Rogério de Oliveira Neves
Rogério de Oliveira Neves, nasceu em Monte Alto/SP, concluiu o curso técnico em química em 1999 pela Universidade de Ribeirão Preto, a graduação em Superior de Formação Específica em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto em 2003. Finalizou em 2006 a graduação Tecnologia em Biotecnologia pela Universidade de Ribeirão Preto, Mestre pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2013 e Doutor pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em junho de 2018. Foi Professor Voluntário Credenciado no Departamento de Parasitologia (2016 a 2017), e no Departamento de Biologia (2018 a 2019). Atualmente (2019), Professor Dr. do Instituto de Saúde e Biotecnologia/ISB/UFAM - Coari/AM. Ministrou as disciplinas como Professor voluntário de Tecnologia de Enzimas, Tecnologia das Fermentações e Processos Downstream, Instrumentação Técnico Científico, Bioensaios, Genética, Biologia Molecular e Tópicos especiais em Biotecnologia II (produção de cerveja artesanal), ofertadas para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/Universidade Federal do Amazonas UFAM. Tem experiência na área BIOTECNOLOGIA, atuando nos seguintes temas: Estudo da microbiota bacteriana do rio Negro - Amazonas, PCR, gene rRNA 16S, plataforma Mothur. Expressão da proteína HGPRTase da via metabólica de recuperação das purinas do Plasmodium falciparum. Prospecção de metabolitos secundários de plantas Amazônicas que contém afinidade com a proteína HGPRTase e o estudo da interação enzima substrato no BIACOR. A separação das biomicromoléculas dos extratos vegetais por Cromatografia em Camada Delgada e determinação da massa molecular e prováveis formas estruturais por espectrofotômetro de massa. O isolamento e identificação dos isolados dos rios Negro, Solimões e Mamori, com o uso de dois marcadores moleculares, os genes rRNA 16S e Amy da alfa amilase, além do, estudo morfológico das células bacterianas. Desenho dos iniciadores para o sequenciamento do gene Amy. O estudo parental pela abordagem filogenética com o uso dos genes rRNA 16S e Amy. Determinação da sequência do gene Amy da alfa amilase dos isolados dos ecossistemas aquáticos da Amazônia por sequenciamento. A construção do vetor de expressão genética pDMU01-AMYKOR da enzima alfa amilase recombinante. A expressão genética da alfa amilase recombinante. A caracterização Bioquímica e físico-química da alfa amilase selvagem e recombinante.
Informações coletadas do Lattes em 27/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Biotecnologia
2014 - 2018
Universidade Federal do Amazonas
Título: Estudo da alfa amilase dos isolados bacterianos dos ecossistemas aquáticos da Amazônia e a expressão e caracterização da alfa amilase recombinante
Spartaco Astolfi Filho. Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil. Palavras-chave: Enzima; Bacillus sp..Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: BIOTECNOLOGIA. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Biotecnologia
2010 - 2013
Universidade Federal do Amazonas
Título: Caracterização da microbiota bacteriana da água do rio Negro em diferentes períodos sazonais
Orientador: Spartaco Astolfi Filho
, Ano de Obtenção: 2013.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Biblioteca metagenomica; Chromobacterium violaceum; Diversidade microbiana do Rio Negro; Biotecnologia.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: BIOTECNOLOGIA. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Graduação em Curso de Superior de Tecnologia em Biotecnologia
2005 - 2006
Universidade de Ribeirão Preto
Título: Alterações morfológicas no esmalte e dentina após a preparação de amostras
Orientador: Luciano Bachmann
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Graduação em Superior de Formação Específica em Biotecnologia
2002 - 2003
Universidade de Ribeirão Preto
Título: Cultura de células e tecidos de Brosimum gaudichaudii Trécul em condições asséptica
Orientador: Bianca Waleria Bertone
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química
2001 - 2001
Formação complementar
2020 - 2020
Gestão Pessoal - Base da Liderança. (Carga horária: 50h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.
