Maria Carlota Borba Brum

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (1992), mestrado em Ciências Médicas: Pneumologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em Ciências Médicas: Endocrinologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pesquisa na área de saúde ocupacional, saúde do trabalhador e vigilância em saúde e atuando como Supervisora do Programa de Residência Médica em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Anteriormente, foi Médica do Trabalho na Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador/CEVS/SES e Médica do Trabalho no Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Tem experiência na área de Saúde Pública, Vigilância e Medicina do Trabalho, atuando da elaboração e implantação de PCMSO, execução de exames médicos ocupacionais e procedimentos afins, programas de prevenção em saúde em doenças do trabalho, crônico degenerativas, infecciosas (HIV), e de segurança no trabalho, integrados em programas de qualidade e na formação de profissionais de saúde, atuando como professora no Curso de Especialização em Saúde Pública do Escola de Saúde Pública do RS e como preceptora no Programa de Residência em Vigilância em Saúde SES/RS. ORCID: 0000-0001-8124-2527.

Informações coletadas do Lattes em 15/05/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Medicina: Ciências Médicas

2012 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Efeito do Trabalho Noturno sobre a Saúde dos Trabalhadores de um Hospital Universitário
, Ano de obtenção: 2016. Ticiana da Costa Rodrigues. Palavras-chave: Endocrinologia Clínica: Metabolismo e Nutrição.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Clínica Médica / Especialidade: Endocrinologia.

Mestrado em Ciências Pneumológicas

2009 - 2011

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Colonização de profissionais de saúde após contato com pacientes com pneumonia pelo Pneumocystis jirovecii, Ano de Obtenção: 2011
João Carlos Prolla.Palavras-chave: colonização; pneumocystis jirovecci; profissionais de saúde.Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia. Setores de atividade: Saúde e Serviços Sociais.

Especialização - Residência médica

1993 - 1995

Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Residência médica em: Medicina Preventiva e SocialNúmero do registro: 007362. Bolsista do(a): .

Especialização em Curso de Formação em Acupuntura

2001 - 2003

Sociedade Médica de Acupuntura
Título: Não realizado

Especialização em Especialista em Medicina do Trabalho

2001 - 2001

Associação Nacional de Medicina do Trabalho
Título: Prova de curricular e de conhecimentos

Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho

1994 - 1994

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Relação Saúde e Trabalho na Percepção dos Trabalhadores do Brique da Redenção
Orientador: Jacqueline Oliveira Silva

Formação complementar

2021 - 2021

Curso de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública. (Carga horária: 41h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina / Subárea: Medicina do Trabalho.

Organização de eventos

BRUM, M. C. B. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO . Ação de Extensão Introdução à Acupuntura. 2023. (Outro).

MATIELLO, R. ; SILVA, A. A. ; BANDEIRA, A. G. ; PERINETTI, A. ; ALASINO, A. E. ; PADOIN, A. V. ; SCHWANKE, C. H. A. ; COSTA, C. A. D. ; DIAS, C. F. ; GIBK, C. ; SPILKI, F. R. ; VARGAS, I. A. ; TARTARI, J. L. L. ; PINTO, L. A. ; MENDIVIL, L. L. ; GARCIA, L. S. ; DALLA, M. D. B. ; BRUM, M. C. B. ; TATAY, M. C. M. ; GONZALEZ, N. C. ; et.al . XX CONGRESSO INTERNACIONAL AMNET (Americas Network for Chronic Disease Surveillance). 2023. (Congresso).

TRINDADE, D. M. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; BRUM, M. C. B. ; JOVELEVITHS, D. ; MERLO, A. R. C. . Capacitação e Atualização em Saúde do Trabalhador. 2021. (Outro).

Participação em eventos

Climate Change Sumitt. 2025. (Congresso).

21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho -ANAMT. PROTOCOLO ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE SEGUNDAS VÍTIMAS/ SOFRIMENTO MORAL: UMA CONSTRUÇÃO. 2024. (Congresso).

21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho -ANAMT. RISCO AO FETO E O EFEITO DO AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES INSALUBRES EM TRABALHADORAS GESTANTES DE SERVIÇO DE SAÚDE. 2024. (Congresso).

21º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho -ANAMT. TRABALHO EM TURNO NOTURNO E O RISCO DE SÍNDROME METABÓLICA: IMPACTO DO PROTOCOLO DE INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL ENTRE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE. 2024. (Congresso).

21º Congresso Nacional da associação Nacional de Medicina do Trabalho - ANAMT. RISCO AO FETO E O EFEITO DO AFASTAMENTO DAS ATIVIDADES INSALUBRES EM TRABALHADORAS GESTANTES DE SERVIÇO DE SAÚDE. 2024. (Congresso).

1a Oficina Ampliada de Trabalho para Revisão e Atualização do Protocolo de Pneumoconioseso.Doenças Respiratórias Relacionadas ao Trabalho. 2021. (Oficina).

Consentimento Livre e Esclarecido. 2020. (Outra).

Documentos Obrigatórios em Protocolos de Pesquisa. 2020. (Outra).

Estratégias de Intervenção da Vigilância em Saúde.Vigilância em Saúde do Trabalhador - Processo Saúde Doença. 2020. (Outra).

Histórico do Sistema CEP/Conep. 2020. (Outra).

II Jornada do Laboratório do Sono do HCPA. 2020. (Outra).

I SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE SAÚDE OCUPACIONAL.COVID-19 ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO BRASIL E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIA DIAGNÓSTICA BASEADA EM TESTE E RETESTE DE RT-PCR PARA SARS-CoV-2. 2020. (Simpósio).

Marco Regulatório do Sistema CEP/Conep para o processo de análise ética de projetos de pesquisa. 2020. (Outra).

Procedimentos Administrativos dos CEPs. 2020. (Outra).

Submissão e Aprovação de Protocolos de Pesquisa. 2020. (Outra).

26a Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho/1o Congresso SOGAMT de Medicina Ocupacional.Experiência de Mapeamento de F.luxo de Exame Médico Periódico (EMP) do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2019. (Simpósio).

26a Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho/1o Congresso SOGAMT de Medicina Ocupacional.Implantação do Processo de Avaliação do Perfil Profissiográfico de Trabalhadoras Celetistas Gestantes de um Hospital Universitário. 2019. (Simpósio).

Curso de Pós Graduação Latu Senso Especialização em Saúde Pública.Estratégias de Intervenção de Vigilância em Saúde. 2019. (Outra).

Curso EAD de Acidentes Tóxicos por Animais Peçonhentos. 2019. (Outra).

Seminário de Segurança de Trabalho na Área da Saúde.Acidentes com Exposição a Material Biológico. 2019. (Seminário).

CONFERÊNCIA PAN-AMERICANA DE SAÚDE OCUPACIONAL DE AMBIENTAL. 2018. (Outra).

Conferência Pan-americana de Saúde Ocupacional e Ambiental.Programa de Assistência de Equipe Multidisciplinar em Atendimento Setorial do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2018. (Outra).

Estratégias de Intervenção da Vigilância em Saúde.Vigilância em Saúde do Trabalhador - Processo Saúde Doença. 2018. (Outra).

I SIMPÓSIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO HCPA.SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR: TEMAS CLÁSSICOS. 2018. (Seminário).

I SIMPÓSIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO HCPA.COMO O TRABALHO EM TURNOS ESTÁ AFETANDO NOSSA SAÚDE. 2018. (Simpósio).

I SIMPÓSIO DE SAÚDE OCUPACIONAL DO HCPA. 2018. (Simpósio).

V Forum de SESMSTs de Porto Alegre.Acidentes de Trabalho no Contexto dos Serviços de Saúde. 2018. (Outra).

V Forum de SESMSTs de Porto Alegre.Sistema de Informação em Saúde do Trabalhador - SIST/RINA. 2018. (Outra).

37a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2017. (Outra).

XV Congreso Latinoamericano de Salud Ocupacional/V Congreso Nacional de Salud e Segurnça Ocupacional. Incidência de Infecção Latente por Tuberculose Recente (viragem tuberculínica) após Investigação Sistemática de Profissionais de Saúde Contactantes. 2017. (Congresso).

35a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Prevalência dos Acidentes com Exposição ao HCV em Trabalhadores de Saúde e Acadêmicos da Odontologia Atendidos no SMO entre 2007 a 2014. 2015. (Outra).

35a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.O Efeito do Trabalho Noturno sobre a Saúde dos Trabalhadores de um Hospital Universitário. 2015. (Outra).

Atualização em Cronobiologia do Sono. 2015. (Outra).

Curso Acidente de Trabalho Zero.Acidentes com Exposição a Material Biológico no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2015. (Outra).

IX Congresso Brasileiro de Biossegurança/IX Simpósio Latinoamericano de Biossegurança de Produtos Transgênicos. Acidentes com Material Biológico na Odontologia. 2015. (Congresso).

IX Congresso Brasileiro de Biossegurança/IX Simpósio Latinoamericano de Biossegurança de Produtos Transgênicos. Seguimento dos Acidentes com Exposição a Material Biológico em um Hospital Universitário de Porto Alegre. 2015. (Congresso).

Portaria n0 595/15 - Razões e Reflexos. 2015. (Outra).

X Semana de Prevenção das LER.O Caminho do Lesionado: A Quem Recorrer. 2015. (Outra).

8 Oitavo Seminário Saúde do Trabalhador e Produtividade/4 Seminário UNIGESTAR.Aspectos Clínicos e Ocupacionais das LER/DORT: Diagnóstico e Tratamento. 2014. (Seminário).

II Seminário em Saúde do Trabalhador.Acidentes de Trabalho em Atividade Hospitalar: A Experiência do HCPA. 2014. (Seminário).

Seminário de Gestão Ambiental para Hemorrede Pública do RS.Norma Regulamentadora n0 32. 2014. (Seminário).

Atualização em Profilaxias e Acompanhamento após Exposição Ocupacional ao HIV, Hepatite B e C. 2013. (Outra).

V Seminário em Saúde do Trabalhador.Doenças do Sistema Circulatório Relacionadas ao Trabalho. 2013. (Seminário).

Capacitação no Program de Tabagismo. 2012. (Outra).

Curso de Especialização em Medicina do Trabalho CEDOP/UFRGS.Metais Pesados. 2012. (Outra).

I Workshop em Toxicologia Clínico Laboratorial, Ambiental e Ocupacional Oc. 2012. (Outra).

XVI Seminário Regional Sul de Saúde no Trabalho da ANAMT e XXVII Jornada de Saúde Ocupacional da APAMT.O Cuidado Integral à Saúde do Trabalhador e a Aptidão para o Trabalho: Síndrome Metabólica. 2012. (Seminário).

6a Semana de Prevenção das LER/DORT.A Visão dos Orgãos Públicos e Privados. 2011. (Outra).

Curso Especialização em Medicina do Trabalho CEDOP/UFRGS.Intoxicação por Chumbo. 2011. (Outra).

II Encontro em Saúde do Trabalhador da Região Macrosul.Saúde do Trabalhador. 2011. (Encontro).

III Seminário Regional de Biossegurança: Uma Abordagem Multiprofissional.Exposição Ocupacional a Material Biológico. 2011. (Seminário).

Lançamento da Política de Saúde do Homem.A Saúde do Homem. 2011. (Outra).

Seminário de Atualização em LER/DORT.Aspectos Clínicos da LER/DORT. 2011. (Seminário).

Seminário de Atualização em LER/DORT.Aspectos Clínicos das LER/DORT. 2011. (Seminário).

Treinamento no Uso de Ferramentas m Vigilância em Saúde di Trabalhador. 2011. (Outra).

28a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital de Clínicas de POA.Norma Regulamentadora 32. 2010. (Outra).

28a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital de Clínicas de POA.Prevenção de Acidentes com Exposição a Material Biológico. 2010. (Outra).

Curso de Formação de Membros da CIPA. 2010. (Outra).

Curso Formação para Membros da CIPA. 2010. (Outra).

II Forum Municipal de Saúde de Osório.O Trabalhador da Saúde e Exposição à Material Biologico. 2010. (Outra).

