Rodrigo Ferrugem Cardoso

Graduado em Informática pela Universidade da Região da Campanha (1995) e Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), atualmente é Diretor da Capacitar Escola Técnica. Possui experiência docente no ensino superior, tendo atuado por diversos anos como professor em diversas disciplinas no curso de graduação em informática na URCAMP, além de professor de cursos de Pós-graduação na área de Tecnologia da Informação. Atuação na área de Ciência da Computação, com ênfase em Educação à Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes wbt, educação a distância, hiperdocumentos, ead e internet, com diversos artigos publicados na área. Atuou em projeto internacional realizado entre UFRGS e Universidades da França. Possui experiência internacional, tendo atuado na Universidad Politécnica de Madrid, no desenvolvimento de aplicações de automatização de equipamentos industriais, junto ao ETSIA, durante o período de seis meses, na cidade de Madrid. Fala, lê e escreve fluentemente em espanhol, sendo que possui diploma em Espanhol nível superior emitido pela Universidad de Salamanca (Espanha) e excelente nível de conhecimento na língua inglesa. Conta com experiência multidisciplinar, por atuar, além do ensino superior, na área privada da educação, tendo também participado de dezenas de cursos de aperfeiçoamento tanto na área de informática como também na área de gestão empresarial como o MBA em Finanças Empresariais na Fundação Getúlio Vargas (incompleto). Possui atuação no meio empresarial e em atividades que fortaleçam o empreendedorismo, networking e o conhecimento. Foi membro atuante na fundação da AJE - Associação de Jovens Empresários na cidade de Bagé, sendo seu primeiro presidente no biênio 2002/2004. A AJE é uma entidade sem fins lucrativos que visa fomentar o empreendedorismo e negócios para jovens empreendedores e que possui, nos dias atuais, forte atuação na região. É diretor, desde sua fundação, da Capacitar Escola Técnica, instituição inaugurada no ano de 2002, que atua na qualificação profissional tendo formado mais de 20.000 profissionais, tanto através de cursos Técnicos credenciados pelo CEED/RS e registrados no MEC, quanto em cursos em parceria com o Governo Federal, em especial com o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego, através do Projovem Trabalhador, em mais de 14 cidades do RS, bem como cidades de Santa Catarina e Goiás.

Informações coletadas do Lattes em 02/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Computação

1999 - 2001

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Sistema interativo de gerência de questões para avaliações em ambientes WBT,Ano de Obtenção: 2001
José Valdeni de Lima.Palavras-chave: assessment; WBT; Educação a Distância; www.Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Informática na Educação. Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Multimídia. Setores de atividade: Informática; Educação.

Graduação em Informatica

1992 - 1995

Universidade da Região da Campanha
Título: BagéTour - Software Multimídia / Turismo na cidade de Bagé
Orientador: Ricardo Bernardes

Formação complementar

2002 - 0000

MBA em Finanças Empresariais. (Carga Horária: 435h). , Fundação Getúlio Vargas.

2005 - 2005

Extensão universitária em Liderança - Sebrae Ideal. (Carga horária: 96h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

2004 - 2004

Extensão universitária em Qualidade Total. , Quality Inn.

2002 - 2002

Redescobrindo o processo gerencial. (Carga horária: 44h). , Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais.

2001 - 2001

Extensão universitária em Erad 2001 - Escola Regional de Alto Desempenho. (Carga horária: 40h). , Sociedade Brasileira de Computação.

1998 - 1998

EMPRETEC. (Carga horária: 80h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Hiperdocumentos.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Hiperdocumentos/Especialidade: Web.

Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Arquitetura de Sistemas de Computação.

Participação em eventos

2o. Congresso de Lógica aplicada à tecnologia - LAPTEC. Sistema Interativo de Gerência de Questões para Avaliação em Ensino na Web. 2001. (Congresso).

7o. Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Hipermídia (SBMÍDIA 2001).Avalweb - Ferramenta para avaliação de alunos em cursos à distância. 2001. (Simpósio).

