Márcia Dias Lima

Doutoranda em Educação PPGED/UFU da Linha de Pesquisa, Estado, Politicas e Gestão da Educação - EPG Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU , Especialista em Educação dos Surdos pelo Centro Universitário Claretiano -SP , Graduação de Letras Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC no polo UnB e em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Pedagógica pelo Centro Universitário de Patos de Minas. Atualmente sou professora do Ensino Superior na Universidade Federal de Uberlândia pelo Departamento da Faculdade de Educação - FACED-UFU Membro do Núcleo de Educação Especial e Libras NEEL Pesquisadora GPELET - Estudos da Linguagem, Libras, Educação Especial e a Distancia e Tecnologias. Pesquisadora GEPEPES - Grupo de Estudos e Pesquisa Politicas e Praticas em Educação Especial e Inclusão Educacional.

Informações coletadas do Lattes em 28/06/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Pós Graduação em Educação PPGED

2020 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Política Pública na Educação de Surdos: Impacto na formação de professores,
Lazara Cristina Silva.

Mestrado em Educação

2016 - 2018

Universidade Federal de Uberlândia
Título: As Politicas de Acessibilidade dos Livros Didáticos em Libras,Ano de Obtenção: 2018
Orientador: Lázara Cristina da Silva

Especialização em Educação Especial - Ensino do Aluno Surdo

2010 - 2010

Claretiano Centro Universitário, Claretiano/BAT
Título: A utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para os alunos surdos
Orientador: Ms. Juliana Cardoso de Melo Rocha

Especialização em Supervisão Pedagógica

2008 - 2008

Centro Universitário de Patos de Minas
Título: Educação sem Barreiras:Ensino de português para surdos - integrando crianças surdas as turmas regulares
Orientador: Liliane Rocha Cardoso

Graduação em Letras / LIBRAS

2006 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Estágio: Ensino de Libras como L1,L2 e Literatura surda.
Orientador: Edmilson Barbosa Nascimento

Graduação em Pedagogia

2005 - 2007

Centro Universitário de Patos de Minas
Título: O Interprete de LIBRASe o aluno surdo na sala de aula
Orientador: Ms. Antoniette Camargo de Oliveira

Formação complementar

2015 - 2015

Curso de Formação de Professores Autores. (Carga horária: 100h). , Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia, CEAD-UFU, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Aperfeiçoamento em AEE para Alunos Surdos. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2012 - 2012

Capacitação e Atualização de Instrutores de LIBRAS. (Carga horária: 96h). , CAS - SEE, CAS - SEE, Brasil.

2012 - 2012

Ensino de Língua Portuguesa para surdos. (Carga horária: 20h). , Buzzero Online, BUZZERO, Brasil.

2009 - 2009

Ensino da Língua Portuguesa para Surdos. (Carga horária: 24h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2008 - 2008

Capacitação de Instrutores de LIBRAS. (Carga horária: 40h). , CAS / SEE-MG, CAS, Brasil.

2007 - 2007

Libras net. (Carga horária: 120h). , Megainfo, MEGAINFO, Brasil.

2007 - 2007

Formação Continuada de instrutores e interpretes. (Carga horária: 40h). , CAS / SEE-MG, CAS, Brasil.

2006 - 2007

Sign Writing Básico I. (Carga horária: 20h). , Centro Educacional Cultura Surda, CECS, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação de Instrutores de LIBRAS. (Carga horária: 240h). , CAS / SEE-MG, CAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Libras

Compreende Bem, Fala Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: LIBRAS.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

LIMA, M. D. . III ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2018. (Outro).

SOUZA, L. S. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Uma viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária. 2015. (Outro).

LIMA, M. D. . I Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia - CONALIBRAS-UFU. 2015. (Outro).

GODOI, E. ; SILVA, L. C. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; RAMOS, I. . VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE. 2014. (Outro).

LIMA, M. D. ; AMORIN, L. S. . Comunicação Oral: Deficiência Auditiva/Surdez. 2014. (Outro).

LIMA, M. D. . Processos atuais de Escolarização e Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2014. (Outro).

LIMA, M. D. . Apresentação de Trabalhos Científicos: comunicação oral e poster do VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar. 2014. (Outro).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Iniciantes. 2012. (Outro).

LIMA, M. D. . Mostra Cultural de LIBRAS. 2012. (Outro).

LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Nível 2. 2012. (Outro).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . II Seminário de Educação e Surdez. 2009. (Outro).

LIMA, M. D. ; LIMA,M.D. (Marisa Dias Lima) . I Seminário da Educação e Surdez. 2008. (Outro).

