SARAH FONTENELLE SANTOS

Possui graduação em Comunicação social: Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí (2013) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Piauí (2015). Já atuou na docência no Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão (UniFacema). Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM-UFRN), cuja a pesquisa intitula-se: " Comunicação insurgente e histórias de vida em espaços-tempos comunitários: O movimento e vivência temporal em 'Lagoas do Norte Pra quem?". Atualmente é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Integrante do grupo de pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia: teorias, linguagens, indústrias culturais e cidadania (UFRN/CNPq) e do grupo de estudos Epistemologias Subalternas e Comunicação (desCom). Repórter e editora - Ocorre Diário. Tem experiência na área de Comunicação, assessoria de imprensa e jornalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: direito à comunicação, direito à cidade, comunicação, mídia regional e gênero.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Estudos da Mídia

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: COMUNICAÇÃO INSURGENTE E HISTÓRIAS DE VIDA EM ESPAÇOS-TEMPOS COMUNITÁRIOS: O MOVIMENTO E VIVÊNCIA TEMPORAL EM ?LAGOAS DO NORTE PRA QUEM??,
Maria Ângela Pavan. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: mídia; mídia insurgente; decolonial; contra-colonização; Comunicação Popular; Direito à cidade.

Mestrado em Comunicação

2013 - 2015

Universidade Federal do Piauí
Título: Indústrias culturais, regionalização e mercado: um olhar a partir da TV Meio Norte,Ano de Obtenção: 2015
Jacqueline Lima Dourado.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

2012 - 2013

Universidade Estadual do Piauí
Título: SISTEMATIZANDO SABERES E PRÁTICAS INSURGENTES NO ASSENTAMENTO CANAÃ DO NORTE
Orientador: Lucineide Barros Medeiros

Graduação em Comunicação social: Jornalismo e Relações Públicas

2006 - 2013

Universidade Estadual do Piauí
Título: PLURAL DE MULHER É LUTA
Orientador: SAMARIA ANDRADE

Formação complementar

2011 - 2011

MARXISMO E ATUALIDADE. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Organização de eventos

SANTOS, S. F. . II PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte/Nordeste/Centro-Oeste. 2021. (Outro).

SANTOS, S. F. . XII Encontro Nacional de História da Mídia. 2019. (Congresso).

SANTOS, S. F. . 1 CONFERENCIA NACIONAL DE COMUNICAÇÃO. 2009. (Outro).

SANTOS, S. F. . II ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE COM, SOCIAL. 2009. (Outro).

SANTOS, S. F. . I CONFERENCIA DE COMUNICAÇÃO DO PIAUI. 2009. (Outro).

Participação em eventos

I Congresso Internacioal de Jornalismo, Inovação e Igualdade. Ciberjornalismo Alternativo e a busca por uma prática profissional crítica e independente. 2021. (Congresso).

Evento de Extensão DIÁLOGOS DECOLONIAIS.Diálogos Decoloniais. 2020. (Outra).

Festival do Conhecimento UFRJ - Universidade Viva. 2020. (Outra).

I PesquisaCom: Seminário Interprogramas em Comunicação das Regiões Norte/Nordeste. 2020. (Seminário).

MÓDULO IV-A TECNOLOGIA SOCIAL DA MEMÓRIA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO, ORGANIZAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO DA MEMÓRIA. 2020. (Outra).

V Colóquio Internacional de Investigação Crítica. 2020. (Outra).

XIII Seminário Internacional de Metodologias Transformadoras da Rede AMLAT: Práticas pedagógicas investigativas em tempos de pandemia. 2020. (Seminário).

África Brasil - VI Encontro Internacional de literaturas, histórias e culturas afro-brasileiras e africanas.CONTRA-COLONIZAÇÃO NA FRONTEIRA: ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS DE COMUNICAÇÃO DOS ATINGIDOS PELO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE. 2019. (Encontro).

I SEMINÁRIO EPISTEMOLOGIAS SUBALTERNAS E COMUNICAÇÃO.Epistemologias Subalternas e Comunicação. 2019. (Seminário).

I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos -Desafios e peperspectiva em tempos de crise.Comunicação e direitos humanos: desafios e perspectivas em tempos de crise. 2019. (Seminário).

I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos -Desafios e peperspectiva em tempos de crise.Painel Comunicação e Direitos Humanos: Desafios e perspectivas em tempos de crise. 2019. (Simpósio).

I Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos -Desafios e peperspectiva em tempos de crise.Painel Comunicação e Direitos Humanos: Desafios e perspectivas em tempos de crise. 2019. (Simpósio).

XII Encontro Nacional de História da Mídia.Pagu-Política: Entre o Teatro e o Jornalismo. 2019. (Encontro).

