ETD: EDUCAÇÃO TEMÁTICA DIGITAL , v. 16, p. 192-209, 2014.

  • TORRES, M. K. L. ; NAKAYAMA, M. K. . CONFIANÇA & RELAÇÕES DE TRABALHO: ABORDAGENS E PERSPECTIVAS. International Journal of Knowledge Engineering and Management , v. 2, p. 75-93, 2013.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação Social para o Desenvolvimento Sustentável: ação do óleo reciclado. Mig: Revista Científica de Design , v. 3, p. 64-74, 2009.

  • TEIXEIRA, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; MORO, A. R. P. ; MERINO, E. A. D. . Fatores associados ao trabalho de operadores de checkout: investigação das queixas musculoesqueléticas. PRODUCTION (ABEPRO) , v. 19, p. 558-568, 2009.

  • GAUTHIER, F. O. (Org.) ; ASSMANN, S. (Org.) ; VERNAL, J. (Org.) ; BENTANCOURT, S. M. P. (Org.) ; KRAUSE, M. G. (Org.) ; TORRES, M. K. L. (Org.) ; MARTINHAGO, F. (Org.) ; ZANDONA, J. (Org.) ; QUEVEDO, S. R. P. (Org.) . INTERdisciplinaridade: Teoria e Prática. 1. ed. Florianópolis: EGC NDC, 2014. v. I. 456p .

  • TORRES, M. K. L. . Cenário e gestão por indicadores em saúde e segurança ocupacional. In: Eli Lopes da Silva; Jorge Moisés Kroll do Prado; Scheine Neis Alves da Cruz De Bastiani. (Org.). Indicadores de gestão para o varejo alimentício. 1ed.Florianópolis: Senac/SC, 2021, v. , p. 119-146.

  • DA SILVA, E. L. ; DO PRADO, J. M. K. ; DE BASTIANI, S. N. A. C. ; TESSARO, A. P. ; FOMENTIN, C. N. ; FARIAS, E. ; GUNTHER, H. F. ; CITTADIN, J. ; TORRES, M. K. L. ; KOENIG, M. ; BARCELOS, R. L. ; PETRI, S. M. . Indicadores de gestão para o varejo alimentício. In: Eli Lopes da Silva; Jorge Moisés Kroll do Prado; Scheine Neis Alves da Cruz De Bastiani. (Org.). Indicadores de gestão para o varejo alimentício. 1ed.Florianópolis: Senac/SC, 2021, v. , p. 175-333.

  • TORRES, M. K. L. ; BENTANCOURT, S. M. P. . Comunicação Científica: Pontos de discussão para uma política pública com enfoque na área interdisciplinar e internacionalização. In: Joana Maria Pedro, Patrícia de Sá Freire. (Org.). INTERdisciplinaridade: Universidade e Inovação Social e Tecnológica. 1ed.Curitiba: CRV, 2016, v. , p. 247-258.

  • TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. ; OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. . A Interdisciplinaridade no Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da UFSC: relato de experiências em condução de duas disciplinas. In: Ricardo Kazama; Joana Maria Pedro; Raquel de Barros Pinto Miguel; Gregório Varvakis; Silvia Maria Puentes Bentancourt; Madalena Pereira da Silva; Marie-Anne Stival Pereira e Leal Lozano; Yuri Gomes Cardenas. (Org.). INTERdisciplinaridade: Teoria e Prática. 1ed.Florianópolis: EGC NDC, 2014, v. II, p. 209-230.

  • GONCALVES, L. P. ; BINOTTO, E. ; Torres, Maricel Karina López ; OLIVEIRA, P. C. ; SORDI, V. F. . Conhecimento do sucessor rural em negócio familiar à luz da grounded theory: categorias e propriedades da literatura técnica e não-técnica. In: V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação, 2021, Virtual, 2021, Campo Grande. V Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação. Campo Grande: UFMS, 2021. v. 1. p. 1-20.

