Silvia Regina Ferraz Petersen

Silvia Petersen apoia a permanência e a valorização do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e todos os esforços pelo respeito e manutenção da ordem e legitimidade democrática no Brasil. Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1963), mestrado em Estudos Latinoamericanos de História - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1977) e doutorado em Estudos Latinoamericanos - Universidad Nacional Autonoma de Mexico (1983). Realizou pós-doutorado na EHESS em 1991. Participou da fundação e foi coordenadora do PPG em História. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando como colaboradora no Curso de Graduação e Pós-Graduação em História. Sua atividade acadêmica está voltada principalmente para Teoria e Metodologia da História e História Social do Trabalho. Desenvolveu varios projetos de pesquisa e é autora de livros e artigos sobre estes temas. Também tem orientado teses, dissertações, TCC's e trabalhos de iniciação científica, participado em eventos científicos no país e exterior e coordenado grupos de pesquisa.

Informações coletadas do Lattes em 25/03/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Estudos Latinoamericanos

1977 - 1983

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Título: Problemas de la enseñanza de las disciplinas teorico-instrumentales en los cursos de graduación en História en universidades brasileñas
Orientador: Ignacio Sosa Alvarez
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Estudos Latinoamericanos de História

1974 - 1977

Universidad Nacional Autonoma de Mexico
Título: El proletariado urbano en Rio Grande do Sul: 1888-1919,Ano de Obtenção: 1977
Orientador: Leopoldo Zea - Bolsa do Ecummenical S Program/ Alemanha

Graduação em História

1960 - 1963

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutorado

1991 - 1992

Pós-Doutorado. , Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História da América.

Organização de eventos

XAVIER, R. C. L. ; PETERSEN, S. R. F. ; OSORIO, H. ; SCHMIDT, B. . Historia Social do Trabalho: fronteiras em questão. Simpósio PROCAD (UFRGS, UFSC, UFRRJ). 2011. (Congresso).

PETERSEN, S. R. F. ; GUAZZELLI, C. A. B. ; SCHMIDT, B. B. ; XAVIER, R. C. L. . Simpósio Questões de Teoria e Metodologia da História. 1999. (Congresso).

PETERSEN, S. R. F. . Curso de Extensão Universitária: História hoje. 1993. (Outro).

Participação em eventos

A greve geral de 1917: história e reflexões sobre o tempo presente.A história das greves operárias do Rio Grande do Sul a partir das fontes documentais do NPH. 2017. (Seminário).

Encontro Estadual do GT História e Marxismo na ANPUH-RS.A contribuição de Marx para a construção da ciência da História. 2016. (Encontro).

Seminario do NPH-35 anos.Coleção processo de Industrialização no RGS e movimento operário. 2016. (Seminário).

II Jornada da Historia do Trabalho na Amazonia- UAM/ ANPUH Am. Repensar a História do Trabalho. 2015. (Congresso).

VIII Jornadas Regionais do GT Mundos do Trabalho- ANPUH!RS. 2015. (Outra).

XXVIII Simposio Nacional de Historia da ANPUH. 2015. (Simpósio).

III seminario Internacional Mundos do Trabalho/VII Jornada Nacional de Historia do Trabalho.Historia social e historia do trabalho: uma relação frutuosa para a análise histórica. 2014. (Seminário).

VII Jornadas Regionais do GT MUndos do Trabalho-ANPUH/RS.Novos temas e abordagens na História do Trabalho do RS. 2013. (Outra).

XXVII Simposio Nacional de Historia- ANPUH. 2013. (Simpósio).

54 ICA-Building Dialogues in the Americas. Historia Social del Trabajo en Brasil: comentarios sobre la historiografia, historiadores y espacios acadêmicos de esta producción historiografica. 2012. (Congresso).

2º Seminario Internacional O Mundo dos Trabalhadores e seus Arquivos. 2011. (Seminário).

V Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional. 2011. (Encontro).

Perspectivas da História Social do Trabalho no Rio Grande do Sul: temas, problemas e estado atual da historiografia.Seminário Perspectivas da História Sul-Riograndense. 2006. (Seminário).

COLOCAR OS ITENS ABAIXO EM "APRES. DE TRABALHO E PALESTRA". Vários titulos de trabalhos apresentados. 2005. (Congresso).

2º Seminário de Teoria da História.Caminhos e descaminhos da cultura na historiografia recente. 2004. (Seminário).

1ª Jornada.Porque um projeto de pesquisa ?. 2003. (Seminário).

Caminhos da lembrança -III.Da história do movimento operário à história social do trabalho no Rio Grande do Sul. 2003. (Seminário).

Encontro do Depto. de História.A experiência de trabalho na Comissão do Exame Nacional de Cursos (História): avaliação crítica. 2003. (Encontro).

Forum.Escala e legitimidade no saber histórico: desafios da pesquisa na pós-graduação. 2003. (Encontro).

XXII Simpósio Nacional de História.A circulação de militantes e trabalhadores: percursos e efeitos no movimento operário brasileiro em suas primeiras décadas. 2003. (Simpósio).

Jornadas de História do Trabalho.A descentralização da pesquisa sobre a história operária brasileira: alguns comentários. 2002. (Seminário).

Seminário de Teoria da História.Algumas idéias sobre a presença das expressões FIM da HISTÓRIA e CRISE DO CONHECIMENTO HISTÓRICO entre os historiadores na atualidade. 2002. (Seminário).

VI Encontro Estadual de História.Questões sobre a política educacional e a formação do profissional de História. 2002. (Encontro).

VI Encontro Estadual de História.Fugitivos ou deportados:percursos e efeitos da circulação de. 2002. (Encontro).

Ciclo de Conferências.Questões do ensino de teoria e metodologia da História. 2001. (Outra).

Coloquio Internacional Historiografia Comparativa sobre America Latina.História latinoamericana y nuevos métodos: una experiencia brasileña de teoria y metodologia. 2001. (Outra).

X Congresso de la Federación Internacional de estudios sobre America Latina y el Caribe. El pensamiento histórico brasileño: relaciones con vertientes europeas y americanas; tendencias temáticas y teoricas recientes. 2001. (Congresso).

XXI Simpósio Nacional da ANPUH.A circulação da imprensa operária brasileira até os anos 20 (resultados preliminares de pesquisa). 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História-ANPUH.A historiografia dos movimentos sociais na America Latina. 2001. (Simpósio).

Autores & obras..Que a união operária seja a nossa pátria -história das lutas dos operários gaúchos para construir suas organizações. 2000. (Encontro).

Ciclo de Palestras.A discussão sobre o ensino de teoria e metodologia da História: questão relevante ou preocupação anacrônica?. 2000. (Encontro).

Simpósio de História 'Os quatro cavaleiros do apocalipse: Velhos temas no novo milênio.Os povos felizes não tem história... Considerações sobre o discurso pós-moderno do fim da História. 2000. (Simpósio).

V Encontro Regional de História da ANPUH.Debate da conferência. 2000. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Thiago de Oliveira Aguiar

AGUIAR, T. O.; XAVIER, R. C. L.;PETERSEN, S. R. F.; MALERBA, J.; RODRIGUES, J.. Companhia de Aprendizes- Marinheiro de Santa Catarina:um sobrevoo sobre as coalizões de poder em torno da instituição no século XIX. 2017. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Rodrigues Bohrer

LUCAS, M. E.; XAVIER, R.;PETERSEN, S. R. F.; ZUBARAN, A.. A musica na cadência da história: raça, classe e cultura em Porto Alegre no pós abolição. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Gislaine Borba Ramos

XAVIER, R.;PETERSEN, S. R. F.; MAUCH, C.; ZUBARAN, A.. "É a causa dos oprimidos a que abraçamos": considerações sobre a escravidão e a liberdade nas páginas do jornal A Reforma (Porto Alegre/1870-1888). 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Rodrigues Bohrer

PETERSEN, S. R. F.. Analise dos territórios negros no pós abolição em POrto Alegre: inserção social do negro através da musica. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: ICARO BITTENCOURT

PETERSEN, S. R. F.. Patrões e mutualismo operário em Cachoeira na passagem entre os séculos XIX e XX: o caso das S.B. Liga Operaria Internacional Cachoeirense e União Operaria 1º de Maio. 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Eduardo Martins Torcato

PETERSEN, S. R. F.. A repressão oficial ao jogo do bicho: uma história dos jogos de azar em Porto Alegre (1885-1917). 2011. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nauber Gavski da Silva

PETERSEN, S. R. F.. O padrão de vida do operariado porto alegrense entre 1895 e 1930:a experiência das condições de vida e a luta contra a exploração.. 2010. Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sarah Calvi Amaral Silva

PETERSEN, S. R. F.. Africanos e afro-descendentes nas origens do Brasil: raça e relações de raça no II Congresso Afro-Brasileiro de Salvador (1937) e no III Congresso Sul- Riograndense de Historia e Geografia do IHGRS (1940). 2010. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Frederico Duarte Bartz

PETERSEN, S. R. F.. O Horizonte Vermelho.: o impacto da Revolução Russa no movimento operário do Rio Grande do Sul. 1917-1920. 2008. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Diego Luiz Vivian

PETERSEN, S. R. F.. Industria portuária sul-riograndense: portos, transgressões e a formação da categoria dos vigias portuários em Porto Alegre e Rio Grande (1956-1964). 2008. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruno de Macedo Zorek

PETERSEN, S. R. F.. Sujeito e historia na obra de Caio Prado Jr.. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Gontarski Esperança

PETERSEN, S. R. F.. A greve da oficina de chumbo. O movimento de resistência dos trabalhadores da Empresa Jornalística Caldas Junior (Porto Alegre, 1983-1984. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Cauduro Pureza

PETERSEN, S. R. F.. Economia de guerra, batalha da produção e soldados operarios. O impacto da segunda guerre mundial na vida dos trabalhadores (1942-1945). 2007. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Trindade Borges

PETERSEN, S. R. F.. Loucos (nem sempre) mansos da estância: controle e resistência no quotidiano do Centro Agrícola de Reabilitação (Viamão, RS, 1872-1982). 2006. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Felizardo Nicolazzi

PETERSEN, S. R. F.. O conceito de experiência histórica e a narrativa historiográfica.. 2004. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Arlene Foletto

PETERSEN, S. R. F.. Dos campos junto ao Uruguai aos matos de cima da serra. A paisagem agrária de São Patrício do Itaqui (1850-1889). 2003. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tiago Bernardon de Oliveira

PETERSEN, S. R. F.. Relações entre Estado e movimento operário: um estudo comparativo dos casos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (1889-1922). 2003. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodrigo Dias

PETERSEN, S. R. F.. A esquerda brasileira no contexto da guerra fria.. 2002. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edson Antoni

PETERSEN, S. R. F.. Os novos movimentos sociais latino-americanos: o Exército Zapatista de Libertação Nacional e o movimento dos trabalhadores sem terra.. 2002. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Silmei Sant'Ana Petiz

PETERSEN, S. R. F.. Buscando a liberdade: as fugas de escravos da Província de São Pedro para o alem- fronteira. 2001. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Elisabete Vieira

PETERSEN, S. R. F.. O envolvimento da maçonaria fluminense no processo de emancipação do reino do Brasil (1820-1822). 2001. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana H

PETERSEN, S. R. F.. Balbueno. A produção de Lila Ripoll na revista. 2001. Dissertação (Mestrado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Augusto B

PETERSEN, S. R. F.. Queiroz. O Partido Republicano Rio-Grandense e a questão social.. 2000. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos César Borges da Silveira

PETERSEN, S. R. F.. O teatro operário em Rio Grande na época das primeiras chaminés. 2000. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: ELIANE GARCIA

PETERSEN, S. R. F.. Ação legal de um partido ilegal: o trabalho de massa das frentes intelectual e feminina do PCB no Rio Grande do Sul. 1947-1960. 1999. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Márcia Espig

PETERSEN, S. R. F.. A presença da gesta carolíngea no movimento do Contestado. 1998. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: LUIS GUILHERME RITTA DUQUE

PETERSEN, S. R. F.. Hei de vencer mesmo sendo professor! O CPERS e o magistério público estadual do Rio Grande do Sul. 1998. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Lenadro Hoffmann

PETERSEN, S. R. F.. A cruz e a bandeira: a construção do imaginário dos sem-terra no Rio Grande do Sul (1981-1987). 1997. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Miriam Steffen Vieira

PETERSEN, S. R. F.. Atuação literária de escritoras no Rio Grande do Sul: um estudo do periódico "Corimbo", 1885-1925. 1997. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Inês Klein

PETERSEN, S. R. F.. Crônica e História: a trajetória de seus encontros e desencontros e a análise de "Antigualhas" de A. P. Coruja à luz de reflexões atuais sobre esta relação. 1997. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Beatriz Rosa Angelini

PETERSEN, S. R. F.. Do lar para a rua: a emergência da infância pobre como problema público (Córdoba, 1895-1910). 1997. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evangelia Aravanis

PETERSEN, S. R. F.. Uma utopia anarquista: o projeto social dos anarquistas do periódico "A Luta" e o seu desejo de mudar o rumo da história de Porto Alegre (1907-1907). 1997. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Pereira Elmir

PETERSEN, S. R. F.. O crime da "Ultima Hora". Porto Alegre na passagem dos anos 50. 1996. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Alvaro Barreto