2016 - 2016
Bacteriófagos: Biologia e aplicações biotecnológicas. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
2007 - 2007
Xll Curso de Atualização - Introdução à Biotecnologia Molecular. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: BIOTECNOLOGIA.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.
Participação em eventos
III Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line 2023. 2023. (Congresso).
Simposio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição. PRODUÇÃO DE MELOMEL DE CAMU-CAMU (Myrciaria dubia) COM MEL DE ABELHAS-SEM-FERRÃO DA AMAZÔNIA: UM ESTUDO PILOTO". 2023. (Congresso).
Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição.Produção e Caracterização de Melomel de araçã-boi (Eugenia stipitata) a partir de mel de abelha sem-ferrão da Amazonia. 2023. (Simpósio).
Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição.PRODUÇÃO DE MELOMEL com polpa de Açai (Euter percatoria) e mel de abelha-sem-ferrão da Amazônia. 2023. (Simpósio).
Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos e Nutrição.Produção e caracterização físico-química de melomel de taperebá (spondias mombin) com mel de abelha-sem-ferrão da Amazônia. 2023. (Simpósio).
VIII Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica. Neurofibromatose tipo 1: Relato de caso na infância. 2023. (Congresso).
VIII Congresso Norte-Nordeste de Genética Médica. Ação "Você Sabe o que é doenças rara? Podemos te Responder" Uma Experiência da liga Acadêmica de Doenças raras do Amazonas. 2023. (Congresso).
III SIMPÓSIO DE GENÉTICA DO DELTA DO PARNAÍBA. 2020. (Simpósio).
Roda de Conversa. 2020. (Encontro).
A IV Feira de Ciências da Amazônia, FCA 2017.. 2017. (Feira).
Brazilian-International Congress of Genetics. Morphological Characterization and Molecular Identification of amylolytic bacterial isolate from rio Negro'. 2017. (Congresso).
Semana Acadêmica de Biotecnologia.Tecnologia de Enzimas. 2017. (Outra).
Terceiro Encontro Regional sobre Biodiversidade e Biologia de Organismos Neotropicais.Isolamento, caracterização e identificação molecular de bactérias produtoras de amilases de solo coletado da Universidade Federal do Amazonas, Manaus. 2017. (Encontro).
3 Congresso Brasileiro de Biotecnologia. Constructrion and analusis of Anopheles darlingi genomic libraries. 2010. (Congresso).
4 workshop PPGBIOTEC.Participante. 2010. (Encontro).
61 Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. 2009. (Outra).
Minicurso de Produtos Naturais e os Fármacos. 2009. (Outra).
IV Semana de Engenharia Química e Tecnologia - UNAERP. 2004. (Outra).
Minicurso de introdução à Cromatografia Líquida de Alta Eficiência e à Cromatografia em Fase Gasosa. 2004. (Outra).
III Semana de Engenharia Química e Tecnologia - UNAERP. 2003. (Outra).
Minicurso de Microrganismos Endofíticos com Aplicações Biotecnológicas.. 2003. (Outra).
Congresso de Iniciação Cientifica da Universidade de Ribeirão Preto. Cultura de Calos de Jacaranda sp.. 2002. (Congresso).
ll Semana da Engenharia Química e Tecnologia - UNAERP. 2002. (Outra).
Minicurso de Engenharia Genética em Leveduras. 2002. (Outra).
I Semana da Engenharia Química e Tecnologia - UNAERP. 2001. (Outra).
Minicurso de Tratamento de águas; ecologicas; meio ambiente e caldeira.. 2001. (Outra).
