MAIKOLL GUSTAVO TOZZO

Engenheiro Agrônomo formado pela UFMT Campus Sinop, possuo curso técnico em agropecuária e atualmente trabalho atuando como analista de Desenvolvimento Agrícola e responsável área experimental "Farm Station" da empresa FS avaliando híbridos de soja e milho, efetuando experimentos voltados à emissão e o estoque de carbono no solo, validação de fertilizantes de baixa emissão de GEE e insumos na cultura de soja/ milho, e aplicação de manejo regenerativo em solo degrado e também trabalho em apoio técnico à equipe comercial de Originação e abordagens dos produtores para a certificação RenovaBio por meio de levantamento e análises de dados primários.

Informações coletadas do Lattes em 12/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Agronomia

2024 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso
Orientador: Onã da Silva Freddi

Graduação em Agronomia

2019 - 2023

Universidade Federal de Mato Grosso
Título: PRODUTIVIDADE DE SOJA E MILHO SUBMETIDOS À INOCULAÇÃO E COINOCULAÇÃO DE Bradyrhizobium japonicum E Azospirillum brasilense NO NOROESTE DE MATO GROSSO.
Orientador: Solange Maria Bonaldo

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Agropecuária

2016 - 2018

Instituto Federal de Educação Ciencia e Tecnologia de Mato Grosso

Ensino Fundamental (1º grau)

2012 - 2015

Colegio São Gonçalo

Formação complementar

2023 - 2023

Implantação e manejo do Consórcio Milho-Braquiária. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

Manejo do Solo com foco em Sistemas Integrados de Produção. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

Introdução a Sistemas Integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2023 - 2023

Tecnologias para Agricultura de Baixo Carbono. (Carga horária: 10h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2020 - 2020

Avaliação Econômica de Sistemas Agropecuários. (Carga horária: 15h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2017 - 2017

Introdução á experimentação agrícola. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

2016 - 2016

Negociação e Vendas. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

2016 - 2016

Produção de Horta Doméstica e Recreativa. (Carga horária: 4h). , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, IFMT, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Participação em eventos

1º Fórum de Assistência Estudantil. 2018. (Encontro).

1º Dia de Campo de Fruticultura do IFMT campus Juína. Extrato de Nim. 2017. (Feira).

V Jornada Científica - "Meio Ambiente e Tecnologia: Desafios e Oportunidades". 2017. (Outra).

V Jornada Científica - "Meio Ambiente e Tecnologia: Desafios e Oportunidades".Desempenho agronômico de diferentes genótipos comerciais de maracujazeiro amarelo na Região Noroeste do Estado de Mato Grosso. 2017. (Outra).

IV Jornada Científica-"Meio Ambiente, Desenvolvimento e Sociedade. 2016. (Outra).

Produções bibliográficas

  • IKEDA, F. S. ; SANCHEZ, F. B. ; TOZZO, M.G. ; PRADO, R. ; WOAIND, H. M. G. ; CAVALIERI, S. D. . Tolerância de cultivares de soja a herbicidas do grupo químico das sulfoniluréias.. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SOJA, 2022, Foz do iguaçu, PR. DESAFIOS PARA A PRODUTIVIDADE SUSTENTÁVEL NO MERCOSUL, 2022.

Projetos de pesquisa

  • 2023 - 2023

    PRODUTIVIDADE DE SOJA E MILHO SUBMETIDOS À INOCULAÇÃO E CO-INOCULAÇÃO DE Bradyrhizobium E Azospirillum, Descrição: Adubos nitrogenados podem ser substituídos parcial ou totalmente através do uso de bactérias fixadoras de nitrogênio atmosférico e de bactérias promotoras do crescimento de plantas através de inoculação e coinoculação. Portanto, este projeto tem por objetivo verificar os efeitos das práticas de inoculação e coinoculação de Bradyrhizobium e Azospirillum na produtividade das culturas de soja e milho na região noroeste do estado de Mato Grosso. Os experimentos serão conduzidos no município de Juína-Mt, na Estância Filé do Boi (12 km de Juína sentido Brasnorte, MT-170), em solo classificado como Latossolo Vermelho distrófico, textura argilosa, situado a 346 metros de altitude, com as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 11 28' 43,74'' Sul, Longitude: 58 43' 01,68'' Oeste, caracterizado como local de transição Amazônia-Cerrado. No cultivo da soja, o delineamento experimental adotado será o cultivo em faixas, disposto em seis faixas de 5m x 2,7m, sendo os tratamentos constituídos por inoculação ou não, com Bradyrhizobium japonicum, com ou sem coinoculação com Azospirillum brasilense e coinoculação foliar em estádio R1, com quatro repetições. No cultivo do milho o delineamento experimental adotado também será o cultivo em faixas, disposto em seis faixas de 5m x 2,7m, no mesmo local onde serão realizados os testes com a cultura da soja, sendo os tratamentos constituídos por inoculação ou não, com Azospirillum brasilense, e testes com o residual da coinoculação na soja com reaplicação ou não de Azospirillum brasilense... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maikoll Gustavo Tozzo - Coordenador / Solange Maria Bonaldo - Integrante / JOSÉ EMANUEL DOS SANTOS DA SILVA - Integrante / SAMIRA RIBEIRO DE FREITAS - Integrante / LARISSA SANTOS AGUIAR - Integrante / JANIÉLI OHLAND SCHMITT - Integrante / KETHELYN INGRID RODRIGUES DA SILVA DOURADO - Integrante / DOUGLAS DUFFEKE NASCIMENTO - Integrante / FABRICIO RIBEIRO ANDRADE - Integrante / CARLOS HENRIQUE ALVES FARIA - Integrante.

  • 2022 - Atual

    TRATAMENTO DE SEMENTES DE SOJA NO CONTROLE DE Fusarium neocosmosporiellum IN VITRO E EM CAMPO, Descrição: Desde a safra 2019/20, na região norte de Mato Grosso têm-se observado a ocorrência de anomalias na cultura da soja, com abortamento e apodrecimento de sementes, além de abertura de vagens e germinação de sementes no campo. Anomalia é um substantivo que significa ?particularidade ou condição do que é anômalo, fora do comum?, e este termo vêm sendo utilizado para descrever sintomas observados na cultura da soja onde as plantas apresentam abortamento de vagens e sementes, ocorrendo nas sementes de qualquer parte da planta. Ou seja, os sintomas observados em plantas de soja, em cultivares com hábito de crescimento indeterminado ou determinado, na região médio Norte de Mato Grosso indicam uma condição fora do comum da fisiologia vegetal da cultura e por isto foi denominado por produtores e consultores como ?anomalia?. Um dos fungos encontrados após a realização de análises laboratoriais foi Fusarium neocosmosporiellum. Portanto este trabalho será realizado com os objetivos de: (i) Verificar a patogenicidade do isolado de F. neocosmosporiellum em soja e; (ii) Avaliar diferentes fungicidas utilizados no tratamento de sementes de soja no controle de F. neocosmosporiellum in vitro e em campo... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maikoll Gustavo Tozzo - Coordenador / Solange Maria Bonaldo - Integrante / Daiane Lopes de Oliveira - Integrante / JOAO RICARDO DAVANCO JUNIOR - Integrante / SOLENIR RUFFATTO - Integrante / AGDA ALVES DA SILVA - Integrante / GUSTAVO FARIAS - Integrante / KETLIN NAYARA DE JESUS - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2020 - 2021

Embrapa Agrossilvipastoril

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio não obrigatório, Carga horária: 12