Roseli Adriana Blümke Feistel
Possui Graduação em Física (Licenciatura) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Docente Associada III da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, atuando também como docente pesquisadora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM), pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (NIPECeM) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências de Sinop (GPECS). Também atua como Membro do Conselho Municipal de Educação e do Fórum Permanente de Educação do município de Sinop-MT. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências/Física, Formação de Professores, Currículo, Interdisciplinaridade, Abordagem Temática, Ensino-aprendizagem, Recursos didático-pedagógicos.
Informações coletadas do Lattes em 29/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação Científica e Tecnológica
2008 - 2012
Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências
, Ano de obtenção: 2012. Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade; Formação de Professores; Abordagem Temática; Currículo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Mestrado em Educação Nas Ciências
2003 - 2005
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: Formação Docente para o Ensino de Física: reflexões com base na abordagem histórico-cultural
Orientador: Milton Antonio Auth
, Ano de Obtenção: 2006.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Física; Significação conceitual; Experimentação; Abordagem histórico-cultural.Grande área: Ciências Exatas e da TerraGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação / Especialidade: Educação. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral; Educação Superior.
Graduação em Graduação em Física - Licenciatura Plena
1998 - 2002
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Título: Monografia: A Experimentação no Ensino de Física
Orientador: Marisa Nunes Frizzo
Formação complementar
2020 - 2020
Princípios de Autoria e Edição de Cursos em AVA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
2009 - 2009
Docência no Ensino Superior. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física/Especialidade: Ensino de Física.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação em Ciências/Especialidade: Educação em Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Organização de eventos
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas da Educação Básica. 2019. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . III COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática: aproximação Universidade-escola - destacando boas práticas na Educação Básica. 2017. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; DRESCH, M. A. ; COSTA, Reginaldo Vieira . V Feira de Ciências de Sinop. 2017. .
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VIII Seminário Integrador PIBID e VI Seminário de Tutoria da UFMT. 2016. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; DRESCH, M. A. ; COSTA, Reginaldo Vieira . IV Feira de Ciências de Sinop. 2016. .
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VII Seminário Integrador PIBID e V Seminário de Tutoria da UFMT. 2015. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; COSTA, R. V. . III Feira de Ciências de Sinop:. 2015. .
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VI Seminário Integrador PIBID e IV Seminário de Tutoria da UFMT. 2014. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; COSTA, R. V. . II Feira de Ciências de Sinop: "A cada passo, uma nova descoberta". 2014. .
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . I Semana de Seminários de Práticas Educativas. 2009. (Outro).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Coordenadora de Sessão de Trabalhos Apresentados no VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Inteligência Artificial na Educação Básica: auxílio, aprendizagem ou alienação?. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Valorização da experimentação na Educação Básica: um olhar para as pesquisas científicas. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Educação Infantil e o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para agroecologia e a produção sustentável. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Utilização de Arduino em aulas de Física: um estado da arte. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Ensino sobre Energia nos anos finais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Aulas experimentais de Ciências para o 3° ano do Ensino Fundamental com abordagem construtivista. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Recomposição da aprendizagem matemática pós-pandemia: um olhar para produções científicas. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Física e trânsito: uma abordagem problematizadora na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Pensamento algébrico nas séries iniciais: um olhar investigativo sobre produções científicas. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Analogias no Ensino de Ciências: uma revisão em produções científicas. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Educação transformadora: Cartilha Didática para a economia solidária com base em CTSA. 2024. (Encontro).
V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual.Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem-avaliação de geometria plana. 2024. (Encontro).
3º Simpósio de Qualificação e Pesquisa em Educação.Construção de conhecimento químico mediado pela experimentação: uma proposta para o Ensino Fundamental II. 2023. (Simpósio).
II Mostra de Produtos Educacionais do PPGECM. 2023. (Outra).
Simpósio Educação em Ciências.Experimento Virtual Interativo: uma nova abordagem para o Ensino de Física. 2023. (Simpósio).
SEMIEDU 2022: (Trans) Ver a Vida pelas Lentes de uma Educação Cientifica, Sensível, Ética, Estética e Artística. 2022. (Seminário).
SEMIEDU 2021 "A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências". 2021. (Seminário).
IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação. Experiência no Estágio Supervisionado: regência no ensino de Ciências. 2019. (Congresso).
XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática.A Resolução de Problemas no contexto da Residência Pedagógica. 2019. (Encontro).
III Semana Acadêmica de Sinop.rrrrr. 2016. (Outra).
III Feira de Ciências de Sinop "A Ciência é a porta para um mundo de descobertas". 2015. (Feira).
Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital.Projetos para Feira de Ciências: ações entre PIBID e Escola. 2015. (Seminário).
VI Seminário Integrador do PIBID e IV Seminário de Tutoria da UFMT. 2014. (Seminário).
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Abordagem Temática na Educação em Ciências: propostas desenvolvidas por pesquisadores. 2012. (Encontro).
XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Abordagem Temática na Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Encontro).
Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino Física.Abordagem Temática e Ensino de Física: dificuldades e contribuições. 2011. (Encontro).
I Fórum das Licenciaturas. 2011. (Outra).
I Seminário Internacional de Educação em Ciências.Ensino de Ciências/Física e uso de TIC: um panorama de pesquisas científicas. 2011. (Seminário).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias.Abordagem de Temas na Pesquisa em Educação em Ciências: pressupostos teórico-metodológicos. 2011. (Encontro).
XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e Tensões no Campo de Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais.Perspectiva Educacional Freireana e Formação Inicial de Professores. 2010. (Encontro).
Seminário ? O Estágio na Formação de Professores. 2009. (Seminário).
Seminário de Educação 2009 ? Políticas educacionais: cenários e projetos sociais.Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: tecendo discussões. 2009. (Seminário).
Seminários Discentes - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores de Ciências: contribuições de Paulo Freire. 2009. (Seminário).
VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.A Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências Naturais e Matemática: algumas reflexões. 2009. (Encontro).
VII ENPEC ? Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências.Participação no Curso/Oficina: Introdução à Pesquisa em Ensino de Ciências. 2009. (Encontro).
XI Fórum de Leituras de Paulo Freire.Perspectiva Interdisciplinar na Formação Inicial de Professores: sinalizando contribuições de Paulo Freire. 2009. (Encontro).
III Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e VIII Encontro sobre Investigação na Escola.Organização Curricular Baseada em Temas na Formação de Professores da UFMT. 2008. (Encontro).
Seminário de Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios.Mapa Conceitual: Metodologia Interdisciplinar em Curso de Ciências Naturais e Matemática. 2007. (Seminário).
Seminário de Educação 2006 e I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais - Educação em movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI.Processos Físicos e Químicos: uma abordagem transdisciplinar. 2006. (Seminário).
XIII Seminário Internacional de Educação - Infância e adolescência na sociedade contemporânea.Ensino de Física: algumas reflexões com base na abordagem histórico-cultural. 2006. (Seminário).
IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola.O Processo de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2005. (Encontro).
V EREM (Encontro Regional de Educação Matemática) e I EREF (Encontro Regional de Ensino de Física).Conceitos físicos e a experimentação no processo ensino-aprendizagem de Física. 2005. (Encontro).
VII Seminário Internacional de Educação: cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola.Difusão e Popularização da Ciência: a Física sob um outro olhar. 2005. (Seminário).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), realizado no período de 24 a 28 de janeiro de 2005, no CEFET/RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro/RJ). 2005. (Simpósio).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no Curso/Oficina: Experiências em Laboratório Didático: podem (e devem) 'dar certo', durante o XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 24 a 28 de janeiro de 2005, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), perfazendo um total de 8 horas. 2005. (Oficina).
XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no Curso/Oficina: Luz e Visão - Um olhar sobre objetos, imagens e cores, durante o XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 24 a 28 de janeiro de 2005, no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (CEFET/RJ), perfazendo um total de 6 horas. 2005. (Oficina).
Seminário Temático: O Pensamento Dialógico de Martin Buber e Emanuel Levinas: desafios éticos e filosofia intercultural. 2004. (Seminário).
Seminário Temático: Subjetividade e o Humanismo no Contemporâneo: desafio do pensamento, aposta das políticas públicas. 2004. (Seminário).
V Encontro sobre Investigação na Escola.O Processo de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2004. (Encontro).
VI Seminário Internacional de Educação - Docência: ofício, formação e emancipação.Aprendizagem no Ensino de Física: articulando compreensão conceitual e experimentação. 2004. (Seminário).
V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL).Significação Conceitual e Experimental no Ensino de Física. 2004. (Seminário).
3 Jornada Pedagógica Nacional - Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade: limites e possibilidades. 2003. (Encontro).
55 Reunião Anual da SBPC. Participação na 55 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), realizada no período de 13 a 18 de julho de 2003, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco. 2003. (Congresso).
Dias Acadêmicos dos Cursos de Física e Matemática da UNIJUÍ. 2003. (Seminário).
Seminário Temático: A Confrontação entre Modernidade e Pós-modernidade - racionalidade e pressupostos normativos. 2003. (Seminário).
Seminário Temático: Contribuições da Teoria da Complexidade para a Educação. 2003. (Seminário).
V Seminário Internacional de Educação - Ação Docente: sentidos e significados.Produção e Socialização de Materiais para o Ensino de Física. 2003. (Seminário).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 21 a 26 de março de 2003, na Universidade Federal do Paraná, Curitiba-PR, perfazendo um total de 45 horas. 2003. (Simpósio).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no Curso/Oficina: Montagem de Equipamentos para Experimentos de Física, durante o XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 21 a 26 de março de 2003, na Universidade Federal do Paraná, perfazendo um total de 8 horas. 2003. (Oficina).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.Participação no Curso/Oficina: Água e vida - Uma Situação de Estudo Interdisciplinar no Ensino Médio, durante o XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 21 a 26 de março de 2003, na Universidade Federal do Paraná, perfazendo um total de 6 horas. 2003. (Oficina).
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física..Participação no Curso/Oficina: A Leitura e o Ensino de Física, durante o XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado no período de 21 a 26 de março de 2003, na Universidade Federal do Paraná, perfaendo um total de 6 horas. 2003. (Oficina).
54 Reunião Anual da SBPC. Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. 2002. (Congresso).
54 Reunião Anual da SBPC.Participação no Mini-curso: Introdução à Física do Corpo Humano, durante a 54 Reunião Anual da SBPC, realizada no período de 7 a 12 de julho de 2002, em Goiânia/GO. 2002. (Oficina).
Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática.A Experimentação no Ensino de Física. 2002. (Seminário).
Mostra A Ciência das Cores.Participação na Mostra - A Ciência das Cores, realizado pelo Sesc (Ijuí/RS), no período de 13 a 29 de junho de 2001. 2001. (Oficina).
I EREM - Encontro Regional de Educação Matemática. 2000. (Encontro).
Semana Acadêmica dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática e Ciências Plena: Física e Matemática. 2000. (Seminário).
51 Reunião Anual da SBPC. Participação na 51 Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), realizada no período de 11 a 16 de julho de 1999 na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 1999. (Congresso).
51 Reunião Anual da SBPC.Participação na 7ª SBPC JOVEM. 1999. (Simpósio).
Semana acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Ciências Plenas: Habilitações - Física, Biologia, Matemática e Química. 1999. (Seminário).
Semana acadêmica dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Ciências Plenas: Física, Biologia, Matemática e Química. 1998. (Seminário).
