Lucinara Dadda Dias

Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharel e Licenciatura pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS. Mestrado em Ciências da Saúde: Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia (IC/FUC). Trabalhou durante 10 anos como Técnica em Biotecnologia (nível superior) no Laboratório de Cardiologia Celular e Molecular (LCMC) do IC/FUC, exercendo atividades com: biologia celular (isolamento e cultura de células-tronco de diferentes fontes e espécies, manutenção de linhagem celular, protocolos de diferenciação de Células-Tronco Mesenquimais); citometria de fluxo (experiência em estudos usando amostras de pacientes (cultura primária e sangue), animais e linhagem, preparo de amostras de paciente, imunofenotipagem, operação do citômetro, análise e discussão de dados); supervisora/colaboradora de projetos clínicos e experimentais; apoio no desenvolvimento de trabalhos científicos; redação, elaboração e execução de projetos de pesquisa ligados à área da saúde; manutenção e controle de protocolos e procedimentos técnicos e operacionais, garantindo as boas práticas do laboratório; foi coordenadora (2018) da Comissão de Ética na Utilização de Animais do IC/FUC (CEUA IC/FUC) e membro integrante das CEUAs: IC/FUC e Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), por, aproximadamente, 8 anos. Possui experiência com cuidado, manejo, manipulação e experimentação animal, principalmente com cirurgias experimentais. Exerceu atividades de docência em curso técnico (anatomia e fisiologia humana) e pós-graduação. (biologia celular e molecular e em métodos em biologia celular e molecular).

Informações coletadas do Lattes em 24/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Mestrado em Ciências da Saùde: Cardiologia

2010 - 2012

Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia
Título: Cultivo e caracterização de células-tronco mesenquimais obtidas de medula esternal de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica,Ano de Obtenção: 2012
Melissa Medeiros Markoski.Coorientador: Beatriz Schaan e Nance Nardi. Bolsista do(a): INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IC/FUC, Brasil. Grande área: Ciências da Saúde

Graduação em BIOLOGIA

2002 - 2009

Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso proteínas fluorescentes.
Orientador: Victor Hugo Valiati/ Co- Andrés Delgado Cañedo

Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura

2002 - 2008

Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

Treinamento de Imunofenotipagem em BD FACSCanto II. (Carga horária: 20h). , Centro de Conhecimento Aplicado BD Biosciences, CCABD, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Terapia celular e engenharia de tecidos com célula. (Carga horária: 6h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Hemodinâmica: pressão e volume. (Carga horária: 4h). , ADMinstruments, ADM, Brasil.

2012 - 2012

Citometria de fluxo-FACS Canto II. (Carga horária: 21h). , BD Biosciences, BD, Brasil.

2012 - 2012

Workshop Telemetria: pressão e ECG. (Carga horária: 3h). , ADMinstruments, ADM, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Curso Terapia gênica e celular das doenças cardio. (Carga horária: 6h). , Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, IC/FUC, Brasil.

2009 - 2009

ADInstruments LabTutor. (Carga horária: 4h). , ADINSTRUMENTS, ADINSTRUMENTS, Brasil.

2009 - 2009

ADInstruments LabChart. (Carga horária: 4h). , ADINSTRUMENTS, ADINSTRUMENTS, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Curso de Extensão sobre cuidados e manejo de anima. (Carga horária: 20h). , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.

2008 - 2008

curso teórico-prático de avaliação ecocardiográfico. (Carga horária: 20h). , Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia, IC/FUC, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em III CURSO DE EPIDEMIOLOGIA E SUA APLICAÇÃO NA PRÁT. (Carga horária: 16h). , INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL, IC/FUC, Brasil.

2007 - 2007

I CURSO DE CUIDADOS NO MANEJO DE ANIMAIS DE LABORA. (Carga horária: 13h). , FUNDAÇÃO FACULDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE PORTO ALEGRE, FFFCMPA, Brasil.

2007 - 2007

Curso de Atualização de Biossegurança em Biotérios. (Carga horária: 40h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

2006 - 2006

Extensão universitária em Clonagem Gênica. (Carga horária: 27h). , Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Curso de Exp. Animal - Atualização em Genética. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

I CURSO DE MANIPULAÇÃO GENÉTICA. (Carga horária: 8h). , Hospital Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia Celular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Experimentação Animal.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: biologia molecular.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XIX Salão de Iniciação científica do IC/FUC.Análise do compartimento de células-tronco mesenquimais de medula óssea, veia safena e gordura retroesternal de pacientes com cardiopatia isquêmica. 2015. (Outra).

XIX Salão de Iniciação científica do IC/FUC.Transplante autólogo de células-tronco da medula óssea na cardiopatia dilatada em pacientes jovens. 2015. (Outra).

V Jornada do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde ? Cardiologia. 2014. (Simpósio).

Atualização em Bioética "Quais seriam os marcadores morais no debate sobre a experimentação animal"?. 2013. (Outra).

Capacitação docente. 2013. (Encontro).

Ententendo oa benefícios dos exercícios físicos sobre a hipertensão arterial e o diabetes. 2013. (Outra).

III Encontro da rede gaúcha de células-tronco e terapia celular. 2012. (Encontro).

Jornada pedagógicas. 2012. (Outra).

Simpósio Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e Regulamentação do Uso de Animais de Experimentação no Brasil. 2012. (Simpósio).

II Jornada do programa de pós-graduação em ciências da saúde: cardiologia.Isolamento e caracteriazação de células-tronco mesenquimais obtidas da medula esternal de pacientes com cardipatia isquêmica e valvular. 2011. (Encontro).

65° Congresso Brasileiro de Cardiologia. 2010. (Congresso).

I Jornada do PPG em Ciências da Saúde: Cardiologia. 2010. (Outra).

V Congresso Brasileiro de células-tronco e terapia celular. Isolamento e Padronização do Cultivo de células-tronco Mesenquimais Obtidas de Medula de Esterno: Resultado Preliminares. 2010. (Congresso).

II Ciclo de palestras em imunologia: um olhar sobre a imunoterapia. 2009. (Encontro).

Simpósio Sobre Terapias Inovadoras. 2009. (Simpósio).

XVI Encontro de Geneticistas do RS.Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes. 2008. (Encontro).

Simpósio Gaúcho Sobre Terapia Gênica e Celular. 2007. (Simpósio).

X Reunião acadêmica da biologia da UNISINOS. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

DIAS, LUCINARA D.; SOLARI, M. I.. XVIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC `Medicina Translacional: Pesquisa Básica`. 2014. Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia.

PELLANDA, L.;Dias, Lucinara D; SILVA, M. K.. 2° Mostra de projetos de metodologia científica ICFUC e UFCSPA. 2013. (IC/FUC) INSTITUTO DE CARDIOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL.

DIAS, L. D.. XV salão de iniciação científica do IC-FUC. 2011. Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia do RS.

