Caroline Trapp de Queiroz

Professora Adjunta no Departamento de Estudos da Infância da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DEDI/UERJ). Doutora e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd) da UERJ. Especialista em Dificuldades de Aprendizagem e licenciada em Pedagogia pela mesma instituição. Licenciada e bacharela em História pela Universidade Gama Filho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea (GPICC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Infância e Política (GPIP). Coordenadora de disciplina no curso de Graduação em Pedagogia do Consórcio Cederj. Estuda as relações entre infância, cultura e política, bem como as questões que marcam a singularidade da pesquisa com crianças na Educação. Tem experiência nas áreas de Educação Popular, Alfabetização, Educação Infantil e Formação de Professores.

Informações coletadas do Lattes em 26/05/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Educação

2017 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Ponto cego: Sobre infância, luta e olhar
Rita Marisa Ribes Pereira. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Infância; Luta; Olhar.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Educação

2014 - 2016

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: O relógio e o vento: conversando com crianças sobre o tempo
, Ano de Obtenção: 2016.Rita Marisa Ribes Pereira.Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil. Palavras-chave: Encontro; Infância; Pesquisa com; Tempo.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Especialização em Dificuldades de Aprendizagem

2012 - 2013

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Pedagogia

2012 - 2018

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Título: Morar na rua: Notas sobre uma infância encarnada

Graduação em História

2007 - 2011

Universidade Gama Filho
Título: A construção do tempo presente na teoria da história
Orientador: Carolina Coelho Fortes

Ensino Médio (2º grau)

2004 - 2006

Escola Estadual Professor João Baptista de Brito

Formação complementar

2021 - 2022

Extensão universitária em Formação de Educadores Populares. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2021 - 2021

Formação em EAD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h). , Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Ri, CECIERJ, Brasil.

2019 - 2019

Treinamento de Primeiros Socorros em ambientes escolares. (Carga horária: 8h). , Kontos: Prevenção e Segurança, KONTOS, Brasil.

2019 - 2019

Workshop de Disciplina Positiva em Sala de Aula. (Carga horária: 6h). , Positive Discipline Association, PDA, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em Tutoria em EaD: Teorias e Práticas. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.

2014 - 2014

Culturas do passado-presente. (Carga horária: 2h). , Museu de Arte do Rio, MAR, Brasil.

2012 - 2012

Extensão universitária em Problemáticas em História do Brasil Contemporâneo. (Carga horária: 30h). , Instituto Luso-Brasileiro de História - Liceu Literário Português, ILBL - LLP, Brasil.

2012 - 2012

Para quê História, afinal?. (Carga horária: 6h). , Associação Nacional de História - Sede, ANPUH/Sede, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Técnicas e Métodos para o Ensino de África Antiga. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Oficina de Contadores de História. (Carga horária: 16h). , Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Educação Especial. (Carga horária: 18h). , Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em O poder feminino no Egito Antigo. (Carga horária: 18h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Lê Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Bem, Lê Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Estudos da Infância.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Metodologia da Pesquisa em Educação.

Organização de eventos

OLARIETA, B. F. ; QUEIROZ, C. T. ; SILVA, C. F. S. ; GOMES, L. O. ; AQUINO, L. M. M. L. L. ; PEREIRA, R. M. R. . IV Congresso de Estudos da Infância. 2023. (Congresso).

QUEIROZ, C. T. . III MultiMostra do Colégio de Aplicação da UFRJ. 2019. (Outro).

CAVALCANTI, M. ; QUEIROZ, C. T. ; FERRAZ, Andréa Delfino. ; ROSA, Roberta C. S. da. . V Jornada de Oficinas de História - UGF. 2011. (Outro).

Participação em eventos

IV Congresso de Estudos da Infância. Infância: entre a poiesis e a utopia. 2023. (Congresso).

IV Congresso de Estudos da Infância. As crianças, o mundo e as histórias. 2023. (Congresso).

7 Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.Tornar-se pesquisador: estesia, escolhas políticas e caminhos estéticos. 2021. (Seminário).

7 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de Históri.O mal que causa o homem de bem: um olhar sobre o homem branco brasileiro. 2021. (Simpósio).

7 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.O tempo é uma criança que brinca: Infância e temporalidades. 2021. (Simpósio).

Educadores populares como promotores de saúde - Fórum de Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro. 2021. (Encontro).

III Congresso de Estudos da Infância: Movimentos, Limiares e Fronteiras. Infância e cultura: Uma leitura a partir de crônicas do cotidiano carioca. 2021. (Congresso).

6o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Crime e [des]honra: Uma leitura do conto "A Cartomante". 2020. (Simpósio).

IV Seminário de Educação Popular dos Pré-Vestibulares Populares do Rio de Janeiro.Grupos de Trabalho como alternativa político-pedagógica no contexto de isolamento social. 2020. (Seminário).

II Congresso de Estudos da Infância: Politizações e Estesias. Notas sobre a infância da classe trabalhadora. 2019. (Congresso).

X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnolgoias.O espaço da casa: A infância em meio a escombros. 2019. (Seminário).

4° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Uma história única? Notas sobre a inclusão de perspectivas historiográficas no ensino de história. 2018. (Simpósio).

Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias.As duas faces de Jano: Reflexões sobre infâncias em deslocamento. 2018. (Outra).

IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.A aprendizagem do "estar morto" como estratégia metodológica na pesquisa com crianças. 2018. (Outra).

VI Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.A observação e a escrita como lugares de negociação da participação das crianças na pesquisa. 2018. (Seminário).

V Semana Paulo Freire.Desafios da escrita: processo criativo, poética e potência. 2018. (Outra).

V Simpósio de Pesquisas sobre Migrações.La casa de papel(ão): a invisibilidade de quem se desloca pequeno e sem rumo. 2018. (Simpósio).

XIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado.Produção de futuro: o lugar da Educação na reforma administrativa do Estado brasileiro (1995). 2018. (Outra).

3° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História.Uma geração sem história: do Projeto Escola sem Partido à Reforma do Ensino Médio. 2017. (Simpósio).

I Congresso de Estudos da Infância. Cronotopias do lar: reflexões sobre crianças que se mudam. 2017. (Congresso).

II Diálogos no Ensino Fundamental: diversidade cultural e democracia.Temporalidades e narrativas: o lugar da história nos anos iniciais. 2017. (Outra).

I Simpósio Online de História e Historiografia da Famasul.Tempo e história: um diálogo com as teses de Walter Benjamin. 2017. (Simpósio).

IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário.Sobre o relógio e o vento: As representações infantis do conceito de tempo. 2017. (Seminário).

Seminário Internacional Infâncias Sul-americanas.Conversando com crianças sobre o tempo. 2017. (Seminário).

VI Congresso Brasileiro de Educação. Tempo e infância nas pesquisas em educação. 2017. (Congresso).

Workshop Informação, Memória e Sociedade: a História Oral e a Ciência da Informação.Experiências com História Oral. 2017. (Outra).

XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade.Da concretude à abstração: uma experiência de potencialização do aprendizado do conceito de tempo. 2017. (Seminário).

XII Seminário da Faculdade de Educação / X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação.A formação continuada como experiência estética. 2017. (Seminário).

XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação.O PNAIC como acontecimento: entre o prescrito e praticado, uma formação possível. 2017. (Seminário).

2° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2016. (Simpósio).

II Seminário de Arte, Educação e Culturas: Tramas para reencantar o mundo.Deslocamentos afetivos: reflexões sobre o desejo de "estar" das crianças. 2016. (Seminário).

V GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias.Os cronotopos como balizadores éticos de uma pesquisa com crianças. 2016. (Seminário).

VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação.Diálogos sobre o tempo: um encontro entre crianças e filósofos. 2016. (Outra).

III EEBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos.A amorização nos atos de uma pesquisa com crianças. 2015. (Encontro).

IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão.Desvios do método: Questões de ética e estética nas pesquisas em ciências humanas e sociais à luz de Bakhtin. 2015. (Outra).

VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação.Vento que venta lá, venta cá: Reflexões sobre (uma) pesquisa com crianças. 2015. (Seminário).

23ª Semana de Iniciação Científica.Concepções de tempo na infância. 2014. (Outra).

IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa.No limiar: sobre tempos e espaços de uma pesquisa com crianças. 2014. (Seminário).

IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade.A infância como experiência. 2014. (Seminário).

VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, circulação, leituras e recepção.Educação e infância nas narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. 2014. (Simpósio).

XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.O que pensam as crianças sobre o tempo?. 2014. (Encontro).

22ª Semana de Iniciação Científica.Memórias Infantis. 2013. (Outra).

II Encontro de História da Universidade Gama Filho.TCC em movimento: Um relato sobre o trabalho acadêmico que se tornou oficina escolar. 2013. (Encontro).

VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade.Brincando com o tempo: as crianças e suas diferentes concepções de temporalidade. 2013. (Seminário).

VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade.Navegando pela leitura: a rede social Skoob como fonte de pesquisas. 2013. (Seminário).

I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades. Os jovens e o voto: Despolitização ou participação em novos moldes?. 2012. (Congresso).

VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade.A oficina do tempo: construindo o presente. 2012. (Seminário).

XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa.?Licenciatura ou Bacharelado: Docentes refletem sobre sua prática pedagógica?. 2012. (Encontro).

Mesa-redonda "Novas Perspectivas para o Ensino de História" - FGV. 2011. (Outra).

V Jornada de Oficinas de História - UGF."Uma proposta pedagógica para a abordagem da cultura indígena". 2011. (Outra).

1° Seminário de História Ambiental e Ensino de História - UFF e CPII (UESC)."O Império das contradições: o índio e o meio ambiente". 2010. (Seminário).

IV Jornada de Oficinas de História - UGF."O ensino de história por conceitos: A construção da memória indígena no Brasil". 2010. (Outra).

Oficina para Professores - MR. 2010. (Oficina).

Práticas e Reflexões com Educadores - CCBB. 2010. (Encontro).

Projeto Conexão Gama - UGF."O ofício do historiador". 2010. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Rosana Pereira Braga

SANTOS, N. O.QUEIROZ, C. T.MILANEZ, F.. "Cuidado com esse livro na mão dessa criança!": Uma breve reflexão sobre práticas com a literatura na Educação Infantil. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Suellen Cristina Gomes da Silva Sampaio

SANTOS, N. O.VIEIRA, B. M.QUEIROZ, C. T.. Tia, bota a galinha pintadinha? Uma reflexão acerca das preferências musicais das crianças e o posicionamento de uma professora de Educação Infantil. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Tallita Rodrigues de Oliveira

SANTOS, N. O.VIEIRA, B. M.QUEIROZ, C. T.. Práticas escolarizadas na Educação Infantil: um desafio a ser vencido. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Docência na Educação Infantil) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Stephanny Almeida de Carvalho

QUEIROZ, C. T.GOMES, L. O.. ?Quero ser bandido quando crescer?: Uma análise da relação entre crianças e o tráfico de drogas. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Waleria Conceição Lopes Nascimento

QUEIROZ, C. T.FONSECA, E. S.. A influência da música para o desenvolvimento, aprendizagem e inclusão de alunos com deficiência. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nádia Telles Lopes

QUEIROZ, C. T.SCHUBSKY, C. M.. Literatura infantil: Um caminho possível na formação do leitor. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Taís Dutra Candido da Silva

QUEIROZ, C. T.SCHUBSKY, C. M.. O ensino de História nos anos iniciais e a Base Nacional Comum Curricular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Michele Marins Souza Machado

QUEIROZ, C. T.. Iniciação à consciência de sustentabilidade na Pré-escola: Uma estratégia auxiliar na construção de valores e ingresso à cidadania. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nilma Fernandes Bernardo da Conceição

QUEIROZ, C. T.PIRES JUNIOR, A. L.. A oferta da escola fundamental nos sistemas prisionais como direito assegurado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Eliana Ávila Miranda

QUEIROZ, C. T.SCHUBSKY, C. M.. A contribuição da contação de histórias para a socialização na Educação Infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Renato da Silva Martins

QUEIROZ, C. T.. A oferta de educação nos Sistemas Prisionais como direito assegurado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Comissão julgadora das bancas

Núbia de Oliveira Santos

SANTOS, Núbia de Oliveira.. O Relógio e o vento: conversando com crianças sobre o tempo. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Núbia de Oliveira Santos

SANTOS, Núbia de Oliveira.. O relógio e o vento: Concepções de tempo por crianças. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Márcia Teixeira Cavalcanti

CAVALCANTI, M. T.. ENTRE O "BOM SELVAGEM" E AS "HORDAS ERRANTES": UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A ABORDAGEM DA CULTURA INDÍGENA NO SEGUNDO REINADO. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Gama Filho.

Maria Tereza Goudard Tavares

TAVARES, M. T. G.; PEREIRA, R. M. R.; TIRIBA, Lea. "Crianças na luta por moradia". 2019. Exame de qualificação (Doutorando em Curso de Mestrado e Doutorado da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

João Cerineu Leite de Carvalho

FORTES, Carolina;CARVALHO, João C. L.; AFFONSO, Cláudia Regina A.; CALDEIRA, Newman Di C.. A construção do tempo presente na teoria da história. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

Newman di Carlo Caldeira

CALDEIRA, N. C.; AFFONSO, Cláudia R. A.; FORTES, Carolina. A construção do ?Tempo Presente? na teoria da História.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Gama Filho.

Lisandra Ogg Gomes

PEREIRA, R. M. R.;GOMES, LISANDRA OGG; GOBBI, M.; TAVARES, M. T. G.; TIRIBA, L.. Ponto cego: infância, luta e olhar. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Orientou

Pamella de Aquino Penalva

Disciplina Positiva no desenvolvimento da criança da Educação Infantil; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Larissa Suzano Marques Correia

Comunicação respeitosa na infância; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Debora Gomes Parente

Arati - Espaço para ser: A construção de uma proposta de Educação Infantil não-diretiva a partir da educação viva e consciente; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Gabriela Salles dos Santos

Infância e Educação Infantil; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Julia de Souza Barros Alencar

Questões socioemocionais na Educação Infantil no ensino público; Início: 2024; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Thaise Stefany Pinheiro Corrêa

Ser criança; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Hillary de Barros Valim

Infância e cultura; Início: 2023; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; (Orientador);

Vanessa Paixão da Costa

Contando histórias e desemparedando infâncias: Relatos das relações que se estabelecem nos espaços de Educação Infantil; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, leitura e escrita) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Camila Lima Gonçalves

O papel do bibliotecário escolar no processo de ensino e aprendizagem; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, leitura e escrita) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Marta Miranda Giesta Figueiredo

A importância da literatura infantil no processo de alfabetização e letramento; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, leitura e escrita) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Rafael Carreiro da Silva

A inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil e suas implicações na transição para o processo de alfabetização; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, leitura e escrita) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Tatiene Pacheco Silva Gonçalves

A literatura infantil e a ludicidade como alternativa de alfabetização; 2023; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização, leitura e escrita) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Lívia Caldeira Silva Mendes Guimarães

Saúde mental docente: compreendendo as condições de trabalho do professor e suas implicações na relação com os estudantes; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Mayara Campos Vianna

Desafios da Educação Infantil durante a Pandemia: Estudo de caso sobre o Ensino Remoto e as perspectivas dos educadores; 2023; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Nacilene Maria Cruz

Literatura na creche; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Alessandra da Silva Lessa Bohrer

A importância do Campo de Experiência ?Corpo, gestos e movimentos na Educação infantil - 4 a 5 anos?; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Márcia Caetano Soares

A Educação Infantil através dos Campos de Experiências da Base Nacional Comum Curricular; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Isabella Cristina Fonseca Carneiro

Trabalho voluntário hospitalar: percursos e narrativas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Jéssica Aguiar da Silva

Alfabetização e letramento na Educação Infantil: Desafios das práticas pedagógicas na pré-escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Tatiana Gomes Cordeiro

A relação de afetividade entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Fabrina Pereira Queiroz

A importância da afetividade e da ludicidade na aprendizagem infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Viviane Balonecker de Araujo

Gestão escolar democrática: Desafios e possibilidades; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Débora Sigaud Vianna Costa

A linguagem verbal no universo da escola; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Therezinha de Jesus e Silva Figueiredo Pereira

Violência nas escolas das comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Caroline Trapp de Queiroz;

Foi orientado por

Carolina Coelho Fortes

Entre o "bom selvagem" e as "hordas errantes": Uma proposta pedagógica para a abordagem da cultura indígena no segundo reinado; ; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Gama Filho; Orientador: Carolina Coelho Fortes;

Rita Marisa Ribes Pereira

Ponto cego: sobre infância, luta e olhar; 2021; Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro,; Orientador: Rita Marisa Ribes Pereira;

Rita Marisa Ribes Pereira

Memórias infantis; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Orientador: Rita Marisa Ribes Pereira;

Produções bibliográficas

  • QUEIROZ, C. T. ; PEREIRA, R. M. R. . Cronotopias do Encontro: Infância, universidade e movimentos sociais. EDUCAR EM REVISTA , v. 40, p. 01-18, 2024.

  • QUEIROZ, C. T. . Considerar a infância: História, interseccionalidade e philia. Teias (Rio de Janeiro) , v. 24, p. 291-305, 2023.

  • QUEIROZ, C. T. ; MILANEZ, F. . PESQUISA E INFÂNCIA: EM BUSCA DE UMA ÉTICA COMPARTILHADA. Lex Cult Revista do CCJF , v. 6, p. 109-127, 2022.

  • QUEIROZ, C. T. . ?É tão estranho a gente sentir que existe?: Infância no curta-metragem ?Alma?. CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 18, p. 01-19, 2022.

  • QUEIROZ, C. T. ; PEREIRA, R. M. R. . A casa, a rua, a luta: metodologias de pesquisa com crianças. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 1, p. 30-42, 2020.

  • TRAPP DE QUEIROZ, CAROLINE . A aprendizagem do -estar morto- como estratégia metodológica na pesquisa com crianças. CHILDHOOD & PHILOSPHY , v. 14, p. 645-657, 2018.

  • QUEIROZ, C. T. . Nas curvas do tempo: um encontro entre infância e filosofia. DIALOGIA (UNINOVE. IMPRESSO) , v. 0, p. 83-97, 2017.

  • QUEIROZ, Caroline Trapp de . Cronotopias do lar: reflexões sobre crianças que se mudam. Revista Veras , v. 7, p. 263-273, 2017.

  • QUEIROZ, C. T. . Deslocamentos afetivos: reflexões sobre o desejo de estar das crianças. Tramas para Reencantar o Mundo , v. 2, p. 7, 2016.

  • QUEIROZ, C. T. . Uma leitura sobre infância a partir das peças radiofônicas de Walter Benjamin. DIALOGIA (UNINOVE. IMPRESSO) , v. 0, p. 157-169, 2015.

  • QUEIROZ, C. T. . Infância nas ondas do rádio: um convite à leitura das peças radiofônicas de Walter Benjamin. DESIDADES - REVISTA ELETRÔNICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE , v. 1, p. 63-66, 2015.

  • QUEIROZ, C. T. . Entre o 'bom selvagem' e as 'hordas errantes': Uma proposta pedagógica para a abordagem da cultura indígena no Segundo Reinado. Oficina: Revista de História , v. 1, p. 44-52, 2013.

  • QUEIROZ, C. T. . O relógio e o vento: conversando com crianças sobre o tempo. 1. ed. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017. 236p .

  • QUEIROZ, C. T. . O tempo é uma criança que brinca: Infância e temporalidades. In: CREMA, Everton; IBÁGON-MARTÍN, Nilson Javier.. (Org.). Caminhos da aprendizagem histórica: Ensino, reflexão e ação. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UNESPAR, 2021, v. 1, p. 148-154.

  • SOUZA, F. ; QUEIROZ, C. T. . O mal que causa o homem de bem: um olhar sobre o homem branco brasileiro. In: ESTACHESKI, Dulceli Tonet; MOREIRA, Danilo Leite. (Org.). Caminhos da aprendizagem histórica: Relações de gênero e sexualidades. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UFMS, 2021, v. 1, p. 53-59.

  • REIS, G. R. F. S. ; CAMPOS, M. S. N. ; QUEIROZ, C. T. . O apanhador de desperdícios: Uma conversa com o poema de Manoel de Barros sobre os currículos produzidos no Colégio de Aplicação em tempos de pandemia. In: PONTES, Cassandra; REIS, Graça; FREIRE, Sulamita Inácia. (Org.). O Colégio de Aplicação da UFRJ diante do inédito: Perspectivas femininas da escola em suspensão. 1ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2021, v. 1, p. 115-144.

  • PEREIRA, R. M. R. ; MUNIZ, C. S. ; QUEIROZ, C. T. . Melancolia e Amizade: Infância, Alteridade e Tempo Presente. In: Marcia Gobbi; Maria Tereza Goudard Tavares. (Org.). Pensar Infâncias na Cidade em Tempos de Pandemia. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2021, v. 1, p. 331-350.

  • QUEIROZ, C. T. . Família Afetiva. In: Maria Aparecida Silva Ribeiro. (Org.). Sobre nossas avós: memória, resistência e ancestralidade. 1ed.São Paulo: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 102-104.

  • QUEIROZ, C. T. . Quanto Vale ou é por quilo?. In: Daniel Gaivota; Fabiana Fernandes Ribeiro Martins, Walter Omar Kohan. (Org.). Afirmar, inventar, re-existir: o que pode uma educação filosófica? textos individuais e estudos coletivos. 1ed.Rio de Janeiro: NEFI, 2021, v. 5, p. 767-.

  • QUEIROZ, C. T. ; SOUZA, F. . Crime e [des]honra: Uma leitura do conto "A Cartomante". In: BUENO, André; CREMA, Everton; NET, José Maria. (Org.). Ensino de História e Diálogos Transversais. 1ed.Rio de Janeiro: Sobre Ontens/UERJ, 2020, v. , p. 433-440.

  • QUEIROZ, C. T. . Mandalas. In: REIS, Graça; MARTINS, Ilana Maria Bitterncourt. (Org.). #capnaquarentena: propostas para crianças em isolamento social. 1ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2020, v. , p. 08-16.

