Felipe Bernardes Caldas

Porto Alegre/RS -1986. Pesquisador, professor e artista. Tem se dedicado a pesquisar principalmente as relações de trabalho e o processo de mercantilização no campo artístico e seus circuitos na contemporaneidade, com enfoque na atuação dos artistas brasileiros. Doutor em Artes Visuais (2018) com ênfase em História, Teoria e Crítica da Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV),do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a tese intitulada: Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira. Mestre em Artes Visuais (2013) pelo mesmo programa de pós-graduação; Bacharel em Artes Visuais (2011); e Licenciado em Educação Artística (2009) pela mesma universidade. Possui atuação como artista visual tendo realizado exposições individuais no Santander Cultural em Porto Alegre (2015), Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS), 2017, entre outros espaços. Tem participado de diversas exposições coletivas em variadas instituições em território nacional. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Foi professor substituto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em duas ocasiões, no ano de 2014 e entre 2018 e 2019. Desde de 2019 compõem o Comitê de Curadoria e Acervo do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS).

Informações coletadas do Lattes em 27/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Artes Visuais

2014 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira
Ana Maria Albani de Carvalho. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mercantilização; Economia Política; Crítica; arte contemporânea.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: História da Arte. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Fundamentos e Crítica das Artes / Especialidade: Crítica da Arte.

Mestrado em Artes Visuais

2011 - 2013

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Campo Enquanto Mercado: Um Estudo Sobre o Cenário Mercadológico de Porto Alegre (1990 -2012),Ano de Obtenção: 2013
Ana Maria Albani de Carvalho.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Mercado da Arte; Campo artístico; Porto Alegre.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Bacharelado em Artes Visuais

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Mercado da Arte em Porto Alegre: um estudo sobre a Galeria Arte&Fato
Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho

Graduação em Licenciatura em Educação Artística

2005 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2008 - 2008

Desenho: Representação, Limites e Criação. (Carga horária: 20h). , Atelier Livre PMPA, AL, Brasil.

2008 - 2008

percurso litografico. (Carga horária: 120h). , Atelier Livre, AL, Brasil.

2007 - 2007

moving image. (Carga horária: 20h). , Fundação Nacional de Artes, FUNARTE, Brasil.

2001 - 2001

Desenho avançado. (Carga horária: 80h). , Casa do Artesão, CA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais/Especialidade: História, Teoria e Crítica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Visuais/Especialidade: Mercado da Arte.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Artes Plásticas/Especialidade: Poéticas Visuais.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Educação Artística/Especialidade: Arte Educação.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CALDAS, F. B. ; SOARES, Renan . O Corpo que te Cabe - Curadoria de Renan Santos - Corredor 14. 2019. (Exposição).

CALDAS, F. B. . Um Lugar para Criar. Museu de Arte Contemporânea do RS. Curadoria.. 2019. (Exposição).

FREIRE, L. A. R. ; BOHNS, N. M. F. ; CALDAS, F. B. . XXXIX Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Inquietações e Estratégias da História da Arte. 2019. (Outro).

CALDAS, F. B. . No Fio da Navalha. 2018. (Exposição).

CALDAS, F. B. . Nem Tão Doce. 2018. (Exposição).

CALDAS, F. B. . Meu Jardim de Dentro - Exposição Individual de Wilson Cavalcante. 2018. (Exposição).

CALDAS, F. B. . Programação do Studio Elledue. 2018. (Exposição).

CALDAS, F. B. . 25º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). 2016. (Outro).

CALDAS, F. B. ; CAVA, W. C. . Projeto 72 Horas. 2011. (Outro).

CALDAS, F. B. . Imagem e Memória - exposição histórico-documental sobre a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo. 2010. (Exposição).

CALDAS, F. B. . 24° Festival de Arte da Cidade de Porto Alegre. 2010. (Festival).

CALDAS, F. B. . Pinacoteca Barão de Santo Ângelo - Imagens e Memória - Galeria, Acervo e Restauro: 1908/2008. 2008. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro Artes Visuais e suas I/Mediações. 2015. (Encontro).

1 RODA - Rodada de Debates Sobre Arte: Novas Reflexões Sobre Arte. 2012. (Seminário).

Colóquio Internacional de Arte Contemporânea: Transversalidades Poéticas e Políticas. 2010. (Outra).

17° Simpósio de Artes Plásticas. Arte e Instituição-Memória e Rumos Contemporâneos. 2008. (Simpósio).

