JOYCE OLIVEIRA RIBEIRO
Graduada em Pedagogia licenciatura plena, pelo Centro Universitário de Itajubá (FEPI), possui especialização na área de Gestão do trabalho pedagógico pela Faculdade Vendas Novas do Imigrante (FAVENI), atualmente cursa Pós-graduação, stricto sensu, em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), estudando temas como: abordagem CTS, Teoria Ator-Rede, PIBID no ensino de química, além de integrar o projeto "Regionalidades" realizado pelo Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Desenvolvimento - NEID. Possui experiência como professora de educação infantil na rede municipal de ensino, de São José do Alegre, localizado no Sul de Minas Gerais. Não restringindo-se ao ato da docência, também possuo um empreendimento no ramo de construção civil, a qual aplica-se algumas habilidades de pedagogia empresarial, como: organização, planejamento ao realizar compras de produtos, além de oferecer informações sobre os produtos aos clientes utilizando uma linguagem simples e sucinta, proporcionando aos mesmos um conhecimento sobre à mercadoria adquirida.
Informações coletadas do Lattes em 17/09/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em andamento em Desenvolvimento e Tecnologias Sociais
2022 - Atual
Universidade Federal de Itajubá
Título: TECNOLOGIA E SOCIEDADE: uma análise do PIBID como laboratório de formação inicial de professores de química.
ADILSON DA SILVA MELLO.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.
Especialização em Gestão do trabalho pedagógico
2019 - 2020
FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
Título: A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Orientador: DSc. ANA PAULA RODRIGUES
Graduação em Pedagogia
2016 - 2019
Centro Universitário de Itajubá
Título: O pedagogo no contexto empresarial
Orientador: Rosangela Benedita Ribeiro
Formação complementar
2023 - 2023
Extensão universitária em O USO DAS TICS NA PESQUISA ACADÊMICA: ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS PARA EFICIÊ. (Carga horária: 16h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2023 - 2023
JORNADA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2022 - 2022
Ensino Híbrido: uma introdução ao tema. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2022 - 2022
Breve História da Educação Brasileira. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2022 - 2022
Educação Especial: histórico, políticas e práticas,. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2021 - 2022
Extensão universitária em Práticas sobre Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. (Carga horária: 210h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSULDEMINAS, Brasil.
2020 - 2020
Docência em EaD: Planejamento Pedagógico de Disciplinas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2020 - 2020
Fundamentos de Alta Performece no Excel. (Carga horária: 20h). , Doutores do Excel, DE, Brasil.
2020 - 2020
Iniciação ao Excel. (Carga horária: 20h). , Doutores do Excel, DE, Brasil.
2020 - 2020
Gamificação para educação. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2019 - 2019
O uso de aplicativos como recurso pedagógico. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2019 - 2019
III Ciclo de formação. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Itajubá, UNIFEI, Brasil.
2017 - 2017
Gestão Escolar. (Carga horária: 60h). , Portal Educação, PE, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Participação em eventos
IEPG SUMMIT 2023.ABORDAGEM CTS no ensino de química: uma análise da perspectiva do pibidianos em química da UNIFEI.. 2023. (Simpósio).
XII CICTED ? Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. ENTRE CULTURA, TURISMO E RELIGIÃO: as contribuições dos atores humanos e não humanos ao desenvolvimento local ao município de Pedralva. 2023. (Congresso).
Simpósio Internacional de Educação em Ciências e Semana das Licenciaturas - UNIFEI.Do concreto ao abstrato, a utilização de jogos e aplicativos como recursos pedagógicos na prática inclusiva do ensino ciências e matemática.. 2019. (Simpósio).
X Congresso de Iniciação Cientifica - FEPI. AS TECNOLOGIAS MÓVEIS EM EDUCAÇÃO: o uso do celular e do tablet na sala de aula.. 2019. (Congresso).
X Congresso de Iniciação Científica - FEPI. H5P como ferramenta de consolidação de conteúdos na educação básica. 2019. (Congresso).
Dia Nacional da EaD - NEaD.Oficina H5P. 2018. (Oficina).
I SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UNIFEI.A importância da metodologia científica e da didática na vida acadêmica do educando. 2018. (Simpósio).
IV Seminário de Pesquisa Científica da FEPI. 2018. (Seminário).
IX Congresso de Iniciação Cientifíca. A liderança do pedagogo nos contextos: educacional e empresarial. 2018. (Congresso).
2º Congresso Nacional de Educação Infantil. 2017. (Congresso).
VIII Congresso de Iniciação Científica da FEPI. 2017. (Congresso).
Produções bibliográficas
-
RIBEIRO.J.O ; RIBEIRO, R. B. . O PEDAGOGO MEDIANTE AO CENÁRIO EMPRESARIAL. CADERNOS DA FUCAMP , v. 19, p. 141 - 162-162, 2020.
-
RIBEIRO.J.O ; RIBEIRO, R. B. . Pedagogia empresarial: as funções destinadas ao pedagogo nesse meio. Revista Científic@ Universitas , v. 6, p. 59 / N 6-67, 2019.
-
RIBEIRO.J.O ; MELLO, A. S. ; PIMENTA, C. A. M. . ENTRE CULTURA, TURISMO E RELIGIÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DOS ATORES HUMANOS E NÃO HUMANOS AO DESENVOLVIMENTO LOCAL AO MUNICÍPIO DE PEDRALVA. In: XII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XII CICTED 23, 2023, Taubaté. Anais XII Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento - XII CICTED 23. Taubaté: Even3, 2023.