PETERSEN, S. R. F.. O movimento operário rio-grandense e a intervenção estatal. A FORGS e os Círculos Operários (1932-1935). 1996. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Elisabete da Costa Leal

PETERSEN, S. R. F.. O positivismo, o Partido Republicano Rio Grandense, a moral e a mulher (1891-1913). 1996. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Benito Bisso Schmidt

PETERSEN, S. R. F.. Uma reflexão sobre o gênero biográfico: a trajetória do militante Antônio Guedes Coutinho na perspectiva de sua vida cotidiana (1868-1945). 1996. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Andrea Delgado

PETERSEN, S. R. F.. Destino de gênero: a educação das mulheres na Escola Feminina de Artes e Ofícios Santa Terezinha. 1994. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Maria COLLING

PETERSEN, S. R. F.. Choram Marias e Clarices. Uma questão de gênero no regime militar brasileiro. 1994. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Felipe Viel Moreira

PETERSEN, S. R. F.. O processo de organização de uma ordem capitalista numa cidade do interior argentino. Córdoba (1895-1906). 1993. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luiz Felipe Falcão

PETERSEN, S. R. F.. Visões do trabalho/ dobraduras. A noção de trabalho no discurso das lideranças republicanas (1880-1900). 1992. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria Beatriz Pinheiro Machado

PETERSEN, S. R. F.. O ensino dos Estudos Sociais: em busca de novos caminhos. 1990. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sílvia Clara Agnes

PETERSEN, S. R. F.. A questão do geral e do específico na historiografia latino-americana: análise do processo de constituiçao da mão de obra industrial em Pelotas/ Rio Grande e na cidade do México. 1990. Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Norma E

PETERSEN, S. R. F.. Correa. Os libertários e a educação no Rio Grande do Sul. 1987. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carmen Machado

PETERSEN, S. R. F.. O movimento operário e sindical no Rio Grande do Sul de 1930 a 1937. 1983. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dárnis Corbellini

PETERSEN, S. R. F.. Ideologia e violência nos textos didáticos de História do Brasil. 1983. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marlene Almeida

PETERSEN, S. R. F.. Introdução ao estudo da historiografia sul rio-grandense: inovações e recorrências no discurso oficial. 1983. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fernando Cauduro Pureza

PETERSEN, S. R. F.; HARRES, M.; FERRERAS, N. O.; LUCE, M. S.. "Isso não vai mudar o preço do feijão": as disputas em torno da carestia em Porto Alegre (1945-1964). 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roger Costa da Silva

VARGAS, J.; BAKOS, M.; XAVIER, R. C.;PETERSEN, S. R. F.; MAUCH, C.. Os crimes e os direitos: lutas escravas em Pelotas/RS (1845-1880). 2014. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinícius Pereira de Oliveira

PETERSEN, S. R. F.. Sobre águas revoltas:cultura política maruja na cidade portuária de Rio Grande/RS (1835-1864. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Augusto Bubolz Queirós

PETERSEN, S. R. F.. Estrategias e identidadesl: relações entre o governo estadual, patrões e trabalhadores nas grandes greves da primeira república em Porto Alegre (1917-1919). 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Gontarski Speranza

PETERSEN, S. R. F.. Cavando direitos- as leis trabalhistas e os conflitos entre trabalhadores e patrões nas minas do Rio Grande do Sul nos anos 40 e 50. 2012. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marcos César Borges da Silveira

PETERSEN, S. R. F.. Herdeiros de Sísifo: trabalho e trabalhadores no norte goiano(1960-1970). 2009. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Tiago Bernardon de Oliveira

PETERSEN, S. R. F.. Anarquismo, sindicatos e revolução no Brasil (1906-1936). 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jairo Luis Fleck Falcão

PETERSEN, S. R. F.. Cooperação, experiência e sobrevivência: a história dos trabalhadores do porto de Porto Alegre(1961-1989). 2009. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Isabel Aparecida Bilhão

PETERSEN, S. R. F.. Identidade e trabalho. Análise da construção identitária dos operários porto-alegrenses. 1896-1920. 2005. Tese (Doutorado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evangelia Aravanis

PETERSEN, S. R. F.. O corpo em evidência nas lutas dos operários gaúchos (1890 a 1917). 2005. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rafael Rosa Hegemayer

PETERSEN, S. R. F.. A identidade anti-fascista no cancioneiro da guerra civil espanhola. 2004. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edgar Ávila Gandra

PETERSEN, S. R. F.. Porto dos direitos: a trajetória do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Porto Alegre no período de 1959 a 1969 através da análise de suas atas. 2004. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: DIORGE ALCENO KONRAD

PETERSEN, S. R. F.. O fantasma do medo: o Rio Grande do Sul, a repressão policial e os movimentos sócio- políticos (1930-1937). 2004. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Cláudio Pereira Elmir

PETERSEN, S. R. F.. A História devorada: nos rastros dos crimes da Rua do Arvoredo. 2003. Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edilene Teresinha Toledo

PETERSEN, S. R. F.. O sindicalismo revolucionário em São Paulo e na Itália: circulação de idéias e experiências na militância sindical transnacional entre 1890 e o fascismo.. 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Benito Bisso Schmidt

PETERSEN, S. R. F.. O patriarca e o tribuno: caminhos, encruzilhadas, viagens e pontes de dois líderes socialistas: Francisco Xavier da Costa (187?) e Carlos Cavaco (1878-1961). 2002. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Alexandre Fortes

PETERSEN, S. R. F.. Nós, do Quarto Distrito. A classe trabalhadora porto-alegrense na Era Vargas.. 2001. Tese (Doutorado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Beatriz Loner

PETERSEN, S. R. F.. Classe operária: mobilização e resistência em Pelotas (1888-1937). 1999. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cassilda Golin

PETERSEN, S. R. F.. Memórias de mulheres de escritores brasileiros; subsídios para uma história da vida privada da literatura.. 1998. Tese (Doutorado em Lingüística e Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciano Everton Costa Teles

SCHMIDT, B. B.;PETERSEN, S. R. F.; BILHÃO, Isabel A.. Construindo redes sociais, projetos de identidade e espaços políticos: a imprensa operária do Amazonas (1890-1928). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Caroline Poletto

PETERSEN, S. R. F.. A imaginação subversiva ao redor do mundo: imagens,poesias e contos de protesto na imprensa anarquista e anticlerical (Espanha, Argentina e Brasil-1897-1936 ). 2015. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em Historia da UNISINOS) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Sarah Calvi Amaral

XAVIER, R.;PETERSEN, S. R. F.; ALBUQUERQUE, W.. Entre o sistema repressivo e os tribunais: construção teórica e operação prática de perfis criminais racializados em Porto Alegre (1930p1945). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Julia da Rosa Simões

PETERSEN, S. R. F.; SCHMIDT, B. B.; HEINZ, F. M.. Viver da musica no Braqsil: trajetórias, estratégias do Sindicato Musical de Porto Alegre (1934-1960). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Frederico Duarte Bartz

PETERSEN, S. R. F.. Movimento operario e revolução social no Brasil: Idéias revolucionárias e projetos políticos dos trabalhadores organizados no Rio de Janeiro, S. Paulo, Recife e P. Alegre entre 1917 e 1922. 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Nauber Gavski da Silva

PETERSEN, S. R. F.. O impacto do salario mínimo na vida dos/das trabalhadores/das de Porto Alegre (1940-1968). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vinícius Pereira de Oliveira

PETERSEN, S. R. F.. Experiencias sociais e práticas contestatórias de marinheiros na cidade portuária de Rio Grande (1835-1864). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Gontarski Speranza

PETERSEN, S. R. F.. Cavando direitos-as leis trabalhistas e os conflitos entre trabalhadores e patrões nas minas do Rio Grande do Sul nos anos 40 e 50. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roger Costa da Silva

PETERSEN, S. R. F.. Criminalidade e escravidão, Pelotas, século XIX. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Jairo Luis Fleck Falcão

PETERSEN, Silvia Regina Ferraz;PETERSEN, S. R. F.. Cooperação, experiência e sobrevivência. A História dos trabalhadores de Porto Alegre (1961-1989). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Aluno: Isabel Aparecida Bilhão

PETERSEN, S. R. F.. Identidade e trabalho. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cláudio Pereira Elmir

PETERSEN, S. R. F.. A história devorada: nos rastros dos crimes da rua do Arvoredo. 2003. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Evangelia Aravanis

PETERSEN, S. R. F.. O corpo em evidência nas lutas dos operários gaúchos (1890-1918). 2001. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Edgar Ávila Gandra

PETERSEN, S. R. F.. Porto dos direitos. A trajetória do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Porto Alegre. 2001. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Adelaide Pereira

PETERSEN, S. R. F.. A imprensa dos trabalhadores do Ceará: 1862-1920. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Maria Medianeira Padoin

PETERSEN, S. R. F.. O federalismo no espaço fronteiriço platino: a Revolução Farroupilha. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Paulo Roberto Moreira

PETERSEN, S. R. F.. Os cativos e os homens de bem. Práticas e representações sobre cativeiro e liberdade em Porto Alegre na segunda metade do século XIX. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Beatriz Ana Loner

PETERSEN, S. R. F.. Classe operária: mobilização e organização em Pelotas(1888-1937). 1996. Exame de qualificação (Doutorando em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Attico CHassot

PETERSEN, S. R. F.. O ensino da Quimica (Título provisório)]. 1994. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Thiago de Oliveira Aguiar

XAVIER, R. C.;PETERSEN, S. R. F.; RODRIGUES, J.. Agendas políticas de Elite Imperial: o surgimento da Companhia de Aprendizes Marinheiro de Santa Catarina na segunda metade do século XIX. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Eduardo da Silva Soares

PETERSEN, S. R. F.. Cultura de classe: estudo sobre os caracteres da produção e difusão cultural anarquista e socialista em P. Alegre (1890-1910). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em Historia da UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria.

Aluno: Guilherme Machado Nunes

PETERSEN, S. R. F.; SCHMIDT, B. B.; SPERANZA, C. G.. "A Questão Social e a Lei de Férias: greves e outras disputas entre Estado, trabalhadores/as e a burguesia industrial em Porto Alegre (1925-1935). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Figueiró Klovan

PETERSEN, S. R. F.. Sob o fardo do ouro negro. As experiências de exploração e resistência dos mineiros de carvão no Rio Grande do Sul na decada de 1930. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: César Augusto Bubolz Queirós

PETERSEN, S. R. F.. Estrategias e identidades: relações entre o governo estadual, patrões e trabalhadores nas grandes greves da primeira república em Porto Alegre (1917-1919). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Rodrigues Bohrer

PETERSEN, S. R. F.. Análise dos territórios negros no pós-abolição em Porto Alegre: inserção social do negro através da música. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarice Gontarski Esperança

PETERSEN, S. R. F.. O dominio da lei nas oficinas de chumbo: a greve na empresa jornalística Caldas Jr. (P. Alegre, 1983-1984). 2006. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ricardo de Lorenzo

PETERSEN, S. R. F.. Sem quietação- a insanidade mental na Porto Alegre escravista- 1843-1872. 2006. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Roger Elias

PETERSEN, S. R. F.. Famílias escravas em POrto Alegre (1810-1835 ). 2006. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Viviane Trindade Borges

PETERSEN, S. R. F.. Loucos(nem sempre) mansos da estância. Controle e resistência no cotidiano do Centro Agricola de Reabilitação (Viamão, RS 1972-1982). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Maria da Glória de Oliveira

PETERSEN, S. R. F.. Critica e método em Capistrano de Abreu: caminhos e descobrimentos da escrita da história do Brasil na virada do século XIX. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Artur Duarte Pacheco

PETERSEN, S. R. F.. Os comunistas no Rio Grande do Sul: o percurso do Partido Comunista do Brasil em POrto Alegre e Pelotas (1927-1930). 2005. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ailana Cristina de Amorim

PETERSEN, S. R. F.. Praticas solidárias e conflitos no universo social dos trabalhadores de Porto Alegre, Pelotas e Rio Grande, 1889-1920. 2005. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Marieta Marks Löw

PETERSEN, S. R. F.. Identidade e consciência na formação da classe operária no Rio Grande do Sul. 2003. Exame de qualificação (Mestrando em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: AllejandroGomes Romero

PETERSEN, S. R. F.. A carne platina no capitalismo central. Relações de dependencia e participação no mercado e dieta britanicos (1870-1914). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PPG em História) - Universidade FEderal do RGS.