DIAS, L. D.. Avaliadora ético e científico do Edital do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnólógico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (PADCT/ FEPPS) ano 08/2010. 2010. Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Jaqueline Josi Samá Rodrigues

Schaan, BD;RODRIGUES, J. J. S.. Isolamento e caracterização de células-tronco mesenquimais obtidas de medula esternal de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica. 2012. Dissertação (Mestrado em PPGFUC) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

LUISA MARIA GOMES DE MACEDO BRAGA

BRAGA, L. M. G. M; SESTERHEIM, Patricia; SILLA, L. M. R.. Cultivo e Caracterização de Células-tronco Mesenquimais obtidas da Medula óssea esternal de pacientes com cardiopatia valvular isquêmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Annette Droste

DROSTE, A.; VALIATI, Victor Hugo. Criação de um plasmídio para etudos de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Lúcia Mariano da Rocha Silla

MARKOSKI, M.; SCHAAN, B. D.;NARDI, Nance BeyerSILLA, L. M. R.. Cultivo e caracterização de células-tronco mesenquimais obtidas da medula external de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Patrícia Sesterheim

BRAGA, L. M. G. M.;SESTERHEIM, P.; SILLA, L. M. R.. Cultivo e Caracterização de Células-tronco Mesenquimais obtidas da Medula óssea esternal de pacientes com cardiopatia valvular isquêmica. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Juliana Rangel

Preceptoria de estágio supervisonado; 2010; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia do RS; Orientador: Lucinara Dadda Dias;

Graziela Pinto

Preceptoria de estágio supervisionado; 2010; Orientação de outra natureza - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Univeritária de Card; Orientador: Lucinara Dadda Dias;

Francele Valente Piazza

Preceptoria de estágio supervisionado; 2009; Orientação de outra natureza; (Biomedicina) - Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia do RS; Orientador: Lucinara Dadda Dias;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Desirée Cigaran Schuck

Expressão de proteínas recombinantes de Mycoplasma hyopneumoniae com potencial para utilização em imunodiagnóstico e vacinação; 2006; Iniciação Científica - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Desirée Cigaran Schuck;

Beatriz D'Agord Schaan

Isolamento e padronização do cultivo de células-tronco mesenquimais obtidas de medula de fragmento de esterno; 2010; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Beatriz D'Agord Schaan;

Victor Hugo Valiati

Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes; ; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Orientador: Victor Hugo Valiati;

Melissa Medeiros Markoski

Cultivo e caracterização de células-tronco mesenquimais obtidas da medula esternal de pacientes com cardiopatia valvular e isquemica; ; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul,; Orientador: Melissa Medeiros Markoski;

Nance Beyer Nardi

Cultivo e caracterização de células-tronco mesenquimais obtidas da medula esternal de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica; 2012; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde (Cardiologia)) - Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul,; Coorientador: Nance Beyer Nardi;

Patrícia Sesterheim

Avaliação da incidência tumoral murina na submissão à dieta restrita; 2005; 0 f; Orientação de outra natureza - Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde; Orientador: Patrícia Sesterheim;

Jose Eduardo Vargas

ESTUDO DE PROMOTORES IN VITRO ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM PLASMIDEO BICOLOR; 2008; Iniciação Científica - Instituto Universitário de Cardiologia; Orientador: José Eduardo Vargas;

Jose Eduardo Vargas

Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes; 2008; Iniciação Científica - Instituto Universitário de Cardiologia; Orientador: José Eduardo Vargas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • GAROFALLO, SILVIA BUENO ; PORTAL, VERA LUCIA ; MARKOSKI, MELISSA MEDEIROS ; DIAS, LUCINARA DADDA ; QUADROSA, ALEXANDRE SCHAAN DE ; MARCADENTI, ALINE . Correlations between Traditional and Nontraditional Indicators of Adiposity, Inflammation, and Monocyte Subtypes in Patients with Stable Coronary Artery Disease. JOURNAL OF OBESITY (PRINT) , v. 2019, p. 1-11, 2019.

  • EIBEL, BRUNA ; KRISTOCHEK, MELISSA ; PERES, THIAGO R. ; DIAS, LUCINARA D. ; DARTORA, DANIELA R. ; CASALI, KARINA R. ; KALIL, RENATO A. K. ; LEHNEN, ALEXANDRE M. ; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA ; MARKOSKI, MELISSA M. . β-blockers interfere with cell homing receptors and regulatory proteins in a model of spontaneously hypertensive rats. Cardiovascular Therapeutics , v. 1, p. e12434, 2018.

  • KRISTOCHECK, MELISSA ; DIAS, LUCINARA D. ; GHEM, CARINE ; EIBEL, BRUNA ; KALIL, RENATO A. K. ; MARKOSKI, MELISSA M. . The homing of bone marrow stem cells is differentially activated in ischemic and valvular heart diseases and influenced by beta-blockers. Journal of Translational Medicine , v. 16, p. 133, 2018.

  • DIAS, LUCINARA DADDA ; CASALI, KARINA RABELLO ; GHEM, CARINE ; DA SILVA, MELISSA KRISTOCHECK ; SAUSEN, GRASIELE ; PALMA, PATRÍCIA BONINI ; COVAS, DIMAS TADEU ; KALIL, RENATO A. K. ; SCHAAN, BEATRIZ D. ; NARDI, NANCE BEYER ; MARKOSKI, MELISSA MEDEIROS . Mesenchymal stem cells from sternum: the type of heart disease, ischemic or valvular, does not influence the cell culture establishment and growth kinetics. Journal of Translational Medicine , v. 15, p. 161, 2017.

  • GHEM, CARINE ; DIAS, LUCINARA DADDA ; SANT?ANNA, ROBERTO TOFANI ; KALIL, RENATO A. K. ; MARKOSKI, MELISSA ; NARDI, NANCE BEYER . Combined Analysis of Endothelial, Hematopoietic, and Mesenchymal Stem Cell Compartments Shows Simultaneous but Independent Effects of Age and Heart Disease. Stem Cells International , v. 2017, p. 1-13, 2017.

  • BERTAGNOLLI, MARIANE ; CASALI, KARINA R. ; DE SOUSA, FREDERICO B. ; RIGATTO, KATYA ; BECKER, LENICE ; SANTOS, SERGIO H.S. ; DIAS, LUCINARA D. ; PINTO, GRAZIELA ; DARTORA, DANIELA R. ; SCHAAN, BEATRIZ D. ; MILAN, RUBEN DARIO SINISTERRA ; IRIGOYEN, MARIA CLAUDIA ; SANTOS, ROBSON A.S. . An orally active angiotensin-(1-7) inclusion compound and exercise training produce similar cardiovascular effects in spontaneously hypertensive rats. Peptides (New York, N.Y. 1980) , v. 51, p. 65-73, 2014.

