Bruno Scola Lopes da Cunha
Analista de Pesquisa Energética na Superintendência de Estudos Econômicos e Energéticos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com foco em transição energética, mudanças climáticas e cenários de longo prazo. Pesquisador colaborador do Centro de Economia Energética e Ambiental (CENERGIA-COPPE/UFRJ) desde 2014. Foi Pesquisador Visitante do Programa de Formação em Planejamento Energético e Ambiental em Óleo, Gás Natural e Biocombustíveis (PRH-41/ANP) entre 2020 e 2023. Foi pesquisador de pós-doutorado PNPD/CAPES entre 2019 e 2020. Doutor em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE-COPPE/UFRJ). Mestre em Planejamento Energético com ênfase em Planejamento Ambiental pelo Programa de Planejamento Energético do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPE-COPPE/UFRJ). Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FCE/UFRGS) com extensão universitária na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UPORTO), Portugal. Experiência nas áreas de economia da energia, transição energética, mudanças climáticas, modelagem econômica e planejamento energético integrado. Colaborou com o Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC) das Nações Unidas como Autor Contribuinte e Revisor Especialista do 6 ciclo de avaliação (AR6), Grupo de Trabalho III (Mitigação). Autor contribuinte do Production Gap Report 2021 e 2023 do SEI, IISD, ODI, E3G e UNEP.
Informações coletadas do Lattes em 26/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Planejamento Energético
2015 - 2019
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Desenvolvimento de um Modelo Global de Equilíbrio Geral Computável para Avaliação de Políticas Climáticas: o papel da mudança de dieta
, Ano de obtenção: 2019. André Frossard Pereira de Lucena. Coorientador: Angelo Costa Gurgel. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modelo de Equilíbrio Geral Computável; Mudanças Climáticas; Precificação de Emissões; Mudança Comportamental de Dieta.Grande área: Engenharias
Mestrado em Planejamento Energético
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise da Influência do Óleo Diesel e da Gasolina Automotiva sobre a Inflação Nacional
, Ano de Obtenção: 2015.André Frossard Pereira de Lucena.Coorientador: Régis Rathmann. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Derivados de Petróleo; Inflação: Brasil; Matriz Insumo-Produto.
Graduação em Ciências Econômicas
2007 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Origem e Evolução da Racionalidade Econômica: uma visão metodológica
Orientador: Octavio Augusto Camargo Conceição e Jorge Paulo de Araújo
Pós-doutorado
2019 - 2020
Pós-Doutorado. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Engenharias
Formação complementar
2018 - 2018
YCL Curso Brasil. , Youth Climate Leaders, YCL, Brasil.
2018 - 2018
Expert Workshop on Long-term Structural Baseline Projections. , Global Trade Analysis Project, GTAP, Estados Unidos.
2016 - 2016
Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira. , Fundação Getulio Vargas - Matriz, FGV/SP UNIC, Brasil.
2011 - 2011
Extensão universitária em Economia. , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Transição Energética.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Mudanças Climáticas Globais.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Energia / Subárea: Planejamento Energético Integrado.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia da Energia.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia e Meio Ambiente.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economia dos Recursos Naturais.
Organização de eventos
CUNHA, Bruno S. L. ; DRUMOND, G. ; FRANCISCO, F. S. ; HARTMANN, D. ; LIMA, J. A. M. ; ESTEVES, E. ; AMIRI, M. M. ; ROSSI, C. ; BELCHIOR, C. R. P. ; CAMARGO, P. . INTEGRA PRH-RJ 2022. 2022. (Congresso).
Participação em eventos
20th Rio Oil & Gas Expo & Conference. Technical-economic evaluation of biomass co-processing potential in the national refining park. 2022. (Congresso).
18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação ? Sepex (UFSC). Riscos e Oportunidades da Crise Climática: o papel da Bioeconomia. 2020. (Congresso).
23rd Annual Conference on Global Economic Analysis (GTAP). 2020. (Congresso).
GTAP Virtual Seminar Series: Baselines for Dynamic Computable General Equilibrium Models. 2020. (Seminário).
