Ligia De Carli Pitz
Possui graduação em Farmácia-Habilitação em Bioquímica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005), graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2020).
Informações coletadas do Lattes em 06/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
2003 - 2005
Universidade Estadual de Ponta Grossa
Título: Síntese, Caracterização e Estudo da Interação e do Comportamento Térmico dos Complexos de Ácido Fítico com os Metais de Transição Mn(II), Co(II) e Ni(II)
Orientador: Egon Schnitzler
, Ano de Obtenção: 2005.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Participação em eventos
Encontro de Fitoterapia do Sudoeste do Paraná.Química Medicinal e Farmacognosia. 2014. (Encontro).
V Fórum do Egresso do Curso de Nutrição da UNIPAR.Uso Correto de Fitoterápicos pelo Nutricionista. 2014. (Outra).
V SIM Saúde (Simpósio de Saúde e Meio Ambiente da UNIPAR.O Uso abusivo de laxantes naturais. 2014. (Simpósio).
Estudos Farmacêuticos.Atualidades da Deontologia. 2011. (Outra).
III Simpósio Ibero Americano de Plantas Medicinais. 2008. (Simpósio).
Apresentação do SNGPC - Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados. 2007. (Outra).
Desenvolvendo as boas práticas de farmácia com ênfase na fiscalização. 2007. (Outra).
Palestra:Gestão de Relacionamento com o cliente. 2006. (Outra).
V Congresso brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria. 2006. (Congresso).
VII Encontro das Comissões de Ética do CRF-PR. 2006. (Encontro).
XII Encontro Paranaense de Entidades e Lideranças Farmacêuticas. 2006. (Encontro).
II Encontro de Professores de Deontologia e Legislação Farmacêutica. 2005. (Encontro).
IV Semana de Farmácia da UEPG. 2005. (Outra).
Semana Acadêmica de Farmácia 2005. 2005. (Outra).
Curso Ação Didática na Aula Universitária. 2004. (Outra).
Curso Fundamentos de Análise Térmica: TG, DSC/DTA, TMA, DMA. 2004. (Outra).
IV Congresso brasileiro e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria. 2004. (Congresso).
Monitoria no III Encontro de Pesquisa da UEPG. 2003. (Encontro).
Assembléia para a Fundação da Sociedade Paranaense de Plantas Medicinais. 2001. (Outra).
X Encontro Anual de Iniciação Científica. 2001. (Encontro).
Fórum sobre Diretrizes Curriculares do Curso de Farmácia. 2000. (Outra).
I Semana de Farmácia Professor Oscar Rosa Lima. 2000. (Outra).
IX Encontro Anual de Iniciação Científica. 2000. (Encontro).
Jornada de Cosmetologia. 2000. (Outra).
Primeiros Socorros. 2000. (Outra).
Semana Acadêmica de Farmácia. 2000. (Outra).
III Simpósio de Farmácia e Análises Clínicas. 1999. (Simpósio).
Palestra sobre Acidentes Cardiovasculares. 1999. (Outra).
Palestra sobre Estratégias para obtenção de Substâncias Bioativas de Produtos Naturais. 1999. (Outra).
Palestra sobre FitofármacoX Fármaco. 1999. (Outra).
Vacinação Voluntária da primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação.Vacinação Voluntária da primeira fase da Campanha Nacional de Multivacinação. 1999. (Outra).
VIII Encontro Anual de Iniciação Científica. 1999. (Encontro).
Avaliação do Plano Real. 1998. (Outra).
Curso de Técnicas de Aplicação de Injeção e Diluição de Medicamentos.Curso de Técnicas de Aplicação de Injeção e Diluição de Medicamentos. 1998. (Outra).
Curso De Plantas Medicinais. 1997. (Outra).
Entrevistadora na Pesquisa de Caracterização de Demanda - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário.Entrevistadora na Pesquisa de Caracterização de Demanda - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário. 1997. (Outra).
Participação em bancas
DE CARLI, L.. Avaliação da Atividade Antioxidante de um Extrato Glicólico de Cascas de Uva e de uma Formulação semi sólida contendo esse Extrato. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Desenvolvimento de iogurte a base do extrato hidrossolúvel de soja: análise microbiológica e sensorial. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Uso abusivo de laxantes e suas consequências em pacientes do sexo feminino no Município de Dois Vizinhos PR. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Taxa de Regressão e progressão de pacientes diagnosticados com NIC I e III em exames citopatológicos na cidade de Dois Vizinhos PR. 2009 - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Análise dos compostos fenólicos (polifenóis) dos vinhos tintos produzidos no Sudoeste do Paraná. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Surto Epidemiológico por Intoxicação Alimentar por Provável Ingestão de Salame tipo Artesanal nos Municípios de Salto do Lontra e Nova Esperança do Sudoeste PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Análises dos Microorganismos Psicrotróficos no Leite Cru de Produtores da Cidade de Francisco Beltrão PR. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Incidência de Microorganismos Patogênicos em Queijos Coloniais Produzidos na Cidade de Francisco Beltrão. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná.
