Esmeralda Figueira Queiroz
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília com estudos e pesquisa no eixo do letramento e formação de professores com foco na sociolinguística e surdez. Mestra em Educação pela Universidade de Brasília com estudos na área do desenvolvimento atípico - surdez. Especialista em Educação Especial (UnB). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UnB). Pedagoga com habilitação em Magistério e Orientação Educacional. Tem experiência na educação de estudantes deficientes intelectuais e na educação de surdos e deficientes auditivos; no ensino superior e pós-graduações com a formação de professores e psicopedagogos. Como docente da Secretaria de Educação do Distrito Federal foi cedida ao Centro de Educação da Audição e Linguagem - CEAL Ludovico Pavoni, trabalhou no CAS- Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, com atendimento educacional especializado (AEE) a estudantes surdos em início de escolarização e com a formação continuada de professores. Atuou no AEE em Sala de Recursos Específica para Surdez e Deficiência Auditiva. Foi Pedagoga da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem. Atuou na clínica psicopedagógica com atendimento a crianças e adolescentes com NEE e com dificuldades de aprendizagem. É Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins - Araguaína, no curso de Letras. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Linguagem, Educação e Sustentabilidade - Grupo LES/UFT (CNPq), do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Surdez - GEPeSS/UFRJ (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Formação de Professores (de) Surdos - GPFPS/INES(CNPq). Áreas de interesse: educação especial e educação inclusiva, atendimento educacional especializado, português como L2 para surdos, Libras, bilinguismo do surdo, surdez, deficiência auditiva, transtornos específicos funcionais de aprendizagem, linguagem, alfabetização, letramento, dificuldades de aprendizagem, aquisição de conceitos, formação de professores, teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano e pedagogia histórico-crítica.
Informações coletadas do Lattes em 24/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Educação
2009 - 2013
Universidade de Brasília, UnB
Título: Contribuições da Sociolinguística Educacional à formação do professor alfabetizador/letrador de alunos surdos
Orientador: Stella Maris Ricardo de Figueiredo Bortoni
, Ano de obtenção: 2013. Palavras-chave: sociolingüística, formação de professor, surdez; alfabetização; letramento.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de surdos. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Sociolingüística.
Mestrado em Educação
2006 - 2008
Universidade de Brasília, UnB
Título: A escrita inicial de uma criança surda com implante coclear
, Ano de Obtenção: 2008.Celeste Azulay Kelman.Palavras-chave: escrita; surdez; implante coclear; educação bilingüe.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL / Especialidade: Deficiencia Auditiva.
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional
2014 - 2015
Universidade de Brasília, UnB
Título: Metas de intervenção psicopedagógica e processos de aquisição de conceitos escolares com uma criança com surdocegueira
Orientador: Maria Helena Fávero
Especialização em Educação Especial: Deficiência Mental
1993 - 1994
Universidade de Brasília, UnB
Título: A importância da família na educação precoce do deficiente mental
Orientador: Isolda de Araújo Günther
Graduação interrompida em 1992 em Psicologia
1991 - Atual
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Ano de interrupção: 1992
Graduação em Pedagogia
1988 - 1991
Centro Universitário de Brasília, UniCEUB
Título: A educação do superdotado no Distrito Federal
Formação complementar
2021 - 2021
Introdução às relações étnico raciais na universidade I. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2021 - 2021
Metodologias educacionais inovadoras. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2021 - 2021
Inovação e Modelagem de Práticas Transformadoras. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2018 - 2018
Desenvolvimento Humano, Aprendizagem e Transtornos Funcionais Específicos. (Carga horária: 80h). , Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2014 - 2014
Distúrbio do Processamento Auditivo Central - DPAC. (Carga horária: 60h). , Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e At. Pessoas com Surdez, CAS, Brasil.
2013 - 2014
Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para alunos surdos. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
2013 - 2013
Dislexia. (Carga horária: 4h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2013 - 2013
Neuroplasticidade e bilinguismo/aprendizagem de L2. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Libras - Nível III. (Carga horária: 120h). , Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal, APADA, Brasil.
2011 - 2011
Libras em Contexto. (Carga horária: 120h). , Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal, APADA, Brasil.
2011 - 2011
Formação inicial de prof. para a escola inclusiva. (Carga horária: 30h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2010 - 2010
Contr. da Socioling. Interac. e Variac. para o alf. , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.