V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afrobrasileiras e Africanas: narrativas e cidadania.MULHERES NOS TERREIROS DA ESPERANÇA: RESISTÊNCIA NOS TERRITÓRIOS E A COMUNICAÇÃO EM DIALOGICIDADE. 2017. (Encontro).

III CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA ? CONGEAfro direito de SER nas relações de poder. PRETOS E POBRES NA CONTRAMÃO DOS INTERESSES DA MÍDIA REGIONAL: ONDE ESTÁ O DIREITO À COMUNICAÇÃO?. 2016. (Congresso).

I SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE ANTROPOLOGIA DA UFPI: TRAJETÓRIA, CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOs."DA NEGAÇÃO A RECONSTRUÇÃO DOS DIREITOS À COMUNICAÇÃO E À CIDADE NO MOVIMENTO #OCUPAPRAÇA ". 2016. (Simpósio).

Minicurso "AFRODESCENDÊNCIA ? PARA VALORIZAR A NOSSA HISTÓRIA " no III CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: DIREITO DE SER NAS RELAÇÕES DE PODER. 2016. (Outra).

Minicurso "COMUNIDADES REMANESCENTES DE QUILOMBOS: TERRA E EDUCAÇÃO " no III CONGRESSO SOBRE GÊNERO, EDUCAÇÃO E AFRODESCENDÊNCIA: DIREITO DE SER NAS RELAÇÕES DE PODER. 2016. (Outra).

PREX ) Curso de Extensão ?Proposições de Imagens de mulheres e crianças afrodescentes". 2015. (Oficina).

IX Semana Jurídica - A criminologia no século XXI: crítica ao sistema jurídico-pe-penal brasileiro.Feminicídio: da violência contra à mulher a (in) eficácia da lei maria da penha. 2014. (Outra).

Jornalismo e CIdadania: 30 anos do curso de jornalismo da UFUFPI.Por uma regionalização da comunicação plural e horizontal. 2014. (Outra).

Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social.Comunicação e sociedade: Qualidade de formação do Comunicador. 2013. (Encontro).

Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social(ENECOM).Oficina: Transporte Público, Passe Livre e Comunicação. 2013. (Oficina).

I COLOQUIO INTERN DE LIT E GENERO.A LITERATURA DISCIDENTE DE MARIA LACERDA DE MOURA. 2012. (Outra).

IV FORUM INTERN DE PEDAGOGIA.EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS. 2012. (Outra).

SEMINARIO INTERNACIONAL DE PESQUISA ECON POLI.SEMINARIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM ECONOMIA E JORNALISMO. 2012. (Seminário).

VI SEMINARIO DE EXTENSÃO.A EXTENSÃO UNIVERSITARIA TOCANDO OS FIOS DA HISTORIA DO ASSENTAMENTO MARRECAS. 2012. (Seminário).

Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação Social.Painel: Novos métodos de organização da juventude. 2011. (Encontro).

Econtro Regional dos Estudantes de Comunicação Social.Organização do Evento. 2009. (Encontro).

ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE COMUM..ERECOM - COMUNICAÇÃO NA SOCIEDADE DIGITAL. 2009. (Encontro).

I Conferência Estadual de Comunicação Social.Comissão Organizadora. 2009. (Outra).

I Conferência Nacional de Comunicação Social.Participação do Grupo de Trabalho e delegada. 2009. (Outra).

ERECOM 2007.ENCONTRO REGIONAL DE ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. 2007. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Adalgisa Gomes de Sousa

MEDEIROS L. B; SOUSA, L. M.;SANTOS, S. F.. Processos organizativos e conquista de direitos na associação de moradores da comunidade Parque Bom Futuro. 2014. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Popular, Direitos Humanos e mov socias) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Domingos Barros de Oliveira

SANTOS, S. F.. A concepção de educadores/as sobre a educação desenvolvida na Escola Maria Betânia. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação do Campo e Política Municipal de Educação) - Universidade Estadual do Piauí.