Artes Plástcas No Rio Grande do Sul: Uma Panorâmica. 2008. (Seminário).

2 Simpósio Internacional Terceira Margem - Arte para Educação/ Educação para Arte. 2007. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Fernanda Caldeira Cioffi

SANTOS, L. A. N.; PELLEGRIN, José Luiz; POHLMANN, Angela Raffin; COSTA, C. V. A. M.;CALDAS, F. B.. Abismos: Do corpo à montanha. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Mônica Zielinsky

ZIELINSKY, Mônica; CARVALHO, Ana M A; BUENO, M. L.; TEDESCO, E.. O campo enquanto mercado: um estudo sobre o cenário mercadológico de Porto Alegre (1990 - 2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pos Graduação Em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo César Ribeiro Gomes

GOMES, P.; CARVALHO, A. M. A.; ZIELINSKI, M.. O Mercado de Arte em Porto Alegre: no limiar entre o conservadorismo e a arte contemporânea. Um estudo sobre a Galeria Arte&Fatoo. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Albani de Carvalho

CARVALHO, A. M. A.; Ramos, Maria Lucia Bueno; TEDESCO, E.; ZIELINSKY, Mônica.. O Campo enquanto Mercado: um estudo sobre o cenário mercadológico de Porto Alegre (1990-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Albani de Carvalho

CARVALHO, A. M. A.; FIALHO, A.L.N.; SCOVINO, F.; CORONA, M.V.; VERAS, E.. Vende-se Artistas: a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira.. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Maria Albani de Carvalho

CARVALHO, A. M. A.; ZIENLINSKY, M.; TEDESCO, E.. O mercado de arte e suas relações de poder no sistema artístico contemporâneo: um estudo sobre o cenário porto-alegrense. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Elaine Athayde Alves Tedesco

CARVALHO, Ana Albani; ZIELINSKY, M.;TEDESCO, E. A. A.; RAMOS, M. L. B.. O campo enquanto mercado: um estudo sobre o cenário mercadológico de Porto Alegre (1990-2012). 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eduardo Ferreira Veras

VERAS, E.; CARVALHO, A. M. A.; SCOVINO, F.; FIALHO, A. L. N.; CORONA, M.. Vende-se artistas: a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira. 2018 - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

Eduardo Ferreira Veras

VERAS, E.; FIALHO, A. L. N.; CORONA, M.; CARVALHO, A. M. A. (orientadora). Vende-se artistas. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ana Letícia do Nascimento Fialho

FIALHO, Ana Letícia; CARVALHO, Ana Maria Albani de; LIMA, Felipe Scovino Gomes; CORONA, Marilice Villeroy; VERAS, Eduardo Ferreira. Vende-se artistas: a dimensão econômica da crítica a partir da arte brasileira. 2018. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Talia Cortes

Arte Afro-Brasileira: atravessamentos da espiritualidade contemporânea na obra de Ayrson Heráclito e diálogos na educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Bernardes Caldas;

Alan Caetano Candido

Identidade Racial Através da Representação Pictórica do Corpo Negro no Modernismo Brasileiro; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Bernardes Caldas;

Douglas Dorneles Kosby

Tatuagem: Identidade cultural e arte-educação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pelotas; Orientador: Felipe Bernardes Caldas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ana Maria Albani de Carvalho

O Campo enquanto Mercado: um estudo sobre o cenário mercadológico de Porto Alegre (1990-2012); 2013; Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Ana Maria Albani de Carvalho

Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira,; 2018; Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Ana Maria Albani de Carvalho

O Mercado de Arte em Porto Alegre: um estudo sobre a Galeria Arte & Fato; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Ana Maria Albani de Carvalho

Artes do Espaço em tempos de modernidade líquida: o sistema de artes em Porto Alegre; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Ana Maria Albani de Carvalho

Projeto de Exposição Histórico-documental sobre a Pinacoteca Barão de Sto; Ângelo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Ana Maria Albani de Carvalho

Museografia e Fundamentos da Pesquisa em Artes; 2009; Orientação de outra natureza; (Artes Plásticas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Ana Maria Albani de Carvalho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALDAS, FELIPE BERNARDES . Anos 1980: A Gente Não Quer Só Dinheiro: A Estruturação do Campo Artístico Porto Alegrense. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO RIO GRANDE DO SUL , v. V.1, p. 83-104, 2019.

