Edson Ferreira Martins
Professor Associado de Estudos Clássicos no Departamento de Letras da Universidade Federal de Viçosa (Minas Gerais, Brasil), atuando na Graduação e na Pós-graduação (PPG-Letras-UFV). Possui doutorado em Linguística (área de Filologia) pela Universidade de Évora (2011), tendo realizado o projeto como bolsista do Programa de Bolsas de Alto Nível para a América Latina (ALBAN). Possui pós-doutorado em Estudos Clássicos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa sobre a recepção dos clássicos na obra de Machado de Assis, sob a supervisão do professor Jacyntho Lins Brandão, com estágio na Università degli Studi Roma Tre, sob a supervisão do professor Giorgio de Marchis. É professor de Estudos Clássicos no Departamento de Letras da UFV (de 2001 a 2024), onde coordena o projeto Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis (DLA-UFV) sobre o qual orientou diversas pesquisas na graduação e na pós-graduação e publicou diversos artigos e capítulos de livro em periódicos e livros nacionais e internacionais. Coordenou no DLA-UFV o Programa das Licenciaturas Internacionais (2016-2019) em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (Portugal). Editou a coletânea "Mito em movimento: recepção da Antiguidade greco-romana no cinema" (2024) e co-editou, com Alexandre Agnolon, a coletânea "Entre o Mito e a História: recepção e reinvenção dos clássicos em séries" (no prelo), bem como as coletâneas "Memória da poesia: literatura e resistência" (2015) e "Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos" (2007), ambas com Gerson Roani. No cinema, é diretor, roteirista e produtor do documentário "Um canibal nos trópicos" (2019), longa-metragem dedicado à vida e obra de Machado de Assis. Filiado à Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos e à Associação Brasileira de Literatura Comparada, é também membro dos grupos Ars Antica Poética, Retórica e Recepção (UFOP), Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR-UFOP) e Literatura e Mídia (UFV). Tem experiência na área de Letras (Estudos Clássicos) e seus interesses de investigação incidem sobre os seguintes temas: A Recepção dos Clássicos no Cinema e na Literatura. Estudos de História da Cultura Clássica; Mito e Mitologia; e História do Português.
Informações coletadas do Lattes em 25/11/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Linguística
2007 - 2011
Universidade de Evora
Título: Construções com se apassivador e indeterminador: no Português do Brasil e no Português Europeu
Orientador: Maria João Broa Martins Marçalo
Bolsista do(a): Programa de bolsas de alto Nível da União Européia para a América Latina, PROGRAMA ALBAN, Portugal. Palavras-chave: Construções com se; Linguística Histórica; Variação e mudança linguísticas.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
Mestrado em Linguistica
2002 - 2004
Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Variação e mudança lingüística na análise da voz passiva sintética em português, Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Mario Roberto Lobuglio Zágari
Palavras-chave: Diacronia. Variação e Mudança Lingüística.; Voz Passiva Sintética.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística. Setores de atividade: Educação Superior.
Pós-doutorado
2017 - 2018
Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Formação complementar
2018 -
Cultural Exploration of the Cyclades. (Carga horária: 60h). , The Diakron Institute, DI, Grécia.
2020 - 2020
Teoria e Linguagem Cinematográfica. (Carga horária: 20h). , Cinema em Cena, CC, Brasil.
2020 - 2020
A Arte do Filme. (Carga horária: 20h). , Cinema em Cena, CC, Brasil.
2018 - 2018
Extensão universitária em Grego Antigo I. (Carga horária: 60h). , Centro Areté de Estudos Helênicos, CAEH, Brasil.
2009 - 2009
LA PRÁCTICA DEL TEATRO GRECOLATINO EN LA ESCUELA. (Carga horária: 25h). , Instituto de Teatro Grecolatino de Segóvia, ITGS, Espanha.
2007 - 2007
Língua Espanhola I. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.
2000 - 2001
Língua Francesa I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1998 - 2001
Língua italiana I, II, III, IV, V e VI. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1998 - 2000
Literatura Italiana I, II, III. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1998 - 1998
Língua Espanhola I. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
1997 - 1998
Língua Inglesa I, II, III. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Latim
Lê Bem.
Grego
Lê Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Clássicos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Cinema.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Língua Latina.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Lingüística Histórica.
Organização de eventos
MARTINS, Edson Ferreira ; AGNOLON, A. ; SILVA, R. . I Colóquio Internacional Mitologia e História em Séries. 2022. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; COELHO, M. C. M. N. ; AVELLAR, J. . Mitologia Greco-Romana no Cinema. 2021. (Congresso).
MARTINS, EDSON FERREIRA . Da cidade antiga à contemporânea: sujeitos e espaços de (in)tolerância. 2019. (Outro).
AGNOLON, A. ; SANTOS, A. L. A. ; MARTINS, Edson Ferreira . Mitologia e História em Game of Thrones. 2019. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; COELHO, M. C. M. N. . VIII SIMPÓSIO LENDO VENDO E OUVINDO O PASSADO ? Recepção, Tradição e Canibalização de Clássicos. 2018. (Congresso).
MARTINS, Edson Ferreira ; GARBERO, M. F. ; PINTO, N. F. . II Ciclo de Debates sobre Estudos Clássicos. 2017. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; AGNOLON, Alexandre ; PINTO, N. F. . I Ciclo de Debates sobre Estudos Clássicos. 2016. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; AGNOLON, Alexandre ; MIOTTI, C. M. . A recepção dos clássicos nas literaturas modernas. 2016. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; CRUZ, A. S. . I Jornada de Estudos Clássicos. 2015. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson . II Encontro com os Clássicos da Literatura. 2013. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira . II Simpósio Mundial da Língua Portuguesa. 2009. (Congresso).
MARTINS, Edson Ferreira . I Simpósio Mundial de Língua Portuguesa. 2008. (Congresso).
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson . I Encontro com os clássicos da literatura. 2007. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira . A importância da história da língua para o conhecimento do português actual. 2006. (Outro).
MARTINS, Edson Ferreira . VIII Encontro Mineiro de Estudantes de Letras. 2005. (Outro).
Participação em eventos
I Colóquio Internacional Mitologia e História em Séries.?For the Watch!?, ?For Rome!?: o tema da traição de César relido em um episódio de Game of Thrones. 2022. (Encontro).
I Colóquio Internacional Mitologia e História em Séries.E as Orixás chegam às Américas: uma leitura da recepção do mito de Oxum em Deuses Americanos. 2022. (Encontro).
II Seminário Literatura e Tempos Sombrios.Orfeu vai à macumba: recepção dos clássicos em Orfeu Negro, de Marcel Camus. 2022. (Seminário).
X Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado.Prolegomena in Cinemetamorphosin Brevissima. 2022. (Simpósio).
XXVIII Seminário de Estudos Clássicos.Canibalização dos Clássicos e Humanidades Digitais: Machado de Assis vai ao cinema. 2022. (Seminário).
I Congresso Internacional de Culturas, Literaturas e Antiguidade. Esboço de uma teoria da boçalidade: Machado de Assis, leitor dos clássicos. 2021. (Congresso).
Literatura Brasileira na África.Machado de Assis, um clássico contemporâneo. 2021. (Outra).
Mitologia Greco-Romana no Cinema ? Ciclo de Debates.Mito em movimento: a moira de Kurosawa. 2021. (Encontro).
Projeto de Extensão Cri(s)e na pandemia.Mas, de novo, esse Machado de Assis? Leitoras, leitores e leituras dos clássicos em Dom Casmurro. 2021. (Outra).
Quinta com os Clássicos.Machado de Assis, leitor dos clássicos: recepção, imitação e emulação no século XIX brasileiro. 2021. (Encontro).
