Clarissa Diniz Guedes

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestrado em Direito Processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Direito pela Processual Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora do Corpo Permanente do Programa de Pós-Graduação Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de Direito da UFJF. Desempenhou as funções de Sub-Chefe do Departamento de Direito Público Formal e Ética Profissional (2012-2014) da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013-2013). Desempenhou a função de Supervisora do Núcleo de Prática da Universidade Federal de Juiz de Fora (2013-2013). É Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estrito Senso em Direito e Inovação da Faculdade de Direito da UFJF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual, atuando principalmente nos seguintes temas: Prova e Argumentação, Teoria da Prova, Tutela Jurisdicional Coletiva.

Informações coletadas do Lattes em 01/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Direito Processual

2008 - 2013

Universidade de São Paulo
Título: Persuasão racional e limitações probatórias: enfoque comparativo entre os processos civil e penal
Orientador: José Rogério Cruz e Tucci
Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Processual Penal.

Mestrado em Direito

2003 - 2005

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Legitimidade ativa e representatividade na Ação Civil Pública,Ano de Obtenção: 2005
Paulo Cezar Pinheiro Carneiro.Palavras-chave: Legitimidade; Tutela Coletiva.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público / Especialidade: Direito Processual Coletivo.

Graduação em Direito

1998 - 2003

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: A litigância de má-fé do Ministério Público na Ação Civil Pública
Orientador: Aline Araújo Passos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Civil.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Penal.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Direito / Subárea: Direito Público/Especialidade: Direito Processual Coletivo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Encontro Regional de Direito do Consumidor em Juiz de Fora.Debate sobre tutela específica das obrigações no Código de Defesa do Consumidor. 2012. (Encontro).

Ensino do Direito Processual - Instituto Brasileiro de Direito Processual. 2011. (Seminário).

Semana Jurídica da Faculdade Metodista Granbery.Perspectivas para o novo Código de Processo Civil. 2011. (Outra).

Seminário Ada Pellegrini Grinover. 2009. (Seminário).

II Curso de Treinamento em Metodologia da Pesquisa em Direito, UFJF. 2002. (Outra).

XVII Simpósio Nacional Os notáveis do processo - Processo Civil em nível constitucional. 2000. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Thaís Queiroz Ferrere Matos de Oliveira

SCHENK, L. F.; HILL, F. P.;GUEDES, Clarissa Diniz. O conteúdo do duplo grau de jurisdição na realidade da justiça civil brasileira. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Camila de Castro Barbosa Bissoli do Bem

HILL, F. P.; SCHENK, L. F.;GUEDES, Clarissa Diniz. A importância da atuação cooperativa das partes e do juiz na busca da verdade no processo civil: O depoimento pessoal das partes à luz do princípio da cooperação. 2018. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ludmilla Camacho Duarte Vidal

CARNEIRO, P. C. P.; PINHO, H. D. B.; SCHENK, L. F.;GUEDES, Clarissa Diniz. Convenções processuais: do realinhamento das estruturas relacionais de poder no processo civil aos padrões de controle. 2017. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Silva de Souza

RICCIO, V.;GUEDES, Clarissa Diniz; MADURO, F. M.. A prova em vídeo no processo penal sob um enfoque de direitos humanos. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Milene Peres Guerson Medeiros Schuery

RICCIO, V.;GUEDES, Clarissa Diniz; MADURO, F. M.. Standard Probatório e Vídeo: Uma análise exploratória a partir dos julgados do tribunal de justiça de Minas Gerais. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Beronalda Messias

RICCIO, V.; SIERRA, V. M.;GUEDES, Clarissa Diniz. Prova em vídeo: Uma análise discursiva das decisões criminais nos Tribunais de Justiça de MInas Gerais e São Paulo nos anos de 2009, 2010, 2011 e 2012. 2014. Dissertação (Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Paula Oliveira Bezerra de Menezes

GRECO, L.; MENDES, A. G. C.;GUEDES, Clarissa Diniz. Novos rumos da prova pericial. 2013. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Alves Mascarenhas

MEIRELLES, D. R. S.; BAPTISTA, B. G. L.; FILIPO, K. P. L.; RICCIO, V.;GUEDES, Clarissa Diniz. Sobre a processualização da prova no CPC/15: entre intenção e prática, é possível a episteme?. 2018. Tese (Doutorado em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcella Mascarenhas Nardelli