DE CARLI, L.. Determinação do conteúdo fenólico e de flavonóides em amostras comerciais de chá verde e preto (Camellia sinensis). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
DE CARLI, L.. Isolamento e identificação de compostos bioativos e avaliação biológica a partir da espécie medicinal Pyrostegia venusta (Cipó São João). 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa.
DE CARLI, L.; VOLPATO, A.M.; SOUZA, S.V.de. Banca Examinadora do Teste Seletivo para Professores Colaboradores. 2006. Universidade Estadual do Centro-Oeste.
Orientou
Influência dos fatores edafoclimáticos na composição química e no rendimento do óleo essencial de Cymbopogon citratus; ; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Determinação do poder antioxidante e da potencialização do fator de proteção solar do óleo de buriti; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Estudo da atividade antimicrobiana de enxaguatórios bucais elaborados com extratos de Calendula officinalis, Cinnamomum zeylanicum e própolis frente ao Streptococcus mutans; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Estudo de inibição do crescimento de Candida albicans frente aos óleos essenciais de Peumus boldus, Eugenia uniflora e Cinnamomun zeylanicum; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - União de Ensino do Sudoeste do Paraná; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Desenvolvimento de cookie isento de glúten e lactose com alto valor nutritivo; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UNISEP; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Avaliação da atividade nociceptiva do extrato da Melissa officinalis em modelo in vivo de dor térmica em camundongos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) - UNISEP; Orientador: Ligia De Carli Pitz;
Produções bibliográficas
-
SOUZA, P. N. ; DE CARLI, L. ; DIERINGS, L. R. . Comparação dos teores de minerais totais e de cálcio entre leite bovino e extrato hidrossolúvel da soja. Revista de Biologia e Saúde da Unisep , v. 8, p. 21, 2015.
-
DE CARLI, L. ; Schintzler, E. ; Massau ; SZPOGANICZ, B. ; ROSSO, N. D. . Equilibrium, Thermoanalytical and Spectroscopic Studies to Characterize.. Journal of the Brazilian Chemical Society (Online) , v. 20, p. 1515-1522, 2009.
-
DE CARLI, L. ; ROSSO, N. D. ; Schintzler, E. ; CARNEIRO, P. I. B. . Estudo da Estabilidade do Complexo Ácido Fítico e o íon Ni(II). Ciência e Tecnologia de Alimentos , v. 26, p. 19-26, 2006.
-
PEREIRA, C.A. ; DE CARLI, L. ; BEUX, S. ; SANTOS, M ; BUSATO, S.B. ; Kobelnik, M. ; BARANA, A.C. . Utilização de Farinha Obtida a partir de Rejeito de Batata na Elaboração de Biscoitos. Publicatio UEPG. Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias e Engenharias (Impresso) , v. 11, p. 19-26, 2005.
-
ALMEIDA, A. B. A.de ; S.MELO, P. ; HIRUMA-LIMA, C. A. ; GRACIOSO, J. S. ; DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. ; HAUN, M. ; SOUZA BRITO, A. R. M. . Antiulcerogenic Effect and Cytotoxic activity of semi-synthetic crotoin obtained from Croton cajucara Benth.. European Journal of Pharmacology , v. 472, p. 205-212, 2003.
-
DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico/Farmacológico da Sacaca. Diário dos Campos.
-
Pereira, C.A. ; Kobelnik, M. ; DE CARLI, L. ; Schintzler, E. ; Carvalho-Filho, M.A. da S. . Estudo Térmico (TG/DTG/DSC) do óleo extraído de sementes de café in natura. In: IV Congresso brasileiro de Análise Térmica e Calorimetria e II Congresso Pan-Americano de Análise Térmica e Calorimetria, 2004, Poços de Caldas. Livro de Resumos do IV CEBRATEC, 2004. p. 25-25.
-
LIMA, R. C. A. ; DE CARLI, L. ; BARROS, D. M. U. ; ROSSO, N. D. . Estudos de Equilíbrio Revelam a Estabilidade do Ácido Fítico. In: V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003, Campinas. Anais do V Simpósio Latino Americano de Ciência de Alimentos, 2003.
-
MARTINS, S. A. ; DE CARLI, L. ; STADLER, C. C. ; ROSSO, N. D. . Estudos de Equilíbrio Revelam a Estabilidade do Ácido Fítico. In: XI Encontro de Química da Região Sul, 2003, Pelotas. Anais do XI Encontro de Química da Região Sul, 2003.
-
DE CARLI, L. ; POSTIGLIONE, V. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico de Ptycopetalum olacoides. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica, 2001, Ponta Grossa. Anais do X Encontro Anual de Iniciação Científica, 2001. p. 207-208.
-
POSTIGLIONE, V. ; DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico de Ptycopetalum olacoides. In: X Encontro Anual de Iniciação Científica, 2001, Ponta Grossa. Estudo Químico de Ptycopetalum olacoides. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2001. p. 145-146.
-
DE CARLI, L. ; SASSA, M. F. ; NUNES, D. S. . Isolamento de Componentes Apolares de Croton cajucara BENTHAM. In: IX Encontro de Iniciação Científica, 2000, Londrina. Anais do IX Encontro de Iniciação Científica, 2000.