  • DA SILVA, ARIEL S. ; DIAS, LUCINARA D. ; BORGES, JÚLIA F. ; MARKOSKI, MELISSA M. ; DE SOUZA, MARTINA S. ; IRIGOYEN, MARIA C. ; MACHADO, UBIRATAN F. ; SCHAAN, BEATRIZ D. . Renal GLUT1 reduction depends on angiotensin-converting enzyme inhibition in diabetic hypertensive rats. Life Sciences (1973) , v. 13, p. 265-268, 2013.

  • LEHNEN, A. ; LEGUISAMO, N. ; DIAS, L. ; PINTO, G. ; OKAMOTO, N. ; MACHADO, U. ; SCHAAN, B. . Changes in Renal Glucose Transporters in an Animal Model of Metabolic Syndrome. Hormone and Metabolic Research , v. 45, p. 840-843, 2013.

  • DIAS, L. D. ; karina Rabelo Casalli ; LEGUISAMO, N. ; Felipe P. Azambuja ; Martina Schaan de Souza ; Maristela Okamoto ; Machado, U.F. ; Irigoyen Maria Claudia ; SCHAAN, B. . Renal denervation in an animal model of diabetes and hypertension: Impact on the autonomic nervous system and nephropathy. Cardiovascular Diabetology , v. 10, p. 33, 2011.

  • FAVERO, J. ; KALIL, A.K. R. ; Markoski, M. M. ; Nance Nardi ; Dias, Lucinara D ; ALBRECHT, A. ; PRATES, P. R. L. ; HOROWITZ, E. S. K. ; RODRIGUES, C. G. . Transplante autólogo de células-tronco da medula óssea na cardiopatia dilatada em pacientes jovens. In: XVIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2014, Porto Alegre. XVIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2014. v. 18.

  • OLIVEIRA, J. T. F. ; DIAS, L. ; KOCHE, A. ; SILVA, M. K. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Construção de vetor plasmidial para análise da expressão de SDF-1 in vitro. In: XVII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2013, Porto Alegre. XVII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2013.

  • Grasiele Sausen ; DIAS, L. D. ; SILVA, M. K. ; VARGAS, A. E. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Estabelecimento de cultivo e avaliação da capacidade plasticidade de células-tronco mesenquimais isoladas de medula esternal de pacientes com cardiopatia isquêmica, valvular e congênita. In: XV salão de iniciação científica do IC-FUC, 2011, porto alegre. XV salão de iniciação científica do IC-FUC, 2011. v. 15.

  • DIAS, L. D. ; VARGAS, A. E. ; BONINI, P. P. ; COVAS, D. T. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Characterization of mesenchymal stem cells from sternal bone marrow of patients with isquemic and valvular heart diseases. In: Stem Cells in Development and Disease, 2011, Berlim. Program and Abstracts. Berlim: Max-Delbruch-Center, 2011. v. unico. p. 249-249.

  • VARGAS, A. E. ; DIAS, L. D. ; Markoski, M. M. ; Santos R ; Nance Nardi . Murine mesengene therapychymal stem cells as a plataform ex vivo. In: Stem cells in development and disease, 2011, Berlim. MAx-Delbuck-Center, 2011.

  • SILVA, A. S. ; DIAS, L. D. ; BORGES, J. F. ; Irigoyen Maria Claudia ; Machado, U.F. ; SCHAAN, B. . Efeito de diferentes anti-hipertensivos sobre os transportadores de glicose, albuminúria e pressão arterial em modelo animal de nefropatia diabética.. In: XIV sallão de iniciação científica do IC/FUC, 2010, Porto Alegre. XIV sallão de iniciação científica do IC/FUC, 2010.

  • DIAS, L. D. ; Grasiele Sausen ; SCHAAN, B. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Isolamento e cultivo de células-tronco mesenquimais obtidas da medula de esterno: resultados preliminares. In: 65° Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2010, Belo Horizonte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. v. 95. p. 67-67.

  • DIAS, L. D. ; karina Rabelo Casalli ; Felipe P. Azambuja ; Martina Schaan de Souza ; LEGUISAMO, N. ; Irigoyen Maria Claudia ; SCHAAN, B. . Efeito da desnervação renal sobre a função cardiovascular em modelo animal de diabetes associado à hipertensão. In: 65° Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2010, Belo Horizonte. Arquivos Brasileios de Cardiologia, 2010. v. 95. p. 8.

  • Camila Tremarin ; karina Rabelo Casalli ; DIAS, L. D. ; Markoski, M. M. ; SCHAAN, B. . Efeitos metabólicos e cardiovasculares da suplementação com capsaicina sintética em modelo animal de sindrome metabólica. In: 65° Congresso Brasileiro de Cardiologia, 2010, Belo Horizionte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, 2010. v. 95. p. 67-67.

  • VARGAS, A. E. ; DIAS, L. D. ; Nance Nardi ; Santos R . TRANSFECTION OF MESENCHYMAL STEM CELLS WITH HEME-OXYGENASE 1 FOR EX VIVO GENE THERAPY. In: V Congresso Brasileiro de células-tronco e terapia celular, 2010, Gramado/RS. V Congresso Brasileiro de Células-Tronco e Terapia Celular, 2010.

  • DIAS, L. D. ; Grasiele Sausen ; SILVA, M. K. ; VARGAS, A. E. ; CAMASSOLA, M. ; SCHAAN, B. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Isolamento e padronização do cultivo de células-tronco mesenquimais obtidas de medula de esterno: resultados preliminares. In: V Congresso Brasileiro de células-tronco e terapia celular, 2010, Gramado/RS. V Congresso Brasileiro de Células-Tronco e Terapia Celular, 2010.

  • Bertagnolli M. ; karina Rabelo Casalli ; PINTO, G. ; DIAS, L. D. ; RIGATTO, K. ; SCHAAN, B. ; Irigoyen Maria Claudia ; Santos R . Chronic treatment with an orally active angiotensin-(1-7) formulation decreases arterial pressure, cardiac hypertrophy and improves cardiac function in spontaneously hypertensive rats.. In: FASEB JOURNAL, 2010, Anaheim. In: FASEB - Experimetal Biology (EB), 2010. v. 2010. p. p. 786.17.

  • karina Rabelo Casalli ; Bertagnolli M. ; PINTO, G. ; DIAS, L. D. ; RIGATTO, K. ; SCHAAN, B. ; Irigoyen Maria Claudia ; Santos R . Chronic Treatment with an orally active formulation of Angiotensin-(1-7) improves autonomic control in SHR. In: FASEB JORUNAL, 2010, Anaheim. In: FASEB - Experimetal Biology (EB), 2010. v. 2010. p. lb532.