III Congresso Brasileiro de Toxicologia Clínica. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Toxicologia Clínica. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro Toxicologia Clínica - Atenção à Saúde dos Trabalhadores Expostos a Agentes Químicos. 2010. (Congresso).

IV Encontro de Enfermagem em Nefrologia do HCPA.Processo de Trabalho e Segurança Profissional. 2010. (Encontro).

Jornada de Vigilância Sanitária da 2a CRS.Saúde do Trabalhador e a Norma Regulamentadora n0 32. 2010. (Outra).

Jornada de Vigilância Sanitária da 3a,12a, 14 e 18a CRS.Vigilância em Saúde do Trabalhador - NR 32. 2010. (Outra).

Jornada de Vigilância Sanitária da 4a7a,8a,9a,,10a,11a,13a,16a e 17a CRS.Vigilância em Saúde do Trabalhador - NR 32. 2010. (Outra).

Jornada de Vigilância Sanitária da 6a, 9a e 15a CRS.Vigilância em Saúde do Trabalhador - NR32. 2010. (Outra).

Novas Perspectivas no Manejo do HIV.Acidentes de Trabalho e Soroconversão para o HIV. 2010. (Simpósio).

VIII PREVESST.A Construção da Política da Saúde do Trabalhador no RS. 2010. (Simpósio).

BIOSSEGURANÇA E RISCO BIOLÓGICO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE.TRANSPORTE DE MATERIAL BIOLÓGICO. 2009. (Outra).

Curso de Atualização Técnica em LER/DORT.Lesões por Esforços Repetitivos. 2009. (Outra).

II Encontro Municipal em Saúde do Trabalhador de Dom Pedrito - RS.A Saúde do Trabalhador no Município de Dom Pedrito. 2009. (Encontro).

II Seminário de Saúde do Trabalhador.Dermatoses Ocupacionais. 2009. (Seminário).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOSSEGURANÇA. IMPACTO DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO NA PREVENÇAO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO NUM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.. 2009. (Congresso).

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE BIOSSEGURANÇA. 2009. (Congresso).

14a Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Fundação de Apoio Universitário.Prevenção Acidentes com Exposição a Material Biológico. 2008. (Outra).

28a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Impacto de um Programa de Capacitação na Prevenção de Acidentes com Material Biológico. 2008. (Outra).

28a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Perfil dos Residentes em Relação aos Acidentes com Material Biológico ao Ingressarem na Residência Médica. 2008. (Outra).

Curso de Formação de Brigadistas - Brigada de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2008. (Outra).

Curso de Vigilância em Saúde Ambiental e Ocupacional Aplicada a Substâncias Químicas no Âmbito do SUS. 2008. (Outra).

Curso Emergências Químicas - Hazardous Materials Response. 2008. (Outra).

I Curso Básico de Vigilância em Saúde do Trabalhador.Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico. 2008. (Outra).

III Curso de Atualização HIV/AIDS.Manejo e Prevenção dos Acidentes com Material Biológico. 2008. (Outra).

III Curso de Métodos de Pesquisa Epidemiológica. 2008. (Outra).

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital da Brigada Militar de Porto Alegre.Prevenção de Acidentes com Exposição à Material Biológico. 2008. (Outra).

Seminário Saúde do Trabalhador: Direitos e Deveres.Vigilância em Ambientes de Trabalho. 2008. (Oficina).

11a Jornada Odontológica Sul-Riograndense.Biossegurança. 2007. (Outra).

Congresso International Stress Management Association. Curso Gerenciamento do Stress. 2007. (Congresso).

Curso Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde CIF/OMS. 2007. (Outra).

III Seminário de Qualificação do Servidor Público Municipal.Saúde do Trabalhador. 2007. (Seminário).

Oficina de Capacitação dos Protocolos de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores. 2007. (Outra).

Riscos Biológicos no Ambiente Hospitalar.Manejo dos Acidentes com Material Biológico. 2007. (Outra).

Seminário Benefícios por Incapacidade. 2007. (Seminário).

XXVII Semana Científica do Hospital de Clínicas de POA e XIV Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Mercosul.Exposição à Material Biológico: Uma Questão de Organização do Trabalho. 2007. (Outra).

Curso de Especialização em Medicina do Trabalho - CEDOP/UFRGS.NR 15 e Laudos de Insalubridade. 2006. (Outra).

I Curso de Vigilância em Saúde para a Comunidade Escolar.Processo Saúde Doença e Ambiente de Trabalho e Aspectos Ergonômicos. 2006. (Outra).

Semana Interna de Prevenção a Acidentes Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.Material Biológico - Medidas de Prevenção. 2006. (Outra).

XIII Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho.NR 32: Obrigações e Disposições Necessárias para Serviços de Saúde. 2006. (Outra).

Curso de Especialização em Medicina do Trabalho CEDOP/UFRGS.Programa de Prevenção de Álcool e Drogas. 2005. (Outra).

Curso de Especialização em Saúde Pública ESP/SES.Riscos Biológicos em Serviços de Saúde. 2005. (Outra).

Curso de Especialização em Saúde Pública ESP/SES.Perda Auditiva Relacionada ao Trabalho. 2005. (Outra).

Extensão Universitária Departamento de Medicina Interna/Faculdade de Medicina UFRGS.Biossegurança para Profissionais de Saúde. 2005. (Outra).

Semana do Cirurgião Dentista.Biossegurança:Exposição à Materiais Biológicos na Odontologia. 2005. (Outra).

XV Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/XII Congresso de Pesquisa de Desenvolvimento do Mercosul. Prevalência de Síndrome Metabólica em uma População de Paciente com Excesso de Peso. 2005. (Congresso).

Curso de Especialização em Saúde Pública ESP/SES.Curso de Especialização em Saúde Pública. 2004. (Outra).

XXIII Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Absenteísmo por Doença no Serviço de Nutrição e Dietética de um Hospital Universitário. 2003. (Congresso).

XXIII Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/X Congresso de Pesquisa e Desnevolvimento em Saúde do Mercosul. Exposição à Material Biológico - Estratégia de Treinamento. 2003. (Congresso).

XI Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Gestão de Biossegurança em Laboratório de Análises Clínicas. 2001. (Congresso).

XX Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/ VII Congresso de Pesquisa do Mercosul. Avaliação dos Fatores de Risco Cardiovascular dos Colaboradores do Weinmann Laboratório. 2000. (Congresso).

XIX Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/VI Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercosul. Avaliação do Programa de Vacinação Contra Hepatite B em um Laboratório de Analises Clínicas de Porto Alegre. 1999. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano de Saúde Ocupacional/IX Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Avaliação Médica em Trabalhadores da Saúde Expostos a Radiações Ionizantes. 1995. (Congresso).

IV Congresso Latino Americano de Saúde Ocupacional/IX Congresso da Associação Nacional de Medicina do TrabalhoCriança. Intoxicação por Chumbo em Criança. 1995. (Congresso).

VI Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho/II Encontro de Profissionais de Saúde Ocupacional em Hospitais.Avaliação Médica dos Trabalhadores da Saúde Expostos às Radiações Ionizantes. 1994. (Outra).

XIV Semana Científica do Hospital de Clínicas de POA/I Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Avaliação Médica dos Trabalhadores da Saúde Expostos às Radiações Ionizantes. 1994. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Maíra Brandli Oliveira

BORBA BRUM, MARIA CARLOTA; ROSA, R. S.; ROCHA, C. F.. Perfil Sociodemográfico, Ocupacional e da Saúde Mental dos Trabalhadores Porto- Alegrenses Atendidos no CEREST de Porto Alegre ? Rio Grande do Sul. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Agostinho do Rosário Chigarisso Machava

BRUM, MARIA CARLOTA BORBA; DANTAS, FABIO FERNANDES; ROSA, R. S.; MORAES, D. U.. Perfil dos Acidentes de Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no Período de 2014-2023. 2025. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Luciana Pereira da Silva

BARBOSA, C. M.; TAVARES, J. P.;BORBA BRUM, MARIA CARLOTA. Vacinação Contra Covid-19: Adesão à Imunização e Eventos Adversos em Trabalhadores de Saúde Em Um Hospital Universitário. 2024. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Ana Claudia Vasconcellos Azeredo

BRUM, M. C. B.. Tuberculose em profissionais da saúde e o impacto da implantação de medidas de controle de infecção. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Pneumológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Fernandes Dantas Filho

VIEIRA, F. D. B. M.; CZEPIELEWSKI, M. A.;BRUM, M. C. B.. Associação entre Trabalho Noturno Fixo, Obesidade e Ganho de Peso. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências Médicas: Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Bruna de Campos de Cesaro

REINHARDT, E. L.;BRUM, M. C. B.; FERLA, A.. INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS DE CUIDADO E DE VIGILÂNCIA NA SAÚDE DO TRABALHADOR. 2017. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Fábio Fernandes Dantas Filho

JOVELEVITHS, D.; COSTENARO, F.;BRUM, M. C. B.. Atestado Médico e Incapacidade Laborativa: aspectos importantes na atuação ético-profissional. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências Médicas: Endocrinologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Hidayat Ullah Kassim

BRUM, MARIA CARLOTA BORBA; GIUGLIANI, C.. Programas de doenças crônicas não transmissíveis: comparação de políticas entre Brasil e Moçambique. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: MICAEL HENRIQUE DA SILVA SANTOS,

BRUM, MARIA CARLOTA BORBA; GIUGLIANI, C.. Acesso de usuários do Sistema Único de Saúde de Jambeiro/SP aos procedimentos de caráter eletivo: uma análise do transporte sanitário. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Sabrina Morais Silva

BRUM, MARIA CARLOTA BORBA; GIUGLIANI, C.. Atenção primária à saúde em Formiga (MG): uma análise de 10 anos de Saúde da Família. 2024. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

VIANNA, M. C. V.;BRUM, M. C. B.; YATES, Z.; PEREIRA, R. M.; DANTAS FILHO, FF; DAVILA, K. G.; CARDOSO, S.. Banca Examinadora Concurso Médico do Trabalho Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2014. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

VIANNA, M. C. V.;BRUM, M. C. B.; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS; DAVILA, K. G.; PEREIRA, R. M.; CARDOSO, S.; YATES, Z.. Banca Examinadora Concurso Médico do Trabalho Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2013. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

BRUM, M. C. B.; VIANNA, M. C. V.; YATES, Z.; PEREIRA, R. M.. Processo Seletivo Cargo Enfermeiro do Trabalho Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2012. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

BRUM, M. C. B.; VIANNA, M. C. V.; PEREIRA, R. M.; YATES, Z.. Processo Seletivo Cargo Médico do Trabalho Hospital de Clínicas de Porto Alegre. 2012.