MADURO, F. M.; GRECO, L.; MALAN, D. R.; DUSEK, P.;GUEDES, Clarissa Diniz. A dimensão epistêmica do juízo por jurados: perspectivas para a racionalização das decisões do júri a partir dos fundamentos da concepção racionalista da prova. 2017. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Fabiana Alves Mascarenhas

MEIRELLES, D. R. S.; RICCIO, V.;GUEDES, Clarissa Diniz. A processualização da disciplina das provas no CPC/15 e a aproximação a um ideal de processo epistemologicamente orientado: euforia reformista ou efetividade prática das mudanças?. 2017. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia e Direito) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Isabelle Ibrahim Brito

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.; VIDAL, L. C. D.. A ausência do juízo de admissibilidade da petição inicial no procedimento dos juizados especiais e o prejuízo à razoável duração do processo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Júlia Martins Rodrigues

GUEDES, Clarissa Diniz; SILVA, D. F.; SOUZA, J. M.. A projeção do "self" do magistrado na decisão judiicial e o controle de racionalidade a partir dos deveres de fundamentação. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Maria Luiza Gonçalves

FARIA, M. C.;GUEDES, Clarissa Diniz; CRUZ, T. P.. O pré-questionamento: atual tratamento pelos tribunais superiores como reflexo de uma jurisprudência defensiva e novas perspectivas com base no projeto de Novo CPC. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Antônio Lopes de Souza

GUEDES, Clarissa Diniz; NARDELLI, M. M.; ALMEIDA NETO, J. B.. A perícia oficial e o livre convencimento do juiz: é preciso mudar para ultrapassar a dúvida razoável. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alyne Graziely de Souza

PASSOS, A. A.; SOUZA, F. L. P.;GUEDES, Clarissa Diniz. A implementação de Políticas Públicas através da ação civil pública, limites à atuação do poder judiciário e instrumentos alternativos de solução de conflito. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: João Cláudio Ferreira de Souza

PASSOS, A. A.;GUEDES, Clarissa Diniz; SOUZA, F. L. P.. Análise do incidente de resolução de demandas repetitivas, presente no 'novo Código de Processo Civil'. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Priscila Moreira Rodrigues

GUEDES, Clarissa Diniz. A tutela efetiva dos direitos da personalidade face à liberdade de expressão. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alessandro Rubim Barbosa

GUEDES, Clarissa Diniz. A responsabilidade do advogado pelo abuso do direito processual. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Carlos Gustavo R

GUEDES, Clarissa Diniz. Reis.A inserção do princípio do contraditório na oitiva do indiciado em sede de inquérito policial em decorrência da edição da lei n10792/03. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: André Gustavo Gomes Pereira

GUEDES, Clarissa Diniz. Da função social dos contratos: aplicação dos princípios e das normas consumeristas aos contratos bancários. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Hugo de Araújo Paula

GUEDES, Clarissa Diniz. A pessoa economicamente hipossuficiente e sua busca por um profissional detentor de capacidade postulatória: uma análise à luz do princípio do acesso à justiça. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcia Carvalho Nascif

GUEDES, Clarissa Diniz. A intervenção de terceiros e seu cabimento no processo do trabalho. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Viviane Ferreira de Souza

GUEDES, Clarissa Diniz. O exercício do poder diretivo do empregador por meio do monitoramento de correspondência eletrônica e o direito fundamental à intimidade do empregado. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Flávia Martins Iasbeck

GUEDES, Clarissa Diniz. Limites jurídicos da liberdade de criação artística em matéria de publicidade e propaganda. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Nicole Weitmann

GUEDES, Clarissa Diniz. Fraude à execução e o terceiro adquirente de boa-fé. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Lívia Maria Werneck de Carvalho

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.. Acesso à Justiça e Legitmidade nas ações civis públicas do direito brasileiro e nas. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Alexandre Couceiro Freitas Silva

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.; MATTOS, C. A. B.. Da legitimiação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Individuais Homogêneos como forma de Acesso à Justiça. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Márcio Carvalho de Faria

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.. Embargos de Divergência em Agravo Interno: (in)aplicabilidade da súmula 599/STF. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Vanessa Automare

GUEDES, Clarissa Diniz. A tutela específica como meio de proteção da relação de emprego do soropositivo. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Rogério de Castro Cedrola Júnior

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.; MATTOS, C. A. B.. A inconstitucionalidade reflexa contida nas decisões proferidas pelas turmas recursais dos Juizados Especiais Cíveis e o remédio jurídico para sua impugnação. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Pitassi Fortes

