Isabela Cabral da Silveira

Possui graduação em Pedagogia e pós graduação em Neuropscicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Pestalozzi de Franca . Atualmente presta serviço como gestora de Mídias sociais e Tráfego pago e trabalha como apoio pedagógico na Pastoral do Menor de Franca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente com crianças neuroatípicas.

Informações coletadas do Lattes em 11/06/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional

2020 - 2022

Faculdade Pestalozzi de Franca
Título: Funções Executivas: Habilidades essenciais no desenvolvimento infantil
Orientador: Carlos Eduardo Stante Gomes

Graduação em Pedagogia

2016 - 2019

Faculdade Pestalozzi de Franca
Título: O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola
Orientador: Carlos Eduardo Stante Gomes

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

SESI- SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA

Formação complementar

2023 - 2024

Gestão de Tráfego Orgânico. (Carga horária: 200h). , Comunidade Sobral de Tráfego, GTO, Brasil.

2017 - 2017

Ciclo de Workshops Sensue Vitae. (Carga horária: 30h). , Sensue Vitae Instituto de Terapia Ocupacional, SENSUE VITAE, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em Uma visão sobre a APAE. (Carga horária: 20h). , APAE- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Franca SP, APAE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Pré-Escolar.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Ensino e da Aprendizagem/Especialidade: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Tráfego Pago.

Participação em eventos

XIII Fórum Multidisciplinar.O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola. 2019. (Seminário).

I Seminário "Diálogos sobre a formação docente, práticas e pesquisa".O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola. 2018. (Seminário).

1 Ciclo de Workshops Sensue Vitae.1 Ciclo de Workshops Sensue Vitae. 2017. (Encontro).

3 Semana da Pedagogia Fapesf.A arte de contar histórias. 2017. (Oficina).

VI Simpósio de Educação III Encontro Internacional de Políticas Públicas da Educação. 2017. (Simpósio).

Redação Científica. 2016. (Encontro).

Produções bibliográficas

  • GOMES, C. E. S. ; REIS, E. H. M. ; MARQUES, G. C. B. E. ; SILVEIRA, I. C. . NEUROPSICOPEDAGOGIA : Avanços, debates e perspectivas. 1. ed. Santo Ângelo: Métricas, 2022. 153p .

  • ZACARELLI, T. C. ; GOMES, C. E. S. ; SILVEIRA, I. C. . BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO A SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA. In: XIII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VIII ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA VII ENCONTRO DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA E INOVAÇÃO, 2019, Franca. Fórum de Estudos Multidisciplinares. Franca: Uni-Facef, 2019. v. 8. p. 1-270.

  • SILVEIRA, I. C. ; ZACARELLI, T. C. ; GOMES, C. E. S. . O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GOMES, C. E. S. ; SILVEIRA, I. C. ; ZACARELLI, T. C. . O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Funções Executivas: Habilidades essenciais no desenvolvimento infantil, Descrição: Funções executivas tratam-se de conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulação da conduta. O eixo principal desse artigo permeia as funções executivas (memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva) na primeira infância. O presente artigo tem como objetivo principal, compreender as vertentes das funções executivas e seus reflexos no desenvolvimento infantil, uma vez que a escolha desta temática nasce de um interesse em melhor compreender este conceito que se tem discutido o sucesso para uma vida adulta com êxito. Para tanto, o artigo está estruturado em seções que abordam o desenvolvimento do cérebro e funcionamento executivo na primeira infância e os componentes principais das funções executivas- Memória de trabalho, Controle inibitório e flexibilidade cognitiva. A metodologia utilizada partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho descritivo, compreendendo determinada problemática. Os resultados evidenciaram que na primeira infância ocorre o amadurecimento das funções executivas, etapas do desenvolvimento em que ocorrem mudanças cerebrais e desenvolvendo novas habilidades... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabela Cabral da Silveira - Integrante / Carlos Eduardo Stante Gomes - Coordenador.