Participação em bancas
NEVES, R. O.; CHAMY, M. N. C. L.; MELICIANO, N. V.. Produção e padronização de receita de cerveja artesanal na região do médio Solimões. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Biotecnologia - IS02) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
NEVES, R. D. O.; LOPES, E. F.; COSTA, J. G.. Investigação do potencial biotecnológico de bactérias amazônicas via Genome Mining. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Biotecnologia - IS02) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
NEVES, R. O.; Yamaguchi, K.K.L; GOMES, W. R.. : Avaliação das atividades antimicrobiana e antioxidante de extrato de cogumelos e elaboração de produto biotecnológico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Biotecnologia - IS02) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
Yamaguchi, K.K.L; FARIA, C. A.;NEVES, R. D. O.. Atividade Antimicrobiana de extrato da planta Himatanthus sucuubus frente a bactérias de importância médica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharel em Biotecnologia - IS02) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
Yamaguch, K.;NEVES, R. D. O.; Reis Junior, J.D.D.. Perfil cromatográfico, atividade biológica e elaboração de produtos biotecnológicos a a partir do Shimegi Preto ( Pleurotus ostreatus). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
Yamaguch, K.; Reis Junior, J.D.D.;NEVES, R. D. O.. Perfil cromatográfico, atividade biológica e elaboração de produtos biotecnológico a partir de Shimeji Branco. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
NEVES, R. D. O.; COLATRELI, O. P.; MELICIANO, N. V.. Bioprospecção de Fungos Amazônicos produtores de L-asparaginase extracelular. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
NEVES, R. D. O.; COLATRELI, O. P.; MELICIANO, N. V.. Teste de substratos para a produção de hidrolases de interesse biotecnológico de fungos filamentosos da Amazônia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
MELICIANO, N. V.; ROCHA, D. A. P.;NEVES, R. D. O.. Prevalência de Trichomonas vaginalis em amostras cervicais de mulheres da zona rural do município de Coari/AM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
NEVES, R. D. O.; CHAMY, M. N. C. L.; REIS JUNIOR, J. D. D.. Análise microbiana e físico-química em águas consumidas em comunidades ribeirinhas nas proximidades da cidade de Coari, Amazonas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
FARIA, C. A.; CHAMY, M. N. C. L.;NEVES, R. D. O.. Revisão sistemática dos métodos de diagnóstico da Pneumonia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
CHAMY, M. N. C. L.;NEVES, R. D. O.; FARIA, C. A.. Avaliação de Amilases por fermentação submersa do fungo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
CHAMY, M. N. C. L.;NEVES, R. D. O.; FARIA, C. A.. Bioprospecção de fungo Amazônico produtores de L-asparaginase extracelular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
CHAMY, M. N. C. L.;NEVES, R. D. O.; FARIA, C. A.. Avaliação de resíduos agrícolas como substrato para produção de hidrolases por fungos filamentosos da Amazônia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM.
Orientou
Produção de Cerveja Artesanal em Coari/AM; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
SELEÇÃO DE BACTÉRIAS ISOLADAS DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS AMAZÔNICOS COM ATIVIDADE AMILOLÍTICA; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; (Orientador);
Coleta e identificação cariotípica de frutas do médio Solimões, além da, produção de bebidas fermentáveis alcoólicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Produção de cachaça com sabores de frutas do médio Solimões e isolamento de leveduras; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Produção de cerveja artesanal com leveduras isoladas de frutas da região do médio Solimões; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Isolamento de leveduras de frutas regionais do médio Solimões para a fermentação de bebidas alcoólicas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia (IS02)) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudo de inibidores da reação enzimática da alfa amilase recombinante; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudo de inibidores da reação enzimática da alfa amilase do Bacillus koreensis; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudo da atividade das enzimas da família amilolítica do extrato bruto de Bacillus koreensis (strain BR030) isolado do Rio Mamori afluente do rio Madeirinha (bacia Amazônica); ; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Isolamento e identificação molecular de leveduras do médio Solimões (Amazonas) para a produção de hidromel; ; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Bacharel em Biotecnologia - IS02) - Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAM, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
CARACTERIZAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO COM A VERIFICAÇÃO DA ATIVIDADE AMILOLÍTICA DE ISOLADOS BACTERIANOS DO SISTEMA AQUÁTICO (ɑ-amilase); ; 2017; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Monitoria de aulas práticas; 2017; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Monitoria de aulas práticas; 2017; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Monitoria de aulas práticas; 2017; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Isolamento e caracterização de bactérias amilolíticas a partir de amostras de água do Rio Negro, em Manaus; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Caracterização de Isolados do Rio Negro com atividade amilolítica; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Bactérias amilolíticas isoladas a partir de amostras de água do Rio Negro; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Atividade amilolítica dos isolados do Rio Negro; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudo de bactérias amilolíticas do solo; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Bactérias isoladas do solo com atividade amilolítica; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Atividade dextrinizante de isolasdos bacteriano do solo; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudo da atividade dextrinizante de isolado do Rio Negro; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Estudos morfológicos e atividade dextrinizante de isolados do Rio Negro; 2016; Orientação de outra natureza; (Biotecnologia) - Universidade Federal do Oeste do Pará; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Caracterização morfológica de isolados bacterianos do ecossistema aquático do Rio Negro; 2015; Orientação de outra natureza; (Ciências Naturais) - Universidade Federal do Amazonas; Orientador: Rogério de Oliveira Neves;
Produções bibliográficas
-
CARVALHO, N. D. M. ; NEVES, R. O. ; Prazeres, V.M.G. . Liga Acadêmica de Doenças Raras do Amazonas como ferramenta de conhecimento e divulgação de doenças raras: Relato de experiência. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT , v. 13, p. 1-1, 2024.
-
SOARES, C. A. ; DANTAS, Y. T. ; COELHO, P. B. ; NEVES, R. O. ; PESSOA, M. C. F. ; CARMO3, E. J. ; CARVALHO, N. D. M. . Descrição da composição cromossômica de Passiflora coccinea Aubl. (Passifloraceae) do campus da Universidade Federal do Amazonas, UFAM. Scientia Amazonia , v. 1, p. CB1-CB1, 2018.
-
CARVALHO, NATALIA D. M. ; CARMO, EDSON ; NEVES, ROGERIO O. ; SCHNEIDER, CARLOS HENRIQUE ; GROSS, MARIA CLAUDIA . Differential repetitive DNA composition in the centromeric region of chromosomes of Amazonian lizard species in the family Teiidae. Comparative Cytogenetics , v. 10, p. 203-217, 2016.
-
MARINOTTI, O. ; CERQUEIRA, G. C. ; DE ALMEIDA, L. G. P. ; FERRO, M. I. T. ; LORETO, E. L. D. S. ; ZAHA, A. ; TEIXEIRA, S. M. R. ; WESPISER, A. R. ; ALMEIDA E SILVA, A. ; SCHLINDWEIN, A. D. ; PACHECO, A. C. L. ; SILVA, A. L. D. C. D. ; GRAVELEY, B. R. ; WALENZ, B. P. ; LIMA, B. D. A. ; RIBEIRO, C. A. G. ; NUNES-SILVA, C. G. ; DE CARVALHO, C. R. ; SOARES, C. M. D. A. ; NEVES, R. O. ; et.al . The Genome of Anopheles darlingi, the main neotropical malaria vector. NUCLEIC ACIDS RESEARCH , v. 41, p. 7387-7400, 2013.
-
ROCHA, N. S. P. F. ; NEVES, R. D. O. . CARACTERIZAÇÃO DE BIOMOLÉCULAS DE INTERESSE BIOTECNOLÓGICO E VERIFICAÇÃO DA ATIVIDADE AMILOLÍTICA DE ISOLADOS BACTERIANOS DO SISTEMA AQUÁTICO (α-amilase). In: Cleverson Agner Ramos. (Org.). Estudos e ensaios em Biotecnologia - Uma coletânea de trabalho desenvolvimento por acadêmicos da área de Biotecnologia. 01ed.Alemanha: International Book market service Ltd, 2019, v. , p. 1-38.