  • PINTO, G. ; CAPONNI, P. ; DIAS, L. D. ; PELLANDA, L. ; SCHAAN, B. . Respostas metabólicas e cardiovasculares do treinamento físico em modelo animal de síndrome metabólica. In: XIII Salão de Iniciação Científica do Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (Resumo publicado nos Anais do XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC), 2009, Porto Alegre. Resumo publicado nos Anais do XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2009.

  • SILVA, A. S. ; LEGUISAMO, N. ; DIAS, L. D. ; MEURER, L. ; SCHAAN, B. . Transportadores de glicose no rim e coração em amodelo animal de hiperatividade simpática. In: XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2009, Porto Alegre. XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2009.

  • BORGES, J. F. ; LEGUISAMO, N. ; DIAS, L. D. ; SCHAAN, B. . Transportadores de glicose no rim em modelo animal de síndrome metabólica. In: XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2009, Porto Alegre. Anais do XIII Salão de Iniciação Científica do IC/FUC, 2009.

  • CIROLINI, A. M. ; DIAS, L. D. ; CASTRO, A. L. ; Iran Catro ; CAÑEDO, A. D. . Estudo do efeito dos níveis corporais de ferro no dano das células cardíacas durante o alcoolismo crônico. In: II Encontro do Pós-Graduação - Seminário de Teses, 2009, Porto Alegre. XIII Salão de iniciação científica do IC/FUC / II Encontro do Pós-Graduação / V Fórum de bioética, 2009.

  • Lehnen, A. M. ; LEGUISAMO, N. ; PINTO, G. ; BORGES, J. F. ; Collonia, L. ; DIAS, L. D. ; Markoski, M. M. ; Machado, U.F. ; SCHAAN, B. . Respostas metabólicas e cardiovasculares ao destreinamento físico em ratos espontaneamente hipertensos. In: XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009, Fortaleza. XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, 2009.

  • SILVA, A. S. ; SORDI, J. ; DIAS, L. D. ; SCHAAN, B. . Resposta pressóricaa diferentes anti-hipertensivosem ratos diabéticos hipertensos. In: XII Salão de inciciação científica do IC/FUC, 2008, Porto Alegre. Resumo publicado no anais do XII salão de iniciação científica do IC/FUC, 2008.

  • CASTRO, A. L. ; CIROLINI, A. M. ; DIAS, L. D. ; CAÑEDO, A. D. . Estudo do efeito dos níveis corporais de ferro no dano das células cardíacas durante o alcoolismo crônico. In: XII Salão de iniciaçao científica do IC/FUC, 2008, Porto Alegre. Resumo publicado nos Anais do XII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IC/FUC, 2008.

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes. In: XVI Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2008, Porto Alegre. Anais do XVI Encontro de Geneticistas do Rio Grande do Sul, 2008.

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro, através do uso de proteínas fluorescentes. In: XII Salão de iniciação científica do IC-FUC, 2008, Porto Alegre. XII salão de iniciação científica do IC-FUC, 2008.

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro, através do uso de proteínas fluorescentes. In: Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2008, São Leopoldo. Mostra UNISINOS de Iniciação Científica, 2008.

  • DIAS, L. D. ; SCHUCK, D. C. ; ZAHA, A. . PRODUÇÃO DE SOROS POLICLONAIS CONTRA POSSÍVEIS ANTÍGENOS DE MYCOPLASMA HYOPNEUMONIAE. In: MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007, São Leopoldo. RESUMO PUBLICADO NOS ANAIS DA MOSTRA UNISINOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 2007.

  • DIAS, L. D. ; SCHUCK, D. C. ; FERREIRA, H. B. ; ZAHA, A. . CLONAGEM E EXPRESSÃO DE ANTÍGENOS DE MYCOPLASMA HYOPNEUMONIAE POR RECOMBINAÇÃO IN VIVO EM E. COLI. In: XVIII Salão de Iniciação Científica da UFRGS, 2006, Porto Alegre. Resumo publicado nos Anais do XVIII Salão de Iniciação Científica, 2006.

