Rafael de Oliveira
Mestre em Gestão e Práticas Educacionais pela Universidade Nove de Julho (2021). Pós-graduado em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2019). Possui Licenciatura em história (UNINOVE). Concluiu a disciplina Educação e Relações Étnico-raciais do programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais, como aluno ouvinte, na Universidade Nove de Julho (2018). Professor de história da Escola Estadual Lauro Gomes de Almeida. Tem experiência na área de História, com ênfase em História e Cultura Afro-brasileira.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Educação
2019 - 2021
Universidade Nove de Julho
Título: Família Negra e Educação: um guia pedagógico para discussões sobre identidades e heranças culturias, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: Jason Ferreira Mafra
Coorientador: Jason Ferreira Mafra.
Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior
2018 - 2019
Universidade Nove de Julho
Título: Família Negra e Educação: Identidades e Heranças Culturais Centro-africanas em São Bernardo do Campo
Orientador: Jason Ferreira Mafra
Graduação em História
2014 - 2017
Universidade Nove de Julho
Título: Historiografia da Escravidão: uma análise sobre a formação da família escrava nas obras de Florestan Fernandes e Robert W. Slenes (1850-1889)
Orientador: Enidelce Bertin
Formação complementar
2018 - 2018
Relações Ético-raciais e Educação. (Carga horária: 60h). , Universidade Nove de Julho, UNINOVE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Participação em eventos
Educacion y Perpectivas.História Social e Estudos Sobre a Formação da Família Negra no Século XIX. 2019. (Seminário).
Produções bibliográficas
-
OLIVEIRA, A. C. S. ; MAGALHAES, E. ; DOMINGUES, G. C. V. ; FERREIRA, P. A. ; OLIVEIRA, R. . Avaliação externa e os desafios da gestão. In: ROGGERO, Rosemary; COSTA, Ana Araújo; PISANESCHI, Lucilene Schunck C. (Org.). Financiamento da educação básica. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2020, v. 1, p. 7-200.
-
OLIVEIRA, R. ; OLIVEIRA, A. C. S. ; MAGALHAES, E. ; DOMINGUES, G. C. V. ; FERREIRA, P. A. . Avaliação externa e os desafios da gestão. In: ROGGERO, Rosemary; COSTA, Ana Araújo; PISANESCHI, Lucilene Schunck C.. (Org.). Financiamento da educação básica. 1ed.São Paulo: BT Acadêmica, 2020, v. , p. 7-200.
-
OLIVEIRA, R. . Developing a Global Perspective. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2019 - Atual
Família Negra e Educação: Identidades e Heranças Culturais Centro-africanas em São Bernardo do Campo, Descrição: O presente projeto de pesquisa para o mestrado visa tentar demonstrar o conceito de família negra, hoje, para propor discussões em torno da identidade afrodescendente em sala de aula. Além das fontes bibliográficas, documentais e demais produções acadêmicas sobre a temática da família negra, o Universo empírico desta pesquisa circunscreve-se aos alunos de quatro escolas estaduais do Município de São Bernardo do Campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, com entrevistas em profundidade e de opinião sobre a temática em questão. Dentre outros autores de referência deste tema, destacam-se Robert W. Slenes (2015), Manolo Florentino e José Roberto Góes (2017) e Claudia Fonseca (2005), no que tange as estratégias de organizações familiares negras, bem como as extensões dos seus laços consanguíneos. Por fim, como proposta de intervenção didática, pretende-se desenvolver um manual que auxilie o professor a trabalhar as identidades e concepções de família negra, com vistas a promover discussões para uma aprendizagem significativa e crítica da educação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Rafael de Oliveira - Coordenador.
-
2017 - 2017
Historiografia da Escravidão: Uma análise sobre a formação da família escrava nas obras de Florestan Fernandes e Robert W. Slenes (1888-1889), Descrição: Este trabalho realizou uma análise historiográfica sobre a obra de Florestan Fernandes "A inserção do negro na sociedade de classes" e de Robert W. Slenes "Na senzala, uma flor: esperanças e recordações na formação da família escrava", no que tange aferir como se dava a formação da família escrava e como é apontado nessas obras, bem como na historiografia clássica e atual. Constatou que a cultura centro africana, nas regiões de grande plantation de Campinas, estavam vinculadas ao cotidiano dos cativos, assim como auxiliava nas práticas resistência e no processo de construção de identidades coletivas, dando significado as relações parentais dentro do seio escravista.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafael de Oliveira - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - Atual
Escola Estadual Nelson Monteiro PalmaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de História
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Rafael de Oliveira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?