2009 - 2009
Leitura, Criatividade e Surdez. (Carga horária: 60h). , Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2009 - 2009
Libras em Ação. (Carga horária: 60h). , Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, EAPE, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em LIBRAS no verão da UnB. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2008 - 2008
Educação de Surdos: inclusão e bilinguismo. (Carga horária: 4h). , Associação de Pais e amigos de Deficientes Auditivos, APADA/DF, Brasil.
2008 - 2008
A Educação do Surdo no Chile. (Carga horária: 4h). , Escola para Crianças Surdas Rio Branco, IRB, Brasil.
2008 - 2008
Desordem no Processamento Auditivo Central - DPAC. (Carga horária: 60h). , Escola de Aperfeiçoamento de Professores, EAP, Brasil.
2007 - 2007
Contribuição sócio-histórica no Ensino de PNE. (Carga horária: 6h). , Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
2006 - 2006
Criatividade no trab. pedag. no Ensino Superior. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2006 - 2006
Educ. dialógica e polifonica na persp.de Bakhtin. (Carga horária: 6h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2005 - 2005
Surdocegueira. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2005 - 2005
Linguagem e Gesto. (Carga horária: 8h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
1993 - 1993
Educação Precoce. (Carga horária: 180h). , Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, EAP, Brasil.
1993 - 1993
Proposta Pedagógica. (Carga horária: 80h). , Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, EAP, Brasil.
1992 - 1993
Deficiencia Mental. (Carga horária: 180h). , Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, EAP, Brasil.
1991 - 1991
Deficiencia Auditiva. (Carga horária: 180h). , Escola de Aperfeiçoamento de Pessoal, EAP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: EDUCAÇÃO ESPECIAL/Especialidade: Deficiencia Auditiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: MAGISTÉRIO.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: MAGISTÉRIO/Especialidade: Fundamentos da Educação Inclusiva.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Organização e Política da Educação Brasileira.
Organização de eventos
QUEIROZ, E. F. . Seminário do CAS Brasília - Educação Bilíngue. 2017. (Outro).
QUEIROZ, E. F. ; FAVERO, M. H. . II Colóquio Internacional de Psicologia do Conhecimento. 2015. (Outro).
Participação em eventos
A vida na comunidade indígena sendo indígena surda. 2021. (Outra).
Simpósio Internacional Língua(gem), Ação e Reflexão: novas perspectivas em ensino e em pesquisa e. 2021. (Simpósio).
1 Congresso Transdisciplinar Portugal/Brasil sobre o Bebê. O desenvolvimento da linguagem em crianças CODA's - implicações do aspecto cultural. 2018. (Congresso).
Seminário Educação de Surdos no Centro Oeste: Políticas e Práticas em Foco. 2018. (Seminário).
A voz na psicanálise e na arte. 2016. (Seminário).
Mesa Redonda: Bilinguismo para Surdo no Contexto Escolar.Surdez e Bilinguismo. 2016. (Encontro).
V Encontro em comemoração ao dia nacional do surdo.O ensino de português para surdos: desafios e possibilidades para uma trajetória de sucesso. 2016. (Encontro).
X Encontro Nacional de Aquisição de Linguagem e IV Encontro Internacional de Linguagem. O papel da língua de sinais no desenvolvimento de criança surrda com hipótese de autismo. 2016. (Congresso).
Seminário Internacional Austrália-Brasil: Os desdobramentos atuais da obra de Vigotsky s os. 2014. (Seminário).
IV Dia de Formação da Educação Infantil - Inclusão em Movimento. Recursos Pedagógicos na educação do aluno surdo. 2013. (Exposição).
Simpósio Interamericano de Psicologia. Jogo simbólico em brincadeira de crianças surdas - uma análise a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento humano. 2013. (Congresso).
VIII Congresso Internacional da ABRALIN. Que lugar as práticas de ;letramento ocupam na escolarização inicial da criança surda?. 2013. (Congresso).
Estudantes com necessidades especiais: singularidades e desafios na prática pedagógica inclusiva. 2012. (Simpósio).
VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Sociolinguística Educacional e o professor alfabetizador/letrador de surdos - uma formação necessária. 2011. (Congresso).
VII Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2011. (Congresso).
I Seminário Nacional de alfabetização e Letramento: oralidade e escrita em suas múltiplas dimensões.Letramento e bilinguismo: tecendo olhares sobre a educação inicial de crianças surdas. 2010. (Seminário).