Orientou

Fernanda Vitória Gomes Ferreira

Influência do Ritmo Circadiano na Função Hepática e em Parâmetros Metabólicos de Trabalhadores Diurnos e Noturnos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Início: 2025; Dissertação (Mestrado em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Orientador);

Jarbas Sampaio Vieira

Detecção Precoce de Obesidade Sarcopênica em Participantes com Doença Hepática Esteatótica Associada à Síndrome Metabólica (MASLD); Início: 2025; Tese (Doutorado em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; (Coorientador);

ARIADNE PERES SILVA SWAROVSKY

SÉRIE HISTÓRICA DOS ACIDENTES DE TRABALHO COM EXPOSIÇÃO A MATERIAL BIOLÓGICO NO RIO GRANDE DO SUL (2007?2022): UMA ANÁLISE BASEADA NOS REGISTROS DO SINAN; Início: 2025; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina do Trabalho) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; (Orientador);

Francielle Lopes dos Reis

Trabalho em Turnos Noturnos e Risco de Síndrome Metabólica entre Profissionais de Saúde; 2023; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Clínica Médica) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ; Coorientador: Maria Carlota Borba Brum;

Sheila de Castro Cardoso Toniasso

Desenvolvimento de um painel de indicadores relacionados ao exame médico periódico do Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA),; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre, ; Coorientador: Maria Carlota Borba Brum;

Vanessa Bennemann

Assistência de enfermagem ao paciente pediátrico autista em unidade de emergência hospitalar : revisão integrativa; ; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Camila Horbach

Análise do Perfil Epidemiológico da Coqueluche e Relação Entre Casos e Cobertura Vacinal no Brasil; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Especialização em Saúde Pública) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Caroline Stefanello

Protocolo Atendimento Ambulatorial Segundas Vítimas/ Sofrimento Moral; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina do Trabalho) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Daniela Santos Silveira Queiroz

Trabalho em Turnos Noturnos e Risco de Síndrome Metabólica entre os Profissionais de Saúde; 2024; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina do Trabalho) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

ALANA MARIA SENA FERREIRA

Medidas de prevenção aos riscos de exposição ocupacional a radiações ionizantes em profissionais de saúde : uma revisão integrativa da literatura; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina do Trabalho) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

CLARISSA EINSFELDT DE LIMA

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS NOTIFICAÇÕES DE COVID-19 ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE; 2021; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Vigilância em Saúde) - RS SSA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DA SECRETARIA DA SAUDE; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Guilherme Silva de Farias

Acidentes de Trabalho Grave no contexto da informalidade no trabalho no município de Porto Alegre entre 2015 e 2018; ; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Vigilância em Saúde) - RS SSA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DA SECRETARIA DA SAUDE; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Diego da Silva Dantas

Cobertura Vacinal de Sarampo, Caxumba e Rubéola em um hospital terciário do município de Porto Alegre ? RS; 2019; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência em Medicina do Trabalho) - Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Vanessa da Silva Fay

Revisão sobre os Riscos Ocupacionais em Postos de Revena de Combustíveis: Atenção à Saúde do Trabalhador; 2018; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde Pública) - RS SSA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DA SECRETARIA DA SAUDE; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Fabiane Zardo Brettas

Exposição ao Agrotóxico e Perda Auditiva: uma revisão; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Saúde do Trabalhador) - Universidade de Santa Cruz do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Milena Massoli Guarda

INFLUÊNCIA DO NÙMERO DE ANOS DE ESTUDO E DA QUALIDADE DE VIDA NA DEMANDA POR CONSULTAS MÈDICAS E AFASTAMENTOS LABORAIS DOS FUNCIONÀRIOS DO PROCESSAMENTO DE ROUPAS DO HOSPITAL DE CLÌNICAS DE PORTO ALEGRE; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Tatiana Verardi Pedroso Basso

O IMPACTO DE MEDIDAS DE PREVENÇÃO NA REDUÇÃO DE ACIDENTES COM MATERIAL BIOLÓGICO POR DESCARTE INADEQUADO EM UM HOSPITAL-ESCOLA: UMA REVISÃO DE OITO ANOS; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Silvia Nogueira Lago

ESTUDO SOBRE O SEGUIMENTO DE ACIDENTES COM EXPOSIÇÃO AO MATERIAL BIOLÓGICO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE PORTO ALEGRE; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Medicina do Trabalho) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Maria Carlota Borba Brum;

Produções bibliográficas

  • STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; BALDIN, C. P. ; SAMPAIO, V. C. ; COSTA, R. B. ; URIBE, N. D. S. ; RIEDEL, P. G. ; COSTA, D. S. ; MARRONI, N. ; SCHEMITT, E. ; BRASIL, M. ; GARCIA, A. L. H. ; SILVA, J. ; DALLEGRAVE, E. ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; PEREIRA, R. M. ; Reis, Francielle Lopes ; Luciana Pereira ; KLEIN, E. N. M. ; KASSIM, H. U. ; JOVELEVITHS, D. ; et.al . The Toxicity of Mancozeb Used in Viticulture in Southern Brazil: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health , v. 23, p. 1-16, 2026.

  • STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; REIS, F. L. ; SAMPAIO, V. C. ; SILVA, L. P. ; PEREIRA, R. M. ; Bertoloto, Júlio César Ferreira ; KLEIN, E. N. M. ; KASSIM, H. U. ; BALDIN, C. P. ; RIEDEL, P. G. ; COSTA, R. B. ; URIBE, N. D. S. ; JOVELEVITHS, D. . Association between exposure to pesticides and toxicity in humans: a review. European Review for Medical and Pharmacological Sciences , v. 29, p. 12-22, 2025.

  • Reis, Francielle Lopes ; Bertoloto, Júlio César Ferreira ; RODRIGUES, TICIANA C. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; Baldin, Camila Pereira ; JOVELEVITHS, D. ; BRUM, MARIA . The efficacy of interventions in the workplace promoting exercise and a healthy diet among shift workers: A systematic review. PLoS One , v. 20, p. 1-13, 2025.

  • VARGAS, M. ; TONIASSO, S. C. C. ; RIEDEL, P. G. ; BALDIN, C. P. ; REIS, F. L. ; PEREIRA, R. M. ; BRUM, MARIA ; JOVELEVITHS, D. ; SILVA, M. R. A. . Metabolic disease and the liver: A review. WORLD JOURNAL OF HEPATOLOGY , v. 16, p. 1-7, 2024.

  • BENNEMANN, VANESSA ; BORBA BRUM, MARIA CARLOTA . Cuidados ao paciente pediátrico autista em unidades de emergência hospitalar: uma revisão integrativa. ENFERMAGEM BRASIL , v. 23, p. 1836-1849, 2024.

  • SILVA, LUCIANA PEREIRA DA ; Toniasso, Sheila de Castro Cardoso ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; FONSECA, INGRID BEATRIZ ABREU MOTA ; PAI, DAIANE DAL . FATORES RELACIONADOS À ADESÃO VACINAL CONTRA A COVID-19 ENTRE OS TRABALHADORES DE SAÚDE: REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA FISIO&TERAPIA , v. 29, p. 57-58, 2024.

  • CARDOSO, S. ; BRUM, M. C. B. ; HIRAKATA, V. H. ; SCHLATTER, R. P. . Gerenciamento da qualidade do exame médico periódico de um hospital universitário sob a perspectiva do trabalhador. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO , v. 00, p. 1-9, 2022.

  • TONIASSOA, SHEILA DE CASTRO CARDOSO ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; JOVELEVITHSB, DVORA ; FILHOC, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; TAKAHASID, ANDERSON YUDI ; BALDINA, CAMILA PEREIRA ; PEREIRAA, ROBSON MARTINS ; DA SILVAE, LUCIANA PEREIRA ; BRUMA, MARIA CARLOTA BORBA . Reduction in COVID-19 prevalence in health care workers in a university hospital in southern Brazil after the start of vaccination.. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES , v. 109, p. 283-285, 2021.

  • FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; LEITUNE, J. C. B. ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; LEOTT, V. B. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; Eunice Martins Chaves ; JOVELEVITHS, D. . COVID-19 among healthcare workers in a Southern Brazilian Hospital and evaluation of a diagnostic strategy based on the RT-PCR test and retest for SARS-CoV-2. European Review for Medical and Pharmacological Sciences , v. 25, p. 3365, 2021.

  • RIEDEL, P. G. ; SAKAI, V. F. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; BRUM, M. C. B. ; FERNANDES, F. S. ; PEREIRA, R. M. ; BALDIN, C. P. ; BALDIN, C. C. ; TAKAHASI, A. Y. ; SAKAI, H. ; KRESKY, A. M. R. ; TRINDADE, D. M. ; MERLO, A. R. C. ; RHODE, L. E. P. ; JOVELEVITHS, D. . Heart failure secondary to myocarditis after SARS-CoV-2 reinfection: a case report. INTERNATIONAL JOURNAL OF INFECTIOUS DISEASES , v. 113, p. 175-177, 2021.

  • BRUM, M. C. B. ; SCHNORR, C. C. ; SENGER, M. ; MANDELI, S. ; DA COSTA RODRIGUES, TICIANA . Effect of night-shift work on cortisol circadian rhythm and melatonin levels. Sleep Science (Online) , v. 15, p. 143-148, 2021.

  • BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; DANTAS FILHO, FÁBIO FERNANDES ; SCHNORR, CLAÚDIA CAROLINA ; BERTOLETTI, OTÁVIO AZEVEDO ; BOTTEGA, GUSTAVO BORCHARDT ; DA COSTA RODRIGUES, TICIANA . Night shift work, short sleep and obesity. Diabetology & Metabolic Syndrome , v. 12, p. 01-09, 2020.

  • DANTAS, DIÊGO DA SILVA ; TRINDADE, DAMÁSIO MACEDO ; BRUM, JMARIA CARLOTA BORBA . Vaccination coverage for measles, mumps, and rubella in a tertiary hospital of Porto Alegre, state of Rio Grande do Sul. REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA DO TRABALHO , v. 18, p. 258-264, 2020.

  • DANTAS, FABIO FERNANDES ; Eunice Martins Chaves ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; OLIVEIRA, F. A. F. . Risk factors affecting occupational exposure to blood and body fluids among dental students: a cross-sectional study in a Brazilian Federal Universit. CLINICAL AND BIOMEDICAL RESEARCH , v. 37, p. 6-10, 2017.

  • BRUM, M. C. B. ; PIANA, M. D. ; DANTAS FILHO, F. F. . What Conditions Should Be Assessed in Evaluating Individuals Who Work in Confined Spaces?. JOURNAL OF OCCUPATIONAL AND ENVIRONMENTAL MEDICINE , v. 58, p. e152-e153, 2016.

  • BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; SCHNORR, CLAUDIA CAROLINA ; BOTTEGA, GUSTAVO BORCHARDT ; RODRIGUES, TICIANA C. . Shift work and its association with metabolic disorders. Diabetology & Metabolic Syndrome , v. 7, p. 45, 2015.

  • CHAVES, EUNICE B MARTIN ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; DANTAS, FABIO FERNANDES ; PIANA, MARJANAI DENTI ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; JOVELEVITHS, DVORA . Needlestick accident resulting in occupational transmission of HCV: report of two cases. CLINICAL AND BIOMEDICAL RESEARCH , v. 35, p. 243-245, 2015.

  • BRUM, M. C. B. ; YATES, Z. ; VIANNA, M. C. V. ; TRINDADE, D. M. ; DANTAS FILHO, FF ; Eunice Martins Chaves . HIV seroconversion in a health care worker who underwent postexposure prophylaxis following needlestick injury. AMERICAN JOURNAL OF INFECTION CONTROL , v. 41, p. 471-472, 2013.

  • Armas Rodríguez Y ; WISSMANN NETO, G. ; A L, M. ; PEDERIVA, M. A. ; BRUM, M. C. B. ; Brackmann R. L ; CALDERON, E. . Pneumocytis jirovecii in developing contries. Parasite (Paris) , v. 18, p. 219-228, 2011.

  • BRUM, M. C. B. ; Clarissa Gleich . Acidentes com Exposição a Material Biológico Notificados no Sistema de Informações em Saúde do Trabalhador do RS 2003 a 2009. Boletim Epidemiologico Centro Estadual de Vigilância em Saúde RS , v. 12, p. 3-4, 2010.

  • MERLO, A. R. C. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; TIETBOEHL, C. N. ; BRUM, M. C. B. ; OLIVEIRA, P. A. B. ; PEREIRA, R. M. ; VIANNA, M. C. V. ; WINTER, J. J. ; YATES, Z. . Uma Nova Formação na Área Ocupacional: Programa de Residência em Medicina do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Boletim da Associação Brasileira de Educação Médica , v. 30, p. 471-476, 2006.

  • Bordim, R. ; BRUM, M. C. B. . Internato em atenção Primária à Saúde: Relato de Uma Experiência. Revista do HCPA & Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , v. 14, p. 154-158, 1994.

  • Bordim, R. ; Pandikow, H. M. A. ; BRUM, M. C. B. ; Wolff, J. M. R. . Estágio em urgência e emergência: Projeto Integrado de Avaliação do Ensino Médico. Revista Brasileira de Educação Médica , v. 18, p. 116-120, 1994.

  • JOVELEVITHS, D. ; BRUM, M. C. B. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO . Programa de Atualização em Medicina do Trabalho - Avaliação diagnóstica da Doença Hepática Ocupacional e Ambiental (DHOA). 3. ed. Porto Alegre: RTMED/PANAMERICANA EDITORA LTDA, 2021. v. 1. 175p .