  • QUEIROZ, C. T. . Dia das crianças. In: Rita Ribes; Raíza Venas. (Org.). Infância Crônica. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2019, v. , p. 13-.

  • QUEIROZ, C. T. . La casa de papel(ão). In: Rita Ribes; Raíza Venas. (Org.). Infância Crônica. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2019, v. , p. 25-.

  • QUEIROZ, C. T. . Meninos. In: Rita Ribes; Raíza Venas. (Org.). Infância Crônica. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2019, v. , p. 31-.

  • QUEIROZ, C. T. . CEP. In: Rita Ribes; Raíza Venas. (Org.). Infância Crônica. 1ed.Rio de Janeiro: NAU, 2019, v. , p. 101-.

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Uma história única? Notas sobre a inclusão de perspectivas historiográficas no ensino de história. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José. (Org.). Aprendizagens Históricas: Ensino de história. 1ed.União da Vitória/Rio de Janeir: LAPHIS/Edições especiais Sobre Ontens, 2018, v. , p. 12-18.

  • QUEIROZ, C. T. ; LEAL, R. P. . Entre a experiência e a expectativa: Uma leitura sobre os encontros formativos do PNAIC. In: Elaine Constant. (Org.). Redes de alfabetização no Estado do Rio de Janeiro: prática, extensão e integração na formação continuada. 1ed.Rio de Janeiro: Edigráfica, 2018, v. 1, p. 231-250.

  • PEREIRA, R. M. R. ; MILANEZ, F. ; QUEIROZ, C. T. . Estar em toda parte, não ficar em parte alguma: Notas sobre infância, tempos, espaços e deslocamentos. In: Joyce Otânia Seixas Ribeiro; Eliana Teles Rodrigues; Ernst Halbmayer. (Org.). Identidades: Novas configurações em territórios múltiplos. 1ed.Curitiba: CRV, 2018, v. 1, p. 143-156.

  • QUEIROZ, C. T. ; SERRA, M. B. A. . PNAIC: Encontros com(o) experiências estéticas. In: Elaine Constant; Jefferson Willian. (Org.). PNAIC no Estado do Rio de Janeiro: A polifonia na formação continuada de professores alfabetizadores. 1ed.Rio de Janeiro: Rona Editora, 2017, v. , p. 77-91.

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Uma geração sem História: Do Projeto Escola sem Partido à Reforma do Ensino Médio. In: BUENO, André; CREMA, Everton; ESTACHESKI, Dulceli; NETO, José Maria. (Org.). Um Pé de História: Estudos sobre aprendizagem histórica. 1ed.Rio de Janeiro/União da Vitóri: Edição Especial Ebook LAPHIS/Sobre Ontens, 2017, v. , p. 39-.

  • QUEIROZ, C. T. . Conversando com crianças sobre o tempo. In: Maria Leticia Nascimento; Marcia Aparecida Gobbi. (Org.). Infâncias sul-americanas: crianças nas cidades, políticas e participação. 1ed.São Paulo: FEUSP, 2017, v. 1, p. 102-117.

  • RAMOS, M. M. ; CARVALHO, E. D. ; QUEIROZ, C. T. . Notas sobre a infância da classe trabalhadora. In: II Congresso de Estudos da Infância: Politizações e Estesias, 2019, Rio de Janeiro. Anais do II Congresso de Estudos da Infância, 2019. p. 537-545.

  • QUEIROZ, C. T. . As duas faces de Jano: Reflexões sobre infâncias em deslocamento. In: Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias, 2018, Brasília. Anais do Colóquio Internacional Crianças e Territórios de Infâncias, 2018. p. 1-6.

  • QUEIROZ, C. T. . Produção de futuro: o lugar da Educação na reforma administrativa do Estado brasileiro (1995). In: XIII Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos da Jornada de Estudos Históricos Professor Manoel Salgado, 2018. p. 1038-1045.

  • QUEIROZ, C. T. . La casa de papel(ão): a invisibilidade de quem se desloca pequeno e sem rumo. In: V Simpósio de Pesquisas sobre Migrações, 2018, Rio de Janeiro. Anais [recurso eletrônico] / VI Simpósio de Pesquisa sobre Migrações.. Rio de Janeiro: Périplos, 2018. p. 300-306.

  • QUEIROZ, C. T. ; MILANEZ, F. ; VIEGAS, J. B. . A observação e a escrita como lugares de negociação da participação das crianças na pesquisa. In: VI Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2018, Belém. Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Política, formação e prática educativa na infância. Belém: EDUEPA, 2018. v. III. p. 879-891.

  • QUEIROZ, C. T. . Sobre o relógio e o vento: As representações infantis do conceito de tempo. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017.

  • QUEIROZ, C. T. . Tempo e infância nas pesquisas em Educação. In: VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Anais do VI Congresso Brasileiro de Educação: Educação e Formação Humana, 2017. v. 4. p. 2038-2045.

  • QUEIROZ, C. T. . A formação continuada como experiência estética. In: XII Seminário da Faculdade de Educação / X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação, 2017, Campinas. Anais do XII Seminário da Faculdade de Educação / X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação, 2017. p. 26-38.

  • QUEIROZ, C. T. . Da concretude à abstração: uma experiência de potencialização do aprendizado do conceito de tempo. In: XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017, Rio de Janeiro. ANAIS/XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017. v. 1. p. 512-523.

  • QUEIROZ, C. T. . Diálogos sobre o tempo: um encontro entre crianças e filósofos. In: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016.

  • QUEIROZ, C. T. . Vento que venta lá, venta cá: Reflexões sobre (uma) pesquisa com crianças. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015.

  • QUEIROZ, C. T. . Desvios do método: Questões de ética e estética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais à luz de Bakhtin. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1.

  • QUEIROZ, C. T. . A amorização nos atos de uma pesquisa com crianças. In: III EEBa - Encontro de Estudos Bakhtinianos, 2015, Niterói. Amorização: Porque falar de amor é um ato revolucionário. São Carlos: Pedro & João Editores, 2015. p. 602-608.

  • QUEIROZ, C. T. ; LUNA, E. M. ; MILANEZ, F. ; SCHUBSKY, C. M. . No limiar: sobre tempos e espaços de uma pesquisa com crianças. In: IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia. IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Goiânia: Cegraf UFG, 2014.

  • QUEIROZ, C. T. . A infância como experiência. In: IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Anais/IX Semana de História Política/VI Seminário Nacional de História: Cultura & Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ/PPGH, 2014. p. 595-603.

  • QUEIROZ, C. T. . Educação e Infância nas Narrativas Radiofônicas de Walter Benjamin. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, circulação, leituras e recepção, 2014, São Paulo. Anais do VII Simpósio Nacional de História Cultural - Escrita, circulação, leituras e recepções. São Paulo, 2014. p. 1-13.

  • QUEIROZ, C. T. . Navegando pela leitura: a rede social Skoob como fonte de pesquisas. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade. Rio de Janeiro, 2013.

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Licenciatura ou Bacharelado: Docentes refletem sobre sua prática pedagógica. In: XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012.

  • QUEIROZ, C. T. . A oficina do tempo: construindo o presente. In: VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Anais do VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2012. p. 329-336.

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Os jovens e o voto: Despolitização ou participação em novos moldes?. In: I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2012, Niterói. Anais do I Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades, 2012.

