Mariana Cristina Trovó
Nutricionista formada pela Universidade Federal de São Paulo - campus Baixada Santista, especialista em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade Federal de São Paulo e com residência em Atenção Integral à Saúde no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti. Atualmente atuando como professora do curso de nutrição na Faculdade ASSER e como nutricionista na alimentação escolar do município de Piracicaba-SP.
Informações coletadas do Lattes em 23/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Especialização em Residência Multiprofissional em Saúde
2013 - 2015
Hospital Municipal Dr. Mário Gatti
Título: Avaliação do consumo alimentar de crianças menores de 2 anos
Orientador: Nacle Nabak
Bolsista do(a): Ministério da Saúde, MS, Brasil.
Especialização em Nutricao em Saude Publica
2012 - 2013
Universidade Federal de São Paulo
Título: Análise do padrão alimentar de pacientes com Síndrome Metabólica atendidos no ambulatório de Síndrome Metabólica da Universidade Federal de São Paulo
Orientador: Leiko Asakura
Bolsista do(a): FUNDAP, FUNDAP, Brasil.
Formação complementar
2011 - 2011
Coleta de dados de avaliação nutricional para TCC. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, UNIFESP, Brasil.
2011 - 2011
Estágio em nutrição clínica. (Carga horária: 20h). , Hospital Casa de Saúde, HCS, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Nutrição. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
2007 - 2007
Lingistic Series. (Carga horária: 72h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
2003 - 2006
Graduation Series. (Carga horária: 252h). , Wizard Brasil, WIZARD, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.
Participação em eventos
Gestão da alimentação escolar. 2019. (Outra).
Disfagia, desnutrição e sarcopenia: qual impacto na hospitalização e recuperação?. 2017. (Seminário).
Novas perspectivas de recuperação no paciente cirúrgico.. 2017. (Seminário).
O Paciente é a pessoa mais importante do hospital. 2017. (Simpósio).
Diarreia X obstipação: o que incomoda mais?. 2016. (Seminário).
Recomendação protéica nos diferentes estágios da disfunção renal. 2016. (Seminário).
Outubro Rosa Campinas. 2014. (Simpósio).
5ª Jornada de Nutrição da Fundação Centro Médico de Campinas. 2013. (Encontro).
Capacitação em estimulação oportuna: mãos de Shantala. 2013. (Oficina).
I Encontro de cuidados paliativos do Hospital Municipal Dr. Mario Gatti. 2013. (Encontro).
Seminário internacional - crise financeira mundial e saúde: os d desafios dos sistemas publicos de saúde. 2013. (Seminário).
Curso de aperfeiçoamento em obesidade infanto-juvenil. 2012. (Outra).
I Encontro de Experiências bem sucedidas em promoção da alimentação saudável.Estado nutricional e consumo alimentar de pré escolares beneficiários do Programa Bolsa Família da cidade de Diadema - São Paulo. 2012. (Encontro).
I Encontro de Experiências bem sucedidas em promoção da alimentação saudável.Consumo alimentar de gestantes do Programa Bolsa Família. 2012. (Encontro).
IV Congresso internacional de saúde da criança e do adolescente. Consumo de leite de vaca, engrossantes e açúcar de adição por lactentes atendidos em um Centro de incentivo e apoio ao aleitamento materno na Região metropolitana de São Paulo - SP. 2012. (Congresso).
IV Congresso internacional de saúde da criança e do adolescente. Relação entre o uso de chupetas e o tempo de aleitamento materno exclusivo em crianças menores de um ano atendidas em um Centro de Incentivo e apoio ao aleitamento materno. 2012. (Congresso).
XXII Congresso Brasileiro de Nutrição. Consumo alimentar de mulheres com síndrome metabólica. 2012. (Congresso).
Comida: história, prazer e alimentação da Unifesp Baixada Santista. 2011. (Encontro).
II Semana do esporte: exercício físico, sono e recuperação muscular. 2011. (Encontro).
II Semana do esporte: nutrição em esportes de combate - a atuação do nutricionista. 2011. (Encontro).
Alimente-se Bem. 2010. (Outra).
III Congresso de Extensão - PBEX. Ações Interdisciplinares no Quiosque da Saúde. 2010. (Congresso).
I Semana da Nutrição. 2010. (Encontro).
XI Encontro Nacional de Aleitamento Materno e I Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável. 2010. (Congresso).
XIII Jornada de Aleitamento Materno. 2010. (Outra).