Aluno: Daiane de Souza Marçal

PETERSEN, S. R. F.. O caminho da liberdade é a própria liberdade: a Revista Liberal e suas estrategias educacionais em POrto Alegre (1921-1923. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Fernando de Quadros

PETERSEN, S. R. F.. A polêmica historiografica como um espaço de embate teórico e político: o caso de Jacob Gorender, Sidney Chalhoub e Sílvia Lara. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Carlos Fernando de Quadros

PETERSEN, S. R. F.. A polêmica historiografica como um espaço de embate teórico e político: o caso de Jacob Gorender, Sidney Chalhoub e Sílvia Lara. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Cecília S

PETERSEN, S. R. F.. Mombelli.Couro é ouro: as políticas paternalistas do Curtume Mombelli e a construção da identidade nacional de seus trabalhadores (Tapera, RS, decadas de 1930 e 1950). 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: [Nome removido após solicitação do usuário]

PETERSEN, S. R. F.. Ferroviário, trabalhista, comunista. O cotidiano de um trabalhador da VFRGS entre 1950 e 1990. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Clarissa Boni

PETERSEN, S. R. F.. Os brancos e os "da raça": memórias da formação de identidades entre os sócios dos Clubes Comercial e 12 de Outubro em Palmeira das Missões, RS (1940-1970). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Figueiró Klovan

PETERSEN, S. R. F.. "Sob o fardo do ouro negro": as experiências de exploração e resistência dos mineiros de carvão do Rio Grande do Sul na primeira metade da década de 1930. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Felipe Rodrigues Bohrer

PETERSEN, S. R. F.. Associações negras no fim do século XIX e no pós-emancipação. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: José Gabriel de Paula Nunes

PETERSEN, S. R. F.. Proposta de gestão documental do acervo judicial de Santo Antônio da Patrulha (1900-1969). 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

CAPELATO, M. H. R.; ABREU, M. C.;PETERSEN, S. R. F.; HOSIASSON, L.; MADER, M. E.. Provimento do cargo de professor doutor do Depto de HIstória da USP area de História da America Independente. 2013. Universidade de São Paulo.

PETERSEN, S. R. F.. Provimento de cargo de Prof. Doutor em História do Brasil - IFCH -UNICAMP. 2009. Universidade Estadual de Campinas.

PETERSEN, S. R. F.. Memória do Trabalho no Brasil. 2006. Centro de Pesquisa e Documentação da Fundação Getulio Vargas.

PETERSEN, S. R. F.. Concurso para professor adjunto em Teoria e Metodologia da História do Depto de História da UFRJ. 2006. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

PETERSEN, S. R. F.. Concurso para professor de Metodologia da História do Depto. de História da USP. 2003. Universidade de São Paulo.

PETERSEN, S. R. F.. Participação na comissão examinadora do concurso para professor adjunto de Teoria e Metodologia da História np DEpto de Historia da UFSC. 2002. Universidade Federal de Santa Catarina.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor assistente de História da América do Depto. de História da UFRGS. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor assistente de Teoria e Metodologia da História do Depto. de História da UFRGS. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor assistente de Arqueologia e Pré História do Depto. de História da UFRGS. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor assistente de Didática e Ensino da História do Depto. de Ensino e Currículo da Faculdade de Educação da UFRGS. 1993. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor adjunto de Teoria e Metodologia da História no Depto. de História da UFRGS. 1992. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Membro da comissão examinadora do concurso para professor auxiliar de ensino de Metodologia da História do IFCH da UFOP. 1991. Universidade Federal de Ouro Preto.

PETERSEN, S. R. F.. Membro da comissão examinadora do concurso para professor auxiliar de assistente densino em Teoria e Metodologia da História do Depto. de História da UFPEL. 1991. Universidade Federal de Pelotas.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor auxiliar de ensino de História da América do Depto. de História da UFRGS. 1988. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Membro da comissão examinadora do concurso para professor assistente no Depto. de História da UNB. 1987. Universidade de Brasília.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão examinadora do concurso para professor auxiliar de ensino de História da Moderna e Contemporânea do Depto. de História da UFRGS. 1984. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.; BRESCIANI, M. S.; LOPES, J. S. L.; SLENES, R.; DELGADO, L.. Concurso para Livre Docência na área de História do Brasil no IFCH da UNICAMP. 2013. Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas da UNICAMP.

PETERSEN, S. R. F.. Comissão de avaliação dos Cursos de História/ Exame Nacional de Cursos /MEC/ DAES / INEP (2001-2002). 2002. Ministério da Educação.

PETERSEN, S. R. F.. Comissão de avaliação da CAPES para examinar os recursos dos PPG's em História referentes à avaliação do biênio 1996-1997. 1998. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

PETERSEN, S. R. F.. Premio Melhor Tese de Doutorado em História. 2008. Associação Nacional de História - Sede.

PETERSEN, S. R. F.. Participação na comissão de avaliação da progressão funcional do Prof. Cesar Guazzelli, depto História da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Participação na comissão de avaliação da progressão funcional do Prof. Enrique Padrós, do Depto. de História da UFRGS. 2002. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Participação na comissão de avaliação da progressão funcional do Prof. Enrique Padrós, do Depto. de História da UFRGS. 2001. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Participação na comissão de avaliação da progressão funcional do Prof. José Rivair Macedo, do Depto. de História da UFRGS. 2000. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório da Prof. Regina Xavier, do Depto. de História da UFRGS. 1999. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação da progressão funcional da Prof. Silvia Copé, do Depto. de História da UFRGS. 1998. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório do Prof. Adolar Koch, do Depto. de História da UFRGS. 1997. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório do Prof. temístocles Cesar, do Depto. de História da UFRGS. 1996. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório da Prof. Cybelle Crossetti, do Depto. de História da UFRGS. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório da Prof. Carla Brandalise, do Depto. de História da UFRGS. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

PETERSEN, S. R. F.. Presidente da comissão de avaliação do estagio probatório da Prof. REgina Weber, do Depto. de História da UFRGS. 1995. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Orientou

Fernando Cauduro Pureza

Na barriga da miséria:?: as estratégias dos trabalhadores na defesa de sua economia doméstica em Porto Alegre (1945 a 1964); ; Início: 2016; Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Felipe Figueiró Klovan

Sob o fardo do ouro negro; As experiânciaas de exploração e resistência dos mineiros de carvão no Rio Grande do Sul na decada de 1930; 2014; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

ICARO BITTENCOURT

Patrões e mutualismo operario em Cachoeira na passagem entre os séculos XIX e XX: o caso das sociedades beneficentes Liga Operária Internacional Cachoeirense e União Operária; 2011; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Nauber Gavski da Silva

O padrão de vida do operariado porto-alegrense entre 1895 e 1930: a experiência das condições de vida e a luta contra a exploração; 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Fernando Cauduro Pureza

Economia de guerra, batalha da produção e soldados operários: o impacto da Segunda Guerra Mundial na vida dos trabalhadores de Porto Alegre (1942-1945); 2009; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Mário Augusto Correia San Segundo

Protesto operário, repressão policial e anticomunismo (Rio Grande, 1949,1950 e 1952); 2009; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Diego Luiz Vivian

Industria portuária sul-riograndense:portos, transgressões e a formação da categoria dos vigias portuários de embarcações em Porto Alegre e Rio Grande; 2008; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Frederico Duarte Bartz

O Horizonte Vermelho: o impacto da Revolução Russa no movimento operário do Rio Grande do Sul; 1917-1920; 2008; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Artur Duarte Peixoto

Da organização à frente única: a repercussão da ação política do Partido Comunista do Brasil no movimento operário gaúcho (1927-1930); 2006; Dissertação (Mestrado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Ailana Cristina de Amorim

A experiência de exploração e as relações de solidariedade e conflito no interior da classe operária gaúcha; 2004; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Tiago Bernardon de Oliveira

Relações entre Estado e movimento operário:um estudo comparativo dos casos de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (1889-1922); 2003; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

César Augusto B

Queiroz; O Partido Republicano Rio- Grandense e a questão social; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

ELIANE GARCIA

A ação legal de um partido ilegal: o trabalho de massa das frentes intelectual e feminina do PCB no Rio Grande do Sul (1947-1960); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

LUIS GUILHERME RITTA DUQUE

Hei de vencer, mesmo sendo professor! O CPERS e o magistério público estadual do Rio Grande do Sul (1972-1979); ; 1998; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Beatriz Rosa Angelini

Do lar para a rua: a emergência da infância pobre como problema público (Córdoba, 1895-1910); ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Miriam Steffen Vieira

Atuação literária de escritoras no Rio Grande do Sul: um estudo do periódico 'Corimbo', 1885-1925; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Evangelia Aravanis

Uma utopia anarquista: o projeto social dos anarquistas do periódico 'A Luta'e o seu desejo de mudar o rumo da história em Porto Alegre (1906-1907); ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Ana Inês Klein

Crônica e história: a trajetória de seus encontros e desencontros e a análise de 'Antigualhas', de A; P; Coruja à luz de reflexões atuais sobre esta relação; ; 1997; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Benito Bisso Schmidt

Uma reflexão sobre o gênero biográfico: a trajetória do militante socialista Antônio Guedes Coutinho na perspectiva de sua vida cotidiana (1868-1945); 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Elisabete da Costa Leal

O positivismo, o Partido Republicano Rio-grandense, a moral e a mulher (1891-1913); 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Sílvia Clara Agnes

A questão do geral e do específico na historiografia latino-americana: análise do processo de constituição da mão de obra industrial em Pelotas/Rio Grande e na cidade do México; 1990; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ppg Em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Fernando Cauduro Pureza

"Isso não vai mudar o preço do feijão": as disputas em torno da carestia em Porto Alegre (1945-1964); 2016; Tese (Doutorado em PPG em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Nauber Gavski da Silva

O 'minimo' em disputa: salário mínimo, política, alimentação e gênero na cidade de Porto Alegre (c; 1940-c; 1968); 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Frederico Duarte Bartz

Movimento operario e revolução social no Brasil: idéias revolucionárias e projetos políticas dos trabalhadores organizados do Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre entre os anos 1917-1922; 2014; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em História UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Evangelia Aravanis

O corpo em evidência: concepções e empregos do corpo operário no Rio Grande do Sul (1889-1917); 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Isabel Aparecida Bilhão

Identidade e trabalho: análise da construção identitária dos operários porto-alegrenses (1896-1920); 2005; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Rafael Rosa Hagemayer

A identidade antifascista no cancioneiro da Guerra Civil Espanhola; 2004; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Edgar Ávila Gandra

Porto dos direitos: a trajetória do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários de Porto Alegre no período de 1959 a 1969, através da análise de suas atas; ; 2004; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Cláudio Pereira Elmir

A História devorada: no rastro dos crimes da Rua do Arvoredo; 2003; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Carlos Fernando de Quadros

A polêmica historiografica como um espaço de embate teórico e político: o caso de Jacob Gorender,Sidney Chalhoub e Silvia H; Lara; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Juliana Matosinho Alves

As escolas anarquistas e as relações com o Estado: o caso do RGS e SP; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Eduardo Holderle Peruzzo

A questão da categoria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Eduardo Holderle Peruzzo

A história total e os Annales: historia parcial de uma proposta historiográfica; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Juliana Matosinho de Oliveira

Embates pela educação: as iniciativas libertárias de ensino e o Estado na Primeira República (S; Paulo, R; de Janeiro e Rio Grande do Sul); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Carlos Fernando Dias

A construção, percurso e significado da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiográfica e nos livros didáticos brasileiros; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Graziele Corso

A construção, percurso e significado da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiografiaca e nos livros ndidáticos brasileiros; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Gabriela Menezes Jaquet

A construção, percurso e significados da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiográfica e nos livros didáticos brasileiros; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Linaia de Vargas Palacio

A construção, percurso e significados da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiográfica e nos livros didáticos brasileiros; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Marcus Bonugli

Em busca da nova geração de historiadores; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Fernanda B

Figueiro; A construção, percurso e significado da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiográfica e nos livros didáticos brasileiros; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Anderson Barreto Moreira

Em busca da nova geração de historiadores:temas, textos, debates e depoimentos para uma análise da formação teorico-metodologica do estudante de História nos cursos de graduação e a contribuição dos historiadores brasileiros neste processo; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Nauber Gavski da Silva

Em busca da nova geração de historiadores; ; ; ; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Bárbara Hartung Lovato

Introdução ao Estudo da História: temas e textos; 2006; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa Ufrgs; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Anelice Bernardes

O regional, o nacional, o internacional no movimento operário brasileiro: novas questões de pesquisa; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Nauber Gavski da Silva

O regional, o nacional e o internacional no movimento operário brasileiro: novas questões de pesquisa; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Anelice Bernardes

O regional, o nacional e o internacional no movimento operário brasileiro: novas questões de pesquisa; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa Ufrgs; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Ailana Cristina de Amorim

A contribuição das historiografias e das fontes regionais para a configuração de um panorama nacional da experiência do movimento operário no Brasil; 2002; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa Ufrgs; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Ronaldo Francisco Rodrigo Martins

Construção de um banco de dados: levantamento, análise qualitativa e divulgação da bibliografia sobre Teoria e Metodologia da História (bolsa IC-PROPESQ/UFRGS); 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pró Reitoria de Pesquisa Ufrgs; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Ailana Cristina de Amorim

A contribuição das historiografias e das fontes regionais para a configuração de um panorama nacional da experiência do movimento operário no Brasil; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Leonel Raade

Construção de um banco de dados: levantamento, análise qualitativa e divulgação de bibliografia sobre Teoria e Metodologia da História; (bolsa IC-PROPESQ/UFRGS); 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Tiago Oliveira

Uma história das formas de organização dos operários no Rio Grande do Sul nos anos '20 e a construção de um banco de dados sobre militantes e instituições operárias gaúchas durante a primeira república; ; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Tiago Luís Gil

Construção de um banco de dados: levantamento, análise qualitativa e divulgação da bibliografia sobre teoria e metodologia da história; (Bolsa de IC da PROPESQ/UFRGS); 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Eduardo Bettiol Prado

Organização do acervo bibliográfico, documental e iconográfico da Capela Positivista de Porto Alegre; (Bolsa de IC da PROPESQ/UFRGS); 1997; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Débora Dinnebier

Organização do acervo bibliográfico, documental e iconográfico; da Capela Positivista de Porto Alegre (Bolsa IC da PROPESQ/UFRGS); 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Luciano Martins Alves

Organização do acervo bibliográfico, documental e iconográfico da Capela Positivista de Porto Alegre (Bolsa de IC da PROPESQ/UFRGS); 1996; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Genismar Borges

O cotidiano: fundamentos teóricos e problamas para seu estudo; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Alexandre Lazzari

O cotidiano: fundamentos teórico- metodológicos e problamas para seu estudo; ; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Benito Bisso Schmidt

O cotidiano: fundamentos teórico metodológicos e problemas para seu estudo; ; 1991; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Silvia Regina Ferraz Petersen;

Produções bibliográficas

  • PETERSEN, S. R. F. . Repensar a História do Trabalho. Espaço Plural (Marechal Cândido Rondon. Online) , v. 17, p. 13-36, 2016.