Semana de Estudos Clássicos da UFF.Ambiguidade e conflito no coração do Brasil: Tiradentes ou Prometeu Encadeado na perspectiva de Machado de Assis. 2021. (Encontro).
Semana de Letras da UFRRJ.Leitura, releitura e criação na sala de aula. 2021. (Encontro).
IX Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado Diálogos entre Arqueologia, História, Literatura e Filosofia.Um Machado, entre pás e picaretas ? imagens canibais ecoando os clássicos. 2020. (Simpósio).
Vozes do Brasil em Cabo Verde ? Ciclo de conversas.Cara leitora, caro leitor: o legado de Machado de Assis para pensarmos o Brasil hoje. 2020. (Encontro).
I Encontro Recepção Contemporânea de Machado de Assis. Um Canibal nos Trópicos: turnê nacional (Rio de Janeiro). 2019. (Exposição).
II Semana de Letras da UNIFAP.Cine-Campus Especial: Um Canibal nos Trópicos (avant-prèmiere). 2019. (Encontro).
SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS ANTIGUIDADE CLÁSSICA E CINEMA.Machado de Assis em cena: ?Um canibal nos trópicos?. 2019. (Encontro).
Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Grécia).Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Grécia). 2019. (Simpósio).
Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Inglaterra). A Cannibal in the Tropics: a documentary by Edson Martins. 2019. (Exposição).
Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Itália).Um Canibal nos Trópicos: um documentário de Edson Martins. 2019. (Encontro).
Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Portugal). Um Canibal nos Trópicos: turnê internacional (Portugal). 2019. (Exposição).
Um Canibal nos Trópicos: turnê nacional (Mariana). Um Canibal nos Trópicos: turnê nacional. 2019. (Exposição).
Um Canibal nos Trópicos: turnê nacional (Viçosa). Um Canibal nos Trópicos: um documentário de Edson Martins. 2019. (Exposição).
VI Seminario de Estudos Clássicos e Medievais do NEAM.Um Canibal nos Trópicos: um documentário de Edson Martins. 2019. (Seminário).
XXII CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS CLÁSSICOS. Um Canibal nos Trópicos: um documentário de Edson Martins. 2019. (Congresso).
A nossa língua portuguesa: recursos e ferramentas para a didática e a tradução.História Social do Português Brasileiro: os léxicos africano e ameríndio. 2018. (Simpósio).
Ciclo de Conferências do IEB/UC.A apropriação da mitologia clássica em dois romances de Machado de Assis. 2018. (Outra).
Ciclo de Conferências sobre Antiguidade.O legado da Cultura Clássica nas Artes e na Ciência Modernas. 2018. (Outra).
Circuito de Conferências sobre Antiguidade.A poética da dissimulação: sobre a apropriação da história romana em um episódio de Dom Casmurro. 2018. (Outra).
Formas de política na Antiguidade: por um elogio à democracia. 2018. (Encontro).
Mitologia, História e Cinema.Pressupostos teóricos sobre a recepção dos clássicos em Return to Troy. 2018. (Encontro).
O Golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.O golpe de 2016: cultura.. 2018. (Seminário).
Travels, monuments and images; archaeolosy and education on the Cycladic islandsnds.Machado de Assis and the reception of the Aphrodite of Milos in the Brazilian Literature. 2018. (Simpósio).
V Congresso da Sociedade Brasileira de Retórica. Do texto à imagem: a (re)construção dos medalhões romanos em Capitu, de Luiz Fernando Carvalho. 2018. (Congresso).
VIII Simpósio Antigos e Modernos.Cesar, entre Bentinho e Capitu: a apropriação da história romana em "Capitu", de Luiz Fernando Carvalho. 2018. (Simpósio).
VIII Simpósio Lendo, Vendo e Ouvindo o Passado.Machado de Assis: um canibal nos trópicos ou como se faz um documentário.. 2018. (Simpósio).
VIII SIMPÓSIO LENDO VENDO E OUVINDO O PASSADO ? Recepção, Tradição e Canibalização de Clássicos.Machado de Assis: um canibal nos trópicos ou como se faz um documentário. 2018. (Simpósio).
XIII Semana Acadêmica de Letras da UFV.Do texto à imagem: notas sobre a adaptação do romance Dom Casmurro por Luiz Fernando Carvalho na minissérie Capitu (2008). 2018. (Encontro).
XXV Semana de Estudos Clássicos.CÉSAR, ENTRE BENTINHO E CAPITU: A APROPRIAÇÃO DA HISTÓRIA ROMANA EM CAPITU, DE LUIZ FERNANDO CARVALHO. 2018. (Seminário).
I Intercâmbio de Pesquisas de Estudantes de Letras.A literatura latina: recepção e desdobramentos na Antiguidade Tardia, Idade Média e Renascimento. 2017. (Encontro).
XV Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada - ABRALIC. MACHADO LEITOR DE HOMERO: A IMITAÇÃO CRIATIVA EM TRÊS ROMANCES DO JOVEM AUTOR. 2017. (Congresso).
Ciclo de Conferências sobre Antiguidade.Machado de Assis, leitor da tradição clássica. 2016. (Outra).
Encontros com a Literatura (IX).Entre o dito e o não dito, permanece o clássico: as bruxarias narrativas em "Um homem célebre", de Machado de Assis.. 2016. (Encontro).
I Semana de Estudos Clássicos da UEA. A presença da cultura clássica na obra de Machado de Assis. 2016. (Congresso).
Jornada de Estudos Clássicos da UEPG.O mito de Vênus recebido em dois romances de Machado de Assis. 2016. (Encontro).
XIV Congresso internacional da ABRALIC. ?Aí vindes outra vez, inquietas sombras?: a apropriação da história romana em um episódio de Dom Casmurro. 2016. (Congresso).
XIV Congresso internacional da ABRALIC. A recepção dos clássicos nas literaturas modernas. 2016. (Congresso).
Encontros com a Literatura (VIII).O macabro em. 2015. (Encontro).
V Encontro professores de Latim. A recepção do mito de Helena no romance de Machado de Assis. 2015. (Congresso).
Forum do PIBID Língua Portuguesa-Literatura da UFV.A cultura clássica no Ensino Médio. 2014. (Encontro).
I Congresso Internacional de Literatura Ibero-Americana. Afrodite no Rio de Janeiro: a reescrita da mitologia greco-romana no romance ''A mão e a luva'', de Machado de Assis. 2014. (Congresso).
I Semana do PROLER.A leitura como um ato social: Machado de Assis, leitor-autor. 2014. (Encontro).
Reunião Geral dos Coordenadores do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). 2014. (Outra).
XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS 2014.A recepção da cultura clássica em três romances de Machado de Assis: Ressurreição, A mão e a luva e Helena. 2014. (Encontro).
Encontros com a Literatura VII: O amor e outras paixões escritas.Reflexões sobre o amor e outras paixões em A Mão e a Luva , de Machado de Assis. 2013. (Encontro).
II Encontro com os Clássicos.Entre a memória e o esquecimento: imagens de Roma na poesia de Ovídio. 2013. (Encontro).
II Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade.A recepção da cultura clássica no romance "A mão e a luva", de Machado de Assis. 2013. (Simpósio).
Reunião Geral dos Coordenadores do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). 2013. (Outra).
Semana de História da UFV.Gênero, cultura material e História Antiga: as Fronteiras de um Problema Histórico. 2013. (Encontro).
Semana de História da UFV.Sobre os braços achados da Vênus de Milo: reminiscências da cultura clássica em A Mão e a Luva, de Machado de Assis. 2013. (Encontro).
I Congresso Nacional - Península Ibérica: Antiguidade, Medievo e suas Projeções no séc. XVI. Formação Histórica das Línguas da Península Ibérica. 2012. (Congresso).
II Colóquio Nacional Literatura, Linguagem e Outros Saberes. Reminiscências da cultura clássica no romance machadiano. 2012. (Congresso).