Aluno: Leonardo Silva Mendes Vieira

SANTOS, S. F.; LOPES, P. F. C.; MENDA, Elizer Castiel. Documentário-Cidade entre rios. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Maria Francisca Ribeiro da Conceição Leite

GOMES, Ivânia Fausto; LIMA, A. M.;SANTOS, S. F.. E-commerce: adaptações para a sobrevivência dos empreendimentos virtuais no atual mercado brasileiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Unifacema de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Keila Samira Pinho Evangelista

GOMES, Ivânia Fausto; Lima, Aristóteles Meneses;SANTOS, S. F.. Empowerment como chave para crescimento das organizações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Centro Unifacema de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

Aluno: Thaís Micaelle Ferreira Guimarães

Leal, Ana Regina Rêgo;SANTOS, S. F.; Carvalho, Clarissa Sousa. O machismo do Pasquim através da nudez e objetificação da mulher na década de 70. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Nícolas Nunes Barbosa

DOURADO, J.L.SANTOS, S. F.MARQUES, R. S.. Influência dos Anunciantes no Jornalismo Turístico. Análise da Revista Viagem e Turismo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Danuza de Rezende Brito Portela

DOURADO, J.L.SANTOS, S. F.MARQUES, R. S.. Ética e Portal 180 Graus: uma análise das publicações sobre Crimes e Acidentes. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

Aluno: Isadora Magalda Morais Cortez

DOURADO, J.L.MARQUES, R. S.SANTOS, S. F.. O Marco regulatório das comunicações e a concentração da Informação. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal do Piauí.

SANTOS, S. F.; AIRES, J. S. F.. Avaliação no XXXI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN 2020. 2020. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

SANTOS, S. F.. Avaliadora no 10 Encontro Nacional de Jovens Pesquisadores em Jornalismo é organizado pela SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo). 2020. Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo.

SANTOS, S. F.. Avaliador Ad Hoc do Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Facema. 2017. Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão.

SANTOS, S. F.. Avaliador Ad Hoc do Processo Seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da Facema. 2016.

Comissão julgadora das bancas

ANA MARIA DA SILVA RODRIGUES

DOURADO, J. L.;RODRIGUES, A. M. S.; LEAL, A. R. B. R.. As estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte para a constituição de um grupo regional de comunicaçõa no contexto da globalização.. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

Orlando Maurício de Carvalho Berti

BERTI, O. M. C.; NUNES, M.M.; LEITE, J.A.B.; SILVA, R.C.S.. Sistematizando saberes e práticas insurgentes no Assentamento Canaã do Norte. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Contextualizada no Semiárido na Educação) - Universidade Estadual do Piauí.

Robson Carlos da Silva

MEDEIROS, Lucineide B.;SILVA, R. C.; BERTI, O. M. C.; LEITE, J. A. B.. SISTEMATIZANDO SABERES E PRÁTICAS INSURGENTES NO ASSENTAMENTO CANAÃ DO NORTE. 2013. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO) - Universidade Estadual do Piauí.

Jacqueline Lima Dourado

DOURADO, Jacqueline Lima.; MELO, P. B.; LOPES, P. F. C.. Indústrias Culturais Regionalização e Mercado: Um olhar a partir da Rede Meio Norte. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação Social - MESTRADO) - Universidade Federal do Piauí.

Jacqueline Lima Dourado

DOURADO, Jacqueline Lima.; RODRIGUES, Ana Maria da Silva; LEAL, Ana Regina Barros Rêgo. As estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-Graduação em Comunicação Social - MESTRADO) - Universidade Federal do Piauí.

Ana Regina Barros Rêgo Leal

DOURADO, J. L.; RODRIGUES, A. M. S.;RÊGO, Ana Regina ou RÊGO, A.R.B.L.. As estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte para constituição de um grupo regional de comunicação no contexto da globalização. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação) - Universidade Federal do Piauí.

Orientou

Daniel de Andrade Costa e Júlia Maria Doudement Oliveira

Política e Jornalismo Literário; uma abordagem a partir da Capa da Revista Piauí; 2016; Orientação de outra natureza; (Bacharel em Jornalimo) - Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão; Orientador: Sarah Fontenelle Santos;

Foi orientado por

Maria Ângela Pavan

Comunicação insurgente e Histórias de Vida em espaços-tempos comunitários: o movimento e vivência temporal em Lagoa do Norte para quem?; Início: 2019; Tese (Doutorado em Pós Graduação em Estudos da Mídia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Jacqueline Lima Dourado

As estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte; 2015; Dissertação (Mestrado em Pós-Graduação em Comunicação Social - MESTRADO) - Universidade Federal do Piauí,; Orientador: Jacqueline Lima Dourado;

Produções bibliográficas

  • COSTA, F. S. ; RODRIGUES, J. P. ; SANTOS, S. F. . RELAÇÕES ENTRE O ERUDITO E O POPULAR NA ORQUESTRA SINFÔNICA DE TERESINA:um estudo de caso da Cantata Gonzaguiana. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE) , v. v. 19, p. 142-160, 2014.

  • SANTOS, S. F. . Comunicação e cidade: mulheres nos terreiros da esperança. In: Boakari, Franci Musa (et. al). (Org.). Descolonialidade e cosmovisões: pesquisa sobre gênero, educação e afrodescendência. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2018, v. 1, p. 103-117.

