Marilena Vieira da Silva

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre. Possui Especialização em Linguística e Produção Textual pela Universidade Federal do Acre Mestranda do MPECIM - UFAC Atualmente é docente na Escola Raimundo Gomes de Oliveira em Rio Branco Acre Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral Atuou em programas de Iniciação a Docência PIBID e Residência Pedagógica

Informações coletadas do Lattes em 26/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado profissional em andamento em Ensino de Ciências e Matemática

2021 - Atual

Universidade Federal do Acre
Título: , Ano de Obtenção:
Orientador: Pierre André Garcia Pires

Especialização em Curso de Especialização em Linguistica

2002 - 2003

Universidade Federal do Acre
Título: Leitura e Produção de Texto

Graduação em Ciências Biológicas

1989 - 1994

Universidade Federal do Acre

Formação complementar

2011 - 2011

Programa de capacitação Continuada do Ensino Médio. (Carga horária: 96h). , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

2008 - 2008

Programa de Formação Continuada em Letramento. (Carga horária: 72h). , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

2001 - 2002

Programa de Formação Continuada. (Carga horária: 100h). , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Formação Continuada de Professores. (Carga horária: 24h). , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

1998 - 1998

Curso de Aperfeiçoamento de Professores do 2º Grau. (Carga horária: 60h). , Governo do Estado do Acre, GOVERNO/AC, Brasil.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral.

Participação em eventos

5° edição da Mostra Viver Ciência. TERRA E O UNIVERSO TRAZENDO O MUNDO. 2019. (Feira).

I Seminário de Residência Pedagógica: Integração e socialização de saberes na formação inicial e continuada de professores.O OBJETIVO E A REALIDADE DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PELA EXPERIÊNCIA DE UMA ESTUDANTE DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS. 2019. (Seminário).

I Seminário de Residência Pedagógica: Integração e socialização de saberes na formação inicial e continuada de professores. 2019. (Seminário).

I Seminário de Residência Pedagógica: Integração e socialização de saberes na formação inicial e continuada de professores.EFEITO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOCENTE EM COMPARAÇÃO COM O ESTÁGIO REGULAR. 2019. (Seminário).

I Seminário de Residência Pedagógica: Integração e socialização de saberes na formação inicial e continuada de professores.O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE DISCENTES DE CIÊNCIAS BIÓLOGICAS - A EXPÊRIENCIA NO AMBIENTE ESCOLAR. 2019. (Seminário).

I Seminário de Residência Pedagógica: Integração e socialização de saberes na formação inicial e continuada de professores.O PAPEL DO ACOLHIMENTO DA EQUIPE ESCOLAR NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. 2019. (Seminário).

V Seminário Pibid UFAC - Pibid+10: Avanços da Iniciação à Docência.QUESTIONANDO PARA INTERVIR - O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COMO PREVENÇÃO. 2019. (Seminário).

V ? PIBID/BIOLOGIA: Entre os caminhos do ensino e da pesquisa. 2018. (Seminário).

V Seminário PIBID-UFAC: Pibid +10: Avanços da Iniciação à Docência.QUESTIONANDO PARA INTERVIR ? O ENSINO DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS COMO PREVENÇÃO. 2018. (Seminário).

V Seminário PIBID-UFAC: Pibid +10: Avanços da Iniciação à Docência.PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS ? A GRAVIDEZ NA ADOLECENCIA NA VISÃO DO ALUNO. 2018. (Seminário).

V Seminário PIBID-UFAC: Pibid +10: Avanços da Iniciação à Docência.Aprendendo jogando: diversificando o ensino de Ciências. 2018. (Seminário).

V SEMINÁRIO PIBID UFAC - PIBID+10: Avanços da Iniciação à Docência. 2018. (Seminário).

V SEMINÁRIO PIBID UFAC - PIBID+10: Avanços da Iniciação à Docência. Apresentação de Pôsters. 2018. (Exposição).

III Seminário PIBID-UFAC: Multiletramentos e Ensino. 2015. (Seminário).

III Seminário PIBID-UFAC: Multiletramentos e Ensino.Sexualidade humana: Meu corpo, minha casa. 2015. (Oficina).

II SEMINÁRIO PIBID-UFAC: Práticas e saberes da docência. 2014. (Seminário).

Produções bibliográficas

  • ARAUJO, T. L. ; FERRAZ, I. L. ; SILVA, M. V. ; MAGGI, L. E. . ÁNALISE COMPARATIVA DO GRAU DE CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II SOBRE DESENVOLVIMENTO CORPORAL NA PUBERDADE ANTES E APÓS INTERVENÇÃO. In: 70ª Reunião Anual da SBPC, 2018, Maceió / AL. 70ª Reunião Anual da SBPC, 2018. p. 1-3.

Outras produções

SILVA, M. V. . Contribuições do Programa de Residência Pedagógica nas Escolas. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - Atual

ESCOLA RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Área de atuação: Ciências.

2000 - 2002

Ministério da Educação

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora Formadora, Carga horária: 2

1998 - 2005

Escola Municipal José Augusto de Araújo

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Outras informações:
Área de atuação: Ciências.

1994 - 2012

Escola de Ensino Médio Dr. Djalma da Cunha Batista

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 25

Outras informações:
Áreas de atuação: Química e Biologia.

2018 - 2020

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Preceptora do Subprojeto Residência Pedagogic, Carga horária: 20

2014 - 2018

Universidade Federal do Acre

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Supervisão do Subprojeto Pibid, Carga horária: 8