Ana Maria Stephan

Graduada em História e em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente é Analista Educacional com lotação na Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora. Dedica-se ao ao trabalho de pesquisa e aprofundamento teórico e metodológico visando coordenação de cursos de capacitação de professores, com ênfase nos nos seguintes temas: educação étnico-racial, religiões de matriz africana, alfabetização e letramento, políticas educacionais e educação ambiental. Obteve título de Mestre em Educação em 2001, e sua dissertação versou sobre a história do Movimento da Matemática Moderna e o de Doutora em Ciência da Religião em 2013 com tese sobre religiosidade de adolescentes, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Obteve certificação de Estágio Pós Doutoral pela Universidade Federal de Juiz de Fora, em 27 de abril de 2021, sob supervisão do Prof. Dr. Roberte Daibert Junior com o projeto "No tempo de Nzinca: um certo catolicismo angolano em tramas de guerra e paz".

Informações coletadas do Lattes em 09/01/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Ciência da Religião

2009 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: ADOLESCENTES E A POÉTICA DAS RELIGIOSIDADES: REFLEXÕES SOBRE (DES)CRENÇAS E INVENÇÕES
, Ano de obtenção: 2013. Marcelo Ayres Camurça. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras. Setores de atividade: Educação.

Mestrado em andamento em Educação

2000 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Movimento da Matemática Moderna: educação na década de 70
Orientador: Marcio Silveira Lemgruber
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil. Palavras-chave: História da Educação.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Educação.

Graduação em História

1995 - 1998

Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduação em Farmácia e Bioquímica

1968 - 1971

Universidade Federal de Juiz de Fora

Pós-doutorado

2018 - 2021

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Fundamentos da Educação/Especialidade: História da Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: História.

Organização de eventos

STEPHAN, A. M. ; Sônia Barbieri ; NEVES, F. C. . Seminário Pró-Afro. 2006. (Outro).

STEPHAN, A. M. ; Lívia Schubert ; Sônia Barbieri . Fórum Educacional de Meio Ambiente. 2005. (Outro).

STEPHAN, A. M. . Fórum de Educação Ambiental. 2004. (Outro).

Participação em eventos

Jornada de Estudo sobre o catolicismo atual: Brasil-França.Adolescentes e a poética das religiosidades. 2010. (Seminário).

VI Simpósio de Formação e Profissão Docente.Cola nis cadeados, silêncio dos professores. 2008. (Simpósio).

Programa Formação Continuada. 2007. (Encontro).

Ética Ambiental e Conservação da Biodiversidade.Ética Ambiental e Conservação da Biodivesidade. 2006. (Seminário).

III Seminário de Formação de Gestores e Educadores - Educação Inclusiva.Diversidade Racial nas eescolas: quem são nossos alunos?. 2006. (Seminário).

II Seminário Regional de Educação.Deasfios da educação étnico-racial. 2006. (Seminário).

Seminário Pró-Afro.Seminário Pró-Afro. 2006. (Seminário).

I Colóquio de Literatura e Histórias Africanas.I Colóquio de Literatura e História Africanas: a narrativa e os processos históricos. 2005. (Seminário).

Vamos Cuidar do Brasil. 2004. (Seminário).

I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.Simpósio de Formação de Professores. 2003. (Seminário).

I Simpósio de Fromação de Professores de Juiz de Fora.I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação. 2003. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: Alessandra Bernardes Faria Campo

STEPHAN, A. M.. O negro e a cidade brasileira: do lugar reservado às novas territorialidades. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Etnicorracial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Gláucia Pereira Almeida

STEPHAN, A. M.. Expressões Espaciais das Relações Raciais. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Etnicorracial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jucélio Aparecido José Maria

STEPHAN, A. M.. Frutos da Cor: visões e reconstruções da subjetividade negra. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Etnicorracial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Silmat Carla da Silva

STEPHAN, A. M.. Memórias e Representações Afrodescendentes e os museus virtuai. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Educação Etnicorracial) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Tania Alice de Oliveira