  • QUEIROZ, C. T. . O espaço da casa: A infância em meio a escombros. In: X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnolgoias, 2019, Rio de Janeiro. Resumos do X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2019. p. 1-1.

  • QUEIROZ, C. T. . O PNAIC como acontecimento: entre o prescrito e praticado, uma formação possível. In: XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XI Seminário Nacional de Formação dos Profissionais de Educação, 2017. p. 36-36.

  • QUEIROZ, C. T. ; MILANEZ, F. . Os cronotopos como balizadores éticos de uma pesquisa com crianças. In: V GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, 2016, Florianópolis. Resumos das Comunicações Orais, 2016. p. 12-12.

  • QUEIROZ, C. T. ; LUNA, E. M. ; MILANEZ, F. ; SCHUBSKY, C. M. . No limiar: sobre tempos e espaços de uma pesquisa com crianças. In: IV GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisas sobre Crianças e Infâncias: Ética e Diversidade na Pesquisa, 2014, Goiânia. IV Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias. Goiânia: Cegraf UFG, 2014.

  • RAMOS, M. M. ; CARVALHO, E. D. ; QUEIROZ, C. T. . Notas sobre a infância da classe trabalhadora. In: II Congresso de Estudos da infância, 2019, Rio de Janeiro. II Congresso de Estudos da Infância: Politizações e Estesias, 2019. p. 415-417.

  • QUEIROZ, C. T. . Conversando com crianças sobre o tempo. In: Seminário Internacional Infâncias Sul-americanas, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do Seminário Internacional Infâncias Sul-americanas, 2017. p. 38-39.

  • QUEIROZ, C. T. . Sobre o relógio e o vento: As representações infantis do conceito de tempo. In: IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias, 2017.

  • QUEIROZ, C. T. . Cronotopias do lar: reflexões sobre crianças que se mudam. In: I Congresso de Estudos da Infância, 2017, Rio de Janeiro. Resumos do I Congresso de Estudos da Infância, 2017.

  • QUEIROZ, C. T. . Tempo e história: um diálogo com as teses de Walter Benjamin. In: I Simpósio Online de História e Historiografia da Famasul, 2017, Palmares. Caderno de Resumos do I Simpósio Online de História e Historiografia da Famasul, 2017. p. 25-26.

  • QUEIROZ, C. T. . Da concretude à abstração: uma experiência de potencialização do aprendizado do conceito de tempo. In: XII Semana de História Política / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Semana de História Política: Conflitos e resistências: entre práticas, expectativas e rupturas / IX Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade, 2017. p. 122.

  • QUEIROZ, C. T. . Tempo e infância nas pesquisas em educação. In: VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017, Bauru. Resumos do VI Congresso Brasileiro de Educação, 2017.

  • QUEIROZ, C. T. . A formação continuada como experiência estética. In: XII Seminário da Faculdade de Educação / X Seminário sobre a Produção do Conhecimento em Educação, 2017, Campinas. Caderno de Resumos. Eixo: Formação de Professores, 2017. p. 10.

  • QUEIROZ, C. T. . Diálogos sobre o tempo: um encontro entre crianças e filósofos. In: VIII Colóquio Internacional de Filosofia e Educação, 2016, Rio de Janeiro. Resumos, 2016.

  • QUEIROZ, C. T. . Vento que venta lá, venta cá: Reflexões sobre (uma) pesquisa com crianças. In: VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação, 2015.

  • QUEIROZ, C. T. . Desvios do método: Questões de ética e estética nas pesquisas em Ciências Humanas e Sociais à luz de Bakhtin. In: IV Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão, 2015, Rio de Janeiro. Anais Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão: didática e avaliação, 2015. v. 1.

  • QUEIROZ, C. T. . O que pensam as crianças sobre o tempo?. In: XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XVI Encontro Regional de História da ANPUH-Rio: Saberes e práticas científicas. Rio de Janeiro: ANPUH-RIO, 2014. p. 258-258.

  • QUEIROZ, C. T. . A infância como experiência. In: IX Semana de História Política/ VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2014. p. 206-206.

  • QUEIROZ, C. T. . Educação e infância nas narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. In: VII Simpósio Nacional de História Cultural: Escritas, circulação, leituras e recepção, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos - VII Simpósio Nacional de História Cultural. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. p. 218-219.

  • QUEIROZ, C. T. . História e cultura indígenas: da pesquisa acadêmica à oficina escolar. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA: Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. Caderno de Resumos 2013, 2013. p. 559-559.

  • QUEIROZ, C. T. . Brincando com o tempo: as crianças e suas diferentes concepções de temporalidade. In: VIII Semana de História Política/ V Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VIII Semana de História Política / V Seminário Nacional de História: Política, Cultura e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2013. p. 102-102.

  • QUEIROZ, C. T. . TCC em movimento: Um relato sobre o trabalho acadêmico que se tornou oficina escolar. In: II Encontro de História da Universidade Gama Filho, 2013, Rio de Janeiro. Cadernos de Resumos do II Encontro de História da Universidade Gama Filho. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2013. p. 24-24.

  • QUEIROZ, C. T. . Navegando pela leitura: a rede social Skoob como fonte de pesquisas. In: VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade, 2013, Rio de Janeiro. Anais do VII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Transformações e subversões na atualidade, 2013.

  • QUEIROZ, C. T. . A oficina do tempo: construindo o presente. In: VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade, 2012, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da VII Semana de História Política/ IV Seminário Nacional de História: Política e Cultura & Política e Sociedade. Rio de Janeiro: UERJ, PPGH, 2012. p. 86-86.

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Licenciatura ou Bacharelado: Docentes refletem sobre sua prática pedagógica. In: XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012, São Gonçalo. Caderno de Resumos do XV Encontro Regional de História - Ofício do Historiador: Ensino e Pesquisa, 2012. p. 38-38.