  • OLIVEIRA, P. C. ; TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. . Análise da utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos gestores de Educação a Distância no contexto do Projeto Aluno Integrado da UFSC. In: Seminários em Administração - SemeAd - FEA-USP, 2016, São Paulo. XIX SEMEAD - Anais. São Paulo: FEA-USP, 2016. p. 1-16.

  • NUNES, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; DANDOLINI, G. A. ; SOUZA, J. A. ; NAKAYAMA, M. K. . Práticas da Inovação de Marketing: uma Revisão Integrativa. In: KM Brasil 2014 - Knowledge Management Brasil 2014 - 12o Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, 2014, Florianópolis. KM Brasil 2014 - Knowledge Management Brasil 2014 - 12o Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento, 2014.

  • NUNES, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. . Delineamento de pesquisas e projetos interdisciplinares conduzidos pelo Núcleo de Estudos e Observação de Gestão, Aprendizagem e Pessoas (NEOGAP), UFSC. In: Simpósio Internacional sobre Interdisciplinaridade no Ensino, na Pesquisa e na Extensão - Região Sul, 2013, Florianópolis. Anais do SIIEPE ? Sul 2013, 2013. p. 1-16.

  • TORRES, M. K. L. ; HERMENEGILDO, J. L. S. ; NAKAYAMA, M. K. ; NUNES, C. S. . Formação continuada para a Gestão de Polos de EaD ? priorização de problemas e estratégias. In: SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD, 2012, Florianópolis. SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD ?Desafios para o futuro da EaD?, 2012. v. IV.

  • NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. ; REZENDE, M. S. ; SILVEIRA, R. A. ; TORRES, M. K. L. . Treinamento de novos tutores: uma discussão e reflexão sobre o início de uma nova função e importância do seu papel no contexto EaD. In: SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD, 2012, Florianópolis. SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD ?Desafios para o futuro da EaD?, 2012. v. IV.

  • OLIVEIRA, P. C. ; TORRES, M. K. L. ; NAKAYAMA, M. K. . Avaliação de um Sistema de Educação a Distância a partir dos Referenciais de Qualidade do Ministério da Educação. In: SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD, 2012. SEPEaD ? Seminário de Pesquisa em EAD ?Desafios para o futuro da EaD?, 2012. v. IV.

  • TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. ; SPAGNUELO, D. A. B. ; MERINO, E. A. D. . Design Gráfico como estratégia de diferenciação para pequeno produtor local: o caso Açores. In: 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2010, São Paulo. 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blücher e Universidade Anhembi Morumbi, 2010.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação Social para o Desenvolvimento Sustentável: ação do óleo reciclado. In: III Encontro de Sustentabilidade em Projeto do Vale do Itajaí - ENSUS, 2009, Balneário Camboriú. Anais ENSUS 2009, 2009.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Transformação Social na maricultura: a ação do óleo reciclado. In: 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados/MS. 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009.

  • TEIXEIRA, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, G. S. A. D. . Work in supermarkets: relations between the function, the work time and complaints musculoskeletal. In: 17th Congress of the International Ergonomics, 2009, Beijing. 17th Congress of the International Ergonomics, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; GONTIJO, L. A. ; MERINO, E. A. D. . Pain, discomfort and musculoskeletal risk in mussels cultivation: a case study. In: 17th Congress of the International Ergonomics, 2009, Beijing. 17th Congress of the International Ergonomics, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; MERINO, E. A. D. . Ergonomics and sustainable development in mussels cultivation. In: 17th Congress of the International Ergonomics, 2009, Beijing. 17th Congress of the International Ergonomics, 2009.

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. . Segurança e otimização do fluxo de produção em ação de reciclagem do óleo vegetal. In: 9 ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informações, Ambiente Construído e Transporte, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Design e Interfaces Humano-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construído e transporte e IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador, 2009.