  • PETERSEN, S. R. F. . Levantamento da produção bibliográfca e de outros resultados de investigação sobre a história operária e o trabalho urbano fora do eixo Rio-S.Paulo. Cadernos Arquivo Edgard Leuenroth (UNICAMP) , v. 14, p. 255-342, 2009.

  • PETERSEN, S. R. F. . Conhecimento histórico e história da literatura: alguns comentarios. Cadernos de Pesquisas em Literatura , v. 14, p. 16-24, 2008.

  • PETERSEN, S. R. F. . Historia da escravidão e da liberdade no Brasil meridional (resenha). Revista Brasileira de História , v. 28, p. 575-578, 2008.

  • PETERSEN, S. R. F. . A pós-graduação em História: novas e velhas questões. Anos 90 (UFRGS) , v. 23-24, p. 29-44, 2006.

  • PETERSEN, S. R. F. . O projeto de pesquisa. Dossiê "O trabalho de pesquisa na pesquisa do trabalho". Diálogo (Canoas) , Canoas, RS, v. 5, p. 141-158, 2004.

  • PETERSEN, S. R. F. . Escala e legitimidade no saber histórico: desafios da pesquisa na pós-graduação. História Unisinos , São Leopoldo, RS, v. 7, n.8, p. 171-188, 2003.

  • PETERSEN, S. R. F. . Resenha do livro Operários sem patrões. Os trabalhadores da cidade de Santos no entreguerras .(autor: Fernando Teixeira da Silva). História (São Paulo) , São Paulo, SP, v. 22, n.2, p. 243-250, 2003.

  • PETERSEN, S. R. F. . Questões sobre política educacional e formação profissional em História. História. Debates e Tendências (Passo Fundo) , Passo Fundo, RS, v. 4, n.1, p. 39-47, 2003.

  • PETERSEN, S. R. F. . O pensamento histórico brasileiro: relações com as vertentes européias e americanas, tendências teóricas e temáticas recentes. História em Revista (UFPel) , Pelotas, v. 9, p. 7-43, 2003.

  • PETERSEN, S. R. F. . A descentralização da pesquisa sobre a história operária: alguns comentários.. Revista do IEEE América Latina , Pelotas, RS, v. 1, p. 36-37, 2002.

  • PETERSEN, S. R. F. . Alguns comentários sobre a história do conhecimento histórico.. Organon (UFRGS) , Porto Alegre, RS, v. 16, n.32-33, p. 203-217, 2002.

  • PETERSEN, S. R. F. . Comentários sobre a conferência HISTÓRIA OPERÁRIA NO RIO GRANDE DO SUL, proferida pela Profa. Beatriz Loner. História Unisinos, São Leopoldo, RS, v. S/N, p. 81-92, 2001.

  • PETERSEN, S. R. F. . Dez hipóteses e algumas conjeturas sobre o conhecimento histórico no próximo milênio. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre, UFRGS, v. 12, p. 42-58, 1999.

  • PETERSEN, S. R. F. . Ainda o movimento operário como objeto historiográfico. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre, UFRGS., v. 8, p. 62-78, 1997.

  • PETERSEN, S. R. F. . As associações beneficentes de socorros mútuos e a história do movimento operário gaúcho.. Cadernos do ISP , Pelotas/ Universidade Federal, v. 11, p. 5-20, 1997.

  • PETERSEN, S. R. F. . Sobre a documentação da história dos trabalhadores do Rio Grande do Sul existente em dois arquivos europeus.. Estudos Ibero Americanos, PUCRS Porto Alegre, v. 22, n.2, p. 231-236, 1996.

  • PETERSEN, S. R. F. . Linhas de pesquisa e as dissertações/teses nos programas de pós-graduação em História: algumas idéias para discussão.. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre, UFRGS., v. 6, p. 154-164, 1996.

  • PETERSEN, S. R. F. . História da vida privada: comentário sobre texto de Ronaldo Vainfas. Anais do Museu Paulista , São Paulo, v. 4, p. 95-104, 1996.

  • PETERSEN, S. R. F. . Cruzando fronteiras: as pesquisas regionais e a história operária brasileira. Anos 90 (UFRGS) , Porto Alegre,UFRGS., v. 3, p. 129-153, 1995.

  • PETERSEN, S. R. F. . Michel Maffesoli: um teórico da vida cotidiana. Biblos, Rio Grande, FURG, v. 5, p. 41-55, 1993.

  • PETERSEN, S. R. F. . Algumas interrogações sobre as tendências recentes da historiografia brasileira: a emergência do novo e a crítica ao racionalismo. Lph Revista de História, Mariana, UFOP, v. 3, n.1, p. 108-126, 1992.

  • PETERSEN, S. R. F. . Dilemas e desafios da historiografia brasileira: a temática da vida cotidiana. História & Perspectivas , Universidade Fed. Uberlândia, v. 6, p. 25-44, 1992.

  • PETERSEN, S. R. F. . O anarquismo no Rio Grande do Sul na primeira república. Revista do Inst de Fil e Ciências Humanas da Ufrgs, Porto Alegre, v. 15, p. 127-148, 1992.

  • PETERSEN, S. R. F. . A mulher na imprensa operária gaúcha do século XIX.. Revista de História da Ufrgs, Porto Alegre, v. 1, p. 83-110, 1988.

  • PETERSEN, S. R. F. . Cultura e trabalho em Porto Alegre (1895-1930).. Comunicação e Cultura, Porto Alegre, S. E. de Cultura, v. 3, p. 11-18, 1985.

  • PETERSEN, S. R. F. . Alguns problemas do ensino das disciplinas teórico- instrumentais nos cursos de graduação em História. Revista do Inst de Fil e Ciências Humanas da Ufrgs, Porto Alegre., v. 11-12, p. 267-276, 1984.

  • PETERSEN, S. R. F. . O movimento operário brasileiro: bibliografia -primeira parte (livros, artigos, revistas, folhetos). Revista do Inst de Fil e Ciências Humanas da Ufrgs, Porto Alegre, v. 8, p. 175-217, 1981.

  • PETERSEN, S. R. F. . O movimento operário brasileiro:bibliografia -segunda parte (livros, artigos, revistas, folhetos).. Revista do Inst de Fil e Ciências Humanas da Ufrgs, Porto Alegre, v. 9, p. 187-200, 1981.

  • PETERSEN, S. R. F. . Formas de organización y actuación del proletariado urbano en Rio Grande do Sul. Latinoamerica, Mexico, UNAM, v. 11, p. 105-147, 1978.

  • PETERSEN, S. R. F. . Os conflitos coletivos de trabalho no Rio Grande do Sul nos primórdios do processo de industrialização. Revista do Inst de Fil e Ciências Humanas da Ufrgs, Porto Alegre, v. 6, p. 297-334, 1978.

  • PETERSEN, S. R. F. ; LOVATO Barbara Hartung . Introdução ao estudo da História:temas e textos. 1. ed. Porto Alegre: Edição das Autoras, 2013. v. 1. 448p .

  • PETERSEN, S. R. F. ; SILVA, Nauber Gavski da . A Democracia: um jornal operário (Porto Alegre, 1905-1907). 1. ed. São Leopoldo: Oikos, 2007. 245p .

  • PETERSEN, S. R. F. . QUE A UNIÃO OPERARIA SEJA NOSSA PATRIA ! Historia das lutas dos operários gaúchos para construir suas organizações. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS - Editora da UFSM, 2001. 400p .

  • PETERSEN, S. R. F. ; LUCAS, M. E. . Antologia do movimento operário gaúcho-1870-1937. Porto Alegre.: Editora da Universidade/ UFRGS- TCHÊ, 1992. 488p .

  • PETERSEN, S. R. F. . Guia para o estudo da imprensa periódica dos trabalhadores do Rio Grande do Sul (1874-1940). Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS, 1989. 104p .

  • PETERSEN, S. R. F. ; MADURO, A. ; OUTROS . Guia preliminar de fontes para o estudo do processo de industrialização no Rio Grande do Sul (1889-1945). Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS- FEE, 1986. 230p .

  • PETERSEN, S. R. F. . Origens do lº de maio no Brasil. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS- MEC, 1981. 60p .

  • PETERSEN, S. R. F. . Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho e dos trabalhadores nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX. In: Alexandre Fortes; Henrique Espada Lima; Regina Celia Lima Xavier; Sílvia Regina Ferraz Petersen. (Org.). Cruzando fronteiras: novos olhares sobre a história do trabalho. 1ed.São Paulo: Perseu Abramo, 2013, v. , p. 77-102.

  • PETERSEN, S. R. F. . Os acervos documentais, a produção acadêmica e a Historia Social no Rio Grande do Sul. In: Christine Rufino Dabat; Maria do Socorro de Abreu e Lima. (Org.). O mundo dos trabalhadores e seus arquivos- Nordeste. 1ed.Recife: Editora Universitaria da UFPE, 2013, v. , p. 79-104.

  • PETERSEN, S. R. F. . A circulação da imprensa operaria brasileira no final do século XIX e primeiras décadas do XX. In: QUEIROS, Cesar de. (Org.). Cultura operaria: trabalho e resistências. Guarapari: Ex-Libris, 2010, v. , p. 111-134.

  • PETERSEN, S. R. F. . Imprensa periódica como fonte para pesquisa sobre os direitos do trabalhador. In: Schmidt, Benito Bisso. (Org.). Trabalho, justiça e direitos no Brasil. 1ed.São Leopoldo: Oikos, 2010, v. 1, p. 123-144.

  • PETERSEN, S. R. F. . Conhecimento histórico e história da literatura: alguns comentários. In: Maria Eunice Moreira. (Org.). Histórias da literatura: teorias e perspectivas. 1ed.: EdiPUCRS, 2010, v. , p. 221-232.

  • PETERSEN, S. R. F. . Historia e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. In: HEINZ, Flavio; HARRES, Marluza. (Org.). A história e seus territórios. São Leopoldo: Oikos, 2009, v. , p. -.

  • PETERSEN, S. R. F. . Historia latinoamericana y nuevos metodos:una experiencia brasileña de enseñanza de teoria y metodologia de la historia. In: ALVAREZ Ignacio Sosa. (Org.). America Latina: enforques historiograficos. Mexico: Universidad Nacional Autonoma de Mexico/UNAM, 2009, v. , p. 207-226.

  • PETERSEN, S. R. F. . Trabalho urbano e conflito social (1890-1920) Economia e estado nas origens do movimento operário brasileiro. In: Angela de Castro Gomes. (Org.). Leituras críticas sobre Boris Fausto. 1ed.São Paulo: Editora Perseu Abramo/ Editora UFMG, 2008, v. , p. 49-80.

  • PETERSEN, S. R. F. ; SCHMIDT, B. B. ; XAVIER, R. C. L. . O pesquisador iniciante e a produção do conhecimento histórico: da definição do tema à apresentação dos resultadosa. In: PINTO, Celi; GUAZZELLI, Cesar. (Org.). Ciências Humanas: pesquisa e método. Porto Alegre: Editora da Universidade-UFRGS, 2008, v. , p. 37-61.

  • PETERSEN, S. R. F. . O movimento operário no Rio Grande do Sul: militantes, instituições e lutas (das origens a 1920)- [co-autoria com SCHMIDT, Benito]. In: GRIJÓ, Luis Alberto. (Org.). Capítulos da Historia do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004, v. , p. 209-246.

  • PETERSEN, S. R. F. . Teoria e metodologia da história: experiências no ensino de graduação. In: GUAZZELLI, Cesar e outros. (Org.). Questões de teoria e metodologia da História. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 2000, v. , p. 105-117.

  • PETERSEN, S. R. F. . Tendencias de la historiografia brasileña actual. In: SOSA, Ignacio; CONNAUGHTON, Brian. (Org.). Historiografia latinoamericana contemporánea. Mexico,DF: Centro Coordinador y Difusor de Estudios Latinoamericanos / UNAM, 1999, v. , p. 209-232.

  • PETERSEN, S. R. F. . Historiografia positivista e positivismo comtiano: origem e desvirtuamento de uma relação teórica.. In: LEAL, Elisabete. (Org.). Revisitando o positivismo. Canoas: La Salle, 1998, v. , p. 31-46.