  • CALDAS, FELIPE BERNARDES ; PINTO, TÚLIO . O Devir Artista: a obra além da própria obra. Entrevista com Túlio Pinto.. PORTO ARTE (UFRGS) , v. 23, p. 159, 2018.

  • CALDAS, F. B. . O Artista Enquanto Produtor de Si. As Partes , v. 1, p. 15-16, 2013.

  • CALDAS, F. B. ; CAVA, W. C. . 72 Horas. As Partes , v. 05, p. 09-11, 2011.

  • CALDAS, F. B. . Professor-Pesquisador-Artista: uma profissão ou um terrível engano?. Panorama Crítico , v. NOV, p. 01-10, 2010.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CALDAS, F. B. ; REMOR, Leonardo . As Verdades de Cada Um. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROLIN, Michele ; CALDAS, F. B. ; REMOR, Leonardo . Produção Jovem em Foco. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

LUCCHESE, Alexandre ; CALDAS, F. B. ; REMOR, Leonardo . Cenas da Nova Geração. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

MELLO, Roberta ; CALDAS, F. B. ; PRESSER, Decio ; HELLER, Fernando ; SOUZA, Bernardo de . Estímulos Conferem Novo Contorno às Artes Visuais. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZERO HORA ; CALDAS, F. B. . Felipe Caldas Expõe na Usina. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ROLIN, Michele ; PELLIN, V. ; CALDAS, F. B. . Por Uma Produção Mais Democrática. 2012. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

ZERO HORA ; CALDAS, F. B. . Confinamento Criativo. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZERO HORA ; CALDAS, F. B. . Casa dos Artistas. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

ZERO HORA ; CALDAS, F. B. . Novas Exposições na CCMQ. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Jornal do Comércio ; CALDAS, F. B. . Horas de Produção. 2011. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CALDAS, F. B. ; DAKA, aline ; MORAES, Cristina Gross ; DEODATO, Diego ; KNIVLEK, K. ; GOMES, L. S. ; GABRIELA, L. ; KLAFKE, T. . Je Le Sais Par Coeur: eu sei de cor, eu sei de coração. 2010. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CALDAS, FELIPE BERNARDES . Perspectivas: Introdução Às Histórias da Arte. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Os Mercados da Arte. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . O Artista Empreendedor e o Empreendedor como Artista.. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . O que eu e você chamamos de mercado da arte.. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CALDAS, F. B. . Desenho: possibilidades, limites e criação. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . História da arte: do Renascimento até a Contemporaneidade: Uma introdução. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Estudo da Cor II. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Desenho: Curso Preparatório vestibular Artes Plásticas UFRGS. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Domínio Técnico de Materiais. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Estudo da Cor. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, F. B. . Insulares. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). 2018 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Paisagem em Dois Tons. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). 2017 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Guarde seus Olhos. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). 2017 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. . 19 Edital de Incentivo à Produção Chico Lisboa. Realizada no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul. 2016 (Exposição coletiva).

CALDAS, F. B. . Corpo Santo - Santander Cultural - Programa RS Contemporâneo - Porto Alegre. 2015 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. . O Corpo na Arte - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC_RS) - Curadoria de Ana Zavadil. 2015 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. ; LOCKMANN, Vivian . Omni Carne in qua Insculpta - Galeria Augusto Meyer - IV Prêmio IEAVI - Incentivo à Produção de Artes Visuais - Porto Alegre. 2015 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. . 5 Salão FUNDARTE/SESC de Arte - Montenegro, RS. 2015 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . O Cânone Pobre - Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS). 2014 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Welcome to Macumba (Studio Clio de Arte e Humanismo). 2014 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. . Aroeira (Atelier Jabutipê). 2014 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. . Entre: Curadoria de A-Z - Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS). 2013 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . 4 Salão FUNDARTE / SESC de Arte 10 X 10. 2013 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. ; BUENO, Antônio Augusto ; LIMA, Augusto . Únicos e Múltiplos: um mapeamento dos artistas do livro no Rio Grande do Sul. 2013 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Artesul Contemporáneo - El Centro de Exposiciones SUBTE, Montevidéu, Uruguay. 2013 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. ; LIMA, Augusto . Fórum Social Temático - Arte no Muro - Festival Internacional de Cultura Livre. 2012 (Obra artística - Pintura de mural na Avenida Mauá - Porto Alegre).

CALDAS, F. B. . O Sonho Não Acabou - Galeria Iberê Camargo - Usina do Gasômetro - Porto Alegre. 2012 (Exposição Individual).