Participação em eventos

A proposta de ensino remoto para cursos de graduação da UFU. 2020. (Outra).

I Ciclo de Estudos e Palestras da Linha de Pesquisa em Estado, Política e Gestão da Educação A pesquisa em Educação: metodologias, socialização e aprimoramentos em outras línguas. 2020. (Outra).

Palestra: A proposta de ensino remoto para cursos de graduação da UFU p... 2020. (Outra).

Palestra: Papel e desafios do/a professor/a para a promoção de uma escola pública inclusiva. 2020. (Outra).

CICLO DE ESTUDOS E PALESTRAS: POLÍTICAS, SABERES E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2019. (Outra).

Minicurso 'Recursos didáticos para o atendimento educacional de crianças e jovens com Surdocegueira. 2019. (Outra).

Surdocegueira: uma deficiência única ? difundindo novos conhecimentos e novas perspectivas para a inclusão. 2019. (Outra).

I SEMINÁRIO NOVEMBRO BRANCO E VERMELHO: meios de comunicações utilizados com pessoas surdocegas. 2018. (Seminário).

2 Evento - Setembro Azul na UFU: "Desafios na Educação dos Surdos. 2016. (Outra).

Corredor Cultural Forproex Sudeste - Oficina Librário. 2016. (Oficina).

Mesa-redonda "Modalidades de tradução: a natureza e as condições da equivalência de tradução em Libras/Português". 2016. (Outra).

VIII Simpósio Internacional O Estado e as Políticas Educacionais no Tempo Presente ? X Seminário Regional da Anpae Sudeste - Encontro Estadual da ANPAE/MG.Política de Inclusão dos alunos surdos na Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva dos professores. 2016. (Simpósio).

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE - X SEMINÁRIO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE - ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/MG. 2016. (Simpósio).

VII Seminário Nacional de Educação Especial e VI Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Cursinho preparatório para o ingresso dos surdos no ensino superior: 10 anos de trajetória. 2016. (Seminário).

XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar.Atendimento educacional especializado: construindo materiais didáticos em libras para alunos surdos. 2016. (Seminário).

XIII Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. 2016. (Seminário).

Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação.Um estudo sobre acessibilidade dos surdos na Educação a Distância. 2015. (Outra).

Fonologia da Libras; História dos Surdos; Cultura Surda. 2015. (Outra).

II Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES.Projeto de Extensão da UFU: Curso de Leitura e Escrita do Português como 2a língua para surdos. 2015. (Encontro).

II Encontro Nacional de Professores de Libras no Ensino Superior - ENPLES.Cursinho preparatório para o ingresso dos surdos no ensino superior: 10 anos de trajetória. 2015. (Encontro).

II Seminário Internacional de Avaliação I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândiade. 2015. (Seminário).

II Seminário Internacional de Avaliação I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândiade.Avaliação adaptada com recursos visual e linguístico dos alunos surdos: uma experiência vivenciada. 2015. (Seminário).

IV Congresso de Psicopedagogia Escolar. Libras (l1) como recurso colaborador no processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos. 2015. (Congresso).

IV SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística/III Simpósio Internacional de Letras e e Linguística. 2015. (Simpósio).

IV SINALEL - Simpósio Nacional de Letras e Linguística/III Simpósio Internacional de Letras e e Linguística.Reflexões sobre o ensino de Libras na modalidade EAD e suas contribuições para a formação dos professores. 2015. (Outra).

PromovEAD - Discutindo a visibilidade da EaD pública no Brasil.Acessibilidade linguística dos surdos no curso EAD: um estudo reflexivo. 2015. (Outra).

Seminário de Inclusão: Práticas, Diversidade e Educação.Atendimento Educacional Especializado: construindo materiais didáticos em Libras para alunos surdos. 2015. (Seminário).

Seminário Estadual de Formação Inicial e Continuada. 2015. (Seminário).

Seminário Estadual de Formação Inicial e Continuada.Formação Continuada de professores: Curso de Língua Brasileira de Sinais na modalidade EAD. 2015. (Seminário).

Simpósio Caminhos da Inclusão - saberes científicos e tecnológicos sua importância para o desenvolvimento do indivíduo surdo.Acessibilidade linguística dos surdos no curso EaD: um estudo reflexivo. 2015. (Simpósio).

Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária.Curso de Aperfeiçoamento em Libras EAD para a formação de professores. 2015. (Outra).

Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária.Comissão Científica. 2015. (Outra).

Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária.Curso Alternativo para surdos - CAS: Um cursinho para o ingresso ao ensino superior. 2015. (Outra).

Uma Viagem ao Mundo da Libras - Perspectivas de Novos Olhares pela Comunidade Universitária.Produção de Material Didático em Libras para atuar com alunos surdos no AEE. 2015. (Outra).

V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. 2015. (Simpósio).

V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Curso de Leitura e Escrita do Português como 2a língua para surdos: um relato de experiências. 2015. (Simpósio).

V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários- Minicurso Libras: Coerência e Coesão textuais. 2015. (Simpósio).

Etapa Virtual do SIED:EnPED:2014. 2014. (Simpósio).

I Seminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED.Formação do professor e a libras como instrumento de inclusão. 2014. (Seminário).

I Seminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED.Processo de Formação de Tutores: Caminhos para a qualidade na atuação na disciplina de Libras. 2014. (Seminário).

IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília.Proposta de Ensino Bilíngue: O uso da Libras no processo de Alfabetização e Letramento das crianças surdas. 2014. (Seminário).

IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília.A Formação do Intérprete Educacional de Libras e o seu Papel diante do Aluno Surdo na Sala de Aula. 2014. (Seminário).

IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa.A Utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para as crianças surdas. 2014. (Simpósio).

Políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no estado de Minas Gerais (PL 4254/13). 2014. (Outra).

Roda de Conversa: Deficiência de Quem? Falta de atitude: a maior deficiência!. 2014. (Outra).

Roda de Conversa ?Deficiência de Quem? Falta de atitude: a maior deficiência!. 2014. (Outra).

Semana de Letras - SELET.Um olhar sobre os Aspectos Linguísticos da Libras. 2014. (Outra).

Simpósio Internacional de Educação a Distância, Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância.Tutor na Modalidade á Distância do Curso de Libras: Importância da Reflexão Sobre a Formação.. 2014. (Simpósio).

VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Comissão Científica. 2014. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.Apresentação de trabalhos científicos na modalidade da comunicação oral e poster. 2014. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.A Literatura Surda e sua contribuição na formação de sujeitos críticos. 2014. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar.A Literatura Surda e sua contribuição na formação de sujeitos críticos. 2014. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE.A Literatura Surda e a sua contribuição na formação de sujeitos críticos. 2014. (Seminário).

VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE.A Inclusão da Libras no ILEEL: A visão dos envolvidos. 2014. (Seminário).

Centro Patense do Ensino de LIBRAS.Os Classificadores da Língua de Sinais Brasileira. 2013. (Oficina).

Seminário de Integração dos Servidores Recém Admitidos da UFU. 2013. (Seminário).

Curso de LIBRAS - Nível 2.Curso de LIBRAS - Nivel 2. 2012. (Outra).

Mostra Cultural de LIBRAS.Alunos surdos na sala de recursos. 2012. (Outra).

3 Encontro Nacional de Estudantes de Letras Libras. 2009. (Congresso).

Educacão para Todos: uma agenda positiva. 2009. (Seminário).

II Simpósio sobre Ensino de Português a Surdos e do III Simpósio de Bilinguismo e Línguas de Sinais. 2009. (Simpósio).

Seminário Internancional Brasil / Portugal:Pesquisa Atuais na Áreas da Surdez. 2009. (Seminário).

1 Encontro Nacional de Jovens Surdos - Liderança,iniciativa e motivação.Liderança dos Jovens surdos. 2008. (Encontro).

V Semana de Estudos Lexicais. 2008. (Simpósio).

X Encontro de Pedagogia.Conhecendo a LIBRAS e visitando o mundo dos surdos. 2008. (Encontro).

Congresso Nacional de Educação Inclusiva no Processo Educacional. 2007. (Congresso).

Mesa redonda Escrita de Língua de Sinais,Inclusão dos Surdos na Universidade e Literatura surda. 2007. (Outra).

Mesa redonda sobre Cultura Surda,Escrita de Língua de Sinais e Pedagogia Surda. 2007. (Outra).

Congresso Nacional sobre Educação dos Surdos na Bahia. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Processo Seletivo - Intérprete de LIBRAS. 2013. Centro Universitário de Patos de Minas.

LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Processo Seletivo - Intérprete de LIBRAS. 2013. Centro Universitário de Patos de Minas.

GODOI, E.;LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Prova de Suficiência em Libras para o curso de Pedagogia. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

SILVA, K. M. C. S.;LIMA, M. D.; AMORIN, L. S.. Prova de Suficiência em Libras para o curso de Educação Física. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

LIMA, M. D.. Processo-Seletivo Instrutor de Libras. 2014. Prefeitura Municipal de Uberlândia.

LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Processo Seletivo para contratação temporária de Instrutores de Libras - Prova Prática Gestual de Instrutores. 2014. Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais - Julieta Diniz.

SILVA, K. M. C. S.;LIMA, M. D.; AMORIN, L. S.. Prova de Suficiência em Libras para o curso de História. 2014. Universidade Federal de Uberlândia.

LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Curso de LIBRAS - Iniciantes. 2012. Centro Universitário de Patos de Minas.

LIMA, M. D.LIMA, M. D.. Curso de LIBRAS - Nível 2. 2012. Centro Universitário de Patos de Minas.

LIMA, M. D.. Projeto Artístico-Literário. 2012.

Orientou

Márcia Dias Lima: co-orientadora

Alfabetização e Letramento em LIBRAS nas crianças surdas; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Márcia Dias Lima;

LURIAN KEZIA LEITE GUIMARAES

O Reconto de Histórias na Literatura Surda; 2014; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Márcia Dias Lima;

Deusivânia Laiana Alves de Souza

Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas; 2013; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Centro Universitário de Patos de Minas; Orientador: Márcia Dias Lima;

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. C. ; LIMA, M. D. . Vincos entre o real e o imaginário das políticas de acessibilidade dos livros didáticos em libras. 1. ed. Uberlândia/MG: Navegando Publicações, 2020. v. 1. 228p .

  • GODOI, E. (Org.) ; LIMA, M. D. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.) . LIBRAS e o processo de formação continuada de professores : discussões teóricas e metodológicas. 1. ed. Uberlândia/MG: EDUFU, 2016. v. 7. 263p .

  • GODOI, E. (Org.) ; LIMA, M. D. (Org.) ; SILVA, R. M. (Org.) . LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ? LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: discussões teóricas e metodológicas sobre a Libras, a surdez e o processo de formação. 1. ed. Uberlândia: EDUFU, 2014. v. 1. 220p .

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Abordagens educacionais e as estratégias da educação de surdos. In: Eliamar Godoi, Márcia Dias Lima, Roberval Montes da Silva. (Org.). LIBRAS e o processo de formação continuada de professores : discussões teóricas e metodológicas. 1ed.Uberlândia/MG: EDUFU, 2016, v. 7, p. 23-36.

  • LIMA, M. D. . Intérprete de Libras e alunos surdos: formação e atuação no espaço escolar. In: Eliamar Godoi, Márcia Dias Lima, Roberval Montes da Silva. (Org.). LIBRAS e o processo de formação continuada de professores : discussões teóricas e metodológicas. 1ed.Uberlândia/MG: EDUFU, 2016, v. 7, p. 51-82.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Formação específica para Tutor da Modalidade a Distância em curso de Libras: capacitação com reflexão. In: Eliamar Godoi, Márcia Dias Lima, Roberval Montes da Silva. (Org.). LIBRAS e o processo de formação continuada de professores : discussões teóricas e metodológicas. 1ed.Uberlândia/MG: EDUFU, 2016, v. 7, p. 179-200.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Percurso histórico da educação dos surdos no mundo e no Brasil: modelos educacionais. In: Eliamar Godoi, Marisa Dias Lima, Valdete A. Borges Andrade. (Org.). Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS: a formação continuada de professores. 1ed.Uberlândia/MG: EDUFU, 2016, v. 3, p. 193-.

  • LIMA, M. D. . Interprete de Libras e Alunos Surdos: formação e atuação no espaço escolar. In: Elimar Godoi, Márcia Dias Lima, Roberval Montes da Silva. (Org.). LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ? LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: discussões teóricas e metodológicas sobre a Libras, a surdez e o processo de formação. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 1, p. 36-64.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Formação específica para tutor da modalidade a distância em curso de Libras: capacitação com reflexão. In: Elimar Godoi, Márcia Dias Lima, Roberval Montes da Silva. (Org.). LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ? LIBRAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: discussões teóricas e metodológicas sobre a Libras, a surdez e o processo de formação. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 1, p. 151-171.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Percurso Histórico da Educação dos Surdos no Mundo e no Brasil: modelos educacionais.. In: Eliamar Godoi; Marisa Dias Lima; Valdete A. Bordes Andrade. (Org.). Língua Brasileira de Sinais - Libras: A formação continuada de professores.. 1ed.Uberlândia: EDUFU, 2014, v. 3, p. 223-235.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Acessibilidade linguística dos surdos no curso EAD: um estudo reflexivo. In: PromovEAD - Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil, 2015, Belo Horizonte - MG. PromovEAD - Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Um estudo sobre acessibilidade dos surdos na Educação a Distância. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Tutor na Modalidade á Distância do Curso de Libras: Importância da Reflexão Sobre a Formação.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2014, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância, Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Processo de Formação de Tutores: Caminhos para a qualidade na atuação na disciplina de Libras. In: eminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED, 2014, Uberlândia. eminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; FUZARO, A. V. . A Formação do Intérprete Educacional de Libras e o seu Papel diante do Aluno Surdo na Sala de Aula. In: IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014, Marília. IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014.