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. . Além dos produtos: contribuições da ergonomia no contexto da maricultura. In: 9 ERGODESIGN - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informações, Ambiente Construído e Transporte, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Design e Interfaces Humano-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construído e transporte e IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador, 2009.

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. ; FREITAS, J. E. ; GOULART, M. C. F. . Proposta de procedimentos para o desenvolvimento de advertências: ênfase na participação do usuário. In: 9 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador, 2009, Curitiba. Anais do IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Design e Interfaces Humano-Tecnologia: produtos, informações, ambiente construído e transporte e IX Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador, 2009.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; VIEIRA, C. L. ; MERINO, E. A. D. . Design gráfico para identificação e diferenciação: comunicação visual para produtos hidropônicos. In: Congresso Internacional de Pesquisa em Design - CIPED, 2009, Bauru. Congresso Internacional de Pesquisa em Design, 5, 2009.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação Social: Gestão de Design aplicada ao Projeto de Reciclagem de Óleo Vegetal Usado. In: Simpósio Brasileiro de Design Sustentável, 2009, São Paulo. II ISSD/ SBDS, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Desenvolvimento sustentável na maricultura: soluções possíveis de preservação. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2009, Curitiba/PR. III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade: Desafios para a Transformação Social, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . A mecanização na atividade de cultivo de mexilhões: desafios e possibilidades de incorporação de tecnologia ao trabalho. In: III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade, 2009, Curitiba/PR. III Simpósio de Tecnologia e Sociedade: Desafios para a Transformação Social, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; LACERDA, J. . A ergonomia aplicada ao conceito de uma interface de comando: estudo de caso do posicionamento do paciente na cadeira odontológica da OLSEN. In: 8 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído, Transporte, 2008, São Luís. 8 Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia: Produtos, Informação, Ambiente Construído, Transporte, 2008.

  • TEIXEIRA, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás ; MORO, A. R. P. . O trabalho de operadores de checkout: dor/desconforto associado às atividades. In: XV Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2008, Porto Seguro. XV Congresso Brasileiro de Ergonomia, 2008.

  • VIEIRA, J. E. ; TORRES, M. K. L. ; ANDRADE, A. M. ; FARIAS, J. S. ; ALBINO, J. . Impactos operacionais em atividades de um setor de fiscal sob a perspectiva do trabalho remoto e de fluxo logístico: um relato de experiência. In: Semana Acadêmica Senac SC 2020, 2020. Anais da Semana Acadêmica Senac SC 2020. Florianópolis: Senac SC, 2020.

  • TORRES, M. K. L. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás . GLÚTEN: Usabilidade e advertência em embalagens. In: 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008, São Paulo/SP. 8o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2008.

  • NUNES, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. . O ambiente virtual de aprendizagem Moodle: recursos para os processos de Aprendizagem Organizacional. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2012. v. 23.

  • OLIVEIRA, P. C. ; TORRES, M. K. L. ; NUNES, C. S. ; NAKAYAMA, M. K. . Avaliação da Gestão da Infra-estrutura de Sistemas de Educação a Distância: a importância do ITIL. In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação ? SBC, 2012. v. 23.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; VIEIRA, C. L. ; MERINO, E. A. D. . Design Gráfico para diferenciação: identidade visual para hidroponia. In: 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados, MS. 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. ; SPAGNUELO, D. A. B. ; MERINO, E. A. D. . Design gráfico para diferenciação e competitividade: o caso Açores. In: 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2009, Dourados, MS. 4o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU, 2009.

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás . Dor e Desconforto Corporal durante as atividades da maricultura. In: 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2008, Florianópolis/SC. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás . Afastamento das atividades de supermercado e as queixas musculoesqueléticas. In: 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2008, Florianópolis/SC. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.

  • TEIXEIRA, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás . A maricultura e a ergonomia: o perfil do estilo de vida. In: 7ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2008. Anais - SepeX (Cd-Rom), 2008.