III Encontro de Professores de Latim. 2012. (Seminário).
XXII Semana de Estudos Clássicos.Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis. 2012. (Seminário).
II Encontro de Professores de Latim.O ensino de latim no curso de Letras. 2011. (Encontro).
I Simpósio Internacional de Literatura, Cultura e Sociedade.Entre a memória e o esquecimento: imagens de Roma na poesia de Ovídio. 2011. (Simpósio).
XVIII Congresso Nacional de Estudos Clássicos. Reflexões sobre o ensino de latim no curso de Letras da UFV. 2011. (Congresso).
I Encontro de Professores de Latim.A questão do ensino de latim em universidades que não possuem Graduação em latim. 2010. (Encontro).
XXI Semana de Estudos Clássicos. 2010. (Seminário).
3ª Conferência Alban. "Um problema de sintaxe histórica portuguesa: a descrição das construções com 'se' apassivador/indeterminador. 2009. (Congresso).
II Simpósio Mundial da Língua Portuguesa.Um problema de sintaxe histórica: a descrição das construções com se apassivador/indeterminador. 2009. (Simpósio).
7º Colóquio Anual da Lusofonia. Diversidade lingüística e identidade nacional em Monteiro Lobato: contributos para o estudo do Português do Brasil e do Português Europeu. 2008. (Congresso).
Colóquio Sociedade e Poder no tempo de Ovídio. 2008. (Outra).
II Jornada de Estudos da Tradução. 2008. (Encontro).
I Jornada de Estudos Lingüísticos da UFV.A questão da "língua brasileira" vista por Monteiro Lobato. 2008. (Outra).
I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa.Em torno das idéias lingüísticas presentes em "O colocador de pronomes", de Monteiro Lobato. 2008. (Simpósio).
VII Colóquio Anual da Lusofonia.monteiro lobato. 2008. (Encontro).
XX Semana de Estudos Clássicos da UFJF.Questões de Ensino de Latim. 2008. (Encontro).
I Encontro com os Clássicos da Literatura.O labor litterarius: do pio Enéias ao pio Virgílio. 2007. (Encontro).
IX Semana de Letras - As Letras e seu enisno.O ensino da morfologia: o substantivo. 2006. (Encontro).
XXI Encontro Nacional da ANPOLL. Membro do GT de Historiografia da Lingüística. 2006. (Congresso).
IV Congresso Internacional da ABRALIN. Voz passiva sintética: um caso de mudança lingüística?. 2005. (Congresso).
V Congresso de Letras. Estudo regencial do verbo assistir: uma análise variacionista. 2005. (Congresso).
VIII Encontro Mineiro de Estudantes de Letras.Relações entre escrita e poder: dos graffitti de Pompéia às pichações contemporâneas. 2005. (Encontro).
XVII Semana de Estudos Clássicos.XVII Semana de Estudos Clássicos. 2005. (Encontro).
I Semana de Letras e Pedagogia.Saussure e o surgimento da Lingüística Moderna. 2003. (Encontro).
VIII Semana de Letras.Voz Passiva Sintética: um processo de mudança lingüística?. 2003. (Encontro).
III Semana do Professor.Deuses olímpicos: o masculino versus o feminino na mitologia greco-latina. 2002. (Encontro).
IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos - XII Reunião da SBEC. As (multi)faces de Apolo: um diálogo entre literatura e escultura. 2001. (Congresso).
VIII Seminário de Iniciação Científica.O uso do presente na fonética do português para explicar o passado. 2000. (Seminário).
VIII Seminário de Iniciação Científica de Ouro Preto.Atlas Linguistico do Estado de Minas Gerais. 2000. (Seminário).
XIII Semana de Estudos Clássicos.Alguns deuses do Olimpo. 2000. (Encontro).
Semana do Professor. 1999. (Outra).
Simpósio Nacional de Estudos Clássicos.Simpósio Nacional de Estudos Clássicos - XI Reunião da SBEC. 1999. (Simpósio).
XII Semana de Estudos Clássicos.Algumas Divergências lexicais entre latim clássico e latim vulgar. 1999. (Encontro).
XII Semana de Estudos Clássicos.De Eurípedes a Chico Buarque: A presença do mito de Medéia no Teatro Moderno. 1999. (Encontro).
Participação em bancas
MARTINS, EDSON FERREIRA. Entre a pena e a câmera: o silêncio das Capitus de Machado de Assis e Luiz Fernando Carvalho. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras e Linguística) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, Edson Ferreira. O ESTUDO DA CONCORDÂNCIA VERBAL NO TEXTO DA GRAMMATICA DA LINGUA PORTUGUESA, DE JOÃO DE BARROS (1540). 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MARTINS, EDSON. VT AENEAS AVGVSTVS: A RETÓRICA DAS IMAGENS DE AUGUSTO NA ENEIDA DE VIRGÍLIO. 2017. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Federal de Ouro Preto.
MARTINS, Edson Ferreira. O método de Otto Maria Carpeaux e a crítica literária brasileira. 2016. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. A Literatura Fantástica nos contos de Edgar Allan Poe e Machado de Assis. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, Edson Ferreira. Sêneca e René Girard? semblantes de antigas e novas subjetividades. 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Literatura Comparada) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, Edson Ferreira. Poética e Teoria da Literatura na Roma Clássica. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MARTINS, Edson Ferreira; RIBAS, M. C.; NUNEZ, C. F. P.. Carnavais e travessias de um mito: escutas do violão e da lira de Orfeu. 2022. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Literatura Comparada da UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
MARTINS, Edson Ferreira. A leitura no contexto escolar: como os alunos da 8ª série compreendem textos de diferentes gêneros discursivos. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Os operadores argumentativos em produções de alunos de 7ª série. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Trabalhando a produção de textos a partir dos gênero discursivo. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Est. Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. O poder das palavras utilizadas pelos meios de comunicação: parcialidade ou imparcialidade?. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Est. Lingüísticos e Literários) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Diálogos do fantástico e do maravilhoso em Dragões de Éter, de Raphael Draccon. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Poética e política: Narrativas do samba e performance de resistência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. O grotesco e o sublime no personagem Quasímodo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Una aproximación al estilo literário de Javier Marías a partir de Corazón tan Blanco y Mañana en la batalla piensa en mí. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Espanhol) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Literatura brasileira contemporânea: a trajetória estética da escritora mineira Ana Martins Marques. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Análise da peça Otelo de Shakespeare: tragédia shakespeariana e estruturas narrativas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. William Shakespeare adaptado: uma análise de "Kiss me, Kate", de Cole Porter. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Representações do campo e da cidade: uma análise comparativa entre o conto ?A vida em Oblivion? e o artigo ?Urupês?, de Monteiro Lobato.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Um breve ex-tudo sobre uma poeta-personagem: Ana Cristina Cesar e a Poética do Disfarce. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Lugares de memória em "Olhai os Lírios do Campo", de Érico Veríssimo. 2015.
