Lívia Barbosa da Silva

Graduada em Licenciatura Plena em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Foi professora voluntária em 2019 no pré-vestibular Gradação da Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora voluntária em 2020 no Pré Vestibular Evolução com aulas online. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco desenvolvendo o projeto "A concordância nominal de número e gênero em redações escolares de alunos pernambucanos e caboverdianos" sob orientação da professora Doutora Cláudia Roberta Tavares Silva Entre 2019 e 2021. Foi residente bolsista do Programa Residência Pedagógica sob orientação do professor Doutor Ewerton Ávila dos Anjos Luna.Foi professora de língua portuguesa na Escola Reluzir (Recife - PE) entre novembro de 2021 e junho de 2022 e professora de produção textual no Colégio Dom Leão (Jaboatão dos Guararapes - PE) entre outubro de 2021 e dezembro de 2022.Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio CMI (Jaboatão dos Guararapes); professora de língua espanhola no Colégio LOGOS (Recife - PE) e corretora de redações no Aprova Total de forma remota.

Informações coletadas do Lattes em 17/09/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

2018 - 2023

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Título: O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE PERFIS QUE PROPÕEM APROVAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM
Orientador: Herica Karina Cavalcanti de Lima

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Comunicação para TODOS: recursos e ferramentas de acessibilidade. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Literatura Juvenil Contemporânea. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Participação em eventos

II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM. O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE PERFIS QUE PROPÕEM APROVAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM. 2022. (Congresso).

CONEIL - Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem. A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NA LÍNGUA FALADA DO PORTUGUÊS CABOVERDIANO. 2020. (Congresso).

III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários II Encontro de Pedagogia. 2020. (Outra).

SILCE - Seminário Interdisciplinar Linguagens, Culturas e Educação. 2020. (Seminário).

Letramentos para Cidadania (LECID). 2019. (Simpósio).

Memória e Imaginário da Literatura Brasileira e Africana (MILBA). 2019. (Seminário).

GELNE. 2018. (Congresso).

Gramática e Texto na Escola UFPE. 2018. (Outra).

Memória e Imaginário da Literatura Brasileira e Africana (MILBA). 2018. (Seminário).

Semana de Letras UFRPE. 2018. (Outra).

Produções bibliográficas

  • SILVA, L. B. ; TAVARES SILVA, C. R. . A CONCORD NCIA NOMINAL DE GÊNERO NA LÍNGUA FALADA DE ESTUDANTES CABOVERDIANOS DA UNILAB-CE. Revista Encontros de Vista, Recife, p. 1 - 12, 29 abr. 2021.

  • SILVA, L. B. ; LIMA, H. K. C. . O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ESTUDO DE PERFIS QUE PROPÕEM BOM DESEMPENHO NA REDAÇÃO DO ENEM. In: Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem, 2022. Anais do II Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem. Campina Grande, PB: Realize Eventos Científicos e Editora Ltda. v. 2. p. 176-185.

  • SILVA, L. B. ; TAVARES SILVA, C. R. . A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO NA LÍNGUA FALADA DO PORTUGUÊS CABOVERDIANO. In: Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem, 2020, Campina Grande. Anais do Congresso Nacional em Estudos Interdisciplinares da Linguagem. Campina Grande: Editora Realize, 2020. v. 1. p. 1-12.

  • SILVA, L. B. ; LIMA, H. K. C. . O USO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: ANÁLISE DE PERFIS QUE PROPÕEM APROVAÇÃO NA REDAÇÃO DO ENEM. 2022. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

SILVA, L. B. . A concordância nominal de número e gênero em redações escolares de alunos pernambucanos e caboverdianos.. 2019. (Relatório de pesquisa).

Prêmios

2021

Menção Honrosa pelo trabalho A CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO E GÊNERO EM REDAÇÕES ESCOLARES DE ALUNOS PERNAMBUCANOS E CABOVERDIANOS, 25ª Jornada de Iniciação Científica da FACEPE.

Histórico profissional

Experiência profissional

2022 - Atual

Colégio Logos

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Espanhola, Carga horária: 2

2021 - 2022

Colégio Dom Leão

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Produção Textual, Carga horária: 8

2023 - Atual

Colégio Mundo da Imaginação

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20