Maria Divanira de Lima Arcoverde
Graduada em Letras pela Universidade Regional do Nordeste, com Pós-graduação Lato Sensu em Educação-UFPB e Comunicação Educacional-UEPB. Mestrado em Ciências da Sociedade na Área de Linguagem e Cultura-UEPB e Doutora em Literatura e Interculturalidade pelo Programa de Pós-graduação do Departamento de Letras-PPGLI/UEPB. Vasta experiência na área de Ensino em Linguística Aplicada, Formação de Professores, Práticas de Letramentos e Produção Textual. Revisora Linguística. Pesquisadora na área da Interculturalidade, com foco de análise sob a perspectiva dos conceitos bakhtinianos.
Informações coletadas do Lattes em 01/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Literatura e Interculturalidade
2011 - 2015
Universidade Estadual da Paraíba
Título: OS ENUNCIADOS PROVERBIAIS COMO PARADIGMA DE RESSIGNIFICAÇÃO E TRANSFIGURAÇÃO SIMBÓLICA N'A PEDRA DO REINO
PROFª Drª Geralda Medeiros Nóbrega. Palavras-chave: Discurso proverbial; Literatura Brasileira; Pluralidade Discursiva; Dialogismo; Plurilinguismo.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura e Interculturalidade. Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Mestrado em Ciências da Sociedade
1996 - 1998
Universidade Estadual da Paraíba
Título: Diários dialogados: uma estratégia de aprendizagem na co-produção textual,Ano de Obtenção: 1998
Orientador: Maria do Socorro Oliveira
Palavras-chave: Produção textual; Diários dialogados; Linguagem e ensino.Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa / Especialidade: Produção Textual. Setores de atividade: Educação Média de Formação Geral.
Especialização em Comunicação Educacional
1989 - 1990
Universidade Estadual da Paraíba
Título: A incidência do Relativo ''Quem" nos Adágios Populares
Orientador: Maria Salete Carolino
Especialização em Educação Básica
1982 - 1982
Universidade Federal da Paraíba
Título: Projeto de Ação Educacional
Orientador: Albanita Guerra de Araújo
Formação complementar
2002 - 2002
Programa de Capacitação de Avaliadores. , Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
2000 - 2002
PROFORMAÇÃO. (Carga horária: 230h). , Secretaria de Educação a Distância.
Idiomas
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística Aplicada.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
Participação em eventos
I Simpósio Internacional de Estudos Africanos. 2010. (Simpósio).
Encontro de Formação de Tutores em EaD.Requisitos e atribuições do Tutor. 2010. (Encontro).
VI Seminário Nacional sobre Ensino de Língua Materna e Literatura.Integrante da Comissão Científica. 2009. (Seminário).
I Encontro de Coordenadores em EAD.Grupos de Trabalho. 2008. (Encontro).
Participação em bancas
ARCOVERDE, M. D. de L; AGOSTINHO, C.. Novas Tecnologias em Educação: Instrução ou Construção?. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa.
ARCOVERDE, M. D. de L. Um olhar sobre (In)Disciplina Escolar. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa.
ARCOVERDE, M. D. de L; AGOSTINHO, C.. Reflexões acerca do programa Se Liga e Acelera Brasil. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa.