ERAD - Escola Regional de Alto Desempenho.ERAD - Escola Regional de Alto Desempenho - SBC. 2001. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Carlos André de Oliveira da Silva

CARDOSO, R. F.. Software de Gestão de Capital Humano. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Luana Motta Machado e Marcelo Brignol Silveira

CARDOSO, R. F.. Implantação de Terminal Leve como alternativa de baixo custo. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Aline Garcia Alves Branco e Elisângela dos Santos Bastos

CARDOSO, R. F.. Soluções em software livre para a área pública: desenvolvimento de um sistema para a Biblioteca Pública Municipal Dr. Otávio Santos. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Erton Manzke Barreto e Daniel Costa Tavares

CARDOSO, R. F.. VOIP - Voz sobre IP. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Michele Marins de Oliveira

CARDOSO, R. F.. Sistemas Especialistas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Daniel Barros Faget

CARDOSO, R. F.. Projeto de Sistema de Relacionamento AVANET - Ambiente Virtual Acadêmico. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marcel Gonçalves Pereira e Geyson Rodrigues da Silva

CARDOSO, R. F.. Mercado Livre: uma análise sobre o maior portal de vendas da América Latina. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Maiquel Ferreira Bajadares e Michel Meneses Silveira

CARDOSO, R. F.. Soluções em LTSP - Linux Terminal Server Project. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Fabiane Strada e Fabiane Umann

CARDOSO, R. F.. Utilização do Teleduc como recurso de tecnologia para apoio às atividades de ensino. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

CARDOSO, R. F.. .Projeto de implementação de rede lógica através da rede elétrica na Usina Termelétrica Presidente Médici - CGTEE. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Alexandre Munhoz de Paulo

CARDOSO, R. F.. Planejamento de um sistema de informações de recursos humanos em uma empresa revendedora de gás. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Rinaldo Duarte Maracci

CARDOSO, R. F.. Melhorando Resultados através do controle de estoques em pequenos mercados varejistas. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Marilei Pires Machado

CARDOSO, R. F.. Sistema de Informatização para gerenciamento de estoque de um mini-mercado. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Maria Elaine dos Santos León

CARDOSO, R. F.. Sistema de Informações Geográficas Aplicado à Saúde Pública. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Amir Rodrigues

CARDOSO, R. F.. Projeto de um Sistema de Informações Gerencial de Processos na 12a. Delegacia da Fazenda Estadual. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Deise Brahm

CARDOSO, R. F.. Projeto de Implantação de um sistema de informações em uma empresa de enxovais. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Claudia Vicente y Silva

CARDOSO, R. F.. Projeto de um sistema de controle de finanças da Qwerty Internet. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Fabrício Vianna e Jerônimo Costa

CARDOSO, R. F.. Tour Virtual. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Aline Vaz Alves e Hélen Rose Leite de Moura

CARDOSO, R. F.. Um estudo sobre hipermídia adaptativa. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Éder Rodrigo Ferronato

CARDOSO, R. F.. Projeto para Automação no setor de vendas de uma madeireira. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Juliane C Risso e Maria Carla A Netto

CARDOSO, R. F.. Informática aplicada a deficientes visuais. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Flávia L Caminha e Michele D Grarske

CARDOSO, R. F.. Robótica Aplicada à assessoria e instrumentação em cirurgias médicas. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Michel Rosa Corrêa

CARDOSO, R. F.. Impactos da utilização da autenticação digital na tecnologia da informação. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Bianquini Souza Maria

CARDOSO, R. F.. Sistema de Gerenciamento de análises bromatológicas do laboratório EMBRAPA / CPPSUL. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Joise D B Muller e Maria E Britto Grass

CARDOSO, R. F.. Projeto de um curso utilizando educação à distância para formação de tutores e professores. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Aline Pastorini

CARDOSO, R. F.. Análise de imagens para identificação morfológica de sementes. 2001. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Jorge Luis Morales Cabral