Participação em bancas
RAMOS, Maria Rosângela Silveira; PANIZ, Catiane Mazocco; MARIANI, Vanessa de Cássia Pistóia;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Verticalização do ensino: concepções e memórias de estudantes egressos do IFFar Campus Santa Rosa. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
WOBETO, Carmen;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; SOARES, Elane Chaveiro; SILVA, Larissa Cavalheiro. Primeiros olhares para o ensino e aprendizagem pós-pandemia em Ciências da Natureza: um estudo de caso. 2024. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
SANTANA, Ricardo Campomanes;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; VEIT, Eliane Angela. Ensino por Investigação: estudo da vazão de fluído na lateral de um cilindro aplicado ao Ensino Médio. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; WOBETO, Carmen; PINHEIRO, Jean Reinildes; MORAES, Mariuce Campos de. Radiação eletromagnética não ionizante e o declínio das abelhas: uma abordagem interdisciplinar por meio do enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
MALAVAZI, Mazílio Coronel; BARBOSA, Edson Pereira;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; NEGREIROS, Cláudia Landin. Cultura Maker e suas contribuições no processo de ensino-aprendizagem de Geometria nos anos iniciais da Educação Básica. 2022. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
PANIZ, Catiane Mazocco; CHAVES, T. V.;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Trajetória da Escola Agrotécnica Federal de São Vicente do Sul ao Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul: uma análise a partir do Curso Técnico em Agropecuária. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
GUILARDI JUNIOR, Felício;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; MELLO, Geison Jader. Astrobiologia no Ensino de Ciências da Natureza: uma proposta de aprendizagem significativa. 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
RAMOS, M. R. S.; COUTINHO, R. X.;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Um olhar sobre a Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica no contexto das políticas públicas educacionais do IFFar - Campus São Vicente do Sul. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; BRAIBANTE, M. E. F.; ADAIME, M. B.. A temática ?cores? no Ensino de Química. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria.
RAMOS, Maria Rosângela Silveira; PANIZ, Catiane Mazocco;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; AHMAD, Laila Azize Souto. Recuperação da Aprendizagem no ensino de Matemática - caminhos (des)construídos. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha.
ROSA, Paulo Ricardo da Silva;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; CORREIA, Daniele. Interdisciplinaridade em ambientes de ensino híbrido. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
AZEVEDO, Elizabeth Quirino; LAIER, S. S. S.;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Resolução de Problemas no Ensino de Ciências e Matemática: avanços e desafios. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
BOTAN, Everton;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; CARDOSO, Fabiano César. Sistema Sol-Terra-Lua no Geogebra: uma modelagem tridimensional da mecânica celeste para o céu da Amazônia Meridional. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; PINHEIRO, Jean Reinildes; CARDOSO, Fabiano César. Estratégia de ensino Phillips 66 no ensino experimental de Física. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; PINHEIRO, Jean Reinildes; BARBOSA, Yuri Alexandrovish. Uma Proposta Didática para o Ensino de Física: Os Conceitos do Átomo e o Espectroscópio Artesanal. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; PINHEIRO, Jean Reinildes; BARBOSA, Yuri Alexandrovish. Uso de Aplicativos e Plataforma Arduino no Ensino de Ciências. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; AZEVEDO, Elizabeth Quirino; PINHEIRO, Jean Reinildes. TIC's no ensino de Física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; AZEVEDO, Hernani Luiz; PINHEIRO, Jean Reinildes. Análise de ideologias envolvendo o tema ?Origens do Universo? presentes em livros didáticos de Física usados em escolas estaduais do município de Sinop/MT. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; PINHEIRO, Jean Reinildes; BARBOSA, Yuri Alexandrovish. O Ensino de Física no Ensino Médio. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; GUILARDI JR, F.; ROSINKE, P.. PIBID na Formação dos Licenciados em Ciências e Matemática da UFMT ? Sinop. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; WOBETO, C.; ROSA, C. C. B.. Investigação das Condições Higiênico-Sanitárias das Cozinhas das Escolas Públicas de Sorriso-MT. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; ROSINKE, P.; PINHEIRO, Jean Reinildes. A descrição de experimentos de ensino de Física em livros didáticos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
ROSINKE, P.;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; LAIER, S. S. S.. A Química Verde e o Ensino Médio: percepções e concepções de professores. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; BARBOSA, Edson Pereira; PINHEIRO, Jean Reinildes. A interdisciplinaridade no ensino de Física em escolas públicas do município de Sinop/MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
ROSINKE, P.;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; DRESCH, M. A.. Análise dos trabalhos monográficos do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática com Habilitação em Química da UFMT de Sinop/MT. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
PINHEIRO, Jean Reinildes;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; BARBOSA, Yuri Alexandrovish. Atividades Experimentais em Ciências no 9º Ano do Ensino Fundamental: introduzindo os conceitos físicos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
BARBOSA, Edson Pereira;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; Elizabeth Quirino de Azevedo; LAIER, S. S. S.. Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso: do Papel à Sala de Aula. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
PINHEIRO, Jean Reinildes;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; AZEVEDO, H. L.. A percepção dos alunos do Ensino Médio sobre o ensino de Física em uma escola pública no município de Sinop/MT. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
PINHEIRO, Jean Reinildes;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; AZEVEDO, H. L.. O conceito de cor presente nos livros de Física. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; ROSINKE, P.; GUILARDI JR, F.. Avaliação na Escola organizada em Ciclos de Formação Humana: compreendendo o processo e tecendo reflexões. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; SANTANA, Ricardo Campomanes; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; AZEVEDO, Hernani Luiz; PINHEIRO, Jean Reinildes; FONSECA, M.. Comissão Examinadora (Banca) para Seleção de Professor Substituto da área de conhecimento/subárea de Física Geral e Ensino de Física. 2019. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; PINHEIRO, Jean Reinildes; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; GUILARDI JR, F.; FONSECA, M.; SANTANA, Ricardo Campomanes. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto de Física - Portaria CUS Nº 006. 2017. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; PINHEIRO, Jean Reinildes; BOTAN, E.; AZEVEDO, H. L.; CARDOSO, Fabiano César. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto de Física - Portaria CUS Nº 008. 2015. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
SHENG, Lee Yun; CARNEVAROLLO JR, Rubens Pazin;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; BARBOSA, Edson Pereira; MALAVAZI, Mazílio Coronel. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 004/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
SHENG, Lee Yun; CARNEVAROLLO JR, Rubens Pazin; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; BARBOSA, Edson Pereira; MALAVAZI, Mazílio Coronel;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 006/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
BARBOSA, Yuri Alexandrovish; SANTANA, Ricardo Campomanes;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; CARDOSO, Fabiano César; GONÇALVES, Marco Aurélio Clemente; PINHEIRO, Jean Reinildes. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 014/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
SHENG, Lee Yun; CARNEVAROLLO JR, Rubens Pazin; MALAVAZI, Mazílio Coronel; BARBOSA, Yuri Alexandrovish; BARBOSA, Edson Pereira;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 013/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
MALAVAZI, Mazílio Coronel; CARNEVAROLLO JR, Rubens Pazin; BARBOSA, Edson Pereira; BARBOSA, Yuri Alexandrovish;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; SHENG, Lee Yun. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 028/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
CARDOSO, Fabiano César; GONÇALVES, Marco Aurélio Clemente; BARBOSA, Yuri Alexandrovish;FEISTEL, Roseli Adriana Blümke; SANTANA, Ricardo Campomanes; PINHEIRO, Jean Reinildes. Comissão Examinadora (Banca) para a Seleção de Professor Substituto - Portaria CUS Nº 035/2010. 2010. Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop.
Orientou
Horta escolar como espaço de pesquisa científica envolvendo a comunidade; Início: 2025; Dissertação (Mestrado profissional em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; (Orientador);
Experimentação no Ensino de Física; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; (Orientador);
O uso de recursos multissensoriais no Ensino da Química para alunos autistas; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Química, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; (Orientador);
Desafios e Dificuldades no Ensino de Matemática: Estudo de Caso com Alunos do 1º Ano do Ensino Médio; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop; (Orientador);
Construção de conhecimento químico mediado pela experimentação: uma proposta para o Ensino Fundamental II; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, ; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Experimento Virtual Interativo: o ensino da Teoria da Relatividade em uma Educação STEM; 2024; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop, ; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
?Matéria e Energia? no Ensino de Ciências: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, ; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Formação científica integral: ensino de Ciências da Natureza e Saberes do Campos; 2023; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, ; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Histórias em Quadrinhos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma abordagem problematizadora para o Ensino de Ciências; 2021; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop, ; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Ensino de Ciências da Natureza na Educação Inclusiva: um olhar para o Transtorno do Espectro Autista; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Proposta didática para o estudo da Termologia: aspectos históricos e experimentação; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Sequência Didática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta para o estudo de conceitos de Astronomia e Cosmologia; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
TIC?s no Ensino de Física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
O ensino de Física e o currículo em escolas de Ensino Médio no município de Sinop/MT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Dificuldades dos professores em ministrar aulas de Física no Ensino Médio; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Lixo e tempo de degradação: discussões no ensino de Ciências envolvendo PIBID e alunos da EMEB Jardim Paraíso de Sinop/MT; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
A Física no Exame Nacional do Ensino Médio: uma breve discussão das questões; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
A interdisciplinaridade no ensino de Física em escolas públicas do município de Sinop/MT; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de Sinop; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Avaliação na Escola organizada em Ciclos de Formação Humana: compreendendo o processo e tecendo reflexões; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Bolsista Projeto de Extensão: Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Bolsista Projeto de Extensão: Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Bolsista Projeto de Extensão: Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Bolsa Permanência; 2009; Orientação de outra natureza; (Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Bolsista do Programa de Bolsa Monitoria; 2007; Orientação de outra natureza; (Licenc; Plena em Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal de Mato Grosso - Campus de Sinop, Universidade Federal de Mato Grosso; Orientador: Roseli Adriana Blümke Feistel;
Produções bibliográficas
-
SANTOS, REGIANE FERREIRA DA SILVA ; TREVISAN, EBERSON PAULO ; AZEVEDO, ELIZABETH QUIRINO DE ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Teoria dos Registros de Representação Semiótica: uma investigação em Geometria acerca de produções científicas brasileiras. REVISTA PRÁTICA DOCENTE , v. 9, p. e24027-19, 2024.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . ENSINO DE CIÊNCIAS PROBLEMATIZADOR: histórias em quadrinhos na perspectiva dos três momentos pedagógicos. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS , v. 15, p. 181-203, 2024.
-
SILVA, CRISILANDIA DE NAVE ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; WOBETO, Carmen ; PINHEIRO, Jean Reinildes . Interdisciplinaridade e Educação Ambiental: um olhar sobre o declÃnio das abelhas. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (IMPRESSO) , v. 17, p. 211-228, 2022.
-
GODOI, PATRICK ; GUILARDI JÚNIOR, FELÍCIO ; GHILARDI, ALINE MARCELE ; AZEVEDO, ELIZABETH QUIRINO DE ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . A Paleontologia na educação básica brasileira. REVISTA TERRAE DIDATICA , v. 18, p. e022023, 2022.
-
SILVA, RENATA APARECIDA DA ; DARSIE, MARTA MARIA PONTIN ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática , v. Único, p. e2021012, 2021.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estímulo Sensorial: uma estratégia para a compreensão acerca dos sentidos do olfato e paladar. SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 13, p. 31-31, 2020.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estágio Supervisionado no atendimento educacional especializado: uma experiência discente. SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 13, p. 42-52, 2020.
-
RIEGER, Isabél Andrieli ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experiência no Estágio Supervisionado: regência no ensino de Ciências. SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 13, p. 65-75, 2020.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Uma breve reflexão sobre a experimentação no ensino de Física. SCIENTIFIC ELECTRONIC ARCHIVES , v. 13, p. 54-64, 2020.