ARCOVERDE, M. D. de L; COSTA,A. A.; COSTA FILHO, J. A.. Os livros didáticos de História e a construção da identidade brasileira. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
RASIA, A.;ARCOVERDE, M. D. de L; MARQUES, F.L.M. Cotidiano e Planejamento das Ações Pedagógicas na Educação Infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
RASIA, A.;ARCOVERDE, M. D. de L. O Lúdico como Proposta Pedagógica nas séries Iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; RASIA, A.; SOUSA, J. D. P de. A leitura no cotidiano escolar. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; MARQUES, F.L.M; RASIA, A.. O Ensino de História na EJA: a contribuição do lúdico como metodologia de ensino inovadora. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; PEREIRA, J. D.; RASIA, A.. O Arcaísmo lexical: Do campo para a sala de aula. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
RASIA, A.;ARCOVERDE, M. D. de L; MARQUES, F.L.M. Cotidiano e Planejamento das ações pedagógicas na educação infantil. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. O ensino Multisseriado e as dificuldades na escrita de textos nas séries iniciais. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
CARVALHO, A. L.;ARCOVERDE, M. D. de L; ARCOVERDE, R. D. L.. Uma análise da importância da motivação no trabalho dos profissionais em educação do Centro de Atenção Integral CAIC de Campina Grande PB. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
CARVALHO, A. L.;ARCOVERDE, M. D. de L; ARCOVERDE, R. D. L.. A comunicação interna como estratégia de motivação para o desenvolvimento organizacional. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão Pública) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; SOUSA, L. M. A materialização do currículo integrado nos Cursos do PROEJA. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional) - Universidade Federal da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; MORAIS, R. da S. M.; MONTENEGRO, M. do S. M.. Evasão X PROEJA: desafios, oportunidades e conquistas. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional) - Universidade Federal da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; GOMES, A. B; RASIA, A.. Ãvaliação de Programas e Políticas:um estudo no Curso de Administração a Distância da UEPB. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, A. B; ARCOVERDE, R. D. L.;ARCOVERDE, M. D. de L. Concepções e Práticas na Educação a Distância. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, A. B;ARCOVERDE, M. D. de L; RASIA, A.. Limites e possibilidades no uso do ambiente virtual de aprendizagem do Curso de Geografia em EaD. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, A. B;ARCOVERDE, M. D. de L; RASIA, A.. A implementação e o uso de computadores na Educação no Brasil. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, A. B;ARCOVERDEARCOVERDE, M. D. de L. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
GOMES, A. B; ARCOVERDE, R. D. L.;ARCOVERDE, M. D. de L. O sócio-interacionismo no contexto de EaD: a experiência da UFRN. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Novas Tecnologias) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; CARNEIRO, C. G; CELINO, M. L. de S. Leitura e Escrita como práticas sociais. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. A relevância da tarefa de casa no processo de ensino-aprendizagem em salas de aula. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Ensino de Gramática e Concepções de Língua. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. O processo de aquisição da escrita. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Como Despertar no Aluno o Prazer da Leitura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Literatura Popular e as Possibilidades de Letramento. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. O Prazer de Aprender por meio de Jogos e Brincadeiras. 2007 - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. As variantes linguísticas no contexto escolar. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Práticas Sociais de Leitura e Escrita. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Refletindo sobre leitura e leitores em processo de alfabetização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Proposta de de Planejamento e Avaliação de Escritas na Alfabetização. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. ComoDespertar nos Alunos o prazer da leitura. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. A Produção Textual como Processo e as estratégias de avaliação. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L. Leitura Prazerosa: um convite à leitura na praça. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba.
MACIEL, A. B.;ARCOVERDE, M. D. de L; LIMA, J. J.. Comissão Central do Concurso Público para Professor Titular. 2007. Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; CARVALHO, L. G. A.; DINIZ, C. R.. Comissão Central do Concurso Público para Docentes. 2005. Universidade Estadual da Paraíba.
GUIMARAES, F. R.;ARCOVERDE, M. D. de L; BORGES, B. L. M.; MOTTA, V. L. B.. Comissão Central do Concurso Público para Docentes. 2003. Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; SILVA, M. F.. Processo de Seleção Simplificada. 2001. Universidade Estadual da Paraíba.
REINALDO, M. A.;ARCOVERDE, M. D. de L; BEZERRA, M. A.. Concurso Público de Provas e Títulos Para professor. 1998. Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; GUIMARAES, M. L. G.; CUNHA, J. F.; SOUZA, S. M.. Comissão Julgadora do Prêmio Professor do Ano. 2005. Governo do Estado da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; RIBEIRO, M. G.; CARVALHO, E. O. D.. Comissão de Avaliação de Desempenho de Docentes. 2005. Universidade Estadual da Paraíba.
SILVA, E. M.;ARCOVERDE, M. D. de L. Comissão Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. 2004. Governo do Estado da Paraíba.