  • SANTOS, S. F. ; SANTOS, C.K.S . ESCRAVIDÃO NO BRASIL: Pós-Abolição, trabalho, identidade negra, mulher e resistência. In: Elio Ferreira de Souza et al. (Org.). MULHERES NOS TERREIROS DA ESPERANÇA: RESISTÊNCIA NOS TERRITÓRIOS E A COMUNICAÇÃO EM DIALOGICIDADE. 8ed.Teresina: FUESPI, 2017, v. 8, p. 298-309.

  • SANTOS, S. F. . CONTRA-COLONIZAÇÃO NA FRONTEIRA: ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS DE COMUNICAÇÃO DOS ATINGIDOS PELO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE. In: VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS ? ÁFRICA BRASIL 2019, 2021, Teresina. ANAIS do VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE LITERATURAS, HISTÓRIAS E CULTURAS AFRO-BRASILEIRAS E AFRICANAS: Narrativas e Direitos Humanos. Teresina: FUESPI, 2019. p. 1157-1171.

  • SANTOS, S. F. ; SANTANA, L. M. ; LIMA, K.M. . HISTÓRIAS DE VIDA: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?. In: 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 2021, Campinas. ANAIS DO 30° ENCONTRO ANUAL DA COMPóS, 2021. v. 30.

  • LEITE, Vicente de Paula Nascimento ; SANTOS, S. F. ; GUIMARÃES, Thais Micaelle Ferreira . Pagu-Política: Entre o Teatro e o Jornalismo. In: XII Encontro Nacional de História da Mídia - 'A Mídia e os Estratos do Tempo: Memória, Presente e Futuros da Mídia', 2019, Natal - Rio Grande do Norte. O 12 Encontro Nacional de História da Mídia - "A Mídia e os Estratos do Tempo: Memória, Presente e Futuros da Mídia", 2019. p. 1-15.

  • OLIVEIRA, T. S. ; FREITAS, A. P. S. ; MEDEIROS JUNIOR, M. A. ; COSTA, D. B. A. ; SANTOS, S. F. . A abordagem do tema Ditadura Militar no Jornal Fôlha de Caxias no Estado do Maranhão. In: XX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste - Intercom, 2018, Juazeiro. Desigualdade, Gêneros e Comunicação, 2018.

  • SANTOS, S. F. ; Júnior, Francisco Elismar . Fatores motivacionais para inclusão ou exclusão do conteúdo dança na disciplina educação física em escolas públicas da cidade de Teresina/PI. In: I Seminário Estadual dos professores de Educação Física do Piauí, 2018, Teresina. Seminário Estadual dos professores de Educação Física do Piauí: A formação profissional da educação física escolar em debate. Teresina: EDUFPI, 2018. p. 136-150.

  • SANTOS, S. F. . Sujeitos comunicantes que reivindicam a cidade: Lagoas do Norte pra quem?. In: V Congeagro: Justiça Social e epistêmica na década dos povos afrodescentes, 2018, Teresina. Congresso sobre gênero, educação e Afrodescendência (5:2018). Teresina: EDUFPI, 2018. v. 5. p. 488-503.

  • SANTOS, S. F. . Comunicação e cidade: Mulheres nos Terreiros da Esperança. In: IV Congeafro - Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: descolonialidade e cosmovisões, 2017, Teresina. IV Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: descolonialidades e cosmovisões. Teresina: Edufpi, 2017. p. 204-234.

  • LEITE, Vicente de Paula Nascimento ; SANTOS, S. F. . Tarde da Esperança. In: IV Congeafro - Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: descolonialidade e cosmovisões, 2017, Teresina. IV Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: descolonialidades e cosmovisões. Teresina: Edufpi, 2017. p. 1530-1534.

  • SANTOS, S. F. ; SANTOS, Carmen Kemoly Silva . MULHERES NOS TERREIROS DA ESPERANÇA: RESISTÊNCIA NOS TERRITÓRIOS E A COMUNICAÇÃO EM DIALOGICIDADE. In: V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afrobrasileiras e Africanas: narrativas e cidadania, 2017, Teresina. Anais do V Encontro Internacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afrobrasileiras e Africanas: narrativas e cidadania. Teresina: Universidade Estadual do Piauí, 2017. v. 1.

  • SANTOS, S. F. ; ANDRADE, L. R. A. ; SILVA, L. R. ; SANTOS, S. F. . MOVIMENTO #OCUPAPRAÇA : Entrelaçando resistências pelos direitos à cidade e à comunicação. In: II SIMPÓSIO DE PESQUISA SOBRE A MÍDIA PARAIBANA, 2016, João Pessoa. Anais do II Simpósio de pesquisa sobre a mídia paraibana, 9 e 10 de junho de 2016, João Pessoa [recurso eletrônico]: a comunicação e a cidade: espaços, diá- logos e vivências. João Pessoa-PB: Xeroca, 2016. v. 2. p. 29-52.

