Lucas de Souza
Atualmente é Mestre em Letras Vernáculas (área de Língua Portuguesa) pela UFRJ; especializando em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS e graduado em Letras - Português/Inglês pelo Centro Universitário Geraldo di Biase - UGB/FERP. Professor nas SMEs de Mendes e Pinheiral/RJ; e ex-professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RJ) de Volta Redonda. Tutor de Redação no Pré-Vestibular Social da fundação CECIERJ no Polo Resende desde 2020. É ex-bolsista do programa Residência Pedagógica no Instituto de Educação Prof. Manuel Marinho, em Volta Redonda. Pesquisador voltado para os processos cognitivos no discurso e na construção gramatical; além de interessado em interfaces como a prosódia e a pragmática em construções discursivas.
Informações coletadas do Lattes em 18/08/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)
2022 - 2024
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise socioconstrucionista de [sei] e [aham sei]: a prosódia na percepção de efeitos de sentido, Ano de Obtenção: 2024
Marcia dos Santos Machado Vieira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em andamento em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas
2024 - Atual
Graduação em Letras - Português e Inglês
2018 - 2021
Fundação Educacional Rosemar Pimentel
Título: As estratégias de indeterminação do sujeito no ensino de gramática
Orientador: Juliana Barros Nespoli
Graduação interrompida em 2016 em Comunicação Social - Jornalismo
2015 - Atual
Centro Universitário de Volta Redonda, UniFOA
Ano de interrupção: 2016
Formação complementar
2020 - 2020
Extensão universitária em A atividade do revisor de textos considerada sob as perspectivas dialógica. (Carga horária: 8h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Extensão universitária em Leitura, Análise e Método: A Literatura de Anton Tchekhov e Liev Tolstói. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2020 - 2020
Jorge Amado e o Romance de 30. (Carga horária: 12h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2020 - 2020
Revisão de textos literários. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Ensino de Língua Portuguesa. (Carga horária: 55h). , Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2019 - 2019
Extensão universitária em Avaliação Textual: Análises e Propostas. (Carga horária: 60h). , Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
Participação em eventos
21 SEDITA UFRJ. 2023. (Seminário).
2 Congresso Internacional do PPGLEV UFRJ. 2023. (Congresso).
I SEMINÁRIO DE VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA DO RIO DE JANEIRO,. 2023. (Seminário).
Semana Acadêmica de Letras UGB 2023. 2023. (Encontro).
1 Congresso PREDICAR em rede: variação, metodologia e ensino (UFRJ). 2022. (Congresso).
X Simpósio de Pesquisa e de Práticas Pedagógicas do UGB.AS ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise de produções escritas. 2022. (Simpósio).
IX SIMPÓSIO DE PESQUISA E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO UGB.As relações históricas de servidão e exploração laboral em O Primo Basílio, de Eça de Queirós. 2021. (Simpósio).
IX SIMPÓSIO DE PESQUISA E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO UGB.Os saberes gramaticais no ensino de Língua Portuguesa: Da graduação ao ensino básico. 2021. (Simpósio).
XVI Jornada da Iniciação Científica UGB Ferp (JORNIC).O ENSINO DA INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO: ANÁLISE E PROPOSTA DIDÁTICA. 2021. (Outra).
Círculo de Leitura - "Hibisco Roxo" de Chimamanda Ngozi Adichie.Círculo de Leitura - "Hibisco Roxo" de Chimamanda Ngozi Adichi. 2020. (Oficina).
XV Jornada da Iniciação Científica (JORNIC) UGB FERP. O SUJEITO INDETERMINADO NO ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 2020. (Exposição).
XV Jornada da Iniciação Científica (JORNIC) UGB FERP. AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DE SERVIDÃO E EXPLORAÇÃO LABORAL EM O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS. 2020. (Exposição).
XIV Jornada da Iniciação Científica (JORNIC) UGB FERP. O Déficit de Conhecimentos Básicos em Português dos Discentes do Curso Normal: Uma Experiência PIBID. 2019. (Exposição).