  • PETERSEN, S. R. F. . O conhecimento histórico na atualidade.. In: KRIEGER, M. da Graça e ROCHA, Marininha. (Org.). Rumos da pesquisa. Múltiplas trajetórias. Porto Alegre: PROPESQ/ UFRGS., 1998, v. , p. 213-220.

  • PETERSEN, S. R. F. . Cruzando fronteiras: as pesquisas regionais e a história operária brasileira. In: Angela M. C. Araújo. (Org.). Trabalho, cultura e cidadania. São Paulo: Scritta, 1997, v. , p. 87-103.

  • PETERSEN, S. R. F. . O cotidiano como objeto teórico ou o impasse entre ciência e senso comum no conhecimento da vida cotidiana. In: Zilá Mesquita. (Org.). Territórios do cotidiano. Uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre: Editora da Univrsidade/UFRGS- EDUNISC, 1995, v. , p. 30-39.

  • PETERSEN, S. R. F. . Dilemas e desafios da historiografia brasileira: a temática da vida cotidiana. In: Zilá Mesquita. (Org.). Territórios do cotidiano. Uma introdução a novos olhares e experiências. Porto Alegre: Editora da Universidade/ UFRGS- EDUNISC, 1995, v. , p. 49-66.

  • PETERSEN, S. R. F. . A renovação da historiografia e a temática da vida cotidiana: desfazendo alguns equivocos. In: Claudia Mauch. (Org.). Porto Alegre na virada do século 19. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS- ULBRA-UNISINOS, 1994, v. , p. 112-125.

  • PETERSEN, S. R. F. . Algumas observações sobre a interdisciplinaridade. In: Maria Assunta Campilongo. (Org.). Cinquenta anos da Faculdade de Filosofia da UFRGS. Publicação comemorativa. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1993, v. , p. 109-115.

  • PETERSEN, S. R. F. . El primer 1º de mayo en Brasil.. In: Enrique Suarez Gaona. (Org.). El primer 1º de mayo. Mexico: AMCEHSMO, 1981, v. 1, p. 25-68.

  • PETERSEN, S. R. F. . As greves no Rio Grande do Sul (1890-1919). In: Sergius Gonzaga. (Org.). RS: Economia & Sociedade. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1979, v. , p. 277-327.

  • PETERSEN, S. R. F. . Duas vidas, muitas histórias. Zero Hora, Porto Alegre, p. 7 - 7, 11 dez. 2004.

  • PETERSEN, S. R. F. . Da ordem à subversão. Nossa História, Rio de Janeiro, p. 60 - 64, 01 maio 2004.

  • PETERSEN, S. R. F. . 50 anos de História Social no Brasil: balanços e perspectivas. In: XXVI Simpósio Nacional da ANPUH, 2011, São Paulo. Anais Eletronicos do XXVI Simposio Nacional da ANPUH. São Paulo: ANPUH, 2011.

  • PETERSEN, S. R. F. . La profesionalizacion del historiador en Brasil: cuestiones acerca de su formación teórico-metodológica en los cursos de graduación. In: 53º Congresso Internacional de Americanistas, 2009, Mexico, DF. 53º Congresso Internacional de Americanistas. Mexico DF: Universidad Iberoamericana, 2009.

  • PETERSEN, S. R. F. . Relações interestaduais e internacionais no processo de formação do movimento operário brasileiro. In: 53º Congreso Internacional de Americanistas-LASA, 2007, Montreal. LASA 2007-Montreal. Pittsburgh -EUA: LASA, 2007. v. 1.

  • PETERSEN, S. R. F. . A circulção da imprensa operaria brasileira no final do século XIX e primeiras décadas do XX. In: IV Jornaqdas de História de las izquierdas. Prensa política, revistas culturales y emprendimientos editoriales de las izquierdas latinoamericanas, 2007, Buenos Aires. Prensa política, revistas culturales y emprendimientos editoriales de las izquierdas latinoamericanas. Buenos Aires: CeDInCI, 2007. v. 1.

  • PETERSEN, S. R. F. . Internacionalismo e movimento operário. In: VIII Encontro Estadual de História/ ANPUH -RS, 2006, Caxias do Sul. Caderno de Resumos doVIII-História e Violência- Encontro Estadual de História/ ANPUH -RS. Caxias do Sul: Oikos. v. 1. p. 51-51.

  • PETERSEN, S. R. F. . A produção historiográfica brasileira sobre o movimento operário fora do eixo Rio-São Paulo. In: XXIII Simpósio Nacional da ANPUH, 2005, Londrina. Anais eletrônicos do XXIII Simpósio Nacional da Anpuh. Londrina: ANPUH, 2005. p. 36-47.

  • PETERSEN, S. R. F. . Exilios de militantes obreros perseguidos en Brasil (primeras decadas del siglo XX). In: III Jornadas de Historia de las Izquierdas-Exilios politicos argentinos y latinoamericanos, 2005, Buenos Aires. Anales de las III Jornadas de Historia de las Izquierdas. Buenos Aires: CeDinCi, 2005.

  • PETERSEN, S. R. F. . A circulação de militantes e trabalhadores: percursos e efeitos no movimento operário brasileiro em suas primeiras décadas. In: XXII Simpósio Nacional de História - ANPUH, 2003, João Pessoa. Anais Eletrônicos do XII Simpósio Nacional de História - ANPUH. João Pessoa: www.guiajp.com.br, 2003.

  • PETERSEN, S. R. F. . Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho e dos trabalhadores nos livros didáticos de História do Brasil no século XIX. In: II Seminario Internacional Mundos do Trabalho- VI Jornadas de História do Trabalho, 2012, Rio de Janeiro. Programação e Resumos. Rio de Janeiro: CPDOC-- FGV, 2012. v. 1. p. 122.

  • PETERSEN, S. R. F. . A mesma classe, a mesma luta, o mesmo idioma. Breves notas sobre a circulação da imprensa operária publicada no Brasil e em Portugal. In: IX Encontro Regional de História da ANPUH-RS, 2008, Porto Alegre. Anais do IX Encontro Regional de História da ANPUH-RS. Porto Alegre: ANPUH-RS, 2008.

  • PETERSEN, S. R. F. . Relações sociais de dominação e resistência: História e Ciências Sociais. In: XXIV Simpósio Nacional da ANPUH, 2007, São Leopoldo. Caderno de Resumos. São Leopoldo: Oikos, 2007. v. unico. p. 303.

  • PETERSEN, S. R. F. . Fugitivos ou deportados. Percursos e efeitos da circulação de 'agitadores indesejados'no movimento operário.. Revista do IEEE América Latina , Passo Fundo, RS, v. 1, p. 100-102, 2002.

  • PETERSEN, S. R. F. . A história das greves operarias do Rio Grande do Sul a partir das fontes documentais do Nucleo de Pesquisa em História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . A obra e a trajetória profissional da historiadora Beatriz Loner. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Coleção Processo de industrialização no RGS e movimento operoario. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A contribuição de Marx para a cvonstrução da ciência da História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. ; PETERSEN, S. R. F. . Repensar a Historia do Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Oficina sobre a pesquisa histórica, produção de textos epublicação de resultados. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . O ensino da teoria e metodologia nos cursos de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Historia social e historia do trabalho: uma relação frutuosa para a análise históricado trabalho. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . E.P.Thompson: a contribuição teórica da 'Miséria da teoria' para o conhecimento histórico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Acervos documentais, produção acadêmica e história social do trabalho no RGS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Profissão de historiador e conhecimento histórico: temas complexos?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . História Social do Trabalho no Brasil:comentários sobre a historiografia, historiadores e espaços acadêmicos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho e dos trabalhadores nos livros didáticos de Historia do Brasil no século XIX. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . A presença da história social no ambiente acadêmico brasileiro nas última décadas. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho nos livros di´dáticos brasileiros do final do século XIX. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . A pós-graduação em HIstória como objeto de reflexão para estudantes e professores. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Tendências recentes da história do trabalho e dos trabalhadores produzida no Rio Grande do Sul pelos programas de pós-graduação em História. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Relações interestaduais e internacionais no processo de formação do movimento operário brasileiro. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . A historia do trabalho no Brasil:balanço e perspectivas. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . La profesionalización del historiador en Brasil: cuestiones acerca de su formación teórico-metodológica en los cursos de graduación. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A imprensa periodica como fonte para a pesquisa sobre os direitos do trabalhador. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . A mesma classe, a mesma luta, o mesmo idioma. Breves notas sobre a circulação da imprensa operária publicada no Brasil e em Portugal.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Algumas questões sobre a produção do conhecimento histórico na atualidade. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Relações interestaduais e internacionais no processo de formação do movimento operário brasileiro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . A circulação da imprensa operária brasileira no final do século XIX e primeiras décadas do XX. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Relações sociais de dominação e resistência: História e Ciências Sociais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Conhecimento histórico e história da literatura: alguns comentários. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Historia e multidisciplinaridade: territórios e deslocamentos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . O projeto de pesquisa em História. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Activistas sociales en Brasil, Región Platina y Europa (fines del siglo XIX, início del XX)- Problemas y resultados de investigación. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Obreros, obreras y la lucha por la ciudadania en los primeros años de la república en Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A pós-graduação em História: novas e velhas questões. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Internacionalismo e movimento operário. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . História social do trabalho no Rio Grande do Sul: introdução às conferências da II Jornada de História do Trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A produção historiográfica brasileira sobre o movimento operário fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Exilios de militantes obreros perseguidos en Brasil (primeras decadas del siglo XX). 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . COLOCAR AQUI OS ITENS ENTRE 2004 A 2006 QUE CONSTAM EM ' PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS'. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Caminhos e descaminhos da cultura historiográfica recente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . O ensino da teoria e metodologia nos cursos de História.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Coordenadora da sessão de comunicações livres: O ensino e a formação do professor de História em debate.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . O ensino da teoria e metodologia da história. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Teorias da História no século 20. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Perspectivas para a história na virada do milênio.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Dez hipóteses e algumas conjeturas sobre o conhecimento histórico no próximo milênio.. 1999. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . O que é o conhecimento histórico hoje ?. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino do terceiro e quarto ciclos fundamentais: análise de sua proposta pedagógica e das diretrizes que imprime ao ensino de História.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Sobre a contribuição da obra do Prof. Josep Fontana para o conhecimento histórico.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Participação em mesa redonda do Seminário 'Argentina y Brasil en la transición al siglo 20'.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Tendências da historiografia no século XX.. 1998. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . A história política na última década.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Ainda o movimento operário como objeto historiográfico.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Movimento operário e cidadania.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Historiografia positivista e positivismo comtiano: origens e desvirtuamento de uma relação teórica.. 1997. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . Cotidiano e identidade.. 1996. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . Tendências de la historiografia brasileña actual. 1996. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Rotina, alienação; resistência, criação : algumas reflexões sobre a teoria da vida cotidiana. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Cruzando fronteiras: as pesquisas regionais e a história operária brasileira.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . A contribuição da imprensa operária para uma abordagem interregional do movimento operário brasileiro.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PETERSEN, S. R. F. . As dissertações/teses e as linhas de pesquisa nos Programas de Pós-Graduação em História.. 1994. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A questão do sujeito na história.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . O cotidiano como categoria analítica.. 1993. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Dilemas e desafios da historiografia brasileira: a temática do cotidiano.. 1992. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Algumas interrogações sobre as tendências recentes da historiografia brasileira: a emergência do 'novo 'e a crítica ao racionalismo.. 1991. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Dilemas e desafios da historiografia brasileira: a temática da vida cotidiana. 1990. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . O movimento operário na primeira república.. 1990. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Tendências atuais da historiografia. 1989. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . A imprensa dos trabalhadores no Rio Grande do Sul (das origens do movimento operário até 1930).. 1989. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . La clase obrera en Brasil: las principales tendencias teóricas que han orientado su investigación en el campo de las ciencias sociales.. 1989. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Marxismo e novas tendências na história. 1988. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . A mulher na imprensa operária gaúcha do século XIX.. 1986. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Política e sociedade. 1986. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Ciência histórica e historiografia. 1985. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Considerações sobre a organização curricular para um mestrado em História Latino-Americana.. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . La enseñanza de la História en las Universidades brasileñas. 1984. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Os modos e as modas de produção do conhecimento histórico.. 1984. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Alguns problemas do ensino das disciplinas teórico-instrumentais nos cursos de graduação em História.. 1983. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PETERSEN, S. R. F. . Alguns problemas do ensino das disciplinas teórico- instrumentais e suas decorrências na construção do conhecimento histórico.. 1981. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • PETERSEN, S. R. F. . El primer lº de mayo en Brasil. 1979. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PETERSEN, S. R. F. . Metodologia de las ciencias sociales en Brasil. 1979. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PETERSEN, S. R. F. . Apresentação. IN: ELMIR, C.; MOREIRA, P. Odiosos homicidios. O processo 5616 e os crimes da Rua do Arvoredo. Porto Alegre, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PETERSEN, S. R. F. . UFRGS: 50 Anos-Depoimento. Porto Alegre: UFRGS/ Gráfica Editora Comunicação Impressa, 2004 (Depoimento).