  • SANTOS, S. F. ; Júnior, Francisco Elismar ; Martins, Camila Cecilina do Nascimento . Martelo: a dança afro e a resistência das mulheres numa perspectiva de corpos que falam. In: III Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: direitos de ser nas relações de poder, 2016, Teresina. III Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: direitos de ser nas relações de poder. Teresina: ADUFPI, 2016. v. 3. p. 108-122.

  • SANTOS, S. F. ; MOSSMANN, L. . Pretos e pobres na contramão dos interesses da mídia regional: onde está o direito à comunicação. In: III Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: direitos de ser nas relações de poder, 2016, Teresina. III Congresso sobre gênero, educação e afrodescendência: direitos de ser nas relações de poder. Teresina: ADUFPI, 2016. v. 3. p. 374-391.

  • SANTOS, S. F. ; DOURADO, J.L. . Por uma regionalização da comunicação plural e horizontal. In: Jornalismo & Cidadania: 30 anos do curso de jornalismo UFPI, 2014, Teresina. Jornalismo: cidadania & pesquisa 30 anos do curso de jornalismo da UFPI.. Teresina: Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), 2014. v. 1. p. 43-45.

  • SANTOS, S. F. ; MEDEIROS L. B ; CARVALHO K.A. . A literatura dissidente de Maria Lacerda de Moura. In: I Colóquio Internacional Literatura e Gênero: Relações de Poder,gênero e representações literárias, 2012, Teresina. Colóquio Internacional literatura e gênero: relações de poder, gênero e representações literárias. Teresina: Fundação Universidade Estadual do Piauí, 2012.

  • SANTOS, S. F. . Palestra 'Ciberjornalismo alternativa e a busca por uma prática profissional crítica e independente?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. F. ; SANTANA, L. M. ; LIMA, K.M. . HISTÓRIAS DE VIDA: um imbricado teórico-metodológico para uma comunicação cidadã em Lagoas do Norte para quem?. 2021. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. . Ciclo de debates Diálogos Decoloniais. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • SANTOS, S. F. . 'CONTRA-COLONIZAÇÃO NA FRONTEIRA: ESTRATÉGIAS SENSÍVEIS DE COMUNICAÇÃO DOS ATINGIDOS PELO PROGRAMA LAGOAS DO NORTE'. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. . Painel Comunicação e Direitos Humanos: Desafios e perspectivas em tempos de crise. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. F. ; Júnior, Francisco Elismar . Fatores motivacionais para inclusão ou exclusão do conteúdo dança na disciplina educação física em escolas públicas da cidade de Teresina/PI. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, S. F. . Sujeitos comunicantes que reivindicam a cidade: Lagoas do Norte pra quem?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. F. ; Gomes, Glaudson Lima . Pixo - O grito da (Av.) Boa Esperança: a comunicação como reivindicação de direitos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. ; VILELA, L. C. . (I)materialidades: Ações colaborativas de comunicação social e arqueologia na comunidade Boa Esperança ? Teresina ? Piuaí ? Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. . Comunicação e cidade: Mulheres nos terreiros da Esperança. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. F. ; SANTOS, Carmen Kemoly Silva . Mulheres nos Terreiros da Esperança: Resistência dos territórios e a comunicação em dialogicidade. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, S. F. ; RODRIGUES, José de Ribamar ; Pinheiro, Jheyson da Silva . Experiência Poética e fazer jornalístico no Programa FacemaisCidadão: lições possíveis no rádio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. ; BARROS, Ruth Rayner Campos ; ALMEIDA, Sabrina Silva de . Abordagem do Matopiba no Portal O Imparcial: uma análise a partir do jornalismo ambiental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, S. F. ; ANDRADE, L. R. A. ; SILVA, L. R. . Movimento #OCUPAPRAÇA: entrelaçando resistências pelo direito à cidade e à comunicação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. F. ; ANDRADE, L. R. A. ; SILVA, L. R. . Da negação á reconstrução de direitos à comunicação e à cidade no Movimento #OcupaPraça. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. F. . Economia Política da Comunicação e Moda: a construção do modo de vida na comunicação regional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, S. F. . Pretos e Pobres na contramão dos interesses da mídia regional: onde está o direito à comunicação?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. ; Júnior, Francisco Elismar ; Martins, Camila Cecilina do Nascimento . Martelo: A dança Afro e resistência das mulheres numa perspectiva artística de corpos que falam. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SANTOS, S. F. . Resquícios da Ditadura Militar na comunicação: o caso Ronda do Povão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • SANTOS, S. F. ; DOURADO, J.L. . Por uma regionalização da comunicação plural e horizontal. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, S. F. ; SOUSA P. J ; SANTOS, S. F. . Ronda do Povão: criminalização da pobreza x direito à comunicação na mídia regional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, S. F. ; SANTOS, S. F. . Teoria e perspectiva de comunicação pública na América Latina. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • MEDEIROS L. B ; CARVALHO K.A. ; SANTOS, S. F. . A literatura dissidente de Maria Lacerda de Moura. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, S. F. . PALESTRA II. Teresina, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