XV Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. A gênese de um processo bilíngue em uma criança surda com paralisia cerebral. 2010. (Congresso).
XII Congresso Internacional de Humanidades Palavra e Cultura na América Latina. Primeiras aproximações de crianças surdas com paralisia cerebral com o mundo do letramento. 2009. (Congresso).
2nd International Conference on Special Education. Signs of resilience in writing acquisition of a child with cochlear implant.. 2008. (Congresso).
9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED Centro-Oeste. Um olhar sobre a inclusão de Vítor: uma criança surda com implante coclear.. 2008. (Congresso).
Congresso internacional de Educação para Surdos, Bilingüismo - Práticas e Perspectivas. A importância do bilingüismo na educação de crianças com surdez moderada e severa. 2008. (Congresso).
Curso de Extensão - SURDEZ: COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO..Comunicação e Linguagem: próteses e implantes. 2007. (Seminário).
Forum Internacional de Educación Especial. Roots of writing: unique process of a deaf child with cochlear implant. 2007. (Congresso).
II Semana Acadêmica da FAE.SURDEZ E LINGUAGEM. 2007. (Seminário).
IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Implicações do implante coclear no processo de aquisição da escrita de uma criança surda. 2007. (Congresso).
Surdez em foco.Sinais de resiliência: a escrita inicial de uma criança surda com implante coclear.. 2007. (Outra).
VI Congresso Internacional e XII Seminário Nacional- INES 150 anos no Cenário da Educação Brasileira. Língua de Sinais e Implante Coclear no processo de construção da escrita. 2007. (Congresso).
Audição: primeira via para a construção da linguagem oral na criança deficiente auditiva. 2006. (Seminário).
ENDIPE. A metodologia dialógica e a ressignificação do cotidiano produzindo saberes e conhecimentos em crianças surdas. 2006. (Congresso).
I Encontro Nacional Letras/Libras.Libras e implante coclear: pólos necessariamente opostos?. 2006. (Encontro).
III Curso do Programa "Aprendendo a Escutar". 2006. (Seminário).
IV Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).
IV Encontro de Educadores da Região Centro-Oeste. 2006. (Encontro).
IV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação.A construção da escrita por uma criança surda com implante coclear. 2006. (Encontro).
ENDIPE. 2005. (Congresso).
II Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2005. (Congresso).
II Encontro da associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. 2005. (Encontro).
IV Congresso Internacional da ABRALIN. 2005. (Congresso).
III Encontro de Educação da Região centro-Oeste. 2004. (Encontro).
Participação em bancas
SILVA, R. A. P.;QUEIROZ, E. F.; SILVA, C. N. N.; GONTIJO, S. B. F.. O ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa como segunda língua da pessoa surda: um estudo de caso. 2021. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; SILVA, R. A. P.; SILVA, C. N. N.. O ensino da modalidade escrita da Língua Portuguesa para alunos surdos do Instituto Federal de Brasília. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT) - Instituto Federal de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; CAMPOS, P. X. M.. Desafios e perspectivas sobre a inclusão escolar de pessoas com deficiência. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; CAMPOS, P. X. M.. A concepção de inclusão na perspectiva de professores e coordenadores de Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; CAMPOS, P. X. M.. (In)disciplina no Ensino Médio- um diagnóstico para reflexões e intervenções por meio do espaço da coordenação pedagógica. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; NASCIMENTO, F. A. A. C.. Desafios do aluno surdo oralizado em sala de aula. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; NASCIMENTO, F. A. A. C.. A perspectiva dos profissionais sobre a educação dos surdos no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
QUEIROZ, E. F.; NASCIMENTO, F. A. A. C.. Inclusão na surdez- uma experiência de sucesso no Ensino Médio. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof. do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília.
Almeida, C. S. de;QUEIROZ, E. F.; Rodrigues, W.. O ensino remoto no período da pandemia do Covid 19: reflexões a partir do curso de Letras da Universidade Fedderal do Tocantins. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
LIMA, E. B. S.;QUEIROZ, E. F.; Almeida, C. S. de. A importância da literatura nos anos finais do ensino fundamental. 2023.