  • LIMA, M. D. . A Utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para as crianças surdas. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Proposta de Ensino Bilíngue: O uso da Libras no processo de Alfabetização e Letramento das crianças surdas. In: IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014, Marília. IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014.

  • LEITE, L. S. ; GONCALVES, L. K. L. ; LIMA, M. D. . A Literatura Surda e a sua contribuição na formação de sujeitos críticos. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE, 2014, Uberlândia. VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Avaliação Adaptada com recursos visual e linguístico dos alunos surdos: uma experiência vivenciada. In: II Seminário Internacional de Avaliação e I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Educação de Uberlândia, 2015, Uberlândia. Publicações de trabalhos aprovados, 2015.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Formação Continuada de professores: Curso de Língua Brasileira de Sinais na modalidade EAD. In: Seminário Estadual de Formação Inicial e Continuada, 2015, Uberlândia - MG. REDE/UFU, 2015.

  • RABELO, A. H. R. ; SILVA, L. B. ; LIMA, M. D. . O Olhar do ILLEL/UFU em relação a Libras. In: Semana de Letras - SELET, 2014, Uberlândia. Semana de Letras - Letras no tempo moderno, 2014.

  • RABELO, A. H. R. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . A Inclusão da Libras no ILEEL: A visão dos envolvidos. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE, 2014, Uberlândia. VI Seminário Nacional de Educação Especial - SENAES e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar - ENPEIE, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Acessibilidade linguística dos surdos no curso EAD: um estudo reflexivo. In: PromovEAD - Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil, 2015, Belo Horizonte - MG. PromovEAD - Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil, 2015.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Curso de Leitura e Escrita do Português como 2a língua para surdos: um relato de experiência. In: V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2015, Uberaba - MG. V SELL - Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2015. p. 172-173.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Um estudo sobre acessibilidade dos surdos na Educação a Distância. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015, Rio de Janeiro. Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: Didática e Avaliação, 2015.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Tutor na Modalidade á Distância do Curso de Libras: Importância da Reflexão Sobre a Formação.. In: Simpósio Internacional de Educação a Distância, Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2014, São Carlos. Simpósio Internacional de Educação a Distância, Encontro de Pesquisadores em Educação à Distância, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Processo de Formação de Tutores: Caminhos para a qualidade na atuação na disciplina de Libras. In: eminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED, 2014, Uberlândia. eminário Nacional de Formação de Professores à Distância: Desafios e Perspectivas do Curso de Pedagogia UFU-FACED, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; FUZARO, A. V. . A Formação do Intérprete Educacional de Libras e o seu Papel diante do Aluno Surdo na Sala de Aula. In: IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014, Marília. IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014.

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Proposta de Ensino Bilíngue: O uso da Libras no processo de Alfabetização e Letramento das crianças surdas. In: IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014, Uberlândia. IV Seminário Nacional sobre História e Identidade Cultural dos Povos Surdos, III Seminário sobre Interpretação e Docência de Libras, I Seminário de Ensino e Práticas de LIBRAS de Marília, 2014.

  • LIMA, M. D. . A Utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para as crianças surdas. In: IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014, Uberlândia. IV Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, 2014.

  • RABELO, A. H. R. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Inclusão da Libras no ILLEL: A VISÃO DOS ENVOLVIDOS. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2014, Uberlândia - MG. VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2014.

  • LEITE, L. S. ; GONCALVES, L. K. L. ; LIMA, M. D. . A Literatura Surda e sua contribuição na formação de sujeitos críticos. In: VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2014, Uberlândia - MG. VI Seminário Nacional de Educação Especial e V Encontro de Pesquisadores em Educação Especial e Inclusão Escolar, 2014.

  • GONCALVES, L. K. L. ; LEITE, L. S. ; LIMA, M. D. . O Reconto de Histórias na Literatura Surda. In: Semana de Letras - Letras no Tempo Moderno, 2014, Uberlândia - MG. Caderno de resumos, 2014.

