André Medeiros Franco

Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestrando em História, na linha "Patrimônio, Ensino de História e Historiografia" do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PPGH/UNIRIO), sob orientação do Prof. Dr. Kelvin S. Falcão Klein. Tem experiência como revisor na edição de livros e textos acadêmicos. Foi bolsista de iniciação científica nos projetos 'A poética das formas breves no ambiente histórico pós-1945: um estudo comparativo sobre o conto no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos' e ' Modos ficcionais e historicidade nas literaturas do Brasil e dos EUA no final do século XX (1970-2001)', ambos coordenados pelo Prof. Dr. Gustavo Naves Franco. Também integrou a Comissão Interna de Autoavaliação do Curso (CIAC) de Bacharelado em Letras da UNIRIO, entre 2017-2019.

Informações coletadas do Lattes em 04/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Historia

2020 - Atual

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: Literatura e história na obra de Ivan Jablonka.,Orientador:
Kelvin Falcão Klein.

Graduação em Letras

2013 - 2018

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Título: O presente como prisão: confinamento e temporalidade em K., de Bernardo Kucinski
Orientador: Gustavo Naves Franco

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Colégio de São Bento do Rio de Janeiro

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Participação em eventos

Jornada de Iniciação Científica - UNIRIO.?Campo de Experiência? e ?Horizonte de Expectativa? como instrumentos para o estudo da ficção. 2017. (Seminário).

Jornada de Iniciação Científica - UNIRIO.Modernismo em trânsito: Mário de Andrade e Jorge Luis Borges. 2016. (Seminário).

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou da pesquisa intitulada Modos ficcionais e historicidade nas literaturas do Brasil e dos EUA no final do século XX (1970-2001), sob a coordenação do professor Gustavo Naves Franco.

2016 - 2016

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Participou da pesquisa intitulada A poética das formas breves no ambiente histórico pós-1945: um estudo comparativo sobre o conto no Brasil, na Argentina e nos Estados Unidos, sob a coordenação do professor Gustavo Naves Franco.

2009 - 2010

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: desenvolvimento de produtos de informação, atualização de base de dados e estudos específicos. Auxílio em análises de mercado e preparação de consultorias de mercado.

2008 - 2008

WeShow

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Principais atividades: realizava traduções e versões (inglês-português, português-inglês, francês-português, português-francês).

2008 - 2009

Park Avenue

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Autônomo, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas particulares em empresas.

2007 - 2007

WIZARD

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Instrutor, Carga horária: 20

Outras informações:
Aulas de Francês, individuais e em grupos.