Rodrigues, W.;QUEIROZ, E. F.; Almeida, C. S. de. Como chegamos até aqui? As salas de AEE na história da educação para pessoas com desenvolvimento atípico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
Almeida, C. S. de;QUEIROZ, E. F.; Rodrigues, W.. A Didática como elemento importante da prática de ensino do professor. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
BORGES, T. P.; LEITE, J. de D.;QUEIROZ, E. F.QUEIROZ, E. F.. A Percepção das Emoções nos Memoriais de Estágio dos Discentes do Curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.
BORGES, T. P.; Vieira, M. M. C.;QUEIROZ, E. F.QUEIROZ, E. F.. A incidência do medo de falar em público no curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins Câmpus de Araguaína. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.
Rodrigues, W.; BORGES, T. P.;QUEIROZ, E. F.. Quando a resistência e o corpo subvertem as falácias sociais: Vogue como forma de libertação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
BORGES, T. P.;QUEIROZ, E. F.; Rodrigues, W.. As (im)possibilidades durante o ensino remoto em uma escola estadual no município de Muricilândia no estado do Tocantins: o olhar dos discentes. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
LIMA, E. B. S.;QUEIROZ, E. F.; Melo, M. A.. Representações do racismo na obra Reinações de Narizinho de Monteiro Lobato. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
BORGES, T. P.; Rodrigues, W.;QUEIROZ, E. F.. Histórias de sofrimento em função do trabalho docente de egressos do curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
BORGES, T. P.;QUEIROZ, E. F.; Rodrigues, W.. O ensino remoto durante a pandemia para uma mãe-estudante do curso de Letras da Universidade Federal do Norte do Tocantins. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
GUERRA, M. M.; PEREIRA, R. A.;QUEIROZ, E. F.. Desafios e atuação docente na sala de recursos multifuncionais em uma escola da rede pública estadual da cidade de Tocantinópolis/TOal ESTADUAL DA CIDADE DE TOCANTINÓPOLIS/TO. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
Rodrigues, W.;QUEIROZ, E. F.; Melo, M. A.. Considerações sobre a letra da música "Aterceira margem do rio" como reatualização da obra homônima de João Guimarães Rosa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.
Rodrigues, W.;QUEIROZ, E. F.; Melo, M. A.. Algumas Contribuições da Literatura Infantil na Educação Escolar: O caso do livro 'A pontinha menorzinha do enfeitinho do cabo da colherzinha de café". 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Tocantins.
FURTADO, L. R. P.;QUEIROZ, E. F.; COSTA, P. V.;QUEIROZ, E. F.. O uso da cibercultura no ensino da língua portuguesa. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Tocantins.
NASCIMENTO, F. A. A. C.;QUEIROZ, E. F.. O ensino da língua portuguesa na sala de recurso multifuncional. 2011 - Centro Universitário do Distrito Federal.
NASCIMENTO, F. A. A. C.;QUEIROZ, E. F.; BATISTA, E. A.. Práticas educacionais na inclusão de uma aluna surdacega pré linguística. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português-Inglês) - Centro Universitário do Distrito Federal.
KELMAN, C. A.; SAMPAIO, A. L. L.;QUEIROZ, E. F.. O processo de inclusão de um aluno com implante coclear no contexto do Bloco Inicial de Afabetização. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
KELMAN, C. A.; SAMPAIO, A. L. L.;QUEIROZ, E. F.. A aquisição da linguagem e da escrita de crianças com implante coclear. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade de Brasília.
Vieira, M. M. C.; Rodrigues, W.;QUEIROZ, E. F.. Seleção Simplificada para professor substituto - Libras. Edital 23/2021. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
CASTIGLIONI, A. C.; OLIVEIRA, L. R. P. F.;QUEIROZ, E. F.. Seleção Simplificada de Professor Substituto - Edital 063/2021 Copese-UFT. 2021. Universidade Federal do Tocantins.
Mateus, A.L.M.; FONSECA, V. N. S.;QUEIROZ, E. F.QUEIROZ, E. F.. Concurso para professor efetivo do curso de Letras. Edital 2019.2. 2020. Universidade Federal do Tocantins.
NASCIMENTO, S. P. F.;QUEIROZ, E. F.; ARAUJO, J. R.;QUEIROZ, E. F.. Concurso Público de Provas e Títulos para o cargo de Professor Especialista em Libras. 2012. Universidade Estadual de Roraima.