GUEDES, Clarissa Diniz. Ação Civil Pública: instrumento de acesso à justiça - enfoque trabalhista. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Fabiana Meirelles de Castro

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.. Acesso à Justiça e Legitimidade da Defensoria Pública na Defesa de Direitos e Interesses Coletivos "lato sensu' dos necessitados. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Guilherme Pyramides Barbosa

GUEDES, Clarissa Diniz; PASSOS, A. A.; MATTOS, C. A. B.. Acesso à Justiça e Legitimidade do Ministério Público na Defesa de Direitos Individuais homogêneos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

MADURO, F. M.; AMARAL, T. B.;GUEDES, Clarissa Diniz. Professor Adjunto de Direito Processual Penal e Prática Forense Penal. 2015. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

MAZZEI, R. R.; SILVEIRA, G. I.;GUEDES, Clarissa Diniz. Concurso Público 110 para Professor Assistente de Teoria Geral do Processo, Edital 22/2013. 2013. Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Isabela Gusman Ribeiro do Vale

RIBEIRO DO VALE, I. G.. Alitigância de má-fé do Ministério Público na ação civil pública. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Leonardo Greco

GRECO, L.PINHO, Humberto Dalla Bernardina de; CARNEIRO, Paulo Cézar Pinheiro. Representatividade e Legitimidade Ativa na Ação Civil Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Leonardo Greco

TUCCI, J.R.C.YARSHELL, Flávio LuizBADARO, G. H. R. I.GRECO, L.MORAES, J. R.. Persuasão racional e limitações probatórias: enfoque comparativo entre os processos civil e penal. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Direito) - Faculdade de Direito (USP).

Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró

BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy; José Rogério Cruz e Tucci; YARSHELL, Flávio Luiz; Leonardo Greco; José Rubens de Moraes. Persuasão racional e limitações probatórias: enfoque comparativo entre os processos civil e penal. 2013. Tese (Doutorado em Direito Processual) - Universidade de São Paulo.

Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró

José Rogério Cruz e Tucci; LUCON, Paulo Henrique dos Santos;BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Persuasão racional e limitações probatórias: enfoque comparativo entre os processos civil e penal. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Processual) - Universidade de São Paulo.

Gustavo Henrique Righi Ivahy Badaró

José Rogério Cruz e Tucci;BADARÓ, Gustavo Henrique Righi Ivahy. Sistemas de apreciação da prova: um enfoque comparativo entre o processo civil e penal. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Direito Processual) - Universidade de São Paulo.

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

CARNEIRO, Paulo Cezar Pinheiro; DALLA, Humberto; GRECO, Leonardo. Representatividade e Legitimidade Ativa na Ação Civil Pública. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Humberto Dalla Bernardina de Pinho

PINHO, H. D. B.. REPRESENTATIVIDADE E LEGITIMIDADE ATIVA NA AÇÃO CIVIL PÚBLICA - defesa em 14 de setembro de 2005. banca. Paulo Cezar P. Carneiro (orientador) e Leonardo Greco. 2005. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Flávio Luiz Yarshell

YARSHELL, Flávio Luiz. Persuasão racional e limitações probatórias: enfoque comparativo entre os processos civil e penal. 2013. Tese (Doutorado em Direito Processual) - Universidade de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Thais da Silva Barbosa

O direito à prova nas ações que tenham por fundamento a pornografia de vingança; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Laís Almeida de Souza Lopes

Standards probatórios e argumentação; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Alexandre Silva de Souza

A prova em vídeo no processo penal sob um enfoque de direitos humanos; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Direito e Inovação) - Universidade Federal de Juiz de Fora,; Coorientador: Clarissa Diniz Guedes;

Simonne Maria Parreira do Nascimento Neves

OS EFEITOS DA REVELIA NA PERSPECTIVA DO ACESSO À JUSTIÇA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Processual) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Barbara Elaine Carneiro

O POSTULADO DA PROPORCIONALIDADE NA PROVA ILÍCITA; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Direito Processual) - Faculdade Metodista Granbery; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Thiago Brega de Assis

A desconsideração da personalidade jurídica em seus aspectos processuais e sua possibilidade no regime de tutela de urgência; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Direito Econômico e Empresarial) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Júlia Martins Rodrigues