  • Reis, Francielle Lopes ; Toniasso, Sheila de Castro Cardoso ; Pereira, Robson Martins ; Baldin, Camila Pereira ; Trindade, Damasio Macedo ; JOVELEVITHS, DVORA ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA . REAÇÃO ADVERSA IMEDIATA APÓS DOSE DE REFORÇO DA VACINA PFIZER CONTRA SARS-COV-2: UM RELATO DE CASO. In: Soraya Araujo Uchoa Cavalcanti. (Org.). Resposta à COVID-19: ciência, sociedade e desafios globais. 1ed.Paraná: Atena Editora, 2024, v. 1, p. 57-60.

  • BRUM, M. C. B. ; REINHARDT, E. L. ; TONIASSO, S. C. C. ; CANUTO, R. ; SILVA, J. C. . Doenças endócrinas nutricionais e metabólicas relacionadas ao trabalho contemporâneo. In: Rene Mendes; Alvaro Crespo Merlo. (Org.). Patologia do trabalho : o essencial, o novo e a prática. 4aed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2024, v. 1, p. 437-453.

  • CONCEICAO, P. S. A. ; SALES, E. C. ; BRUM, M. C. B. . Nocividade do trabalho devida a fatores de risco de natureza biológica. In: Rene Mendes; Alvaro Crespo Merlo. (Org.). Patologia do trabalho : o essencial, o novo e a prática. 4aed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2024, v. 1, p. 239-261.

  • JOVELEVITHS, D. ; BRUM, M. C. B. ; TONIASSO, S. C. C. ; BALDIN, C. P. ; LEITUNE, J. C. B. . Alterações hepáticas em exposições ocupacionais: rastreamento e controle.. In: Rene Mendes; Alvaro Crespo Merlo. (Org.). Patologia do trabalho : o essencial, o novo e a prática. 4aed.Rio de Janeiro: Atheneu, 2024, v. 1, p. 595-611.

  • Reis, Francielle Lopes ; Toniasso, Sheila de Castro Cardoso ; Pereira, Robson Martins ; Baldin, Camila Pereira ; Riedel, Patrícia Gabriela ; Bertoloto, Júlio César Ferreira ; Farias, Guilherme Silva ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA . PANDEMIA DE COVID 19 ¿ PRETEXTO, CAUSA OU CONCAUSA PARA O AGRAVAMENTO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO?. Promovendo a saúde para todos: práticas de desafios da saúde coletiva. 1aed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2024, v. , p. 58-67.

  • BRETTAS, F. Z. ; BRUM, M. C. B. . Exposição ao Agrotóxico e Perda Auditiva: uma revisão. In: http://www.unisc.br/pt/home/editora/e-books?id_livro=449. (Org.). Saúde do Trabalhador: Realidades, Intervenções e Possibilidades no Sistema Único de Saúde. 1ed.Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017, v. , p. 33-45.

  • AZAMBUJA, M. I. R. ; BRUM, M. C. B. ; VIANNA, M. C. V. ; FERNANDES, J. H. M. . Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho. In: Bruce B. Duncan; Maria Inês Schmidt; Elsa RJ Giugliani; Michael S. Duncan; Camila Giugliani. (Org.). Medicina Ambulatorial: Condutas de Atenção Primária Baseadas em Evidências. 4ed.Porto Alegre: Artes Médicas, 2013, v. 126, p. 1294-1307.

  • BRUM, M. C. B. ; Fábio Bortolotti . Exposições a Riscos Biológicos no Atendimento em Primeiros Socorros. In: Maria Carlota Borba Brum. (Org.). Iniciação a Emergências. 1ed.Porto Alegre: Expansão Editora, 2012, v. , p. 143-164.

  • BRUM, M. C. B. ; Machado, C. L. B. ; Silva, J. O. ; JACQUES, M. G. . Produção e Reprodução do Conhecimento e da Subjetividade no Trabalho Não-Formal. In: Maria helena Menna Barreto Abrarhão. (Org.). Brique da Redençao. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997, v. , p. 43-81.

  • BRUM, M. C. B. ; Machado, C. L. B. ; Nardi, H. C. . Relação Saúde e Trabalho na Percepção dos Trabalhadores do Bique da Redenção. In: Ronaldo Bordim; queline Oliveira Silva; Paulo Antonio Barros de Oliveira. (Org.). Pesquisa em Saúde do Trabalhador. 1ed.Porto Alegre: Dacasa Editora, 1996, v. , p. 81-92.

  • Reis, Francielle Lopes ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; BERTOLOTO, JULIO CESAR FERREIRA ; REINHARDT, ÉRICA LUI ; TONIASSO, SHEILA CASTRO CARDOSO ; RODRIGUES, TICIANA COSTA . Food Intake, Work Shifts and Metabolic Syndrome: A Study with Healthcare Workers at a University Hospital in Southern Brazil. In: 25th International Symposium on Shiftwork and Working Time, 2025, Guarujá. São Paulo: Sleep Science, 2025. v. 18.

  • CARDOSO, S. ; BRUM, M. C. B. ; COSTA, R. B. ; JOVELEVITHSB, DVORA ; BALDINA, CAMILA PEREIRA . Avaliação diagnóstica da Doença Hepática Ocupacional e Ambiental (DHOA). In: 26º Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2021, on line. Anais do 26º Congresso Brasileiro de Hepatologia, 2021.

  • OLIVEIRA, F. A. F. ; BRUM, M. C. B. ; JOVELEVITHS, D. ; DANTAS FILHO, FF ; Eunice Martins Chaves ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; CALLEGARO, F. P. ; DAMIAN, F. B. ; WINTER, J. J. . Incidência de Reinfecção de COVID-19 em Residentes Médicos Multiprofissionais Atendidos no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. In: 41a Semana Científica do HCPA, 2021, Porto Alegre. Incidência de Reinfecção de COVID-19 em Residentes Médicos Multiprofissionais Atendidos no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2021. v. 41.

  • Reis, Francielle Lopes ; QUINHONES, R. M. ; Bertoloto, Júlio César Ferreira ; TONIASSO, S. C. C. ; Baldin, Camila Pereira ; RODRIGUES, T ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA . TRABALHO EM TURNOS E RISCO DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFIS SIONAIS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. In: 44a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2024, Porto Alegre. TRABALHO EM TURNOS E RISCO DE SÍNDROME METABÓLICA EM PROFIS SIONAIS DE SAÚDE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR. Porto Alegre: HCPA/FAMED UFRGS, 2024. v. 44. p. 390-390.

  • Reis, Francielle Lopes ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; Baldin, Camila Pereira ; PEREIRA, R. M. ; Luciana Pereira ; PENHA, M. G. R. ; TONIASSO, S. C. C. ; SOARES, R. F. ; BACIN, E. G. ; RODRIGUES, T . PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE TRABALHADORES NOTURNOS: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE. In: 35a Semana da Enfermagem, 2024, Porto Alegre. PERFIL DE CONSUMO ALIMENTAR DE TRABALHADORES NOTURNOS: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DA SAÚDE. Porto Alegre: HCPA/UFRGS, 2024. v. 1. p. 48-48.

  • TONIASSO, S. C. C. ; SOUZA, I. T. ; BALDIN, C. P. ; MASCARENHAS, T. R. W. ; ILGENFRITZ, C. A. V. ; LEITE, E. N. ; ALLES, R. M. ; PEREIRA, R. M. ; REIS, F. L. ; CORTE, R. R. D. ; BRUM, MARIA CARLOTA . Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura Neurofuncional. In: XXVII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ACUPUNTURA/V CONGRESSO BRASILEIRO DE DOR DO CMBA, 2023, Salvador. Medicina Tradicional Chinesa e a Acupuntura Neurofuncional, 2023. v. 1. p. 82-83.

  • BALDIN, C. P. ; TONIASSO, S. C. C. ; RIEDEL, P. G. ; PEREIRA, R. M. ; REIS, F. L. ; COSTA, R. B. ; SAMPAIO, V. C. ; BALDIN, C. C. ; COUTO, K. C. B. ; BRUMA, MARIA CARLOTA BORBA ; JOVELEVITHS, D. . PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM AGRICULTORES DO RIO GRANDE DO SUL. In: 43a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2023, Porto Alegre. PREVALÊNCIA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM AGRICULTORES DO RIO GRANDE DO SUL. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2023. v. 43. p. 139-139.

  • REIS, F. L. ; TONIASSO, S. C. C. ; BRUM, MARIA CARLOTA ; BALDIN, C. P. ; PEREIRA, R. M. ; RIEDEL, P. G. ; COSTA, R. B. ; URIBE, N. D. S. ; KLEIN, E. N. M. ; SAMPAIO, V. C. ; COSTA, D. S. ; AGNOL, J. D. ; LEITUNE, J. C. B. ; JOVELEVITHS, DVORA . Hepatotoxicidade dos pesticidas usados em viticulturas da região sul do Brasil. In: XX Conferencia Internacional AMNET: Vigilancia, promoción y atención a personas con enfermedades crónicas, 2023, Porto Alegre. Hepatotoxicidade dos pesticidas usados em viticulturas da região sul do Brasil. Porto Alegre: American's Network for Chronic Disease Surveillance, 2023.

  • RIEDEL, P. G. ; PEREIRA, R. M. ; SILVA, L. P. ; COSTA, R. B. ; BRUM, MARIA CARLOTA ; BALDIN, C. P. ; CARDOSO, S. ; MERLO, A. R. C. ; TRINDADE, D. M. ; COUTO, K. C. B. ; JOVELEVITHSB, DVORA . Avaliação do perfil dos pacientes pós-COVID-19 do Ambulatório de Doenças do Trabalho: uma análise descritiva preliminar. In: 42 Semana Científica do HCPA, 2022, Porto Alegre. Avaliação do perfil dos pacientes pós-COVID-19 do Ambulatório de Doenças do Trabalho: uma análise descritiva preliminar. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2022. v. 42.

  • CARDOSO, S. ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; RIEDEL, P. G. ; COUTO, K. C. B. ; PEREIRA, R. M. ; Luciana Pereira ; BALDIN, C. P. ; COSTA, R. B. ; JOVELEVITHS, D. ; TRINDADE, D. M. ; MERLO, A. R. C. . Fibrose pulmonar secundária ao SARS-COV-2 e incapacidade para o trabalho: relato de dois casos. In: 42a Semana Científica do HCPA, 2022, Porto Alegre. Fibrose pulmonar secundária ao SARS-COV-2 e incapacidade para o trabalho: relato de dois casos. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2022. v. 42.

  • TONIASSOA, SHEILA DE CASTRO CARDOSO ; CARDOSO, S. B. ; Eunice Martins Chaves ; BRUM, M. C. B. ; OLIVEIRA, F. A. F. ; JOVELEVITHS, D. . PREVALÊNCIA DE COVID-19 EM RESIDENTES MÉDICOS E MULTIPROFISSIONAIS ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE MEDICINA OCUPACIONAL EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO. In: 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2021, on line. Anais do 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica, 2021.

  • CARDOSO, S. ; TAKAHASI, A. Y. ; BRUM, M. C. B. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; JOVELEVITHS, D. . Redução da Prevalência de COVID-19 em Profissionais de Saúde de um Hospital universitário no Sul do Brasil. In: 41 Semana Científica do HCPA, 2021, Porto Alegre. Redução da Prevalência de COVID-19 em Profissionais de Saúde de um Hospital universitário no Sul do Brasil. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2021. v. 41.

  • OLIVEIRA, F. A. F. ; BRUM, M. C. B. ; JOVELEVITHS, D. ; DANTAS FILHO, FF ; Eunice Martins Chaves ; CARDOSO, S. ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; AGNES, M. B. ; CALLEGARO, F. P. ; DAMIAN, F. B. ; WINTER, J. J. ; DAVILA, K. . COVID-19 em Residentes Médicos e Multiprofissionais Atendidos no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. In: 41a Semana Científica do HCPA, 2021, Porto Alegre. COVID-19 em Residentes Médicos e Multiprofissionais Atendidos no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2021. v. 41.