  • RABELO, A. H. R. ; SILVA, L. B. ; LIMA, M. D. . O Olhar do ILEEL/UFU em relação a Libras. In: Semana de Letras - Letras nos Tempos Modernos, 2014, Uberlândia. Caderno de Resumos, 2014.

  • LIMA, M. D. . Alfabetização do indivíduo surdo: primeiro em LIBRAS ou em PORTUGUÊS. In: 3 Simpósio Ação e Cidadã Criatividade, Colaboração e Criticidade nas Práticas Sociais, 2009, São Paulo. 3 Simpósio Ação e Cidadã Criatividade, Colaboração e Criticidade nas Práticas Sociais. São Paulo, 2009.

  • LIMA, M. D. . Dia do Surdo: Que data é essa?,. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Políticas de Acessibilidade do Livro Didático em Libras. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Cursinho preparatório para o ingresso dos surdos no ensino superior: 10 anos de trajetória. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Política de Inclusão dos alunos surdos na Rede Estadual de Ensino sob a perspectiva dos professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Atendimento educacional especializado: construindo materiais didáticos em libras para alunos surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Libras (L1) como recurso colaborador no processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Construção de materiais didáticos em LIBRAS para alunos surdos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . INCLUSÃO SOCIAL DO SURDO: TEMOS UMA LEI DE LIBRAS, E AGORA?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Metodologia do ensino da língua de sinais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Oficina: Aprendendo e Ensinando Libras com Crianças Surdas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Avaliação adaptada com recurso visual e linguístico dos alunos surdos: uma experiência vivenciada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Formação Continuada de professores: Curso de Língua Brasileira de Sinais na modalidade EAD. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Acessibilidade linguística dos surdos no curso EAD: um estudo reflexivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Curso de Leitura e Escrita do Português como 2a língua para surdos: um relato de experiência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Um estudo sobre acessibilidade dos surdos na Educação a Distância. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; ALMEIDA, M. R. P. ; PENA, F. S. . Curso Alternativo para surdos - CAS: Um cursinho para o ingresso ao ensino superior. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GODOI, E. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Curso de Aperfeiçoamento em Libras EAD para a formação de professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Produção de Material Didático em Libras para atuar com alunos surdos no AEE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SILVA, L. C. . Reflexões sobre o ensino de Libras na modalidade EAD e suas contribuições para a formação dos professores. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. D. ; SILVA, L. C. ; LIMA, M. D. . Cursinho preparatório para o ingresso dos surdos no ensino superior: 10 anos de trajetória. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SILVA, L. C. . Projeto de Extensão da UFU: Curso de Leitura e Escrita do Português como 2a língua para surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . Libras (l1) como recurso colaborador no processo de ensino aprendizagem dos alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. . Acessibilidade linguística dos surdos no curso EaD: um estudo reflexivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Atendimento Educacional Especializado: construindo materiais didáticos em Libras para alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Lingua de Sinais, Cultura e Identidade Surda. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Tutor na Modalidade á Distância do Curso de Libras: Importância da Reflexão Sobre a Formação.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; LEITE, L. S. . Processo de Formação de Tutores: Caminhos para a qualidade na atuação na disciplina de Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • GODOI, E. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Formação do professor e a libras como instrumento de inclusão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. . A Utilização dos métodos de recursos visuais na contação de histórias para as crianças surdas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; FUZARO, A. V. . A Formação do Intérprete Educacional de Libras e o seu Papel diante do Aluno Surdo na Sala de Aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; FUZARO, A. V. . A Formação do Intérprete Educacional de Libras e o seu Papel diante do Aluno Surdo na Sala de Aula. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Proposta de Ensino Bilíngue: O uso da Libras no processo de Alfabetização e Letramento das crianças surdas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Um olhar sobre os Aspectos Linguísticos da Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. ; NASCIMENTO, S. P. F. ; SOARES, F. G. A. ; MIRANDA, D. G. . Processos atuais de Escolarização e Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. . As Políticas Públicas para Educação de Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . História, Comunidades e as Representações Culturais dos Surdos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . A Ética e atuação dos Instrutores de Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LEITE, L. S. ; GONCALVES, L. K. L. ; LIMA, M. D. . A Literatura Surda e sua contribuição na formação de sujeitos críticos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • RABELO, A. H. R. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . A Inclusão da Libras no ILLEL: A visão dos envolvidos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. . Dinâmicas e Estratégias didáticas no curso de Libras. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Técnicas de elaboração de textos para o ENEM. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • LIMA, M. D. . Mostra Cultural de LIBRAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Nível 2. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . LIBRAS e suas estruturas gramaticais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . Inclusão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . Educação Inclusiva - LIBRAS. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LIMA, M. D. . Alfabetização as crianças surdas:primeiro em LIBRAS ou em portugues. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, M. D. . Interferência da Gramática da LIBRAS na escrita portuguesa dos surdos: metódos de avaliacão. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. . Conhecendo a LIBRAS e visitando o mundo dos surdos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • LIMA, M. D. . Oficina:Curso Básico de LIBRAS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, M. D. . A Surdez e a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • LIMA, M. D. . A Surdez e a LIBRAS / Português como segunda língua para os surdos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GODOI, E. ; LIMA, M. D. ; SILVA, R. M. . Apresentação. UberlândiaMG/, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • SOUZA, D. L. A. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas. Patos de Minas - MG: Revista Perquirere, 2014 (Artigo publicado em revista).