CARDOSO, R. F.. Segurança em Transações e aplicações WAP. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Aline P Alves e Márcia N Guarnieri

CARDOSO, R. F.. Interfaces Homem-software. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Alexandre R Castro e Rodrigo A Figueira

CARDOSO, R. F.. Um modelo de base de dados para fruticultura de clima temperado. 2000 - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Cristiano L Lopes e Marcelo S Nunes

CARDOSO, R. F.. Elaboração e integração de alguns websites existentes à tecnologia WAP. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Luciana G Machado e Simone B Alves

CARDOSO, R. F.. Estudo comparativo de ferramentas de Webdesign. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Aluno: Cristiane F Paim e Tatiane M dos Santos

CARDOSO, R. F.. Projetos fisico e lógico de rede para TTerrasul comércio de veículos ltda. 2000.

Aluno: Cláudia L M Tessele e Lisiane Gomes Carate

CARDOSO, R. F.. Projeto de uma rede intranet. 1999. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha.

Orientou

Vilmar Vallenoto

Ensino a distância voltado para área de Fruticultura; 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Rafael Dutra de Sousa

Implementação do Avalweb: uma ferramenta para avaliação de estudantes via Web; 2001; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Diego Ferrugem Cardoso

A Disponibilização de aplicações distribuídas para clientes de uma rede utilizando tecnologia JINI; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Evandro Manara Milleto

Estudo e desenvolvimento de programação utilizando o protocolo MIDI; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Agnaldo Pelufe do Amaral

Projeto de informatização de uma empresa prestadora de serviços na área de Energia Elétrica; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Antonio Lopes Guimarães Neto

Análise e projeto da rede de computadores da usina CGTEE; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Análise de Sistemas) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Laura Morgana Pérez Guedes

O Ambiente Webct na Educação e Avaliação à Distância; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Débora de Freitas Barcelos

Estudo sobre as ferramentas de avaliação à distância Webct, Aulanet e Avalweb; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Fábio Assumpção da Cunha

Aulanet - Aprendizagem cooperativa; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Rolando Martin Perez

Desenvolvimento de Sistemas; 1999; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Alessandro dos Santos Brasil

Assistência Técnica - Hardware; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Breno Teixeira Stefani

Assistência Técnica - Hardware; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Marcos Almeida Pfeifer

Análise e projeto de Intranet; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Reinaldo Lima Rolim

Assistência Técnica - Hardware; 1998; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Michel Rosa Corrêa

Desenvolvimento de Site - PROCERGS; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Evandro Machado Faria

Análise e projeto de rede - CGTEE (companhia de geração térmica de Energia Elétrica); 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Magda Gonçalves Demarchi

Assistência Técnica - Hardware; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Viviane Pimenta Becker

Editoração Eletrônica; 1997; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Fernando Soares Reschke

Desenvolvimento de Sistema comercial; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Neusa Renata Correa Munhós

Assistência Técnica em computadores; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Olavo Alágia Brasil

Operação e Manutenção de redes - DHB Componentes automotivos S/A; 1996; Iniciação Científica; (Graduando em Técnico em Processamento de Dados) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Honorina Dias da Silva, Patrícia Schmidtt e Uirassu de Bem

Tecnologia Educacional; 2005; Orientação de outra natureza; (Informatica) - Universidade da Região da Campanha; Orientador: Rodrigo Ferrugem Cardoso;

Produções bibliográficas

  • CARDOSO, R. F. ; Exportação de aplicações multimídia para o ambiente Web utilizando Toolbook. Revista do CCEI , URCAMP - Bagé, v. 5, n.7, 2001.

  • CARDOSO, R. F. ; SOUZA, R. D. . Ferramenta para geração de avaliações baseadas em níveis de dificuldade. Revista do CCEI , Bagé - RS, v. 5, n.8, p. 133-140, 2001.

  • CARDOSO, R. F. ; Avaliação de alunos em ambientes WBT. Tecnologia da Informação - Novas Tendências e Aplicações. 01ed.Bagé: LEB, 2002, v. 01, p. 13-40.