-
GWINNER, R. ; OLIVEIRA, ; BARBEDO, L. S. ; SILVA, G. F. ; NEVES, R. D. O. . Sistema simbiótico Formiga-Planta apresenta Bactérias com alto Ínidices de solubilização de Fosfato. In: III Congresso Brasileiro de Biotecnologia on-Line 2023, 2023, Fortaleza. SISTEMA SIMBIÓTICO FORMIGA-PLANTA APRESENTA BACTÉRIAS COM ALTOS ÍNDICES DE SOLUBILIZAÇÃO DE FOSFATO. Fortaleza: Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2023. v. 04. p. 13932-13932.
-
Rafael, MS ; Nunes-Silva,CG ; Junior, GMA ; Guimarães,GM ; Bridi, LC ; Assunção, EN ; NEVES, R. O. ; Astolfi Filho, S. ; Tadei, WP . Banco de genes expressos de Anopheles darlingi adulto (Diptera, Culicidae), Coari, Amazonas.. In: 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador - BA. Resumo do 54 Congresso Brasileiro de Genética, 2008. p. 312-312.
-
NEVES, R. O. ; Gilsom Azevedo ; Andrea Enriconi ; Anita Souza ; Barbara Mendoça ; Cristiane S. M. Carvalho ; Andrea Listik ; Rafael, MS ; Tadei, WP ; Astolfi Filho, S. . Construction and analysis of Anopheles darlingi genomic libraries. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
NEVES, R. O. . Alterações morfológicas no esmalte e na dentina após a preparação de amostras. 2006.
NEVES, R. O. . Cultura de células e tecidos de Brosimum gaudichaudii Trécul em condições assépticas.. 2003.
NEVES, R. O. ; Astolfi Filho, S. ; CARMO, EDSON ; CARVALHO, NATALIA D. M. ; CARVALHO, S. M. S. . Fundamentos de Biotecnologia e Estágio Supervisionado. 2016. .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
PROSPECÇÃO DE MOLÉCULAS ENZIMAS DA MICROBIOTA DE ECOSSISTEMAS NA INTERFACE ENTRE AMBIENTES TERRESTRE E AQUÁTICO AMAZÔNICOS, Descrição: Realizar a prospecção de enzimas da microbiota bacteriana de ecossistemas com interface aquática e terrestre da Amazônia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério de Oliveira Neves - Coordenador / Edson Junior do Carmo - Integrante / Gilvan Ferreira da Silva - Integrante.
-
2022 - Atual
Autenticação genética do pescado comercializado em municípios do médio-alto Solimões: implicações no comércio, conservação e segurança alimentar., Descrição: Verificar a validade genética dos peixes com escamas comercializados em municípios da região Central do Amazonas, situados no médio e alto Solimões, para o rastreamento de substituição, troca de espécies, ou erro de rotulagem, assim como acompanhar os preços praticados, nestes produtos, ao longo do ano e dos períodos dentro e fora do defeso, em pontos de venda comerciais na região.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério de Oliveira Neves - Integrante / Natalia Dayane Moura Carvalho - Integrante / Natasha Verdasca Meliciano - Coordenador.
-
2022 - Atual
Diversidade metataxonômica da microbiota de sedimentos de rios amazônicos em unidades de conservação e aplicação de abordagens metagenômicas para o desenvolvimento tecnológico sustentável por meio de identificação novos produtos naturais, Descrição: Descrever a composição da microbiota amazônica em unidades de conservação via metataxonomia e realizar mineração metagenômica visando o desenvolvimento bioeconômico por meio de soluções biotecnológicas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério de Oliveira Neves - Integrante / Gilvan Ferreira da Silva - Coordenador / Edmar Vaz de Andrade - Integrante.