  • RIEDEL, P. G. ; SAKAI, H. ; CARDOSO, S. ; BRUM, M. C. B. ; PEREIRA, R. M. ; TRINDADE, D. M. ; MERLO, A. R. C. ; TAKAHASI, A. Y. ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; CALDIERARO, M. A. K. ; KRESPKY, A. M. ; JOVELEVITHS, D. . Avaliação do Perfil Epidemiológico dos Pacientes Pós COVID-19 do Ambulatório de Doenças do Trabalho do HCPA. In: 41a Semana Científica do HCPa, 2021, Porto Alegre. Avaliação do Perfil Epidemiológico dos Pacientes Pós COVID-19 do Ambulatório de Doenças do Trabalho do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2021. v. 41.

  • RIEDEL, P. G. ; SAKAI, H. ; TAKAHASI, A. Y. ; CARDOSO, S. ; BRUM, M. C. B. ; CALDIERARO, M. A. K. ; KUNZ, M. ; ZANETTE, S. A. ; TRINDADE, D. M. ; MERLO, A. R. C. ; JOVELEVITHS, D. . Avaliação da Saúde Mental dos Pacientes do Ambulatório de Doenças do TRabalho Pós COVID-19 do HCPA. In: 41 Semana Científica do HCPA, 2021, Porto Alegre. Avaliação da Saúde Mental dos Pacientes do Ambulatório de Doenças do Trabalho Pós COVID-19 do HCPA. Porto Alegre: Clínical an Biomedical Research, 2021. v. 41.

  • RIEDEL, P. G. ; SAKAI, H. ; CARDOSO, S. ; TAKAHASI, A. Y. ; BRUM, M. C. B. ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; MERLO, A. R. C. ; TRINDADE, D. M. ; ZANETTE, S. A. ; JOVELEVITHS, D. . Avaliação da Percepção da Fadiga em Pacientes do Ambulatório de Doenças do Trabalho, Agenda Pós COVID, do HCPA. In: 41a semana Científica do HCPA, 2021, Porto Alegre. Avaliação da Percepção da Fadiga em Pacientes do Ambulatório de Doenças do Trabalho, Agenda Pós COVID, do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2021. v. 41.

  • BRUM, M. C. B. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; Eunice Martins Chaves ; CARDOSO, S. ; FERNANDESA, FERNANDO SCHMIDT ; CALLEGARO, F. P. ; DAMIAN, F. B. ; WINTER, J. J. ; DAVILA, K. . Impacto da Vacinação na Incidência de Novas Infecções por SARS-CoV2 em Profissionais do HCPA. In: 41a Semana Científica HCPA, 2021, Porto Alegre. Impacto da Vacinação na Incidência de Novas Infecções por SARS-CoV2 em Profissionais do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2021. v. 41.

  • TONIASSOA, SHEILA DE CASTRO CARDOSO ; BRUM, M. C. B. ; FERNANDES, F. S. ; LEITUNE, J. C. B. . AVALIAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE TESTAGEM E RETESTAGEM COM RT-PCR PARA IDENTIFICAÇÃO DE SARS-COV2 EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE SINTOMÁTICOS. In: 40a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2020, Porto Alegre. Anais da 40a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2020.

  • TONIASSOA, SHEILA DE CASTRO CARDOSO ; BRUM, M. C. B. ; PEREIRA, R. M. . PROCEDIMENTOS PARA AVALIAÇÃO DO NEXO OCUPACIONAL DA COVID-19 EM PROFISSIONAIS DE SAÚDE - RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: 40a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2020, Porto Alegre. Anais da 40a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2020.

  • AGNES, M. B. ; Eunice Martins Chaves ; BRUM, M. C. B. ; CALLEGARO, F. P. ; CARDOSO, S. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; JOVELEVITHS, D. ; LEITUNE, J. C. B. ; DAVILA, K. . Impacto da Pandemia COVID-19 nos Acidentes com Exposição à Material Biológico. In: 40a Semana Científica HCPA, 2020, Porto Alegre. Impacto da Pandemia COVID-19 nos Acidentes com Exposição à Material Biológico. Porto Alegre: Clinical an Medical Research, 2020. v. 40.

  • CARDOSO, S. ; SCHLATTER, R. P. ; BRUM, M. C. B. . Experiência do Mapeamento de Fluxo do Exame Médico Periódico (EMP) do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. In: 39a Semana Científica do HCPA, 2019, Porto Alegre. Experiência do Mapeamento de Fluxo do Exame Médico Periódico (EMP) do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2019. v. 39.

  • BRUM, M. C. B. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; CARDOSO, S. ; DAVILA, K. . Experiência do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA na Reinserção do Funcionário Após Afastamento Prolongado. In: 39a Semana Científica do HCPA, 2019, Porto Alegre. Experiência do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA na Reinserção do Funcionário Após Afastamento Prolongado. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2019. v. 39.

  • DANTAS, FABIO FERNANDES ; CARDOSO, S. ; BRUM, M. C. B. ; DAVILA, K. ; Luciane Lacerda Gomes ; MONAIAR, L. R. ; BALDIN, C. P. ; PEREIRA, R. M. . Experiência do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA no Processo de Avaliação de Exposição a Doenças Infectontagiosas. In: 39a Semana Científica do HCPA, 2019, Porto Alegre. Experiência do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA no Processo de Avaliação de Exposição a Doenças Infectontagiosas. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2019. v. 39.

  • DANTAS, FABIO FERNANDES ; DAVILA, K. G. ; BRUM, M. C. B. ; CARDOSO, S. ; SOUZA, S. O. E. ; SOCCOL, E. B. ; Eunice Martins Chaves . Protocolo de Atendimento de Acidentes com Exposição à Material Biológico do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. In: 38a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2018, Porto Alegre. Protocolo de Atendimento de Acidentes com Exposição à Material Biológico do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2018. v. 38.

  • Eunice Martins Chaves ; DANTAS FILHO, FF ; OLIVEIRA, F. A. F. ; AGNES, M. B. ; DAVILA, K. G. ; BRUM, M. C. B. ; SOUZA, S. O. E. ; SOCCOL, E. B. ; Bernadete Sonia Thielen Felipe ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO . Abandono de Seguimento de Acidentes com Material Biológico em Profissionais do HCPA. In: 38a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2018, Porto Alegre. Abandono de Seguimento de Acidentes com Material Biológico em Profissionais do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Biomedical Research, 2018. v. 38.

  • DANTAS, FABIO FERNANDES ; DAVILA, K. ; BRUM, M. C. B. ; YATES, Z. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO . Procedimentos para Contestação de Aplicação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. In: 38a Semana Científica do HCPA, 2018, Porto Alegre. Epidemiológico Previdenciário no Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA. Porto Alegre: linical and Biomedical Research, 2018. v. 38.

  • STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; DANTAS, FABIO FERNANDES ; BRUM, M. C. B. ; Bernadete Sonia Thielen Felipe ; OLIVEIRA, F. A. F. . Programa de Avaliação e Acompanhamento Audiológico de Trabalhadores Expostos a Níveis Elevados de Pressão Sonora no HCPA. In: 38a Semana Científica do HCPA, 2018, Porto Alegre. Programa de Avaliação e Acompanhamento Audiológico de Trabalhadores Expostos a Níveis Elevados de Pressão Sonora no HCP. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2018. v. 38.

  • DANTAS FILHO, FF ; YATES, Z. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; DAVILA, K. ; BRUM, M. C. B. ; ALFACE, B. C. . Programa de Vigilância e Controle Ocupacional da Tuberculose em Profissional da Saúde do HCPA. In: 38a Semana Científica do HCPA, 2018, Porto Alegre. Programa de Vigilância e Controle Ocupacional da Tuberculose em Profissional da Saúde do HCPA. Porto Alegre: Clinical and Medical Research, 2018. v. 38.

  • BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; SENGER, M. ; SCHNORR, CLAUDIA CAROLINA ; MOTA, S. M. ; RODRIGUES, TICIANA C. . Análise Comportamental e Bioquímica Sobre o Impacto da Divisão do Trabalho em Turnos Noturnos e Diurnos em Trabalhadores de Um Hospital Universitário. In: 36a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2016, Porto Alegre. Clinical an Biomedical Research suplemento, 2016. p. 140.

  • SCHNORR, C. C. ; BRUM, M. C. B. ; RODRIGUES, T ; SOUZA, C. M. ; DANTAS FILHO, FF ; DAVILA, K. G. ; CARDOSO, S. ; BERTOLETTI, O. A. ; BOTTEGA, GUSTAVO BORCHARDT ; ALMEIDA, L. . Efeito do Trabalho Noturno nos Profissionais de Saúde em um Hospital Universitário. In: 35a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2015, Porto Alegre. Efeito do Trabalho Noturno nos Profissionais de Saúde em um Hospital Universitário, 2015.

  • DANTAS FILHO, FF ; Eunice Martins Chaves ; BERNARDES, C. V. ; BRUM, M. C. B. . Prevalência dos Acidentes com Exposição ao HCV em Trabalhadores de Saúde e Acadêmicos Odontolologia - 2007 e 2014. In: 35a SEmana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2015, Porto Alegre. Prevalência dos Acidentes com Exposição ao HCV em Trabalhadores de Saúde e Acadêmicos Odontolologia da UFRGS Atendidos no SMO - 2007 e 2014, 2015.

  • Eunice Martins Chaves ; BRUM, M. C. B. ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; OLIVEIRA, F. A. F. . Acidentes com Material Biológico na Odontologia. In: IX Congresso Brasileiro de Biossegurança, 2015, Porto Alegre. Acidentes com Material Biológico na Odontologia, 2015.

  • LAGO, S. N. ; BRUM, M. C. B. ; Eunice Martins Chaves ; FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS ; JOVELEVITHS, D. ; DAVILA, K. G. . Seguimento dos Acidentes com Exposição a Material Biológico em um Hospital Universitário de Porto Alegre. In: IX Congresso Brasileiro de Biossegurança, 2015, Porto Alegre. Seguimento dos Acidentes com Exposição a Material Biológico em um Hospital Universitário de Porto Alegre, 2015.

  • BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; SOUZA, C. M. ; SCHNORR, C. C. ; DANTAS FILHO, FF ; BORCHARDT, G. ; CARDOSO, S. ; DAVILA, K. G. ; BERTOLETTI, O. A. ; ALMEIDA, L. ; RODRIGUES, TICIANA C. . Gain Weight and Sleep Desynchronization in Workers of a Tertiary Hospital. In: Congresso Brasileiro de Diabetes, 2015, Porto Alegre. Diabetology and Metabolic Syndrome, 2015. v. 7. p. 54-54.

  • QUADROS, F. J. A. ; Eunice Martins Chaves ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; DANTAS FILHO, FF ; DAVILA, K. ; STONIASSO, SHEILA CARDOSO ; VIANNA, M. C. V. . Profile of injuries related to biological material involving medical residentes of a University Hospiatl in Brazil. In: Annual Spring Conference, 2015, Florida. Anais Annual Spring Conference, 2015.

  • Eunice Martins Chaves ; QUADROS, F. J. A. ; VIANNA, M. C. V. ; DANTAS FILHO, FF ; DAVILA, K. G. ; BRUM, MARIA CARLOTA BORBA ; YATES, Z. . Papel do Descarte Inadequado nos Acidentes com Material Biológico. In: 34a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2014, Porto Alegre. 34a Semana Científica do HCPA - O Estado da Arte. Porto Alegre: Clinical Biomedical Research, 2014. v. 34. p. 293-293.

  • Eunice Martins Chaves ; TRINDADE, D. M. ; VIANNA, M. C. V. ; BRUM, M. C. B. ; MACIEL, D. N. ; Bernadete Sonia Thielen Felipe ; ZAMPIRON, L. ; JUNGBLUT, I. C. O. . Exposição à Material Biológico na População de Residentes. In: 31a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2011, Porto Alegre. Exposição à Material Biológico na População de Residentes. Porto Alegre: Revista HCPA, 2011. v. 31.

  • Michele Kreuz ; Eunice Martins Chaves ; BRUM, M. C. B. ; WISSMANN, G. ; MACIEL, D. N. ; Bernadete Sonia Thielen Felipe ; jean alexandre correa vieira ; PEREIRA, R. M. ; TRINDADE, D. M. ; VIANNA, M. C. V. ; YATES, Z. ; JOVELEVITHS, DVORA . Exposição à Material Biológico: uma Questão de Organização do Trabalho. In: 27a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007, Porto Alegre. Exposição à Material Biológico: uma Questão de Organização do Trabalho. Porto Alegre: Revista HCPA, 2007. v. 27.