-
AMORIM, R. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade no Ensino de Física: algumas discussões. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS , v. 8, p. 1-27, 2017.
-
GEHLEN, S. T. ; STRIEDER, R. ; WATANABE-CARAMELLO, G. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; HALMENSCHLAGER, K. R. . A inserção da abordagem temática em cursos de licenciatura em Física em instituições de ensino superior. INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ONLINE) , v. 19, p. 217-238, 2014.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: um olhar sobre as pesquisa em Educação em Ciências. ALEXANDRIA (UFSC) , v. Único, p. 155-176, 2012.
-
HOBOLD, Márcio Roberto ; DUTRA, Mirna de Assis Parente ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . A experimentação no ensino de Ciências como ferramenta auxiliadora do processo de ensino e aprendizagem: uma revisão bibliográfica. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 87-99.
-
PEREIRA, M. P. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Astronomia e Cosmologia nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 119-133.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade na Educação em Ciências: um diálogo entre diferentes autores. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 134-146.
-
FRARE, Vitória Luiza Fernandes ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual no Ensino de Ciências: uma reflexão a partir de pesquisas científicas. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 147-162.
-
FERREIRA, Luana Souza ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Termologia: uma reflexão envolvendo aspectos históricos, experimentação e problematização. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 208-225.
-
SILVA, Amanda Hionton ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Química e Deficiência Visual: uso dos sentidos. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 270-281.
-
MANTOVANI, Giovana de Souza ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Química para surdos: um olhar acerca de produções científicas. In: Fabiana de Fátima Ferreira; Geslane Figueiredo da Silva Santana; Mauro André Dresch; Yuri Alexandrovish Barbosa.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2024, v. 5, p. 282-295.
-
WON ANCKEN, Osinéia dos Santos ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Física na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma revisão bibliográfica. In: Aline Fernandes Pontes Pires; Éverton Botan; Fábio Nascimento Fagundes; Patrícia Rosinke. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá: MT - Ciência, 2022, v. 4, p. 41-62.
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . ?Matéria e Energia? no ensino de Física e a abordagem problematizadora: um olhar para produções científicas. In: Aline Fernandes Pontes Pires; Éverton Botan; Fábio Nascimento Fagundes; Patrícia Rosinke. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá: MT - Ciência, 2022, v. 4, p. 63-84.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Produção científica sobre a utilização de vídeos no Ensino de Física: uma revisão em periódicos nacionais. In: Aline Fernandes Pontes Pires; Éverton Botan; Fábio Nascimento Fagundes; Patrícia Rosinke. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá: MT - Ciência, 2022, v. 4, p. 85-103.
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: um Estado da Arte. In: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Eva Lúcia Cardoso Silveira; Marliton Rocha Barreto; Ricardo Robinson Campomanes Santana. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.SINOP: , 2021, v. 3, p. 177-198.
-
WON ANCKEN, Osinéia dos Santos ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Exame Nacional do Ensino Médio: um breve estudo das questões de Física. In: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Eva Lúcia Cardoso Silveira; Marliton Rocha Barreto; Ricardo Robinson Campomanes Santana. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá: MT - Ciência, 2021, v. 3, p. 226-249.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Aprendizagem Significativa: contribuições para o trabalho docente no ensino de Ciências. In: Andreia Cristina Rodrigues Trevisan; Eva Lúcia Cardoso Silveira; Marliton Rocha Barreto; Ricardo Robinson Campomanes Santana. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá: MT - Ciência, 2021, v. 3, p. 101-117.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Perspectivas de interdisciplinaridade sob o olhar de alguns autores. In: Elizabeth Quirino de Azevedo, Felício Guilardi Junior, Hernani Luiz Azevedo, Rafaella Teles Arantes Felipe. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá-MT: Fundação UNISELVA, 2020, v. 2, p. 102-128.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . A leitura de quadrinhos como estratégia metodológica para o ensino de Ciências da Natureza. In: Elizabeth Quirino de Azevedo, Felício Guilardi Junior, Hernani Luiz Azevedo, Rafaella Teles Arantes Felipe. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão. 1ed.Cuiabá-MT: Fundação UNISELVA, 2020, v. 2, p. 207-223.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Formação inicial de professores de Ciências e interdisciplinaridade: algumas discussões. In: Carmen Wobeto; Eberson Paulo Trevisan; Jean Reinildes Pinheiro; Larissa Cavalheiro.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão.. 1ed.Sinop-MT: Editora Sustentável, 2019, v. 1, p. 200-239.
-
ROSINKE, P. ; BARBOSA, Edson Pereira ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Alguns olhares sobre o PIBID interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. In: Carmen Wobeto; Eberson Paulo Trevisan; Jean Reinildes Pinheiro; Larissa Cavalheiro.. (Org.). Ciências da Natureza e Matemática: relatos de ensino, pesquisa e extensão.. 1ed.Sinop-MT: Editora Sustentável, 2019, v. 1, p. 131-149.
-
MORAIS, Micheli Trivilin ; PAULI, Douglas Sales ; QUAINI, Maristela Inês Kuffel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Projetos para Feira de Ciências: ações entre PIBID e escolas de Sinop (MT). In: Débora Eriléia Pedrotti Mansilla; Sérgio Antonio Wielewski. (Org.). Relatos de Experiências Didáticas. IVed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2018, v. 4, p. 23-39.
-
GALVAN, Graziela ; LONGO, Conceição dos Santos ; JORGE, Ana Maria ; PAULI, D. S. ; PISSINATI, Diana Moss ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Construção coletiva e interdisciplinar em Feira de Ciências: interações entre PIBID e escola. In: Débora Eriléia Pedrotti Mansilla; Sérgio Antonio Wielewski. (Org.). Relatos de Experiências Didáticas. IVed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2018, v. 4, p. 324-339.
-
QUAINI, Maristela Inês Kuffel ; MORAIS, Michelly Trivilin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; ALMEIDA, Solange Aparecida ; ANJOLIM, Luisa Cristina . Lixo e tempo de degradação: discussões no ensino de Ciências envolvendo PIBID e alunos da EMEB Jardim Paraíso de Sinop (MT). In: Débora Eriléia Pedrotti Mansilla; Sérgio Antonio Wielewski. (Org.). Relatos de Experiências Didáticas. IVed.Cuiabá - MT: EdUFMT, 2018, v. 4, p. 358-372.
-
DIAS, Marieta Prata de Lima ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; Elizabeth Quirino de Azevedo . Formação docente: o mapa conceitual como metodologia interdisciplinar. In: Aurora de Jesus Rodrigues. (Org.). FORMAÇÃO DE PROFESSORES: TEORIA E PESQUISA. 1ed.São Paulo: FACTASH EDITORA / HAGRADO EDIÇÕES, 2013, v. 1, p. 125-149.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; AXT, Rolando . Reflexão da Luz - Espelho Plano. In: Roseli Adriana Blümke; Helio Bonadiman; Rolando Axt. (Org.). Reflexão da Luz - Espelho Plano. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2002, v. Único, p. 01-84.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; AXT, Rolando . Atividades Práticas de Física: Mecânica - Simples e fáceis de realizar. In: Roseli Adriana Blümke; Helio Bonadiman; Rolando Axt. (Org.). Atividades Práticas de Física: Mecânica - Simples e fáceis de realizar. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2002, v. Único, p. 01-50.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; AXT, Rolando . Introdução ao Estudo da Óptica Geométrica. In: Roseli Adriana Blümke; Helio Bonadiman; Rolando Axt. (Org.). Introdução ao Estudo da Óptica Geométrica. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2001, v. Único, p. 01-88.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; SCHMIDT, P. A. . Conceitos Básicos de Astronomia. In: Roseli Adriana Blümke; Helio Bonadiman; Pedro Afonso Schmidt. (Org.). Conceitos Básicos de Astronomia. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2000, v. Único, p. 01-36.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experimentação e conceitos físicos na escola: importante ou não?. Jornal da Manhã, Ijuí/RS, , v. único, p. 02 - 02, 30 nov. 2004.
-
SILVA, Amanda Hionton ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Química e a deficiência visual: uso dos sentidos. In: SEMIEDU ? 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística, 2022, Cuiabá - MT. Anais do SEMIEDU ? 2022: (Trans)Ver a vida pelas lentes de uma educação científica, sensível, ética, estética e artística. Cuiabá - MT: UFMT, 2022. v. Único. p. 1500-1510.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . ?Matéria e Energia?? no ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um estado da arte. In: XXIX Seminário de Educação - SemiEdu 2021, 2021, Cuiabá - MT. A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Cuiabá - MT, 2021.
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Experiência docente no ensino de Física em tempos de pandemia da COVID-19. In: XXIX Seminário de Educação - SemiEdu 2021, 2021, Cuiabá - MT. A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Cuiabá - MT, 2021.
-
AQUINO, Livrada Fernandes ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas e a formação de professores que ensinam Matemática: uma revisão de literatura. In: XXIX Seminário de Educação - SemiEdu 2021, 2021, Cuiabá - MT. A educação no digital: a pandemia Covid-19, democracias sufocadas e resistências. Cuiabá - MT, 2021.
-
AQUINO, Livrada Fernandes ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas e a formação de professores que ensinam Matemática: uma revisão de literatura. In: Conferencia LASERA 2021, 2021, Manaus - AM. Conferencia Latin American Science Education Research Association. Manaus - AM, 2021.
-
GONCALVES, Jizéli Marciano ; REZENDE, Lorenna Cardoso ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes no espaço escolar: um estado da arte. In: XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - XIII ENPEC - ENPEC EM REDES, 2021, Campina Grande - PB. XIII ENPEC - A centralidade da pesquisa em Educação em Ciências em tempos de movimentos de não ciência: interação, comunicação e legitimação. Campina Grande - PB: Realize Editora, 2021.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estágio Supervisionado no atendimento educacional especializado: uma experiência discente. In: IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação, 2019, Sinop/MT. Anais do IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação. Sinop/MT, 2019. v. Único. p. 42-52.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Uma breve reflexão sobre a experimentação no ensino de Física. In: IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação, 2019, Sinop/MT. Anais do IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação. Sinop/MT, 2019. v. Único. p. 54-64.
-
RIEGER, Isabél Andrieli ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experiência no Estágio Supervisionado: regência no ensino de Ciências. In: IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação, 2019, Sinop - MT. Anais do IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação. Sinop - MT, 2019. v. 13. p. 65-75.
-
Elizabeth Quirino de Azevedo ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Resolução de Problemas no contexto da Residência Pedagógica. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 2019, Cuiabá - MT. Anais do XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá - MT, 2019. v. Único. p. 1-8.
-
MORAIS, Michelly Trivilin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; SANTOS, Fernando Carneiro ; ARIAS, Rafael Camilo Custodio . Projetos para Feira de Ciências: ações entre PIBID e Escola. In: Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital, 2015, Cuiabá - MT. Anais do Seminário Educação 2015 - Educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá - MT, 2015.
-
MORAIS, Michelly Trivilin ; LISBOA, Gessica ; PIEPER, Vanessa Ester Pereira ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Desenvolvimento de Projetos de Feira de Ciências: ações entre PIBID e Escola. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN, 2014, Natal - RN. Anais do V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN. Natal - RN, 2014. v. único.
-
LISBOA, Gessica ; MORAIS, Michelly Trivilin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; ARIAS, Rafael Camilo Custodio . Olimpíadas de Matemática: ações entre PIBID e EMEB Jardim Paraíso. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN, 2014, Natal - RN. Anais do V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência da UFRN. Natal - RN, 2014. v. único.