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; MERINO, Eugenio Andrés Diás . Contribuição da ergonomia para o desenvolvimento sustentável do cultivo de mexilhão. In: I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008, Criciúma/SC. I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação social e desenvolvimento sustentável: a ação do óleo reciclado. In: I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008, Criciúma/SC. I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008.

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, G. S. A. D. ; NUNES, T. A. ; MERINO, E. A. D. . Inovação na maricultura como proposta de ação da gestão do design. In: I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008, Criciúma/SC. I Seminário das Ciências Sociais Aplicadas, 2008.

  • TEIXEIRA, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Bancadas de trabalho na atividade de desconcha do mexilhão. In: 23ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2008. 23ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2008.

  • TORRES, M. K. L. ; KICH, M. C. ; FONSECA, T. R. . Lições da revolução digital na pandemia. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • KICH, M. C. ; TORRES, M. K. L. . Ser empreendedor: reinventando meu negócio. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. K. L. . Trabalho Docente em tempos de Ensino Remoto: dicas práticas de saúde, segurança e qualidade de vida no trabalho. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. K. L. . Conhecimento na Organização: Onde Está e Como Disseminá-lo?. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TORRES, M. K. L. . Design Thinking e Visão Empreendedora. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NUNES, C. S. ; TORRES, M. K. L. ; OLIVEIRA, P. C. ; NAKAYAMA, M. K. . O ambiente virtual de aprendizagem Moodle: recursos para os processos de Aprendizagem Organizacional. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, M. K. L. ; HERMENEGILDO, J. L. S. ; NAKAYAMA, M. K. ; NUNES, C. S. . Formação continuada para a Gestão de Polos de EaD ? priorização de problemas e estratégias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • TORRES, M. K. L. . Ergonomia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação Social para o Desenvolvimento Sustentável: ação do óleo reciclado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Transformação Social na maricultura: a ação do óleo reciclado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, M. K. L. . Sustentabilidade: práticas, soluções e tendências. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. . Segurança e otimização do fluxo de produção em ação de reciclagem do óleo vegetal. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. . Além dos produtos: contribuições da ergonomia no contexto da maricultura. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MERINO, E. A. D. ; TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. ; FREITAS, J. E. ; GOULART, M. C. F . Proposta de procedimentos para o desenvolvimento de advertências: ênfase na participação do usuário. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . A mecanização na atividade de cultivo de mexilhões: desafios e possibilidades de incorporação de tecnologia ao trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Desenvolvimento sustentável na maricultura: soluções possíveis de preservação. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação Social e Desenvolvimento Sustentável: a ação do óleo reciclado. 2008. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. . Inovação na Maricultura como proposta de ação da Gestão de Design. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. ; MERINO, E. A. D. . Contribuição da ergonomia para o desenvolvimento sustentável do cultivo de mexilhão. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

SOUZA, C. A. ; TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Dígitro Tecnologia. 2011.

TORRES, M. K. L. ; MARANGONI, C. . Mapas de Riscos e Plano de Emergência - Quimsar Química Fina. 2011.

TORRES, M. K. L. ; SOUZA, C. A. . Estudo ergonômico da atividade de telemarketing da Legião da Boa Vontade (Florianópolis/SC). 2008.

TORRES, M. K. L. ; SOUZA, C. A. . PPRA QMC Laboratório Químico. 2007.

TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Mondiana Indústria de Plásticos. 2006.

TORRES, M. K. L. . PPRA Mondiana Indústria de Plásticos. 2005.

TORRES, M. K. L. . Proposta de um novo conceito de interface de comando dos movimentos das cadeiras odontológicas da OLSEN Indústria e Comércio S.A., a partir do estudo ergonômico. 2007.

TORRES, M. K. L. ; GOULART, M. ; ROECKER, R. . Celular GIG Mobile. 2006.

TORRES, M. K. L. ; BORGES, G. S. ; ROMEIRO, L. B. . Escorredor de louças GLAMAR. 2005.