Outras produções

SANTOS, S. F. ; OLIVEIRA FILHO, T. ; MACEDO, V. . TRISCA, Festival de Arte para Criança. 2016.

SANTOS, S. F. ; SANTANA, L. M. ; LIMA, K.M. . Relatora no GT 2 ? Comunicação e Cidadania do 30 Encontro Anual Compós. 2021.

SANTOS, S. F. . Avaliação de 2 trabalhos no 10 Encontro de Jovens Pesquisadores em Jornalismo (JPJor. 2020.

SANTOS, S. F. ; SANTANA, LM. . COMUNICAÇÃO INSURGENTE: UMA OUTRA FORMA DE FAZER COMUNICAÇÃO. 2021. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, S. F. . 1 Simpósio Piauiense de Comunicação e Direitos Humanos : Desafios e perspectivas em tempos de crise. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, S. F. ; ANDRADE, Alice Oliveira de ; Guilherme, Andrielle Cristina Moura Mendes ; Bazílio, Emanuele de Freitas . Território, ancestralidade e resistência. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

SANTOS, S. F. . Comunicação como mobilizadora para o Bem Viver. 2021; Tema: Artigo sobre mobilização, comunicação e a filosofia do bem vivier. (Site).

SANTOS, S. F. . Por uma comunicação integral e holística: reconectando os sentidos. 2020; Tema: Coluna Diversidade no Portal Nossa Ciência. (Site).

SANTOS, S. F. . O corre diário da ComunicAção: Comunicar-Sonhar-Fazer. 2020; Tema: Coluna Diversidade no Portal Nossa Ciência. (Site).

SANTOS, S. F. . Capitalismo, tempo e ancestralidade: Sejamos o tempo de esperança. 2020; Tema: Coluna Diversidade no Portal Nossa Ciência. (Site).

SANTOS, S. F. . Demarcando as telas e ocupando as redes; Erisvan Guajajara participa de Círculo de Saberes e conta sobre Mídia Índia. 2020; Tema: Coluna Observatório da Mídia no Site Ocorre Diário. (Site).

SANTOS, S. F. . Comunicação Popular só se faz em coletivo e com afeto; Vinícius Oliveira apresenta categorias para pensar comunicação nos territórios/comunidades. 2020; Tema: Coluna Observatório da Mídia no Site Ocorre Diário. (Site).

SANTOS, S. F. . Bem Viver hoje ou vida nunca mais. 2019; Tema: Saberes tradicionais; Bem Viver. (Site).

SANTOS, S. F. . O grito é pelo que resta de Esperança: Protesto de mulheres em atividade com Maria da Penha foi considerado agressivo; agressiva é a violência institucional. 2019; Tema: Feminismo; Gênero; Justiça Social; Direito à cidade. (Site).

SANTOS, S. F. . Marisqueiras e Pescadoras ficam sem trabalho por conta do óleo e pedem solução das autoridades. 2019; Tema: Direitos humanos; Socioambiental; Natureza; crime ambiental. (Site).

SANTOS, S. F. . Corso, cultura popular, indústrias culturais: É festa, vamos vender?. 2014; Tema: Indústrias culturais. (Site).

SANTOS, S. F. . Mulheres são o setor que mais sofre com o desemprego. 2014; Tema: Feminismo e capitalismo. (Site).

SANTOS, S. F. . Educação e Transexualidade: os desafios da diversidade humana. 2014; Tema: gênero, educação. (Site).

SANTOS, S. F. ; SANTANA, L. M. . Jornalismo popular para adiar o fim do mundo. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, T. S. ; SANTOS, S. F. . Oratória, Programação e Linguagem nas mídias. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, S. F. . Direito à comunicação. In: Projeto de Extensão Produção de Fanzine: uma comunicação alternativa. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

SANTOS, S. F. ; LEITE, Vicente de Paula Nascimento ; Moura, R. . TARDE DA ESPERANÇA. 2017 (Instalação artística).