Youth Climate Leaders - Aula sobre Conceitos Básicos da Ciência do Clima.Análise Científica sobre Mudança do Clima: conceitos básicos. 2020. (Seminário).
EMF36 - Carbon Pricing After Paris.Results from Model TEA (COPPE/UFRJ). 2019. (Encontro).
VII Workshop de Restauração Florestal (ESALQ/USP). Emergência Climática: o que a ciência nos diz? Qual é o papel da restauração florestal?. 2019. (Congresso).
Expert Workshop on Long-term Structural Baseline Projections. Total Economic Assessment Model. 2018. (Congresso).
10th Integrated Assessment Modelling Consortium (IAMC). Integrating General Equilibrium and Energy System Models: a Methodological Proposal. 2017. (Congresso).
17th Rio Oil & Gas Expo and Conference. A Influência do Óleo Diesel no Índice Geral de Preços de Mercado no Brasil. 2014. (Congresso).
XV Congresso Brasileiro de Energia. 2013. (Congresso).
2º Fórum de Sustentabilidade - FECOMERCIO/RS. 2012. (Seminário).
1º Feira Ibérica de Sustentabilidade Urbana. 2011. (Outra).
3º Start - Seminário de Sustentabilidade. 2011. (Seminário).
Desafios do Setor Elétrico. 2011. (Seminário).
Eficiência Energética como Vetor de Futuro. 2011. (Seminário).
Gateway to the Emerging Markets: From carbon trading to foreign direct investments. 2011. (Seminário).
II Dia do Voluntariado da U.Porto: Formar para o Voluntariado.Case: Net Impact Porto Alegre. 2011. (Oficina).
Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética - Resultados de 2010. 2011. (Seminário).
Renováveis como Vetor para a Competitividade. 2011. (Seminário).
A Economia Brasileira no Novo Cenário Internacional. 2009. (Seminário).
Competitividade e Inovação Tecnológica. 2009. (Seminário).
Desenvolvimento Econômico, Crise e o Impacto no Setor Saúde. 2009. (Seminário).
Finanças Públicas no Estado do Rio Grande do Sul. 2009. (Seminário).
Mudanças na Balança de Poder Mundial e Política Externa Brasileira. 2009. (Seminário).
A Construção do RS: 200 Anos de Organização e Gestão. 2008. (Congresso).
A Formação da CEPAL e o Planejamento Econômico. 2008. (Seminário).
Crise Econômica: fatos, explicações e soluções. 2008. (Congresso).
Evolução e Atualidade do Pensamento da CEPAL. 2008. (Seminário).
Participação em bancas
SZKLO, ALEXANDREPORTUGAL-PEREIRA, JOANA; BRANCO, D. C.;CUNHA, BRUNO S.L.. Avaliação técnica, econômica e ambiental de alternativas de eletrificação de FPSO. 2024. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PORTUGAL-PEREIRA, JOANACUNHA, Bruno S. L.; HOFFMANN, S. B.; FERES, J.. Desenvolvimento de um Modelo Baseado em Agentes para Análise do Consumo da Carne Bovina no Brasil. 2022. Dissertação (Mestrado em PPE-COPPE/UFRJ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCENA, A. F. P.CUNHA, Bruno S. L.; PERTEL, M.; LEAL, C.. Mendes.Inventário de emissões de gases de efeito estufa como a primeira ação empresarial frente às mudanças climáticas: o caso de uma empresa do setor de óleo e gás nacional. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
PORTUGAL-PEREIRA, JOANA; PERTEL, M.;CUNHA, Bruno S. L.. Avaliação da utilização de combustíveis para eletrificação de plataformas de extração de petróleo como medida de mitigação de emissõoes de dióxido de carbono.. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCENA, A. F. P.; OLIMPIO, A..;CUNHA, BRUNO S.L.; FIRMO, H. T.; BATISTA, A. K.. Valoração Ambiental dos Benefícios da Introdução de Ônibus Elétrico no Município do Rio de Janeiro. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCENA, A. F. P.CUNHA, Bruno S. L.. Análise do Consumo de Combustíveis Líquidos e Emissões no Setor de Transportes no Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
LUCENA, A. F. P.CUNHA, Bruno S. L.. Aplicação do Método de Valoração Contingente para Estimar o Valor Econômico do Sistema Lagunar de Jacarepaguá. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Orientou
O papel das inovações tecnológicas na mitigação das mudanças climáticas; Início: 2020; Tese (Doutorado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Célula Combustível a Etanol: Revisão da Tecnologia e Potencialidades para Utilização na Eletrificação de Veículos no Brasil; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Engenharia Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo; (Orientador);
Avaliação técnico-econômica de armazenamento de hidrogênio em reservatórios de geológicos sedimentares no Brasil; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Petróleo) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Agência Nacional do Petróleo; (Orientador);
Desenvolvimento de um Modelo Baseado em Agentes para Análise do Consumo da Carne Bovina no Brasil; 2022; Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, ; Coorientador: Bruno Scola Lopes da Cunha;
Mendes; Inventário de emissões de gases de efeito estufa como a primeira ação empresarial frente às mudanças climáticas: o caso de uma empresa do setor de óleo e gás nacional; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Bruno Scola Lopes da Cunha;
Outras produções
CUNHA, BRUNO S.L. ; GARAFFA, R. ; GURGEL, A. . TEA Model Documentation. 2020.