VIEIRA, E. M.;ARCOVERDE, M. D. de L; SILVA, E. M.; GAMA, M. A. V. L.; LIMA, J. J.. Comissão para Implementar e Coordenar o Curso Pedagogia em Regime Especial. 2001. Universidade Estadual da Paraíba.
ARCOVERDE, M. D. de L; OLIVEIRA, A.; SOUSA, M. F. C.. Comissão da Reforma Curricular do Curso de Letras. 1997. Universidade Estadual da Paraíba.
Orientou
O gênero jornalístico como estratégia metodológica na EJA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
A ação docente na EJA; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Novas Tecnologias em Educação: Instrução ou Construção?; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Reflexões Acerca do Programa Se liga e Acelera Brasil; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Orientação e Supervisão Escolar) - Centro Universitário de João Pessoa; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Uma leitura descritiva do Pró-Letramento; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
A Função Social da Leitura no Ensino Fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Ensino de História na EJA: a contribuição do lúdico como metodologia de ensino inovadora; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Arcaísmo lexical: do campo para a sala de aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O ensino multisseriado e as dificuldades da escrita de textos nas séries iniciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Formação Continuada de Professores da EJA da Rede Pública Municipal de Campina Grande; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
A Função Social da Escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Dificuldades no processo de aprendizagem entre crianças da primeira fase do Ensino Fundamental; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Uma experiência de leitura com o ensino de EJA: estratégia de ensino-aprendizagem; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Prazer da Leitura nas Séries Iniciais; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem de Leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Literatura de Cordel na Sala de Aula; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Intertextualidade e Leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
de Arruda; Leitura como Prática Social na Escola; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Mundo Fascinante da Leitura; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Leitura X Escrita: binômio fundamental no processo ensino-aprendizagem; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O uso dos recursos tecnológicos na escola pública; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Profissional) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Prática de Letramento Escolar e a apropriação dos gêneros textuais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
A prática do letramento no quinto ano do ensino fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Dificuldades de aprendizagem de leitura no segundo ano do ensino fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O acesso da criança no cotidiano escolar; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Leitura e Escrita nas séries iniciais do ensino Fundamental; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Leitura e Escrita como práticas sociais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Como formar bons leitores nas séries iniciais; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Práticas Sociais de leitura; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Educação) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Turismo na Formação de profissionais em Areia- PB; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em educação Profissional Integrada) - Universidade Federal da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Um olhar sobre a produção textual de alunos do fundamental I; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Uma abordagem sobre o ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Papeis que integram a relação professor-aluno: educar para a liberdade ou opressão; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O discurso do professor em sala de aula: subjetividades e afetividades nas práticas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O Prazer de ler na escola; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O lúdico na Literatura Infantil: um olhar sobre a prática do professor; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
As variantes linguísticas no contexto escolar; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
A literatura infantil no processo ensino-aprendizagem; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
O prazer de aprender através dos jogos e brincadeiras; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Literatura Popular: possibilitando o letramento; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Uma revisão das práticas de produção textual em turmas multisseriadas; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba; Orientador: Maria Divanira de Lima Arcoverde;
Produções bibliográficas
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A transposição didática dos PCNs em Sala de Aula. Scriptum (Campina Grande) , v. 1, p. 07-87, 2004.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A Inscrição do Sujeito no Mundo da Escrita. Revista do Programa Alfabetização Solidária , v. 02, p. 05-137, 2002.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Três Olhares sobre o uso da Língua Portuguesa. Revista da Unipe , v. 01, p. 01, 2000.
-
ARCOVERDE, R. D. L. ; ARCOVERDE, M. D. de L . Fundamentos e Práticas de Leitura e Escrita. 1ª. ed. Campina Grande - PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba - EDUEPB, 2014. v. 01. 150p .
-
RIBEIRO, M. G. (Org.) ; ARCOVERDE, M. D. de L (Org.) . Tempo de tecer, tempo de colher. 1. ed. CAMPINA GRANDE/PB: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2013. v. 1. 206p .
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; ARCOVERDE, R. D. L. . Leitura, interpretação e produção textual. 1. ed. Campina Grande: Editora Universitária da UEPB, 2007. v. 15. 280p .