-
2013 - 2013
GENÔMICA E PROTEÔMICA APLICADA Á IDENTIFICAÇÃO DE VIAS METABÓLICAS E RESPOSTAS IMUNOLÓGICAS ESPECIFICAS DE PLASMÓDIOS E ANOFELINOS VETORES DE INTERESSE HUMANO: ISOLAMENTO E PURIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS NOVAS DROGAS A PARTIR DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Carlos Gustavo Nunes da Silva em 25/10/2019., Descrição: Sub-projeto: Análise da interação de substâncias de extratos de plantas da Amazônia com a enzima hypoxanthine-guanine phosphoribosyltransferase (HGPRT) do Plasmodium falciparum por ressonância plasmônica de superficie. (PRONEX/CNPq - 563051/2010-8).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério de Oliveira Neves - Integrante / Astolfi Filho, S. - Coordenador.
-
2007 - 2009
GENOMA BRASILERIO - BRGENE/CNPq (500825/2005-0), Descrição: Sub-projeto: Construção de banco genômico de Anopheles darling.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rogério de Oliveira Neves - Integrante / Astolfi Filho, S. - Integrante / Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos - Coordenador.
Prêmios
2024
Professor Homenageado da Turma de Biotecnologia do ISB-Coari-AM/UFAM 2023/01, Instituto de Saúde e Biotecnologia-ISB/UFAM.
2023
Professor Homenageado da Turma de Biotecnologia do ISB/UFAM 2022/02, Instituto de Saúde e Biotecnologia-ISB/UFAM.
2019
Professor Homenageado da turma de Biotecnologia 2018/02, Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFAM.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Saúde e Biotecnologia/ISB/UFAM - Coari/AM. , Estrada Coari/Mamiá, Espírito Santo, 69460000 - Coari, AM - Brasil, Telefone: (97) 35613025, URL da Homepage:
Experiência profissional
2003 - 2005
Universidade de Ribeirão PretoVínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Técnico de Laboratório de cultura de células, Carga horária: 48
2018 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Msc. Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei aulas como Professor Msc. Colaborador (SIAPE - 16638), na disciplina IBP 010 - Tecnologia das Fermentações e Processos Downstream com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, primeiro semestre de 2018, para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções básicas de processos fermentativos.
2018 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Dr. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Dr. Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei aulas como Professor Dra. Credenciado no Departamento de Biologia (SIAPE - 16638) ? Disciplina (IBB075) - Tópicos especiais em Biotecnologia II, curso de férias do primeiro semestre de 2018, para o curso de graduação em Biotecnologia da Universidade Federal do
Amazonas (SIAPE - 16638), carga horária de 30 horas.
2018 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Dr. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Dr. Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrando aulas como Professor Colaborador da disciplina (IBB609) - Instrumentação Técnico Científica (60 hs e 3 créditos), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, período de 07/08/2018 a 11/12/2018. Credenciado no Departamento de Biologia (SIAPE - 16638).
2018 - 2018
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Dr. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Dr. Voluntário, Carga horária: 3
Outras informações:
Atuei como Professor voluntário colaborador na disciplina de Biofísica IBF 602 com duração de 30 horas para o curso de graduação em Medicina FS02, período de 2018/1 e contribui na condução de aulas teórico/praticas. Auxiliando o Professor Dr. Edson júnior do Carmo, responsável da disciplina de Biofísica. Credenciado no Departamento de Biologia (SIAPE - 16638).
2017 - 2017
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei aulas como Professor Colaborador da disciplina (IBB609) - Instrumentação Técnico Científica (60hs e 3 créditos), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM.
2017 - 2017
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei aulas como Professor Colaborador Msc. (SIAPE - 16638), na disciplina IBP 010 - Tecnologia das Fermentações e Processos Downstream com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, primeiro semestre de 2017 (13/03/2017 a 12/07/2017), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções básicas de processos fermentativos.
2017 - 2017
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei a disciplina IBB-611 - Tecnologia de Enzimas (90 hs e 4 créditos), segundo semestre de 2017, como Professor Msc. Colaborador (SIAPE - 16638), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções fundamentais de enzimologia básica e industrial.