  • QUEIROZ, C. T. ; PEREIRA, R. M. R. . As crianças, o mundo e as histórias. 2023. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOUZA, F. ; QUEIROZ, C. T. . O mal que causa o homem de bem: um olhar sobre o homem branco brasileiro. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . O tempo é uma criança que brinca: Infância e temporalidades. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . Infância e cultura: Uma leitura a partir de crônicas do cotidiano carioca. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. T. . Infância e cultura: Uma leitura a partir de crônicas do cotidiano carioca. 2021. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MILANEZ, F. ; LIMA, I. R. ; QUEIROZ, C. T. . Tornar-se pesquisador: estesia, escolhas políticas e caminhos estéticos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. ; SOUZA, F. . Crime e [des]honra: Uma leitura do conto 'A Cartomante'. 2020. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. ; SOUZA, F. . Grupos de Trabalho como alternativa político-pedagógica no contexto de isolamento social. 2020. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . O espaço da casa: A infância em meio a escombros. 2019. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CARVALHO, E. D. ; QUEIROZ, C. T. ; RAMOS, M. M. . Notas sobre a infância da classe trabalhadora. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. T. . As duas faces de Jano: Reflexões sobre infâncias em deslocamento. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Uma história única? Notas sobre a inclusão de perspectivas historiográficas no ensino de história. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . Produção de futuro: o lugar da Educação na reforma administrativa do Estado brasileiro (1995). 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . A aprendizagem do ?estar morto? como estratégia metodológica na pesquisa com crianças. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . La casa de papel(ão): a invisibilidade de quem se desloca pequeno e sem rumo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. ; MILANEZ, F. ; VIEGAS, J. B. . A observação e a escrita como lugares de negociação da participação das crianças na pesquisa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Uma geração sem história: do Projeto Escola sem Partido à Reforma do Ensino Médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . Conversando com crianças sobre o tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Sobre o relógio e o vento: As representações infantis do conceito de tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Experiências com História Oral. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . Tempo e história: um diálogo com as teses de Walter Benjamin. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . Cronotopias do lar: reflexões sobre crianças que se mudam. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. T. . O PNAIC como acontecimento: entre o prescrito e praticado, uma formação possível. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Da concretude à abstração: uma experiência de potencialização do aprendizado do conceito de tempo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Temporalidades e narrativas: o lugar da História nos anos iniciais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . Deslocamentos afetivos: reflexões sobre o desejo de 'estar' das crianças. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Diálogos sobre o tempo: um encontro entre crianças e filósofos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . Vento que venta lá, venta cá: Reflexões sobre (uma) pesquisa com crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Desvios do método: Questões de ética e estética nas pesquisas em ciências humanas e sociais à luz de Bakhtin. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, C. T. . A amorização nos atos de uma pesquisa com crianças. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . O que pensam as crianças sobre o tempo?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . Concepções de tempo na infância. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. ; LUNA, E. M. ; MILANEZ, F. ; SCHUBSKY, C. M. . No limiar: sobre tempos e espaços de uma pesquisa com crianças. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, C. T. . A infância como experiência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . Educação e infância nas narrativas radiofônicas de Walter Benjamin. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • QUEIROZ, C. T. . Memórias Infantis. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, C. T. . Brincando com o tempo: as crianças e suas diferentes concepções de temporalidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . TCC em movimento: Um relato sobre o trabalho acadêmico que se tornou oficina escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . Navegando pela leitura: a rede social Skoob como fonte de pesquisas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Licenciatura ou Bacharelado: Docentes refletem sobre sua prática pedagógica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • QUEIROZ, C. T. ; PIRES JUNIOR, A. L. . Os jovens e o voto: Despolitização ou participação em novos moldes?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • QUEIROZ, C. T. . A oficina do tempo: construindo o presente. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. ; FERRAZ, Andréa Delfino. ; ROSA, Roberta C. S. da. . Uma proposta pedagógica para a abordagem da cultura indígena. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, Andréa Delfino. ; QUEIROZ, C. T. ; ROSA, Roberta C. S. da. . "O ensino de história por conceitos: A construção da memória indígena no Brasil". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FERRAZ, Andréa Delfino. ; QUEIROZ, C. T. ; ROSA, Roberta C. S. da. . "O uso de fontes arqueológicas no ensino de história: O arraial de Canudos". 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • QUEIROZ, C. T. . O Império das contradições: o índio e o meio ambiente. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • QUEIROZ, C. T. . "O ofício do historiador". 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Revista Educação - UFSM (ISSN 1984-6444). 2023.

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Educar em Revista (ISSN 1984-0411). 2023.

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Revista Desidades (ISSN 2318-9282). 2023.

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Educação em Revista (ISSN 1982-6621). 2023.

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Childhood and Philosophy (ISSN 1984-5987). 2023.

QUEIROZ, C. T. . Parecer ad hoc Childhood and Philosophy (ISSN 1984-5987). 2022.

QUEIROZ, C. T. ; ARAUJO, A. M. ; SILVA, S. P. N. . Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). 2019.

GONDRA, J. G. ; KOHAN, W. O. ; QUEIROZ, C. T. . Comissão de Recursos e Finanças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). 2019.

ORTIGAO, M. I. R. ; BERNADO, E. S. ; QUEIROZ, C. T. . Comissão de Seleção ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE-2018/CAPES (Edital N° 47/2017). 2018.

QUEIROZ, C. T. ; SILVA, P. . Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). 2018.

GONDRA, J. G. ; KOHAN, W. O. ; QUEIROZ, C. T. . Comissão de Recursos e Finanças do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). 2018.

QUEIROZ, C. T. ; SILVA, P. ; AQUINO, F. M. S. ; SILVA, S. P. N. ; ARAUJO, A. M. ; SOUZA, M. E. P. S. ; SOUZA, A. A. E. ; LIMA, B. D. . Representação Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ). 2017.

QUEIROZ, C. T. ; GELARD, F. P. . XVII Semana de História Política: Povos originários e ancestralidade. 2023. (Coordenadora do Simpósio Temático História da infância e das crianças no Brasil).

QUEIROZ, C. T. . 7° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2021. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . Atividade de Orientação de Estágio no CAp-UFRJ. 2021. (Docente na Oficina "Contas, contos, cantos e encantos cariocas").

QUEIROZ, C. T. . III Congresso de Estudos da Infância: Movimento, Limiares e Fronteiras. 2021. (Coordenadora de Sessão de Comunicação).

QUEIROZ, C. T. . 6o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2020. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . 5 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2019. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. 2019. (Coordenadora de Sessão de Comunicação: Liberdade acadêmica e conhecimentos na educação infantil e na).

QUEIROZ, C. T. . 4 Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2018. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . V Semana Paulo Freire do curso de Pedagogia da UERJ. 2018. (Docente do Minicurso "Desafios da escrita: processo criativo, poética e potência").

QUEIROZ, C. T. . História do Brasil e Américas II. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de História).

QUEIROZ, C. T. . 3° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2017. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . IX Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário. 2017. (Coordenadora da Sessão de Comunicação: Estudos da infância e da juventude e a questão da democracia).

QUEIROZ, C. T. . I Simpósio Online de História e Historiografia da FAMASUL. 2017. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . 2° Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2016. (Leitora/debatedora de comunicações).

QUEIROZ, C. T. . VIII Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Movimentos sociais e a Educação. 2015. (Coordenadora da Sessão de Comunicação: Estudos da infância e da juventude e os movimentos sociais).

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    Onde estão, como estão e quantas são: um mapeamento das Escolas do Campo no Estado do Rio de Janeiro, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Zoia Ribeiro Prestes em 03/03/2024., Descrição: O Projeto objetiva mapear as escolas do campo nas 8 regiões do Estado do Rio de Janeiro, investigar e analisar a realidade dessas escolas no campo, em assentamentos e acampamentos da reforma agrária, territórios indígenas e quilombolas, bem como mostrar a oferta, a demanda, a qualidade e as possibilidades de permanência das escolas rurais no Estado. As questões da terra estão, historicamente, ligadas aos conflitos nela vivenciados. Por isso, verifica-se a importância de definição da identidade das escolas do campo, como forma de valorização da realidade, da temporalidade e de saberes dos povos do campo, das águas e das florestas, bem como da garantia de seu acesso aos direitos sociais, dentre eles, a educação. Apesar do Censo Escolar e outros documentos oficiais ainda adotarem as nomenclaturas escola rural, existe uma diferença conceitual entre escola do campo e escola rural, relacionada à luta pela terra e reforma agrária no Brasil. Nesse sentido, mostra-se importante responder às questões apresentadas no título do Projeto, já que, em nossa hipótese, além das escolas do campo serem invisibilizadas nos dados já produzidos oficialmente, os dois termos são usados indiscriminadamente. Assim, objetiva-se conceituar teórico-metodologicamente o termo escola do campo, além de averiguar as condições estruturais das escolas existentes e de seus territórios, e analisar a efetivação da Educação do Campo como política pública para as referidas comunidades,nos diferentes níveis e modalidades de ensino. Pretende-se com base na revisão bibliográfica; na expertise da equipe; no acesso e cruzamento de dados estatísticos disponíveis; em visitas in loco, apresentar um mapeamento detalhado da situação das escolas do campo do Estado do RJ. Aspira-se contribuir com a ampliação do debate sobre as escolas e a Educação do campo como política pública, dirimir confusões conceituais e produzir dados atualizados que evidenciam o real estado das escolas do campo e as demandas das comunidades.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Zoia Ribeiro Prestes - Coordenador.