FÆHN, T. ; BACHNER, G. ; BEACH, R. ; CHATEAU, J. ; FUJIMORI, S. ; GHOSH, M. ; HAMDI-CHERIF, M. ; LANZI, E. ; PALTSEV, S. ; VANDYCK, T. ; CUNHA, BRUNO S.L. ; GARAFFA, R. ; STEINIGER, K. . Capturing Key Energy and Emission Trends in CGE Models: Assessment of Status and Remaining Challenges. 2020.
GENIN, C. ; FELTRAN-BARBIERI, R. ; ROMEIRO, V. ; PINHEIRO, B. ; BARROS, A. C. ; BASSI, A. ; LUCENA, A. F. P. ; SZKLO, A. ; CUNHA, Bruno S. L. ; TEIXEIRA, F. ; ANGELKORTE, G. B. ; FERES, J. ; GARRIDO, L. ; GARAFFA, R. ; STUDART, R. ; SCHAEFFER, R. ; KENEALLY, S. . Uma Nova Economia para uma Nova Era: Elementos para a Construção de uma Economia Mais Eficiente e Resiliente para o Brasil. 2020.
SCHAEFFER, ROBERTO ; SZKLO, A. S. ; LUCENA, A. F. P. ; GURGEL, A. ; ROCHEDO, P. R. R. ; KOBERLE, A. ; CUNHA, BRUNO S.L. ; GARAFFA, RAFAEL ; IMPERIO, M. . Brazil in Well Below 2°C World (briefing). 2019.
SZKLO, ALEXANDRE ; LUCENA, A. F. P. ; SCHAEFFER, ROBERTO ; CUNHA, BRUNO S.L. ; GUEDES, F. ; SANTOS, L. ; GARAFFA, R. ; PINTO, R. G. D. ; BEZERRA, P. B. S. . Elaboração de Estudos Setoriais e Proposição de Opções de Desenho de Instrumentos de Precificação de Carbono. 2018.
Projetos de pesquisa
-
2023 - 2023
O setor de óleo e gás brasileiro em um contexto de emissões líquidas nulas de carbono (net zero carbon emissions) e implicações para transição justa, Projeto certificado pela empresa Instituto Brasileiro do Petróleo em 21/07/2023., Descrição: O projeto tem como objetivo analisar de forma detalhada o setor de OG em um contexto de transição energética justa e suas implicações, que incluem tanto os critérios alocativos de emissão quanto aspectos associados a receitas governamentais (fiscais ou não) e privadas da produção e processamento de petróleo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Integrante / Alexandre Szklo - Coordenador / Mariana Império - Integrante / Rebecca Draeger - Integrante / ROCHEDO, PEDRO R.R. - Integrante / Gabriela Nascimento da Silva - Integrante / Clarissa Bergman Fonte - Integrante / Taísa Moraes - Integrante / Julia Crespo - Integrante.