A projeção do "self" do magistrado na decisão judicial e o controle da racionalidade a partir dos deveres de fundamentação; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Isabelle Ibrahim Brito

A ausência do juízo de admissibilidade da petição inicial no procedimento dos juizados especiais e o prejuízo à razoável duração do processo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Lais Lopes de Souza

Standards probatórios em ações de responsabilidade civil do médico; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

João Antônio Lopes de Souza

A perícia oficial e o livre convencimento do juiz: é preciso mudar para ultrapassar a dúvida razoável; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Mariany Pires Silveira

Incidente de resolução de demandas repetitivas:artigos 997 a 1009 do Projeto do Código de Processo Civil; Uma alternativa às ações coletivas; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Eugênio Zulmir Penna

Relativização da decisão transitada em julgado baseada em lei posteriormente declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Floripes Luisa de Oliveira Freesz

Efeito infringente dos embargos de declaração à luz da instrumentalidade e efetividade do processo; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Olívia Ghetti Gomes

A coisa julgada na ação civil pública: uma análise da constitucionalidade do artigo 16 da Lei da Ação Civil Pública à luz da soberania estatal; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Viviane de Paula Paiva

Denunciação da lide: da possibilidade de execução direta da sentença pelo autor da lide principal em face do denunciado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

ALESSANDRA PAIVA MARTINS

O acesso à justiça e os limites territoriais da coisa julgada na ação civil pública; ; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Priscila Moreira Rodrigues

A tutela efetiva dos direitos da personalidade face à liberdade de expressão; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Alessandro Rubim Barbosa

A responsabilidade do advogado pelo abuso do direito processual; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Carlos Gustavo R

Reis; ; A inserção do princípio do contraditório na oitiva do indiciado em sede de inquérito policial em decorrência da edição da lei n10792/03; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

André Gustavo Gomes Pereira

Da função social dos contratos: aplicação dos princípios e das normas consumeristas aos contratos bancários; ; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Aline Aparecida de Paula

ausas maduras em grau recursal: uma análise da constitucionalidade do art; 515, § 3º do CPC, com redação introduzida pela Lei nº 10,352, de 26 de dezembro de 2001; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Hugo de Araújo Paula

A pessoa economicamente hipossuficiente e sua busca por um profissional detentor de capacidade postulatória: uma análise à luz do princípio do acesso à justiça; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Lívia Maria Werneck de Carvalho

Acesso à Justiça e Legitimidade nas ações civis públicas do direito brasileiro e nas class actions norte-americanas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Fabiana Meirelles de Castro

Acesso à Justiça e Legitimidade da Defensoria Pública na defesa dos direitos e interesses coletivos lato sensu dos necessitados; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Clarissa Diniz Guedes;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Paulo Cezar Pinheiro Carneiro

Representatividade e Legitimidade Ativa na Ação Civil Pública; 2005; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Paulo Cezar Pinheiro Carneiro;

Aline Araújo Passos

A litigância de má-fé do Ministério Público na ação civil pública; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Aline Araujo Passos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; LOPES, L. A. S. . Standards probatórios no contexto da responsabilidade civil do médico. Revista eletrônica de direito processual , v. 18, p. 88-115, 2017.

  • RICCIO, V. ; SILVA, B. M. ; GUEDES, Clarissa Diniz ; MATTOS, R. S. . A utilização da prova em vídeo nas cortes brasileiras: um estudo exploratório a partir das decisões criminais dos tribunais de justiça de Minas Gerais e São Paulo. Revista Brasileira de Ciências Criminais , v. 118, p. 273-298, 2016.

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; LEAL, S. T. . O cerceamento do acesso à prova devido à confusão entre os planos de admissibilidade e valoração do material probatório. Revista de Processo , v. 240, p. 15-40, 2015.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Comentário ao REsp 1.446.322. Revista dos Tribunais (São Paulo. Impresso) , v. 958, p. 548-554, 2015.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Limitações Probatórias: Provas Suspeitas (justificativa parcial do Anteprojeto do Grupo de Pesquisa do Observatório de Reformas Processuais da UERJ). Revista Eletrônica de Direito Processual , v. XIII, p. 361-371, 2014.