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O audiovisual e as mediações culturais nos movimentos sociais a partir dos estudos da mídia e produção de sentido : análise de produções e ações culturais e sociais na comunicação, Descrição: Esta pesquisa analisa o audiovisual - documentários, filmes, séries e mini séries. Também está atento as ações de comunicação nas comunidades e na vida social. Busca à valorização da discussão sobre as produções sociais de sentidos nos diversos âmbitos de ocorrências dos fenômenos midiáticos relacionados aos contextos regionais. E potencializa as dimensões dos usos midiáticos e lógicas de interação nos contextos de suas apropriações; nas dinâmicas e reconfigurações das culturas locais mediadas pelos produtos midiáticos e suas linguagens. As principais referências para a pesquisa são: Jesús Martín-Barbero (1997; 2004 e 2019), Jason Mittel (2018), David Bordwell (2012; 2017) e Maria Immacolata Vassallo Lopes (2017; 2018; 2019). Os resultados da pesquisa são apresentados anualmente em congressos da Compós, Ibercom, Alcar, Propesq/ECA - USP, Procad - Capes (USP/UFRN/UFMS) e Avanca sempre em co-autoria entre os membros da pesquisa. Além disso, os resultados tem sido incorporados nas disciplinas Estudos da Mídia e Produção de Sentidos (PPGEM/UFRN) e nas atividades do Grupo de Pesquisa PRAGMA - Pragmática da Comunicação e da Mídia que existe desde 2009 e onde sou vice- coordenadora, com registro no Propesq-UFRN e CNPQ.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Sarah Fontenelle Santos - Integrante / Maria Angela Pavan - Coordenador / Carla Patricia Oliveira de Souza - Integrante / Denísia Souza de Oliveira - Integrante / Camila Rabelo Coutinho Saraiva - Integrante / Tatiana Diniz de Souza - Integrante / Kleyton Jorge Canuto - Integrante / Tiago José Lima - Integrante / Ana Carolina Jurado Centurion Gomes - Integrante.

  • 2019 - Atual

    COMUNICAÇÃO INSURGENTE E HISTÓRIAS DE VIDA EM ESPAÇOS-TEMPOS COMUNITÁRIOS: O MOVIMENTO E VIVÊNCIA TEMPORAL EM ?LAGOAS DO NORTE PRA QUEM??, Descrição: Este presente projeto é parte do requisito de doutoramento e pretende destacar que há de forma dialética as histórias esquecidas e lembradas, as memórias resistentes e apagadas diante da urgência de processo comunicativo que que se perfaz nas lógicas dos sujeitos subalternizados. Deste modo, pretende-se cartografar a comunicação insurgente junto aos sujeitos atingidos pelo Programa Lagoas do Norte, ao tempo em documenta suas histórias de vida por meio da pesquisação, de modo a envolver os sujeitos horizontalmente no processo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sarah Fontenelle Santos - Coordenador / Maria Angela Pavan - Integrante.

  • 2013 - 2015

    INDÚSTRIAS CULTURAIS, REGIONALIZAÇÃO E MERCADO: UM OLHAR A PARTIR DA TV MEIO NORTE, Descrição: Este trabalho é uma análise das estratégias do Sistema Integrado de Comunicação Meio Norte (SICMN) para constituição de um grupo regional midiático no contexto da globalização, tendo como recorte a TV Meio Norte. A pesquisa é fundamentada pela Economia Política da Comunicação e tem como método o materialismo histórico dialético para compreender as indústrias culturais no contexto da regionalização midiática. Adota-se uma postura crítica diante do processo de regionalização, uma vez que a mesma poderia significar a entrada de novos atores no cenário comunicacional, mas reforça uma estrutura desigual e crescentemente concentradora em face da reestruturação do modo de produção capitalista. Parte-se do pressuposto de que a globalização dos meios de comunicação coloca um novo desafio estrutural aos sistemas de comunicação, impulsionando mercados regionais de comunicação. Acredita-se também que os processos de concentração, desregulamentação, diversificação e globalização potencializam a consolidação do SICMN e ainda que os diversos empreendimentos se articulam de modo a dar sustentação financeira, bem como a uma marca de regionalização fortalecida no Piauí. A abordagem desta pesquisa é analítica descritiva. Assim, revisa, levanta e observa, por meio de fontes diversas, os elementos referentes à teoria e como estão presente no objeto. A metodologia empregada adota a grade transversal (DOURADO, 2008) como suporte e faz uso dos gêneros televisivos de Aronchi (2004) para recortar a grade de programação da TV Meio Norte e posteriormente descrever e analisar o objeto em questão. A pesquisa aponta para uma regionalização de mercado proposta pela TV Meio Norte, em que a aproximação com elementos regionais e locais se dá com o intuito de ganhar amplas audiências, em detrimento das diversidades culturais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Sarah Fontenelle Santos - Integrante / Jacqueline Lima Dourado - Coordenador.