STEPHAN, A. M.. A Unidade Prisional como espaço de memória. 2011 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Jussara Alves da Silva

STEPHAN, A. M.. As Religiões Afrobrasileiras e a Escola. 2011 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Norma Maria Vieira dos Reis

STEPHAN, A. M.. As Irmandades do Rosário em Minas Gerais. 2011 - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Elisangela Aparecida de Oliveira Gonçalves

GONCALVES, E. A. O.;STEPHAN, A. M.. A Importância da Brincadeira no Desenvolvimento Socializador da Criança. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Educação Infantil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Leila Aparecida Oliveira de Andrade

STEPHAN, A. M.; ANDRADE, L. A. O.. Avaliação na Educação Infantil. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Educação Infantil) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Orientou

Raquel Almeida Moreira

PROJETO ?GRIOT?: DIDÁTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ENSINO DA CULTURA AFRO NAS ESCOLAS - A experiência na comunidade remanescente quilombola ?Colônia do Paiol?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Religiões e religiosidades afro-brasileiras e africanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria Stephan;

Geovanna Cássia das Graças Magalhães

As religiões afro-brasileiras e a cultura africana no contexto escolar: um estudo de caso; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Religiões e religiosidades afro-brasileiras e africanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria Stephan;

Camila de Castro Rios Ferreira

Educação para as relações étnico-raciais: as ações do estado de Minas Gerais para a implementação da Lei nº10; 639/2003 2017; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Religiões e religiosidades afro-brasileiras e africanas) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria Stephan;

Elisangela Aoarecida de Oliveira Goncalves

A importância da brincadeira no desenvolvimento socializador da criança; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Educação Infantil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria Stephan;

Leila Terezinha Oliveira de Andrade

Avaliação na Educação Infantil; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Arte Educação Infantil) - Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Ana Maria Stephan;

Produções bibliográficas

  • STEPHAN, A. M. . Hibridismo:alegorias e religiosidade. Sacrilegens (UFJF) , v. 6, p. 12, 2009.

  • STEPHAN, A. M. ; CLARETO, S. M. ; ALMEIDA, V. C. . No movimento da matemática moderna. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 5, p. 100-115, 2000.

  • STEPHAN, A. M. . Depois, o Atlântico: modos de pensar, crer e narrar na diáspora africana.. 1. ed. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2010. v. 1. 349p .

  • STEPHAN, A. M. . Pleno de memórias, vazio de história. In: XIV Encontro Regional de História, 2004, Juiz de Fora. Caderno de Resumo e Programação. Juiz de Fora: Anpuh. v. 1. p. 44-44.

  • STEPHAN, A. M. ; CLARETO, S. M. ; ALMEIDA, V. C. . O movimento da Matemática Moderna sob o olhar dos professores de Juiz de Fora e Região. In: III Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 1999, RJ. III Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 1999.

  • STEPHAN, A. M. . O movimento da Matemática Moderna sob o olhar dos professores de Juiz de Fora e Região. In: II Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1999, Macaé. II Encontro de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 1999.

  • CLARETO, S. M. ; STEPHAN, A. M. ; ALMEIDA, V. C. . O movimento da Matemática Moderna sob o olhar dos professores de Juiz de Fora e Região. In: VI Encontro Nacional Educação Matemática, 1998, São Leopoldo. VI Encontro Nacional Educação Matemática, 1998.