-
SOUSA, P. S. ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagens Temáticas no Ensino de Ciências: diferentes perspectivas e alguns consensos. In: XX Simpósio Nacional de Ensino de Física - Ensino de Física nos últimos 40 anos: balanças, desafios e perspectivas, 2013, São Paulo - SP. Anais do XX Simpósio Nacional de Ensino de Física - Ensino de Física nos últimos 40 anos: balanças, desafios e perspectivas. São Paulo - SP: Sociedade Brasileira de Física, 2013.
-
SILVA, C. A. C. ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; STRIEDER, Roseline Beatriz . Abordagem Temática na Pesquisa em Ensino de Física. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias - São Sebastião. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias - São Sebastião/SP: Editora SBF, 2012. v. único.
-
SOUSA, P. S. ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagem Temática na Educação em Ciências: propostas desenvolvidas por pesquisadores. In: XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2012, Maresias - São Sebastião. Anais do XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Maresias - São Sebastião/SP: Editora SBF, 2012. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Discussões Atuais sobre a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências. In: XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2011, Manaus. Anais do XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Manaus/AM: Editora UFAM, 2011. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Interdisciplinaridade na Educação em Ciências: um olhar de professores formados. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias. Campinas/SP: Gráfica Unicamp, 2011. v. único.
-
STRIEDER, Roseline Beatriz ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagem de Temas na Pesquisa em Educação em Ciências: pressupostos teórico-metodológicos. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências e I Congreso Iberoamericano de Investigación en Enseñanza de las Ciéncias. Campinas/SP: Gráfica Unicamp, 2011. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Perspectiva Educacional Freireana e Formação Inicial de Professores de Ciências. In: XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e Tensões no Campo de Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE ? Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - Convergências e Tensões no Campo de Formação e do Trabalho Docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte/MG: Editora UFMG, 2010. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Perspectiva Interdisciplinar na Formação Inicial de Professores: sinalizando contribuições de Paulo Freire. In: XI Fórum de Leituras de Paulo Freire, 2009, Porto Alegre. Anais do XI Fórum de Leituras em Paulo Freire. Porto Alegre/RS: Editora UFRGS, 2009. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: tecendo discussões. In: Seminário de Educação 2009 ? Políticas educacionais: cenários e projetos sociais, 2009, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação 2009 ? Políticas educacionais: cenários e projetos sociais. Cuiabá/MT: Editora UFMT, 2009. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . A Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências Naturais e Matemática: algumas reflexões. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? Ciência, cultura e cidadania e III Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências. Florianópolis/SC: Gráfica Floriprint, 2009. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Organização Curricular Baseada em Temas na Formação de Professores da UFMT. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO-SUL) e VIII Encontro sobre Investigação na Escola, 2008, Ijuí. Anais do VIII Encontro sobre Investigação na Escola. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2008. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural à construção conceitual e a experimentação. In: Seminário de Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios, 2007, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios. Cuiabá/MT: Editora UFMT, 2007. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Processos Físicos e Químicos: uma abordagem transdisciplinar. In: Seminário de Educação 2006 e I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais - Educação em movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI, 2006, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação 2006 e I Jornada Internacional de Educação em Movimentos Sociais - Educação em movimento: espaços, tempos e atores para o século XXI. Cuiabá/MT: Editora UFMT, 2006. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; AXT, Rolando ; VINCENSI, Giseli . Difusão e Popularização da Ciência: uma experiência em Física que deu certo. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro/RJ: Editora CEFET/UFRJ, 2005. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Compreensões, Intenções e Ações no Ensino de Física. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. Rio de Janeiro/RJ: Editora CEFET/UFRJ, 2005. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Processo de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. In: IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola, 2005, Lajeado. Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Coletivos Escolares e Redes de Professores que fazem Investigação na sua Escola. Lajeado/RS: Editora UNIVATES, 2005. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Significação Conceitual e Experimental no Ensino de Física. In: V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEd Sul), promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Educação do Paraná, realizado no período de 27 a 30 de abril de 2004, 2004, Curitiba/PR. Anais do V Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul (ANPEd Sul). Curitiba/PR: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Significação Conceitual e Experimental no Ensino de Física. In: V Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL), 2004, Curitiba. Anais do V Seminário de pesquisa em Educação da Região Sul (ANPED SUL). Curitiba/PR: Editora Universitária Champagnat, 2004. v. único. p. 89-89.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Processo de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. In: V Encontro sobre Investigação na Escola, 2004, Lajeado. Anais do V Encontro sobre Investigação na Escola. Lajeado/RS: Editora UNIVATES, 2004. v. único. p. 56-58.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP. In: IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002, Caxambu - Minas Gerais/ Brasil. Anais do IX Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciências Térmicas, 2002. v. único. p. 1-9.
-
WON ANCKEN, Osinéia dos Santos ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . ?Trânsito? e o ensino de Física: uma abordagem problematizadora sob a ótica dos Três Momentos Pedagógicos. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 98-98.
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . ?Matéria e Energia? na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma abordagem contextualizada para o Ensino de Física. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 93-93.
-
FERREIRA, Luana Souza ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Aspectos históricos e experimentação no estudo da Termologia: contribuições a partir de uma proposta didática. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 48-48.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Histórias em Quadrinhos e os Três Momentos Pedagógicos: o Ensino de Ciências em uma perspectiva problematizadora. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 90-90.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 101-101.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . STEM Education e Estratégias Ativas no Ensino de Física. In: VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022, Sinop-MT. Anais da VII Semana Acadêmica de Sinop - XII Mostra de Pós-Graduação, 2022. v. 1. p. 97-97.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estímulo Sensorial: uma estratégia para a compreensão acerca dos sentidos do olfato e paladar. In: IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação, 2019, Sinop/MT. Anais do IV Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Alfabetização Científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação. Sinop/MT, 2019. v. Único. p. 31-31.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; CARAMELLO, Giselle Watanabe . Abordagem Temática e Ensino de Física: dificuldades e contribuições. In: Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2011, Foz do Iguaçu. Anais do Encontro de Física 2011 - XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Foz do Iguaçu/PR: Editora SBF, 2011. v. único.
-
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Ciências/Física e uso de TIC: um panorama de pesquisas científicas. In: I Seminário Internacional de Educação em Ciências, 2011, Rio Grande. Anais do I Seminário Internacional de Educação em Ciências. Rio Grande/RS, 2011. v. 1.
-
SILVA, Adriana Arza Malala da ; WOBETO, Carmen ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Educação Infantil e o Ensino de Ciências da Natureza: um olhar para Agroecologia e a produção sustentável. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 7-7.
-
MARTINELI, Aline ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Ensino sobre Energia nos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma revisão bibliográfica. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 10-10.
-
CARVALHO, Cleda Rosani de ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Aulas experimentais de Ciências para o 3° ano do Ensino Fundamental com abordagem construtivista. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 11-11.
-
SOUZA, Denize Siqueira de ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Valorização da experimentação na Educação Básica: um olhar para as pesquisas científicas. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 12-12.
-
GRABSKI, Isaclis Aparecida Skalinski ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Educação transformadora: Cartilha Didática para a economia solidária com base em CTSA. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 15-15.
-
COSTA, Letícia da Silva ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Analogias no Ensino de Ciências: uma revisão em produções científicas. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 16-16.
-
FERNANDES, Simonela de Quadra Costa ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Pensamento algébrico nas séries iniciais: um olhar investigativo sobre produções científicas. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 17-17.
-
SILVA, Moises da ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem-avaliação de geometria plana. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 25-25.
-
SILVA, Victor Hugo dos Santos ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Utilização de Arduino em aulas de Física: um estado da arte. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 35-35.
-
COSTA, Roni Edison Ribeiro da ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Recomposição da aprendizagem Matemática pós-pandemia: um olhar para produções científicas. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 37-37.
-
CASSSENOTE, Dionísio ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Inteligência Artificial na Educação Básica: auxílio, aprendizagem ou alienação?. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 42-42.
-
WON ANCKEN, Osinéia dos Santos ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Física e trânsito: uma abordagem problematizadora na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 229-229.
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Ciências problematizador: potencialidades das Histórias em Quadrinhos na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 231-231.
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Matéria e Energia no Ensino de Física: uma perspectiva contextualizada envolvendo os Três Momentos Pedagógicos. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 232-232.
-
SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Atividades didáticas experimentais para o Ensino de Ciências Naturais. In: V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024, Sinop - MT. Anais do V Colóquio de Ciências Naturais e Matemática - Identidade docente no contexto curricular atual, 2024. v. Único. p. 233-233.
-
SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Construção de conhecimento químico mediado pela experimentação: uma proposta para o Ensino Fundamental II. In: XIV Mostra da Pós-Graduação, 2023, Cuiabá. Anais da XIV Mostra da Pós-Graduação. Cuiabá: PROPG/UFMT, 2023. v. Único. p. 431-431.