MARTINS, Edson Ferreira. UMA JANELA PARA O OUTRO: A CONSTRUÇÃO DO MONSTRO EM ?OS ASSASSINATOS DA RUA MORGUE? DE EDGAR ALLAN POE. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título:. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Um altruísta lido a partir de um espelho de Machado de Assis.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. O uso do cinema no ensino em Administração através da metáfora da diversidade em O Senhor dos Anéis. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Retratos do Cotidiano: (Hiper)texto, estilo e o sujeito contemporâneo de Humberto Gessinger. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Representações culturais da francofonia no ensino de FLE: estudo de caso do CELIF. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. O gênero "santinho" político: fusão entre o político, o religioso e o publicitário. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Uma abordagem semântico-cognitiva para o tratamento dos substantivos concreto e abstrato inseridos no espaço religiosidade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título:. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Análise de publicidades de agências bancárias privadas, sob os pressupostos da Análise do Discurso Semiolingüística de Patrick Charaudeau. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título:. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título:. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título:. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: Da janela indiscreta: o orkut como diário pessoal co-construído . (Trabalho de Conclusão de Curso). 2005.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: A Língua Francesa na UFV: por que ensinar? (Trabalho de Conclusão de Curso). 2005.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: Apuração de um sonho . (Trabalho de Conclusão de Curso). 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: A produção de textos numa escola multiseriada: utilização de estratégias lingüisticas no combate ao analfabetismo funcional. (Trabalho de Conclusão de Curso). 2004.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: Gênero textual apostila de treinamento: adequação da linguagem especializada para leitores de formação escolar elementar geral. (Trabalho de Conclusão de Curso). 2004.
MARTINS, Edson Ferreira. Título: O ensino da língua portuguesa: a postura do professor em face à função da Gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. (Trabalho de Conclusão de Curso). 2004.
MARTINS, Edson Ferreira. As variedades lingüísticas da cidade de Itaobim. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. A postura do professor em face à função da Gramática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira; SOARES, I. B.; ARAUJO, M. A.. Membro de Banca para Seleção de Professor de Linguística/Língua Portuguesa. 2022. ufv.
MARTINS, Edson Ferreira. Banca Examinadora do Concurso de Professor Substituto, na área de Língua Francesa. 2013. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca Examinadora no Concurso para o cargo de Professor Substituto de Língua Portuguesa/Latim no Departamento de Letras da UFV. 2007. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca Examinadora no Concurso para o cargo de Professor Substituto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras da UFV. 2006.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca Examinadora no Concurso para o cargo de Professor Efetivo no Curso de Zootecnia do IFET de Rio Pomba-MG. 2006.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca Examinadora no Concurso para o cargo de Professor de Língua Portuguesa no Curso Pré-Vestibular DCE-UFV. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca de Seleção do Mestrado em Letras: Estudos Literários. 2021. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, EDSON FERREIRA. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2021. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca de seleção dos bolsistas do Programa PLI/CAPES. 2018. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca de seleção dos bolsistas do Programa PLI/CAPES. 2017. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca para seleção de professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para o Cursinho Popular do DCE/UFV. 2016. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca de seleção dos bolsistas do Programa PLI/CAPES. 2016. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2015. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2014. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca para seleção de professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira para o Cursinho Popular do DCE/UFV. 2013. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2013. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Membro da Banca de seleção dos bolsistas do Programa PLI/CAPES. 2013. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2012. Universidade Federal de Viçosa.
MARTINS, Edson Ferreira. Presidente da Banca de seleção de Monitor Nível I para as disciplinas da área de Estudos Clássicos. 2011. Universidade Federal de Viçosa.
Orientou
Machado de Assis e a sátira menipeia: diálogos com a tradição luciânica nas Memórias Póstumas de Brás Cubas; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);
Machado de Assis e a sátira menipeia: diálogos com a tradição luciânica nas Memórias Póstumas de Brás Cubas; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);
Machado de Assis e a sátira menipeia: diálogos com a tradição luciânica nas Memórias Póstumas de Brás Cubas; Início: 2020; Iniciação científica (Graduando em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; (Orientador);
RELAÇÕES ENTRE CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO: A REESCRITA DO MITO DE PENÉLOPE NA POESIA DE ANA MARTINS MARQUES; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, ; Orientador: Edson Ferreira Martins;
LITERATURA, TELEVISÃO E ENSINO: Capitu na sala de aula; 2021; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, ; Orientador: Edson Ferreira Martins;
TESSITURAS DE RESISTÊNCIA: RELAÇÕES ENTRE A PERSPECTIVA TRÁGICA E A ESCREVIVÊNCIA DE CONCEIÇÃO EVARISTO; 2021; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, ; Coorientador: Edson Ferreira Martins;
A recriação do tipo escravo da comédia de Plauto em Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Dê licença do meu sol: uma visão pós-colonial da presença do cânone em Desonra (1999); 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, ; Coorientador: Edson Ferreira Martins;
CONCEIÇÃO EVARISTO: HERANÇAS, ELOS E RUPTURAS EM PONCIÁ VICÊNCIO; 2020; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Edson Ferreira Martins;
A ESPECIARIA ALHEIA NO MOLHO MACHADIANO: HELENA, UM ROMANCE COM SABOR DE TRAGÉDIA; 2018; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Ferreira Martins;
O método de Otto Maria Carpeaux e a crítica literária brasileira; 2016; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Edson Ferreira Martins;
Variação linguística: reflexões sobre o preconceito linguístico; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Permanência da cultura clássica em Machado de Assis: as relações diálógicas, a sátira menipéia e o riso em Teoria do Medalhão, de Machado de Assis e Diálogos dos Mortos, de Luciano; ; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Concepções sobre o ensino de português em uma perspectiva diacrônica; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Jogando com epigramas: uma proposta de inserção de cultura clássica no Ensino Fundamental; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Um estudo do pronome "se" classificado como apassivador ou indeterminador: da tradição gramatical à descrição lingüística; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Capitu em cena: uma análise da narrativa e da fotografia da minissérie; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
A recepção do mito de Orfeu no cinema brasileiro; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Da Afrodite grega à Vênus manca: ecos gregos na construção da personagem Eugênia, nas Memórias Póstumas de Brás Cubas; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica em Ressurreição, de Machado de Assis; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
A importância das disciplinas de tradução no curso de Secretariado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
A ANTIGUIDADE CLÁSSICA EM MACHADO DE ASSIS: REMINISCÊNCIAS DA CULTURA GRECO-LATINA NO ROMANCE HELENA; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Francês) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
REMINISCÊNCIAS DA CULTURA CLÁSSICA EM, LUÍS SOARES, DE MACHADO DE ASSIS; ; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica greco-romana nas crônicas da série História de Quinze Dias, de Machado de Assis; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
PORTUGUÊS LINGUAGENS 3: REFLEXOS DA VARIAÇÃO LINGÜÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
O pensamento Gramatical da Tradição Brasileira na segunda metade do século XX: um estudo do livro de sintaxe de Cláudio Brandão; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
de Jesus; Entre pensamento e linguagem: a interação produtiva entre Lingüística e Psicologia; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
A regência do verbo "assistir" em textos de língua escrita; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
O Ensino da Nossa Língua na Escola: o despertar da consciência; 2003; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Entre a tradição e a inovação: a presença da cultura clássica em; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica em Ressurreição, de Machado de Assis; 2016; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica em Helena, de Machado de Assis; 2015; Iniciação Científica - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica na obra; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica na obra; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Reminiscências da cultura clássica em A mão e a luva, de Machado de Assis; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
O ensino-aprendizagem de latim numa perspectiva extensionista; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
O ensino-aprendizagem de latim numa perspectiva extensionista; 2013; Orientação de outra natureza; (Direito) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Curso de Iniciação à língua italiana; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Contando histórias: o lúdico na formação de leitores; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Curso de Extensão em Língua Latina; 2005; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Aulas de Língua Portuguesa para Cursinhos Pré-Vestibulares em Comunidades Carentes; 2005; Orientação de outra natureza; (Letras) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Curso de Extensão em Língua Latina; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Edson Ferreira Martins;
Produções bibliográficas
-
MARTINS, EDSON FERREIRA . Machado de Assis, leitor de Homero. CLASSICA (SAO PAULO) , v. 33, p. 227-244, 2020.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; CRUZ, A. S. . Literatura afro-brasileira empenhada ou a resistência à distopia em dois momentos: Machado de Assis e Lima Barreto. REVISTA DE CIÊNCIAS HUMANAS UFV , v. 19, p. 1, 2019.