2017 - 2017
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 3
Outras informações:
Atuei como Professor colaborador Msc. das aulas prática e teórica da disciplina Biofísica (IBF 602) para o curso de Medicina com carga horária total de 30 horas, na Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Auxiliando o Professor Dr. Edson júnior do Carmo, responsável pela disciplina de Biofísica.
2016 - 2017
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei a disciplina IBB-611 - Tecnologia de Enzimas (90 hs e 4 créditos), segundo semestre de 2016 (13/10/2016 a 20/02/2017), como Professor Msc. Colaborador Credenciado no Departamento de Parasitologia (SIAPE - 16638), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções fundamentais de enzimologia básica e industrial.
2016 - 2016
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Msc., Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei aulas como Professor Msc. Voluntário credenciado no Departamento de Parasitologia (SIAPE - 16638), na disciplina IBP 010 - Tecnologia das Fermentações e Processos Downstream com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, primeiro semestre de 2016 (25/05/2016 a 21/09/2016), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções básicas de processos fermentativos.
2016 - 2016
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei a disciplina IBB-611 - Tecnologia de Enzimas (90 hs e 4 créditos), segundo semestre de 2015
(04/01/2016 a 05/05/2016), como Professor Msc. Credenciado no Departamento de Parasitologia (SIAPE - 16638), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, com o objetivo de oferecer ao aluno noções fundamentais de enzimologia básica e industrial.
2014 - 2014
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei (12 hs) aulas como Professor Msc. Colaborador da disciplina (IBB609) - Instrumentação Técnico Científica (60hs e 3 créditos), para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, segundo semestre de 2013 (28/04/2014 a 05/09/2014). Com o objetivo de proporcionar aos alunos conhecimento técnico e aplicações das ferramentas e equipamentos utilizados em Biotecnologia.
2014 - 2014
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor Msc. Voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei 30 hs de aulas como Professor Msc. Voluntário da disciplina IBF-035 Bioensaios, no primeiro semestre de 2014 (28/04/2014 a 06/09/2014) (carga horária de 90 hs e 4 créditos) para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM e os temas: isolamento de microrganismos, extração do DNA total, identificação por sequenciamento do gene rDAN 16S, coloração de Gram, screening de biomoléculas com potencial biotecnológico, teste de antibiograma, teste de antagonismos bacteriano, espectrometria de massa e predição da estrutura do metabolito secundário.
2013 - 2013
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Msc. Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei 30 hs de aulas como Professor Msc. Voluntário da disciplina IBF-035 Bioensaios, no primeiro semestre de 2013 (27/06/2013 a 28/09/2013), com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM e os temas são: isolamento de microrganismos, extração do DNA total, identificação por sequenciamento do gene rDAN 16S, coloração de Gram, screening de biomoléculas com potencial biotecnológico, teste de antibiograma, teste de antagonismos bacteriano, espectrometria de massa e predição da estrutura do metabolito secundário.
2012 - 2012
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador Mestrando, Carga horária: 6
Outras informações:
Atuei como Professor colaborador Mestrando das aulas prática da disciplina Genética (IBB626) para o curso de Medicina com carga horária total de 30 horas, na Universidade Federal do Amazonas - UFAM, no primeiro semestre de 2012.
2011 - 2012
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Mestrando Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei 30 hs de aulas como Professor Mestrando Voluntário da disciplina IBB-065 Bioensaios, no primeiro período de 2012 (27/02/2011 a 30/10/2012) , com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM e os temas: isolamento de microrganismos, extração do DNA total, identificação por sequenciamento do gene rDAN 16S, coloração de Gram, screening de biomoléculas com potencial biotecnológico, teste de antibiograma, teste de antagonismos bacteriano, espectrometria de massa e predição da estrutura do metabolito secundário.
2011 - 2011
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Msc. Voluntário, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como Professor Voluntário Mestrando em 30 de novembro de 2011 a aula prática intitulada: Transformação bacteriana na disciplina de Biologia Molecular (IBB 269) para o quarto período do curso de Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas com carga horária total de 4 horas/aula.