  • Ana Luiza Poersch ; jean alexandre correa vieira ; HESSLER, S. Z. ; Michele Kreuz ; BRUM, M. C. B. ; Desiree Cardozo Bianchesi ; Márcia Ziebell Ramos ; MERLO, A. R. C. . Histórias de Vida e Sofrimento psíquico em Trabalhadores da Indústria Calçadista Atendido no Ambulatório de Doenças de Trabalho do HCPA: Um Estudo em Execução. In: 27a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2007, Porto Alegre. Histórias de Vida e Sofrimento psíquico em Trabalhadores da Indústria Calçadista Atendido no Ambulatório de Doenças de Trabalho do HCPA: Um Estudo em Execução, 2007. v. 27.

  • Márcia Ziebell Ramos ; Desiree Cardozo Bianchesi ; BRUM, M. C. B. ; WINTER, J. J. ; TRINDADE, D. M. . Vulnerabilidade e Trabalho na Área da Saúde - Uma Estratégia de Intervenção. In: 26a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Vulnerabilidade e Trabalho na Área da Saúde - Uma Estratégia de Intervenção. PortoAlegre: Revista HCPA, 2006. v. 26.

  • Tiago Farret Gemelli ; Eder Gassen ; JOVELEVITHS, D. ; MERLO, A. R. C. ; TRINDADE, D. M. ; BRUM, M. C. B. ; PEREIRA, R. M. ; TIETBOEHL, C. N. ; Michele Kreuz ; jean alexandre correa vieira ; Luciane Lacerda Gomes ; Luiz Carlos Fujii . Relato de Caso de Óbito por Intoxicação por Chumbo. In: 26a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2006, Porto Alegre. Relato de Caso de Óbito por Intoxicação por Chumbo. Porto Alegre: Revista HCPA, 2006. v. 26.

  • BRUM, M. C. B. ; RODRIGUES, TICIANA C. ; VIANNA, M. C. V. ; TRINDADE, D. M. . Prevalência de Síndrome Metabólica em uma População de Pacientes com Excesso de Peso. In: 25a Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2005, Porto Alegre. Prevalência de Síndrome Metabólica em uma População de Pacientes com Excesso de Peso. Porto Alegre: Revista HCPA, 2005. v. 25.

  • YATES, Z. ; CARVALHO, V. G. ; VIANNA, M. C. V. ; MACIEL, D. N. ; BRUM, M. C. B. ; TRINDADE, D. M. . Absenteísmo por doença no serrviço de nutrição e dietética de um hospital universitário. In: Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, 2003, Porto Alegre. Revista HCPA, 2003.

  • BRUM, M. C. B. . Contextos e Processos Que Contribuem Para o Óbitos dos Trabalhadores: Uma Reflexão Necessária. 2023. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BRUM, M. C. B. . A Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, M. C. B. . Metais Pesados. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Situação do Trabalho na Macroregião Sul. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, M. C. B. . Biossegurança. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Metais Pesados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Acidentes e Trabalho e Soroconversão para o HIV. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, M. C. B. . O Trabalhador da Saúde e Exposição à Material Biológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . A Construção da Política do Trabalhador no Rio Grande do Sul. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BRUM, M. C. B. . Prevenção de Acidentes com Exposição à Material Biológico. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Norma Regulamentadora n0 32. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Processo de Trabalho e Segurança Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Saúde do Trabalhador e a Norma Regulamentadora n0 32. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Transporte e Transferência de Agentes Biológicos: Segurança dos Laboratórios - Questões Legais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TRINDADE, D. M. ; SCHENNEIDER, L. O. D. ; BRUM, M. C. B. . Norma Regulamentadora n0 32 - Ênfase em Acidentes Perfurocortamtes. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Dermatoses Ocupacionais. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Ana Luiza Poersch ; jean alexandre correa vieira ; HESSLER, S. Z. ; Michele Kreuz ; MERLO, A. R. C. ; BRUM, M. C. B. ; Desiree Cardozo Bianchesi ; Márcia Ziebell Ramos . Histórias de Vida e Sofrimento Psíquico em Trabalhadores da Indústria Calçadista Atendidos no Ambulatório de Doenças do Trabalho. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • YATES, Z. ; CARVALHO, V. G. ; VIANNA, M. C. V. ; MACIEL, D. N. ; BRUM, M. C. B. ; TRINDADE, D. M. . Absenteísmo por doença em serviço de nutrição e dietética de um hospital universitário. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BRUM, M. C. B. . Exposição a Riscos Biológicos: Riscos e Prevenção. 2001. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2025 - Atual

    SAÚDE DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS HOSPITALARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS INIQUIDADES ÉTNICO-RACIAIS NO ÂMBITO LABORAL, Descrição: Introdução: Entre as várias formas de expressão de desigualdades sociais, aquela que se observa a partir da análise de critérios de cor ou raça tem sido o centro das preocupações de pesquisadores e formuladores de políticas públicas no Brasil. Pretos e pardos continuam liderando as estatísticas relacionadas à pobreza extrema, óbitos por violência e trabalhos em condição de subalternidade. Ainda, o racismo no âmbito das relações sócio laborais pode ser determinante no incremento do adoecimento da população negra. Objetivo: Analisar a situação de saúde dos trabalhadores negros e não negros, na perspectiva da identificação de iniquidades étnico-raciais no âmbito laboral de Instituições Públicas Hospitalares do sul do Brasil. Método: Pesquisa observacional, com delineamento transversal, de abordagem quantitativa e qualitativa a ser realizada em Instituições públicas de saúde referência para o sul do Brasil. A amostra será composta por trabalhadores, independentemente do vínculo trabalhista, negros e não negros, das áreas administrativas e operacionais. Pretende-se realizar uma descrição do perfil de saúde da força de trabalho, a partir dos registros institucionais clínico-ocupacionais. Adicionalmente, pretende-se, especificamente, investigar aspectos relacionados à saúde mental dos trabalhadores, a partir de formulário eletrônico baseados em instrumentos validados, que investiguem condições de bem estar, transtornos mentais comuns e exposição a situações de violência no ambiente laboral. Para tanto, serão utilizadas as escalas Questionário de Bem-Estar no Trabalho, o Job Content Questionnaire, o Self-Report Questionnaire e questões do Survey Questionnaire Workplace Violence in the Health Sector. Uma subamostra também responderá uma entrevista semiestruturada para inclusão de vivências subjetivas acerca da temática do estudo. Os dados quantitativos serão submetidos a procedimentos estatísticos descritivos e analíticos, bem como os dados qualitativos serão submetidos à análise de conteúdo temático. Serão asseguradas diretrizes éticas e todos os trabalhadores receberão o termo de consentimento livre e esclarecido. Resultados Esperados: Espera-se que os achados do estudo permitam subsidiar propostas de ações e programas institucionais com vistas à afirmação da cultura antirracista e promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com mais equidade para a população negra.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Luciana Pereira da Silva - Integrante / Eliane Cardoso Sales - Integrante / Juliana Petri Tavares - Integrante / Daiane Dal Pai - Integrante / Thiele da Costa de Araújo Muller Castro - Integrante / Vitória Pétria Costa da Silva - Integrante / Jenifer Nascimento da Silva Cebulski - Integrante / Mariane Xavier - Integrante.

  • 2025 - Atual

    Detecção Precoce de Obesidade Sarcopênica em Participantes com Doença Hepática Esteatótica Associada à Síndrome Metabólica (MASLD), Descrição: INTRODUÇÃO: A doença hepática esteatótica com disfunção metabólica, é cadavez mais prevalente a nível mundial. Está diretamente associada à SíndromeMetabólica e seus fatores de risco. Estatísticas demonstram que a Doença hepáticaesteatótica associada à disfunção metabólica - Metabolic Dysfunction AssociatedSteatotic Liver Disease - (MASLD) atinge cerca de 30 da população mundial. AMASLD, também possui manifestações extra-hepáticas, atualmente poucoestudadas. É o caso da Obesidade Sarcopênica (OS), uma condição clínicafuncional de coexistência de Obesidade, caracterizada pelo excesso de adiposidadecorporal, e de Sarcopenia. Ambas atuam sinergicamente à MASLD, e provocamimportantes alterações no sistema músculo esquelético, modificando a composiçãocorporal, a massa e a função muscular. Assim, se busca rastrear e diagnosticar aObesidade Sarcopênica numa população com MASLD, através de métodos clínicose de imagem, com o uso de densitometria de corpo inteiro, utilizando a técnica deabsorciometria de dupla energia (dual energy x-ray absorptiometry DEXA). Alémde verificar a presença de Osteoporose e de correlacionar variáveis antropométricas,sociodemográficas, clínicas e de estilo de vida.MATERIAL E MÉTODOS: Um estudo transversal com 93 pacientes doAmbulatório de Gastroenterologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre(HCPA-RS), no período de 04/01/2025 a 31/12/2028, que realizamacompanhamento e tratamento de sua patologia hepática. Serão também incluídosparticipantes com as mesmas classes de idade e IMC, que fazem parte dobiorepositório de pesquisa (projetos 2022-0624, 2015-0209 e 2012-0375) doLaboratório de Densitometria óssea e Composição Corporal (COMPORLab), comocontroles para as avaliações de DXA. Todos com idade acima de 18 anos,portadores de hepatopatia de origem não alcoólica associada a alteraçõesmetabólicas compatíveis com MASLD. Serão realizadas avaliações de medidasAntropométricas (Peso, Altura), com IMC e Circunferência da Cintura, paradiagnosticar obesidade e preenchido o instrumento, Simple Questionnaire to RapidlyDiagnose Sarcopenia (SARC-F), ajustado pela Circunferência da panturrilha, emedida da força de preensão palmar, para avaliar sarcopenia. Posteriormente, serárealizado o exame de densitometria de corpo inteiro utilizando a técnica deabsorciometria de dupla energia (dual energy x-ray absorptiometry DEXA) para osparticipantes enquadrados com MASLD e triados para Obesidade Sarcopênica.Também será visto a presença de Osteoporose nos mesmos. Concomitantementeserão feitas avaliações sócio demográficas e exames laboratoriais destes pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Integrante / Dvora Joveleviths - Coordenador / Reis, Francielle Lopes - Integrante / Poli Mara Spritzer - Integrante / Tayane M Fighera - Integrante / Jarbas Sampaio Vieira - Integrante / Ana Carolina Lazzarin - Integrante / Gabriela Vasconcelos - Integrante.

  • 2025 - Atual

    INFLUÊNCIA DO RITMO CIRCADIANO E PERFIL ALIMENTAR NA FUNÇÃO HEPÁTICA E EM PARÂMETROS METABÓLICOS DE TRABALHADORES DIURNOS E NOTURNOS DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE, Descrição: A Doença Hepática Esteatótica Associada à Disfunção Metabólica (MASLD) éatualmente reconhecida como a principal causa de doença hepática crônica no mundo,associada a fatores como obesidade, resistência à insulina, dislipidemia e hipertensãoarterial sistêmica. Trabalhadores da saúde em regime de turnos noturnos, apresentammaior risco de alterações metabólicas e hepáticas devido ao desalinhamento do ritmocircadiano, sono inadequado e hábitos alimentares irregulares. Este estudo tem comoobjetivo relacionar o trabalho noturno com alterações hepáticas, hematológicas emetabólicas em profissionais da saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre,considerando também fatores sociodemográficos, padrão alimentar, sono, históricoclínico, hábitos de vida (fumo e consumo de álcool), uso de medicamentos esubstâncias. Trata-se de um estudo transversal, baseado na reavaliação departicipantes da pesquisa realizada em 2022, podendo ser acrescido de novos, comaplicação de questionários estruturados, avaliação do cronotipo, medidasantropométricas, aferição da pressão arterial e análise laboratorial (hemogramacompleto, glicemia, hemoglobina glicada, perfil lipídico, enzimas hepáticas, bilirrubinatotal e frações, albumina e marcadores inflamatórios). Os dados serão comparadosentre os grupos de diferentes turnos, visando identificar associações entre odesalinhamento circadiano e a presença ou risco de MASLD e sua forma inflamatória ecom fibrose, a MASH. Espera-se que os resultados contribuam para o entendimento dosimpactos do trabalho noturno sobre a saúde hepática, hematológica e metabólica,subsidiando estratégias de prevenção e promoção de saúde nessa população.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Dvora Joveleviths - Integrante / Reis, Francielle Lopes - Integrante / Jarbas Sampaio Vieira - Integrante / Joao Luis Telles Dornelles Junior - Integrante / Valéria Fraga da Silva - Integrante / Fernanda Vitória Gomes Ferreira - Integrante / José Augusto Gasparotto Sattler - Integrante.