-
2022 - 2023
Estratégias de transição para o setor de combustíveis no Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Schaeffer em 03/12/2023., Descrição: O projeto buscou integrar técnicas de modelagem para analisar a oferta de combustíveis e avaliar a viabilidade de novas tecnologias em um contexto de descarbonização. Por meio de simulações e análises quantitativas, foram identificadas estratégias para diversificar a matriz energética, promover fontes renováveis e alternativas, e avaliar o impacto econômico, ambiental e técnico dessas abordagens. Além disso, foram realizadas análises de viabilidade de tecnologias emergentes, como veículos elétricos e biocombustíveis avançados, considerando aspectos como infraestrutura, custos, demanda e potencial de redução de emissões.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / Alexandre Szklo - Integrante / Camila Callegari Ludovique - Integrante / Talita Borges Cruz - Integrante / Huang Wei - Integrante / Roberta Oliveira - Integrante., Financiador(es): Instituto Clima e Sociedade - Auxílio financeiro.
-
2022 - 2022
O setor de óleo e gás brasileiro em um contexto de emissões líquidas nulas de carbono, Projeto certificado pela empresa Instituto Brasileiro do Petróleo em 23/06/2022., Descrição: O presente trabalho tem o objetivo de avaliar o papel do setor de óleo e gás (O&G) brasileiro em um contexto de atingimento de emissões líquidas nulas de GEEs (ou de CO2) por parte do país em 2050. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / Alexandre Salem Szklo - Integrante / Mariana Império - Integrante / Pedro Rochedo - Integrante / Gabriela Nascimento da Silva - Integrante / Clarissa Bergman Fonte - Integrante / Rebecca Draeger de Oliveira - Integrante / Letícia de Castro Coutinho - Integrante., Financiador(es): Instituto Brasileiro do Petróleo - Auxílio financeiro.
-
2020 - 2021
Avaliação dos riscos e oportunidades da transição para um mundo de baixo carbono nos sistemas energético e agropecuário brasileiros, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Schaeffer em 14/06/2021., Descrição: Objetivo geral deste projeto é analisar trajetórias para os sistemas energético e agropecuários no Brasil, para avaliar riscos e oportunidades da transição para um mundo de baixo carbono. Serão desenvolvidos e analisados cenários de longo prazo considerando diferentes limites de aumento da temperatura média global, a partir de orçamentos de carbono, bem como a evolução da precificação de dióxido de carbono e outros gases de efeito estufa até 2050. A partir dos resultados da modelagem será elaborada uma base de dados, que será disponibilizada a FEBRABAN, referente a projeções de oferta e demanda de energia e commodities agropecuárias para cada cenário climático de longo prazo. O foco da análise se dará nos setores de eletricidade, de O&G, biocombustíveis e agropecuário. A metodologia para criação dos cenários é baseada em Modelos de Avaliação Integrada (conforme descrito na seção seguinte), que permitem avaliar as interações entre os diferentes setores da economia. No que diz respeito a cada setor, especificamente, pretende-se avaliar: ? Setor Elétrico: aproveitamento do potencial de geração elétrica regional no país; riscos e oportunidades para as diferentes fontes de geração elétrica diante de cenários de descarbonização; oportunidades para geradores renováveis diante de cenários de maior eletrificação da frota de veículos leves. ? Setor de O&G e biocombustíveis: produção e exportação de petróleo (upstream) no Brasil conforme cenários de precificação de carbono mundiais; riscos e oportunidades para o setor de refino (downstream) de petróleo diante de cenários de mudanças de mobilidade; riscos e oportunidades para o setor sucroalcooleiro diante da transição energética; riscos e oportunidades para o uso energético da biomassa e produção de biocombustíveis avançados. ? Setor agropecuário: transições do uso do solo; migração para práticas de produção mais eficientes devido ao aumento da demanda e necessidade de redução da pressão sobre florestas nativas; emissões de GEE de cada subsetor da agropecuária no longo prazo; riscos e oportunidades para a produção de agropecuária, tanto para culturas alimentares e de exportação, quanto para culturas bioenergéticas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / André Frossard Pereira de Lucena - Integrante / Alexandre Szklo - Integrante / Mariana Império - Integrante / Rafael Garaffa - Integrante / Gerd Brantes Angelkorte - Integrante., Financiador(es): Federação Brasileira de Bancos - Auxílio financeiro.