Outras produções

SILVA, L. C. ; MOURAO, M. P. ; SILVA, W. F. ; LIMA, M. D. . Atendimento educacional para surdos: tons e cores da formação continuada de professores no exercício profissional. 2013.

LIMA, M. D. . III ENCONTRO NACIONAL DOS PROFESSORES DE LIBRAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. 2018.

LIMA, M. D. . Congresso Nacional de Libras da Universidade Federal de Uberlândia - CONALIBRAS-UFU. 2015.

LIMA, M. D. . Prova de Suficiência em Libras para o curso de Pedagogia. 2014.

LIMA, M. D. . Prova de Suficiência em Libras para o curso de Educação Física. 2014.

LIMA, M. D. . Prova de Suficiência em Libras para o curso de História. 2014.

LIMA, M. D. . Educação sem Barreiras:Ensino de português para surdos - integrando crianças surdas - integrando crianças surdas em escolas regulares. 2008.

LIMA, M. D. . O Interprete e o aluno surdo na sala de aula. 2007.

LIMA, M. D. ; LIMA,M.D. (Marisa Dias Lima) . Meios de Comunicação e tecnologia para surdos. 2007.

LIMA, M. D. . Diálogos da Inclusão: Libras. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, M. D. ; SOARES, F. G. A. ; GUERRETA, C. . Inclusão Social do Surdo: Temos uma Lei de Libras, e agora?. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, M. D. ; NASCIMENTO, S. P. F. ; SOARES, F. G. A. ; MIRANDA, D. G. . Processos atuais de Escolarização e Educação de Surdos: desafios e possibilidades. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

LIMA, M. D. ; CRUZ, S. C. S. . Professores das redes estadual e municipal participam de Curso Básico de Libras. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. ; CRUZ, S. C. S. . Professores participam de Curso Básico de Libras promovido pela SRE/Patos de Minas. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. ; CRUZ, S. C. S. . Professores de Patos de Minas iniciam curso básico de LIBRAS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; CRUZ, S. C. S. . Sala de recursos da EE Prof. Zama Maciel realiza Mostra Cultural de LIBRAS. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Alunos do UNIPAM tem a oportunidade de aprender LIBRAS. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; FUZARO, A. V. . Disciplina de LIBRAS na universidade. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MENDES, I. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Centro de Apoio e Integração dos Surdos é referência em Minas Gerais. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Obra Social de Patos de Minas - Surdos. 2009. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

MENDES, I. ; LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; CRUZ, S. C. S. ; SILVA, J. R. . Escola para Surdos. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. . Centro de apoio aos surdos promove teatro em LIBRAS. 2008. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LIMA, M. D. . As Políticas de acessibilidade dos livros didáticos em Libras. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, M. D. . OFICINA, 'ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS SURDAS COM O USO DA LIBRAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

LIMA, M. D. . VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL O ESTADO E AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO TEMPO PRESENTE - X SEMINÁRIO REGIONAL DA ANPAE SUDESTE - ENCONTRO ESTADUAL DA ANPAE/MG. 2016. (Coordenador de sessão).

LIMA, M. D. . Curso de Libras por imersão. 2015. .

LIMA, M. D. . Curso de Capacitação aos Tutores do curso da Língua Brasileira de Sinais EAD. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, M. D. . CAS - Cursinho Alternativo para alunos surdos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, M. D. . CAS- Cursinho Alternativo para alunos surdos. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, M. D. . Curso de Capacitação aos Tutores do curso da Língua Brasileira de Sinais EAD. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, M. D. . Curso de Libras - EaD. 2013. (Curso de formação aos professores da rede pública).

LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - nível 2. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. ; SOUZA, D. L. A. . Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas. 2012. (Relatório de pesquisa).

LIMA, M. D. ; LIMA, M. D. . Oficina Preparatória para PROLIBRAS. 2011. .

LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Básico. 2009. .

LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Intermediário. 2009. .

LIMA, M. D. . Curso de LIBRAS - Avançado. 2009. .

LIMA, M. D. ; LIMA,M.D. (Marisa Dias Lima) . Curso de Libras - nível avançado. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do curso de Libras).

LIMA, M. D. . Curso Intermediário de LIBRAS. 2008. .

LIMA, M. D. ; LIMA,M.D. (Marisa Dias Lima) . Curso de Libras - nível intermediário. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do curso de Libras).

LIMA, M. D. . Curso Básico de LIBRAS. 2007. .

LIMA, M. D. ; LIMA,M.D. (Marisa Dias Lima) . Curso Básico de LIBRAS. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila do curso de Libras).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - 2013

    PIBIC - Iniciação Científica, Descrição: Alfabetização e Letramento com o uso da LIBRAS nas crianças surdas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Márcia Dias Lima - Integrante / Marisa Dias Lima - Coordenador / Deusivânia Laiana Alves de Souza - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Educação. , Avenida João Naves de Ávila -2121, Santa Mônica, 38408100 - Uberlândia, MG - Brasil, Telefone: (34) 32394212

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Artes, Filosofia e Ciências Sociais, Instituto de Letras e Lingüística.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do curso de Graduação em Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras - Portaria n 010/2015/FACED/UFU de 25/05/2015.

  • 02/2014

    Extensão universitária , CEPAE - UFU.,Atividade de extensão realizada, Curso de Capacitação aos Tutores do curso de Libras - EaD.

  • 10/2013

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Temático de Educação Especial e Libras.

  • 06/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa

  • 07/2019 - 12/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, Portaria DIRFACED n 30 de 05/07/2019 - Comissão julgadora de Processo Seletivo simplificado na área de Educação Especial e Libras.

  • 01/2019 - 04/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Educação.,Cargo ou função, PORTARIA DIRFACED N 1, DE 16 DE JANEIRO DE 2019 - Processo Seletivo simplificado na área de Libras.

  • 09/2014 - 02/2015

    Outras atividades técnico-científicas , CEPAE - UFU, CEPAE - UFU.,Atividade realizada, Professora Formadora do Curso de Língua Brasileira de Sinais - Libras EAD.

  • 11/2013 - 08/2014

    Outras atividades técnico-científicas , CEPAE - UFU, CEPAE - UFU.,Atividade realizada, Professora formadora do curso de aperfeiçoamento do curso de Libras Ead..

  • 10/2013 - 03/2014

    Ensino, Licenciatura e Bacharel, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

2006 - 2013

28° Secretaria Regional de Ensino de Patos de Minas - MG

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Efetiva - Instrutora de Libras, Carga horária: 20

Outras informações:
2006 a 2011 - Instrutora de LIBRAS em Contexto 2012 a atual - Instrutora Minas Interagindo em LIBRAS

2010 - 2013

Centro Universitário de Patos de Minas

Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar

Outras informações:
Disciplina: LIBRAS Bacharelado Licenciatura: Pedagogia,Ciências Biológicas, História, Letras e Educação Física.

2009 - 2009

Centro Universitário de Patos de Minas

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Auxiliar

Outras informações:
Disciplina: LIBRAS Bacharelado

2009 - 2011

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Carteira assinada, Enquadramento Funcional: Coordenadora pedagógica, Carga horária: 20

2005 - 2011

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Carteira Assinada, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Atuação: Professora de supletivo do Ensino Fundamental/Médio para alunos surdos Professora de Português como segunda Língua

2008 - 2010

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de LIBRAS, Carga horária: 10

2009 - 2009

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de LIBRAS Nível Básico-50hs Nivel Intermediário-140hs Nível Avançado-30hs

2008 - 2008

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de LIBRAS nível Intermediário-60hs

2007 - 2007

Centro de Apoio e Integração dos Surdos

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Professora de LIBRAS, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de LIBRAS do nível Básico

2017 - 2017

Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Vínculo: Professor Formador, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Professora formadora

Atividades

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Língua Brasileira de Sinais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Formadora na disciplina Psicologia da Educação - 60hs

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Letras - Língua Brasileira de Sinais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Formadora na disciplina Psicologia da Educação - 60hs

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Letras - Língua Brasileira de Sinais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professora Formadora na disciplina Introdução a Educação a Distância - 40hs