Geysa Cachate Araújo de Mendonça
Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Juazeiro do Norte. Mestra em Educação, pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGEd/UFRN. Atualmente é professora substituta e coordenadora dos estágios no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Regional do Cariri - URCA. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física e Inclusão, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, Educação Física Escolar, intervenção motora, inclusão, esporte adaptado e paralímpico.
Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2022 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: O plano educacional individualizado como estratégia de inclusão na Educação Física Escolar: o olhar para as crianças com transtorno do espectro autista
Maria Aparecida Dias. Palavras-chave: Educação Física Escolar; Inclusão; Autismo.
Mestrado profissional em Educação
2019 - 2021
Universidade Regional do Cariri
Título: INTERVENÇÃO MOTORA MEDIADA POR PAIS/RESPONSÁVEIS EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE ESPECTRO AUTISTA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL, Ano de Obtenção: 2021
Orientador: George Pimentel Fernandes
Coorientador: Paulo Felipe Ribeiro Bandeira. Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista; Intervenção Motora; Isolamento Social.
Especialização em Fisiologia do Exercício
2010 - 2011
Universidade Vale do Acaraú
Título: IMPACTO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MOTORA SOBRE A PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES NO COMPORTAMENTO MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Orientador: FRANCISCO SALVIANO SALES NOBRE
Graduação em Educação Física
2007 - 2010
Instituto Federal do Ceará
Título: IMPACTO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MOTORA SOBRE A PERCEPÇÃO DE PAIS E PROFESSORES NO COMPORTAMENTO SOCIAL E MOTOR DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Orientador: FRANCISCO SALVIANO SALES NOBRE
Formação complementar
2015 - 2015
CORE 3 E CORE 4. (Carga horária: 16h). , Core 360º, CORE360º, Brasil.
2015 - 2015
CORE 1 E CORE 2. (Carga horária: 16h). , Core 360º, CORE360º, Brasil.
2014 - 2014
PILATES AVANÇADO. (Carga horária: 200h). , RF CURSOS E EVENTOS, RF, Brasil.
2013 - 2013
INICIAÇÃO A GINÁSTICA. (Carga horária: 9h). , BODYSYSTEMS, BODYSYSTEMS, Brasil.
2013 - 2013
MONITORAMENTO A ATIVIDADE FÍSICA NO BRASIL. (Carga horária: 4h). , IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, CBAFS, Brasil.
2013 - 2013
VIvenciando a pessoa com deficiência na atividade física / esportiva. (Carga horária: 40h). , GERAÇÃO - CONSULTORIA E ASSESSORIA ESPORTIVA, GERAÇÃO, Brasil.
2012 - 2012
BALLNESS: ATIVIDADE COM BOLA SUÍÇA. (Carga horária: 70h). , SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - CE, SESC, Brasil.
2012 - 2012
FORMAÇÃO COMPLETA EM PILATES. (Carga horária: 150h). , INSTITUTO BRASILEIRO DE EXTENSÃO E CAPACITAÇÃO, IBEC, Brasil.
2012 - 2012
MALHANDO A DOR NAS COSTAS COM O PILATES. (Carga horária: 70h). , SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - CE, SESC, Brasil.
2012 - 2012
GINÁSTICA LABORAL. (Carga horária: 70h). , SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - CE, SESC, Brasil.
2011 - 2011
MÉTODO PILATES, TREINAMENTO DO CORE E TREINAMENTO. (Carga horária: 40h). , FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ, FIC, Canadá.
2011 - 2011
BALLNESS: MIX DE BOLAS. (Carga horária: 40h). , FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ, FIC, Canadá.
2011 - 2011
PILATES, ALONGAMENTO E POSTURA. (Carga horária: 40h). , FACULDADE INTEGRADA DO CEARÁ, FIC, Canadá.
2009 - 2009
CURSO DE CAPACITAÇÃO TÉCNICA E ARBITRAGEM DE BASKE. (Carga horária: 90h). , Governo do Estado do Ceará, GOVERNO/CE, Brasil.
2009 - 2009
CURSO DE CAPACITAÇÃO DE ARBITRAGEM DE VOLLEY BALL. (Carga horária: 20h). , SECRETARIA DA JUVENTUDE E DO ESPORTE DE BARBALHA, SJEB, Brasil.
2009 - 2009
EDUCAÇÃO FÍSICA DESENVOLVIMENTISTA. (Carga horária: 16h). , Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN, Brasil.