-
MARTINS, EDSON ; TAVARES, FERNANDA . DA GUERRA DE TROIA À GUERRA DO PARAGUAI: REMINISCÊNCIAS CLÁSSICAS EM IAIÁ GARCIA, DE MACHADO DE ASSIS. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM LETRAS (ONLINE) , v. 19, p. 43-64, 2019.
-
MARTINS, Edson Ferreira . A poética da dissimulação: sobre a apropriação da história romana em um episódio de Dom Casmurro. CALETROSCÓPIO , v. 6, p. 58-69, 2018.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Machado de Assis, autor-operário: sobre os temas clássicos presentes em Ressurreição. CADERNOS DE LETRAS DA UFF , v. 28, p. 353, 2018.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; OLIVEIRA, F. T. . Félix ou o anti-Aquiles: diálogos entre Homero e Machado de Assis. RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS , v. 5, p. 17-28, 2017.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Da Helena Grega à Helena Fluminense: Machado de Assis e a tradição clássica. O EIXO E A RODA (UFMG) , v. 25, p. 255-272, 2016.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Afrodite nos Trópicos: a reescrita da cultura clássica no romance A mão e a luva, de Machado de Assis. RÓNAI: REVISTA DE ESTUDOS CLÁSSICOS E TRADUTÓRIOS , v. 3, p. 37-62, 2015.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Construções com se Apassivador e Indeterminador na História do Português: do Passado ao Presente, a Gênese de um Processo de Mudança Linguística em Curso. Glauks (UFV) , v. 12, p. 287-312, 2012.
-
MARTINS, Edson Ferreira . A 'língua brasileira' vista por Monteiro Lobato. Revista Philologus , v. 46, p. 7-27, 2010.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; OSÓRIO, Paulo José. . Da postulação da voz passiva pronominal em português: tradição e ruptura no pensamento gramatical brasileiro. Glauks (UFV) , v. 10, p. 111-129, 2010.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Duas contribuições para a construção da ideia de língua histórica: a filologia e o estudo genealógico das línguas. Revista de Ciências Humanas (Viçosa) , v. 7, p. 15-26, 2007.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Atlas lingüístico do Estado de Minas Gerais: o princípio da uniformidade da mudança lingüística nas características fonéticas do português mineiro. Revista Virtual de Estudos da Linguagem , v. 7, p. 1-13, 2006.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Em busca da 'aurea mediocritas': superestimação e subestimação em relação ao professor de latim. EXPRESSÃO (SANTA MARIA) , Santa Maria-RS, v. 1, p. 66-70, 2005.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Voz Passiva Sintética: um caso de mudança lingüística?. Lingua(gem) , Macapá-AP, v. 1, p. 93-106, 2004.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Mito em movimento: recepção da Antiguidade greco-romana no cinema. 1. ed. , 2024. v. 1. 262p .
-
MARTINS, Edson Ferreira ; BOTELHO, P. P. (Org.) . Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias. 1. ed. Araraquara - SP: Editora Letraria, 2022. v. 1. 332p .
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson (Org.) . Memória da poesia: literatura e resistência. 1. ed. , 2015. v. 1. 249p .
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson (Org.) ; CAMPOS, Maria Cristina Pimentel (Org.) . Memória da Narrativa: Olhares sobre os Clássicos. 1. ed. Rio de Janeiro: Navona Editora, 2007. v. 1. 296p .
-
MARTINS, Edson Ferreira ; OSÓRIO, Paulo . A sintaxe das construções com "se" no Português do Brasil. 1. ed. Alpiarça: Zaina Editores, 2007. 134p .
-
MARTINS, Edson Ferreira ; SANTOS, A. L. A. . Das Hespérides a Nippon: a moira de Kurosawa em Trono manchado de sangue. In: Edson Ferreira Martins. (Org.). Mito em movimento: recepção da Antiguidade greco-romana no cinema. 1ed.Salvador: Editora Aiê, 2024, v. 1, p. 165-187.
-
FERNANDES, V. D. ; MARTINS, Edson Ferreira ; AGNOLON, Alexandre . Em terra de coronel, quem tem um Grilo é rei: astúcia, literatura e distopia no sertão de Suassuna. In: Edson Ferreira Martins; Patrícia Pedrosa Botelho. (Org.). Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias. 1ed.Araraquara - SP: Editora Letraria, 2022, v. 1, p. 78-98.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; RODRIGUES, F. L. . Sobre a construção da personagem Eugênia em Memórias Póstumas de Brás Cubas: ecos luciânicos em Machado de Assis. Oralidades. 1ed.Praia: Edições Uni-CV, 2022, v. , p. 13-37.
-
PINHO, N. A. ; MARTINS, Edson Ferreira . Penélopes, de ontem e de hoje: civilização e violência de gênero. In: Alvarez, Beethoven; Cairolli, Fabio; Gárbero, Maria Fernanda. (Org.). Estudos Clássicos: civilização e violência. 1ed.Campinas: Editora Pontes, 2022, v. 2, p. 127-155.
-
PINHO, N. A. ; MARTINS, Edson Ferreira . Revisitando a odisseia de Penélope: espaços e intolerâncias sobre o feminino na Grécia antiga. In: Edson Ferreira Martins; Patrícia Pedrosa Botelho. (Org.). Da cidade antiga à contemporânea: (in)tolerâncias, utopias e distopias. 1ed.Araraquara - SP: Editora Letraria, 2022, v. 1, p. 40-62.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Entre a memória e o esquecimento: imagens de Roma na poesia de Ovídio. In: Edson Ferreira Martins; Gerson Luiz Roani. (Org.). Memória da poesia: literatura e resistência. 1ed.Juiz de Fora: Bartlebee, 2015, v. , p. 15-37.
-
MARTINS, Edson Ferreira . O labor litterarius: do pio Enéias ao pio Virgílio. In: Edson Ferreira Martins; Gerson Luiz Roani; Maria Cristina Pimentel Campos. (Org.). Memória da narrativa: olhares sobre os clássicos. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Navona, 2007, v. , p. 13-36.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Em torno das idéias lingüísticas presentes em "O colocador de Pronomes", de Monteiro Lobato. In: I Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa, 2008, São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional de Língua Pportuguesa, 2008.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; MARCALO, M. J. . Diversidade lingüística e identidade nacional em Monteiro Lobato: contributos para o estudo do Português do Brasil e do Português Europeu. In: VII Colóquio Anual da Lusofonia, 2008, Bragança. Anais do VII Colóquio Anual da Lusofonia, 2008.
-
FONSECA, J. Z. B. ; MARTINS, Edson Ferreira . Estudo regencial do verbo assistir: uma análise variacionista. In: V Congresso de Letras, 2005, Caratinga. Anais do V Congresso de Letras, 2005.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; GEORGOPOULOS, C. L. ; CUNHA, P. F. . Deuses olímpicos: o masculino versus o feminino na mitologia greco-latina. In: III Semana do Professor, 2002, Juiz de Fora. III Semana do Professor, 2002.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Machado leitor de Homero: a imitação criativa em três romances do jovem autor. In: XV Congresso Internacional da ABRALIC, 2017. XV Congresso Internacional da ABRALIC - Caderno de Resumos. p. 1718-1718.
-
GOTTI, R. L. ; MARTINS, Edson Ferreira . A recepção dos mitos de Helena e Penélope na composição do romance Helena, de Machado de Assis. In: XIV Congresso Internacional da ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. XIV Congresso Internacional da ABRALIC - Caderno de Resumos, 2016.