  • CARDOSO, R. F. ; Avalweb - Sistema Interativo para Gerência de Questões e Aplicação de Avaliações na Web. In: Cadernos de Informática - UFRGS - Seminário sobre tecnologias de Informática para ensino a distância, 2002, Porto Alegre. Seminário sobre tecnologias de Informática para ensino a distância. Porto Alegre: Instituto de Informática - UFRGS, 2002. v. 02.

  • CARDOSO, R. F. ; AVALWEB - Sistema interativo de gerencia de avaliacoes na Web. In: VII - Congreso Argentino de Ciencias de la Computación, 2001, Calafate - Santa Cruz. CACIC 2001, 2001.

  • CARDOSO, R. F. ; Sistema Interativo de Gerência de Questões para avaliação na Web. In: LAPTEC, 2001, São Paulo. Logic, Artificial Intelligence and Robotics. São Paulo: Editora Plêiade, 2001. v. II. p. 89-96.

  • CARDOSO, R. F. ; LIMA, J. V. . AvalWeb : Sistema Interativo para Gerência de Questões e Aplicação de Avaliações na web. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2001, Vitória. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 2001. v. 1. p. 52-59.

  • CARDOSO, R. F. ; Sistema Interativo para gerência de questões e avaliações na Web. In: SBMIDIA - Simpósio Brasileiro de Multimídia, 2001, Florianópolis - SC. VII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS MULTIMÍDIA E HIPERMÍDIA. Florianópolis: UFSC, 2001. p. 323-325.

  • CARDOSO, R. F. ; Avaliação via Web. Cadernos de Informática, UFRGS - Porto Alegre, 2001.

Outras produções

CARDOSO, R. F. ; Consultor ad hoc - Área de Informática. 2005.

CARDOSO, R. F. ; DURÁN, J. M. . Controlador de equipamento GLP. 1999.

Projetos de pesquisa

  • 2003 - Atual

    Criação de cursos à distância na área de fruticultura, Descrição: O objetivo do projeto e unir a vocação regional para a área da Fruticultura, atualmente em fase de implantação na metade sul do Estado do RS, com recursos tecnológicos que possibilitem produtores rurais que tenham acesso à Web, capacitar-se com relação a técnicas de plantio e utilização de alternativas para melhorar seus resultados e consequentemente ampliar as possibilidades da Fruticultura na região, que tem sido apresentada como uma das grandes alternativas de desenvolvimento econômico da metade sul do estado do RS.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Rodrigo Ferrugem Cardoso - Coordenador.

Projetos de desenvolvimento

  • 2005 - 2008

    Projeto Interinstitucional Cooperado - Universidade Católica de Pelotas / Universidade da Região da Campanha - de Atualização Tecnológica do Sistema de Apoio à Gestão de Cursos de Pós-Graduação, Descrição: Objetivos Geral Desenvolvimento e implantação de um sistema de apoio à gestão dos cursos de Pós-Graduação nas Universidades Católica de Pelotas e da Região da Campanha. Específicos - Estreitamento dos laços de cooperação entre duas Instituições de mesmo cunho vocacional e voltada para o desenvolvimento da Região Sul do Rio Grande do Sul. - Redução de custos e tempo para alcançar os fins propostos. - Possibilidade de avanço tecnológico para ambas as instituições - Compartilhamento de experiências através do envolvimento de um grupo de desenvolvimento maior, produzindo melhores resultados finais e reduzindo as margens de erro. - Documentação do sistema desenvolvido, de forma que possibilite futuras modificações, sem depender da equipe de desenvolvimento inicial. - Criação de uma estrutura tecnológica e um padrão de desenvolvimento que poderão ser utilizados no desenvolvimento de todos os demais sistemas das duas instituições . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Ferrugem Cardoso - Coordenador / Tales Baz - Integrante / Gustavo Oliveira Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade da Região da Campanha - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Projeto Interinstitucional Cooperado - Universidade Católica de Pelotas / Universidade da Região da Campanha - de Atualização Tecnológica do Sistema de Apoio à Gestão de Cursos de Pós-Graduação, Descrição: Objetivos Geral Desenvolvimento e implantação de um sistema de apoio à gestão dos cursos de Pós-Graduação nas Universidades Católica de Pelotas e da Região da Campanha. Específicos - Estreitamento dos laços de cooperação entre duas Instituições de mesmo cunho vocacional e voltada para o desenvolvimento da Região Sul do Rio Grande do Sul. - Redução de custos e tempo para alcançar os fins propostos. - Possibilidade de avanço tecnológico para ambas as instituições - Compartilhamento de experiências através do envolvimento de um grupo de desenvolvimento maior, produzindo melhores resultados finais e reduzindo as margens de erro. - Documentação do sistema desenvolvido, de forma que possibilite futuras modificações, sem depender da equipe de desenvolvimento inicial. - Criação de uma estrutura tecnológica e um padrão de desenvolvimento que poderão ser utilizados no desenvolvimento de todos os demais sistemas das duas instituições . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Ferrugem Cardoso - Coordenador / Tales Baz - Integrante / Gustavo Oliveira Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade da Região da Campanha - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2008

