Ester Machna de Mendonça

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2017). Atualmente é professora particular de Língua Portuguesa e corretora de textos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: política linguística, letramentos e exames de seleção (vestibulares e ENEM).

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2015 - 2017

Universidade Federal do Paraná
Título: LÍNGUA, TEXTO E ESCRITA: AS IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O PORTUGUÊS NO BRASIL,Ano de Obtenção: 2017
Cloris Torquato.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Graduação em Licenciatura em Letras Português Inglês

2010 - 2014

Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Título: Habilidades de leitura requeridas no vestibular da Universidade Federal do Paraná: entre o proposto nos PCNS e o exigido no exame
Orientador: Maria de Lourdes Rossi Remenche

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2009

Colégio estadual do Parana

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

A Formação de Professores do Ensino Básico no Brasil. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2010 - 2010

Extensão universitária em Estratégias de Análise e Produção Textual. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Linguística.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Políticas Linguísticas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

18th World Congress of Applied Linguistics. Ideologias Linguísticas no ENEM e a Política para a Língua Portuguesa no Brasil. 2017. (Congresso).

Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis. 2016. (Seminário).

Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. 2016. (Seminário).

I Seminário de Teses e Dissertações em Andamento. 2016. (Seminário).

VIII CIEL - Ciclo de Estudos de Linguagem e I CIEL - Congresso Internacional de Estudos de Linguagem - Culturas, Identidades e Subjetividades: Linguagens em movimento. PRODUÇÃO ACADÊMICA EM LIVROS SOBRE POLÍTICA LINGUÍSTICA NO BRASIL ENTRE 2005 E 2014. 2015. (Congresso).

VIII CIEL - Ciclo de Estudos de Linguagem e I CIEL - Congresso Internacional de Estudos de Linguagem - Culturas, Identidades e Subjetividades: Linguagens em movimento. 2015. (Congresso).

IV Semana Acadêmica de Letras da UTFPR. 2013. (Encontro).

Quem é Shakespeare?. 2013. (Encontro).

Contemporary Issues in the USA. 2012. (Encontro).

II Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários. Resumo de trabalho para congressos: uma proposta de sequência didática. 2012. (Congresso).

I Mesa Redonda sobre Educação e Pessoas com Necessidades Específicas. 2012. (Encontro).

X Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. 2012. (Congresso).

X Círculo de Estudos Linguísticos do Sul. Elaboração de uma sequência didática para o ensino do gênero. 2012. (Congresso).

Celebrando Shakespeare: o teatro elisabetano e o Otelo brasileiro. 2011. (Encontro).

CELLIP - Centro de Estudos Linguísticos e Literários do Paraná. 2011. (Congresso).

III Semana Acadêmica de Letras. 2011. (Encontro).

One Day Semminar. 2011. (Seminário).

Desafios no ensino-aprendizagem de lingua inglesa e na formação continuada dos professores. 2010. (Outra).

Ensino, Aprendizagem e Desenvolvimento: Uma Perspectiva Pós-Vygotskiana - uma Postura Ativista e Transformadora. 2010. (Outra).

II Semana Acadêmica de Letras da UTFPR. 2010. (Encontro).

II Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da Universidade Tuiuti do Paraná. 2010. (Simpósio).

Semana Literária SESC. 2010. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria de Lourdes Rossi Remenche

REMENCHE, M. L. R.; SILVA, L. P.. HABILIDADES DE LEITURA REQUERIDAS NO VESTIBULAR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ ? ENTRE O PROPOSTO NOS PCNS E O EXIGIDO NO EXAME. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Paula Ávila Nunes

REMENCHE, M. L. R.;NUNES, P. A.; SILVA, L. P.. Habilidades de leitura requeridas no vestibular da UFPR: entre o proposto nos PCNs e o exigido no exame. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Ligia Negri

TORQUATO, C. P.;NEGRI, L.; JUNG, N. M.. Língua, texto e escrita: as ideologias linguísticas no exame nacional do ensino médio e as políticas linguísticas para o português no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque

Estágio supervisionado de docência em língua inglesa; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque;

Luciana Pereira da Silva

Elaboração de sequência didática para o gênero resumo de trabalho para congressos; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras Português-Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Fundação Araucária; Orientador: Luciana Pereira da Silva;

Cloris Porto Torquato

LÍNGUA, TEXTO E ESCRITA: AS IDEOLOGIAS LINGUÍSTICAS NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO E A POLÍTICA LINGUÍSTICA PARA O PORTUGUÊS NO BRASIL; 2017; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Paraná, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cloris Porto Torquato;

Rossana Aparecida Finau

A produção de resenha no Ensino Fundaental; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Rossana Aparecida Finau;

Alice Atsuko Matsuda

Romantismo no Brasil ? Primeira Fase; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras Português/ Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná-Câmpus Curitiba; Orientador: Alice Atsuko Matsuda;

Regina Helena Urias Cabreira

Estágio Curricular em Língua Inglesa II; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Português e Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Orientador: Regina Helena Urias Cabreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MENDONÇA, E. M. ; ROHLING, N. . A IDENTIDADE DE COTISTAS E NÃO COTISTAS EM COMENTÁRIOS ONLINE: valoração e dialogismo. Linguagem & Ensino (UCPel) , v. 20, p. 21-54, 2018.