TORRES, M. K. L. ; BORGES, G. S. ; RIGHETO, F. . Mobiliário para relaxamento - Ayra. 2005.

TORRES, M. K. L. ; SANTOS, A. P. ; DORSA, M. R. . Projeto Integrador de Identidade Visual do CEFET/SC para Identificação de Pessoas. 2004.

TORRES, M. K. L. ; SPECK, N. R. ; GERN, M. A. . Releitura de produto - Sandálias do tipo Havaianas Rave. 2003.

TORRES, M. K. L. . Programa de Gerenciamento de Riscos - Dígitro Tecnologia. 2022.

TORRES, M. K. L. ; HEUKO FILHO, N. . Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho - Dígitro Tecnologia. 2021.

TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Dígitro Tecnologia. 2020.

TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Dígitro Tecnologia. 2019.

TORRES, M. K. L. ; MARANGONI, C. . Condições Sanitárias e de Conforto nos locais de trabalho, por ocasião das refeições. 2011.

SOUZA, C. A. ; TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Dígitro Tecnologia. 2010.

SPAGNUELO, D. A. B. ; TORRES, M. K. L. ; DICKIE, I. D. ; MERINO, E. A. D. ; NGD/UFSC - SC, Equipe . Redesign de identidade visual para produtor de alimentos do mar: AÇORES. 2009.

VIEIRA, C. L. ; DICKIE, I. D. ; TORRES, M. K. L. ; MERINO, E. A. D. ; NGD/UFSC - SC, Equipe . Identidade Visual de alimentos hidropônicos Da Ilha. 2009.

SOUZA, C. A. ; TORRES, M. K. L. . Análise Global - PPRA Dígitro Tecnologia. 2009.

SOUZA, C. A. ; TORRES, M. K. L. ; TEIXEIRA, C. S. . Estudo Ergonômico das condições de trabalho de um supermercado. 2008.

TORRES, M. K. L. . Estudo ergonômico da atividade de desconcha do mexilhão perna perna. 2008.

SOUZA, C. A. ; TORRES, M. K. L. . PPRA Dígitro Tecnologia Ltda. 2008.

TORRES, M. K. L. . PPRA Ravol Jeans. 2004.

TORRES, M. K. L. . PPRA Concrebrás. 2004.

TORRES, M. K. L. . PPRA Engemix. 2004.

GUEDES, J. ; MATSUMOTO, R. ; BRAGA, D. ; CARNEIRO, R. J. M. ; JACKSON FILHO, J. M. ; TORRES, M. K. L. ; PERES, C. ; LIMA, V. S. ; DUQUE, M. . Na Boca do Caixa, Preço Alto (capa). 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curadoria do Conhecimento. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimento de material didático ou instrucional).

TORRES, M. K. L. . Curadoria do Conhecimento. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Desenvolvimentodematerialdidáticoouinstrucional).

TORRES, M. K. L. . Curso para Membros de CIPA. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso para Membros de CIPA. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Segurança no Trabalho para Técnicos em Administração. 2011. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - (apostila)).

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2010. .

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2010. .

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2010. .

TORRES, M. K. L. . Curso para membros de CIPA. 2010. .

TORRES, M. K. L. . Segurança em Laboratório. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Segurança no Trabalho para Operadores de Telemarketing. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - (apostila)).

TORRES, M. K. L. . Segurança no Trabalho para Decorador, Marceneiro, Escultor, Chapeleiro e outros ofícios do carnaval. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - (apostila)).

TORRES, M. K. L. . Segurança no Trabalho para membros de CIPA. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - (apostila)).

TORRES, M. K. L. . Segurança no Trabalho. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2007. .

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2007. .

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2007. .

TORRES, M. K. L. . Mapa de Riscos. 2007. .

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2006. .