2008 - 2008
STEP INICIANTE. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2008 - 2008
EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2008 - 2008
AVALIAÇÃO DA PROFICIÊNCIA MOTORA. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2008 - 2008
CURSO DE NATAÇÃO: DA INICIAÇÃO AO TREINAMENTO. (Carga horária: 100h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2008 - 2008
NEUROLOGIA BÁSICA. (Carga horária: 40h). , FACULDADE DE MEDICINA DE JUAZEIRO DO NORTE, FMJ, Brasil.
2008 - 2008
II CURSO DE ANATOMIA SISTÊMICA DA LICAN. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2007 - 2007
HIDROGINÁSTICA. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2007 - 2007
CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE JOELHO. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2007 - 2007
CURSO BÁSICO DE MASSAGEM. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2007 - 2007
MIX DE RECREAÇÃO. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
2007 - 2007
CURSO AVANÇADO DE HÉRNIA DE DISCO. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal do Ceará, IFCE, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Educação Física Adapatada.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Estágio Supervisionado.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Ginástica Laboral.
Organização de eventos
MENDONÇA, G. C. A. . VIII Seminário de Estágio Supervisionado do curso de Educação Física da URCA. 2022. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . Mesa aberta: Atividade Física Kids. 2022. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . VII Seminário de Estágio Supervisionado: Narrativas de Formação Docente. 2021. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . Produção de aulas online. 2021. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . I Encontro de Egressos e Estudantes do Mestrado Profissional em Educação da URCA. 2021. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . I Seminário Online de Educação Física Inclusiva: Um olhar pedagógico na diversidade. 2020. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. . I RODA DE CONVERSA TEMÁTICA. 2020. (Outro).
MENDONÇA, G. C. A. ; OLIVEIRA, E.N . IV SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA URCA. 2019. (Outro).
SILVA, H. M. ; SILVA, S.P ; SOUSA, M. S. C. ; ISIDORO, N. J. X. ; MENDONÇA, G. C. A. ; DUARTE, M. O. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; MACEDO, A. C. L. ; OLIVEIRA, E.N ; BANDEIRA, P. F. R. . CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA URCA. 2018. (Congresso).
SILVA, S.P ; SILVA FILHO, J. C. ; SOUSA, L. E. A. ; MENDONÇA, G. C. A. . II SEMANA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA. 2013. (Outro).
Participação em eventos
IX SEMINÁRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA URCA,. Avaliadora de trabalhos científicos. 2022. (Congresso).
Mesa aberta: Atividade Física Kids.Atividade Física Kids. 2022. (Outra).
VIII Seminário de Estágio Supervisionado do curso de Educação Física da URCA: Diálogos internos do Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física sobre o Estágio Supervisionado.Diálogos internos do Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física sobre o Estágio Supervisionado. 2022. (Seminário).
Curso de formação continuada para professores de educação em/para direitos humanos na escola/ Iguatu.Violência escolar/ bullying. 2021. (Outra).
ENCONTRO MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO IDOSO.ESTRATÉGIAS PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL. 2021. (Encontro).
I Encontro de Egressos e Estudantes do Mestrado Profissional em Educação da URCA.Acolhimento e Experiências no Mestrado em Educação da URCA. 2021. (Encontro).
Produção de aulas online.Produção de aulas online. 2021. (Outra).
VII Seminário de Estágio Supervisionado: Narrativas de Formação Docente,.Narrativas de Formação Docente. 2021. (Seminário).
VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA ? XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URCA,. Avaliadora de trabalhos científicos. 2021. (Congresso).
Encontro Online de Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da URCA.Encontro Online de Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da URCA. 2020. (Seminário).
II Simpósio Interdisciplinar Sobre Deficiências Múltiplas Educação e Inclusão: Compartilhando experiências e estratégias de intervençãoção.EDUCAÇÃO FÍSICA E AUTISMO: REFLETINDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA. 2020. (Simpósio).
I RODA DE CONVERSA TEMÁTICA.FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE. 2020. (Seminário).
I Seminário Online de Educação Física Inclusiva: Inclusiva: Um olhar pedagógico na diversidade,.Educação Física e Autismo: Refletindo a prática no isolamento social?. 2020. (Seminário).
IV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA ? XXII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA URCA E VII SEMANA DE EXTENSÃO,. Avaliadora de trabalhos científicos. 2019. (Congresso).