Orientou
A intervenção psicopedagógica no processo de alfabetização e letramento de uma pessoa adulta; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Intervenção psicopedagógica na aquisição da leitura e escrita: desenvolvimento da consciência fonológica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Apropriação da leitura e escrita como proposta de intervenção pedagógica; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Intervenção Psicopedagógica e ludicidade na aquisição de conceitos escolares; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em XII Curso de Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional) - Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais do ensino fundamental; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação, Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Inclusão: retrato do contexto escolar; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação, Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
A importância da formação continuada do professor de educação precoce; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação, Inclusão Escolar) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino Médio - o retrato de uma realidade; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Os benefícios da educação inclusiva; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
A Educação Física no contexto inclusivo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Atendimento Educacional Especializado e inclusão no Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
A importância do intérprete educacional no ensino médio inclusivo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Adaptação Curricular para alunos surdos; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Ensino Médio de Brazândia no contexto inclusivo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Projeto Político Pedagógico e inclusão de alunos com necessidades educativas especiais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Prática Pedagógica em contexto inclusivo de escolas de Ensino Médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Criatividade docente no contexto inclusivo; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Todos falam de inclusão: o que dizem os diferentes atores do cenário escolar?; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
A relação do aluno surdo com a matemática no ensino médio; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização para prof; do Ensino Médio do GDF) - Universidade de Brasília; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Reflexões sobre a inclusão da Libras como segunda língua no ensino fundamental de Araguaína-TO; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
A valorização do background sociolinguístico como estratégia de inclusão do estudante da EJA; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Literatura infantil inclusiva e formação de leitores; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
O processo de formação leitora de uma jovem com baixa visão; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
O intérprete educacional de Libras e sua atuação na escolarização do aluno surdo; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Sustentabilidade em ações pedagógicas para estudantes com dificuldades de aprendizagem na língua portuguesa; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Norte do Tocantins; Orientador: Esmeralda Figueira Queiroz;
Produções bibliográficas
-
PEREIRA, L. G. ; QUEIROZ, E. F. ; QUEIROZ, E. F. . Os desafios do professor intérprete de Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de caso na perspectiva da teoria da subjetividade. THE ESPECIALIST , v. II, p. 1-14, 2020.
-
QUEIROZ, E. F. . O bilinguismo do surdo - um novo olhar para os anos iniciais da educação básica. In: Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira; Misleine Andrade Ferreira Peel. (Org.). Individualizações, linguageiras e meios associados. 1ed.João Pessoa: Ideia Editora, 2022, v. , p. 77-89.
-
KELMAN, C. A. ; QUEIROZ, E. F. ; QUEIROZ, E. F. . O desenho no letramento de crianças surdas. In: Barbato, Silviani; Cavaton, Maria Fernanda Farah. (Org.). Desenvolvimento Humano e Educação: contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental. 01ed.Aracaju: Editora Edunit, 2016, v. , p. 245-266.
-
QUEIROZ, E. F. ; PEREIRA, A. S. . Negligência com a consciência fonológica e o princípio alfabético. In: Stella Maris Bortoni-Ricardo; Veruska Ribeiro Machado. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. 1a.ed.São Paulo: Parábola, 2013, v. , p. 31-44.
-
QUEIROZ, E. F. ; ANTUNES, R. . Mediação de leitura com aluno parcialmente surdo. In: Stella Maris Bortoni-Ricardo (orgs.) et al. (Org.). Leitura e Mediação Pedagógica. São Paulo: Parábola, 2012, v. , p. 163-180.
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . Implicações do implante coclear no processo de aquisição da escrita de uma criança surda. In: In: Eliza Dieko Oshiro Tanaka et al (Org.). (Org.). As necessidades educacionais especiais: altas habilidades, transtornos globais do desenvolvimento e deficiências.. Londrina: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação Especial, 2009, v. 5, p. 103-114.
-
QUEIROZ, E. F. . Sociolingística Educacional e o professor alfabetizador/letrador de surdos-uma formação necessária. In: VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011, Londrina - PR. Anais do VI Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2011.
-
QUEIROZ, E. F. . A gênese de um processo bilíngue em uma criança surda com paralisia cerebral. In: ENDIPE, 2010, Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
-
QUEIROZ, E. F. . Letramento e bilinguismo: tecendo olhres sobre a educação inicial de crianças surdas. In: I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010, Universidade Federal de Sergip. I Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento, 2010.