IX COLÓQUIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO UniFOA. Redes Sociais como ferramenta de apoio e divulgação para o Jornalismo. 2015. (Exposição).
Participação em bancas
LACERDA, N. A.;SOUZA, L.; TRAVASSOS, P. F.. ESTRÁTEGIAS DE LEITURA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESENVOLVIMENTO PARA O ALUNO LEITOR. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
LACERDA, N. A.;SOUZA, L.; TRAVASSOS, P. F.. CONTRIBUIÇÕES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PERSPECTIVA DOS DOCENTES. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Federal do Piauí.
Produções bibliográficas
-
SOUZA, L. . Herdeiras do mar, de Mary Lynn Bracht: memória, trauma e dominação política do corpo feminino. REVISTA GARRAFA (PPGL/UFRJ) , v. 21, p. 54-65, 2024.
-
SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. ; NESPOLI, J. B. . As estratégias de indeterminação do sujeito no ensino de gramática. Caderno de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias , v. 4, p. 43-60, 2023.
-
SOUZA, LUCAS DE ; ALVES, SARAH DE ARAÚJO . Análise argumentativa de um debate político televisionado no segundo turno para governador do Rio de Janeiro. EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 22, p. 76-91, 2022.
-
SOUZA, L. ; MELLO, M. C. N. . O déficit de conhecimentos básicos em português dos discentes do Curso Normal: uma experiência no Pibid. REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA (RIO DE JANEIRO) , v. 20, p. 1-2, 2020.
-
SOUZA, LUCAS DE ; NESPOLI, J. B. ; FERREIRA, B. S. R. . O ENSINO DA VARIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO: DESENVOLVENDO PROPOSTAS. In: I Seminário de Variação e Mudança Linguística ? UFRJ, 2023, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMOS I Seminário de Variação e Mudança Linguística ? RJ I SVML-RJ, 2023. v. 1. p. 36-37.
-
FERREIRA, B. S. R. ; SOUZA, L. ; NESPOLI, J. B. . AS ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma Análise de Produções Escritas. In: X Simpósio de Pesquisas e de Práticas Pedagógicas do UGB, 2022, Volta Redonda. ANAIS do X Simpósio de Pesq. e de Práticas Pedagógicas do UGB | 25/01 a 28/01/22. Volta Redonda: UGB FERP, 2022. v. 10. p. 1-1.
-
COSTA, Elisa Andrade ; SOUZA, L. ; SILVA, N. C. . AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DE SERVIDÃO E EXPLORAÇÃO LABORAL EM O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS. In: IX SIMPÓSIO DE PESQUISAE DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO UGB, 2021, Volta Redonda. ANAIS do IX Simpósio de Pesq. e de Práticas Pedagógicas do UGB. Volta Redonda: Centro Universitário Geraldo di Biase, 2021. v. 9. p. 1-1.
-
SOUZA, L. ; CAROLINO, J. B. S. ; COUTINHO, R.E.T. . Redes Sociais como ferramenta de apoio e divulgação para o Jornalismo. In: IX COLOQUIO TECNICO-CIENTÍFICO UNIFOA, 2015, VOLTA REDONDA - RJ. ANAIS DO IX COLÓQUIO TÉCNICO-CIENTÍFICO DO UniFOA, 2015.
-
SOUZA, LUCAS DE . Constructional change, variation and stabilization in [sei] and [aham sei] as disbelief answers in Brazilian Portuguese. DIADORIM (RIO DE JANEIRO) , 2024.