I Encontro Multidisciplinar da Síndrome de Down. 2018. (Encontro).
I Exposição de Conscientização da Síndrome de Down. Roda de Conversa: Ser diferente é mais que especial. 2018. (Exposição).
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO.ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA PROMOVER A INCLUSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. 2018. (Seminário).
Seminário de Síndromes Raras.Roda de Conversa: Síndrome de Angelman. 2018. (Seminário).
IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. 2013. (Congresso).
COINAFF INTERNACIONAL. Congresso. 2011. (Congresso).
III CONCEFS - CONGRESSO CEARENSE DE EDUCAÇÃO FISICA E SAÚDE. Congresso. 2011. (Congresso).
OLIMPIADA E CIDADANIA: UM GRANDE SALTO PROFISSIONAL. 2011. (Olimpíada).
II CICLO DE DEBATES - EDUCAÇÃO FÍSICA E MÍDIA. 2009. (Seminário).
26º CORRIDA PE CÍCERO.CORRIDA. 2008. (Outra).
V JORNADA CARIRIENSE DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. Congresso. 2008. (Congresso).
4 JORNADA CARIRIENSE DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. Congresso. 2007. (Congresso).
Participação em bancas
SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, S.P. Exercício Físico como preditor do emagrecimento. 2022. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training: Teoria e Prática) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.; SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.. Efeito crônicos do treinamento concorrente na qualidade de vida de um paciente com síndrome de fibromialgia. 2019. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training: Teoria e Prática) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, D. P.;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, S.P. Análise do IMC em corredores de rua amadores da cidade de Juazeiro do Norte. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, S.P;MENDONÇA, G. C. A.. Análise da qualidade de vida e autoimagem corporal de idosas praticantes de atividade física em Crato-Ce. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.; BEZERRA, L. M. M. R.;MENDONÇA, G. C. A.. Experiência no Estágio IV do Curso de Educação Física da Urca no Cenário da Pandemia Covid-19. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BEZERRA, L. M. M. R.; SANTOS, R. L.;MENDONÇA, G. C. A.. Jornada de Trabalho e a Relação com os efeitos da ginástica laboral. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.; ISIDORO, N. J. X.. Exercícios físicos no contexto pós COVID-19: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; LIMA, R. T. S.. Ocorrência do bullying na Educação Física Escolar através da percepção de professores. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; LIMA, R. T. S.. Reflexões acerca da BNCC e sua relação com a Educação Física Escolar: revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, L. V. L.. Relações de gênero nas aulas de Educação Física: uma revisão de literatura. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BEZERRA, L. M. M. R.;MENDONÇA, G. C. A.; ISIDORO, N. J. X.. Aspectos Causadores da Evasão nas Aulas de Educação Física Escolar no Ensino Médio na cidade de Crato-CE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; LIMA, R. T. S.. Educação Física Escolar na pandemia: perspectivas de professores e alunos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
COSTA, J. E. F.; VANALI, R. C.;MENDONÇA, G. C. A.. O esporte adaptado como conteúdo nas aulas de Educação Física em escolas de ensino médio em tempo integral da cidade de Juazeiro do Norte-CE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
OLIVEIRA, E.N;MENDONÇA, G. C. A.; DUARTE, M. O.. A dança da quadrilha junina nas aulas de Educação Física em Jardim-CE. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
PEDRETTI, A.;MENDONÇA, G. C. A.; CARDOSO, V. D.. Comportamento de movimento 24 horas em crianças com transtorno do espectro autista: revisão narrativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.; BELMUDES, L. B.. Efeito agudo do treinamento funcional em diferentes intensidades sobre variáveis hemodinâmicas e afetivas em mulheres saudáveis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.; ISIDORO, N. J. X.. Treinamento de força como estratégia no controle da pressão arterial em idosos: um estudo de revisão. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
MACEDO, A. C. L.;MENDONÇA, G. C. A.; DUARTE, M. O.. A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de Educação Física. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.; SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.. Aspectos motivacionais para prática da musculação em uma academia da cidade de Santana do Cariri - Ce. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, H. M.. Fatores motivacionais que levam a prática da musculação em academias na cidade de Crato-CE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, H. M.; DUARTE, M. O.. O estágio supervisionado no ensino inclusivo: percepção dos acadêmicos de Educação Física da Universidade Regional do Cariri. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SOUSA, L. E. A.; MACEDO, A. C. L.;MENDONÇA, G. C. A.. Contribuições pedagógicas da psicologia educacional para Educação Física Escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
DUARTE, M. O.;MENDONÇA, G. C. A.; ROCHA, P. F.. A importância da prática da atividade física para gestantes: uma revisão bibliográfica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SOUSA, L. E. A.; MACEDO, A. C. L.;MENDONÇA, G. C. A.. Contribuições pedagógicas da psicologia educacional para a Educação Física Escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