-
SASSA, M. F. ; DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico de Extratos Resinosos de Croton cajucara. In: IX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2000, Londrina. Anais do IX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2000.
-
DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico/Farmacológico de Croton cajucara. In: VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999, Cascavel. Anais do VIII Encontro Anual de Iniciação Científica, 1999.
-
DE CARLI, L. ; SASSA, M. F. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico/Farmacológico de Croton cajucara. In: VII Semana de Química, 1999, Ponta Grossa. Anais da VII Semana de Química, 1999.
-
DE CARLI, L. ; ROSSO, N. D. ; Carvalho-Filho, M.A. da S. ; Schintzler, E. . Síntese e Caracterização por Técnicas Termoanalíticas e Espectroscópicas de Complexos do Ácido Fítico com Mn(II) e Co(II). 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
MARTINS, S. A. ; DE CARLI, L. ; STADLER, C. C. ; SPOGANICZ, B. ; ROSSO, N. D. . Estudos de Equilíbrio e Espectroscópicos Revelam o Grau de Interação do Ácido Fitico com o íon Fe(III). 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DE CARLI, L. ; SASSA, M. F. ; NUNES, D. S. . Isolamento de Componentes Apolares de Croton cajucara BENTHAM. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudos Químicos Farmacológicos de Croton cajucara. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
DE CARLI, L. ; NUNES, D. S. . Estudo Químico Farmacológico de Croton cajucara. 1999. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2007 - 2009
Investigação fitoquímica das espécies medicinais Plantago australis e Aloe arborescens, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia De Carli Pitz - Integrante / Rosi Zanoni da Silva - Coordenador.
-
2000 - 2001
Estudo químico de Ptychopetalum olacoides (marapuama)., Descrição: Participação como bolsista PIBIC/CNPq/UEPG, sob orientação do Prof. Dr. Domingos Sávio Nunes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia De Carli Pitz - Integrante / Domingos Sávio Nunes - Coordenador., Financiador(es): PIBIC/CNPq/UEPG - Bolsa.
-
1999 - 2000
Estudo químico/farmacológico de Croton cajucara., Descrição: Participação como bolsista, sob orientação do Prof. Dr. Domingos Sávio Nunes. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia De Carli Pitz - Integrante / Domingos Sávio Nunes - Coordenador.
-
1998 - 1999
Estudo químico/farmacológico de Croton cajucara., Descrição: Participação na referida pesquisa como bolsista, sob orientação do Prof. Dr. Domingos Sávio Nunes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Ligia De Carli Pitz - Integrante / Domingos Sávio Nunes - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2017
Universidade ParanaenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora da disciplina de Bases para a prescrição farmacêutica de fitoterápicos do Curso de Especialização em Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica.
2016 - 2016
Universidade ParanaenseVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor da pós graduação, Carga horária: 15
Outras informações:
Professora da disciplina de Bases para a prescrição farmacêutica de fitoterápicos do Curso de Especialização em: Farmácia Clínica com Ênfase em Prescrição Farmacêutica.
2012 - 2013
Universidade ParanaenseVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
2006 - 2008
Centro de Ensino Superior de Campos GeraisVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6
Atividades
-
08/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Colegiado do Curso de Farmácia.Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Farmácia.
-
02/2006
Ensino, Ciências Farmacêuticas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Economia e Administração Farmacêutica, Deontologia e Legislação Farmacêutica
-
08/2006 - 07/2007
Ensino, Ciências Farmacêuticas, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Introdução às Ciências Farmacêuticas
-
04/2006 - 08/2006
Extensão universitária , Cescage.Atividade de extensão realizada, Epidemiologia da pressão arterial em idosos abrigados em casas assistenciais de Ponta Grossa, PR.
2006 - 2008
Conselho Regional de Farmácia do ParanáVínculo: Membro de comissão, Enquadramento Funcional: Membro da Comissão de Ética Descentralizada
Atividades
-
04/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Regional de Farmácia.Cargo ou função, Membro Efetivo da Comissão de Ética Descentralizada.
2005 - 2008
Universidade Estadual de Ponta GrossaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Colaborador, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2005
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Farmacognosia II, Farmacognosia I, Deontologia e Legislação Farmacêutica
-
08/2006 - 12/2006
Ensino, Farmácia, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Bioestatística, Ciência de Alimentos e Nutrição Humana, Estágio de Iniciação em Ciências Farmacêuticas I
2005 - 2005
Farmácia Fleming ManipulaçãoVínculo: Farmacêutica, Enquadramento Funcional: Farmacêutico substituto, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2005 - 12/2005
Serviços técnicos especializados .Serviço realizado, Farmacêutico.
2001 - 2003
Celisa Pharma- Farmácia de Manipulação e HomeopatiaVínculo: Farmacêutica Substituta, Enquadramento Funcional: Farmacêutica substituta, Carga horária: 20
Atividades
-
08/2001 - 05/2003
Serviços técnicos especializados , Farmácia.Serviço realizado, Farmacêutico.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Ligia De Carli Pitz e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?