  • GRECO, Leonardo ; ROQUE, A. V. ; QUIRINO BISNETO, J. ; RODRIGUES, B. J. V. ; GUEDES, C. R. ; GUEDES, Clarissa Diniz ; ALMEIDA, D. A. R. ; SILVA, F. R. A. ; HARTMANN, G. K. ; FORTI, I. S. D. ; ARAUJO, José Aurélio ; FARIA, M. K. ; NARDELLI, M. M. ; FARIA, M. C. ; GALVAO FILHO, M. V. ; ROMANO NETO, O. ; MENEZES, P. O. B. ; GANDELMAN, B. ; PEREZ, M. M. ; SOUSA, J. A. G. ; ROLO, R. . A REFORMA DO DIREITO PROBATÓRIO NO PROCESSO CIVIL BRASILEIRO- ANTEPROJETO DO GRUPO DE PESQUISA ?OBSERVATÓRIO DAS REFORMAS PROCESSUAIS? DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - VERSÃO PRELIMINAR. Revista Eletrônica de Direito Processual , v. XIII, p. 301-551, 2014.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . O efeito devolutivo e outros efeitos. Revista Eletrônica de Direito Processual , v. XII, p. 83-113, 2013.

  • FERREIRA, G.F. ; GUEDES, Clarissa Diniz . Living unrelated kidney donors: ethical aspects of living kidney donation in Brazil. indian journal of medical ethics , v. VIII, p. 112-114, 2011.

  • SALLES, Raquel Bellini de Oliveira. ; GUEDES, Clarissa Diniz . A relação de regresso e a denunciação da lide prejudicada: da não imposição de ônus sucumbenciais ao denunciante. Revista Forense (Impresso) , v. 408, p. 517-528, 2010.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Atividade probatória das partes e sistemas de apreciação das provas no Direito Romano. Revista Forense (Impresso) , v. 409, p. 113-164, 2010.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Presunção de Inocência, Liberdade de Expressão e Direito à Informação: Reflexões à luz da jurisprudência do Tribunal Europeu de Direitos do Homem e da Corte Americana de Direitos Humanos. Revista Forense (Impresso) , v. 411, p. 3-24, 2010.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . A impugnação das decisões interlocutórias no direito lusitano. Revista eletrônica de direito processual , v. IV, p. 183-223, 2009.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . A impugnação das decisões interlocutórias no direito lusitano. Revista Forense (Impresso) , v. 403, p. 75-108, 2009.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . O princípio da isonomia processual e a atuação ética das partes e de seus procuradores. Revista Eletrônica da Faculdade Metodista Granbery , v. 3, p. 4, 2007.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Legitimidade Ativa e Representatividade na Ação Civil Pública. 1. ed. Rio de Janeiro: GZ, 2012. v. 1. 197p .

  • RICCIO, V. ; VIEIRA, A. ; GUEDES, Clarissa Diniz . Video evidence, legal culture and court decison in Brazil.. In: TESSUTO, Girolamo; BHATIA, Vijay K; ENBERG, Jan. (Org.). Frameworks for discursive actions and practices of the law. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2018, v. 1, p. 333-347.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . "A fixação da verba alimentar tem como parâmetro o binômio necessidade do alimentando e possibilidade do alimentante, insuscetível de análise em sede de recurso especial por óbice da Súmula 7/STJ". In: ALVIM NETTO, José Manoel de; ALVIM, Thereza Arruda; CAMBLER, Everaldo; ALVIM, Angélica Arruda.. (Org.). Teses jurídicas dos tribunais superiores: direito civil III.. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2017, v. 3, p. 197-209.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . LegItImIdade e representatIvIdade na ação cIvIl públIca: por um controle ope judicis amparado em parâmetros constItucIonaIs. In: AURELLI, Arlete Inês; SCHMITZ Leonard Ziesemer; RIBEIRO, Sérgio Luiz de Almeida; FERREIRA, William dos Santos. (Org.). O direito de estar em juízo e a coisa julgada. Estudos em homenagem a Thereza Alvim. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014, v. 1, p. 479-.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . LegItImIdade e representatIvIdade na ação cIvIl públIca: por um controle ope judicis amparado em parâmetros constItucIonaIs. In: DIDIER Jr, Fredie; ARAUJO, José Henrique Mouta; MAZZEI, Rodrigo. (Org.). Tutela Coletiva: 2ª série. 1ed.Salvador: Podivm, 2012, v. , p. 159-196.

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; SALLES, Raquel Bellini de Oliveira. . A relação de regresso e a denunciação da lide prejudicada: da não imposição de ônus sucumbenciais ao denunciante. In: DIDIER JR., Fredie; WAMBIER, Teresa Arruda Alvim.. (Org.). O terceiro no processo civil brasileiro e assuntos correlatos ? Estudos em homenagem ao Professor Athos Gusmão Carneiro. 1ed.São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010, v. 1, p. 168-175.