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Recortes de uma convivênia acadêmico-cultural. In: Maria Goretti Ribeiro; Maria Divanira de Lima Arcoverde. (Org.). Tempo de Tecer, tempo de colher. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paríba, 2013, v. 1, p. 101-124.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Entrelaçando ideias para a apresentação. In: Maria Goretti Ribeiro; Maria Divanira de Lima Arcoverde. (Org.). Tempo de tecer, tempo de colher. 1ed.Campina Grande: Editora da Universidade Estadual da Paraíba, 2013, v. 1, p. 13-17.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; SANTO, Eliete Correia . Práticas de Letramento permeadas entre o real e o desejável. In: SANTOS, Eliete Correia; SOUSA, Francinete Fernandes. (Org.). Seminários de saberes arquivísticos: reflexões e diálogos para formação do arquivista.. 01ed.CURITIBA: APPRIS, 2013, v. 02, p. 287-306.
-
ARCOVERDE, R. D. L. ; QUEIROZ, C. ; ARCOVERDE, M. D. de L . Produção e autoria em Educação a Distância. In: Antonio Roberto Coelho Serra; João Augusto Ramos e Silva. (Org.). Por uma educação sem distância: recortes da realidade brasileira. 1ed.São Luis: Editora da Universidade Estadual do Maranhão, 2008, v. 1, p. 249-258.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Estudos de Língua Portuguesa. In: MOURA, E. de S. (Org.). Caderno de atividades. 04ed.Campina Grande - PB: Gráfica da UEPB, 2000, v. 04, p. 01-129.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Diários Dialogados: trajetória e possibilidades de trabalho. In: MOURA, M. D. (Org.). Os múltiplos usos da linguagem. Maceió - Alagoas: EDUFAL, 1999, v. 01, p. 01-628.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Estudos de Língua Portuguesa. In: MOURA, E. da S. (Org.). Caderno de atividades. Campina Grande - PB: Gráfica da UEPB, 1999, v. 01, p. 90-.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Estudos de Língua Portuguesa. In: MOURA, E. de S. (Org.). Caderno de atividades. 01ed.Campina Grande - PB: Gráfica da UEPB, 1999, v. 03, p. 01-120.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; estudos de Língua Portuguesa. In: SILVA, E. de M. (Org.). Caderno de Atividades. Campina Grande: Gráfica da UEPB, 1999, v. 01, p. 01-89.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Os aspectos plurais e dialógicos dos provérbios em O Santo e a Porca. A Revista Sebastiana é uma produção dos alunos do PPGLI/UEPB, Campina Grande-PB, p. 01 - 14, 10 nov. 2012.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Diálogo com uma grande mãe. Diário da Borborema, Campina Grande - PB, 11 jun. 2008.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Às Marias. UEPB Notícias, Campina Grande - PB, p. 01 - 04, 08 mar. 2007.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Os Ipês de Campina. Jornal da Paraiba, Campina Grande - PB, 05 dez. 2006.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Oficinas de Produção Textual. SCRIPTUS - Jornal do Departamento de Letras, Campina Grande- PB, p. 01 - 08, 10 maio 1999.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Avaliação: ajuste de contas ou instrumento de interação?. Jornal da PROEAC / UEPB, Campina Grande - PB, p. 1 - 10.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; O Texto: entidade histórica e lugar de correlações. Dialogando / Jornal do Departamento de Letras/UEPB, Campina Grande/PB, p. 01 - 08.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Memorial: um gênero em circulação. Jornal da PROIDE/ UEPB, Campina Grande - PB, p. 01 - 08.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A imagem da mulher nos enunciados proverbiais. In: VII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades, 2011, Campina Grande - PB. Colóquio Nacional Representações de Gêneros e de Sexualidades. Campina Grande - PB: Realise Eventos Científicos e Editora Ltda, 2011. v. 01.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Revisão Colaborativa aluno/aluno: uma práxis mediadora no cotidiano da sala de aula. In: Jornada de Estudos Linguísticos, 2000, Fortaleza. ANAIS. Fortaleza: Editora da UFC, 1999. v. 01. p. 01-351.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Estratégias de avaliação em produção Textual: o embate dialógico entre erros e acertos. In: Jornada de Estudos Linguísticos, 1999, Fortaleza. ANAIS. Fortaleza: Editora da UFC, 1998. v. 02. p. 01-728.