Ingrid Danielle de Jesus Bento

Formação em Psicologia pela UFCSPA (2023). Atuou como bolsista de iniciação científica (2019-2020) e como auxiliar voluntária de pesquisa no Núcleo de Estudos em Psicologia Positiva Organizacional e do Trabalho (NEPPOT/UFCSPA) (2020-2021), trabalhando em projetos científicos que visam a adaptação, validação e normatização de instrumentos relacionados à Psicologia Positiva Organizacional (PPOT). Foi bolsista de iniciação científica no Núcleo de Estudos em Saúde da Família (NESF/UFCSPA) (2022). Colaborou na realização de uma intervenção psicossocial sobre bem-estar na adolescência desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária (GPPC/ UFRGS). Durante dois anos atuou como visitadora domiciliar na política pública Primeira Infância Melhor, de Porto Alegre. Possui interesse nas seguintes áreas: intervenção psicossocial, psicologia clínica, desenvolvimento humano, parentalidade, infância e adolescência.

Informações coletadas do Lattes em 14/12/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Psicologia

2018 - 2023

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
Título: Adoção de adolescentes: percepções de pais e filhos sobre a construção do vínculo parento-filial
Orientador: Luciana Suárez Grzybowski

Formação complementar

2022 - 2023

Introdução à Psicologia Positiva. (Carga horária: 30h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2022 - 2022

Ciclo de Estudos Pensadores da Psicanálise e a Clínica da Infância. (Carga horária: 6h). , Centro de Estudos, Atendimento e Pesquisa da Infância e Adolescência, CEAPIA, Brasil.

2022 - 2022

Biossegurança em tempos da COVID-19. (Carga horária: 2h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2022 - 2022

Segurança no Atendimento Emocional Perinatal. (Carga horária: 3h). , Instituto MaterOnline, MATERONLINE, Brasil.

2021 - 2021

Os clássicos casos de Freud. (Carga horária: 6h). , Estudos Integrados de Psicoterapia Psicanalítica, ESIPP, Brasil.

2021 - 2021

Direitos Humanos da Criança e do Adolescente. (Carga horária: 20h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Curso de capacitação em abuso sexual infantil. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2021 - 2021

Primeira Infância Primeiro no PPA. (Carga horária: 25h). , Escola Nacional de Administração Pública, ENAP, Brasil.

2021 - 2021

Entrevistas iniciais - Passo a Passo. (Carga horária: 5h). , Centro de Saúde Vitalis, CSV, Brasil.

2021 - 2021

INSTALANDO, CUSTOMIZANDO E COMPREENDENDO AS FUNÇÕES BÁSICAS DO R. (Carga horária: 10h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

2019 - 2019

Contação de Histórias em Ambiente Hospitalar. (Carga horária: 45h). , Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência. (Carga horária: 60h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

2018 - 2018

Saúde Indígena. (Carga horária: 60h). , Universidade Aberta do SUS, UNA-SUS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Participação em eventos

Amor Saudável: Como identificar e lidar com os ciclos de violência dentro dos relacionamentos. 2021. (Outra).

As mulheres que inspiraram Freud: Revisitando Anna O.. 2021. (Outra).

Aula Aberta "Psicanálise no século XXI". 2021. (Outra).

Avaliação Psicológica: implicações da decisão do STF quanto ao uso e comércio de instrumentos restritos a psicólogos. 2021. (Outra).

Série de Rodas de Conversas sobre Atendimento Psicológico Online: Formação Online em Psicologia e Pesquisa de Práticas Psicológicas. 2020. (Outra).

Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade. Produção de Estudos sobre o Modelo Job-Demand Resources (JDR) em Interface com as Variáveis da Psicologia Positiva.. 2019. (Congresso).

VIII Jornada Acadêmica da Psicologia UFCSPA - Psicoeducação: disseminação do conhecimento e empoderamento social. 2019. (Outra).

XVII Semana Estadual do Bebê. 2019. (Encontro).

IV Mostra de TRabalhos de Ensino, Pesquisa e Extensão UFCSPA. 2018. (Outra).

Simpósio Inaugural da Liga de Psicologia Comportamental (LiPsiC) - Desafios na clínica: Desenvolvendo autonomia e Qualidade de vida. 2018. (Simpósio).

VII Jornada Acadêmica da Psicologia da UFCSPA: Psicologia para que(m)? Elitização e lacunas na formação. 2018. (Outra).

Produções bibliográficas

  • VAZQUEZ, A. C. S. ; BENTO, I. D. J. ; COSTA, P. V. . PRODUÇÃO DE ESTUDOS SOBRE O MODELO JOB-DEMAND RESOURCES (JDR) EM INTERFACE COM AS VARIÁVEIS DA PSICOLOGIA POSITIVA.. In: Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade, 2020, Porto Alegre. Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade, 2020.

  • ALMANSA, J. F. F. ; VAZQUEZ, A. C. S. ; DAHMER, A. ; BENTO, I. D. J. . A SAÚDE MENTAL EM UNIVERSITÁRIOS: O PAPEL DA GRATIDÃO E ESPERANÇA NA DIMINUIÇÃO DA ANSIEDADE. In: Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade, 2019, Porto Alegre. Anais do Congresso UFCSPA: conectando saúde e sociedade.