  • BASTIANI, M. A. ; AREND, M. C. ; GUIMARAES, R. B. ; Markoski, M. M. ; DA SILVA, MELISSA KRISTOCHECK ; DIAS, L. D. . Interação molecular entre o reparo tecidual via sinalização SDF-1/CXCR4 e a resposta inflamatória no infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento do segmento-ST. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NOGUEIRA, L. J. ; MACHADO, L. ; DIAS, L. D. ; MARCADENTI, A. ; MARKOSKI, MELISSA M. . Avaliação da ativação do eixo SDF-1/CXCR4 em resposta a componentes da dieta mediterrânea em pacientes com doença arterial coronariana. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NOGUEIRA, L. J. ; MACHADO, L. ; DIAS, L. D. ; MARCADENTI, A. ; MARKOSKI, MELISSA M. . Avaliação da ativação do receptor CXCR4 em resposta à dieta mediterrânea em pacientes com doença arterail coronariana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUZA, B. N. ; SOLARI, M. I. ; DIAS, L. ; Markoski, M. M. . Análise do compartimento de células-tronco mesenquimais de medula óssea, veia safena e gordura retroesternal de pacientes com cardiopatia isquêmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • KOCHE, A. ; PERES, T. ; DIAS, L. ; MARSCHNER, R. A. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Análise dos mecanismos envolvidos no homing de células-tronco, angiogênese e regeneração cardíaca em miniporcos e ratos submetidos à terapia gênica e celular.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Grasiele Sausen ; PERES, T. ; MARSCHNER, R. A. ; CAMACHO, A. ; SCHAUN, M. I. ; DIAS, L. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Uso de células-tronco adultas e transformadas com fatores para revascularização em modelos murinos de doenças cardiovasculares. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, M. K. ; Grasiele Sausen ; PERES, T. ; DIAS, L. ; SANTOS, L. R. ; Markoski, M. M. . Interferência de fármacos utilizados para tratamento de doenças cardiovasculares na sinalização do homing de células-tronco in vitro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOLARI, M. I. ; DIAS, L. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Análise do comportamento de células-tronco mesenquimais de medula óssea e veia safena. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GAROFALLO, S. B. ; OLIVEIRA, A. M. ; DIAS, L. ; Markoski, M. M. ; PORTAL, V. L. . Efeito de diferentes intervenções dietéticas em subgrupos de monócitos no pós-infarto do miocárdio: um ensaio clínico randomizado. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • OLIVEIRA, J. T. F. ; SILVA, M. K. ; PERES, T. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. ; Dias, Lucinara D . Análise da interferencia de b-bloqueadores sobre o homing de células-tronco: um enfoque experimental. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Grasiele Sausen ; DIAS, L. D. ; EIBEL, B. ; SILVA, M. K. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Análise da influência de beta-bloqueadores na proliferação celular in vitro. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • WACLAWOVSKY, G. ; Nance Nardi ; MATTE, U. S. ; Markoski, M. M. ; RIBEIRO, J. P. ; SCHAAN, B. ; DIAS, L. D. . Efeito agudo do exercício físico aeróbico e resistido sobre a reatividade vascular e liberação de células progenitoras endoteliais de pacientes com diabetes mellitus tipo 1. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Nance Nardi ; DIAS, L. D. ; NESRALLA, P. ; BALBINOT, A. ; SCHROEDER, D. ; SANTANA, R. ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. ; Ghem C. . Characterization o hematopoietic, mesenchymal and endothelial stem cells in patients with cardiovascular diseases. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. D. ; BONINI, P. P. ; Bonaldo C. ; SANTOS, D. ; COVAS, D. T. ; VARGAS, A. E. ; Ghem C. ; SCHROEDER, D. ; NESRALLA, P. ; BALBINOT, A. ; SANTANA, R. ; SCHAAN, B. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Characterization of mesenchymal stem cells from sternal bone marrow of patientes with isquemic and valvular heart disease. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Andressa S. de Oliveira ; karina Rabelo Casalli ; Bertagnolli M. ; PINTO, G. ; DIAS, L. D. ; RIGATTO, K. ; SCHAAN, B. ; Irigoyen Maria Claudia ; Santos R . Administração oral de angiotensina-(1-7) reduz componente de muito baixa frequencia da variabilidade da pressão arterial de ratos espontaneamenete hipertensos. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. D. ; Markoski, M. M. . Isolamento e caracterização de células-tronco mesenquimais da medula óssea esternal de pacientes com cardiopatia isquêmica e valvular. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. ; DIAS, L. D. ; BORGES, J. F. ; Irigoyen Maria Claudia ; Machado, U.F. ; SCHAAN, B. . Efeito de diferentes anti-hipertensivos sobre os transportadores de glicose, albuminúria e pressão arterial em modelo animal de nefropatia diabética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Grasiele Sausen ; DIAS, L. D. ; SILVA, M. K. ; VARGAS, A. E. ; CAMASSOLA, M. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Isolamento e diferenciação in vitro de células-tronco mesenqumais da medula esternal de pacientes cardiopatas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; karina Rabelo Casalli ; Felipe P. Azambuja ; Martina Schaan de Souza ; LEGUISAMO, N. ; Irigoyen Maria Claudia ; SCHAAN, B. . Efeito da Desnervação Renal sobre a Função Cardiovascular em modelo animal de Diabetes associado à hipertensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. D. ; Grasiele Sausen ; SCHAAN, B. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Isolamento e cultura de células-tronco mesenquimais obtidas da medula de esterno: Resultados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. D. ; Grasiele Sausen ; SILVA, M. K. ; VARGAS, A. E. ; CAMASSOLA, M. ; SCHAAN, B. ; Nance Nardi ; Renato A. K. Kalil ; Markoski, M. M. . Isolamento e padronização do cultivo de células-tronco mesenquimais obtidas da medula de esterno: resultados preliminares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • DIAS, L. D. . Isolamento e padronização do cultivo de células-tronco mesenquimais obtidas de medula de fragmento de esterno. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. ; DIAS, L. D. ; SCHAAN, B. . Efeito de diferentes anti-hipertensivos sobre os transportadores de glicose, albuminúria e pressão arterial em modelo animal de nefropatia diabética. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. S. ; LEGUISAMO, N. ; DIAS, L. D. ; SCHAAN, B. . Trasportadores de glicose no rim e coração em modelo animail de hiperatividade simpática. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PINTO, G. ; CAPOMNI, P. ; DIAS, L. D. ; PELLANDA, L. ; SCHAAN, B. . Respostas metabólicas e cardiovasculares do treinamento físico em modelo animal de síndrome metabólica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SILVA, A. S. ; SORDI, J. ; DIAS, L. D. ; ARAUJO, L. ; LEGUISAMO, N. ; Martina Schaan de Souza ; Machado, U.F. ; Irigoyen Maria Claudia . Efeito de diferentes anti-hipertensivos sobre os transportadores de glicose, albuminúria e pressão arterial em modelo animal de nefropatia diabética. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Estudo de promotores in vitro através da criação de um plasmideo bicolor. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, A. L. ; CIROLINI, A. M. ; DIAS, L. D. ; CAÑEDO, A. D. . Estudo dos níveis corporais de ferro no dano das células cardíacas durante o alcolismo crônico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • Paulo Roberto Soares Filho ; Iran Catro ; DIAS, L. D. ; Lívia Ferreira Delvan ; Bruna de Almeida Nazario ; Guilherme Santiago da Cunha ; Patrícia Ely Pizzato . Influência do vinho tinto no desempenho físico de ratos SHR submetidos a um programa de treinamento aerobio. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, A. S. ; SORDI, J. ; DIAS, L. D. ; ARAUJO, L. ; SAMBRANO, G. ; LEGUISAMO, N. ; Irigoyen Maria Claudia ; SCHAAN, B. . Resposta pressórica a diferentes anti-hipertensivos em ratos diabéicos hipertensos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • CASTRO, A. L. ; CIROLINI, A. M. ; DIAS, L. D. ; CAÑEDO, A. D. . Estudo do efeito dos níveis corporais de ferro no dano das células cardíacas durante o alcoolismo crônico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; JOSÉ EDUARDO VARGAS ; CAÑEDO, A. D. . Criação de um plasmídeo para estudo de promotores in vitro através do uso de proteínas fluorescentes. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; SCHUCK, D. C. ; ZAHA, A. . Produção de soros policlonais contra possíveis antígenos de Mycoplasma hyopneumoniae com importância para testes de imunodiagnósticos e vacinação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • DIAS, L. D. ; SCHUCK, D. C. ; ZAHA, A. ; FERREIRA, H. B. . Clonagem e expressão de antígenos de Mycoplasma hyopneumoniae por recombinação in vivo em E. coli. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Nance Nardi ; CAMASSOLA, M. ; DIAS, L. D. . WebCurso Teórico e Prático Demostrativo: Células-tronco mesenquimais (MSCs) e engenharia de tecidos. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2018