  • STEPHAN, A. M. . Adolescentes e a poética das religiosisdades:reflexões sobre crenças e invenções. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STEPHAN, A. M. . Hibridismo: alegorias e religiosidade. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STEPHAN, A. M. . Relato de Experiência: Cola nos cadeados, silêncio dos professores. 2008. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STEPHAN, A. M. . Os desafios da Educação para a diversidade étni-racial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. ; Lívia Schubert . Desafios da Educação para a diversidade étnio-racial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STEPHAN, A. M. . Diversidade racial nas escolas: quem são nossos alunos?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STEPHAN, A. M. . Desafios para a aplicação da Lei 10639/03 nas escolas. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. . Seminário Pró-Afro. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • STEPHAN, A. M. . Inserçãoda Matemática Moderna na História da Educação. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. . Metodologia sa Complexidade - estratégias de trabalho. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. . O desafio da Educação na diversidade étnico-racial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. . O desafio da Educação na diversidade étnico-racial. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • STEPHAN, A. M. . \pleno de Memória, vazio de História: o casarão da SRE-JF na década de 70. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEPHAN, A. M. . Pleno de Memória, vazio de História: o casarão da SRE-JF na década de 70. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEPHAN, A. M. ; Viviane Rocha . Educação e meio ambiente. 2004. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • STEPHAN, A. M. . Fórum de Educação Ambiental. 2004. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • STEPHAN, A. M. . O Movimento da Matemática Moderna em duas cenas: o poder e a educação. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEPHAN, A. M. . A análise do discurso dos professores de matemática moderna. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEPHAN, A. M. . O Movimento da Matemática Modern: a perpectiva dos professores de Juiz de Fora. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • STEPHAN, A. M. . ?História e cultura afro-brasileira e africana: educação para as relações etnicorraciais?. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

Projetos de pesquisa

  • 2022 - Atual

    Núcleo de Pesquisa em Religiões Africanas e Afro-brasileiras, Descrição: O Núcleo de Pesquisa em Religiões Africanas e afro-brasileiras tem como objetivo realizar estudos e também produzir novos conhecimentos acadêmicos sobre as tradições religiosas africanas, no próprio continente africano, em sua diáspora no Brasil e nas Américas e no campo religioso contemporâneo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (11) . , Integrantes: Ana Maria Stephan - Coordenador / Robert Daibert Junior - Integrante / Dilaine Soares Sampaio - Integrante / Julio Cesar Tavares Dias - Integrante / Kelly Araújo Rabello - Integrante / Barbara Ines Ribeiro Simoes Daibert Doutorado - Integrante / Sônia Regina Corrêa Lages - Integrante / Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Reis Simões - Integrante / Vagner Gonçalves da Silva - Integrante / Volney José Berkenbrock - Integrante / Lívia Lima Rezende - Integrante.

  • 2014 - 2018

    Afrikas:grupo de pesquisa em estudos africanos, Descrição: É um grupo de pesquisa interdisciplinar coltado para as dinêmicas sociais da população negra africana e diaspórica. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Ana Maria Stephan - Coordenador / Ana Mônica Henriques Lopes - Integrante / Marcus Vinícius Santos Dias Coelho - Integrante / Patricia Ribeiro - Integrante / Fernanda do Nascimento Thomaz - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Superintendência Regional de Ensino, Superintendência Regional de Ensino -JF. , Rua Espírito Santo, 1115 27º andar, centro, 36036780 - Juiz de Fora, MG - Brasil, Telefone: (32) 33128170, Fax: (32) 32175080

Experiência profissional

2002 - Atual

Superintendência Regional de Ensino

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: analista educacional, Carga horária: 40

2014 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor/tutor, Carga horária: 20

2010 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: professor

2013 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor/tutor, Carga horária: 20

2005 - 2006

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: trabalho temporário, Enquadramento Funcional: professor/tutor, Carga horária: 8

1998 - 2001

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20

Outras informações:
Pesquisadora do Núcleo de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia

Atividades

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Curso de Especialização em Educação Etnicorracial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Religiosidades afrobrasileiras

  • 07/2012 - 12/2012

    Ensino, Curso de Especialização em Educação Etnicorracial, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Religiosidades afrobrasileiras

  • 10/2005 - 02/2006

    Ensino, Educação, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Pesquisa em Educação e Projetos Políticos Pedagógicos II, Pesquisa em Educação e Projetos Políticos Pedagógicos I, Fundamentos da Educação I

  • 02/1998 - 08/2005

    Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação, Núcleo de Educação Em Ciência Matemática e Tecnologia.Linhas de pesquisa

2003 - 2004

CENTRO UNIVERSITARIO PRESIDENTE ANTONIO CARLOS

Vínculo: celestista, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 8