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . Um olhar sobre a inclusão de Vítor: uma criança surda com implante coclear. In: 9 Encontro de Pesquisa em Educação da ANPED- Centro Oeste, 2008, Brasília. Educação: tendências e desafios de um campo em movimento. Brasília, 2008.
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . Implicações do implante coclear no processo de aquisição da escrita de uma criança surda. In: IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial, 2007, Londrina. Anais do IV Congresso Brasileiro Multidisciplinar de Educação Especial. Londrina: Universidade de Londrina, 2007.
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . A construção da escrita por uma criança surda com implante coclear. In: IV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação, 2006, Brasília. IV Encontro de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação, 2006.
-
QUEIROZ, E. F. ; MAMEDE, R. ; NASCIMENTO, L. . A formação do professor para uma escola inclusiva: contribuições da extensão universitária. In: TEIA UFNT: Seminário Integrado de Ciência e Sociedade, 2023, Araguaína. Anais do TEIA UFNT: Seminário Integrado de Ciência e Sociedade. São Paulo: Even3, 2022.
-
QUEIROZ, E. F. ; BORTONI-RICARDO, S. M. . Que lugar as práticas de letramento ocupam na escolarização inicial da criança surda?. In: VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2013, Natal. VIII Congresso Internacional e XXI Instituto da ABRALIN - Caderno de Resumos, 2013.
-
QUEIROZ, E. F. . A formação (socio)linguística do professor alfabetizador de alunos surdos. In: VIII Congresso Internacional e XXI Instituto da ABRALIN, 2013, Natal. VII Congresso Internacional e XXI Instituto da ABRALIN - Caderno de Resumos, 2013.
-
QUEIROZ, E. F. . Jogo simbólico em brincadeiras de faz-de-conta de crianças surdas - uma análise a partir da teoria histórico-cultural do desenvolvimento humano. In: Congresso Interamericano de Psicologia, 2013, Brasília. Anais do congresso Interamericano de Psicologia, 2013. p. XII.
-
KELMAN, C. A. ; QUEIROZ, E. F. . Sign of resilience in writing acquisition of a child with cochlear implant. In: 2nd International Conference on Special Education, 2008, Anadolu. Book of Abstracts. Anadolu: Anadolu Universitesi, 2008.
-
QUEIROZ, E. F. . A metodologia dialógica e a ressignificação do cotidiano produzindo saberes e conhecimentos em crianças surdas. In: ENDIPE, 2006, Recife. XIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006.
-
QUEIROZ, E. F. . Primeiras aproximações de crianças surdas com paralisia cerebral com o mundo do letramento. In: XII Congresso Internacional de Humanidades Palavra e Cultura na América Latina, 2009, Brasília. Revista Intercâmbio dos Congressos Internacionais de Humanidades (UnB), 2009.
-
KELMAN, C. A. ; QUEIROZ, E. F. . Roots of writing: A unique process of a deaf child with cochlear implant.. In: Forum internacional de Educación Especial, 2007, Lima. Una vida mejor para las peresonas con habilidades diferentes y sus familias, 2007.
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . Língua de Sinais e Implante Coclear no processo de construção da escrita. In: VI Congresso Internacional e XII Congresso Nacional do INES, 2007, Rio de Janeiro. Anais do Congresso. Rio de janeiro: Santa Clara Editora, 2007.
-
QUEIROZ, E. F. ; Gonçalves, L.P. . Os desafios do professor intérprete de Libras nos anos iniciais do Ensino Fundamenta: um estudo de caso na perspectiva da Teoria da Subjetividade. THE ESPECIALIST , 2020.
