Madelaine Santos Lopes

Graduanda em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa, Língua Alemã e suas Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora e bolsista BIC UFRGS no projeto de iniciação científica coordenado pela Profa Drª Alena Ciulla intitulado A referência - uma perspectiva a partir de Benveniste. Durante a graduação, atuou como monitor da disciplina de Leitura e Produção Textual. Atualmente, é professora de redação no Projeto Educacional Alternativa Cidadã.

Informações coletadas do Lattes em 13/05/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Letras - Português e Alemão

2017 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2014

Centro de Ensino Pastor Dohms

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Ciclo de Debates sobre a Linguagem (CIDEL). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Organização de eventos

LOPES, M. S. . Semana de Letras/UFRGS 2018: Múltiplas Vozes. 2018. (Outro).

Participação em eventos

Salão UFRGS: SIC - XXXI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019.Um estudo do texto argumentativo, a partir da noção de sequências e prototipia. 2019. (Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Um estudo do texto argumentativo, a partir da noção de sequências e prototipia, Descrição: Neste projeto, propõe-se a reflexão sobre a realização de sentido em produções de texto, a partir da noção de sequências, conforme a proposta de Jean-Michel Adam, um dos principais autores representantes da Linguística Textual. Este autor se fundamenta em Émile Benveniste, definindo texto como enunciado-proposição. Tal estudo se apoia na obra "Textos: tipos e protótipos", em que, como recorte de pesquisa, selecionou-se a sequência argumentativa ao estudar a sequência argumentativa e, portanto, quais operações estão em jogo para argumentar, tendo em vista a proposta de um caminho, que pode ser desenvolvido por alunos e professores, na tarefa de leitura e produção de textos em diversos gêneros que envolvam a persuasão, a crítica, a discussão de ideias e a assunção de um posicionamento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Madelaine Santos Lopes - Integrante / Alena Ciulla - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Letras. , UFRGS - Campus do Vale, Agronomia, 91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33166699

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de iniciação científica BIC (Pró-Reitoria de Pesquisa - UFRGS (PROPESQ) no projeto "A referência - uma perspectiva a partir de Benveniste" coordenado pela Profa. Dra. Alena Ciulla.

2018 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor acadêmico, Carga horária: 20

Outras informações:
Monitor acadêmico da disciplina de Leitura e Produção Textual, ministrada pela professora Alena Ciulla no primeiro semestre de 2018.

2018 - Atual

Projeto Educacional Alternativa Cidada

Vínculo: Trabalho voluntário, Enquadramento Funcional: Professor de redação

2019 - Atual

Me Salva!

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora/Corretora de redação