OLIVEIRA, E.N;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, H. M.. Benefícios da ginástica coletiva na qualidade de vida dos seus praticantes da Instituição Serviço Social do Comércio - SESC Crato. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BORBA, A. T. R.;MENDONÇA, G. C. A.; ISIDORO, N. J. X.. Acessibilidade do deficiente física em um shopping center, localizado na cidade de Juazeiro do Norte-Ce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SILVA, H. M.;MENDONÇA, G. C. A.; ISIDORO, N. J. X.. Coordenação Motora de alunos com deficiência intelectual e características em Escolas Públicas municipais da zona urbana da cidade de Crato-Ce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
SOUZA, P. F. R.;MENDONÇA, G. C. A.; LIMA, M. L. F.. Comparação da avaliação do nível de flexibilidade de alunos frequentadores ou não das aulas de Educação Física do município de Crato-Ce. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BORBA, A. T. R.; OLIVEIRA, F. M.;MENDONÇA, G. C. A.. Musculação - entre outras possibilidades, a qualidade de vida. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
BORBA, A. T. R.;MENDONÇA, G. C. A.; SILVA, H. M.. Perfil de Professores do Ensino Especializado e do Ensino Inclusivo frente Às metodologia aplicadas nas aulas de Educação Física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
NASCIMENTO, P.R.B; OLIVEIRA, E.N;MENDONÇA, G. C. A.. A relação teoria e prática na atuação docente dos professores de Educação Física no município de Exu-PE. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri.
MENDONÇA, G. C. A.; OLIVEIRA, R. P.. Concurso público para provimento de Cargos efetivo do município de Mauriti-Ceará. 2018. Prefeitura Municipal de Mauriti.
Orientou
Análise das funções executivas, desempenho motor e cognitivo a partir de uma intervenção em crianças com transtorno do espectro autista na Educação Física Escolar; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, PIBIC - URCA; (Orientador);
EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO SOBRE ASPECTOS MORFOFUNCIONAIS E DESEMPENHO INTELECTUAL DE JOVENS; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
IMPACTOS DE UMA PANDEMIA NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDNÁTIO EM HIPERTENSOS; Início: 2022; Iniciação científica (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);
Perfil de praticantes de pilates de um estudio na cidade de Crato-Ce; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Perfil de adolescentes praticantes de treinamento resistido em academias da cidade de Crato-Ce; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Personal Training) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Qualidade de Vida em Cuidadores de Pessoas com Transtornos Psicóticos em Casas de Acolhimento do Crato-CE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Estresse Ocupacional e Estresse percebido dos Participantes do Projeto de Ginástica Laboral da Urca; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Metodologia Inclusivas nas aulas de Educação Física para crianças com autismo: um estudo de revisão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
A influência da conexão afetiva nas aulas de Educação Física para crianças com transtorno do espectro autista: revisão integrativa; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
A inclusão do aluno com síndrome de down nas aulas de Educação Física sob a perspectiva e seus pares: um estudo de revisão; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Inclusão de alunos com transtorno do espectro autista nas aulas de Educação Física do Ensino fundamental de escolas públicas da zona urbana da cidade de Crato-CE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Políticas públicas de inclusão escolar: um estudo da teoria a prática nas aulas de Educação Física; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
A ingestão de suplementos alimentares por praticantes de musculação em academias da cidade de Crato-CE; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Os jogos escolares como ferramenta de inclusão na Educação Física Escolar; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
O estágio supervisionado no ensino inclusivo: percepção dos acadêmicos de Educação Física da universidade Regional do Cariri - URCA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Perfil de professores do ensino especializado e do ensino inclusivo frente às metodologias aplicadas nas aulas de Educação Física; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
IMPACTOS DE UMA PANDEMIA NO NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA E COMPORTAMENTO SEDNÁTIO EM HIPERTENSOS; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científica e Tecnológico; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
RELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS, DESEMPENHO MOTOR, COGNITIVO E ACADÊMICO: UM ESTUDO ASSOCIATIVO INTERVENTIVO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científica e Tecnológico; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
RELAÇÃO ENTRE FUNÇÕES EXECUTIVAS, DESEMPENHO MOTOR, COGNITIVO E ACADÊMICO: UM ESTUDO ASSOCIATIVO INTERVENTIVO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Educação Física) - Universidade Regional do Cariri, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científica e Tecnológico; Orientador: Geysa Cachate Araújo de Mendonça;
Produções bibliográficas
-
FULGENCIO, G. T. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, S.P ; ISIDORO, N. J. X. ; SILVA, H. M. . Comparação dos níveis de desempenho físico de lutadores de diferentes artes marciais da cidade de Crato, Ceará, Brasil. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 14, p. 262-269, 2018.