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Experimento Virtual Interativo e o experimento histórico do Interferômetro de Michelson e Morley. In: XIV Mostra da Pós-Graduação, 2023, Cuiabá. Anais da XIV Mostra da Pós-Graduação. Cuiabá: PROPG/UFMT, 2023. v. Único. p. 432-432.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Organização Curricular na Formação de Professores da UFMT: um aporte nos eixos temáticos. In: VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX), 2008, Florianópolis. Anais da VII Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC (SEPEX), 2008. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Mapa Conceitual: metodologia interdisciplinar em curso de Ciências Naturais e Matemática. In: Seminário de Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios, 2007, Cuiabá. Anais do Seminário de Educação 2007 - Qualidade do Ensino na Contemporaneidade: novos e velhos desafios. Cuiabá/MT: Editora UFMT, 2007. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Ensino de Física: algumas reflexões com base na abordagem histórico-cultural. In: XIII Seminário Internacional de Educação - Infância e Adolescência na sociedade contemporânea, 2006, Ijuí. Anais do XIII Seminário Internacional de Educação - Infância e Adolescência na sociedade contemporânea. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2006. v. único. p. 84-85.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Conceitos Físicos e a Experimentação no Processo Ensino-Aprendizagem de Física. In: V EREM (Encontro Regional de Educação Matemática) e I EREF (Encontro Regional de Ensino de Física), 2005, Ijuí. Anais do V EREM/IJUÍ - Encontro Regional de Educação Matemática/Ijuí e I EREF/IJUÍ - Encontro Regional de Ensino de Física/Ijuí. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2005. v. único. p. 117-118.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Difusão e Popularização da Ciência: a Física sob um outro olhar. In: VII Seminário Internacional de Educação: cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola, 2005, Ijuí. Anais do VII Seminário Internacional de Educação: cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2005. v. único. p. 94-94.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: VII Seminário Internacional de Educação: cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola, 2005, Ijuí. Anais do VII Seminário Internacional de Educação: cultura, suas relações e a formação de sujeitos na escola. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2005. v. único. p. 94-95.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural à construção conceitual e à experimentação. In: X Jornada de Pesquisa da Unijuí, realizada no período de 08 a 11 de novembro de 2005, no Campus da UNIJUÍ, 2005, Ijuí. Anais da IX Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí - RS: Editora Unijuí, 2005. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Aprendizagem no Ensino de Física: articulando compreensão conceitual e experimentação. In: VI Seminário Internacional de Educação - Docência: ofício, formação e emancipação, 2004, Ijuí. Anais do VI Seminário Internacional de Educação - Docência: ofício, formação e emancipação, realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2004 no Colégio Evangélico Augusto Pestana - CEAP. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2004. v. único. p. 31-31.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Ensino de Física: entendimentos e ações. In: IX Jornada de Pesquisa da Unijuí, realizada no período de 09 a 12 de novembro de 2003, no Campus da UNIJUÍ, 2004, Ijuí/RS. Anais da IX Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2004. v. único. p. 245-245.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Implicações na Formação de Professores de Física no Desenvolvimento de suas Aulas: Construção Conceitual e as Atividades Experimentais. In: Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática da UNIJUÍ, 2004, Ijuí/RS. Anais dos Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática da UNIJUÍ, 2004.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Implicações na Formação de Professores de Física no Desenvolvimento de suas Aulas: Construção Conceitual e as Atividades Experimentais. In: XIX Jornada Acadêmica Integrada realizada no período de 19 a 21 de outubro de 2004 na UFSM, 2004, Santa Maria. Anais da XIX Jornada Acadêmica Integrada, 2004.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Ensino de Física na Educação Básica: Transição Universidade/Escola. In: VIII Jornada de Pesquisa da Unijuí, realizada no período de 3 a 6 de novembro de 2003, no Campus da UNIJUÍ, 2003, Ijuí/RS. Anais da VIII Jornada de Pesquisa da Unijuí. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2003. v. único. p. 367-368.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Produção e Socialização de Materiais para o Ensino de Física. In: V Seminário Internacional de Educação - Ação Docente: sentidos e significados, 2003, Ijuí. Anais do V Seminário Internacional de Educação - Ação Docente: sentidos e significados. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2003. v. único. p. 69-69.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Transição Universidade/Escola: Estudo de uma Proposta de Ensino de Física. In: Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática da UNIJUÍ, 2003, Ijuí/RS. Anais dos Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática da UNIJUÍ, 2003.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. In: X Seminário de Iniciação Científica, realizado no período de 4 a 7 de novembro de 2002 no Campus da UNIJUÍ, 2002, Ijuí/RS. Anais do X Seminário de Iniciação Científica. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2002. v. único. p. 41-42.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; BONADIMAN, Helio ; RASIA, C. M. . Estudo Experimental e Teórico dos Processos no Plasma ICP-AES. In: X Seminário de Iniciação Científica, realizado no período de 4 a 7 de novembro de 2002 no Campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), 2002, Ijuí - RS. Anais do X Seminário de Iniciação Científica. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2002. v. único. p. 48-49.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. In: 54 Reunião Anual da SBPC, 2002, Goiânia. Anais 9 Jornada Nacional de Iniciação Científica. Goiânia/GO: Editora UFG, 2002. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . A Experimentação no Ensino de Física. In: Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática, 2002, Ijuí. Anais dos Dias Acadêmicos dos Cursos de Licenciatura Plena em Física e Matemática da UNIJUÍ. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2002. v. único.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. In: VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, realizada no período de de 2001 no Campus da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), 2001, Ijuí - RS. Anais da VI Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ. Ijuí/RS: Editora UNIJUÍ, 2001. v. único. p. 87-87.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Produção e Socialização de Materiais para o Ensino de Física. In: II Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2001, Ijuí/RS. Anais da II Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2001.
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Desenvolvimento de Materiais Alternativos para o Ensino de Física. In: I Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2000, Ijuí/RS. Anais da I Jornada de Extensão da UNIJUÍ, 2000.
-
FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Escrita científica: questões éticas envolvendo plágio e autoplágio. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Plágio e autoplágio: cuidados com a produção na academia. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Plágio e autoplágio: cuidados com a produção na academia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia. 2022. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GONCALVES, Jizéli Marciano ; REZENDE, Lorenna Cardoso ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Promoção da saúde sexual e reprodutiva de mulheres adolescentes no espaço escolar: um estado da arte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . ?Matéria e Energia?? no ensino de Ciências no Ensino Fundamental: um estado da arte. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experiência docente no ensino de Física em tempos de pandemia da COVID-19. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, Livrada Fernandes ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas e a formação de professores que ensinam Matemática: uma revisão de literatura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
AQUINO, Livrada Fernandes ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da Resolução de Problemas e a formação de professores que ensinam Matemática: uma revisão de literatura. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estágio Supervisionado no atendimento educacional especializado: uma experiência discente. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estímulo Sensorial: uma estratégia para a compreensão acerca dos sentidos do olfato e paladar. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RIEGER, Isabél Andrieli ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experiência no Estágio Supervisionado: regência no ensino de Ciências. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Uma breve reflexão sobre a experimentação no ensino de Física. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
Elizabeth Quirino de Azevedo ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . A Resolução de Problemas no contexto da Residência Pedagógica. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TROIAN, Thiélide Pavanelli ; PINHEIRO, José Aldair ; BOFF, Leonir Amantino . Paulo Freire: leitura de mundo e alfabetização científica/matemática. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUAINI, M. I. K. ; OLIVEIRA, C. B. B. ; PEDROSO, F. A. ; PINTO, E. F. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Recurso didático para classificação do lixo doméstico no ensino de Ciências. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BISPO, P. C. ; BORGUEZAM, F. W. ; ROCHA, L. C. T. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Regência compartilhada - uma parceria do PIBID com a escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
CARAMIT, J. S. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Oficina de jogos matemáticos para alunos da Escola Jardim Paraíso - Sinop/MT. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SILVA, M. S. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Dificuldades encontradas pelos alunos na resolução de exercícios de Física observadas na monitoria. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
PAULI, D. S. ; SUZARTE, A. ; SILVA, P. P. ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Regência compartilhada sob o olhar de bolsistas do PIBID. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MORAIS, Michelly Trivilin ; ARIAS, Rafael Camilo Custodio ; SANTOS, Fernando Carneiro . Projetos para Feira de Ciências: ações entre PIBID e Escola. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Contribuições da perspectiva freireana de educação para a interdisciplinaridade na formação inicial de professores de Ciências. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MORAIS, Michelly Trivilin ; LISBOA, Gessica ; PIEPER, Vanessa Ester Pereira ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Desenvolvimento de Projetos de Feira de Ciências: ações entre PIBID e Escola. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
LISBOA, Gessica ; MORAIS, Michelly Trivilin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; ARIAS, Rafael Camilo Custodio . Olimpíadas de Matemática: ações entre PIBID e EMEB Jardim Paraíso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SOUSA, Polliane Santos ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagens Temáticas no Ensino de Ciências: diferentes perspectivas e alguns consensos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, C. A. C. ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; STRIEDER, Roseline Beatriz . Abordagem Temática na Pesquisa em Ensino de Física. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUSA, P. S. ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagem Temática na Educação em Ciências: propostas desenvolvidas por pesquisadores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; STRIEDER, Roseline Beatriz ; CARAMELLO, Giselle Watanabe . Abordagem Temática e Ensino de Física: dificuldades e contribuições. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ensino de Ciências/Física e uso de TIC: um panorama de pesquisas científicas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências: estudos recentes. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
STRIEDER, Roseline Beatriz ; CARAMELLO, Giselle Watanabe ; HALMENSCHLAGER, Karine Raquiel ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen . Abordagem de Temas na Pesquisa em Educação em Ciências: pressupostos teórico-metodológicos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Interdisciplinaridade na Educação em Ciências: um olhar de professores formados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Perspectiva Educacional Freireana e Formação Inicial de Professores de Ciências. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Perspectiva Interdisciplinar na Formação Inicial de Professores: sinalizando contribuições de Paulo Freire. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . A Interdisciplinaridade na Formação de Professores de Ciências Naturais e Matemática: algumas reflexões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores: tecendo discussões. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores de Ciências: contribuições de Paulo Freire. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; GEHLEN, Simoni Tormöhlen ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Organização Curricular Baseada em Temas na Formação de Professores da UFMT. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; MAESTRELLI, Sylvia Regina Pedrosa . Organização Curricular na Formação de Professores da UFMT: um aporte nos eixos temáticos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural à construção conceitual e a experimentação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Mapa Conceitual: metodologia interdisciplinar em Curso de Ciências Naturais e Matemática. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Ensino de Física: algumas reflexões com base na abordagem histórico-cultural. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Processos Físicos e Químicos: uma abordagem transdisciplinar. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Compreensões, Intenções e Ações no Ensino de Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio ; VINCENSI, Giseli . Difusão e Popularização da Ciência: uma experiencia em Física que deu certo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Prcesso de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Conceitos Físicos e a Experimentação no Processo Ensino-Aprendizagem de Física. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Difusão e Popularização da Ciência: a Física sob um outro olhar. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Formação Docente e Ensino de Física: contribuições da abordagem histórico-cultural à construção conceitual e à experimentação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Processo de Conceitualização e as Atividades Experimentais no Ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Significação Conceitual e Experimental no Ensino de Física. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Aprendizagem no Ensino de Física: articulando compreensão conceitual e experimentação. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Ensino de Física: entendimentos e ações. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Implicações na Formação de Professores de Física no Desenvolvimento de suas Aulas: construção conceitual e as atividades experimentais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . Implicações na Formação de Professores de Física no Desenvolvimento de suas Aulas: construção conceitual e as atividades experimentais. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AUTH, Milton Antonio . O Ensino de Física na Educação Básica: transição Universidade/Escola. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Produção e Socialização de Materiais para o Ensino de Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Transição Universidade/Escola: esudo de uma proposta de ensino de Física. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . A Experimentação no Ensino de Física. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; BONADIMAN, Helio ; RASIA, C. M. . Estudo Experimental e Teórico dos Processos no Plasma ICP-AES. 2002. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TOUKHVATOULLINE, Rafkat ; FELDMANN, Gerson ; BONADIMAN, Helio . Análise Numérica de Pulsações no Plasma ICP-AES. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Produção e Socialização de Materiais para o Ensino de Física. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Desenvolvimento de Materiais Alternativos para o Ensino de Física. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BARBOSA, Edson Pereira ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; TREVISAN, Éberson Paulo . Comissão de Elaboração da Proposta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, nível Mestrado. 2017.
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia. 2021.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Parecerista de trabalhos submetidos ao XIII ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) em Redes.. 2021.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Parecerista de trabalhos submetidos ao IV COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática 'Alfabetização científica e matemática: perspectivas frente às políticas públicas da Educação Básica'. 2019.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VIII Seminário Integrador do PIBID e VI Seminário de Tutoria da UFMT. 2016.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Parecerista de trabalhos submetidos à III Feira de Ciências de Sinop 'A Ciência é a porta para um mundo de descobertas'. 2015.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . VII Seminário Integrador do PIBID e V Seminário de Tutoria da UFMT. 2015.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Avaliador dos trabalhos da II Feira de Ciências de Sinop 'A cada passo, uma nova descoberta'. 2014.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Voluntário do VI Seminário Integrador do PIBID e IV Seminário de Tutoria da UFMT. 2014.
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Colaborador do VI Seminário Integrador do PIBID e IV Seminário de Tutoria da UFMT. 2014.
TROIAN, Thiélide Pavanelli ; PINHEIRO, José Aldair ; BOFF, Leonir Amantino ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Paulo Freire: leitura de mundo e alfabetização científica/matemática. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
SILVA, Vanderlaine Dias Caldas da ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Guia de Atividades Didáticas Experimentais para o Ensino de Ciências Naturais. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
SOUZA, Wellinton Angi Valin ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Experimento Virtual Interativo. 2024. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
FILIPUS, Neide Lopes da Silva ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Matéria e Energia no Ensino de Física: uma abordagem contextualizada. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
WON ANCKEN, Osinéia dos Santos ; FEISTEL, ROSELI ADRIANA BLÜMKE . Física e o Trânsito: uma abordagem problematizadora. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; WON ANCKEN, Osinéia dos Santos . Ensino de Física: uma abordagem problematizadora. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Metodologia da Pesquisa Científica no Ensino de Ciências e Matemática. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; FILIPUS, Neide Lopes da Silva . Ensino de Física: uma abordagem contextualizada. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . As Histórias em Quadrinhos e o Ensino de Ciências porblematizador. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia. 2021. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Produto Educacional).