-
MARTINS, Edson Ferreira . ?Aí vindes outra vez, inquietas sombras?: a apropriação da história romana em um episódio de Dom Casmurro. In: XIV Congresso Internacional da ABRALIC, 2016, Rio de Janeiro. XIV Congresso Internacional da ABRALIC - Caderno de Resumos, 2016. p. 126-126.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Da Helena grega à Helena fluminense: a reescrita da cultura clássica na obra de Machado de Assis. In: V Encontro de Professores de Latim, 2015, Salvador-BA. II Encontro de Estudos Clássicos da Bahia / V Encontro Nacional de Professores de Latim. Programação e Resumos., 2015. p. 72-73.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Por uma poética da emulação: a reescrita da cultura clássica no romance Helena de Machado de Assis.. In: XX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2015, Mariana. XX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos Caderno de Programação e Resumos, 2015. p. 78-78.
-
GOTTI, R. L. ; MARTINS, Edson Ferreira . Reminiscências da cultura clássica no romance Helena, de Machado de Assis. In: XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2014, Juiz de Fora. Cadernos de resumos [da] XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere aprender e ensinar os clássicos, 2014. p. 43-43.
-
OLIVEIRA, F. T. ; MARTINS, Edson Ferreira . Prófugo Fluminense: Reminiscências da Cultura Clássica em Ressureição, de Machado de Assis. In: XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2014, Juiz de Fora. Cadernos de resumos [da] XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere aprender e ensinar os clássicos, 2014. p. 30-31.
-
CARIA, G. M. ; MARTINS, Edson Ferreira . A Herança da Antiguidade Clássica em A Mulher de Preto, de Machado de Assis. In: XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2014, Juiz de Fora. Cadernos de resumos [da] XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere aprender e ensinar os clássicos, 2014. p. 32-33.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; LIMA, W. F. . O ensino de Cultura Clássica hoje: para quem e para quê?. In: XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2014, Juiz de Fora. Cadernos de resumos [da] XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere aprender e ensinar os clássicos, 2014. p. 24-24.
-
FERREIRA, L. R. ; MARTINS, Edson Ferreira . Reminiscências da Cultura Clássica em Contos Fluminenses, de Machado de Assis. In: XXIII SEMANA DE ESTUDOS CLÁSSICOS, 2014, Juiz de Fora. Cadernos de resumos [da] XXIII Semana de Estudos Clássicos: Discere et docere aprender e ensinar os clássicos, 2014. p. 41-41.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Reescritas da cultura clássica no romance A mão e a luva, de Machado de Assis. In: XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2013, Brasília. XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos: O Futuro do Passado. Caderno de Resumos, 2013. p. 19-19.
-
MIRANDA, Gisele ; MARTINS, Edson Ferreira . O ensino da morfologia: o substantivo. In: IX Semana de Letras da UFOP, 2006, Ouro Preto. Anais da IX Semana de Letras da UFOP, 2006.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Voz Passiva Sintética: um caso de mudança lingüística?. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN, 2005, Brasília. Livro de resumos, 2005.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; CARDOSO, M. E. C. . Relações entre escrita e poder: do grafitismo nas paredes de Pompéia às pichações das metrópoles contemporâneas. In: VIII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras, 2005, Viçosa-MG. Anais do VIII Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras, 2005.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ZAGARI, M. R. L. . Atlas Lingüístico do Estado de Minas Gerais. In: VIII eminário de Iniciação Científica, 2000, Ouro Preto. Anais do VIII eminário de Iniciação Científica da UFOP. Ouro Preto: Editora da UFOP, 2000. p. 278-278.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ZAGARI, M. R. L. . O uso do presente na fonética do Português para explicar o passado. In: VIII eminário de Iniciação Científica, 2000, Juiz de Fora. VIII Seminário de Iniciação Científica da UFJF: Livro de Resumos. Juiz de Fora: Propp/UFJF, 2000. p. 39-39.
-
MARTINS, EDSON FERREIRA . Câmera. Salvador, 2024. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; SANTOS, A. L. A. . Mitologia clássica e o filme de faroeste. Salvador: Editora Aiê, 2024. (Tradução/Artigo).
-
MARTINS, Edson Ferreira . Primeiras Palavras. Araraquara, 2022. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
MARTINS, Edson Ferreira . Machado e o Cânone Ocidental. Belo Horizonte: Suplemento Literário de Minas Gerais, 2016 (resenha).
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson . Apresentação. Juiz de Fora, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
-
MARTINS, Edson Ferreira ; ROANI, Gerson ; CAMPOS, Maria Cristina Pimentel . Apresentação. Rio de Janeiro, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Introdução)>.
Outras produções
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Revisão de Português das provas objetivas e discursivas dos processos seletivos 2007 da UFV. 2006.
MARTINS, Edson Ferreira . Tradutor juramentado de Língua Latina junto à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFV. 2006.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Revisão de Português das provas objetivas e discursivas dos processos seletivos 2006-2 da UNIFAL. 2006.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Revisão de Português das provas objetivas e discursivas dos processos seletivos 2006 da UFV. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 2 (triênio 2004-2006) da UFV. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 1 (triênio 2005-2007) da UFV. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do Concurso do AGROS - Edital 01/2006. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do Concurso da Secretaria Estadual de Educação - Edital SEE 01/2005. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do Concurso da Secretaria Estadual de Educação - Editais SEEAE 02/2005, SEEATE 03/2005 e SEEAEI 04/2005. 2005.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Revisão de Português das provas objetivas e discursivas dos processos seletivos 2005 da UFV. 2004.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 2(triênio 2003-2005) da UFV. 2004.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 1 (triênio 2004-2006) da UFV. 2004.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Revisão de Português das provas objetivas e discursivas dos processos seletivos 2003 da UFV. 2002.
MARTINS, Edson Ferreira . Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 1(triênio 2002-2004) da UFV. 2002.
MARTINS, Edson Ferreira . Presidente da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 2 (triênio 2001-2003) da UFV. 2002.
MARTINS, Edson Ferreira . Machado de Assis como um novo clássico. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira . A língua portuguesa como patrimônio cultural. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira . Gonçalves Dias, poeta do indianismo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira . Cecília Meireles: a poética da liberdade. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira . A poesia como arte universal. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira . Drummond: versos de Itabira para o mundo. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).
MARTINS, Edson Ferreira ; JUNQUEIRA, L. . I Colóquio Internacional Mitologia e História em Séries. 2022. (Site).
MARTINS, Edson Ferreira . A presença da cultura clássica em Machado de Assis. 2015. (Blog).
MARTINS, Edson Ferreira . I Jornada de Estudos Clássicos. 2015. (Rede social).
MARTINS, Edson Ferreira . Do texto à imagem: notas sobre a adaptação do romance Dom Casmurro por Luiz Fernando Carvalho na minissérie Capitu (2008). 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MARTINS, Edson Ferreira . O Anfitrião. 2017. Teatral.
MARTINS, Edson Ferreira . Um Deus dormiu lá em casa, de Guilherme Figueiredo (Leitura dramatizada). 2008. Teatral.
MARTINS, Edson Ferreira ; CRUZ, A. S. . The Letras Band (Viva la Hispanidad!). 2017. Interpretação.
MARTINS, Edson Ferreira ; CRUZ, A. S. . The Letras Band (Fête de la Musique). 2017. Interpretação.
MARTINS, Edson Ferreira . Um Canibal nos Trópicos. 2019. Filme.
MARTINS, Edson Ferreira . Machado de Assis: leitor dos clássicos. 2016. Filme.
MARTINS, Edson Ferreira . Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras da UFV. 2007.