    Interferência de fármacos utilizados para tratamento de doenças cardiovasculares na sinalização do homing de células-tronco in vitro, Descrição: A terapia celular é uma abordagem promissora para o tratamento de doenças cardiovasculares (DCV) e cujos mecanismos dependem da capacidade das células migrarem ao nicho e a subsequente fixação ao tecido-alvo (homing celular). Uma das principais moléculas envolvidas neste processo é o Fator-1 derivado do estroma (SDF-1), que liga-se ao receptor CXCR4, interação que resulta na ativação de vias de sinalização para quimiotaxia de células-tronco/progenitoras para área de lesão. Não se conhece os efeitos da interferência de fármacos entre eles, β-bloqueadores, inibidores da ECA, estatinas, diuréticos e anti-agregrantes plaquetários, utilizados no tratamento das diferentes manifestações das DCV sobre esta interação. Objetivo: Avaliar a influência in vivo de fármacos na via de sinalização intracelular ativada pelo eixo SDF-1/CXCR4.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Melissa Medeiros Markoski - Coordenador / Grasiele Sausen - Integrante / Melissa k. da Silva - Integrante / Thiago Peres - Integrante / Luciano R. dos Santos - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Efeito de diferentes intervenções dietéticas em subgrupos de monócitos no pós-infarto do miocárdio: um ensaio clínico randomizado, Descrição: A resposta inflamatória é um fator crítico na patogênese da aterosclerose. Os monócitos representam o tipo celular mais numeroso nesse cenário. São divididos em três subgrupos que possuem um comportamento heterogêneo na doença aterosclerótica. Ainda não se sabe se a intervenção com dietas que possuem propriedades que atenuam mediadores pró-inflamatórios é capaz de altear o perfil dos subgrupos de monócitos, além das medidas farmacológicas em prevenção secundária da doença arterial coronariana. Objetivos: Avaliar o efeito de três abordagens dietéticas (30g/dia nozes, 30ml/dia azeite de oliva e dieta controle) sobre a contagem de subgrupos de monócitos e sobre o perfil cardiometabólico, inflamatório e antropométrico em pacientes com doença arterial coronariana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / MARKOSKI, MELISSA M. - Integrante / Sílvia Bueno Garofallo - Integrante / Aline Marcadenti de Oliveira - Integrante / Vera Lúcia Portal - Coordenador.

  • 2013 - Atual

    Uso de células-tronco adultas e transformadas com fatores para revascularização em modelos murinos de doenças cardiovasculares, Descrição: A má alimentação e a falta de atividade física podem trazer consequências como pressão arterial, glicemia e lipídios sanguíneos elevados e obesidade caracterizando a síndrome metabólica, um dos fatores de risco para o desenvolvimento da doença arterial coronariana e infarto do miocárdio (IM). O IM é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo e, além disso, está associado com a morte irreversível de cardiomiócitos e com o remodelamento patológico do tecido cardíaco. Estratégias baseadas no fornecimento de células com potencial de reparo ou regeneração para as regiões afetadas do coração mostraram-se promissoras para o tratamento da isquemia cardíaca. Desta forma, a terapia celular utilizando células-tronco mesenquimais derivadas de medula óssea (MSC) apresenta-se como uma ferramenta para modular o reparo de tecido cardíaco lesionado. Objetivo: Avaliar a eficácia da terapia celular com MSC no modelo animal de infarto do miocárdio em ratos espontaneamente hipertensos (SHR) sob dieta de cafeteria.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Renato A. K. Kalil - Integrante / Melissa Medeiros Markoski - Coordenador / Grasiele Sausen - Integrante / Thiago Peres - Integrante / Maximiliano Isoppo Schaun - Integrante / Augusto Camacho - Integrante / Rafael A. Marschner - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Análise dos mecanismos envolvidos no homing de células-tronco, angiogênese e regeneração cardíaca em miniporcos e ratos submetidos à terapia gênica e celular., Descrição: As doenças cardiovasculares são as principais causas de morbidade e mortalidade no Brasil. As terapias usualmente disponíveis melhoram grandemente o prognóstico, mas muitas vezes são paliativas. Assim, a terapia gênica para promoção de angiogênese miocárdica e que auxilie a melhor fixação de células viáveis em locais lesionados surge como uma atraente alternativa terapêutica, tanto nas formas agudas como nas crônicas de isquemia. Objetivos: O presente estudo pretende avaliar os mecanismos de homing de células-tronco, angiogênese e regeneração cardíaca em modelo utilizando miniporcos e ratos infartados submetido à terapia gênica e celular com fator de crescimento endotelial vascular (VEGF) e Angiopoetina 1 (Angpt-1).. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Renato A. K. Kalil - Integrante / Melissa Medeiros Markoski - Coordenador / Thiago Peres - Integrante / Andréia Koche - Integrante / Maximiliano Isoppo Schaun - Integrante.

  • 2013 - Atual

    Transplante autólogo de células-tronco da medula óssea na cardiomiopatia dilatada em pacientes jovens, Descrição: O objetivo geral deste projeto é avaliar o efeito e a relação custo-benefício da utilização de células-tronco por implante intramiocárdico para restaurar a função ventricular em pacientes jovens (até 18 anos de idade) com cardiomiopatia dilatada. Os objetivos específicos são: 1. Implementar uma técnica para implante de células-tronco autólogas no miocárdico através de mini-toracotomia, em pacientes com idade até 18 anos. 2. Avaliar os efeitos do transplante autólogo de células-tronco sobre: (a) Função e remodelamento ventricular esquerdo, através de ecocardiograma bidimensional com Doppler. (b) O sistema neuro-endócrino, através do peptídeo natriurético cerebral (BNP). (c) Capacidade funcional dos pacientes, por teste de caminhada de 6 minutos. (d) Qualidade de vida dos pacientes, através do questionário de Minnesota. 3. Estimar a probabilidade de sobrevida dos pacientes após implante de células-tronco, mediante análise atuarial. 4. Definir a relação custo-benefício do implante intramiocárdico de células-tronco, considerando-se a redução após o procedimento em internações hospitalares associadas a repercussões clínicas da cardiomiopatia dilatada.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Nance Nardi - Integrante / Renato A. K. Kalil - Coordenador / Melissa Medeiros Markoski - Integrante / Paula Nesralla - Integrante / Álvaro Albrecht - Integrante / Paulo Roberto Lunardi Prates - Integrante.

  • 2012 - 2018

    Análise da interferência de beta-bloqueadores sobre o homing de células-tronco: um enfoque experimental e clínico., Descrição: Apesar dos benefícios expressivos alcançados com o uso de β-bloqueadores, as doenças cardiovasculares continuam sendo causa de alta mortalidade e morbidade ao redor do mundo. A insuficiência cardíaca, por exemplo, representa um grave problema para a saúde e economia, pois gera grande dispêndio devido a internações e farmacoterapia, por vezes não eficazes. Assim, há uma crescente busca de terapias alternativas, como a celular e a gênica, para tentar minimizar esta problemática. Entretanto, os protocolos clínicos mostraram uma série de problemas em torno destes tratamentos inovadores onde os mecanismos para efetivação das terapias recentemente é que vem ganhado a devida projeção. Pouco se sabe sobre a influência dos antagonistas β-adrenérgicos sobre a proliferação, migração e diferenciação de células-tronco. Mas sabe-se que as vias de sinalização compartilham moléculas comuns. Um melhor entendimento sobre a ação dos β-bloqueadoras atenolol, carvedilol e propanolol, drogas bastante utilizadas nas práticas clínicas, nestes processos celulares, poderia fortemente auxiliar num melhor direcionamento dos protocolos clínicos de terapia celular e gênica, projetando-se a busca de resultados mais consistentes junto aos pacientes e diminuindo as enfermidades relacionadas às doenças cardiovasculares... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Renato A. K. Kalil - Coordenador / Melissa Medeiros Markoski - Integrante / Grasiele Sausen - Integrante / Melissa k. da Silva - Integrante / Bruna Eibel - Integrante.