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso de CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

TORRES, M. K. L. . Curso para Formação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2020

    Indicadores de Gestão para o Varejo: segmento de supermercados, Descrição: Este projeto tem como objetivos: a criação de indicadores de gestão para o varejo com base em pesquisa científica do contexto organizacional, identificação dos seus elementos constituintes, stakeholders, legislação e todos os componentes envolvidos; a criação de um livro de indicadores de gestão para o varejo e a oferta de curso de capacitação para os gestores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maricel Karina López Torres - Integrante / Jorge Moisés Kroll do Prado - Coordenador / Nadi Helena Presser - Integrante / Eli Lopes da Silva - Integrante / Vinicius Cadore Furlanetto - Integrante / Scheine Neis Alves da Cruz de Bastiani - Integrante / Antonio Pedro Tessaro - Integrante / Claudia Nandi Formentin - Integrante / Helen Fischer Günther - Integrante / Jackson Cittadi - Integrante / Marília Köenig - Integrante / Ricardo Luis Barcelos - Integrante.

  • 2008 - 2011

    Ergonomia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Eugenio Andrés Díaz Merino em 14/04/2020., Descrição: O projeto intitulado Ergonomia, visa à pesquisa científica aplicada, relacionada ao programa de pós-graduação em engenharia de produção, e vinculado aos discentes de mestrado e doutorado sob a orientação do titular. Desde o ano de 1998, vem desenvolvendo teses e dissertações nos seguintes temas: ergonomia aplicada à agricultura; ergonomia de produto; ergonomia e erro humano; ergonomia e produtividade organizacional e ergonomia e sistemas informatizados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) Doutorado: (5) . , Integrantes: Maricel Karina López Torres - Integrante / Eugenio Andrés Días Merino - Coordenador., Número de produções C, T & A: 5

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC, Faculdade de Tecnologia Senac Palhoça. , Rua João Pereira dos Santos, 303, Ponte do Imaruim, 88130475 - Palhoça, SC - Brasil, Telefone: (48) 33419100

Experiência profissional

2016 - Atual

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação. Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais. Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Anterior: Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos.Atua como membro do NDE de cursos superiores e como docente em cursos de pós-graduação lato-sensu.

2020 - 2022

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos - Pós-graduação

Outras informações:
Coordena cursos do Eixo Gestão e Negócios - Pós-Graduação e atividades correlatas.

2018 - 2022

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Curso Superior

Outras informações:
Curso Superior em Processos Gerenciais.

2020 - 2021

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Cursos - FIC e Pós-graduação

Outras informações:
Coordena cursos do Eixo Gestão e Negócios - Aperfeiçoamento, Técnicos, Graduação e Pós-Graduação -, Ações Corporativas e outras atividades correlatas.

2020 - 2021

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Autônoma, Enquadramento Funcional: Professora Conteudista em EaD

Outras informações:
Curso de Formação Inicial e Continuada

2010 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SC

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de Curso

Outras informações:
Instrutora de Cursos de Formação para Membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes ? CIPA e em outros cursos de qualificação profissional (curta duração). Docente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (Desde Out/2010) [Componentes Curriculares: Fundamentos em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Gerenciamento de Riscos]. Participação em outros cursos Técnicos, abordando temas relacionados à Saúde e Segurança Ocupacional, com foco na prevenção e na responsabilidade civil e criminal [Técnico em Estética, em Administração, em Recursos Humanos]

Atividades

  • 03/2019

    Ensino, Finanças e Custos, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa, Projeto Integrador

  • 02/2019

    Ensino, Gestão Comercial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico, Sustentabilidade Comercial

  • 03/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia Senac Palhoça.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE (curso: PG - 2018 a 2020).