  • 2023 - 2025

    Trabalho em Turno Noturno e o Risco de Síndrome Metabólica: Impacto do Protocolo de Intervenção Multiprofissional entre os Profissionais de Saúde, Descrição: A crescente importância do trabalho em turnos noturnos no atendimento das demandas da sociedade moderna cria uma necessidade urgente de pesquisas sobre os efeitos sobre a saúde do trabalhador. Estudos vêm demonstrando efeitos nocivos do trabalho por turnos sobre a saúde, especialmente quanto a alterações metabólicas e cardiovasculares. O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de uma intervenção multiprofissional para promoção da saúde visando reduzir o risco metabólico entre profissionais de saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) através de um programa estruturado que estimula mudanças nos os comportamentos nutricionais e de atividade física entre os trabalhadores por turnos, além de permitir que os trabalhadores sejam alertados sobre os riscos relacionados ao trabalho noturno. Este estudo longitudinal de pré e pós intervenção tem duração prevista de 3 meses, e inclui a avaliação comparativa de dois grupos de trabalhadores com relação a intervenções baseadas em medidas de promoção à saúde com ênfase na orientação nutricional, no estímulo à atividade física e nas orientações relativas a hábitos de sono e bem estar. Serão avaliados comparativamente os trabalhadores dos turnos diurnos e noturnos com relação aos seus aspectos sócio-demográficos e ocupacionais, história pessoal de tabagismo e consumo álcool, atividade física, cronotipo, sono e padrão alimentar, além de medidas antropométricas, da pressão arterial e exames laboratoriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Ana Luiza Poersch - Integrante / SHEILA CARDOSO - Integrante / Juliana Castelo Branco Leitune - Integrante / Patricia Gabriela Riedel - Integrante / Francielle Lopes dos Reis - Integrante / Zilda Elizabeth de Albuquerque Santos - Integrante / Michel Arias Brentano - Integrante / Felipe Gutiérrez Carvalho - Integrante / Laís Thiele Felipe - Integrante.

  • 2023 - 2025

    Trabalho em Turnos Noturnos e Risco de Síndrome Metabólica entre Profissionais de Saúde, Descrição: A crescente importância do trabalho em turnos noturnos no atendimento das demandas da sociedade moderna cria uma necessidade urgente de pesquisas sobre os efeitos sobre a saúde do trabalhador. Os efeitos do trabalho por turnos na saúde têm sido estudados, mas descobertas recentes sugerem que tais horários podem afetar a tolerância à glicose e induzir obesidade, hipertensão arterial e a síndrome metabólica. Trata-se de um estudo de coorte prospectivo durante 5 anos com 195 trabalhadores do turno noturno e 390 do turno diurno visando investigar a incidência da síndrome metabólica e seus fatores de risco entre os profissionais de saúde, bem como investigar a correlação dos padrões alimentares entre os trabalhadores dos turnos noturnos e diurnos através de um estudo transversal com 701 trabalhadores divididos entre os turnos noturnos e diurnos. Nestes estudos, serão avaliados comparativamente trabalhadores dos turnos diurnos e noturnos com relação aos seus aspectos sócio-demográficos e ocupacionais história pessoal de tabagismo e consumo álcool, atividade física, cronotipo, sono e padrão alimentar, além de medidas antropométricas, da pressão arterial e exames laboratoriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Robson Martins Pereira - Integrante / SHEILA CARDOSO - Integrante / Patricia Gabriela Riedel - Integrante / Camila Pereira Baldin - Integrante / Francielle Lopes dos Reis - Integrante / Eduardo Nathan Maraschin Klein - Integrante / Laís Thiele Felipe - Integrante.

  • 2023 - 2025

    Projeto Caminhos do Trabalho, Descrição: Mapeamento e combate à ocultação do adoecimento ocupacional no BrasilA ocultação do adoecimento laboral é uma característica estrutural do mercado de trabalho no Brasil, promovendo graves e profundas repercussões na elaboração e análise de políticas públicas, nos direitos dos trabalhadores, na gestão do trabalho pelas empresas, no pagamento de tributos ao Estado. O presente documento apresenta projeto de constituição de uma rede nacional de assistência, pesquisa e formação para o mapeamento e combate à ocultação do adoecimento ocupacional no país, baseada no atendimento a trabalhadores vítimas de agravos, sob coordenação da FUNDACENTRO (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), composta por universidades públicas. Trata-se da nacionalização do Projeto Caminhos do Trabalho- em vigor desde 2017, coordenado pelaUniversidade Federal da Bahia (UFBA), com apoio do Ministério Público do Trabalho. (MPT).A rede atuará articulando atendimento direto aos trabalhadores com investigação e produção acadêmica, de modo a reduzir a subnotificação dos agravos, facilitar a adimplência de direitos e combater a sonegação fiscal, tanto diretamente, quanto subsidiando a atuação de outras instituições, além de colaborar para a formação de profissionais com capacidade de atuação consistente no campo da saúde laboral.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (3) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Andréa Cristina Pereira Marinho - Integrante / Juliana Barros Rodrigues - Integrante / Bertoloto, Júlio César Ferreira - Integrante / Evelyn Paola Bitencourt Klein - Integrante / Jésica Letícia Gusatti - Integrante / Ariadne Peres Silva Swarovsky - Integrante.

  • 2023 - Atual

    O Papel da Gestação Para o Risco de Agravos à Saúde de Trabalhadoras Gestantes Presumivelmente Expostas a Agentes Biológicos Infecciosos, Descrição: O artigo 394A da CLT tem o objetivo declarado de proteger a saúde da trabalhadora grávida ou gestante e do concepto ou recém-nascido, para esse fim determinando o afastamento de atividades consideradas insalubres enquanto durar a gestação ou a lactação. No caso de doenças infecciosas e de agentes biológicos infecciosos, especialmente, a utilização deste conceito de insalubridade é inaplicável e por isso, na prática, não contribui para o alcance deste objetivo. Uma forma mais adequada de lidar com essa questão é através da abordagem da gestão de riscos no ambiente de trabalho, sendo que o afastamento do trabalho, como o preconizado pelo artigo 394A da CLT, só deveria ser adotado em último caso, após outras medidas de proteção menos drásticas mostrarem-se inviáveis. Considerando a magnitude do impacto dessa lei em alguns segmentos produtivos, como os serviços de saúde, é importante compreender melhor o quanto o processo de gestação pode influenciar na saúde da trabalhadora presumivelmente exposta a agentes biológicos nos ambientes de trabalho, pois dessa maneira a legislação poderia ser aperfeiçoada, trazendo ganhos para todos os atores envolvidos. Assim, este projeto será realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e pretende contribuir para esta discussão, focalizando no papel contribuinte do processo de gestação para o risco de agravos à saúde das trabalhadoras gestantes em ambientes com exposição presumida a agentes biológicos infecciosos. Palavras chaves: Gestantes; Fatores de Risco Biológico; Exposição ocupacional; Doenças transmissíveis; Absenteísmo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (1) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Fábio Fernandes Dantas Filho - Integrante / Érica Lui Reinhardt - Integrante / Elizabeti Yuriko Muto - Integrante / Adriana Maria Hilu de Barros Moreira - Integrante / Patrícia Moura Dias - Integrante / Carolina Stefanello - Integrante / Andréa Cristina Pereira Marinho - Integrante / Juliana Barros Rodrigues - Integrante / Romulo Felipe Auler - Integrante.

  • 2021 - 2022

    Implantação de atendimento pós-COVID 19 no Ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre., Descrição: Introdução: A Saúde do Trabalhador é o campo da Saúde Pública que tem como objeto de estudo e intervenção nas relações produção-consumo e o processo saúde-doença das pessoas e, em particular, dos trabalhadores. A pandemia do novo coronavírus e as medidas de distanciamento social necessárias para o controle da infecção afetaram a economia e o mundo trabalho. O acompanhamento dos pacientes após infecção aguda pelo SARS-CoV-2 é necessária tendo em vista a persistência dos sintomas e de incapacidade para o trabalho em muitos casos. Objetivo: Descrever a implantação do ambulatório pós-COVID-19 no ambulatório de Doenças do Trabalho do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Metodologia: Estudo descritivo e transversal sobre o perfil epidemiológico associado aos trabalhadores assistidos na agenda de atendimento pós-COVID do ambulatório de Doenças do Trabalho (ADT) do HCPA de março de 2021 a abril 2022. Os pacientes atendidos nesta agenda serão convidados a participar da pesquisa no início da consulta, sendo preenchido um formulário online, via formulários Google, com informações sócio-demográficas e clínicas, além da aplicação do questionário GHQ 12 para avaliar a saúde mental e a Chalder Fatigue Scale que avalia a gravidade da fadiga em populações, conforme protocolo de atendimento. Os pacientes serão encaminhados para atendimento no ADT HCPA através das unidades básicas de saúde, conforme o referenciamento e contrarreferenciamento utilizado pela rede. Na eventual necessidade de avaliação interdisciplinar de outras especialidades, como pneumologia, psiquiatria, fisiatria, neurologia, por exemplo. Serão priorizadas interconsultas em modo teleatendimentos. Cada serviço terá um representante responsável pela avaliação dos casos, sempre que solicitado pela equipe de pesquisa. Os casos serão discutidos em videoconferência interdisciplinar a cada 15 dias. O paciente quando recuperar sua capacidade funcional e laboral, terá alta do ambulatório, sendo referenciado a sua unidade básica de saúde. No 6 ° e no 12º mês pós alta, a equipe do ambulatório fará teleconsulta para revisão de sua condição de saúde atual. A amostra será por conveniência, uma vez que todos os pacientes atendidos no ambulatório ADT serão convidados a participar do estudo. Os dados serão inseridos em banco de dados RedCap e será realizada análise estatística no software SPSS. Serão propostos indicadores envolvendo os atendimentos destes trabalhadores, estabelecendo um conjunto de dados básicos em saúde que permita descrever, analisar e aperfeiçoar o acompanhamento de saúde do trabalhador ao longo do tempo, de modo a realizar intervenções para melhoria do atendimento prestado. Após análise do perfil do trabalhador participante da pesquisa, será proposto um estudo piloto de intervenção, para que seja planejado e instituído um modelo de teleatendimento em saúde do trabalhador com ênfase no atendimento interdisciplinar pós COVID-19, através de parcerias com projetos de pesquisa a serem firmados através de um grupo de trabalho, tendo o ADT como referência para as unidades básicas de saúde, inicialmente em Porto Alegre e região metropolitana, além de concepção e elaboração de vídeos aula sobre temas relacionados à saúde do trabalhador, utilizando-se de parcerias com demais serviços do HCPA e Divisão de Vigilância Estadual de Saúde (DVST/CEVS/SES).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Integrante / Damásio Macedo Trindade - Integrante / Dvora Joveleviths - Coordenador / Álvaro Roberto Crespo Merlo - Integrante / SHEILA CARDOSO - Integrante / Fernando Schmidt Fernandes - Integrante / raquel boff da costa - Integrante / guilherme silva de farias - Integrante / luciana pereira da silva - Integrante / andreia simoni gnoatto - Integrante / marcelo Andrade batista - Integrante.