  • 2012 - Atual

    Análise do comportamento de células-tronco mesenquimais da medula óssea e veia safena, Descrição: As doenças cardiovasculares (DCV) são responsáveis pelo maior número de mortes no mundo, dentre elas, o infarto do miocárdio (IM) é considerado a patologia mais comum. A maior consequência do IM é a perda tecidual irreversível com necrose miocárdica. Medicamentos e técnicas de revascularização não são suficientes para evitar a falência cardíaca. Neste sentido, estudos com células-tronco mesenquimais (CTM) vêm sendo realizados a fim de recuperar a função deste órgão, devido à liberação de fatores de crescimento, angiogênicos e anti-apoptótico. As mais utilizadas são as obtidas da medula óssea. No entanto, outras fontes de células com maior potencial são requeridas. Objetivo: Analisar o compartimento de CTM de veia safena, medula óssea e gordura retroesternal, através do isolamento e estabelecimento de cultura de células, caracterizando seu fenótipo in vitro, de pacientes com cardiopatia isquêmica.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Nance Nardi - Integrante / Renato A. K. Kalil - Integrante / Melissa Medeiros Markoski - Coordenador / Maria Inês Solari - Integrante / Álvaro Albrecht - Integrante.

  • 2010 - 2012

    Cultivo e caracterização de células-tronco mesenquimais de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica, Descrição: Introdução: A terapia celular tem sido proposta para protocolos terapêuticos visando recuperação de áreas lesionadas acometidas por diferentes patologias. As células-tronco mesenquimais (Mesenchymal stem cells, MSC) têm sido creditadas para tratar as doenças cardiovasculares. Dessa forma, o presente estudo caracterizou o compartimento de MSC de pacientes com cardiopatia valvular e isquêmica e mostrou que os grupos não diferem entre si em relação aos parâmetros analisados (estabelecimento do cultivo, número de unidades formadoras de colônias fibroblastóides, capacidade de diferenciação em osteócito e adipócitos, cinética de proliferação e imunofenótipo) .. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / BEATRIZ SCHAAN - Integrante / Nance Nardi - Integrante / Renato A. K. Kalil - Integrante / Melissa Medeiros Markoski - Coordenador / karina Rabelo Casalli - Integrante / Carine Ghem - Integrante / Dimas Tadeu Covas - Integrante.

  • 2009 - 2017

    Caracterização dos compartimentos de células-tronco hematopoiéticas, mesenquimais e endoteliais em pacientes com doenças cardiovasculares., Descrição: Este projeto tem como objetivo a análise de compartimentos de células progenitoras endoteliais e células-tronco hematopoiéticas, mesenquimais e cardíacas em pacientes com indicação de tratamento cirúrgico devido a miocardiopatia isquêmica ou valvular. Os resultados permitirão determinar a existência de uma possível relação entre estas patologias e alterações nestas populações celulares, levando assim a um desenho mais racional de alternativas terapêuticas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Lucinara Dadda Dias - Integrante / Nance Nardi - Coordenador / Renato A. K. Kalil - Integrante / Paula Nesralla - Integrante / Carine Ghem - Integrante / Álvaro Albrecht - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2015

Melhor da Seção Diagnóstico e Intervenção `Transplante autólogo de células-tronco da medula óssea na cardiopatia dilatada em pacientes jovens`, IC/FUC.

2015

Melhor da seção Medicina Translacional:Pesquisa Básica `Análise do compartimento de células-tronco mesenquimais de medula óssea, veia safena e gordura retroesternal de pacientes com cardiopatia isque`, IC/FUC.

2012

Melhor apresentação da sessão de ciências biológicas do XVI salão de iniciação científica do ICFUC, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

2012

Prêmop Rubem Rodrigues: menção honrosa do XVI salão de iniciação científica do ICFUC, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul.

2009

Melhor apresentação da sessão medicina experimental, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia.

2009

Prêmio Rubem Rodrigues - Melhor trabalho, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia.

2008

Melhor apresentação da sessão genética e terapia celular, Instituto de Cardiologia do RS/ Fundação Universitária de Cardiologia.

2008

Melhor apresentação da sessão medicina experimental, Instituto de Cardiologia do RS/ Fundação Universitária de Cardiologia.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2017

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Coordenadora da CEUA, Enquadramento Funcional: Coordenadora

  • 2010 - 2017

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Técnica em biotecnologia, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Atribuições: isolamento e cultura de células-tronco mesequimais humanas e murinas, citometria de fluxo.

  • 2010 - 2015

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Membro integrante e secretária, Enquadramento Funcional: Membro integrante do Comite de Ética (CEUA)

  • 2014 - 2014

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada

    Outras informações:
    Ministrou aula teórica na Disciplina de Fundamentos em Biologia Molecular e Celular, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia. Carga horária de 02 horas. Abordando os seguintes temas: - Célula-tronco -Terapia celular

  • 2013 - 2013

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora convidada, Enquadramento Funcional: Professora convidada

    Outras informações:
    Ministrou aula prática na Disciplina de Métodos em Biologia Molecular e Celular, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia. Carga horária: 04 horas. Abordando os seguintes tópicos: - Isolamento de células mononucleares de sangue periférico e de medula óssea humana, pela técnica de gradiente de centrifugação Ficoll-Paque. - Contagem e análise da viabilidade de células. - Estabelecimento e análise de cultivo de Células-tronco Mesenquimais. - Metodologia para obtenção e análise de unidades formadoras de colônias fibroblastóides (CFU-F). - Metodologia para indução e análise da diferenciação osteogênica e adipogênica de Células-tronco Mesenquimais.

  • 2012 - 2013

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora Anatomia humana I, Carga horária: 64

    Outras informações:
    Professora de anatomia humana I - Curso técnico em radiologia - Escola Técnica Profissional do IC-FUC,

  • 2012 - 2013

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Fisiologia Humana, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Professora de fisiologia humana - Curso técnico em radiologia - Escola Técnica Profissional do IC-FUC,

  • 2012 - 2013

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Anatomia humana II, Carga horária: 64

    Outras informações:
    Professora de anatomia humana II - Curso técnico em radiologia - Escola Técnica Profissional do IC-FUC,

  • 2012 - 2012

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora convidada

    Outras informações:
    Ministrou aula prática na disciplina de Métodos em Biologia Molecular e Celular, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia do Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia. Carga horária: 04 horas. Abordando os seguintes tópicos: - Isolamento de células mononucleares de sangue periférico e de medula óssea humana, pela técnica de gradiente de centrifugação Ficoll-Paque. - Contagem e análise da viabilidade de células. - Estabelecimento e análise de cultivo de Células-tronco Mesenquimais. - Metodologia para obtenção e análise de unidades formadoras de colônias fibroblastóides (CFU-F). - Metodologia para indução e análise da diferenciação osteogênica e adipogênica de Células-tronco Mesenquimais.