MARTINS, Edson Ferreira . Variação e mudança lingüística na análise da dita (dissertação). 2004 (Dissertação) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - Atual
A recepção das mitologias nas artes contemporâneas, Descrição: O projeto busca revalorizar o conceito de clássico, a partir de uma definição abrangente que o entenda como um ?ponto de referência?, como aquilo que sobrevive, ou, como se quiser, resiste a sucessivas visitações sem perder a capacidade de gerar novos e estimulantes sentidos, novas e inusitadas, surpreendentes e incômodas formas. Visa-se compreender de que forma as artes contemporâneas (a Literatura, o Cinema, a Música, o Teatro, a Pintura, a Dança) incorporam em si o legado das civilizações da Grécia, da Roma e da África antigas por meio de processos dialógicos, como, por exemplo, citações ou alusões a personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo a fatos culturais que se reportem às cosmogonias e vivências próprias de cada uma dessas civilizações. Em chave intertextual, busca-se, então, relacionar as culturas antigas às do presente por meio da análise de obras artísticas produzidas por artistas brasileiros ou estrangeiros na Contemporaneidade. Como objetivos específicos, busca-se (i) discutir as formas pelas quais tais criações artísticas dialogam com as culturas grega, romana e africana, a partir da reescrita dos mitos e das mitologias produzidas como narrativas tradicionais (BURKERT, 1991); (ii) refletir teórica e criticamente sobre o discurso artístico a partir da construção das identidades, da memória e dos espaços simbólicos brasileiros e estrangeiros, buscando o entendimento das interações entre práticas sociais, artísticas e culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Letícia Alves Junqueira Sena - Integrante.
-
2020 - Atual
Machado de Assis e a sátira menipeia: diálogos com a tradição luciânica nas Memórias Póstumas de Brás Cubas, Descrição: Desdobramento do projeto maior "Reminiscências da Cultura Clássica na obra de Machado de Assis", neste subprojeto busca-se investigar as relações dialógicas entre a poética machadiana e os autores gregos e romanos antigos ligados à sátira menipeia a partir de uma releitura crítica do romance Memórias Póstuma de Brás Cubas. Conforme já analisamos (MARTINS, 2020), inexistem diálogos com Luciano de Samósata e a tradição da menipeia no corpus da produção romanesca de Machado anterior à publicação das Memórias Póstumas. Na presente pesquisa, objetivamos demonstrar como o conhecimento da tradição luciânica modifica a poética da emulação do Bruxo a partir desse encontro, trazendo contributos temáticos e formais que determinam cabalmente a forma de seu romance dialógico (BAKHTIN, 2002). , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador.
-
2017 - 2018
Entre a estilização e a paródia: a reescrita da cultura clássica em quatro romances de Machado de Assis, Descrição: Desenvolvido como pesquisa de pós-doutorado, o projeto visa reunir e analisar sistematicamente os resultados obtidos em quatro subprojetos anteriores dedicados à investigação das relações dialógicas entre a poética machadiana e o legado literário e cultural das civilizações grega e romana.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador.
-
2016 - 2017
A presença da cultura clássica em "Iaiá Garcia"., Descrição: Vinculado ao projeto "A recepção da cultura clássica na obra de Machado de Assis", o subprojeto em pauta tem como objetivo específico identificar as passagens em que, por meio da citação de personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo de fatos culturais, Machado se reporta ao universo do mundo da Grécia e da Roma Antigas no seu quarto romance, publicado em 1876, intitulado "Iaiá Garcia".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Fernanda Tavares - Integrante.
-
2016 - Atual
A presença da cultura clássica na literatura brasileira pós-1822, Descrição: O projeto busca revalorizar o conceito de clássico, a partir de uma definição abrangente que o entenda como um ?ponto de referência?, como aquilo que sobrevive, ou, como se quiser, resiste a sucessivas visitações sem perder a capacidade de gerar novos e estimulantes sentidos, novas e inusitadas, surpreendentes e incômodas formas. Visa-se compreender de que forma a literatura brasileira incorpora em si o legado da cultura greco-romana por meio de processos dialógicos, como, por exemplo, citações ou alusões a personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo a fatos culturais que se reportem ao mundo da Grécia e da Roma Antigas, presentes em obras ficcionais de diferentes gêneros (romance, conto, poesia, teatro etc.), produzidas por autores brasileiros inseridos, prioritaria mas não exclusivamente, a partir da primeira metade do século XIX, quando ocorre a proclamação da independência do país, período de grande efervescência política, cultural e estética no Brasil, que deixa a condição de colônia e, pela primeira vez na história, se torna independente da antiga metrópole portuguesa. Como objetivos específicos, busca-se (i) discutir as formas pelas quais tais obras dialogam com a cultura greco-romana, a partir da reescrita de temas culturais transversais encontrados ao longo dos textos selecionados como corpora; (ii) refletir sobre o discurso literário a partir da construção das identidades, da memória e dos espaços simbólicos brasileiros, buscando o entendimento das interações entre práticas sociais, artísticas e culturais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Rafael Lobão Gotti - Integrante / Nínive Andrade Pinho - Integrante / Vanessa Dias Fernandes - Integrante / Rodrigo Mansor - Integrante.
-
2016 - Atual
Literatura e Imprensa, Descrição: Descrição: O presente projeto tem por objetivo investigar em diferentes fontes jornalísticas a presença de obras e escritores da literatura brasileira visando possíveis contribuições para os estudos literários. Consideramos que conhecer e analisar o que foi divulgado nos jornais e revistas sobre nossos escritores é também buscar compreender e discutir outros fatores e espaços, além da obra e da academia, que interferem no campo da produção erudita. A imprensa como fonte de pesquisa no Brasil não é uma novidade, principalmente nos trabalhos historiográficos. O que é novo para o pesquisador de hoje é sobretudo as possibilidade de pesquisa ampliadas pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que facilitaram o acesso a esses periódicos. Nesse sentido, destacamos a importância da Hemeroteca Digital, abrigada na Biblioteca Nacional desde julho de 2012, que dispõe de acesso a centenas de jornais e revistas brasileiras dos séculos XIX e XX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Integrante / Joelma Santana Siqueira - Coordenador / Adélcio Sousa Cruz - Integrante.
-
2014 - 2015
Reminiscências da cultura clássica no romance "Helena", Descrição: Vinculado ao projeto "A recepção da cultura clássica na obra de Machado de Assis", o subprojeto em pauta tem como objetivo específico identificar as passagens em que, por meio da citação de personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo de fatos culturais, Machado se reporta ao universo do mundo da Grécia e da Roma Antigas no seu terceiro romance, publicado em 1876, intitulado "Helena".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Rafael Lobão Gotti - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2013 - 2014
Reminiscências da cultura clássica nos primeiros contos de Machado de Assis, Descrição: Vinculado ao projeto "A recepção da cultura clássica na obra de Machado de Assis", o subprojeto em pauta tem como objetivo específico identificar as passagens em que, por meio da citação de personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo de fatos culturais, Machado se reporta ao universo do mundo da Grécia e da Roma Antigas na sua obra intitulada "Contos Fluminenses".. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Giulliana Mendes Cária - Integrante / Lorena Ribeiro Ferreira - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
-
2012 - 2013
Reminiscências da cultura clássica no romance "A mão e a luva", Descrição: Vinculado ao projeto "A recepção da cultura clássica na obra de Machado de Assis", o subprojeto em pauta tem como objetivo específico identificar as passagens em que, por meio da citação de personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo de fatos culturais, Machado se reporta ao universo do mundo da Grécia e da Roma Antigas em seu romance "A mão e a luva". , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador.
