Mariana de Azevedo Sommerlatte

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - Niterói, RJ (2016).

Informações coletadas do Lattes em 28/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2010 - 2016

Universidade Federal Fluminense
Título: A IMPORTÂNCIA DE UM LABORATÓRIO DE JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Orientador: Andréa Serpa Albuquerque

Curso técnico/profissionalizante

2005 - 2008

Colégio Estadual Heitor Lira

Formação complementar

2013 - 2013

Curso de Formação: Criança, brinquedo, jogos e brincadeiras, questões práti. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação.

Organização de eventos

SOMMERLATTE, M. A. . Brinquedos, Jogos e Brincadeiras: brincadeiras no laboratório de Brinquedos da FEUFF. 2013. (Congresso).

SOMMERLATTE, M. A. ; ALVES, J. C. . II Congresso Internacional Infâncias e Brinquedos de Ontem e Hoje. 2013. (Congresso).

Participação em eventos

Encontro de Professores do Museu da Vida.Encontro de Professores do Museu da Vida. 2016. (Encontro).

II Encontro Anual do PIBID UFF.II Encontro Anual do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense. 2015. (Encontro).

Agenda Acadêmica 2014.Conferência - VIII forum de licenciatura da UFF. 2014. (Seminário).

Conversa com as Professoras.Contar e Encantar: Alfabetização sem Cartilha. 2014. (Encontro).

IX Seminário Interativo de Prática Pedagógica, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor.Roda de Conversa "A Formação de Professores pela Mão dos Formadores". 2013. (Seminário).

IX Seminário Interativo de Prática Pedagógica, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor.Seminário Interativo de Prática Pedagógica, Pesquisa e Extensão na Formação do Professor da Universidade Federal Fluminense. 2013. (Seminário).

Seminário de Educação á Docência. 2013. (Seminário).

Seminário de Educação á Docência.A sala de laboratorio de brinquedos da FEUFF, espaço em construção. 2013. (Seminário).

Seminários NEDDATE.Juventude, Trabalho e Educação: questões de diversidade e de classe. 2012. (Seminário).

II Jornada Subjetividade e Educação.II Jornada Subjetividade e Educação: construção psicanalíticas e Contextos Educativos. 2011. (Seminário).

Encontro das Memórias e Narrativas Docentes.As "artes de fazer" a educação em ciclos: Sala de Compartilhamento e Encontro das Memórias e Narrativas Docentes. 2010. (Outra).

III Jornada de Educação Infantil: Creche Uff - Pesquisa, Formação e Prática.III Jornada de Educação Infantil: Creche Uff - Pesquisa, Formação e Prática. 2010. (Outra).

Orientou

Andréa Serpa Albuquerque

A Importância de um Laboratório de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Mariana de Azevedo Sommerlatte;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, D. ; SOMMERLATTE, M. A. ; LOPES, R. . Apresentação de trabalho durante a Agenda Acadêmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOMMERLATTE, M. A. ; ALVES, J. C. . Sala Laboratório de Brinquedos da FEUFF, Espaço Em Construção. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Escola Vôo Livre

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Recreadora, Carga horária: 30

Outras informações:
Atividades com crianças do integral 2 a 4 anos, realização de projetos.

2017 - 2017

Escola Petra

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora e auxiliar temporário, Carga horária: 30

Outras informações:
Realizando atividades com crianças de 3 a 4 anos.

2012 - 2016

Escola Luluzinha

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Educação Infantil, Maternal 2

2014 - 2016

Pibid Capes

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 25

Outras informações:
Realização de projetos com turmas do 1° ano e 4°ano do Ensino Fundamental. Projetos realizados com as crianças, abordando assuntos que lhe interessam.

2013 - 2014

? Laboratório de jogos, brinquedos e brincadeiras da Universidade Federal F

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 25

Outras informações:
Participação e organização na construção de um laboratório de jogos, brinquedos e brincadeiras, organização de oficinas educação infantil e fundamental e realização de palestras e congressos.

2012 - 2012

Creche UFF

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

Outras informações:
Trabalhando com projetos e oficinas de artes, com crianças de 3 a 4 anos.

2011 - 2012

Colégio Associados Educo Cps

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Educadora Estagiária, Carga horária: 30

Outras informações:
Auxiliar na educação infantil ao fundamental, professora provisória do quinto ano (antiga quarta serie) disciplina de geografia, ajudante no integral e auxiliando na coordenação pedagógica.

2007 - 2008

Centro Educacional Maria's Jardim de Infância Fazendo Arte

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Educadora Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Ajudante de professora do Ensino Fundamental e Infantil.