-
RIBEIRO.J.O . OS IMPACTOS OCASIONADOS PELAS REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS MEDIANTE Á FORMAÇÃO PROFESSORES E AOS CURRÍCULOS ESCOLARES.. In: 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2020. 9º SIMPÓSIO DA PÓS-GRADUAÇÃO DO IFSULDEMINAS, 2020. v. 12.
-
RIBEIRO.J.O . O H5P COMO FERRAMENTA DE CONSOLIDAÇÃO DE CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. In: Anais do X Congresso de Iniciação Científica da FEPI, 2019, ITAJUBÁ. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da FEPI - Edição Especial. ITAJUBÁ: REVISTA CIENTÍFIC@ UNIVERSITAS, 2019. v. 6.
-
RIBEIRO.J.O ; SANTOS, F. S. ; SILVA, L. M. ; ROCHA, P. L. C. . AS TECNOLOGIAS MOVEIS EM EDUCAÇÃO: o uso do celular e do tablet na sala de aula. In: X Congresso de Iniciação Científica da FEPI, 2019, ITAJUBÁ. Anais do X Congresso de Iniciação Científica da FEPI - Edição Especial. ITAJUBÁ: REVISTA CIENTÍFIC@ UNIVERSITAS, 2019. v. 6.
-
RIBEIRO.J.O ; RIBEIRO, R. B. . A importância da metodologia científica e da didática na vida acadêmica do educando. In: I SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - UNIFEI, 2018, ITAJUBÁ. ANAIS DO I SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFEI. ITAJUBÁ, 2018. v. 1.
Outras produções
RIBEIRO.J.O . Pedagogia Empresaial: e as funções destinandas ao pedagogo neste meio. 2018. (Relatório de pesquisa).
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
REGIONALIDADES, ECONOMIA E CULTURA: Reflexões sobre o desenvolvimento do território do Sul de Minas Gerais, Descrição: REGISTRO DPI-UNIFEI SOB N PVDI336/2023. Trata-se de projeto-integrador da linha de pesquisa Desenvolvimento e Sociedade que converge pesquisas sobre o tema do desenvolvimento do território do Sul de Minas Gerais, tomando como referência os elementos socioeconômicos, culturais, políticos, simbólicos da regionalidade, estes implicados com processos de geração de renda, formação, desenvolvimento sustentável e sustentado, saberes e fazeres locais, comunidades, tradições, ruralidades e transformações sociais. Desse lugar, propôs-se a identificação de percursos epistêmico-teóricos, metodológicos e estratégias de intervenção convergentes com a abordagem do campo interdisciplinar associada às questões do desenvolvimento e território. O esforço se faz necessário face aos desdobramentos dos resultados de dissertações, projetos executados (em execução) e publicações produzidos por docentes e discentes do PPG-DTecS, no sentido de que a mesorregião do Sul de Minas Gerais merece investigações que valorizem o potencial do território nas prospecções de modelos de desenvolvimento aplicados. Objetiva-se identificar os elementos, entrelaçando regionalidade, economia e cultura, que podem dar suporte ao desenvolvimento do território subsidiados por políticas socioculturais e econômicas como vetor de processos de geração de renda, considerando as ações dos agentes do desenvolvimento desencadeadas na região. Espera-se a promoção de percursos metodológicos interdisciplinares, e inovadores, que permitam novos e outros entendimentos sobre desenvolvimento. Consequentemente, também, a constituição de um conjunto de informações que possam influenciar e subsidiar o rumo das políticas públicas de geração de renda, de atividades associativas e cooperativas, bem como a difusão do potencial dos saberes do lugar na promoção da diminuição dos distanciamentos socioeconômicos da realidade do Sul de Minas, podendo ser aplicado e comparado com e em outras regiões em processo de desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Joyce Oliveira Ribeiro - Integrante / Franciele Samara dos Santos - Integrante / Larissa Mara da Silva - Integrante / Rogério Rodrigues - Integrante / Lluiz Felipe da Silva - Integrante / DANIELE ORNAGHI SANT'ANNA - Integrante / Samanta Borges Pereira - Integrante / Davidson Passos Mendes - Integrante / Jeniffer de Nadae - Integrante / Geraldo Fabiano de Souza Moraes - Integrante / Kellen Moreira da Fonseca - Integrante / Camille Vitoria Cutrim Gemaque - Integrante / Isabela Barroso dos Santos - Integrante / Gabriel José Dias Ferreira - Integrante / Kévila Kelma Nascimento Silva dos Passos - Integrante / Marina Coutinho Ibba - Integrante / Fabiana Amaral de Azevedo Sene Silva - Integrante / Carlos Alberto Máximo Pimenta - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Prefeitura Municipal de PedralvaVínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30
2018 - 2019
FEPIVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - 2020
Gênios do Fututo ltaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Educação Infantil, Carga horária: 20
2022 - 2023
Prefeitura Municipal São José do AlegreVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 24
2021 - 2021
Prefeitura Municipal São José do AlegreVínculo: CONTRATO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL, Carga horária: 24, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de JOYCE OLIVEIRA RIBEIRO e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?