-
2012 - Atual
Reminiscências da cultura clássica na obra de Machado de Assis, Descrição: O projeto tem como objetivo geral discutir a recepção da cultura clássica no conjunto das obras escritas por Machado de Assis, em seus diversos gêneros (romance, conto, poesia, teatro, crônica, crítica), indagando sobre as funções a que se presta a incorporação dessa camada intertextual (BAKHTIN, 2002) nos escritos do autor brasileiro. Como objetivos específicos a serem alcançados, podemos destacar: a) identificar as passagens em que, por meio da citação de personagens históricos ou ficcionais, ou mesmo de fatos culturais, Machado se reporta ao universo do mundo da Grécia e da Roma Antigas; b) refletir sobre as formas pelas quais a narrativa machadiana dialoga com a cultura greco-romana, a partir da reescrita dos mitemas encontrados ao longo das obras selecionadas; c) produzir material bibliográfico e/ou videográfico (documentários, resenhas, artigos, livros, blog, entre outros), reunindo sistematica e gradativamente os resultados obtidos nos subprojetos concluídos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) . , Integrantes: Edson Ferreira Martins - Coordenador / Rafael Lobão Gotti - Integrante / Fernando Teixeira de Oliveira - Integrante / Giulliana Mendes Cária - Integrante / Lorena Ribeiro Ferreira - Integrante / Mariana de Oliveira Costa - Integrante / Fernanda Tavares - Integrante / Paulo Roberto de Deus Júnior - Integrante.
Prêmios
2017
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Julho de 2017, Universidade Federal de Viçosa.
2015
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Janeiro de 2015, Universidade Federal de Viçosa.
2015
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Julho de 2015, Universidade Federal de Viçosa.
2005
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Janeiro de 2005, Universidade Federal de Viçosa.
2005
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Julho de 2005, Universidade Federal de Viçosa.
2003
Professor Homenageado do Curso de Letras - Formandos de Agosto de 2003, Universidade Federal de Viçosa.
2001
Premiação pelo CNPq de Melhor Trabalho na área de Ciências Humanas, no Simpósio de Iniciação Científca da UFJF, Universidade Federal de Juiz de Fora.
2000
Premiação pelo CNPq de Menção Honrosa na área de Ciências Humanas, no Simpósio de Iniciação Científica da UFOP, Universidade Federal de Ouro Preto.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Letras. , Campus Universitário, Campus Universitário, 36570-000 - Vicosa, MG - Brasil, Telefone: (31) 38991582, Ramal: 2411, Fax: (31) 38992410, URL da Homepage:
Experiência profissional
2004 - Atual
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Associado, Regime: Dedicação exclusiva.
2001 - 2003
Universidade Federal de ViçosaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Atividades
-
03/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Letras.,Linhas de pesquisa
-
05/2006
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
05/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina I, Monografia
-
03/2006
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.,Cargo ou função, Tradutor juramento de Língua Latina.
-
11/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Projeto: "Aulas de Língua Portuguesa para os cursos pré-vestibulares carentes de Viçosa".
-
03/2005
Direção e administração, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Coordenador de Graduação do Curso de Letras.
-
03/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenador do Curso de Extensão em Língua Latina.
-
03/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Ensino.
-
10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Curso de Pedagogia.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação do curso de Pedagogia.
-
10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão.
-
08/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Departamento de Letras.
-
08/2020 - 10/2020
Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura, História e Memória
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Latim I
-
08/2019 - 12/2019
Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias em Literatura Comparada
-
03/2019 - 06/2019
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica, Língua Latina II, Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Língua Latina I
-
08/2018 - 12/2018
Ensino, Mestrado em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teorias em Literatura Comparada
-
03/2017 - 07/2017
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica / Língua Latina II / Sintaxe II/ Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
-
06/2014 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão Coordenadora do Curso de Letras.
-
08/2016 - 12/2016
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português / Língua Latina I/ Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
-
03/2014 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Extensão do DLA.
-
03/2012 - 08/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do DLA.
-
03/2016 - 07/2016
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica / Língua Latina II / Sintaxe II/ Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira
-
03/2011 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Departamento de Letras.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Letras.
-
08/2015 - 12/2015
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português / Língua Latina I
-
03/2015 - 07/2015
Ensino, Abi - Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica / Língua Latina II / Sintaxe II
-
08/2014 - 12/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Língua Latina I
-
03/2014 - 07/2014
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica, Sintaxe do Português (II), Língua Latina II
-
08/2013 - 11/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fonética e Fonologia do Português, Diacronia do Português, Língua Latina I
-
03/2013 - 07/2013
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica, Língua Latina II, Sintaxe do Português (II)
-
08/2012 - 11/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Língua Latina I
-
03/2012 - 07/2012
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica, Língua Latina II, Sintaxe do Português (II)
-
08/2011 - 12/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina I, Diacronia do Português
-
03/2011 - 07/2011
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Cultura Clássica, Língua Latina II, Sintaxe do Português (II)
-
03/2006 - 07/2006
Ensino, Estudos Lingüísticos e Literários, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Níveis de Organização da Linguagem, Lingüística: Perspectivas Contemporâneas de Análise
-
08/2005 - 04/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Sintaxe II
-
08/2005 - 11/2005
Extensão universitária , Departamento de Letras.,Atividade de extensão realizada, Coordenador Geral do VIII Encontro Mineiro de Estudantes de Letras.
-
07/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Revisor de Língua Portuguesa.
-
07/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração das provas objetivas e discursvas do PASES 2.
-
07/2005 - 10/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de elaboração das provas objetivas e discursivas do PASES 2.
-
03/2005 - 07/2005
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sintaxe I, Morfologia II, Língua Latina
-
05/2005 - 06/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Membro da Comissão de elaboração das questões objetivas da prova para o cargo de professor do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Secretaria Estadual de Educação.
-
08/2004 - 12/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Fonética e Fonologia, Sintaxe II
-
07/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 2 (triênio 2003-2005).
-
07/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Revisor de Língua Portuguesa.
-
07/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Membro da comissão de elaboração das provas objetivas e discursivas do PASES 2.
-
07/2004 - 10/2004
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Revisor de Língua Portuguesa (Pases e Vestibular).
-
05/2004 - 07/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina I, Sintaxe I, Morfologia II
-
05/2004 - 07/2004
Ensino, Gestão de Cooperativas, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental I
-
03/2003 - 08/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística do português, Língua Latina
-
03/2002 - 08/2003
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Redação e Expressão Oral I, Redação e Expressão Oral II, Redação e Expressão Oral III
-
03/2003 - 07/2003
Ensino, Economia Doméstica, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental I
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Sintaxe II
-
08/2001 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diacronia do Português, Sintaxe II
-
07/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Revisor de Língua Portuguesa.
-
07/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 1 (triênio 2002-2004).
-
07/2002 - 10/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Presidente da Comissão de Elaboração das provas objetivas e discursivas de Língua Portuguesa do PASES 2 (triênio 2001-2003) da UFV.
-
03/2002 - 07/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Estilística do Português, Língua Latina
-
01/2002 - 01/2002
Conselhos, Comissões e Consultoria, Comissão Permanente de Vestibular.,Cargo ou função, Avaliador de Redações.
2017 - 2018
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral, Carga horária: 8
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Letras.,Linhas de pesquisa
2002 - 2004
Universidade Presidente Antônio CarlosVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 8
Atividades
-
02/2004 - 04/2004
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português V (Filologia), Língua Latina III
-
02/2004 - 04/2004
Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental II, Português Instrumental I
-
02/2004 - 04/2004
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Português Instrumental
-
08/2003 - 12/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Lingüística II, Língua Latina IV, Língua Latina II
-
02/2003 - 07/2003
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina III, Língua Latina I
-
08/2002 - 12/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina II, Língua Latina IV
-
02/2002 - 08/2002
Extensão universitária .,Atividade de extensão realizada, Curso de Latim voltado aos interesses de alunos de Ciências Jurídicas.
-
02/2002 - 07/2002
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Língua Latina IV, Língua Latina III, Língua Latina I
2018 - 2018
Università degli Studi Roma TreVínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador em Estágio Pós-Doutoral, Carga horária: 8
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Edson Ferreira Martins e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?