-
2019 - 2023
ENGAGE: Feasibility of Climate Pathways, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Schaeffer em 13/02/2020., Descrição: Engage aims to Explore National and Global Actions to reduce Greenhouse gas Emissions. It will co-produce knowledge for designing cost-effective, technologically sound, socially and politically feasible pathways that can meet the objectives of the Paris Agreement. ENGAGE will also quantify avoided climate change impacts at the regional and national levels and identify concrete policy portfolios that maximise co-benefits and minimise trade-offs.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (5) . , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / Alexandre Salem Szklo - Integrante / André Frossard Pereira de Lucena - Integrante / Pedro Rua Rodriguez Rochedo - Integrante / Mariana Império - Integrante / Rafael Garaffa - Integrante / PORTUGAL-PEREIRA, JOANA - Integrante / Eveline Vasquez - Integrante / Gerd Brantes Angelkorte - Integrante / Luiz Bernardo Baptista - Integrante.
-
2019 - 2023
NAVIGATE: Next generation of AdVanced InteGrated Assessment modelling to support climaTE policy making, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Schaeffer em 13/02/2020., Descrição: NAVIGATE aims to develop the Next generation of AdVanced InteGrated Assessment modelling to support climaTE policy making. It will critically improve the capability of Integrated Assessment Models (IAMs) to inform the design and evaluation of climate policies by targeting major advancements in two areas: describing transformative change in the economy, in technology and in consumer goods and services, and describing distributional impacts of climate change and climate policy. By tackling existing weaknesses and lack of capabilities of the current generation of IAMs, NAVIGATE will provide new insight into how long-term climate goals can translate into short-term policy action, and how countries and sectors can work in concert to implement the Paris Agreement.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (6) . , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / Alexandre Salem Szklo - Integrante / André Frossard Pereira de Lucena - Integrante / Pedro Rua Rodriguez Rochedo - Integrante / Mariana Império - Integrante / Rafael Garaffa - Integrante / PORTUGAL-PEREIRA, JOANA - Integrante / Eveline Vasquez - Integrante / Gerd Brantes Angelkorte - Integrante.
-
2019 - 2020
New Economy for Brazil (NEB), Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) André Frossard Pereira de Lucena em 17/02/2020., Descrição: Descrição: The NBE is a major initiative to explore how countries can achieve better, more inclusive and sustainable growth: this is the new growth model for the 21st century. It is the flagship project of a Global Commission on the Economy and Climate that comprises former heads of government, finance ministers, and other leaders in the fields of economics and business from countries around the world. NCE provides independent and authoritative analysis and evidence of the actions that can strengthen economic performance while protecting countries? natural wealth, promoting social welfare, and reducing environmental risks. It works closely with local research partners and governments in countries to translate this approach into identifying national.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (4) . , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Integrante / André Frossard Pereira de Lucena - Coordenador / Alexandre Szklo - Integrante / Mariana Império - Integrante / Rafael Garaffa - Integrante / Gerd Brantes Angelkorte - Integrante / Fabio Teixeira - Integrante.
-
2019 - 2020
Elaboração de Nota Técnica sobre o Nexo Segurança Hídrica, Energética e Alimentar no Brasil em Diálogos com a Sociedade Civil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Roberto Schaeffer em 12/06/2019., Descrição: O objetivo do projeto coordenado e implementado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é apoiar na elaboração de uma nota técnica sobre o nexo segurança hídrica, energética e alimentar no Brasil através de um processo de diálogo com a sociedade civil e o uso de uma ferramenta de modelagem que integre as três seguranças. Essa nota técnica deverá incluir uma análise da situação atual e cenários futuros que ajudem na estruturação dos desafios e estratégias para o desenvolvimento Brasileiro relacionados ao Nexo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Bruno Scola Lopes da Cunha - Integrante / Roberto Schaeffer - Coordenador / Alexandre Szklo - Integrante / LUCENA, ANDRÉ F.P. - Integrante / Pedro Rochedo - Integrante / GARAFFA, RAFAEL - Integrante / Eveline Vasquez - Integrante / Gerd Brantes Angelkorte - Integrante / Fábio Amendola Diurana - Integrante.