-
SILVA, H. M. ; BARROS, J. F. ; COQUEREL, P. R. S. ; CAVALCANTE NETO, F. H. ; MORAIS, M. P. S. ; COSTA, M. V. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, A. R. . PRAXIAS IDEOMOTORAS. 1. ed. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2020. v. 1. 59p .
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SANTOS, D. S. C. ; DIAS, E. A. ; FERNANDES, G. P. . EDUCAÇÃO E AUTISMO: POLÍTICAS DE INCLUSÃO. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). REFLEXÕES E INOVAÇÕES NACIONAIS NO SÉCULO XXI EM PEDAGOGIA E EDUCAÇÃO. 1ed.Florianópolis: Instituto Scientia, 2022, v. 1, p. 106-121.
-
DUARTE, M. O. ; SILVA, I. O. M. ; MENDONÇA, G. C. A. ; QUIRINO, G. S. . ESTUDOS PÓS-ESTRUTURALISTAS DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. , p. 37-43.
-
SANTOS, D. S. C. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; ROCHA, A. M. . BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS NA PERSPECTIVA DA DIVERSIDADE COMO POSSIBILIDADE EDUCATIVA PARA CRIANÇAS. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 81-91.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; DIAS, E. A. ; SILVA, H. M. ; FERNANDES, G. P. . A TEORIA PSICOGENÉTICA DE HENRI WALLON: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 92-105.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; BANDEIRA, P. F. R. ; SILVA, H. M. ; DUARTE, M. O. ; SILVA, I. O. M. ; FERNANDES, G. P. . TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA, HABILIDADES MOTORAS E COMPORTAMENTO DE MOVIMENTO ? 24 HORAS?. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 122-132.
-
DIAS, E. A. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; FERNANDES, G. P. . TRAJETÓRIA DA HISTÓRIA EDUCACIONAL DO SURDO NO CONTEXTO BRASILEIRO. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 54-67.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; BANDEIRA, P. F. R. ; FERNANDES, G. P. . AUTISMO: SUJEITO DO BULLIYNG. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Pesquisa e reflexões nacionais em ciências humanas, sociais e linguísticas. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 684-695.
-
ALENCAR, L. B. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; ISIDORO, N. J. X. ; SILVA, S.P . ANÁLISE DOS ASPECTOS MOTIVACIONAIS DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. In: Lucio Marques Vieira Souza. (Org.). Ciências do esporte e educação física: saúde e desempenho. 1ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2022, v. 1, p. 01-233.
-
SANTOS, D. S. C. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; ROCHA, A. M. . APONTAMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL. In: Daniel L. S. Braga. (Org.). Reflexões e inovações nacionais no século XXI em pedagogia e educação. 1ed.Florianópolis - SC: Instituto Sicentia, 2022, v. 1, p. 44-53.
-
CORREIA, M. B. ; SILVA, H. M. ; ISIDORO, N. J. X. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . A AÇÃO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA COMPOSIÇÃO CORPORAL E NA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA (DMO) DURANTE O ENVELHECIMENTO. In: MARIA DO SOCORRO CIRILO DE SOUSA; GILMÁRIO RICARTE BATISTA. (Org.). PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CINEANTROPOMETRIA: APLICABILIDADE PRÁTICA NO CONTEXTO MORFOLÓGICO, METABÓLICO E NEUROMUSCULAR. 2ed.VILA REAL - PORTUGAL: SÍLABAS DIDÁTICAS, 2021, v. 1, p. 01-350.