  • 2022 - Atual

    Pequenas Memórias: infância, escrita, história, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Marisa Ribes Pereira em 28/09/2023., Descrição: Este projeto tem por objetivo principal problematizar os sentidos da construção social da leitura e da escrita por crianças em processo de alfabetização, visando fertilizá-los como possibilidades de se constituírem leituras de mundo e escritas das suas histórias. O projeto nasce num trabalho mais amplo de pesquisa e formação que é o Grupo de Pesquisa Infância e Cultura Contemporânea, que neste momento desenvolve institucionalmente o projeto de Pesquisa Infância, insurgências e coexistências: escritas de pesquisa e popularização da ciência. Pautamo-nos na perspectiva trazida por autores como Paulo Freire e Walter Benjamin, para quem a escrita é lugar de pensar e sistematizar a história social, e Lúcia Rabelo de Castro, que afirma que uma história que desconsidere o ponto de vista das crianças em sua sistematização, será sempre uma história parcial e incompleta. Tomamos essas premissas como fundamento para a organização do projeto aqui proposto, desenvolvido na Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti, como planejamento de um trabalho cotidiano que, de forma lúdica, assuma a narrativa e a escrita como registos de histórias e sistematização de memórias vividas pelas crianças. A experiência da pandemia e o longo período de afastamento das crianças das aulas presenciais, certamente, aguçou os desafios do trabalho de alfabetização e da importância da construção de um processo que leve em conta essa experiência infantil. Contribuir para esse trabalho é objetivo de compromisso deste projeto que nasce de um diálogo entre a Universidade e a Escola. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2021 - Atual

    Infâncias, insurgências e coexistências: escritas de pesquisa e popularização da ciência, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Marisa Ribes Pereira em 25/09/2021., Descrição: O Projeto "Infâncias, insurgências e coexistências: escritas de pesquisa e popularização da ciência" dá continuidade ao Projeto anterior "Fisiognomias da infância: experiências cotidianas, alteridades, deslocamentos", cujo objetivo principal foi o de indagar como as experiências da infância se mostram aos pesquisadores em seu cotidiano. A metodologia se ateve à observação de cenas cotidianas que nos afetaram em diferentes contextos, registradas e divulgadas sob forma de crônicas. Nossa intenção com o presente projeto é dar prosseguimento a esse trabalho de campo, agora buscando aprofundamento teórico para a construção de uma análise crítica das problemáticas que essas cenas cotidianas da infância exigem. Politizar as diferentes formas das crianças habitarem e participarem da vida social ? onde e quando são vistas, desejadas, incômodas, toleradas, proibidas. Par a par com as infâncias que "se mostram", interessa-nos estar atentos, sobretudo, àquelas que permanecem invisibilizadas neste contexto histórico-político de desigualdade social. Para tanto entendemos ser necessário substanciar nossos estudos em epistemologias não coloniais sensíveis às coexistências e às insurgências infantis, bem como criar escrituras de pesquisa comprometidas com a popularização da ciência e com a ampliação dos debates sociais sobre a infância. Acompanham-nos nesta empreitada autores como Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Aníbal Quijano, Achille Mbembe, Catherine Walsh, Marielle Macè, Antônio Cândido, Conceição Evaristo e Lúcia Rabelo de Castro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador.

  • 2018 - 2020

    Fisiognomias da Infância: experiências cotidianas, alteridades e deslocamentos, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Marisa Ribes Pereira em 15/04/2020., Descrição: O objetivo deste projeto é indagar de que modos a infância se mostra aos pesquisadores em seu cotidiano. Que formas de percepção as experiências infantis contemporâneas demandam aos pesquisadores? Que infâncias se tornam perceptíveis em face das teorias e metodologias adotadas? Que outras infâncias permanecem invisibilizadas à espera de procedimentos mais sensíveis? Que éticas se desenham nesses processos de produção de conhecimento? Fruto da revisão de uma trajetória de 15 anos de pesquisa com crianças realizada pelo Grupo de Pesquisa ?Infância e Cultura Contemporânea?, o projeto procura sistematizar alguns avanços teóricos e metodológicos e, sobretudo, enfrentar alguns desafios que essa revisão torna emergentes. Desde sua criação temos construído nossos objetos de estudo no diálogo com as crianças a partir das suas experiências contemporâneas, o que vem permitindo não apenas uma teorização sobre a infância, mas um olhar para o contemporâneo a partir da perspectiva das crianças. Metodologicamente nossa postura tem sido propositiva, no sentido de que é o pesquisador que instaura a pesquisa com as crianças visando compartilhar suas questões. Neste projeto queremos ensaiar uma nova postura: não a de fundar uma pesquisa a partir da delimitação de um tema e de um campo específico, mas a partir de um deslocamento dos próprios pesquisadores em sua postura investigativa. Queremos, nos diversificados espaços por onde circulamos, aprender a estar atentos e perceber que infâncias se mostram a nós, onde estão as crianças, o que fazem, o que falam, o que dizem. Queremos buscar que rostos a infância contemporânea nos dirige, que fisionomias se mostram. Junto disto, que metodologias, que teorizações, que ética exigem de nós. A sustentação teórico-metodológica do projeto privilegia a filosofia de Walter Benjamin e seu olhar para a infância, Jeanne-Marie Gagnebin, Susan Book-Morss, Solange Jobim, entre outros.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador.

  • 2015 - 2017

    A infância e seus cronotopos: educação e pesquisa, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Marisa Ribes Pereira em 29/06/2020., Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar os tempos e os espaços em que se constituem as experiências infantis contemporâneas. Nosso interesse está em melhor conhecer as formas infantis de habitar, se deslocar e de participar da cidade, bem como, imbricadas a essas experiências, as histórias e narrativas que nelas e a partir delas se constroem. O conceito de cronotopo é apresentado por Mikhail Bakhtin para designar um equilíbrio e uma indissociação entre as dimensões do espaço e do tempo, sendo que o tempo é definido por ele como sendo a quarta dimensão do espaço. Bakhtin o apresenta como uma categoria literária que funde os índices espaço-temporais de modo inteligível e concreto. É a narrativa que dá visibilidade ao equilíbrio e à indissociabilidade imperceptíveis no acontecimento da experiência vivida. Para tanto, os conceitos de história, experiência, memória e narrativa, tal qual formulados por Walter Benjamin, adquirem significativa relevância. Autores como Raymond Williams, Clifford Geertz, Edward Thompson, Norbert Elias, Gilles Lipovetsky, Lúcia Santaella e André Lemos ajudam a problematizar a história e a cultura contemporânea. Gilles Brougére, Manuel Sarmento, Clarice Kohn, Jader Lopes, Solange Jobim e Souza, Lucia Rabello de Castro, Raquel Salgado e Gilka Girardello são interlocutores no que se refere às concepções de infância, cultura lúdica e produção de pesquisa e de narrativas com crianças. O projeto, financiado através da Bolsa de Produtividade ? PQ-CNPq ? dá continuidade ao estudo anterior, ?Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade? (2012-2014), financiado pelo Edital Jovem Cientista do Nosso Estado ? FAPERJ e pelo Programa PROCIÊNCIA/UERJ-FAPERJ.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador.