  • 01/2018

    Ensino, Processos Gerenciais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico, Inovação na Prática - Atividade Complementar, Inovação e Empreendedorismo

  • 02/2016

    Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Certificações, Fundamentos da Pesquisa, Metodologia do Trabalho Científico, Desenvolvimento de Software (TCS)

  • 10/2010

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Biossegurança na Saúde e Segurança no Trabalho, Fundamentos em Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Gerenciamento de Riscos

  • 04/2019 - 10/2022

    Ensino, Gestão Estratégica de Pessoas, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão do Conhecimento, Responsabilidade Social Corporativa, Técnicas de Pesquisa

  • 11/2018 - 03/2022

    Direção e administração, Faculdade de Tecnologia Senac Palhoça.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

  • 06/2021 - 06/2021

    Ensino, Gestão Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Desenvolvimento de Produto Disruptivo

  • 07/2018 - 12/2020

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Tecnologia Senac Palhoça.,Linhas de pesquisa

  • 08/2018 - 12/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Tecnologia - Florianópolis.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais.

  • 02/2017 - 02/2018

    Ensino, Tecnologia em Recursos Humanos, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Programa de Saúde e Segurança no Trabalho

  • 07/2011 - 09/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Direção Regional.,Cargo ou função, Comissão de Reestruturação do Curso Técnico em Segurança no Trabalho.

  • 05/2010 - 12/2010

    Ensino, Operador de telemarketing, Nível: Aperfeiçoamento,Disciplinas ministradas, Segurança no Trabalho

2018 - 2019

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Designer Educacional, Carga horária: 20

Outras informações:
Apoio à produção de material didático. Edital CERFEAD N13/2018. Projeto de Extensão

2018 - 2018

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Formador

Outras informações:
Especialização em Gestão em Saúde do Programa UAB, ofertado pelo Câmpus Florianópolis, na modalidade a distância.

2011 - 2015

Instituto Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Pesquisador (a distância)

Outras informações:
Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ensino a Distância. Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde (120h). Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão Pública (120h).

Atividades

  • 09/2011

    Ensino, Especialização Latu Sensu em Gestão em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Monografia | Orientação na modalidade EaD

  • 08/2011 - 03/2012

    Ensino, Especialização Latu Sensu em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Monografia | Orientação na modalidade EaD

2012 - 2016

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado

Outras informações:
Membro integrante do Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas - NEOGAP [http://neogap.egc.ufsc.br]

2012 - 2014

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Docente (estágio docência), Enquadramento Funcional: Docente (estágio docência), Carga horária: 8

Outras informações:
Curso: Engenharia de Materiais. Disciplinas: Engenharia e Gestão do Conhecimento e Engenharia e Gestão da Inovação. - Planejamento das aulas, acompanhamento de alunos e correção de exercícios.. - Facilitadora de temas pertinentes às disciplinas, relacionados aos Programas "Bota pra Fazer" (Endeavor) e Negócio Certo Universitário (Sebrae) - Design Thinking, Canvas do Modelo de Negócios e outros. - Organização e disponibilização dos materiais da disciplina no AVA Moodle.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista FNDE, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Carga horária: 20

Outras informações:
Tutoria à distância no Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo Informações adicionais, em:

2008 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado

Outras informações:
LABERGO - Laboratório de Ergonomia; NGD - Núcleo de Gestão do Design

Atividades

  • 03/2012

    Pesquisa e desenvolvimento, NEOGAP - Núcleo de Estudos e Observação em Gestão, Aprendizagem e Pessoas.,Linhas de pesquisa

  • 05/2008 - 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento, PPGEP, Laboratório de Ergonomia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 12/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, PPGEP, Laboratório de Ergonomia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2008 - 11/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, PPGEP, Laboratório de Ergonomia.,Linhas de pesquisa

  • 08/2008 - 10/2009

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Gestão do Design - NGD.,Linhas de pesquisa

2015 - Atual

Partner C&N&P

Vínculo: Consultora (Empreendedora), Enquadramento Funcional: Consultora, Carga horária: 10

Outras informações:
Instrução e mobilização de trabalhadores e gestores, visando o desenvolvimento de práticas prevencionistas nas organizações, construídas colaborativamente e em parceria com profissionais de diferentes áreas de atuação. Alguns serviços: Assistente técnica em perícias trabalhistas; Estudos ergonômicos e Projeto de sistemas de trabalho; Avaliação de riscos ocupacionais; Programas de Saúde e Segurança; Gestão em Saúde; Treinamentos empresariais; Desenvolvimento de material informativo e instrucional; Palestras; Outros.