    Projeto Interinstitucional Cooperado - Universidade Católica de Pelotas / Universidade da Região da Campanha - de Atualização Tecnológica do Sistema de Apoio à Gestão de Cursos de Pós-Graduação, Descrição: Objetivos Geral Desenvolvimento e implantação de um sistema de apoio à gestão dos cursos de Pós-Graduação nas Universidades Católica de Pelotas e da Região da Campanha. Específicos - Estreitamento dos laços de cooperação entre duas Instituições de mesmo cunho vocacional e voltada para o desenvolvimento da Região Sul do Rio Grande do Sul. - Redução de custos e tempo para alcançar os fins propostos. - Possibilidade de avanço tecnológico para ambas as instituições - Compartilhamento de experiências através do envolvimento de um grupo de desenvolvimento maior, produzindo melhores resultados finais e reduzindo as margens de erro. - Documentação do sistema desenvolvido, de forma que possibilite futuras modificações, sem depender da equipe de desenvolvimento inicial. - Criação de uma estrutura tecnológica e um padrão de desenvolvimento que poderão ser utilizados no desenvolvimento de todos os demais sistemas das duas instituições . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Rodrigo Ferrugem Cardoso - Coordenador / Tales Baz - Integrante / Gustavo Oliveira Andrade - Integrante., Financiador(es): Universidade da Região da Campanha - Auxílio financeiro.

Prêmios

2004

Amigo do Estudante, UBES - União Bageense de Estudantes Secundaristas.

2001

Diploma Superior de Español, Universidad de Salamanca.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Capacitar Escola Técnica. , Avenida Sete de Setembro - lado ímpar, Centro, 96400006 - Bagé, RS - Brasil, Telefone: (53) 32471666, Fax: (53) 32471999, URL da Homepage:

Experiência profissional

2002 - Atual

Capacitar escola técnica

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Diretor

Outras informações:
Escola Técnica - Ofertando: Técnico em Radiologia, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Estética, EJA, Polo de Graduação e Pós-graduação à Distância, com sede na cidade de Bagé / RS.

Atividades

  • 03/2002

    Direção e administração, .,Cargo ou função, Administração Geral.

1999 - 1999

Universidad Politécnica de Madrid

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Colaborador - Convênio Internacional, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 02/1999 - 07/1999

    Estágios , E T S I A, Campos de Prácticas.,Estágio realizado, Elaboración de un CD-ROM demostrativo de los resultados alcanzados en proyectos de I+D para Agroseguro, Aplicaciones GLP para el control de malezas, automatización y control de procesos, sistema para adquisición de datos - IRUTRON 2000.