Prêmios

2021

I Prêmio FAPEPI de Jornalismo Científico ? 2021, Fundação de amparo à Pesquisa do estado do Piauí.

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - Atual

Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

2018 - Atual

Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 11

Outras informações:
DIsciplinas ministradas no curso de Bacharelado em Jornalismo: Teorias da Comunicação Técnicas de Reportagem e Entrevista em Rádio e TV Técnicas de Locução e Apresentação em Rádio e TV Práticas em Radiojornalismo

Atividades

  • 08/2018

    Ensino, Bacharel em Jornalismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Locução e Apresentação em rádio e TV, Prática em RádioJornalismo, Técnica de reportagem e entrevista em rádio e TV, Teorias da comunicação

  • 08/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Coordenação do Curso de Bacharel em Jornalismo, Núcleo Docente Estruturante - NDE.,Cargo ou função, Docente.

  • 01/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Coordenação do Curso de Bacharel em Jornalismo.,Linhas de pesquisa

2016 - 2018

Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Administração, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Comunicação empresarial

  • 02/2018 - 07/2018

    Ensino, Bacharel em Jornalimo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da imprensa I, Redação para rádio, Teorias da comunicação, Jornalismo e Meio Ambiente, Comunicação empresarial

  • 08/2016 - 07/2018

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão, Núcleo Docente Estruturante - NDE.,Cargo ou função, Docente.

  • 08/2017 - 12/2017

    Ensino, Bacharel em Jornalimo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da imprensa I, Jornalismo ambiental, Jornalismo literário, Técnicas de reportagem e entrevista

  • 01/2017 - 07/2017

    Ensino, Bacharel em Jornalimo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação para Webjornalismo, Introdução às artes gráficas, Jornalismo literário

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, Bacharel em Jornalimo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Jornalismo literário

2016 - 2016

Instituto Punaré

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 20

Outras informações:
Assessoria de Comunicação voltada para arte e cultura.

2015 - 2015

Rádio FM Universitária

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Produção, Carga horária: 10

2015 - 2015

O Dia Agência Ltda

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Repórter, Carga horária: 40

2013 - 2014

Revista Vírus Planetário

Vínculo: Reporter, Enquadramento Funcional: Correspondente, Carga horária: 15

Outras informações:
Participante do núcleo Piauí da Revista Vírus. Atuação como reporter para a revista, site e redes sociais.

2013 - 2013

Universidade Federal do Piauí

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

Outras informações:
Atuação como docente da disciplina Ética e Legislação Jornalística

2012 - 2013

Jornal Meio Norte

Vínculo: Reporter, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 40

Outras informações:
Reporter do jornal impresso nas editorias de Educação, Municípios e cidades. Atuação durante dois meses como editora das páginas de esporte, internacional e geral.

2011 - 2011

UNINOVAFAPI

Vínculo: Assessoria de Comunicação, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na assessoria de comunicação. Experiência com manutenção do site, clipagem com material impresso, clipagem material portais e redes sociais.

2010 - 2011

Jornal Tribuna

Vínculo: Reporter, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação como repoter de educação, cidades e geral.

2010 - 2010

Universidade Estadual do Piauí

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio em Comunicação, Carga horária: 20

2009 - 2010

Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Piaui

Vínculo: ESTAGIARIO, Enquadramento Funcional: ESTAGIO, Carga horária: 3

Outras informações:
530 HORAS TOTALIZADAS

2018 - Atual

Ocorre Diário

Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Repórter e Editora, Carga horária: 10

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudante de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM)

2019 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40

Outras informações:
Estudante Bolsista pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), na modalidade de Demanda Social. Conforme portaria n 52/2002 o (a) bolsista Capes deve se dedicar integralmente às atividades do Programa de Pós-Graduação.

2020 - 2020

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio/Docência Disc Comunicação,Direitos Hu, Carga horária: 3

Outras informações:
Estágio de docência, enquanto estudante Bolsista-Capes do doutorado no PPGEM, na disciplina COM0230 - COMUNICAÇÃO, DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS, no semestre letivo 2020.6.

2019 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência na Disciplina TV 1, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio de docência, enquanto estudante de doutorado bolsista-Capes no PPGEM, na disciplina estágio docência nas disciplinas COM0179 - TV I.

2019 - Atual

Pragma - Pragmática da Comunicação e da mídia

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante Bolsista de Doutorado, Carga horária: 40

2021 - Atual

Instituto Guaicuy - SOS Rio das Velhas

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Jornalista na equipe de Comunicação Popular, Carga horária: 40