CALDAS, F. B. ; LIMA, Augusto ; BUENO, Antônio Augusto . Risco Coletivo - Pinacoteca da Feevale - Novo Hamburgo. 2012 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Para Guido Mondin - Associação Francisco Lisboa - Porto Alegre. 2012 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Correndo Risco III - Museu do trabalho - Porto Alegre. 2012 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Desenho: sem Título - Galeria Augusto Meyer - I Prêmio IEAVI - Incentivo à Produção de Artes Visuais - Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. 2011 (Exposição individual).

CALDAS, F. B. . 20X20 - Galeria Bolsa de Arte - Associação Chico Lisboa. 2011 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . 72 Horas - (MAC-RS) Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - Porto Alegre. 2011 (exposição coletiva).

CALDAS, F. B. . Resistências - Espaço Ado Malagoli - IA-UFRGS. 2010 (Exposição individual).

CALDAS, F. B. . Observatório - 2010 - Usina do Gasômetro. 2010 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Je Le Sais Par Coeur: Eu sei de cor, Eu sei de coração. 2010 (Exposição).

CALDAS, F. B. . 18° Salão de Artes Plásticas: Câmara Municipal de Porto Alegre. 2008 (Exposição).

CALDAS, F. B. . Individualidades Coletivas - Espaço Cultural Albano Hartz - Novo Hamburgo. 2008 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . Sexto Salão Nacional de Arte do Museu de Arte Contemporânea de Jataí. 2007 (Exposição).

CALDAS, F. B. . Bienal B. 2007 (Exposição).

CALDAS, F. B. . Consistências - Espaço Ado Malagoli - IA-UFRGS. 2007 (Exposição Coletiva).

CALDAS, F. B. . 12° Salão UNAMA de Pequenos Formatos - Galeria Graça Landeira. 2006 (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Vende-se Artistas: A Dimensão Econômica da Crítica a partir da Arte Brasileira, Descrição: A presente investigação tem como tema o processo de mercantilização da arte contemporânea nas seguintes instâncias: a obra, o artista, e a crítica. A pesquisa debruça-se a analisar e problematizar como a crítica oriunda da produção contemporânea, especificamente a partir do trabalho de Paulo Nazareth, adquire a condição de mercadoria e a de slogan de mercado em um circuito de galerias e instituições amplamente reconhecidas. Neste processo, procura-se distinguir crítica, pensamento crítico, postura crítica e atitude crítica. Através das práticas artísticas de Ricardo Basbaum, Rosângela Rennó e Paulo Nazareth, debatem-se as categorias tradicionais da economia política aplicadas ao mundo artístico, tais como mercado, mercadoria, valor, força produtiva e trabalho, assim como os discursos historicamente construídos entre as artes visuais e os sistemas produtivos. A partir deste cruzamento entre diferentes práticas artísticas, abordagens teóricas e a experiência diante da obra, constrói-se a tese de que a crítica sob determinadas circunstâncias adquire uma dimensão econômica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Bernardes Caldas - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    O Campo Enquanto Mercado: Um Estudo Sobre o Cenário Mercadológico de Porto Alegre (1990 -2012), Descrição: Este trabalho possui como tema o mercado da arte em Porto Alegre entre as décadas de 1990 e 2000, com foco no que denominamos de mercado da arte contemporânea. Volta-se a uma abordagem a partir do produtor primário, em outras palavras, o artista. Ou seja, na tríade ?produtor, intermediários e consumidor?, a perspectiva adotada está centrada no produtor. Possui como objetivo averiguar e compreender as mais variadas mercadorias produzidas e comercializadas pelos artistas, assim como sua inserção em um mercado de trabalho. Deste modo, esta pesquisa não se limita a considerar somente o processo de compra e venda de obras, mas se propõe a entender e refletir sobre como os artistas participam de um processo produtivo e mercadológico entre 1990 e 2012 em Porto Alegre. Para tal entendimento, constitui-se uma pesquisa interdisciplinar entre arte, sociologia e economia, tendo como aporte teórico Pierre Bourdieu, Domenico de Masi, Michael Hardt, André Gorz e Maurizio Lazzarato. A pesquisa foi constituída a partir de três vertentes. A primeira, via entrevistas com atores locais do campo artístico (artistas, colecionadores, galerista, curadores, professores universitários). A segunda, através de enquete disponibilizada e divulgada via internet, que pretendeu atingir o maior número possível de agentes locais. A terceira, por meio de revisões bibliográficas a respeito da estrutura e história de um sistema artístico e seu mercado em Porto Alegre. Assim, esta proposição discute a condição do artista inserido em um sistema artístico, produtivo, mercadológico e seus meios de aquisição de capital financeiro, simbólico e de permanência no campo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Bernardes Caldas - Coordenador.