  • PETERSEN, S. R. F. . Prefácio. IN:FORTES, Alexandre. Nós do Quarto Distrito. A classe trabalhadora porto-alegrense na era Vargas. Caxias do Sul /Rio de Janeiro, 2004. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

PETERSEN, S. R. F. . Consultora ad hoc do CNPq desde 1987.. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Projeto História, do PPG em História da PUCSP desde 1997 .. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Membro do Comité Académico de Integración Regional del Instituto Universitário del CLAEH/ Centro Latinoamericano de Economia Humana desde 1996.. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho Editorial da Revista Saeculum/ revista de História. Depto de História da Universidade Federal da Paraíba desde 1999.. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Topoi do PPG em História da UFRJ desde 2002.. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Consultora ad hoc da CAPES desde 1992. 2016.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho Editorial da Revista Anos 90 desde 2010. 2012.

PETERSEN, S. R. F. . Consultora ad hoc da FAPERGS desde 1989.. 2008.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Tempo, do Depto. de História da Universidade Federal Fluminense desde 1996.. 2008.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Fronteiras, da Universidade Federal de Santa Catarina desde 1998.. 2008.

PETERSEN, S. R. F. . Comissão editorial da revista Educação, Subjetividade e Poder da Faculdade de Educação da UFRGS, desde 1995.. 2008.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho Editorial da UFRGS desde 2006. 2008.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Porto e Vírgula, da Secrtetaria Municipal de Cultura de Porto Alegre desde 1996 até a presente data.. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da revista Ciências Sociais e Humanas da UNIOESTE, campus Toledo, Paraná, desde 1996 até 2002. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Membro do Comitê Assessor do CNPq na área de História. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Participação no XVI Forum Nacional de Coordenadores da Pós-Graduação em História. Salvador, 30-31 de março.. 2000.

PETERSEN, S. R. F. . Participação no XVIII Forum Nacional de Coordenadores da Pós-Graduação em História. Brasília, D.F, 30 de nov.- 1º dez.. 2000.

PETERSEN, S. R. F. . Presidente da comissão elaboradora da pontuação relativa aos concursos docentes no Depto. de História da UFRGS.. 2000.

PETERSEN, S. R. F. . Participação no XV Forum dos Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em História. 1999.

PETERSEN, S. R. F. . Membro da Comissão de Consultores da CAPES para análise de projetos de implantação de novos cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado) em História. 1998.

PETERSEN, S. R. F. . Representante dos Programas de Pós Graduação em História no comitê de avaliação da CAPES de 1995 a 1998. 1998.

PETERSEN, S. R. F. . Consultora da CAPES para acompanhamento do PPG em História da UNESP/Assis. 1997.

PETERSEN, S. R. F. . Consultora do projeto: Organização do acervo bibliográfico, documental e iconográfico da Capela Positivista de Porto Alegre, coordenado pelos professores Elisabete da Costa Leal e Paulo Pezat. (1995-1997). 1997.

PETERSEN, S. R. F. . Consultora da CAPES para elaboração do projeto do Mestrado em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 1996.

PETERSEN, S. R. F. . Comissão organizadora do programa cinema e pesquisa- PROPESQ/UFRGS.. 1994.

PETERSEN, S. R. F. . Conselho consultivo da Revista Brasileira de História/ANPUH. 1990.

PETERSEN, S. R. F. . VER 'ELABORAÇÃO DE PROJETOS' NA ABA 'PROJETOS'. 2012.

PETERSEN, S. R. F. . Participação na comissão examinadora do Colóquio de apresentação da pesquisa de Mestrado de Bruno de Macedo Zorek:. 2006.

PETERSEN, S. R. F. . Parecer sobre processo da FAPESP. 2004.

PETERSEN, S. R. F. . Presidente da comissão de elaborou do projeto de reformulação do curículo do Curso de História da UFRGS- Licenciatura e Bacharelado. 2003.

PETERSEN, S. R. F. . Comissão editorial da Revista Anos 90 do PPG em História da UFRGS, desde 1990 até2002. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Comissão editorial da revista Humanas, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS, desde 1998 até 2002.. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Membro do Comitê local de Iniciação Cientifica da UFRGS. 2002.

PETERSEN, S. R. F. . Representante do Depto. de História na Comissão de Pesquisa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS desde 1998. 2000.

PETERSEN, S. R. F. . Parecer técnico- científico sobre o projeto de implementação do Programa Associado de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina (mestrado). 1998.

PETERSEN, S. R. F. . Parecer técnico- científico sobre os Parâmetros Curriculares do MEC para o ensino da História.. 1998.

PETERSEN, S. R. F. . Coordenação do projeto de implantação do Programa de Pós-Graduação em História (mestrado e Doutorado) da UFRGS. 1994.

PETERSEN, S. R. F. . Comissão organizadora da exposição Trabalho Industrial e Tecnologia no Rio Grande do Sul, 1880-1940- Convênio FINEP/ Depto. de História da UFRGS.. 1987.

PETERSEN, S. R. F. . Membro da comissão do MEC de verificação das condições do Curso de História das Faculdades Unidas de Bagé para autorização de funcionamento. 1984.

PETERSEN, S. R. F. . Coordenadora da comissão de planejamento do Mestrado em História da UFRGS. 1980.

PETERSEN, S. R. F. . Membro da Comissão de Planejamento do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. 1979.

PETERSEN, S. R. F. . Membro da comissão de seleção de candidatos ao Curso de Especialização em História do Rio Grande do Sul. Depto. de História da UFRGS. 1978.

PETERSEN, S. R. F. . Pesquisadores da UFRGS e suas pesquisas. 2009. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

PETERSEN, S. R. F. . Relatorio final de bolsa de produtividade em pesquisa do CNPQ, projeto: 'Da historiografia aos bancos da escola: o tema do trabalho e dosfins do século XIX aos anos da redemocratização.'. 2014. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatorio consolidado do PROJETO PROCAD - CAPES 'Cruzando fronteiras:a história do trabalho no Brasil para além das dicotomias regionais'. 2011. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório anual do PROJETO PROCAD-CAPES 'Cruzando fronteiras: a história do trabalho no Brasil para além das dicotomias regionais. 2011. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatorio final de bolsa de produtividade em pesquisa CNPq. Projeto: Em busca da nova geração de historiadores: temas, textos, debates e depoimentos para uma análise da formação teórico- metodológica do estudante de História nos cursos de graduação e a contribuição dos historiadores brasileiros neste processo. 2010. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatorio anual do PROJETO PROCAD - CAPES 'Cruzando fronteiras:a história do trabalho no Brasil para além das dicotomias regionais'. 2010. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final de bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq. Projeto: O regional, o nacional e o internacional no movimento operário brasileiro. Novas questões de pesquisa.. 2007. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final de bolsa de produtividade de pesquisa do CNPq. Projeto: A contribuição das historiografias e das fontes regionais para a configuração de um panorama nacional da experiência do movimento operário no Brasil. 2003. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final de projeto de pesquisa: Uma história das formas de organização dos operários no Rio Grande do Sul nos anos '20 e a construção de um banco de dados sobre militantes e instituições operárias gaúchas na primeira república.. 2000. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final da pesquisa: Sindicatos, partidos e outras formas institucionais de organização operária no Rio Grande do Sul durante a primeira república (1889-1920). 1996. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Editora da revista Anos 90 do PPG em História da UFRGS de 1993 a 1995. 1995. (Editoração/Periódico).

PETERSEN, S. R. F. . Editora dos Cadernos de Estudo do PPG em História da UFRGS de 1993 a 1994. 1994. (Editoração/Periódico).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final do projeto de pesquisa : O 'querer viver'cotidiano. Análise da vitalidade cotidiana que se manifesta desde a resistência diante da ordem social establecida até a criação de novas formas de sociabilidade.. 1993. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final do projeto de pesquisa : o quotidiano; fundamentos teórico metodológicos e problemas para seu estudo.. 1991. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Curso de Extensão Universitária: Industrialização e movimento operário no Rio Grande do Sul. Comunicação de Pesquisas. Depto. de História da UFRGS/ PROREXT, 13 a 17 de junho de 1988.. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PETERSEN, S. R. F. . Industrialização e Movimento Operario no RGS. 1988. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final do projeto de pesquisa: fontes para o estudo do movimento operário gaúcho, 1889-1945.. 1987. (Relatório de pesquisa).

PETERSEN, S. R. F. . Relatório final da pesquisa: "O jornal como fonte de estudos para a história do movimento operário do Rio Grande do Sul". 1978. (Relatório de pesquisa).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - Atual

    Projeto de pesquisa em andamento, bolsa PQ do CNPQ: Dos anarquistas aos, Descrição: Resumo As recentes manifestações de rua em cidades brasileiras deixaram muitas interrogações: carestia ou esgotamento do sistema político, ação pacífica ou baderna, extremismo de esquerda ou terreno fértil para o golpismo de direita, uma polícia truculenta ou tolerante, uma retomada da ação direta dos anarquistas ou um movimento com bandeiras confusas e efêmeras, com convocações descentralizadas veiculadas pelas redes sociais? Para tentar explica-los é fundamental a perspectiva histórica de análise. Se os protestos recentes ainda são uma questão em aberto, isto não significa que não tenham antecedentes materiais e simbólicos em um sem-números de movimentos e protestos de rua no Brasil Republicano, delimitação cronológica desta pesquisa. Em muitos sentidos este ativismo radical contemporâneo parece estabelecer relações com os anarquistas, nas primeiras décadas da república descritos como ?dinamiteiros? e ?desvairados rufiões? e perseguidos duramente pela polícia. Em uma seleção apenas exemplificadora, podemos identificar outros matizes como na Revolta da Armada, Revolta da Vacina, Movimentos contra a carestia, Greves de 1917-1919, Coluna Prestes, Movimentos estudantis, Diretas Já, Greves do ABC, Impeachment de Collor e os caras pintadas e os recentes black blocs, Talvez esta forma de abordagem, mais episódica, não revele outros ângulos que expressem elementos comuns, constantes apesar da extrema variedade desses movimentos, cuja importância histórica fica evidente sempre que, como um raio, retumbam num cotidiano social de aparência estável. É nesse sentido o objetivo da pesquisa: entender seu papel constituído e constituinte no contexto social e verificar as redes que os entrelaçam para além de suas especificidades visíveis Como é facil concluir, o resumo acima vincula este projeto à Linha de Pesquisa ?Relações sociais de dominação e resistência?. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador.

  • 2010 - 2014

    Projeto concluido:A construção, percurso e significado da temática do trabalho e dos trabalhadores na produção historiografica e nos livros didáticos brasileiros., Descrição: LINHAS DE PESQUISA: Relações sociais de dominação e resistência; Teoria da História e Historiografia O projeto propõe investigar, tomando por marco inicial os meados do século XIX, como a inteligência historiadora brasileira, através da produção historiográfica e do conteúdo dos livros didáticos de História do Brasil, vem conferindo significados ao trabalho (rural ou urbano, formal ou informal) e aos trabalhadores (escravos ou livres, nacionais ou imigrantes, homens ou mulheres, brancos, negros ou índios). O limite cronológico da pesquisa se situa, com a flexibilidade que se mostrar necessária, na década de 1990, quando estão configuradas na historiografia sobre o trabalho e os trabalhadores as principais linhas de interpretação e controvérsias. O projeto de pesquisa contempla um ângulo pouco investigado dessa temática, que é a interlocução entre a produção historiográfica e as formas e os significados com os quais estes conteúdos são versados nos livros didáticos. No caso deste projeto, a pesquisa terá um enfoque eminentemente historiográfico: analisar o trânsito entre o que se estabelece como conhecimento histórico sobre o trabalho e os trabalhadores em um dado momento e seu ensino como matéria escolar dos livros didáticos. Investigar aquilo que a historiografia toma por objeto e o que se ensina na escola, ajuda a compor o perfil de um ?tempo cultural? cronologicamente definido. ALUNOS BOLSISTAS IC em 2012: Carlos Fernando de Quadros ( CNPQ); Linaia Palacio (PIBIC ); Gabriela Jaquel (PIBIC- concluida ). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2008 - 2012

    Projeto concluído: CAPES-PROCAD- Cruzando fronteiras. A historia do trabalho no Brasil para além das dicotomias regionais., Descrição: Apoio: CAPES -PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA-PROCAD; Integrantes: PPG?s em História da UFRGS, UFSC e UFRRJ Coordenação geral: Sílvia Regina Ferraz Petersen (UFRGS) ;a partir de 2011: Regina Célia Lima Xavier (UFRGS). Pesquisadores: Benito Bisso Schmidt (UFRGS), Helen Osório (UFRGS), Alexandre Fortes (UFRRJ), Álvaro Pereira do Nascimento (UFRRJ), Roberto Guedes Ferreira (UFRRJ), Vania Maria Losada Moreira (UFRRJ), Henrique Espada Rodrigues Lima Filho (UFSC), Adriano Luiz Duarte (UFSC), Paulo Pinheiro Machado (UFSC), Beatriz Gallotti Mamigonian (UFSC) LINHA DE PESQUISA: Relações sociais de dominação e resistência POS- GRADUANDOS COM TESES E DISSERTAÇÕES RELACIONADAS (em 2012): Nauber Gavski da Silva Frederico D. Bartz Felipe F. Klovan Fernando C. Pureza Descrição: O projeto se inscreve no processo de expansão e renovação da história do trabalho nas últimas décadas no Brasil, o que não se trata de um fenômeno isolado, mas uma manifestação específica da tendência internacional de deslocamento da centralidade da pesquisa sobre o tema rumo aos países de industrialização recente. Um dos aspectos mais destacados desta produção é a busca pela superação das dicotomias que, tradicionalmente isolavam em campos de estudo diferenciados o trabalho livre e o trabalho escravo, o trabalho urbano e o rural, o trabalho formal e o informal. Ao mesmo tempo, busca-se apreender a experiência da classe de forma ampla, envolvendo processo de trabalho, formação de identidades, cotidiano e cultura de classes, relações de gênero e estruturas familiares, ao lado de releituras de objetos de estudo mais tradicionais, como os da organização sindical e da participação política. Objetivos do projeto: fortalecer a integração acadêmica entre os três programas envolvidos, possibilitar aos docentes e discentes o acesso a bibliotecas e arquiivos mantidos pelas demais instituições participantes ou sediados próximo a elas;possibilitar aos mesmos o acesso a atividades acadêmi. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Integrante / Regina Célia Lima Xavier - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2010