KRAUSE, Rita Yolanda ; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Três Momentos Pedagógicos como estratégia metodológica no ensino de Ciências. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; AZEVEDO, Elizabeth Quirino . Metodologia da Pesquisa Científica no Ensino de Ciências e Matemática. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Estudo sobre Paulo Freire. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Processos Físicos e Químicos: uma abordagem transdisciplinar. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Curso ministrado: Luz e Visão - um olhar sobre objetos, imagens e cores. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Minicurso ministrado: Luz e visão: objetos, imagens e cores. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Luz, visão e cores. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Equipamentos de Física. 2003. (Ensino de Física).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Luz, visão e cores. 2002. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Equipamentos de Física. 2002. (Ensino de Física).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Luz e a magia das cores - uma visão científica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke ; BONADIMAN, Helio . Minicurso ministrado: Luz e a magia das cores - uma visão científica. 2001. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Equipamentos de Física. 2001. (Ensino de Física).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Raios, relâmpagos e trovões - uma visão científica. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Fenômenos eletrostáticos. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Equipamentos de Física. 2000. (Ensino de Física).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Fenômenos eletrostáticos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Minicurso ministrado: Fenômenos Eletrostáticos. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
FEISTEL, Roseli Adriana Blümke . Equipamentos de Física. 1999. (Ensino de Física).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
Ensino de Física na perspectiva dos Três Momentos Pedagógicos: uma abordagem problematizadora, Descrição: Cada vez mais busca-se um ensino de Ciências da Natureza voltado para situações problematizadoras acerca do contexto dos alunos. Nessa perspectiva, é importante desmistificar, por exemplo, a idealização de que a disciplina de Física requer apenas aplicação de fórmulas, levando a ser comparada, muitas vezes, com a Matemática. Diante disso, o objetivo principal da presente pesquisa é apresentar as contribuições dos Três Momentos Pedagógicos, na perspectiva da educação dialógico-problematizadora, no estudo da temática ?Trânsito? para o processo de ensino e aprendizagem de Física. A fundamentação teórica está alicerçada em referenciais que dialogam sobre os Três Momentos Pedagógicos, a educação dialógico-problematizadora no Ensino de Ciências da Natureza bem como em documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento de Referência Curricular para Mato Grosso (DRC-MT). A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e, com relação aos objetivos, a pesquisa é exploratória, descritiva e explicativa e, no que tange aos procedimentos, classifica-se como pesquisa-ação e bibliográfica. Para o estudo e análise dos dados será utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD). No que se refere a metodologia de ensino, serão utilizados os Três Momentos Pedagógicos (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento). Será elaborado e aplicado um Produto Educacional, sob forma de Sequência Didática e Cartilha do Aluno, como Material de Apoio Pedagógico, a fim de relacionar o ensino de Física com a temática ?Trânsito? e possibilitar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e próximo ao contexto do aluno. Espera-se, a partir do desenvolvimento da presente pesquisa, que o ensino de Ciências da Natureza contemple e amplie os conhecimentos que os alunos trazem do cotidiano, auxiliando na busca de respostas para os questionamentos problematizados, aproximando-os dos conceitos científicos. Acredita-se que o ensino de Ciências da Natureza problematizador possa permitir ao aluno uma visão de mundo, de modo crítico, na busca de compreender e melhorar o contexto onde vivem.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Osinéia dos Santos Won Ancken - Integrante.
-
2022 - Atual
Experimento Virtual Interativo: uma nova abordagem para o Ensino de Física, Descrição: Inspirado na construção experimental de um interferômetro de Michelson & Morley com materiais de baixo custo para o ensino da Teoria da Relatividade no ensino de Física, e no movimento STEM Education (Science, Technology, Engineering and Mathematics), considerado a nova realidade global para o ensino de Ciências, é proposto o desenvolvimento de um Experimento Virtual Interativo (EVI), que é um vídeo em que o estudante vai tomar as decisões sobre as ações executadas no próprio vídeo, como nas escolhas dos materiais, montagens e análise dos resultados, constituindo-se em um formato interativo, sendo antagônico ao vídeo tradicional em que o aprendiz é apenas um telespectador passivo. Esse tipo de TDIC está ganhando cada vez mais visibilidade por conta de filmes e seriados produzidos pela plataforma de streaming Netflix, como ?Black Mirror: Bandersnatch? e ?You vs. Wild?, fazendo com que seja um material emergente com potencialidade de enriquecer a prática do professor em sala de aula, principalmente, quando a escola não dispõe de materiais e equipamentos a serem utilizados com os aprendizes em práticas experimentais. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Wellinton Angi Valin de Souza - Integrante.
-
2021 - Atual
?Matéria e Energia? no ensino de Ciências: uma abordagem interdisciplinar para o Ensino Fundamental, Descrição: A interdisciplinaridade tem sido um desafio para vários educadores e instituições de ensino no sentido de romper com a linearidade, a fragmentação e a descontextualização dos saberes os quais, muitas vezes, são apresentados sem nenhuma relação com a realidade do aluno. A partir de vivências no ambiente escolar observa-se que trabalhar de forma interdisciplinar não é uma tarefa fácil para o professor que, por sua vez, encontra dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, principalmente, em relação à abordagem dos conteúdos e à metodologia. O objetivo desta pesquisa é compreender o ensino interdisciplinar e desenvolver uma proposta de interdisciplinaridade acerca do processo de ensino-aprendizagem da temática ?Matéria e Energia? no ensino de Ciências para alunos do 8º Ano do Ensino Fundamental. Teoricamente, a pesquisa busca estar embasada em referenciais teóricos que discutem o ensino de Ciências, a interdisciplinaridade no contexto educacional, bem como em documentos oficiais. A metodologia de pesquisa é de abordagem qualitativa, sua natureza refere-se à uma pesquisa aplicada, quanto aos objetivos a pesquisa é exploratória e explicativa e, no que tange aos procedimentos, classifica-se como bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados obtidos com a realização da pesquisa serão analisados por meio dos princípios da Análise Textual Discursiva. O produto educacional a ser denominado ?Matéria e Energia: uma abordagem interdisciplinar? será elaborado tendo por base a metodologia de ensino dos Três Momentos Pedagógicos. Espera-se, a partir do desenvolvimento da pesquisa, contribuir para a prática pedagógica dos professores de Ciências, incentivando-os a trabalhar de maneira interdisciplinar e contextualizada e, possibilitar aos alunos, a compreensão de conceitos relacionados à temática ?Matéria e Energia? e que sejam capazes de associar o que aprenderam na escola com situações vivenciadas no cotidiano.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Neide Lopes da Silva Filipus - Integrante.
-
2021 - Atual
Histórias em Quadrinhos como recurso didático-pedagógico no Ensino de Ciências, Descrição: Despertar o interesse e a consciência de que conhecer Ciências é essencial para compreender o mundo diz respeito a maneira na qual a disciplina de Ciências é apresentada aos estudantes ainda no Ensino Fundamental. Neste cenário, estratégias de ensino que contemplem a ludicidade podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de Ciências. O presente projeto de pesquisa tem como principal objetivo promover a compreensão e reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados à temática ?Matéria e Energia? para alunos de 6º Ano do Ensino Fundamental, por meio da utilização do produto educacional ?Ciências em Quadrinhos: Matéria e Energia?. Quanto à sua abordagem a pesquisa classifica-se como qualitativa, sua natureza refere-se à uma pesquisa aplicada, com relação aos seus objetivos essa pesquisa é do tipo exploratória, descritiva e explicativa e, quanto aos procedimentos, é classificada como bibliográfica e pesquisa-ação. Os dados obtidos com a realização da pesquisa serão analisados por meio dos princípios da Análise Textual Discursiva. É esperado a partir do desenvolvimento deste projeto de pesquisa que o ensino de Ciências, por meio de Histórias em Quadrinhos, possa oportunizar aos alunos a compreensão de conceitos relacionados à temática ?Matéria e Energia? e que sejam capazes de associar o que aprenderam na escola com situações que vivenciam externamente a ela.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Rita Yolanda Krause - Integrante.
-
2021 - Atual
Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados ao ensino e aprendizagem de Ciências da Natureza e Matemática, Descrição: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa de pós-graduação em Ciências da Natureza e Matemática: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, preocupados com a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem em Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia e Matemática em diferentes níveis da Educação Básica, especialmente caracterizados pelo envolvimento direto de alunos no desenvolvimento das propostas em espaços educativos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir da elaboração de propostas de ensino, explorando experimentos, atividades práticas, sequências didáticas, propostas de intervenção, protótipos educacionais, equipamentos, materiais interativos, jogos, kits entre outros. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (7) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Integrante / Jean Reinildes Pinheiro - Integrante / Rita Yolanda Krause - Integrante / Elizabeth Quirino de Azevedo - Integrante / Patrícia Rosinke - Integrante / Felício Guilardi Junior - Integrante / Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - Integrante / Éberson Paulo Trevisan - Coordenador / Kátia Dias Ferreira Ribeiro - Integrante / Leandro Dênis Battirola - Integrante / Mauro André Dresch - Integrante / Carmen Wobeto - Integrante / Geslane Figueiredo da Silva Santana - Integrante / Lorenna Cardoso Rezende - Integrante / Maria Bezerra Tejada Santos - Integrante / Silvana Teresinha Krefta - Integrante / Deise Cristina Noronha Dornelles - Integrante / João Ricardo Viola dos Santos - Integrante / Marta Maria Pontin Darsie - Integrante / Ricardo Robinson Campomanes Santana - Integrante / Claudia Maria Moro - Integrante / Linney Chrissie Konno Piton Pereira - Integrante / Tarcisio Renan Pereira Sousa Resende - Integrante.
-
2021 - Atual
Estudo e desenvolvimento de processos e produtos voltados para a formação continuada de professores em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Descrição: Este macroprojeto de pesquisa envolve as duas linhas de pesquisa do programa: Ensino de Ciências da Natureza e Ensino de Matemática. Nele, busca-se a propositura, desenvolvimento, avaliação e validação de pesquisas, processos e produtos educacionais de caráter inovador, disciplinares e/ou interdisciplinares, relacionados a formação inicial e continuada de professores de Ciências da Natureza, Química, Física, Biologia, Matemática e Pedagogia. Assim, este Macroprojeto se caracteriza especialmente pelo envolvimento direto de professores da Educação Básica na propositura, desenvolvimento e validação, de produtos e processos visando a melhoria do ensino em contextos formais e não formais. Objetiva-se assim desenvolver estudos a partir de cursos, oficinas, minicursos, wokshops, rodas de conversas, trabalho com projetos, visando a formação e desenvolvimento de/sobre protótipos educacionais e materiais para subsidiar trabalhos de intervenção de professores. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Integrante / Felício Guilardi Junior - Integrante / Andreia Cristina Rodrigues Trevisan - Integrante / Carmemn Wobeto - Integrante / Éberson Paulo Trevisan - Coordenador / Kátia Dias Ferreira Ribeiro - Integrante / Marta Maria Pontin Darsie - Integrante / Maicon Diego da Silva Olgado - Integrante / Giane Portaluppi dos Santos - Integrante / Livrada Fernandes de Aquino - Integrante.