  • VINUEZA-SOLORZANO, A. M. ; ALMANSA, J. F. F. ; BASSO, C. ; AVILA, G. Z. ; BENTO, I. D. J. ; VAZQUEZ, A. C. S. . Burnout em profissionais da saúde na América Latina. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BENTO, I. D. J. ; GRZYBOWSKI, L. S. . PERFIL FAMILIAR DOS PARTICIPANTES DA POLÍTICA PÚBLICA PIM/RS: REFLEXÕES SOBRE AS REPERCUSSÕES NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENTO, I. D. J. ; BEDIN, L. M. ; COUTINHO, A. P. . Estratégias para a promoção de bem-estar subjetivo na adolescência: uma intervenção sobre Tempo Livre e Uso de Tecnologias. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • LUPINACCI, T. P. ; VAZQUEZ, A. C. S. ; BENTO, I. D. J. . INVESTIGAÇÕES SOBRE AUTENTICIDADE, ENGAJAMENTO E ADIÇÃO AO TRABALHO NO CONTEXTO DE TI. 2020. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BENTO, I. D. J. ; VAZQUEZ, A. C. S. ; COSTA, P. V. . PRODUÇÃO DE ESTUDOS SOBRE O MODELO JOB-DEMAND RESOURCES EM INTERFACE COM AS VARIÁVEIS DA PSICOLOGIA POSITIVA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Adaptação de Escalas sobre Demandas e Recursos de Trabalho e Relações com Construtos da Psicologia Positiva, Descrição: O presente projeto tem como objetivo central a produção de estudos aprofundados sobre as relações de quatro variáveis de vínculo laborais (burnout, engajamento, monotonia e adição no trabalho) com sete construtos da Psicologia Positiva (satisfação de vida, afetos positivos e negativos, esperança cognitiva, esperança disposicional, otimismo, autoeficácia e autoestima); em convergência com os estudos internacionais com base no modelo multidimensional Job-Demand Resources (JDR). Tais temas serão investigados em dois estudos quantitativos, no período de 60 meses. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Ingrid Danielle de Jesus Bento - Integrante / Ana Claudia Souza Vazquez - Coordenador / Paula Vargas da Costa - Integrante / LETIENE FERREIRA GANIZEU DA SILVA - Integrante / Andrea Vinueza Solórzano - Integrante / JOICE FRANCIELE FRIEDRICH ALMANSA - Integrante / Gabriel Machado Paz - Integrante / Flávio Ribeiro de Paiva - Integrante.

Prêmios

2022

Destaque de Sessão na VIII Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFCSPA, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - 2022

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Científica, vinculada ao projeto "Vulnerabilidade do desenvolvimento cognitivo infantil e características familiares: um estudo a partir dos participantes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM)", desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Saúde da Família (NESF/UFCSPA). Atividades realizadas: participação nas reuniões do grupo de pesquisa, colaboração na coleta e análise dos dados e apresentação em eventos e salões de iniciação científica.

2017 - 2021

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Auxiliar de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Auxiliar de Pesquisa

Outras informações:
Colaboradora no projeto de pesquisa "Adaptação de Escalas sobre Demandas e Recursos de Trabalho e Relações com Construtos da Psicologia Positiva" (NEPPOT/UFCSPA)

2019 - 2020

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 10

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica pelo CNPQ no Núcleo de Estudos em Psicologia Organizacional e do Trabalho (NEPOT), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, pelo período de 1 ano. Atividades realizadas: participação em reuniões e atividades do grupo de pesquisa em que se discute o panorama científico e prático da Psicologia Organizacional e do Trabalho em relação com a Psicologia Positiva, apoio na coleta e análise de dados decorrentes de pesquisas de mestrado realizadas no grupo, organização de questionários de pesquisa, treinamento em interpretação e escrita de resultados de pesquisa e apresentação em eventos científicos.

2019 - 2019

Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Vínculo: Monitoria Voluntária, Enquadramento Funcional: Monitoria Voluntária

Outras informações:
Monitoria voluntária realizada na disciplina Sociologia e Antropologia da Saúde do curso de Psicologia da UFCSPA.

2019 - 2021

Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia, Carga horária: 25

Outras informações:
Visitadora da Política Pública Primeira Infância Melhor (PIM-PIA), com a realização de atendimentos de modalidade individual e grupal para crianças de 0 a 5 anos, e gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Atuação voltada para a orientação de famílias no desenvolvimento de práticas parentais positivas e na estimulação ao desenvolvimento integral de suas crianças, além do fortalecimento de vínculos comunitários e de fomento ao acesso aos seus direitos sociais.

2021 - 2022

Centro de Saúde Vitalis

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Clínica, Carga horária: 16

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Atendimento clínico voltado para a abordagem psicanalítica, entrevista de triagem, acompanhamento terapêutico, seminário teórico integrativo, supervisão individual e em grupo e desenvolvimento de projetos de intervenções em saúde mental. Um dos projetos desenvolvidos teve como tema os ciclos de violência dentro dos relacionamentos e levou à organização de um evento online, aberto ao público em geral, promovido pela instituição.

2022 - 2022

Colégio Israelita Brasileiro

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia Escolar, Carga horária: 15

Outras informações:
Atividades desenvolvidas: Observação e acompanhamento de alunos nas rotinas escolares, levantamento de demandas e análise de necessidades, elaboração de intervenções considerando o currículo socioafetivo implementado pela instituição e as demandas levantadas, planejamento de atividades voltadas para o desenvolvimento de competências socioemocionais, execução de intervenções com as turmas atendidas e participação em supervisões e seminários de discussão.