  • 2018 - 2019

    O Brincar na Educação Infantil: promovendo a socialização na Escola, Descrição: A infância é uma etapa da vida na qual estão presentes as brincadeiras. A escola é um dos locais que pode e deve privilegiar momentos lúdicos para as crianças poderem vivenciar os benefícios da brincadeira. O eixo principal desse artigo fundamenta-se na relação entre a ludicidade e a socialização da criança inserida na Educação Infantil que abrange a creche e a pré-escola. O presente artigo tem como objetivo principal investigar a relevância das interações sociais do brincar no contexto escolar, uma vez que a escolha desse tema nasce de um interesse em melhor compreender o conceito deste espaço de aprendizado. Para tanto, o artigo está estruturado em seções que abordam Educação Infantil: garantia de direitos e aprendizagem, o brincar no desenvolvimento infantil, e o desenvolvimento social na infância. Tratando-se em metodologia uma pesquisa qualitativa, compreendendo determinada problemática. Os resultados evidenciaram que as interações sociais e o brincar desenvolvem a aprendizagem e a convivência com as diferenças, tanto com o outro, como com suas próprias limitações ,sendo aspecto chave para a qualidade na educação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabela Cabral da Silveira - Integrante / Thaís Cristina Zacarelli - Integrante / Carlos Eduardo Stante Gomes - Coordenador.

  • 2016 - 2017

    A utilização do brincar como facilitador do processo de socialização de crianças em idade pré-escolar, Descrição: Um dos grandes e complexos desafios da educação é possibilitar ao educando, desde seus primeiros anos escolares, um pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências vistas essenciais para se desenvolver com autonomia capaz de, posteriormente, gerenciar sua vida. Assim deparamo-nos com as funções executivas constituindo um conjunto de habilidades que são fundamentais para o controle consciente e deliberado sobre ações, pensamentos e emoções. Seguindo esta vertente, este artigo objetivou analisar a relevância do desenvolvimento das funções executivas no contexto da Educação Infantil. Amparados por dois objetivos específicos: 1) conceituar e compreender as funções executivas e 2) analisar a importâncias dessas habilidades para o desenvolvimento da aprendizagem. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, de cunho bibliográfico, fundamentada teoricamente nos conhecimentos de autores e pesquisadores na área de Neuropsicopedagogia, que aborda o tema Funções Executivas frente a primeira faze escolar Educação Infantil. Os resultados apontaram as habilidades como componente essencial das funções executivas, estas habilidades compreendem os processos cerebrais e que vão organizando as informações a fim de que automaticamente essas experiências e estímulos vão se conectando em conjunto e desenvolvendo novas habilidades. Conclui-se por ora a relevância das Funções Executivas e suas vertentes no que tange o desenvolvimento infantil. O quão essencial se tornam os estímulos na primeira infância permeada por experiências as quais as crianças devem ser submetidas e que são alicerce da construção da aprendizagem. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabela Cabral da Silveira - Integrante / Thaís Cristina Zacarelli - Integrante / Kenia Maisa Peres - Coordenador / Isabela Rossato - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Faculdade Pestalozzi de Franca

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - 2017

Centro de Convivência Infantil Verde e Água

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Estágio em Educação Infantil, Carga horária: 10

2018 - 2018

Associação das Famílias, Pessoas e Portadores de Paralisia Cerebral

Vínculo: Estágio Voluntário, Enquadramento Funcional: Educação Inclusiva em Paralisia Cerebral, Carga horária: 20

2019 - 2019

Instituição Família Cavalheiro Caetano Petráglia

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Inclusão Escolar- Autismo, Carga horária: 40

2022 - 2023

Liga de Assist Social e Educação Popular Lasep

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Nível Médio na Educação Infanti, Carga horária: 44

2023 - Atual

Pastoral do Menor e Família da Diocese de Franca

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Apoio Pedagógico, Carga horária: 22

2023 - Atual

Comunidade de Tráfego Pago

Vínculo: Pessoa Jurídica, Enquadramento Funcional: Gestora de mídias sociais e tráfego pago, Carga horária: 10