Prêmios
2022
Menção Honrosa pela apresentação do trabalho técnico: Avaliação técnico-econômica do potencial de coprocessamento de biomassa no parque de refino nacional, Rio Oil & Gas Expo & Conference 2022 | Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).
2019
IAMC Award for Best Poster Presentation: The Opportunity Cost of the Refusal to a Global Dietary Change, Integrated Assessment Modeling Consortium (IAMC).
2015
Concurso Cultural "O Futuro da Heliotermia no Brasil", Plataforma Online de Energia Heliotérmica.
2012
Indicação ao XXVI Prêmio CORECON/RS de Monografias, CORECON/RS.
Histórico profissional
Experiência profissional
2023 - Atual
EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICAVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Pesquisa Energética, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Superintendência de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis, Diretoria de Petróleo e Gás Natural
2020 - 2023
Agência Nacional do PetróleoVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Visitante, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
https://prh41anp.ppe.ufrj.br
Atividades
-
09/2020 - 11/2023
Pesquisa e desenvolvimento, PRH-41 - Planejamento Energético e Ambiental.,Linhas de pesquisa
2020 - 2023
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Pesquisador do Centro de Economia Energética e Ambiental (CENERGIA) do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.
2019 - 2020
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Pós-Doutor, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa concedida pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
2013 - 2020
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Pesquisador do Centro de Economia da Energética e Ambiental (CENERGIA) do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ.
2015 - 2019
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq. Pesquisa concluída.
2013 - 2015
Universidade Federal do Rio de JaneiroVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40
Outras informações:
Bolsa concedida pelo Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Pesquisa concluída.
Atividades
-
10/2021 - 11/2023
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Economia do Meio Ambiente (COG727)
-
04/2021 - 11/2023
Ensino, Engenharia Ambiental, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador da disciplina Economia e Meio Ambiente (COG200)
-
03/2021 - 11/2023
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Transição Energética (COG838)
-
03/2021 - 11/2023
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Planejamento Energético Integrado II (COG850)
-
12/2020 - 11/2023
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Mudança Climática e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (COG876)
-
09/2020 - 11/2023
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador da disciplina Economia do Petróleo (EEI966)
-
05/2013 - 11/2023
Pesquisa e desenvolvimento, Programa de Planejamento Energético.,Linhas de pesquisa
-
11/2017 - 09/2020
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Planejamento Energético Integrado (COG849)
-
09/2017 - 09/2017
Ensino, Engenharia Química, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Economia Circular (EQE796)
-
03/2014 - 03/2017
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Planejamento Energético, Programa de Planejamento Energético.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Economia do Meio Ambiente (COG727).
-
03/2014 - 03/2017
Outras atividades técnico-científicas , Programa de Planejamento Energético, Programa de Planejamento Energético.,Atividade realizada, Monitor da disciplina de Fundamentos de Economia e Finanças (COG711).
-
10/2015 - 10/2016
Ensino, Planejamento Energético, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Professor colaborador na disciplina de Mercado Internacional do Petróleo e sua Geopolítica (COG873)
2019 - 2022
Intergovernmental Panel On Climate ChangeVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Contributing Author; Expert Reviewer
Outras informações:
Annex III: Scenarios and modelling methods. In Climate Change 2022: Mitigation of Climate Change. Contribution of Working Group III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)
2022 - 2022
Fórum da Ciência e CulturaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Equipe pedagógica
Outras informações:
Colaboração na equipe pedagógica do projeto "A chapa esquentou, cria! Curso de formação de jovens lideranças climáticas".
2018 - 2022
Youth Climate LeadersVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselho acadêmico
Outras informações:
Palestrante, mentor e membro do conselho acadêmico do Youth Climate Leaders (YCL).
2010 - 2013
Net Impact Porto AlegreVínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Voluntário
Outras informações:
Organização global sem fins lucrativos que, por meio de sua rede de líderes, busca inspirar, educar e equipar pessoas para usar o poder dos negócios com o objetivo de criar um mundo mais sustentável, social e ambientalmente equânime.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Bruno Scola Lopes da Cunha e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?