2004 - 2006

Federação das Associações de Jovens Empresários do RS

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Voluntário - Vice-Presidente

Atividades

  • 03/2005

    Conselhos, Comissões e Consultoria, .,Cargo ou função, Atuação como Vice-presidente da entidade no RS, que representa centenas de Jovens Empresários espalhados por dezenas de municípios do RS.

2006 - 2010

Prefeitura Municipal de Bagé

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40

Outras informações:
Analista de Sistemas Concursado - Responsável por área de Geoprocessamento do Município, Sistema de Gestão Escolar na rede municipal, bem como diversas atividades na área de tecnologia da informação. Desligamento voluntário em 2010.

Atividades

  • 02/2006

    Serviços técnicos especializados , Núcleo de Tecnologia da Informação, .,Serviço realizado, Analista de Sistemas.

2000 - 2007

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

2004 - 2005

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador - Tecnologia da Informação, Carga horária: 20

Outras informações:
Responsável pela Informatização e articulação de sistemas de suporte para a Vice-reitoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação e coordenação do site principal da Universidade.

1998 - 2001

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessoria técnica - Informática / Automação, Carga horária: 20

Outras informações:
Pró-reitoria Acadêmica - Gabinete do Pró-reitor. Principais projetos propostos: Terminal de consulta de notas on-line, quiosque de informações multimídia, automatização do processo de correção do concurso vestibular.

1997 - 1999

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro do Comitê de Qualidade Total

1995 - 1998

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor - Ensino Técnico Informática, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor das disciplinas de: Linguagem de programação, técnicas de programação e Processamento de dados.

1993 - 1996

Universidade da Região da Campanha

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programador de Computador, Carga horária: 30

Outras informações:
Operação em ambientes Unix Programação COBOL Programação ZIM Manutenção de Banco de dados

Atividades

  • 07/2005 - 12/2005

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Cooperativos I, Trabalho de Conclusão

  • 08/2004 - 08/2005

    Direção e administração, Vice-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação, .,Cargo ou função, Coordenador de Programa.

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sistemas Cooperativos I, Trabalho de Conclusão

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional

  • 03/2005 - 07/2005

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada

  • 03/2005 - 04/2005

    Ensino, Docência do Ensino Superior, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Tecnologia Educacional

  • 01/2002 - 04/2005

    Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências da Economia e Informática, .,Linhas de pesquisa

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2004 - 12/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada

  • 01/2002 - 09/2004

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Reitoria Acadêmica, .,Cargo ou função, Membro da comissão para implantação de Educação à Distância na Universidade.

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada / Tecnologia Educacional

  • 03/2004 - 07/2004

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2003 - 12/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Aplicada

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Educacional

  • 03/2003 - 07/2003

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática na Educação

  • 07/2002 - 12/2002

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2002 - 12/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática na Educação

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Educacional

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Matemática, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática na Educação

  • 03/2002 - 07/2002

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Final

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Final

  • 07/2001 - 12/2001

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Informática Educacional

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Final

  • 03/2001 - 07/2001

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores II, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2000 - 12/2000

    Ensino, Informatica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Arquitetura e Organização de Computadores I

  • 07/2000 - 12/2000

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Final

  • 03/2000 - 07/2000

    Ensino, Análise de Sistemas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estágio Final

  • 03/1995 - 12/1998

    Ensino,,Disciplinas ministradas, Processamento de Dados, Técnicas de Programação, Linguagem de Programação

2002 - 2004

AJE - Bagé

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 15

1995 - 1998

Micropoint Informática Ltda

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenador Setor Técnico, Carga horária: 20

Outras informações:
Coordenação técnica de equipe de 5 funcionários na prestação de serviços de montagem, configuração e manutenção de computadores de arquitetura CISC e manutenção de impressoras.

Atividades

  • 12/1994 - 12/1998

    Serviços técnicos especializados , Setor Técnico, .,Serviço realizado, Treinamentos Técnicos, coordenação de equipe de 5 funcionários em: montagem, instalação e configuração de computadores arquitetura CISC..