-
2020 - Atual
Abordagem de temas na pesquisa em Educação em Ciências: características e contribuições, Descrição: A pesquisa busca investigar e analisar as características e as contribuições dos trabalhos que discutem a abordagem de temas no ensino de Ciências na Educação Básica. Metodologicamente, a pesquisa compreende cinco etapas: a) revisão bibliográfica sobre a abordagem de temas em Atas de eventos científicos, teses e dissertações e em periódicos da área de Educação em Ciências; b) investigação sobre a abordagem de temas e as relações estabelecidas em documentos oficiais; c) caracterização dos pressupostos teórico-metodológicos, encontrados nas pesquisas científicas, que fundamentam a abordagem de temas no ensino de Ciências; d) investigação e análise da forma como a pesquisa em Educação em Ciências tem explorado o trabalho com temas em sala de aula e sua relação com propostas que sugerem a estruturação curricular por meio deles; e) identificação de possibilidades de avanços no campo teórico/prático com relação à abordagem de temas no ensino de Ciências na Educação Básica. Os dados obtidos serão analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Dentre os resultados esperados, destaca-se: i) identificação de pesquisas sobre a abordagem de temas e possibilidades de inserção e discussão de temas no contexto escolar; ii) identificação e apresentação de estratégias e ações, presentes nas pesquisas científicas, que contribuem para a implementação da abordagem de temas; iii) explicitação de avanços e desafios a serem enfrentados no âmbito de implementações curriculares balizadas pela abordagem de temas no ensino de Ciências na Educação Básica; e iv) proposição de possíveis intervenções curriculares balizadas pela abordagem de temas no ensino de Ciências na Educação Básica. Além disso, espera-se construir uma perspectiva mais abrangente em relação aos espaços e estratégias para a inserção da abordagem de temas na Educação Básica bem como subsidiando novos estudos, ampliando a divulgação das pesquisas e contribuindo para a melhoria da educação científica no país.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Rita Yolanda Krause - Integrante / Neide Lopes da Silva Filipus - Integrante.
-
2020 - Atual
Alfabetização Científica no Ensino de Ciências e Matemática na formação inicial, em nível superior, por meio de sequências experimentais, Descrição: Este projeto constitui-se enquanto ferramenta educacional com intuito de promover engajamento entre docentes e discente dos Cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Física, Química e Matemática, da UFMT, Campus de Sinop, a fim de desenvolver ações de ensino e aprendizagem vislumbrando a motivação e interesse em relação aos cursos, em pról da permanência e diminuição da evasão discente. Diante desta proposta foi elaborado o projeto de acordo com o edital 004/2020 PROEG/UFMT. O projeto é de cunho qualitativo, e o produto final será uma sequência experimental proposta para as disciplinas de ordem básica, essenciais para os ingressantes nos cursos, tendo em vista que tais disciplinas tem apresentado grande potencial de retenção e até mesmo desistência ou evasão. Neste sentido, acredita-se que as sequências experimentais serão elaboradas com o olhar da chamada "alfabetização científica" (CHASSOT, 2003), em que o empirismo contribuirá na significação de conceitos em atividades experimentais, contextualizadas aos distintos cotidianos dos estudantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Elizabeth Quirino de Azevedo - Integrante / Hernani Luiz Azevedo - Integrante / Patrícia Rosinke - Coordenador / Felício Guilardi Junior - Integrante / Mauro André Dresch - Integrante.
-
2019 - Atual
A Resolução de Problemas no Ensino de Ciências e Matemática: Teoria e Prática, Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a potencialidade da Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática, procurando articular teoria e prática para apresentar uma abordagem teórico-metodológica na prática docente. Serão tratados questões que envolvam Resolução, Exploração e Proposição de Problemas procurando manter maior foco nos processos de Ensino, de Aprendizagem e de Avaliação. Nas ações vinculadas a esse Projeto de pesquisa, a proposta é que, através da resolução de problemas possa ser verificado a validade dos conceitos, a generalização, a utilização dos procedimentos num contexto significativo, além de obter uma atitude reflexiva e desenvolver a capacidade de raciocínio e o pensamento científico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Elizabeth Quirino de Azevedo - Coordenador / Patrícia Rosinke - Integrante / Fábio Nascimento Fagundes - Integrante / Isis Corrêa Moraes - Integrante / Shirlei Alexandra da Silva - Integrante.
-
2018 - 2020
A Resolução de Problemas o ensino de Ciências e Matemática: Avanços e Desafios, Descrição: O proposito desta pesquisa é buscar informação atualizada sobre Resolução de Problemas e a partir das atividades de pesquisa, provocar reflexões e inovações sobre o ensino e a aprendizagem de Ciências e Matemática que possam atingir a sala de aula.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / AZEVEDO, Elizabeth Quirino - Coordenador / Katia Dias Ferreira Ribeiro - Integrante.
-
2014 - 2018
Produtos Educacionais para a Prática Pedagógica Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Felício Guilardi Jr - Integrante / AZEVEDO, Elizabeth Quirino - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Coordenador / Mazílio Coronel Malavazi - Integrante / Patrícia Rosinke - Integrante / Leandro Dênis Battirola - Integrante / Rogerio Alessandro Faria Machado - Integrante / Everton Botan - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2012
Projeto: Formação Permanente do Professor de Ciências e Biologia: contribuições para a pesquisa na área, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (4) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli - Coordenador / Juliana Rezende Torres - Integrante / Marcos Vinícius Perini - Integrante / Lucio Ely Ribeiro Silvério - Integrante / Fabíola Hermes Chesani - Integrante / André Luís Franco da Rocha - Integrante / Marilisa Bialvo Hoffmann - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação.
-
2010 - 2012
Projeto: Abordagem de Temas na Pesquisa em Educação em Ciências: critérios e concepções, Descrição: Investiga-se de que forma a pesquisa em Educação em Ciências tem explorado a inserção de temas em sala de aula e sua relação com propostas que sugerem a estruturação curricular por meio de temas, assim como a inserção de discussões acerca da organização curricular por meio de temas na formação inicial de professores de Física. Metodologicamente, a pesquisa compreende três etapas: a) mapeamento de estudos que fazem referência a abordagem de temas, publicados em eventos e periódicos nacionais, da área de Educação em Ciências, no período de 1997 a 2009; b) entrevista semi-estruturada com pesquisadores que publicaram nos eventos ou periódicos identificados; c) desenvolvimento e implementação de temas na formação inicial de professores de Física. A análise dos dados será realizada por meio da Análise Textual Discursiva, em que serão utilizados como parâmetros categorias da perspectiva freireana, vygotskyana, do movimento CTS e as sugestões dos PCNs. Dentre os resultados esperados, está a identificação dos critérios de seleção dos temas utilizados em sala de aula e as relações com a Abordagem Temática, a concepção de pesquisadores acerca do papel de temas no currículo da educação básica e a possibilidade de inserção de temas na formação inicial de professores de Física. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Integrante / Simoni Tormöhlen Gehlen - Coordenador / Karine Raquiel Halmenschlager - Integrante / Roseline Beatriz Strieder - Integrante / Giselle Watanabe Caramello - Integrante / Décio. Auler - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2008 - 2012
Projeto: Interdisciplinaridade na Formação Inicial de Professores de Ciências: possibilidades de efetivação, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Cooperação.
-
2007 - 2009
Projeto: Sinalizando a Física, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / AZEVEDO, Elizabeth Quirino - Integrante / Edson Pereira Barbosa - Integrante / Fabiano César Cardoso - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Bolsa.
-
2001 - 2002
Projeto: Estudo Experimental e Teórico dos Processos no Plasma ICP-AES, Descrição: As atividades desenvolvidas neste projeto referem-se à pesquisa sobre a tocha de plasma ICP-AES e suas implicações na temperatura.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Roseli Adriana Blümke Feistel - Coordenador / Helio Bonadiman - Integrante / Rafkat Toukhvatoulline - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 5
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop. , Avenida Alexandre Ferronato, 1200 - Reserva 35, Setor Industrial, 78557267 - Sinop, MT - Brasil, Telefone: (66) 35311663, URL da Homepage:
Experiência profissional
2020 - 2020
Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Universitário de SinopVínculo: , Enquadramento Funcional:
2010 - 2012
Universidade Federal de Mato Grosso do SulVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Não
2010 - 2012
Universidade Estadual de Santa CruzVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Outro
2006 - Atual
Universidade Federal de Mato GrossoVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
09/2024
Ensino, Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III
-
08/2024
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I
-
04/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Comissão de Ética Profissional da Universidade Federal de Mato Grosso.
-
02/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro da Comissão do processo de Consulta Eleitoral referente ao cargo de Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (PPGECM).
-
11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro da Comissão de Organização e Redação do PPC do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura.
-
11/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro da Comissão Permanente de Acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Sinop - MT.
-
08/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do Fórum Permanente de Educação do município de Sinop - MT.
-
07/2020
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Linhas de pesquisa
-
05/2020
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Portaria - Comitê Interno do Programa de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa (CIPIC).
-
09/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Educação de Sinop - MT.
-
05/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática..
-
05/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Representante docente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura.
-
11/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Ciências Naturais e Matemática - Física, Licenciatura.
-
08/2009
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Linhas de pesquisa
-
03/2024 - 07/2024
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
11/2023 - 04/2024
Ensino, Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Prática de Ensino de Física III, Prática de Ensino de Física IV, História da Física III, Física Moderna
-
08/2023 - 12/2023
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Seminário de Pesquisa I
-
06/2023 - 10/2023
Ensino, Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III
-
03/2023 - 07/2023
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
02/2023 - 06/2023
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado VI, História da Física IV, Prática de Ensino de Física IV
-
08/2022 - 12/2022
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III
-
01/2020 - 12/2022
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Sinop - MT.
-
04/2022 - 07/2022
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV
-
03/2022 - 07/2022
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
10/2021 - 03/2022
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Óptica, Prática de Ensino de Física III
-
06/2021 - 10/2021
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV
-
04/2021 - 08/2021
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
02/2021 - 05/2021
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III
-
03/2020 - 03/2021
Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop - Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - 2021/1.
-
08/2020 - 12/2020
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III
-
11/2020 - 11/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem na formação de professores de Ciências através do Microsoft Teams? de Dione Emilia Correa Boing do PPGECM..
-
11/2020 - 11/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ??Matéria e Energia? no Ensino de Ciências: uma proposta interdisciplinar para o Ensino Fundamental" de Neide Lopes da Silva Filipus do PPGECM..
-
10/2020 - 10/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?Sequência de Ensino por investigação baseada em Arduino: investigação de componentes elétricos para o Ensino Médio? de Lucas Rocha Bariani do PPGECM..
-
10/2020 - 10/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?O Eletromagnetismo e o declínio dos polinizadores: uma abordagem interdisciplinar por meio do enfoque CTSA? de Crisilandia de Nave da Silva do PPGECM..
-
03/2020 - 08/2020
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
06/2020 - 06/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?A Resolução de Problemas no ensino-aprendizagem de Álgebra para o 9° Ano do Ensino Fundamental? de Isis Mendes Corrêa de Moraes do PPGECM..
-
06/2020 - 06/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?Astrobiologia integradora no Ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica: uma proposta de aprendizagem significativa para o Ensino Médio? de Linney Chrissie Konno Piton Pereira do PPGECM..
-
06/2020 - 06/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?Matéria e Energia no Ensino de Ciências: Histórias em Quadrinhos como recurso didático? de Rita Yolanda Krause do PPGECM..