-
QUEIROZ, E. F. ; CAPONE, V. C . Quando um passo atrás significa ir adiante: da angústia de encaminhar uma criança para classe especial. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, E. F. . O desenvolvimento da linguagem em crianças CODA's - implicações do aspecto cultural. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, E. F. . Estratégias para a inclusão escolar do estudante surdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
QUEIROZ, E. F. . A singularidade da Alfabetização do aluno surdo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
QUEIROZ, E. F. . O ensino de português para surdos: desafios e possibilidades para uma trajetória de sucesso. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
QUEIROZ, E. F. . O papel da língua de sinais no desenvolvimento cognitivo de criança surda co hipótese de autismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, E. F. ; BORTONI-RICARDO, S. M. . Que lugar as práticas de letramento ocupam na escolarização inicial da criança surda?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. . A formação (socio)linguística do professor alfabetizador de alunos surdos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. ; QUEIROZ, E. F. . Jogo simbólico em brincadeira de faz de conta de crianças surda - uma análise a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento humano. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUEIROZ, E. F. . Os doze trabalhos de Hércules na escola. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
QUEIROZ, E. F. . Sociolinguística Educacional e o professor alfabetizador de surdos - uma formação necessária. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, E. F. . A gênese de um processo bilíngue em uma criança surda com paralisia cerebral. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. . Letramento e bilinguismo: tecendo olhares sobre a educação inicial de crianças surdas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
QUEIROZ, E. F. . Primeiras aproximações de crianças surdas com paralisia cerebral com o mundo do letramento. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . Um olhar sobre a inclusão de Vítor: uma criança surda com implante coclear.. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. . A importância do bilingüismo na educação de crianças com surdez moderada e severa. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
KELMAN, C. A. ; QUEIROZ, E. F. . Signs of resilience in writing acquisition of a a child with cochlear implant. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
KELMAN, C. A. ; QUEIROZ, E. F. . Roots of writing:unique process of a deaf child with cochlear impant. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . LIBRAS e implante coclear: pólos necessariamente opostos?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. . A metodologia dialógica e a ressignificação do cotidiano produzindo saberes e conhecimentos em crianças surdas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
QUEIROZ, E. F. ; KELMAN, C. A. . A construção da escrita por uma criança surda com implante coclear. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
QUEIROZ, E. F. . Desmistificando as línguas de sinais e aproximando ouvintes do mundo dos surdos. Brasília: Revista de Letras - Universidade Católica de Brasília, Vol. 2, n 2, 2009, 2010 (Resenha).
Outras produções
QUEIROZ, E. F. . Surdez: educação e bilinguismo. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, E. F. . Estratégias pedagógicas para estudantes com transtorno funcional específico da dislexia. 2022. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, E. F. . Minicurso: Consciência Fonológica. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEIROZ, E. F. . Alfabetização e letramento de surdos sob o enfoque da sociolinguística educacional. 2011. .
QUEIROZ, E. F. . Palestra: Educação precoce dos surdos: desafios da atualidade. 2011. .
QUEIROZ, E. F. . Educação precoce para a criança surda. 2010. .
QUEIROZ, E. F. . Palestra: A escolarização inicial da criança surda. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, E. F. . A escolarização inicial da criança surda. 2009. .
QUEIROZ, E. F. . Educação do surdo: educação precoce e escolarização inicial. 2009. .
QUEIROZ, E. F. . Estimulação auditiva. 2008. .
QUEIROZ, E. F. . Educação de Surdos. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).
QUEIROZ, E. F. . Próteses e Implante Coclear. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
QUEIROZ, E. F. . Minicurso: Surdez e Linguagem. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
QUEIROZ, E. F. . Educação:o papel da família e da escola. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Projetos de pesquisa
-
2018 - Atual
Educação e Surdez: conhecendo o Atendimento Educacional Especializado para Surdos em alguns estados brasileiros, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celeste Azulay Kelman em 25/12/2018., Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Esmeralda Figueira Queiroz - Integrante / Celeste Azulay Kelman - Coordenador / Renata Cardoso de Sá Ribeiro Razuck - Integrante.