    Projeto concluido: Em busca da nova geração de historiadores: temas, textos, debates e depoimentos para uma análise da..., Descrição: Projeto : "Em busca da nova geração de historiadores: temas, textos, debates e depoimentos para uma análise da formação teórico-metodológica do estudante de História nos cursos de graduação e a contribuição dos historiadores brasileiros neste processo" . Pretende investigar alguns dos caminhos para a formação teórico-metodológica, no curso de graduação, do futuro profissional de História, as características, temas e problemas dessa formação nas últimas décadas e a contribuição dos historiadores brasileiros nesse processo. É no âmbito da teoria que se discutem os fundamentos da disciplina, que se definem os critérios de trabalho do historiador; também as renovações fundamentais que o conhecimento histórico experimenta ocorrem nesse terreno. Uma formação consistente no campo da teoria e metodologia é, pois, condição para que o historiador realize a análise fundamentada da matéria histórica. Na atualidade constata-se a inclusão cada vez maior de disciplinas teórico-metodológicas nos currículos, as quais incorporam extensa bibliografia de autores estrangeiros e brasileiros, esses cada vez mais numerosos. Permanece sem resposta, no entanto, o tipo de formação e de reflexão teórica que a graduação em História vem oferecendo aos futuros historiadores. São as matrizes do pensamento histórico que circulam entre os estudantes, suas características, contribuições, temas e problemas mais recorrentes que se pretende investigar.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2003 - 2007

    Projeto concluido: O regional, o nacional e o internacional no movimento operário brasileiro. Novas questões de pesquisa., Descrição: Integrado ã linha de pesquisa "Relações Sociais de Dominação e Resistência", o projeto dá continuidade às pesquisas anteriores com o objetivo de analisar a experiência operária na 1º República sob uma ótica que recupere processos mais globais, do âmbito nacional e internacional, pouco examinados por uma historiografia mais voltada a estudos locais ou para generalizações que, a partir a experência do R. de Janeiro ou S.Paulo, são estendidas indevidamente ao movimento operário dos demais estados.O projeto tem dois eixos: pesquisa histórica e análise historiográfica.1- A pesquisa histórica investigará: a)A participação do movimento operário nas grandes campanhas nacionais, como o 1º de Maio, manifestações pró-Francisco Ferrer e pró-Sacco e Vanzetti,o anti-militarismo, etc. b) As relações das Federações Operárias Estaduais com a COB e com a AIT, suas participações em congressos nacionais e internacionais. c) As especificidades estaduais e os traços de unidade nacional dos movimentos grevistas da conjuntura 1917-1919. d)Os vários tipos de contato com a Europa e Países Platinos, que constituem dimensões internacionais do movimento operário brasileiro. 2- A análise historiográfica examinará a contribuição da bibliografia sobre o movimento operário fora do eixo Rio/ S.Paulo para a história operária brasileira, pois ela é pouco divulgada e não integrada como fonte para o estudo dessa história.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 6 / Número de orientações: 5

  • 2003 - 2006

    Projeto concluido: Introdução ao estudo da História: temas e textos, Descrição: O projeto tem por objetivo a elaboração de um livro dirigido principalmente (mas não exclusivamente) ao estudante do curso de graduação em História, para introduzi-lo nas principais características e tendências do conhecimento histórico quanto aos seus aspectos temáticos,teóricos, metodológicos e técnicos, indicando também um conjunto de leituras fundamentais referentes a estes conteúdos. O trabalho procurará apresentar uma visão de conjunto do trabalho do historiador e das reflexões sobre o conhecimento histórico, não para oferecer simplesmente um inventário dessa problemática, mas para caracterizar a trajetória destas questões e o estado de discussão em que se encontram na atualidade. O projeto também objetiva proporcionar treinamento de iniciação científica em teoria e metodologia da História, temática que, pela natureza de seu conteúdo, via de regra não agrega pesquisadores iniciantes em seus projetos de pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador.

  • 2001 - 2005

    Projeto concluído: Percursos historiográficos: análise comparativa de processos de produção e repercussão do conhecimento histórico., Descrição: Integrado à linha de pesquisa "Teoria da História e Historiografia",o projeto pretende analisar e articular estudos sobre a produção historiográfica de temas específicos, com o objetivo de estabelecer uma análise comparativa para descobrir características, regularidades e diferenças nesses percursos historiográficos. Os principais aspectos a serem abordados são: as condições de produção e repercussão do discurso historiográfico, sua especificidade historiográfico, as coincidências entre o discurso historiográfico e o discurso político, o diálogo da historiografia com outras disciplinas e a Introdução à História como disciplina acadêmica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Número de produções C, T & A: 2

  • 2000 - 2003

    Projeto concluído: A contribuição das historiografias e das fontes regionais para a configuração de um panorama nacional da experiência do movimento operário no Brasil, Descrição: Integrado à linha de pesquisa "Relações Sociais de Dominação e Resistência", o projeto constitui uma proposta original no tratamento da história operária brasileira e tem a hipótese que ela tem sido definida a partir de investigações sobre S. Paulo e R. de Janeiro e poderia alcançar outro patamar analítico se houvesse a articulação das fontes e dos resultados das pesquisas regionais. Pretende explorar essa hipótese a partir de três possibilidades que ela sugere sobre estudos inter ou transregionais: 1) Perceber as especificidades regionais no âmbito de processos de natureza global; 2) Descobrir processos mais globais, cuja percepção se dilui nas análises simplesmente locais; 3) Identificar manifestações eminentemente locais do movimento operário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 3

  • 1999 - 2006

    Projeto concluido: Construção de um banco de dados: levantamento, análise qualitativa e divulgação de bibliografia de Teoria e Metodologia da História., Descrição: Projeto integrado à linha de pesquisa "Teoria da História e Historiografia". O currículo do Depto. e do PPG em História da UFRGS possui um conjunto significativo de disciplinas teórico- metodológicas, que envolvem uma temática extensa por seu conteúdo substantivo e pelas interfaces que mantém com outros campos de conhecimento. Isto se expressa na bibliografia sobre o tema, que é extraordináriamente ampla e em permanente renovação para dar conta das novas questões que se colocam ao historiador quanto à natureza e problemática de seu objeto de trabalho. Além das obras clássicas, existem numerosos livros, artigos e outras modalidades de produção que experimentam novas e velhas linhas de reflexão teórico-metodológica. Esta bibliografia circula muitas vezes em revistas de dificil acesso para o aluno e mesmo para os professores e constitui um problema caracterizar "o estado da arte", por exemplo, sem um enorme trabalho braçal de identificação e localização dos textos, para ficar com o nivel mais simples desta tarefa. Este projeto, de iniciativa dos professores de Teoria e Metodologia do Departamento de História, tem como objetivo elaborar um BANCO DE DADOS em que as publicações sobre o tema sejam catalogadas não só pelas referências bibliográficas, como por um elenco de palavras-chave que permitam ao consulente identificar imediatamente as principais temáticas que estes textos abordam. Este instrumento de pesquisa será disponibilizado ao público interessado nas dependências do Núcleo de Pesquisa em História.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador / Benito Bisso Schmidt - Integrante / César Augusto Barcellos Guazzelli - Integrante / Regina Célia Lima Xavier - Integrante / Temistocles Americo Cezar - Integrante., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2

  • 1998 - 2000

    Projeto concluído: Uma história das formas de organização dos operários no Rio Grande do Sul nos anos `20 e a construção de um banco de dados sobre militantes e instituições operárias gaúchas na Primeira República, Descrição: Integrada na linha de pesquisa "Relações Sociais de Dominação e Resistência",a pesquisa partiu de uma discussão teórico-metodológica sobre a pertinência, o alcance e os limites da "história institucional" do movimento operário e a ação dos sujeitos no fazer-se da classe. Tendo em vista estas questões, investigou os instrumentos formais de organização operária para explicar a emergência destas organizações, como se desenvolviam as lideranças e lutas pelo poder dentro delas, suas relações com os grandes partidos políticos e com o Estado, suas reivindicações, instrumentos de luta, sua representatividade junto aos operários e suas contradições. Investigou também como se deu a passagem da orientação social-democrata para a anarco- sindicalista, a ação anarquista, como se deu o esgotamento desta corrente após a conjuntura das greves de 1917-1919 e a emergência do partido comunista. Particularmente a década de '20 constitui um período muito rico para a história operária gaúcha, pela visibilidade do anarquismo maior que em outros estados, pelos efeitos da revolução de 1923 junto aos operários e pelos inúmeros congressos estaduais realizados nesta década. Do ponto de vista dos pressupostos analíticos, a pesquisa não perdeu de vista as recentes perspectivas que recuperam o sujeito e sua ação, os micro-poderes e resistências da vida cotidiana, o simbólico como um campo de lutas e a experiência como constitutiva da classe. O referido banco de dados inicialmente consta de fichas com perfis biográficos dos militantes e histórico de partidos e associações operárias. Este material se integrará em uma pesquisa mais ampla, com a finalidade de elaborar um dicionário sobre o movimento operário.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 1996 - 1998

    Projeto concluído: Sindicatos, partidos e outras formas institucionais de organização operária no Rio Grande do Sul durante a Primeira República (1889-1920), Descrição: Integrada à linha de pesquisa "Relações Sociais de Dominação e Resistência", a pesquisa investigou os instrumentos formais de organização operária para explicar a emergência destas organizações, como se desenvolviam as lideranças e lutas pelo poder dentro delas, suas relações com os grandes partidos políticos e com o Estado, suas reivindicações, instrumentos de luta, sua representatividade junto aos operários e suas contradições. Investigou também como se deu a passagem da orientação social-democrata para a anarco-sindicalista, a ação anarquista, como se deu o esgotamento desta corrente após a conjuntura das greves de 1917-1919 e a do comunismo. Do ponto de vista dos pressupostos analíticos, não perdeu de vista as recentes perspectivas que recuperam o sujeito e sua ação, os micropoderes e resistências da vida cotidiana, o simbólico como um campo de lutas e a experiência como constitutiva da classe. O projeto preferentemente se ocupou do período final do século XIX e das duas primeiras décadas do século XX, tendo por espaço o Rio Grande do Sul.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 4

  • 1993 - 1995

    Projeto concluido: O "querer viver" cotidiano. Análise da vitalidade cotidiana que se manifesta desde a resistência diante da ordem social estabelecida até a criação de novas formas de sociabilidade, Descrição: Este projeto, integrado na linha de pesquisa 'Relações Sociais de Dominação e Resistência' do PPG em História da UFRGS , foi desenvolvido de 1993 a 1995 com bolsa de Dedicação Acadêmica da CAPES e teve como objetivos pesquisar as contribuições teóricas que apontam para a análise da vida cotidiana como um campo de luta, desfazendo a visão tradicional da vida cotidiana como o lugar exclusivamente da rotina e da alienação. No mesmo sentido, teve como objetivo analisar as contribuições da historiografia brasileira para o tema, especialmente no que se trata das resistências cotidianas no mundo do trabalho (operários, escravos, indígenas, mulheres etc.). , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8 / Número de orientações: 1

  • 1988 - 1991

    Projeto concluído: O cotidiano: fundamentos teórico-metodológicos e problemas para seu estudo., Descrição: O projeto partiu da hipótese de que a historiografia, via de regra, ao incorporar a vida cotidiana ao seu campo de estudos não ultrapassou a visão descritiva, aparente, disto que constitui a vida de todos os dias. Neste sentido, examinou a produção historiográfica sobre o tema e recorreu à diferentes campos teóricos para perceber como eles construiam este objeto como um instrumento capaz de apontar para incursões mais profundas no tema ( Marxismo, Escola dos Anais, Antropologia, Sociologia e Filosofia).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

  • 1986 - 1986

    Projeto concluído: O jornal como fonte de estudos para a história do movimento operário no Rio Grande do Sul., Descrição: Este projeto teve por objetivo fazer um levantamento dos jornais operários/populares publicados no Rio Grande do Sul desde o século XIX, no sentido de oferecer para os pesquisadores informações sobre os materiais hemerográficos disponíveis neste campo. Não existia até então um trabalho similar e o resultado, corporificado no livro GUIA PARA O ESTUDO DA IMPRENSA PERIÓDICA DOS TRABALHADORES DO RIO GRANDE DO SUL (1874-1940), disponibiliza todas as informações que localizei sobre as características de mais de cem jornais, referências completas sobre sua localização nas instituições/locais onde podem ser encontrados e as obras onde estes jornais foram citados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador.