XIV Congresso Brasileiro de Nutrologia. 2010. (Congresso).
I Fórum de Extensão do Campus Baixada Santista - UNIFESP. 2009. (Outra).
II Mostra de Ações de Extensão Universitária do Campus Baixada Santista - UNIFESP. 2009. (Outra).
I Jornada de Alimentação na Escola e Segurança Alimentar e Nutricional. 2009. (Outra).
Semana de Combate ao Colesterol. 2009. (Outra).
Workshop Controle de Qualidade: Atualidades e Experiências no Monitoramento do PNAE. 2009. (Outra).
I Jornada Acadêmica do Curso de Nutrição UNIFESP - campus Baixada Santista. 2008. (Outra).
Orientou
Relação entre o alto consumo de suplementação proteica e alterações na função renal; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade ASSER; Orientador: Mariana Cristina Trovó;
Verificação do tempo de jejum pré operatório em cirurgias eletivas e os benefícios de sua abreviação; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade ASSER; Orientador: Mariana Cristina Trovó;
Sensibilidade ao glúten ou sensibilidade aos efeitos do glifosato na farinha de trigo; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade ASSER; Orientador: Mariana Cristina Trovó;
Avaliação do ganho de peso após a cirurgia bariátrica; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade ASSER; Orientador: Mariana Cristina Trovó;
Utilização de fitoterápicos para o tratamento da ansiedade; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade ASSER; Orientador: Mariana Cristina Trovó;
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2015
Avaliação do consumo alimentar de crianças menores de 2 anos, Descrição: Análise do consumo alimentar de crianças menores de 2 anos residentes no município de Campinas por meio do questionário do SISVAN. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Cristina Trovó - Coordenador / Nacle Nabak - Integrante.
-
2012 - 2013
Análise do padrão alimentar de pacientes com Síndrome Metabólica atendidos no ambulatório de Síndrome Metabólica da Universidade Federal de São Paulo, Descrição: Será analisado o padrão alimentar de pacientes adultos diagnosticados com Síndrome Metabólica e atendidos no ambulatório de Síndrome Metabólica da Universidade Federal de São Paulo - campus São Paulo. Será feita uma análise fatorial por componentes principais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Cristina Trovó - Coordenador / Leiko Asakura - Integrante.
-
2010 - 2011
Análise do padrão alimentar de praticantes de atividade física na cidade de Santos, Descrição: Análise de prontuários do projeto de extensão "Ações Interdisciplinares no Quiosque da Saúde" a fim de avaliar o perfil e o comportamento alimentar das pessoas que praticam atividade física na orla da praia na cidade de Santos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Mariana Cristina Trovó - Coordenador / Paula Andrea Martins - Integrante.
Histórico profissional
Experiência profissional
2020 - Atual
Prefeitura Muncipal de PiracicabaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 40
2019 - 2019
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SPVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Efetiva, Carga horária: 40
Outras informações:
Nutricionista membro da equipe técnica responsável pela execução do Programa de Alimentação Escolar do município.
2018 - Atual
Faculdade AsserVínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 22
Outras informações:
Professora nas disciplinas de Dietoterapia, Terapia Nutricional, Nutrição e Dietética da criança e do adolescente e Nutrição Humana, e supervisora do estágio curricular obrigatório em nutrição clínica.
2015 - 2018
Santa Casa de Misericórdia de Rio ClaroVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40
Outras informações:
Atendimento na Santa Casa de Rio Claro e no ambulatório de oncologia.
2013 - 2015
Hospital Municipal Dr. Mário GattiVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Multiprofissional em Saúde, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.
2010 - 2011
Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada SantistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica
2011 - 2011
Churrascaria Rancho barreado LTDAVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estágio curricular em alimentação coletiva, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Hospital Casa de SaúdeVínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estágio curricular em nutrição clinica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Hospital Guilherme ÁlvaroVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estágio curricular em nutrição clínica, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Padaria Rainha da BarraVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: estágio curricular eletivo, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2011
Secretaria de Saúde de SantosVínculo: estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio curricular em nutrição social, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
2012 - 2013
Universidade Federal de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aprimoramento em nutrição em saúde pública, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Atuando nos ambulatórios Geral e Familiar, de Nutrição e de Síndrome Metabólica e no Centro de Incentivo e Aopio ao Aleitamento Materno, além de participar da implantação do SISVAN nas Unidades Básicas de Saúde de Diadema
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Mariana Cristina Trovó e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?