-
NESPOLI, J. B. ; SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. . O ensino da variação das estratégias de indeterminação do sujeito: desenvolvendo propostas. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, L. . O verbo saber em construções de descrença no Português Brasileiro: uma análise socioconstrucionista. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. . Estratégias de indeterminação do sujeito no ensino gramatical. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NESPOLI, J. B. ; FERREIRA, B. S. R. ; SOUZA, L. . AS ESTRATÉGIAS DE INDETERMINAÇÃO DO SUJEITO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Uma análise de produções escritas. 2022. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
COSTA, Elisa Andrade ; SOUZA, L. ; SILVA, N. C. . As relações históricas de servidão e exploração laboral em O Primo Basílio, de Eça de Queirós. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
NESPOLI, J. B. ; SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. . Os saberes gramaticais no ensino de Língua Portuguesa: Da graduação ao ensino básico. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. ; NESPOLI, J. B. . O ensino da indeterminação do sujeito: análise e proposta didática. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
SOUZA, L. ; FERREIRA, B. S. R. ; NESPOLI, J. B. . O SUJEITO INDETERMINADO NO ENSINO DE GRAMÁTICA: UMA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L. ; SILVA, N. C. ; ANDRADE, E. C. . AS RELAÇÕES HISTÓRICAS DE SERVIDÃO E EXPLORAÇÃO LABORAL EM O PRIMO BASÍLIO, DE EÇA DE QUEIRÓS. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L. ; MELLO, M. C. N. . O Déficit de Conhecimentos Básicos em Português dos Discentes do Curso Normal: Uma Experiência PIBID. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
CAROLINO, J. B. S. ; SOUZA, L. ; COUTINHO, R.E.T. . Redes Sociais como ferramenta de apoio e divulgação para o Jornalismo.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
SOUZA, L. ; MELLO, M. C. N. . O déficit de conhecimentos básicos em português dos discentes do Curso Normal: uma experiência no Pibid. RIO DE JANEIRO: REVISTA EDUCAÇÃO PÚBLICA, 2020 (Relato de Experiência).
Prêmios
2023
Classificação em 6 lugar para Professor de Português, Prefeitura Municipal de Pinheiral.
2022
Classificação em 5 lugar para Professor de Português, Prefeitura Municipal de Mendes - RJ.
2020
1 lugar no Processo Seletivo para Tutor de Redação PVS CEDERJ Polo Piraí, Fundação CECIERJ.
2020
Menção Honrosa pelo trabalho "O sujeito indeterminado no ensino de gramática: Uma análise de materiais didáticos", UGB Ferp.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Carga horária: 20
2024 - Atual
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutor de Redação no Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ Polo Resende.
2021 - 2022
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutor de Redação no Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ Polo Resende
2020 - 2021
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor de Redação, Carga horária: 8
Outras informações:
Tutor de Redação no Pré-Vestibular Social da Fundação CECIERJ Polo Piraí.
2022 - 2022
SENAI - Departamento Regional do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 32
Outras informações:
Disciplina ministrada: Leitura e Comunicação
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de MendesVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa (que inclui Literatura e Produção Textual) para as turmas do segundo segmento do Ensino Fundamental.
2018 - 2022
Prefeitura Municipal de Barra do PiraíVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Funcionário Público, Carga horária: 20
2018 - 2019
Prefeitura Municipal de Volta RedondaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor de Inglês, Carga horária: 6
Outras informações:
Professor de Inglês - Curso Livre - UNIPOP Volta Redonda.
2020 - 2022
Fundação Educacional Rosemar PimentelVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Residente Pedagógico, Carga horária: 8
Outras informações:
Participante do programa Residência Pedagógica; financiado pela CAPES. Atuante no Instituto de Educação Professor Manuel Marinho em Volta Redonda/RJ.
2018 - 2020
Fundação Educacional Rosemar PimentelVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 8
Outras informações:
Participante do PIBID, Programa que fomenta a formação de professores com incentivo à docencia, financiado pela CAPES, atuante no Colégio Estadual Baldomero Barbará - Barra Mansa/RJ.
2022 - 2022
Plataforma Redigir A+Vínculo: Prestador de Serviços Autônomo, Enquadramento Funcional: Corretor de Redações, Carga horária: 16
Outras informações:
Correções de redações no modelo ENEM e gêneros variados para o Ensino Médio.
2023 - Atual
Prefeitura Municipal de Pinheiral, PM/PinheiralVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20
Outras informações:
Professor de Língua Portuguesa/Produção de texto no segundo segmento do Ensino Fundamental.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Lucas de Souza e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?