  • MENDONÇA, E. M. . A prática docente e os vestibulares: diálogos (im)possíveis. ESTUDOS LINGUÍSTICOS (SÃO PAULO. 1978) , v. 46, p. 774-786, 2016.

  • MENDONÇA, E. M. . Resumo de trabalho para congressos: uma proposta de sequência didática. Ao Pé da Letra (UFPE. Online) , v. 15, p. 69-91, 2013.

  • MENDONÇA, E. M. ; MULON, K. B. G. ; CURSINO, C. ; RUANO, B. P. . Produção acadêmica em livros sobre Política Linguística no Brasil entre 2005 e 2014. In: VIII CIEL / I CIEL - 2015, 2015, Ponta Grossa. Anais do 8º Ciclo de Estudos em Linguagem/ 1º Congresso Internacional de Estudos em Linguagem: Culturas, Identidades e Subjetividades; Linguagens em movimento. Ponta Grossa: UEPG, 2015. p. 1215-1226.

  • MENDONÇA, E. M. . Ideologias Linguísticas no ENEM e a Política Linguística para o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MENDONÇA, E. M. ; MULON, K. B. G. ; CURSINO, C. ; RUANO, B. P. . Produção acadêmica em livros sobre Política Linguística no Brasil entre 2005 e 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MENDONÇA, E. M. . Elaboração de uma sequência didática para o ensino do gênero. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MENDONÇA, E. M. . Redação para Vestibulandos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2012 - Atual

    Revista Versalete, Descrição: O projeto propõe a criação de uma revista acadêmica, ligada ao Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, que pretende criar um espaço de divulgação de trabalhos de alunos de Graduação e Pós-graduação do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná, mas aberta também a outros intercâmbios possíveis, entre Cursos e Universidades, e considerando as grandes ênfases de formação do Curso de Letras da UFPR: Linguística/Linguística aplicada, Literatura e Tradução. Apresentado ao Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas e ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas. Como uma forma de apresentar working papers, trabalhos completos, resenhas e ensaios, a revista cria um espaço de reconhecimento do processo de formação desses alunos e uma oportunidade para sua aprendizagem de pesquisa e dos processos de publicação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (46) / Doutorado: (53) . , Integrantes: Ester Machna de Mendonça - Integrante / Sandra Mara Stroparo - Coordenador / Nylcéa Thereza de Siqueira Pedra - Integrante.

  • 2011 - 2012

    Gêneros Acadêmicos: análise constitutiva e elaboração de sequências didáticas, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Ester Machna de Mendonça - Integrante / Luciana Pereira da Silva - Coordenador., Número de produções C, T & A: 4

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - Atual

    Universidade Federal do Paraná

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - 2015

    Colégio Positivo

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora auxiliar de produção de texto, nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

  • 2012 - 2014

    Colégio Positivo

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Professora auxiliar de produção de texto, nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

  • 2014 - 2015

    Associação de Desenvolvimento Comunitário Nossa Senhora do Rosário

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 8

    Outras informações:
    Professora de Língua Portuguesa - Ensino Fundamental II - Reforço Escolar

  • 2010 - 2015

    Pré Vestibular Em Ação

    Vínculo: Voluntariado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4

    Outras informações:
    O Pré-Vestibular Em Ação é um dos projetos da ONG Em Ação e tem por objetivo preparar alunos de baixa renda para os vestibulares de universidades públicas ou particulares do Paraná. A ONG Em Ação tem como missão preparar intelectual, cultural e socialmente adolescentes, jovens e adultos para motivá-los ao empreendedorismo e a busca pela profissionalização de nível pós-médio ou superior por uma melhor qualidade de vida. Formada por professores qualificados, voluntários de várias áreas. São estes profissionais que, de forma abnegada, séria e competente, mantêm o funcionamento dos projetos da ONG Em Ação de forma gratuita e com qualidade. Http://www.emacao.org.br Rua Voluntários da Pátria, 475 Sala 607 Edifício ASA - Centro - Curitiba - PR Tels: (41) 3023-4702 e 3013-1549

  • 2010 - 2011

    Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária Biblioteca, Carga horária: 20

  • 2009 - 2010

    Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Auxílio nas rotinas administrativas da Coordenadoria de Gestão Municipal.

  • 2016 - Atual

    Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Corretor de Textos