  • GUEDES, Clarissa Diniz . A Legitimidade Ativa na Ação Civil Ação Civil Pública e os Princípios Constitucionais. In: Rodrigo Mazzei; Rita Dias Nolasco. (Org.). Processo Civil Coletivo. 1ed.São Paulo: Quartier Latin, 2005, v. I, p. 1-832.

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; LEAL, S. T. . O cerceamento do acesso à prova devido à confusão entre os planos de admissibilidade e valoração do material probatório. In: 3o SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO, 2013, Niterói. 3º SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR EM SOCIOLOGIA E DIREITO: ANAIS DO 3o S&D. Niterói: PPGSD-UFF, 2013. v. 3. p. 18-48.

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; GODINHO, A. A. . Tecnologia no processo penal: interrogatório por videoconferência. In: I Simpósio Direito e Inovação, 2012, Juiz de Fora. Anais do I Simpósio Direito e Inovação Faculdade de Direito da UFJF. Juiz de Fora: Faculdade de Direito da UFJF, 2012. v. I. p. 8-8.

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; RICCIO, V. . Brazilian Civil Procedure in the age of visual media: a case-law review on video evidence. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • RICCIO, V. ; GUEDES, Clarissa Diniz . Video Evidence, Truth and Decision in a Civil Law Country: Understanding Brazilian Court Decisions in the Age of Visual Media. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Legitimidade na ação civil pública. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUEDES, Clarissa Diniz ; GODINHO, A. A. . Tecnologia no processo penal: interrogatório por videoconferência. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Os princípios no Direito: em busca da justificativa axiológica 2012 (Editorial).

  • GUEDES, Clarissa Diniz . Apresentação à obra Soluções Práticas de Direito (Pareceres), de Arruda Alvim. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

GUEDES, Clarissa Diniz . Colaboração na Revisão e Atualização da obra 'Manual de Direito Processual Civil', de José Manoel de Arruda Alvim Netto (16ª edição, 2013).. 2013.

GUEDES, Clarissa Diniz . Colaboração na Revisão e Atualização da obra 'Manual de Direito Processual Civil', de José Manoel de Arruda Alvim Netto (15ª edição, 2012.. 2012.

GUEDES, Clarissa Diniz . Colaboração na Revisão e Organização da Obra 'Soluções Práticas de Direito: Pareceres', de autoria de José Manoel de Arruda Alvim Netto (São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011, 5 volumes).. 2011.

GUEDES, Clarissa Diniz . Colaboração na Revisão e Atualização da obra 'Manual de Direito Processual Civil', de José Manoel de Arruda Alvim Netto (14ª edição, 2011).. 2011.

GUEDES, Clarissa Diniz . Colaboração na Revisão e Atualização da obra 'Manual de Direito Processual Civil', de José Manoel de Arruda Alvim Netto (13ª edição, unificada e atualizada, Editora Revista dos Tribunais, 2010). 2010.