-
05/2020 - 05/2020
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Examinadora do Projeto de Pesquisa ?Formas Geométricas: uma abordagem metodológica aliando Cultura Maker e Aprendizagem Significativa no processo de ensino-aprendizagem de Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental? de Laura C. R. Dias do PPGECM..
-
09/2019 - 03/2020
Ensino, Licenciatura Em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física II
-
09/2019 - 12/2019
Ensino, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Metodologia de Pesquisa e Produção de Material Didático
-
09/2019 - 12/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - 2020/1.
-
06/2019 - 10/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Comissão Científica do IV COCIN - Colóquio de Ciências Naturais e Matemática "Alfabetização científica e Matemática: perspectivas frente às políticas públicas de educação da Educação Básica".
-
05/2019 - 08/2019
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática - 2019/2.
-
04/2019 - 08/2019
Ensino, Licenciatura Em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física I, Prática de Ensino de Física III
-
10/2018 - 03/2019
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado VI, História da Física II, Prática de Ensino de Física II, Prática de Ensino de Física IV
-
03/2018 - 09/2018
Ensino, Ciências Naturais e Matemática - Física, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física III, Seminário de Práticas Educativas V
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Óptica, Prática de Ensino de Física I, Prática de Ensino de Física III
-
09/2016 - 02/2017
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV
-
04/2016 - 08/2016
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Óptica, Prática de Ensino de Física I
-
10/2015 - 04/2016
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Prática de Ensino de Física I, Seminário de Práticas Educativas V
-
09/2014 - 02/2015
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Currículo, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV
-
04/2014 - 08/2014
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado V, Óptica, Prática de Ensino de Física I, Prática de Ensino de Física III
-
01/2014 - 04/2014
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado VI, História da Física IV, Prática de Ensino de Física IV
-
11/2012 - 04/2013
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Estágio Supervisionado VI, Prática de Ensino de Física IV, Seminário de Práticas Educativas VI
-
03/2010 - 07/2010
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado VI, Física Clássica I - Óptica Geométrica, Prática de Ensino de Física I, Prática de Ensino de Física IV
-
03/2009 - 03/2010
Extensão universitária , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão - Laboratório de Ensino de Ciências e Matemática.
-
08/2009 - 12/2009
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Clássica I - Óptica Geométrica, Instrumentalização para a Prática Pedagógica II - Currículo, Prática de Ensino de Física I, Prática de Ensino de Física III
-
03/2009 - 07/2009
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado IV, Prática de Ensino de Física II, Seminários de Práticas Educativas VI
-
03/2008 - 03/2009
Extensão universitária , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão - Laboratório Multidisciplinar: uma proposta para o ensino de Ciências e Matemática..
-
08/2008 - 12/2008
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Física Clássica I - Óptica Geométrica, Instrumentalização para a Prática Pedagógica II - Currículo, Prática de Ensino de Física I
-
06/2006 - 12/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Participação na elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática..
-
08/2006 - 03/2008
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Membro do colegiado do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática..
-
08/2007 - 12/2007
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Estágio Supervisionado I, Fundamentos de Ciências Naturais I, Seminários de Práticas Educativas I, Seminários de Práticas Educativas III
-
10/2006 - 11/2007
Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Atividade realizada, Auxílio no processo de aquisição de equipamentos e materiais para os laboratórios de Física da UFMT - Campus de Sinop.
-
04/2007 - 08/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - Campus de Sinop.Cargo ou função, Representante docente dos cursos de Licenciaturas do Campus Sinop no Prodocência - Programa de Consolidação das Licenciaturas, que integra o Projeto: Construção do Projeto Institucional da Formação do Educador na UFMT..
-
03/2007 - 07/2007
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Ciências Naturais II, Instrumentalização para a Prática Pedagógica II - Currículo, Seminários de Práticas Educativas II
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Licenc. Plena em Ciências Naturais e Matemática, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Fundamentos de Ciências Naturais I, Instrumentalização para a Prática Pedagógica I, Seminários de Práticas Educativas I
2008 - 2012
Universidade Federal de Santa CatarinaVínculo: Doutoranda, Enquadramento Funcional: Aluna
Atividades
-
03/2008 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Linhas de pesquisa
2003 - 2005
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista CAPES - Mestrado, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista CAPES, pertencente ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências - Mestrado.
2002 - 2003
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Assistente de Laboratório, Enquadramento Funcional: Assistente do Laboratório de Física, Carga horária: 30
Outras informações:
Assistente Administrativo do Laboratório de Física - Unijuí - Campus Santa Rosa
2001 - 2002
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC-CNPq, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq com o Projeto: Estudo Experimental e Teórico dos Processos no Plasma ICP-AES, tendo como orientador o Prof. Dr. Rafkat Thokhvatoulline.
2000 - 2001
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBEX, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX com o Projeto: Produção e Socialização de Materiais Alternativos para o Ensino de Física, tendo como orientador o prof. Helio Bonadiman.
1999 - 2000
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBEX, Carga horária: 20
Outras informações:
Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBEX com o Projeto: Desenvolvimento de Materiais Alternativos para o Ensino de Física, tendo como orientador o Prof. Helio Bonadiman.
Atividades
-
11/2004 - 11/2004
Outras atividades técnico-científicas , Vice Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, Vice Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Coordenação dos Trabalhos de Pesquisa na área de Educação nas Ciências da IX Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, realizada no dia 11 de novembro de 2004, na sala G4/5 do Campus Ijuí..
-
10/2004 - 10/2004
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Monitoria na Exposição Interativa de Fenômenos Físicos - A Física para Todos, promovida pelo Museio Antropológico Diretor Pestana e DeFEM da UNIJUÍ, através do GEF-UNIJUÍ, no período de 20 a 29/10/2004..
-
03/2004 - 06/2004
Estágios , DeFEM - Departamento de Física, Estatística e Matemática/Curso de Física.Estágio realizado, Estágio de Docência na Graduação realizado na disciplina de Óptica (Turma FIS 31), no período de março a junho de 2004 para 17 alunos do Curso de Licenciatura Plena em Física da UNIJUÍ.
-
11/2003 - 11/2003
Outras atividades técnico-científicas , Vice Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão, Vice Reitoria de Pós Graduação Pesquisa e Extensão.Atividade realizada, Coordenação dos trabalhos de Pesquisa na área de Educação nas Ciências da VIII Jornada de Pesquisa da UNIJUÍ, realizada no dia 5 de novembro de 2003, na sala G6 do Campus Ijuí..
-
09/2003 - 09/2003
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Monitoria na Exposição Interativa de Fenômenos Físicos - A Física para Todos, promovida pelo Museio Antropológico Diretor Pestana e DeFEM da UNIJUÍ, através do GEF-UNIJUÍ, no período de 10 a 23/09/2003, perfazendo um.
-
10/2002 - 10/2002
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF- UNIJUÍ, das Exposições Interativas de Fenômenos Físicos, durante o Profissional do Futuro realizado no dia 18/10/2002 no Campus Três Passos.
-
05/2002 - 05/2002
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na Feira das Profissões realizada no período de 22 a 25/05/2002 em Santa Rosa.
-
03/2002 - 03/2002
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: II EXPOBUTIÁ realizada no período de 15 a 17/03/2002 em São Pedro do Butiá/RS.
-
10/2001 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: EXPOIJUÍ/FENADI, no período de 11 a 21/10/2001 em Ijuí.
-
09/2001 - 10/2001
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) no Profissional do Futuro realizado, nos meses de set. e out./2001, no Campus Ijuí.
-
10/2000 - 09/2001
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Representante do Corpo Discente junto ao Colegiado do Departamento de Física, Estatística e Matemática, durante o período de 01 de outubro de 2000 a 30 de setembro de 2001.
-
10/2000 - 10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) no: Seminário das Profissões realizado em 05/10/2000 na Biblioteca da UNIJUÍ.
-
10/2000 - 10/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: EXPOIJUÍ/FENADI, no período de 11 a 22/10/2000 em Ijuí.
-
09/2000 - 09/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: VI FEICAP, no período de 19 a 24/09/2000 em Três Passos/RS.
-
05/2000 - 05/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: IV FACIC, no período de 12 a 15/05/2000 em Caibaté/RS.
-
04/2000 - 04/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: II EXPOSALM, no período de 29 a 30/04/2000 em Salvador das Missões.
-
03/2000 - 03/2000
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÍ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: I EXPOBUTIÁ, no período de 17 a 19/03/2000 em São Pedro do Butiá.
-
10/1999 - 10/1999
Outras atividades técnico-científicas , Defem Departamento de Física Estatística e Matemática, Defem Departamento de Física Estatística e Matemática.Atividade realizada, Participação com o GEF-UNIJUÏ, nas Exposições Interativas de Fenômenos Físicos (Projeto: A Física para Todos) na: EXPOIJUÍ/FENADI, no período de 11 a 23/10/1999 em Ijuí.
2005 - 2005
Escola Técnica Estadual 25 de JulhoVínculo: Professora de Física, Enquadramento Funcional: Professora Titular Contratada, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora contratada para ministrar a disciplina de Física nos 1º e 2º anos do Ensino Médio e a disciplina de Eletricidade para o Curso Técnico em Mecânica.
2005 - 2005
Escola Técnica Estadual 25 de JulhoVínculo: Professora Contratada, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 20
Outras informações:
Professora de Física para o Ensino Técnico Profissionalizante em Eletrotécnica.
2002 - 2002
Escola Técnica Estadual 25 de JulhoVínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Física, Carga horária: 3
Outras informações:
Professora estagiária na disciplina de Física no 2º ano do Ensino Médio.
2001 - 2001
Escola Técnica Estadual 25 de JulhoVínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Matemática, Carga horária: 6
Outras informações:
Professora estagiária da disciplina de Matemática na 6ª série do Ensino Fundamental.
Atividades
-
08/2005 - 12/2005
Ensino,Disciplinas ministradas, Professora de Fisica - aulas de Física para alunos do Ensino Médio
-
04/2002 - 06/2002
Estágios , Escola Técnica Estadual 25 de Julho Ijuí, Escola.Estágio realizado, Estágio no 2 ano (Ensino Médio) da Escola Técnica "25 de Julho" na disciplina de Física sob forma de aulas regulares no período de um bimestre, totalizando 40 horas.
-
05/2001 - 07/2001
Estágios , Escola Técnica Estadual 25 de Julho Ijuí, Escola.Estágio realizado, Estágio na 6 série da Escola.
2005 - 2006
Escola Estadual de Ensino Médio Antônio PadilhaVínculo: Professora de Física, Enquadramento Funcional: Professora Titular Contratada, Carga horária: 24
Outras informações:
Professora contratada para ministrar a disciplina de Física nos três anos do Ensino Médio.
Atividades
-
08/2005 - 06/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Física
2006 - 2006
Escola Estadual de Ensino Médio São GeraldoVínculo: Professora de Física, Enquadramento Funcional: Professora Titular Contratada, Carga horária: 16
Outras informações:
Professora de Física contratada para ministrar a disciplina de Física nos três anos do Ensino Médio.
Atividades
-
02/2006 - 06/2006
Ensino,Disciplinas ministradas, Física
2001 - 2001
Serviço Social do ComércioVínculo: Sem vínculo empregatício, Enquadramento Funcional: Monitora e palestrante, Carga horária: 40
Atividades
-
06/2001 - 06/2001
Treinamentos ministrados , Serviço Social do Comércio, Sesc Ijuí.Treinamentos ministrados, Participação como monitora, palestrante e recepcionista às escolas participantes na Mostra A Ciência das Cores para orientar os visitantes no manuseio dos equipamentos e na Oficina
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Roseli Adriana Blümke Feistel e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?