2011 - 2011
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Monitor Mestrando, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Participei como Monitor Voluntário Mestrando nas aulas Práticas da Disciplina Genética Molecular (IBB048), Universidade Federal do Amazonas - UFAM no período de 10 de agosto a 7 de dezembro de 2011. As atividades foram: Transformação Bacteriana, Extração de DNA cromossomal, análise de DNA por Espectrofotometria e Eletroforese em gel de agarose, Reação em cadeia de Polimerase e análise de produtos de PCR, com carga horária de 30 horas e participava do programa de bolsas CAPES para a PósGraduação da PPG-Biotec - UFAM.
2011 - 2011
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Professor Mestrando Voluntário, Enquadramento Funcional: Professor voluntário, Carga horária: 6
Outras informações:
Ministrei 30 hs de aulas como Professor Mestrando Voluntário da disciplina IBB-065 Bioensaios, no primeiro período de 2011 (22/02/2011 a 24/06/2011), com a carga horária de 90 hs e 4 créditos, para o curso de graduação em Biotecnologia do Instituto de Ciências Biológicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM e os temas: isolamento de microrganismos, extração do DNA total, identificação por sequenciamento do gene rDAN 16S, coloração de Gram, screening de biomoléculas com potencial biotecnológico, teste de antibiograma, teste de antagonismos bacteriano, espectrometria de massa e predição da estrutura do metabolito secundário.
2009 - 2009
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Instrutor de aula prática, Enquadramento Funcional: Instrutor de aula prática, Carga horária: 4
Outras informações:
Instrutor das aulas práticas Biotecnólogo do Curso de Atualização "Introdução à Biotecnologia Molecular" promovido pelo Centro de Apoio Multidisciplinar da UFAM, no período de 07/03/2009 a 20/06/2009.
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Monitor de aula prática, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como monitor das aulas práticas na disciplina ENGENHARIA GENÉTICA do Programa MultiInstitucional de Pós-Graduação em Biotecnologia e período de 29/09/2008 a 17/10/2008 (carga horária de 90 hs) no Laboratório De Tecnologias de DNA, Centro de Apoio Multidisciplinar-CAM, Instituto de Ciências Biologicas-ICB, Universidade Federal do Amazonas-UFAM, como o projeto de Construção de uma biblioteca shot gun de fragmentos de DNA de Anopheles darlingi em Escherchia coli., além das principais instrumentos utilizados em engenharia genética: eletroforese, enzima, ferramentas de bioinformática, hospedeiros, PCR, sequenciamento e vetores.
2008 - 2008
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Instrutor de aula Prática, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 4
Outras informações:
Instrutor das aulas práticas Biotecnólogo durante a realização do Curso de Atualização "Introdução à Biotecnologia Molecular" promovido pelo Centro de Apoio Multidisciplinar da
Universidade Federal do Amazonas - UFAM, no período de 07/03/2008 a 20/06/2008.
2007 - 2007
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 4
Outras informações:
Atuei como monitor de aula prática na disciplina IBB-614 TECNOLOGIA DE DNA para o CURSO SEQUENCIAL PARA FORMAÇÃO ESPECÍFICA PARA TÉCNICO DE NÍVEL SUPERIOR EM BIOTECNOLOGIA com carga horária d 45 hs. Instrumentos utilizados na aula prática: eletroforese, enzimas hospedeiras, PCR e vetores.
2018 - 2018
Instituto de Saúde e Biotecnologia - ISB/COARI - UFAMVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente A, Nível 1, Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
2018/02
Disciplina para o curso de Médicina - Morfologia e Função (modulo de Biofísica)
Disciplina para o curso de Biotecnologia - Processo de separação e purificação de biomoléculas, Química Geral.
Disciplina para o curso de Fisioterapia - Genéticas geral e aplicada
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rogério de Oliveira Neves e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?