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Os Enunciados Proverbiais como fragmentadores da imagem da mulher. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; NÓBREGA, G. M . O querer-dizer de Jorge Amado em A morte e a morte de Quincas Berro D'Água. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; NÓBREGA, G. M . Resultados Parciais da Pesquisa 'Na fronteira dos sentidos nos enunciados proverbiais em A Pedra do Reino'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A Imagem da Mulher nos Enunciados Proverbiais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Os enunciados proverbiais e sua linguagem plural e dialógica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; AGRA . Os agenciamentos familiares que transformam o jovem de pequeno monstro a objeto de desejo: uma leitura do conto Pequeno Monstro, de Caio Fernando de Abreu. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; ARCOVERDE, R. D. L. . A produção de Material Didático em EaD numa perspectiva dialógica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; E no Princípio não era o texto.... 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; ALFASOL: uma porta aberta para a inclusão social. 2004. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Estratégia Mediadora na Formação de Alfabetizadores: trabalhando gêneros textuais. 2003. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Formações Discursivas de Vestibulandos: parece cômico se não fosse trágico. 2000. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A Produção Textual Centrada no Polo da Solidariedade. 1999. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; A Revisão Colaborativa e a Refacção de Textos através dos Diários Dialogados. 1998. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; O Martírio dos Viventes. Joâo Pessoa, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Apresentação. Campina Grande, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.
-
ARCOVERDE, M. D. de L ; Prefácio. Patos- PB, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.
Outras produções
ARCOVERDE, M. D. de L ; PROJETO pOLÍTICO iNSTITUCIONAL. 2011.
ARCOVERDE, M. D. de L ; Núcleo de Pesquisa da FURNE. 2011.
ARCOVERDE, M. D. de L ; Projeto de Especialização em Linguística Aplicada. 2010.
ARCOVERDE, M. D. de L ; Projeto de Curso de Especialização em Educação Básica. 2009.
ARCOVERDE, M. D. de L ; OLIVEIRA NETO, M. F. . Projeto de Curso Universidade Aberta para a Terceira Idade- PROUFATI. 2009.
ARCOVERDE, M. D. de L ; PEREIRA FILHO, J. B. . Projeto Meu Livro em Minha Casa. 2009.
ARCOVERDE, M. D. de L ; ARCOVERDE, R. D. L. . Projeto de Curso de Especialização em Educação Inclusiva. 2008.
ARCOVERDE, M. D. de L ; Projeto de Curso de Especialização em Educação Básica. 2008.
ARCOVERDE, M. D. de L ; Projeto de Curso de Especialização em Educação Infantil. 2008.
ARCOVERDE, M. D. de L ; CARVALHO, A. B. G. ; CARVALHO, E. O. D. . Projeto de Curso de Licenciatura em Letras a Distância- UAB/CAPES/UEPB. 2007.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Letras. , Rua: das Baraúnas, sn, Bodocongó, 58100-000 - Campina Grande, PB - Brasil, Telefone: (83) 33153398, Ramal: 3398, URL da Homepage:
Experiência profissional
1977 - 1990
Governo do Estado da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40
Atividades
-
08/1977 - 08/1990
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
-
07/1985 - 07/1987
Conselhos, Comissões e Consultoria, 3ª Região de Ensino, .,Cargo ou função, Coordenação Salas de Leitura.
-
03/1980 - 12/1984
Ensino,,Disciplinas ministradas, Língua Portuguesa
2010 - Atual
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Membro do Banco de Consultores para Acompanhamento e Avaliação do Sistema Universidade Aberta do Brasil, com publicação da Portaria no Portal CAPES de Nº077, de 14 de abril de 2010.
2010 - Atual
Centro Campinense de Estudos AfricanosVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SÓCIO FUNDADOR
Outras informações:
O Centro Campinense de Estudos Campinenses é uma Entidade Científico Cultural, sem fins lucrativos, conveniada com a UNIÃO dos ESCRITORES ANGOLANOS-UEA.
