Pedro Henrique Ferreira da SIlva

Possui graduação em Física Licenciatura pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL/2022). Participante do Programa Instituional de Bolsa de Iniciação Científica - PIBIC (2020-2021). Participante do programa de Mediação Virtual (2021). Participante do programa de Extensão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) pelo Instituto Federal do Espirito Santo (IFES)(2021-2022); Por fim, realizando uma pós-graduação (Lato Sensu) em metodologias aplicadas no ensino de ciências e matemática e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF)

Informações coletadas do Lattes em 23/03/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Ensino de Física

2023 - Atual

Universidade Federal de Alagoas
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Geraldo Alves Sobral Junior

Especialização em Metodologias aplicadas no ensino de ciências e matemática

2022 - 2024

Instituto Federal de Alagoas - Campus Murici
Título: Sequência didática para o ensino da queda livre dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPython
Orientador: Alex Emanuel Barros Costa

Graduação em Física

2018 - 2022

Instituto Federal de Alagoas
Título: A queda dos corpos e sua aprendizagem por alunos do ensino médio de uma escola pública estadual de Alagoas
Orientador: Frederico Salgueiro Passos

Ensino Médio (2º grau)

2016 - 2017

Colégio da Polícia Militar (AL)

Formação complementar

2022 - 2022

Colaboração, diálogo e o desafio de inovar. (Carga horária: 4h). , Sociedade Brasileira de Física, SBF, Brasil.

2022 - 2022

EDUCAÇÃO ATRAVÉS DA INTERNET. (Carga horária: 40h). , Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, IFSUL, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Libras

Fala Pouco.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - 2021

    Laboratório didático de física baseado em arduino, Descrição: O objetivo do projeto é desenvolver novos experimentos para o ensino de física que possam contribuir para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por parte dos alunos. Para isto, utilizaremos a plataforma Arduino juntamente com smartphones. O ambiente Arduino disponibiliza diversos sensores físicos que podem ser utilizados para explorar nosso ambiente, já os smartphones fornecem uma plataforma de software flexível, poderosa e quase onipresente para a maioria dos estudantes brasileiros. Pretendemos unir o melhor desses dois mundos em torno de uma causa comum: tornar o ensino de física mais atrativo e efetivo para jovens estudantes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Pedro Henrique Ferreira da Silva - Integrante / Geraldo Alves Sobral Júnior - Coordenador.

Histórico profissional

Experiência profissional

2021 - 2022

Instituto Federal de Alagoas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador Virtual, Carga horária: 8

Atividades

  • 01/2021

    Extensão universitária , Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió.,Atividade de extensão realizada, Desenvolvimento dos experimentos didáticos utilizados nas oficinas com alunos da rede pública, assim como, acompanhamento das atividades com orientações aos alunos..

2022 - 2023

Colégio IEP

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 18

2023 - 2023

Colégio Santíssimo Rei

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

2021 - Atual

Ramilton Batinga cursos

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 14

2023 - Atual

Escola Nossa Senhora do Amparo

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 9