  • 1983 - 1987

    Projeto concluído: Fontes para o estudo do movimento operário gaúcho- 1889-1945., Descrição: Este projeto foi desenvolvido de 1983 a 1987 dentro do Convênio FINEP/ Depto. de História da UFRGS "Pocesso de Industrialização no Rio Grande do Sul (1888-1945)" tendo por objetivo fazer um amplo levantamento das fontes para o estudo do tema e disponibilizar para usuários as informações referentes ao conteúdo e localização destas fontes ou, quando possivel, cópia microfilmada ou fotostática das mesmas arquivadas no Núcleo de Pesquisa em História do Depto. de História da UFRGS.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Silvia Regina Ferraz Petersen - Coordenador., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos / FINEP - Auxílio financeiro.

Prêmios

2010

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, CNPQ.

2007

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, CNPq.

2003

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, CNPq.

2000

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Cnpq.

1998

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Cnpq.

1996

Bolsa de Produtividade em Pesquisa, Cnpq.

1993

Bolsa de Pesquisa no país, Cnpq.

1991

Bolsa de Pós- Doutorado em História, CAPES.

1987

Bolsa de Pesquisa, Cnpq.

1983

Mención honorífica de conclusión del Doctorado en Estudios Latinoamericanos, Universidad Nacional Autónoma de México.

1982

Bolsa de Estudos para o Doutorado em História, CAPES.

1977

Mención honorífica de conclusíon de la Maestria en Estudios Latinoamericanos de História., Universidad Nacional Autónoma de México.

1974

Bolsa de Estudos do Ecumenical Scholarships Programme, (Mestrado em História no México), Republica Federal da Alemanha.

1963

Prêmio Lei Brossard para o primeiro colocado na conclusão de curso de Licenciatura em História no RGS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. , Av. Bento Gonçalves, 9500 -Bloco B- Prédio 2- Sala 114, Agronomia, 91509-900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33086639, Fax: (51) 33086639, URL da Homepage:

Experiência profissional

2013 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor colaborador

Outras informações:
Ministrou a disciplina obrigatória Teoria e Metodologia da História da linha de Pesquisa Relações Sociais de Dominação e Resistência

1969 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Aposentado em 2010-Convidado ao Depto. e PPG

Atividades

  • 03/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , PPG em História da UFRGS, .,Linhas de pesquisa

  • 10/2001

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ppg Em História.,Linhas de pesquisa

  • 08/1998

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Linhas de pesquisa

  • 03/1995

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Ppg Em História.,Linhas de pesquisa

  • 09/1969

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, AS DISCIPLINAS MINISTRADAS ESTÃO REGISTRADAS EM ORDEM CRONOLÓGICA ASCENDENTE NESTE ITEM DO CURRÍCULO

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História III-A

  • 08/2016 - 12/2016

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario eletivo de Relações Sociais de Dominação e Resistância (análise bibliográfica)

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Tematico de Teoria e Metodologia da História 2

  • 08/2015 - 12/2015

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metdologia da História III-A

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História UFRGS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario obrigatório de Teoria e Metodologia da História 2

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Temático de Teoria e Metodolofia da História I

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Programa de Pós Graduação em Historia-UFRGS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História 2-C

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História UFRGS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II- História Social

  • 03/2013 - 12/2013

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Tematico de Teoria e Metodologia da História I

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História UFRGS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II- História Social

  • 10/2008 - 12/2012

    Pesquisa e desenvolvimento , PROCAD/CAPES UFRGS,UFSC,UFRRJ, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2012 - 07/2012

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Tematico de Teoria e Metodologia II

  • 08/2011 - 12/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História "A"

  • 03/2011 - 07/2011

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Tematico de Teoria e Metodologia da História III

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em História UFRGS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da História e Historiografia. Análise bibliográfica I

  • 08/2010 - 12/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2010 - 07/2010

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História, Seminario Temático de Teoria e Metodologia da História II

  • 08/2007 - 07/2010

    Pesquisa e desenvolvimento , PPG em História da UFRGS, .,Linhas de pesquisa

  • 08/2009 - 12/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario Tematico de Teoria e Metodologia da História, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia II -Dominação e resistência

  • 03/2009 - 07/2009

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodogia da História I "A"

  • 08/2008 - 12/2008

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario tematico de Teoria e Metodologia da História I, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa Histórica, Seminario Temático de Teoria e Metodologia da História III

  • 08/2007 - 12/2007

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2007 - 07/2007

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TEoria e Metodologia da Historia I-A

  • 08/2006 - 12/2006

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da HIstória II

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 03/2006 - 07/2006

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Supervisionado de Bacharelado

  • 09/1969 - 06/2006

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, ESTES DADOS ESTÃO CADASTRADOS EM "TRABALHOS TÉCNICOS".

  • 09/1969 - 06/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, .,Cargo ou função, ESTES DADOS ESTÃO CADASTRADOS EM.

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Temático de Teoria e Metodologia da História I- Os historiadores e a historiografia marxista britânica

  • 08/2005 - 12/2005

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Contribuições teóricas para o estudo das relações sociais de dominação e resistência

  • 08/2004 - 12/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de História III - História e Historiografia do Movimento Operário

  • 03/2004 - 08/2004

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário Avançado de Doutorado

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II- Turma A

  • 08/2003 - 12/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de História II

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Ppg Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia I

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação

  • 08/2002 - 12/2002

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Relações Sociais de Dominação e Resistência: estudo monográfico

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à História

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Relações Sociais de Dominação e Resistência: análise bibliográfica

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, PPG em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, Ppg Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminario de Relações Sociais de Dominação e Resistência : estudo monográfico I, Seminário de Dissertação

  • 08/2001 - 12/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução aos Estudos Históricos

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Ppg Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia I, Seminário de Dissertação

  • 03/1995 - 06/2001

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do PPG em História da UFRGS.

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa em Teoria e Metodologia da História

  • 08/2000 - 12/2000

    Ensino, Ppg Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese

  • 06/2000 - 12/2000

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante docente no Conselho do IFCH da UFRGS.

  • 03/1999 - 08/2000

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Depto. de História.

  • 06/2000 - 07/2000

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe substituta do Departamento de História.

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sem. Bach. Pratica de Ensino em Teoria e Metodologia, Sem. Bach. Estudos de Teoria e Metodologia

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Ppg Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Tese, Teoria e Metodologia I

  • 03/1998 - 03/2000

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Representante do Depto. de História na Comissão de Pesquisa do IFCH.

  • 01/1986

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Participante da comissão de seleção dos candidatos ao PPG em História da UFRGS.

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Estudos de Teoria e Metodologia: Teorias sobre as classes sociais e o movimento operário (Bacharelado)

  • 08/1999 - 12/1999

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, RelaçõesSociais de Dominação e Resistência: análise bibliográfica I

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História III

  • 03/1999 - 07/1999

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação, Seminário de Tese, Teoria e Metodologia I

  • 08/1998 - 12/1998

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia II, Seminário de Dissertação

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História III - Análise de algumas questões fundamentais concernentes à reflexão historiográfica desde a perspectiva de diferentes concepções teórico metodológicas que influenciam a produção do conhecimento histórico.

  • 03/1998 - 07/1998

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História III- Análise de questões teórico-metodológicas e historiográficas referentes à problematica da vida cotidiana.

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1997 - 12/1997

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Relações Sociais de Dominação e Resistência: análise bibliográfica I

  • 03/1997 - 07/1997

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1995 - 03/1997

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores adjuntos no Conselho Departamental do IFCH da UFRGS..

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de História

  • 08/1996 - 12/1996

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia I, Seminário de Dissertação

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de História IV - Análise das questões teórico-metodológicas e produção historiográfica referentes à problemática da vida cotidiana.

  • 03/1996 - 07/1996

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia II

  • 03/1992 - 03/1996

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores adjuntos no Conselho Departamental do IFCH.

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História III

  • 08/1995 - 12/1995

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Estudos Avançados, Seminário de Relações Sociais de Dominação e Resistência: análise bibliográfica I

  • 03/1995 - 07/1995

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A", Teoria e Metodologia da História III - Análise das tendências recentes da produção do conhecimento histórico do ponto de vista de suas contribuições, dúvidas, desafios e propostas.

  • 03/1993 - 03/1995

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenadora do PPG em História.

  • 03/1994 - 07/1994

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia I

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1993 - 07/1993

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Dissertação, Seminário de Leituras Dirigidas

  • 03/1988 - 03/1993

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do PPG em História da UFRGS..

  • 08/1992 - 12/1992

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1992 - 07/1992

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 08/1991 - 12/1991

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Prática de Pesquisa em Teoria e Metodologia: o cotidiano como objeto teórico (Bacharelado)

  • 03/1991 - 07/1991

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologa da História I

  • 01/1988

    Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.

  • 08/1990 - 12/1990

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Seminário de Estudos de Teoria e Metodologia:o cotidiano como objeto teórico (Bacharelado), Seminário de História:, Teoria e Metodologia "A"

  • 03/1990 - 07/1990

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II, Seminário de História I- Tendências recentes de análise histórica no campo do marxismo e da nova história

  • 03/1988 - 03/1990

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores adjuntos no Conselho Departamental do IFCH da UFRGS..

  • 08/1989 - 12/1989

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1989 - 12/1989

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História I

  • 03/1989 - 07/1989

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/1989 - 07/1989

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos Especiais: Problemas da pesquisa histórica.

  • 08/1988 - 12/1988

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1988 - 12/1988

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/1988 - 07/1988

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1986 - 03/1988

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenadora do PPG em História.

  • 08/1987 - 12/1987

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/1987 - 07/1987

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1986 - 12/1986

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 03/1986 - 12/1986

    Direção e administração, Pró Reitoria de Graduação, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Projeto de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior (PADES) da UFRGS.

  • 03/1986 - 07/1986

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1986 - 07/1986

    Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História

  • 03/1983 - 03/1986

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores adjuntos no Colegiado do Depto. de História do IFCH da UFRGS.

  • 03/1983 - 03/1986

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Conselho Departamental do IFCH.

  • 08/1985 - 12/1985

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 03/1985 - 07/1985

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnicas de Pesquisa Histórica

  • 08/1984 - 12/1984

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, T eoria e Metodologia da História "A"

  • 03/1984 - 07/1984

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/1984 - 07/1984

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, História Política da América Latina.

  • 02/1984 - 03/1984

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe interino do Depto. de História do IFCH da UFRGS..

  • 08/1983 - 12/1983

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História "A"

  • 08/1981 - 12/1981

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 03/1981 - 07/1981

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 03/1981 - 07/1981

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Teoria e Metodologia da História.

  • 03/1980 - 03/1981

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores assistentes na congregação do IFCH da UFRGS.

  • 03/1980 - 03/1981

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Representante dos professores assistentes no Colegiado do Depto. de História do IFCH da UFRGS.

  • 01/1981 - 02/1981

    Direção e administração, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Cargo ou função, Chefe interino do Depto. de História do IFCH da UFRGS..

  • 08/1980 - 12/1980

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1980 - 12/1980

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Tecnicas de Pesquisa Histórica.

  • 03/1980 - 07/1980

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 03/1980 - 07/1980

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Formação do Estado Nacional na América Latina.

  • 08/1979 - 12/1979

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História II

  • 08/1979 - 12/1979

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Técnicas de Pesquisa Histórica.

  • 03/1979 - 07/1979

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 03/1979 - 07/1979

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, História Social do Rio Grande do Sul.

  • 02/1979 - 03/1979

    Outras atividades técnico-científicas , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.,Atividade realizada, Participante da comissão de seleção de candidatos ao Curso de Especialização em História da América Latina.

  • 08/1978 - 12/1978

    Extensão universitária , Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Teoria e Metodologia da História.

  • 03/1978 - 07/1978

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 01/1974 - 03/1974

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Geral e do Brasil (Licenciatura de 1º grau)

  • 03/1973 - 07/1973

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Hstória da Civilização Ibérica, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 08/1972 - 12/1972

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América, História da Civilização Ibérica

  • 03/1972 - 07/1972

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução ao Estudo do Homem, Técnicas de Pesquisa Histórica

  • 08/1971 - 12/1971

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História do Rio Grande do Sul

  • 03/1971 - 07/1971

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Civilização Ibérica

  • 03/1970 - 12/1970

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Civilização Ibérica

  • 09/1969 - 12/1969

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Civilização Ibérica

1969 - 1969

Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porto Alegre

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1969 - 12/1969

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História Econômica

1966 - 1966

Faculdade de Filosofia Cristo Rei

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1966 - 12/1966

    Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da América

1981 - 1981

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Contrato para curso de curta duração, Carga horária: 4

Atividades

  • 03/1981 - 05/1981

    Ensino, Mestrado Em História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historiografia do Brasil

1986 - 1986

Universidade Federal do Ceará

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Acordo MEC/BID/USAID, Carga horária: 40

Outras informações:
Foi ministrado um curso de Teoria e Metodologia da História para professores e alunos do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia e assessoramento pedagógico neste tema.(Sem vínculo empregatício)

Atividades

  • 01/1986

    Ensino, Ciências Sociais e Filosofia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria e Metodologia da História (curso de pequena duração)