2002 - 2008

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Unidade São José

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor com Graduação

Outras informações:
? Instrutora de Cursos de Formação para Membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes ? CIPA, e outros voltados para a Prevenção de Acidentes e Promoção da Saúde e Segurança dos Trabalhadores, como Técnica em Segurança do Trabalho. Atualmente, participa do curso para atendimento da nova redação da NR-10. ? Docente do Curso Técnico em Segurança do Trabalho (Desde Jul/2003) [Disciplinas: Segurança do Trabalho, Higiene do Trabalho I e II e Ergonomia]. ? Docente do Curso Técnico em Automobilística (Jul/2004 a Ago/2007) [Disciplina: Segurança do Trabalho] ? Docente do Curso Técnico em Eletrotécnica (Jul/2003 e Jul/2006 a Jul/2007) [Disciplina: Gestão de Processos]

Atividades

  • 07/2003 - 03/2008

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Ergonomia, Gestão de Processos, Higiene e Segurança no Trabalho

  • 05/2003 - 12/2007

    Treinamentos ministrados , Empresas em geral.,Treinamentos ministrados, CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, NR-10 (participação em Prevenção e Combate a Incêndios - teoria e prática), Segurança no Trabalho

  • 05/2006 - 08/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Empresas em geral, Empresas em geral.,Atividade realizada, Atividade vinculada ao PNQ. Palestra Segurança e Saúde dos trabalhadores, aspectos físicos e mentais relacionados ao trabalho [Orientações aos trabalhadores]..

2007 - 2009

Escola Técnica Geração

Vínculo: autônoma, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Docente no Curso Técnico de Especialização em Enfermagem do Trabalho Eixos Temáticos: Epidemiologia e estatística aplica à saúde ocupacional e Ergonomia Supervisão do Projeto Final (Projeto Integrador)

2005 - 2007

Mondiana Indústria de Plásticos Ltda

Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Técnica em Segurança do Trabalho

Outras informações:
? Técnica em Segurança do Trabalho, na modalidade de consultoria em saúde e segurança do trabalhador. Gestão e acompanhamento das ações de saúde e segurança dos trabalhadores, implantação e acompanhamento (mediação) da CIPA ? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, desenvolvimento do PPRA ? Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, bem como, acompanhamento das avaliações ambientais e treinamentos sobre temas diversos. Atividades desenvolvidas junto ao RH.

2002 - 2002

Sonae Distribuição do Brasil

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Segurança do Trabalho

Outras informações:
? Técnica em Segurança do Trabalho - Atividades de promoção da segurança e da saúde no trabalho, nas lojas do Estado de Santa Catarina. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos nos ambientes ou atividades de trabalho.

2002 - 2002

Cerâmica Portobello

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Segurança do Trabalho

Outras informações:
? Técnica em Segurança do Trabalho - Atividades de promoção da segurança e da saúde no trabalho. Participação no planejamento e execução da SISSMA - Semana Interna de Segurança, Saúde e Meio Ambiente. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos nos ambientes ou atividades de trabalho.

2001 - 2002

Multiação Call Center S.A

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnica em Segurança do Trabalho

Outras informações:
? Técnica em Segurança do Trabalho - Atividades de promoção da segurança e da saúde no trabalho. Realizou a implantação do SESMT - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medidina e da CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, treinando-a. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos nos ambientes e nas atividades de trabalho.

1999 - 2000

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular

Outras informações:
? Técnica em Segurança do Trabalho - Atividades de promoção da segurança e da saúde no trabalho. Reconhecimento, avaliação e controle de riscos nos ambientes ou atividades de trabalho. Elaboração do material didático para curso de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e participação durante a sua realização, com atividades teórico-práticas. Estágio Curricular Supervisionado - 840 horas.