  • 2020 - 2022

    Avaliação das características clínicas e epidemiológicas de profissionais de saúde de hospital terciário portadores de COVID-19 e análise do impacto das estratégias de enfrentamento adotadas., Descrição: Após a eclosão e disseminação da pandemia pelo vírus da Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 (SARS-CoV-2), diferentes estratégias de enfrentamento têm sido empregadas por países e organizações na tentativa de redução dos impactos causados pela doença. Na maior parte delas, os profissionais de saúde (PS) figuram como agentes centrais. O presente projeto objetiva avaliar o impacto da pandemia por COVID-19 entre profissionais de saúde de hospital terciário referência no manejo desta doença e os efeitos das estratégias adotadas pela instituição no manejo de sua força de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Integrante / Dvora Joveleviths - Integrante / Eunice Martins Chaves - Integrante / FILHO, FÁBIO FERNANDES DANTAS - Integrante / Francisco Arsego Fernandes de Oliveira - Integrante / STONIASSO, SHEILA CARDOSO - Integrante / Fernando Schmidt Fernandes - Coordenador / Juliana Castelo Branco Leitune - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2020 - 2022

    Matriz e exposição ocupacional ao SARS-Cov-2 em Profissionais de Saúde de um Hospital Universitário Brasileiro, Descrição: Face à situação atual da pandemia, em que pouco se conhece da história natural da doença e das medidas efetivas para manejo clínico dos casos de COVID-19, associada à alta transmissibilidade do vírus e a ocorrência de síndrome respiratória aguda grave que necessitam de tratamento especializado em unidades de terapia intensiva, com uma letalidade variável conforme a faixa etária e presença de comorbidades, é de fundamental importância estabelecer um banco de dados que contemple informações clínico-epidemiológicas e de diagnóstico em profissionais de saúde, considerando as características da doença e a maior exposição destes profissionais neste contexto. O objetivo geral deste projeto é avaliar os dados de incidência, prevalência, características clínico-ocupacionais, desfechos precoces e de longo prazo e nexo ocupacional dos profissionais de saúde com sintomas respiratórios atendidos no Serviço de Medicina Ocupacional do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e diagnosticados com COVID-19, assim como o impacto de medidas estratégicas no âmbito da transmissão ocupacional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Eunice Martins Chaves - Integrante / Francisco Arsego Fernandes de Oliveira - Integrante / Fábio Fernandes Dantas Filho - Integrante / STONIASSO, SHEILA CARDOSO - Integrante / Ricardo de Souza Kruchenbecker - Integrante / Rodrigo Pires dos Santos - Integrante / Fernando Schmidt Fernandes - Integrante / Juliana Castelo Branco Leitune - Integrante.

  • 2020 - 2021

    ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DAS NOTIFICAÇÕES DE COVID-19 ENVOLVENDO PROFISSIONAIS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE, Descrição: Estudo descritivo, com abordagem quantitativa, de delineamento transversal, realizado através de dados secundários desenvolvido através da coleta de dados epidemiológicos obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Foram incluídas na análise, Fichas de Notificação de Acidente de Trabalho que contenham no campo CID lesão (Campo 64) o registro de CID B34.2 (Infecção por coronavírus de localização não especificada), e também que contenham no campo Atividade Econômica (CNAE) qualquer registro de CNAE pertencente a divisão 86 - atividades de atenção à saúde humana, a idade, sexo, raça/cor, escolaridade, ocupação, situação no mercado de trabalho. Os dados analisados são referentes ao município de Porto Alegre, RS, no período entre março de 2020 a março de 2021.A principal hipótese é de que os profissionais de saúde se apresentam como uma categoria profissional de alto risco para contaminação por Covid19, sendo relevante e necessária a análise do perfil destes profissionais.s objetivos do estudo são descrever o perfil dos casos registrados de COVID-19 relacionados ao trabalho, entre profissionais da saúde de Porto Alegre/RS, no período de março de 2020 a março de 2021, bem como identificar o perfil dos casos notificados no período, incluindo perfil ocupacional e verificar a ocorrência de surtos entre profissionais de saúde no período.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / CLARISSA EINSFELDT DE LIMA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2019 - 2020

    Acidentes de trabalho no contexto a informalidade no trabalho no município de Porto Alegre entre 2015 a 2018., Descrição: O cenário do emprego no Brasil está mudando sua característica estrutural. A crise do emprego formal e a onda de flexibilização das relações de trabalho, oriundos da perspectiva taylorista de produção, têm construído um cenário de desestabilização das relações laborais. Em sintonia com esta nova perspectiva, o efeito direto é o crescimento do número de trabalhadores não formais. A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) tem grande parte de suas ações diretamente relacionadas às estruturas formais de emprego, em razão de metodologias de trabalho desenvolvidas ao longo do tempo e também pelos perfis produtivos dos territórios. No entanto, a partir da reordenação estrutural do mercado de trabalho, ou seja, do crescimento do número de trabalhadores sem vínculo formal, torna-se necessária a avaliação e reorganização da forma de atuação desse importante braço do Sistema Único de Saúde. A literatura aponta, com base em pesquisas, que o trabalho informal é potencialmente mais perigoso, insalubre e adoecedor, visto que esta categoria de trabalho não possui regulação, fiscalização e não é alvo das ações de vigilância em saúde do trabalhador. A sociologia tem como campo depesquisa o universo do trabalho e suas mutações no decorrer da história, buscando compreender a dinâmica desses movimentos. O objetivo geral do estudo é avaliar o perfil das notificações de acidente de trabalho grave notificados à Vigilância em Saúde do Trabalhador no município de Porto Alegre no período de 2015 a 2018, relacionando o perfil das notificações referentes a acidentes de trabalho grave atendidos atendidos no período, disponíveis no SINAN, com o vínculo de trabalho (formal ou não-formal) dos acidentados e avaliar as políticas de Saúde do Trabalhador com relação ao trabalho informal e compreender como a vigilância em saúde do trabalhador realiza o enfrentamento deste novo cenário.A metodologia também envolveu a coleta de dados secundários produzidos por institutos de pesquisa e órgãos governamentais para caracterizar o cenário dos acidentes de trabalho e a conjuntura sociodemográfica, essencial a este trabalho, assim como o cenário do empregono país, a situação da informalidade, dentre outras informações pertinentes. Exemplos destas fontes de dados são o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Pesquisa Nacional de Saúde, desenvolvida pelo Ministério da Saúde. Além disso, pesquisa em sites de departamentos especializados na análise dos movimentos do mundo do Trabalho, como o DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos e o DMT, Democracia e Mundos do Trabalho, que servirão de referência para a busca bibliográfica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Guilherme Silva Farias - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

  • 2013 - 2016

    O Efeito do Trabalho Noturno na Saúde dos Profissionais em um Hospital Universitário, Descrição: O objetivo geral do estudo é estudar a associação entre turno de trabalho e doenças crônicas e qualidade de vida entre os profissionais do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Entre os objetivos específicos, desejamos comparar trabalhadores dos turnos diurnos e noturnos em relação aos itens abaixo, a fim de observar de maneira transversal estas associações as prevalências destas alterações durante o período de estudo, de maneira a identificar os indivíduos de maior risco: - Estresse psicossocial - Ganho de peso e obesidade - Intolerância à glicose/Diabete mellitus - Dislipidemia - Síndrome metabólica - Hipertensão arterial e outras alterações da homeostase pressórica - Alteração do padrão de sono Os profissionais de saúde serão avaliados no momento da inclusão no estudo e após 1, 2 e 3 anos. Na primeira avaliação serão coletadas informações sócio-demográficas (idade, raça, sexo, estado civil, número de filhos, grau de instrução, atividade profissional, tempo na atividade profissional, tempo na empresa, horário de trabalho, tempo de trabalho noturno ou diurno, rotatividade dos turnos de trabalho, outro emprego, turno outro emprego); informações sobre história pessoal e familiar para doença cardiovascular (hipertensão, isquemia miocárdica, insuficiência vascular periférica), diabete, intolerância à glicose, obesidade e componentes da síndrome metabólica, hábito de fumar, uso de álcool, atividade física e qualidade de vida. A atividade física será avaliada pelo Questionário Internacional de Atividade Fisica (International Physical Activity Questionnaire ? OMS) versão curta. A qualidade de vida será avaliado pelo questionário WHOQOL BREF versão 1998 (OMS), e o padrão de sono através do questionário de avaliação de cronotipo de Munique (MCTQ). Será realizado exame fisico para coletar dados relacionados ao peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca (medida durante asculta cardíaca), ausculta pulmonar e cardíaca, exame do abomem e dos membros inferiores, medidas da circunferência abdominal. Serão realizados exames laboratoriais: glicemia jejum, hemoglobina glicosilada, insulina, colesterol total e frações, uréia, creatinina, transaminases hepáticas, proteina C reativa ultra-sensível, hemograma, cortisol basal, no momento da inclusão no estudo e nas posteriores avaliações. Será realizada Monitorização da Pressão Arterial (MAPA) em uma parte dos funcionários entre os dois grupos, sendo que o funcionário do turno noturno deve realizar o exame em dia de trabalho e em um dia de folga. Os funcionários do turno diurno deverão realizar somente um exame.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Coordenador / Fábio Dantas - Integrante / TICIANA RODRIGUES - Integrante / kAREN GOMES D'AVILA - Integrante / SHEILA CARDOSO - Integrante / GUSTAVO BORCHARDT - Integrante / CLAUDIA CAROLINA SCHNORR - Integrante.

  • 2007 - 2009

    Colonização de profissionais de saúde após contato com pacientes com pneumonia pelo Pneumocystis jirovecii, Descrição: O objetivo deste estudo era determinar a possibilidade de transmissição do P. jirovecii de pacientes com PcP a profissionais de saúde que atuaram no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), no período entre janeiro a agosto de 2007, identificando a ocorrência de colonização pelo P. jirovecii neste período e observar a duração da colonização no profissional de saúde, após o contato com o paciente com PcP.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Maria Carlota Borba Brum - Integrante / Gustavo Wissmann Neto - Coordenador / João Carlos Prolla - Integrante., Financiador(es): Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Hospital de Clínicas de Porto Alegre. , Ramiro Barcelos, 2350, Santa Cecília, 90610000 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33598222

Experiência profissional

2020 - 2021

RS SSA ESCOLA DE SAUDE PUBLICA DA SECRETARIA DA SAUDE

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2002 - 2022

Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação na preceptoria da Residência Médica em Medicina do Trabalho, em atividades desenvolvidas no Serviço de Medicina Ocupacional. Desenvolvimento de pesquisa na área de saúde ocupacional, em especial trabalho noturno e COVID-19.

Atividades

  • 01/2014

    Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Pesquisa.Linhas de pesquisa

  • 11/2002

    Serviços técnicos especializados , Serviço de Medicina Ocupacional.Serviço realizado, Atendimento em Medicina do Trabalho.

  • 01/2002

    Ensino, Residência Médica em Medicina do Trabalho, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, ;Treinamento em serviço: Atividades de educação em saúde residentes

  • 01/2002

    Ensino, Especialização em Medicina do Trabalho, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Treinamento em serviço: estágio supervisionado do curso de Especialização em Medicina do Trabalho CEDOP/UFRGS

  • 11/2002 - 07/2019

    Ensino, Residência Médica em Medicina do Trabalho, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Ambulatório Doenças do Trabalho - supervisão

1997 - 2003

Companhia Carris Portoalegrense

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora na Unidade Médica Odontológica, Carga horária: 30

Outras informações:
Concomitantemente exercia as atividades de Coordenadora do Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional e Médica do Trabalho.

2012 - 2013

Hospital Mãe de Deus

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Médico do Trabalho _ Coordenadora PCMSO, Carga horária: 20

1996 - 2005

Laboratorio Weinmann

Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Médica do Trabalho, Carga horária: 2

1994 - 2022

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuou na atenção à saúde em unidade de saúde; posteriormente na 1a Coordenadoria Regional de Saúde com responsabilidade em programas de saúde; na Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria de Administração e Recursos Humanos como médica perita em processos de insalubridade e acidentes de trabalho; estando lotada no Centro Estadual de Vigilância em Saúde desde 2006, na Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador, atuando na área de vigilância e educação em saúde, bem como na preceptoria da Residência em, Vigilância.

2022 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Servidor público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2022

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Medicina.Linhas de pesquisa