  • 2012 - 2014

    Infância e cultura: experiência e criação na contemporaneidade, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Rita Marisa Ribes Pereira em 29/06/2020., Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar os modos como se constituem as experiências infantis na cultura contemporânea, tanto as que se produzem nos atravessamentos permitidos pelas tecnologias de informação e comunicação, quanto aquelas que os tangenciam. Buscamos conhecer a vida cotidiana de crianças e os diferentes processos de criação que possibilitam significar e compartilhar práticas e narrativas que a compõem. Este projeto dá continuidade ao anterior, intitulado ?Artes do dizer e do dizer-se: narrativas infantis e usos de mídias?, que teve por objetivo estudar a produção de narrativas a partir dos usos que as crianças fazem de diferentes formas de mídias. Nesta etapa, apresenta-se o interesse em ampliar e aprofundar a compreensão acerca das relações entre a infância e a cultura, tomando como ponto de partida as seguintes questões: Que experiências vivem as crianças hoje? Que modos de criar, de narrar e de se relacionar são desencadeados no contexto da cultura contemporânea? Como se entrecruzam as experiências online e off-line para as crianças que acessam mídias digitais?. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Caroline Trapp de Queiroz - Integrante / Rita Marisa Ribes Pereira - Coordenador.

Prêmios

2022

Aprovação em Concurso Público para Professor Adjunto (1° lugar), Departamento de Estudos da Infância (DEDI), Área de Educação: Estudos da Infância, E-26/007/10674/2019, Faculdade de Educação - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/UERJ).

2020

Aprovação em Concurso Público para Professor de Ensino Fundamental - Anos Iniciais (4° lugar) - Edital CVL/SUBSC n 39/2020 - 2a CRE, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ).

2019

Aprovação em Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto (10° lugar), Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EDU/UERJ).

2019

Aprovação em Processo Seletivo para contratação de Professor Substituto (6° lugar), Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ).

2015

Bolsa Nota 10, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

2014

Menção honrosa na 23ª Semana de Iniciação Científica, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Departamento de Estudos da Infância. , Rua São Francisco Xavier - de 280 a 530 - lado par, Maracanã, 20550013 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (021) 23340000

Experiência profissional

2022 - Atual

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Adjunta, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2014 - 2021

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estudante de pós-graduação

Outras informações:
2017-2021: Estudante de Doutorado (Bolsa CNPq); 2014-2016: Estudante de Mestrado (Bolsa FAPERJ Nota 10).

Atividades

  • 02/2024

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infância e Cultura, Prática e Pesquisa Pedagógica II - Estudos da Infância - Infância e Política

  • 08/2023 - 12/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A Criança e a Cidade, Infância e Cultura, Leitura e Produção de Textos - Estudos da Infância, Prática e Pesquisa Pedagógica I - Estudos da Infância - Infância e Política

  • 03/2023 - 07/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infância e Cultura, Processos de Desenvolvimento Infantil e Educação

  • 10/2022 - 02/2023

    Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Processos de Desenvolvimento Infantil e Educação, Currículo e Abordagens Pedagógicas da Educação Infantil, Formação de Professores para a Educação Infantil: Estágio Supervisionado

2023 - Atual

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de disciplina, Carga horária: 10

Outras informações:
Coordenadora da disciplina "Educação Infantil 2" do curso de Graduação em Pedagogia da UERJ.

2020 - 2022

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 2

Outras informações:
Tutora Presencial da disciplina de "Metodologia da Pesquisa em Educação" do curso de Graduação em Pedagogia da UERJ (polo Rocinha).

2021 - 2022

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PEF Anos Iniciais, Carga horária: 40

Outras informações:
Professora de Ensino Fundamental atuando nas disciplinas de História, Geografia, Português, Matemática e Ciências. 2021: 6° e 4° Anos do Ensino Fundamental no CIEP Samuel Wainer; 2022: 1° Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Aparecido do Prado Sarti.

2009 - 2009

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária de apoio no processo de alfabetização e responsável pelas aulas de informática da Educação Infantil e do 1° Ano do Ensino Fundamental na Escola Especial Municipal Doutor Ulisses Pernambucano - 3a CRE.

2017 - 2022

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais - RJ

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora

Outras informações:
Professora da disciplina de "História do Brasil" nas turmas da noite do Pré-Vestibular Social do SINTUPERJ.

2021 - 2021

Maple Bear Canadian School

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30

Outras informações:
Professora nas disciplinas de Português, História, Geografia e Artes do 2°, 3° e 4° Anos do Ensino Fundamental.

2019 - 2019

Maple Bear Canadian School

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora Assistente

Outras informações:
Professora assistente nas disciplinas de Português, História e Geografia do 1° e 2° Anos do Ensino Fundamental.

2019 - 2021

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora Substituta, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora substituta dos Anos Inicias do Ensino Fundamental no Setor Multidisciplinar do Colégio de Aplicação. 2019: Professora da disciplina de Português e das atividades da Estudoteca no 1° Ano; 2020: Professora das disciplinas de História, Geografia, Ciências, Oficina da Palavra e atividades da Estudoteca no 5° Ano.

2016 - 2018

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Formadora Regional do PNAIC/RJ, Carga horária: 10

Outras informações:
Formadora no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (articulado no Estado do Rio de Janeiro pela UFRJ). 2016-2017: Formadora dos Orientadores de Estudos do polo Duque de Caxias (composto por servidores dos municípios de Areal, Três Rios, Magé, Duque de Caxias, São João de Meriti e Petrópolis); 2017-2018: Formadora regional de Formadores Locais nos polos Duque de Caxias (composto por servidores dos municípios de Duque de Caxias, Magé e São João de Meriti) e Petrópolis (composto por servidores dos municípios de Petrópolis, Paty de Alferes, Rio das Flores, Miguel Pereira, Areal, Três Rios, Sapucaia, Paraíba do Sul, Comendador Levy Gasparian, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis e Guapimirim).

2012 - 2013

Centro de Orientação e Reabilitação Beneficente de Inhaúma

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Oficineira, Carga horária: 16

Outras informações:
Oficineira atuando no planejamento, desenvolvimento e avaliação de atividades de socialização com pessoas com deficiência; e atividades de alfabetização com crianças com dificuldades de aprendizagem.

2009 - 2011

Centro de Memória Universitário Gama Filho

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária atuando no planejamento, execução e monitoramento de exposições; na identificação, inventariação, tombamento e digitalização de acervo; bem como na pesquisa, planejamento e desenvolvimento de atividades educativas.

2009 - 2011

Universidade Gama Filho

Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 10

Outras informações:
O projeto de extensão UGF em Ação, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, teve como missão a promoção cultural, científica e educacional a partir de atividades realizadas no entrelaçamento entre Universidade e Escolas Municipais do bairro de Piedade e entorno. Coordenação: Profa. Dra. Cláudia Affonso.

2010 - 2010

Universidade Gama Filho

Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 10

Outras informações:
O Programa Universidade Aberta à Terceira Idade da Universidade Gama Filho tinha por objetivo possibilitar ao público idoso troca de experiências a partir da promoção da saúde, da socialização dos saberes, da prática de esportes, do exercício consciente da cidadania, das relações sociais, do lazer, da arte, da cultura, da reintegração sócio-comunitária e da educação permanente.

2009 - 2009

Universidade Gama Filho

Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora da disciplina de "Oficina III - Instituições Culturais".

2008 - 2008

Universidade Gama Filho

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora da disciplina de "Metodologia da História".