  • 2007 - 2010

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Funcionária, Enquadramento Funcional: Técnica do Biotério, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atribuições: cuidado, manutenção e manejo de animais de laboratório (ratos e camundongos), cirurgias experimentais tais como: implantação de cânulas em veias e artérias (femoral e jugular e carótida e femoral, respectivamente), administração de drogas vasoativas e registro hemodinâmico pelo sistema windaq em ratos, registro de medida cardiovascular direta (artéria) e indireta (pletismografia pela cauda), processamento de sinais gravados e digitalizados em computador, no sistema windaq, indução de diabetes pelo uso endovenoso da estreptozotocina, administração de drogas via intraperitoneal, veia da cauda ou via orogástrica (gavagem), cuidados pré e pós-operatórios (analgesia e anestesia) e gaiola metabólica.

  • 2007 - 2008

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estágio Extracurricular, Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul - Laboratório de Cardiologia Molecular e Celular. Carga horária total: 460 horas, sob orientação do Dr. Andrés Delgado Cañedo. As atividades do estágio compreenderam técnicas de manipulação de DNA, entre elas: clivagem, PCR, eletroforese em agarose, clonagem, manipulação bacteriana ( transformação) e análise de expressão em células eucarióticas.

  • 2010 - 2017

    Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde

    Vínculo: Membro Integrante, Enquadramento Funcional: Membro Integrante do Comite de Ética (CEUA)

  • 2005 - 2007

    Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde

    Vínculo: Estágio Extracurricular, Enquadramento Funcional: Estágiária, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Estágio extracurricular (2 anos) desenvolvido na Coordenação de Produção e Experimentação Animal (CPEA) do Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CDCT) da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (FEPPS), sob orientação da bióloga Patrícia Sesterheim e Dra. Maria Luisa Gomes de Macedo Braga - Médica Veterinária, Carga horária total: 3.900 horas. Atribuições: manutenção das colônias fundação e produção utilizando o método de cruzamento Ran Rotacional para criação heterogênica de ratos da linhagem Wistar, desmame e sexagem, realização de cálculos da produção de animas para atender às solicitações dos pesquisadores, troca das camas dos animais, atendimento das necessidades básicas de água e comida, controle sanitário atendendo às normas de biossegurança estabelecidas para biotério convencional, elaboração de relatórios semanais referentes à produção dos animais, cuidado com o bem estar animal satisfazendo às normas operacionais de Ética e Legislação em animais de laboratório, auxílio ao desenvolvimento de pesquisas.

    Atividades

    • 04/2005 - 04/2007

      Estágios , COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL, .,Estágio realizado, Criação, Produção e manutenção de animais de laboratório ( Ratos heterogênicos Wistar e isogênicos SHR).

  • 2012 - 2012

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor convidado, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de monitoria no Curso de Extensão: Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação (Módulo Teórico e Prático)

  • 2011 - 2011

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor convidado

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de monitoria no Curso de Extensão: Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação (Módulo Teórico e Prático). Carga bhorária: 10 h

  • 2010 - 2010

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor convidado

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de monitoria no Curso de Extensão: Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação (Módulo Teórico e Prático). Carga horária: 10 h.

  • 2009 - 2009

    Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor convidado

    Outras informações:
    Desenvolveu atividade de monitoria no Curso de Extensão: Cuidados e Manejo de Animais de Experimentação (Módulo Teórico e Prático). Carga horária: 10 h.

  • 2009 - 2009

    Instituto do Coração/ hospital das Clínicas

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio

    Outras informações:
    Estágio, Instituto do Coração - Laboratório de Hipertensão Experimental. Carga horária: 80 horas. Estágios de curta duração (15 dias) realizado no Laboratório de Hipertensão Experimental - InCor, sob orientação da Dra. Maria Cláudia Irigoyen, para aprimorar e aperfeiçoar técnicas cirúrgicas utilizadas em animais de laboratório (ratos e camundongos). Carga horária: 40 h.

  • 2006 - 2007

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista CNPq do projeto de pesquisa intitulado: Programa de biotecnologia e recursos genéticos - Genoma, sob a coordenação da Professora Ana Tereza Ribeiro de Vasconcelos. Foi orientada pelo Prof. Dr Arnaldo Zaha e da MS Desirée Schuck.

  • 2006 - 2006

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Bolsista CNPq, na modalidade ITI - Iniciação Tecnológica Industrial, sob orientação do Prof. Dr. Arnaldo Zaha no projeto intitulado: Projetos de Desenvolvimento tecnológico e de Inovação/Edital-142004-DTI.

  • 2008 - 2008

    Colégio Estadual Protásio Alves, .....

    Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Professora de Biologia do 1° ano do 2 grau.

    Atividades

    • 03/2008 - 06/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

  • 2008 - 2008

    Escola Estadual de Ensino Fundamental do Rio Grande do Sul, ,,,,

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular, Carga horária: 10

    Atividades

    • 03/2008 - 06/2008

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Ciências

  • 2014 - 2015

    Grupo A Educação S.A

    Vínculo: Produtora de conteúdos didátic, Enquadramento Funcional: contratada

    Outras informações:
    Elaborou conteúdos didáticos pedagógicos, divididos em aulas denominadas Unidades de Aprendizado ("UA") para educação à distância, os quais serão disponibilizados para instituições de ensino superior que serão utilizadas em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde/subárea: biologia celular. Foram desenvolvidas as seguintes UA: Componentes químicos das células, Estrutura da membrana plasmática, Permeabilidade celular: canais iônicos e proteínas transportadoras, Sistemas de transporte através da membrana, Digestão intracelular: endossomas, lisossomas e peroxissomas, Mitocôndria: conversão energética e respiração celular, Citoesqueleto e Movimentos celulares, Organelas biossintéticas: o retículo endoplasmático e os ribossomas, Organelas biossintéticas: o complexo de Golgi, Estrutura nuclear: DNA, genes e cromossomos, Transcrição e tradução gênica, Controle da expressão gênica e diferenciação celular, Replicação do DNA, Divisão celular: mitose e meiose, Comunicação celular: moléculas de sinalização e receptores, Comunicação celular: vias de sinalização, Controle do ciclo celular, Morte celular: apoptose e necrose, A célula vegetal: parede celular e cloroplastos.