GRECO, L. ; FARIA, M. C. ; GALVAO FILHO, M. V. ; HARTMANN, G. K. ; GUEDES, Clarissa Diniz ; ARAUJO, J. A. ; SILVA, F. R. A. . A Reforma do Direito Probatório no Processo Civil - Anteprojeto do Grupo de Pesquisa 'Observatório das Reformas Processuais' da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 2014. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Prova em Vídeo nas Decisões de Segundo Grau: uma análise empírica acerca da interpretação judicial sobre a imagem, Descrição: O objetivo da pesquisa é compreender de que maneira os juízes de segundo grau interpretam e utilizam a prova obtida por meio de vídeo em suas decisões. O projeto parte da constatação de que o mundo contemporâneo é caracterizado por intensa mediatização da sociedade. Esta característica muda a dinâmica das interações entre os indivíduos, pois elas não mais ocorrem exclusivamente face a face, mas também por meio de instrumentos técnicos. As experiências humanas não ficam, assim, limitadas a um mesmo tempo e espaço. Desta forma, a imagem registrada em vídeo constitui um problema de relevo para o campo do direito, visto que a sua presença no cotidiano suscita questões relacionadas aos direitos fundamentais, tais como liberdade, privacidade e autonomia em relação a agentes públicos e privados. Logo, o seu impacto pode ser observado em questões de natureza constitucional, cível, criminal e processual, dentre outras. Outro aspecto importante é a característica da imagem. O seu registro em vídeo não significa uma expressão da realidade, pois ela também está aberta à interpretação. Como as imagens estão cada vez mais presentes nas cortes, é necessária a compreensão de seus impactos no campo do direito e dos modos como a regulação jurídica lida com suas características. Assim, a pesquisa tem por objetivo compreender como a imagem é interpretada em decisões de segundo grau nos Tribunais de Justiça de Minas Gerais e São Paulo em processos cíveis e criminais. Adicionalmente, pretende-se: a) verificar como as imagens são analisadas pelos juízes de segundo grau em processos cíveis e criminais; b) analisar os argumentos de sustentação das decisões baseadas em prova em vídeo; c) verificar a presença de outros elementos probatórios nas decisões fundadas na prova em vídeo. Trata-se de trabalho de natureza empírica e interdisciplinar em que as decisões dos Tribunais de Justiça de Minas Gerais e São Paulo envolvendo a prova em vídeo serão estudadas com apoio na área de linguística discursiva, especificamente a argumentação interacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (5) . , Integrantes: Clarissa Diniz Guedes - Integrante / Vicente Riccio Neto - Coordenador / Beronalda Messias da Silva - Integrante / AmitzaTorres Vieira - Integrante / Thayza Mattos Moreira - Integrante / Fernanda Silveira Chaves - Integrante / Alexandre Silva de Souza - Integrante / Giulia Alves Fardim - Integrante / Milene Schuery Guerson - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4 / Número de orientações: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2006

Paraninfa, Formandos do Curso de Direito Noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora (1º semestre).

2006

Professora Homenageada, Formandos do Curso de Direito Noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora (2º semestre).

2004

Professora Homenageada, Formandos do Curso de Direito Diurno da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Direito. , Rua José Lourenço Kelmer, s/n - Campus Universitário, São Pedro, 36036-900 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 21023501, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2005 - 2007

    Faculdade Metodista Granbery

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 16

    Atividades

    • 04/2006 - 07/2008

      Direção e administração, Curso de Direito, Curso de Especialização em Direito Processual.,Cargo ou função, Coordenadora.

    • 08/2005 - 09/2007

      Ensino, Faculdade de Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Geral do Processo

    • 06/2006 - 12/2006

      Extensão universitária , Curso de Direito, Estágio e Prática Jurídica.,Atividade de extensão realizada, Supervisora de Estágio e Prática Jurídica.

  • 2014 - Atual

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2010 - 2013

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2005 - 2010

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidado da Especialização

  • 2003 - 2005

    Universidade Federal de Juiz de Fora

    Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

    Atividades

    • 10/2015

      Direção e administração, Mestrado em Direito e Inovação, .,Cargo ou função, Vice-coordenação.

    • 10/2014

      Ensino, Mestrado em Direito e Inovação, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Orientação

    • 02/2014

      Outras atividades técnico-científicas , Faculdade de Direito, Faculdade de Direito.,Atividade realizada, Membro do Núcleo Docente Estruturante.

    • 08/2010

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática Forense II, Direito Processual Civil I

    • 02/2008

      Ensino, Especialização em Direito Processual, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Módulo: Relação Processual, Partes e Litisconsórcio, Módulo: Teoria Geral das Provas e Provas em Espécie, Módulo: Tutela Coletiva de Direitos, Orientação de Alunos

    • 10/2012 - 06/2014

      Direção e administração, Faculdade de Direito, Departamento de Direito Público Formal e Ética Profissional.,Cargo ou função, Sub-Chefia de Departamento.

    • 01/2013 - 04/2014

      Direção e administração, Faculdade de Direito, .,Cargo ou função, Coordenação do Curso de Especialização em Direito Processual.

    • 05/2013 - 12/2013

      Extensão universitária , Faculdade de Direito, .,Atividade de extensão realizada, Supervisão do Núcleo de Prática Jurídica em caráter de substituição.

    • 10/2004 - 10/2006

      Ensino, Pós-Graduação em Direito Econômico e Empresarial, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos

    • 10/2004 - 10/2005

      Ensino, Pós-Graduação em Direito Público, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Orientação de alunos

    • 09/2003 - 08/2005

      Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito Processual Civil I, Direito Processual Civil IV, Dirieto Processual Civil II, Seminário sobre as Relações de Consumo