  • 2011 - 2011

    O Mercado da Arte em Porto Alegre: um estudo sobre a Galeria Arte&Fato, Descrição: Este trabalho teve objeto de estudo a atuação da Galeria Arte&Fato, localizada em Porto Alegre, durante os anos de 1985 a 1991, período que ocupou sua primeira sede. A pesquisa visou compreender de que forma uma galeria com o perfil da Arte&Fato, voltada para jovens artistas e arte contemporânea insere-se no mercado da arte regional, um mercado aparentemente restrito ?conservador? em termos estéticos e com pouca abertura para jovens artistas. Para atingir tal objetivo traça suas múltiplas relações com o mercado da arte e com campo artístico regional e nacional. Investiga a trajetória e ações deste espaço através de entrevistas, levantamento, cruzamento e tabulações de dados, além de revisões bibliográficas sobre o mercado e campo artístico de Porto Alegre. Entre os marcos teóricos, os conceitos de Pierre Bourdieu como o de ?campo artístico?, ?economia específica? e ?subordinação estrutural?, foram fundamentais para este estudo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Bernardes Caldas - Coordenador.

  • 2010 - 2011

    Artes do Espaço em Tempos de Modernidade Líquida: um estudo sobre a problemática das relações entre a obra de arte e os espaços de exposição, Descrição: Pesquisa em História, Teoria e Crítica da Arte Contemporânea no Brasil. Objetivo Geral: Analisar a produção contemporânea (1980 - 2000) em artes visuais enfocando a relação entre a obra de arte e os espaços de exposição como uma problemática artística, segundo uma perspectiva histórico-crítica. Levantar, organizar e divulgar dados relativos a história do sistema das artes regional, com ênfase nas instituições e na produção moderna e contemporânea (pós- anos 60).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Bernardes Caldas - Integrante / Ana Maria Albani de Carvalho - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2014

1 Colocado no Processo de Seleção e Ingresso para Professor Substituto (disciplina Materiais Expressivos). Edital n 033/2014, Universidade Federal de Pelotas.

2014

Obra em Acervo (MAC-RS) Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MAC-RS).

2013

Indicação ao VII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas - Categoria Pintura, Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre - Coordenação de Artes Plásticas.

2013

Selecionado em edital de financiamento de produção em artes -FUMPROARTE - livro Arte&Fato 30 anos, FUMPROARTE - Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

2012

Destaque: I Prêmio de Incentivo À Produção De Artes Visuais, Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVI) - Secretaria da Cultura Do Estado do Rio Grande do Sul.

2012

1 Colocado em Concurso Público para Professor de Educação Artística (28 Cre). Edital 10/2012, Secretaria Estadual de Educação (seduc) - Rio Grande do Sul.

2011

Destaque XXIII Salão de Iniciação Científica, Pró-Reitoria de Pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2009

Destaque no XXI Salão de Iniciação Científica na sessão Artes Visuais B, Pró-Reitoria de Pesquisa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2007

Obra em Acervo - Museu de Arte Contemporânea de Jataí - Goiás, Museu de Arte Contemporânea de Jataí - Goiás.

2006

Segundo Prêmio, durante a Primeira Jornada de Pintura do Exército - Porto Alegre, Exército Brasileiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

2014 - 2014

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Atividades

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Materiais Expressivos

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de Processos Criativos II

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tópicos Especiais

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de Desenho II

  • 04/2014 - 07/2014

    Ensino, Artes Visuais, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de Materiais Expressivos

2013 - 2013

Atelier Livre PMPA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de desenho, Carga horária: 4

2011 - 2011

Atelier Livre PMPA

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de desenho, Carga horária: 8

2007 - 2009

Atelier Livre PMPA

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

2010 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: PIBIC-Cnpq-UFRGS, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20

2009 - 2009

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista PROGRAD, Enquadramento Funcional: Monitoria Acadêmica, Carga horária: 20

2004 - 2007

Dom Design

Vínculo: Auxiliar administrativo, Enquadramento Funcional: Impressor, Carga horária: 40

2007 - 2007

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Mediador