-
2011 - 2013
Projeto Pontes, Descrição: A proposta deste projeto é construir pontes entre o produto da pesquisa sistemática da Sociolínguística Educacional e a formação de professores. Seeu principal objetivo é a elaboração de um currículo de Sociolinguística Educacional para os cursos de Licenciatura, especialmente em Pedagogia e Letras.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (9) . , Integrantes: Esmeralda Figueira Queiroz - Integrante / Stella Maris Bortoni-Ricardo - Coordenador / Veruska Ribeiro Machado - Integrante / Maria Cecília Molica - Integrante / Rosineide Magalhães - Integrante / Vera Aparecida de Lucas Freitas - Integrante / Miliane Nogueira Magalhães - Integrante / Linair Moura Martins - Integrante / Maria Aparecida Feolla - Integrante / Lucia Furtado de Mendonça Cyranka - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2009 - 2011
Leitura e Mediação Pedagógica, Descrição: Análise de protocolos de leitura visando a descrição e interpretação de estratégias de compreensão leitora dos alunos e de mediação dos docentes pesquisadores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (14) . , Integrantes: Esmeralda Figueira Queiroz - Integrante / Stella Maris Bortoni-Ricardo - Coordenador / Renata Antunes - Integrante / Veruska Ribeiro Machado - Integrante / Salete Flores Castanheira - Integrante / Maria Cecília Molica - Integrante / Rosineide Magalhães - Integrante / Vera Aparecida de Lucas Freitas - Integrante / Márcia Elizabeth Bortone - Integrante / Thaís Oliveira - Integrante / Iveuta de Abreu Lopes - Integrante / Claudia Schmeiske - Integrante / Maria da Guia Taveiro Silva - Integrante / Maria do Rosário Rosa Caxangá - Integrante / Isabela de Freitas Villas Boas - Integrante / Celina Cassal Josetti - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Projetos de desenvolvimento
-
2023 - 2024
Aliança Tecnológica: o Instagram como suporte para a divulgação, em Libras, de vocabulário da área da saúde e inclusão social do surdo no contexto do HDT/Araguaína, Descrição: A ausência de informação em saúde, a informação insatisfatória e anulação da inclusão têm contribuído para o aumento do índice de disseminação de doenças, assim como a busca tardia por tratamento e, com isso, eleva-se a taxa de mortalidade do país. Para erradicar ou amenizar tais problemáticas é imprescindível a aliança entre a área da saúde e as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). Buscando assegurar a integralidade e a humanização da assistência em saúde, o uso da TDIC se torna ferramenta eficaz para difundir a Língua Brasileira de Sinais - Libras no âmbito da saúde educacional. Dessa forma, divulgar informações confiáveis e explicativas sobre sintomas e doenças, em Libras, promove a melhoria no trabalho e na qualidade da atenção básica em saúde. Além disso, a inserção desta língua na saúde digital culmina na notoriedade do tema e ratifica os princípios do Sistema Único de Saúde, onde todos têm direito ao acesso e serviços de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Esmeralda Figueira Queiroz - Coordenador / Ana Carolina Bastos Pires de Sousa - Integrante / Camila Kethely Fagundes - Integrante / Stefânia Steves da Silva Sena - Integrante., Financiador(es): Em presa Brasileira de ServiÃos Hospitalares - Bolsa.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Tocantins. , Avenida Paraguai, Bairro da Cimba, 77824838 - Araguaína, TO - Brasil, Telefone: (63) 34165619, URL da Homepage:
Experiência profissional
2023 - Atual
Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do TocantinsVínculo: , Enquadramento Funcional:
2020 - Atual
Universidade Federal do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor efetivo, Regime: Dedicação exclusiva.
2020 - Atual
Universidade Federal do Norte do TocantinsVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor do Magistério Superior, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
1991 - 2020
Fundação Educacional do Distrito FederalVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2016 - 2017
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora Colaboradora, Carga horária: 4
Outras informações:
Professora do Curso de Psicopedagogia- Instituto de Psicologia. Disciplina: Desenvolvimento de competências na compreensão e produção textual: subsídios para a prática psicopedagógica.
2011 - 2011
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações:
Orientadora no Curso de Especialização em Desenvolvimento Humano< Educação e Inclusão Escolar. Instituto de Psicologia - UnB
2008 - 2009
Universidade de Brasília, UnBVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 8
Outras informações:
Orientador no Curso de Especialização para Professores do Ensino Médio do Governo do Distrito Federal
2016 - 2017
Centro de Estudo, Pesquisa e Atendimento Global da Infancia e AdolescenciaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga, Carga horária: 4
2016 - 2016
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GOIÁSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4
Outras informações:
Curso de Pedagogia. Disciplina: Currículo e Projetos Pedagógicos.
2003 - 2005
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE GOIÁSVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 16
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Atividades Pedagógicas
Estrutura e Fucionamento da Educação Brasileira
2007 - 2007
Faculdade das Águas EmendadasVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 8
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Atividades Pedagógicas I
Atividades Pedagógicas II
Organização de Educação Brasileira
2018 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador
2013 - 2013
Instituto de Educação Superior FiladélfiaVínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Horista, Carga horária: 4
Outras informações:
Docente ministrando aulas em Libras no curso de Pedagogia Bilíngue para Surdos.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Esmeralda Figueira Queiroz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?