2010 - Atual
PEN CLUB do BRASIL/SECCIONAL da PARAÍBAVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: SECRETÁRIA
2006 - 2013
Fundação Universitária de Apoio ao Ensino Pesquisa e ExtensãoVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica, Carga horária: 20
2008 - Atual
Universidade Aberta do Brasil/ SEADVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Letras em EaD, Carga horária: 40
1989 - 2006
Universidade Estadual da ParaíbaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Após publicação da aposentadoria, continua colaborando com a Instituição como Assessora da Coordenação Institucional de Programas Especiais - CIPE e Professora Pesquisadora UAB/CAPES, desde setembro de 2006 até a atualidade.
Atividades
-
03/2007
Ensino, Pedagogia em Regime Especial, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos e Metodologia da Alfabetização, Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa, Leitura e Elaboração de Textos, Psicolinguística
-
09/2006
Serviços técnicos especializados , CIPE, .,Serviço realizado, Assessoria.
-
12/2008 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro Titular do Colegiado MBA.
-
05/1999 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, COMVEST - UEPB, .,Cargo ou função, Consultoria e Coordenação de Revisão de Produção Textual.
-
12/1990 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, .,Cargo ou função, Comissão de Seleção de Orador Oficial.
-
06/1990 - 07/2009
Conselhos, Comissões e Consultoria, COMVEST - UEPB, .,Cargo ou função, Consultora e Coordenadora de Revisão.
-
03/2009 - 04/2009
Ensino, Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociolinguística
-
09/2008 - 10/2008
Ensino, Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Letramento e Interação Social
-
06/2008 - 07/2008
Ensino, Especialização em educação Profissional Integrada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Gestão da Educação no Contexto
-
03/2008 - 04/2008
Ensino, Especialização em educação Profissional Integrada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos
-
07/2007 - 12/2007
Ensino, Geografia em EaD, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Leitura e Produção Textual
-
09/2007 - 10/2007
Ensino, Especialização em educação Profissional Integrada, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Fundamentos Pedagógicos de Educação de Jovens e Adultos
-
05/2006 - 06/2007
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, .,Cargo ou função, Membro Colegiado Curso Especialização em Gestão Pública.
-
02/2000 - 12/2006
Outras atividades técnico-científicas , Editora da UEPB - Eduep, .,Atividade realizada, Revisora Linguística da EDUEP.
-
02/2002 - 07/2006
Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Prática de Pesquisa, Língua Portuguesa III, Língua Portuguesa II, Leitura e Elaboração de Texto
-
05/2006 - 06/2006
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem e Interação Social
-
05/2006 - 05/2006
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem e Interação
-
04/2006 - 05/2006
Ensino, Educação Básica, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Processos de Letramento e Interação Verbal
-
06/2005 - 07/2005
Ensino, Curso de Especialização em Gestão Pública, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Linguagem e Interação Social
-
07/2003 - 12/2004
Serviços técnicos especializados , PROIDE, .,Serviço realizado, Assessor de Integração com o Ensino Básico.
-
03/1989 - 12/2001
Ensino, Comunicação Social, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Organização do Trabalho Intelectual, Expressão oral e escrita
-
06/2001 - 07/2001
Ensino, Linguística e Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semiótica Textual
-
03/1999 - 12/2000
Direção e administração, Centro de Educação, .,Cargo ou função, Chefe de Departamento.
-
03/1998 - 12/2000
Extensão universitária , Pró-Reitoria de Integração e Desenvolvimento Estadual, .,Atividade de extensão realizada, Coordenação Programa educação Profissional Contextualizada.
-
07/2000 - 08/2000
Ensino, Linguística e Literatura, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Semiótica Textual
-
03/2000 - 04/2000
Ensino, Especialização em Educação, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociolinguística
-
05/1999 - 06/1999
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Sociolinguítica
-
06/1996 - 09/1998
Conselhos, Comissões e Consultoria, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, .,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Mestrado em Letras.
-
08/1993 - 08/1995
Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .,Cargo ou função, Conselheira.
1977 - 1984
Colégio Santa BernadeteVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maria Divanira de Lima Arcoverde e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?