João Paulo Vaz Mendes

João Paulo Vaz Mendes atualmente é graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília, pós-graduado em Segurança da Informação pela Unibagozzi , estudante de graduação em Computação (Licenciatura) pela Universidade de Brasília (UnB). Além disso está com especialização em andamento no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IESB. Já estagiou na área de Desenvolvimento de Software no TCU (2018-2019 e 2021) e na área de Ciência de Dados na Consultoria ECCO (2021).

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Segurança da Informação

2022 - 2023

Centro Universitário UniBagozzi
Título: Não se Aplica
Orientador: Não se Aplica

Especialização interrompida em 2021 em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

2021 - Atual

Instituto de Educação Superior de Brasília
Ano de interrupção: 2021

Graduação em andamento em Computação

2017 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Graduação em Ciências Políticas

2012 - 2016

Universidade de Brasília, UnB
Título: Rousseau e Guaman Poma de Ayala : a diferença entre pensamento tradicional e decolonial na análise da sociedade e em sua determinação normativa
Orientador: Pablo Holmes Chaves

Ensino Médio (2º grau)

2009 - 2011

Centro Esducacional Sigma

Formação complementar

2021 - 2022

Curso de Formação de Praças. (Carga horária: 1460h). , Polícia Militar do Distrito Federal, PM/DF, Brasil.

2012 - 2015

Inglês Avançado. (Carga horária: 256h). , Casa Thomas Jefferson, CTJ, Brasil.

2014 - 2014

Projeto Politeia. (Carga horária: 54h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2012 - 2014

Extensão universitária em Política na Escola. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2013 - 2013

Projeto Politeia. (Carga horária: 42h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Estado e Governo/Especialidade: Relações Intergovernamentais.

Participação em eventos

20° Congresso de Iniciação Científica da UnB/11° Congresso de Iniciação Científica do DF. Trajetórias e ativismo ambiental no MMA de Carlos Minc e Izabella Teixeira. 2014. (Congresso).

FINCA Festival de Música Candanga da UnB.O Andarilho. 2014. (Outra).

IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2014. (Encontro).

Simpósio da Graduação de Ciência Política. 2014. (Simpósio).

FINCA Festival de Música Candanga da UnB.Pro Dia Ser Feliz. 2013. (Outra).

I Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades. 2012. (Simpósio).

IX Semana de Extensão da UnB - Extensão espaço para a pesquisa. 2009. (Seminário).

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Trajetórias e ativismo ambiental no MMA, Descrição: Pesquisa realizada pelo grupo de pesquisa Repensando Relações Estado e Sociedade (resocie) do Instituto de Ciência Política (IPOL) da Universidade de Brasília (UnB). Tal projeto tem a finalidade de analisar as relações de rede de ativismo existentes dentro do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para se constatar a presença de membros de organizações da sociedade civil dentro de estruturas da burocracia estatal e sua afetividade na gestão das mesmas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: João Paulo Vaz Mendes - Integrante / Marília de Oliveira - Integrante / Rebecca Naera Abers - Coordenador / Jackson Pinheiro - Integrante / Rodrigo Dias - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor

Outras informações:
Disciplina: Tópicos Especiais em Ciência Política - Relação entre Estado e Socedade Civil

2013 - 2014

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisa no Projeto de Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2013

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Participante do Jovens Talentos para a Ciênci, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O programa de incentivo à iniciação científica, Jovens Talentos para a Ciência, é destinado a estudantes de graduação de todas as áreas do conhecimento e tem o objetivo de inserir precocemente os estudantes no meio científico. Os estudantes recém-ingressos em universidades federais e institutos federais de educação são inscritos pela instituição de ensino superior. Os alunos são selecionados por universidade, mediante prova de conhecimentos gerais. É igual ao PIBIC, mas voltado para alunos de primeiro semestre

2021 - 2021

Tribunal de Contas da União

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento de Software, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalho em desenvolvimento de Plataforma em Oracle Application Express e consumo e desenvolvimento de APIs RESTful em Kotlin utilizando framework Spring BootTrabalho em desenvolvimento de Plataforma em Oracle Application Express e consumo e desenvolvimento de APIs RESTful em Kotlin utilizando framework Spring Boot.

2018 - 2019

Tribunal de Contas da União

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário de Desenvolvimento de Software, Carga horária: 30

Outras informações:
Trabalho em projeto de desenvolvimento de plataforma do órgão na plataforma Apex Oracle, utilizando principalmente PL/SQL, HTML e CSS

2021 - 2021

Ecco Estudos e Consultoria de Comunicações

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário em Ciência de Dados, Carga horária: 30