-
SARAIVA, D. A. ; MARTINS, C. F. ; BRITO, I. G. O. S. ; SILVA, C. A. ; LIMA, D. R. ; LEITE NETO, M. B. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, S.P ; SILVA, H. M. . EFEITO DE DIFERENTES MODELOS DE CARGA NO TREINAMENTO RESISTIDO SOBRE VARIÁVEIS HEMODINÂMICAS: ESTUDO PILOTO. In: Lucio Marques Vieira Souza. (Org.). Educação Física e Ciências do Esporte: Pesquisa e Aplicação de seus Resultados 2. 2ed.Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2021, v. 2, p. 01-310.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; MACEDO, A. C. L. . O curso que construímos e o curso que queremos. In: Ariza Maria Rocha; Simonete Pereira da Silva. (Org.). 10 Anos do Curso de Educação Física da URCA: uma trajetória de lutas e conquistas. 01ed.Crato: RDS, 2014, v. 01, p. 01-105.
-
SARAIVA, D. A. ; MENDONÇA, G. C. A. . ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA. In: IX Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade, 2021, ON LINE. IX Colóquio Corpo, Cultura e Sociedade, 2021.
-
SOUSA, L. N. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE. In: IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte, 2021, Belo Horizonte - MG. Educação Física e Ciências do Esporte em Tempos Presentes: Defender Vidas, Afirmar a Ciências.. Minas Gerais: CBCE/UFMG, 2021. v. 1. p. 269-273.
-
SARAIVA, D. A. ; SILVA, L. S. F. ; LEITE NETO, M. B. ; BRITO, I. G. O. S. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . CONTROLE DE INTENSIDADE EM DIFERENTES MODALIDADES DE EXERCÍCIO FÍSICO NA REGIÃO DO CARIRI. In: VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIV Semana de Iniciação Científica da URCA, 2021, Crato. Centenário de Paulo Freire: contribuição da divulgação científica e tecnológica em defesa da vida, da cidadania e da educação. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2021.
-
SILVA, R. A. A. ; LIMA, I. A. M. ; SOUSA, S. P. ; SOUZA, S. M. S. ; MENDONÇA, G. C. A. . RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO, UMA NOVA ABORDAGEM PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. In: VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIV Semana de Iniciação Científica da URCA, 2021, Crato. Centenário de Paulo Freire: contribuição da divulgação científica e tecnológica em defesa da vida, da cidadania e da educação. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2021.
-
BATISTA, B. S. ; ROCHA, S. E. A. ; MENDONÇA, G. C. A. . GINÁSTICA LABORAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: UM RELATO DE EXPERIENCIA. In: V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA XXIII Semana de Iniciação Científica, 2020, CRATO. V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA XXIII Semana de Iniciação Científica, 2020.
-
SILVA, R. A. A. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; CUNHA, G. L. ; ALVES, M. A. ; SILVA, L. N. ; BANDEIRA, P. F. R. ; FERNANDES, G. P. . CARTILHA DE INTERVENÇÃO MOTORA PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA APLICADA DURANTE A PANDEMIA. In: V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA XXIII Semana de Iniciação Científica, 2020, CRATO. V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2020.
-
ROCHA, S. E. A. ; VIEIRA, S. P. ; SILVA, H. M. ; MENDONÇA, G. C. A. . NÍVEL DE ESTRESSE OCUPACIONAL E PERCEBIDO DE PARTICIPANTES DO PROJETO DE EXTENSÃO GINÁSTICA LABORAL NA URCA. In: IV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA ? XXII Semana de Iniciação Científica da URCA e VII Semana de Extensão, 2019, CRATO. IV SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA ? XXII Semana de Iniciação Científica da URCA e VII Semana de Extensão, 2019.
-
VIEIRA, S. P. ; ROCHA, S. E. A. ; MENDONÇA, G. C. A. . BENEFÍCIOS DO PROJETO DE EXTENSÃO GINÁSTICA LABORAL NA URCA SOB PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES - RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IV SEMANA UNIVERSITÁRIO DA URCA E XXII Semana de Iniciação Científica, 2019, Crato. Desmonte da Pesquisa, Ciência e Tecnologia: Repercussões e impactos tecnológicos sociais e culturais. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2019.
-
SARAIVA, L. C. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; DUTRA, M. C. G. ; MENDONÇA, G. C. A. ; TEXEIRA, C. L. L. ; CARVALHO, F. O. . CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE ATIVIDADES FÍSICAS DE LAZER PARA ADOLESCENTES NA ABS. In: 3º Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2018, Ipojuca (Porto de Galinhas). Promoção de estilos de vida saudáveis como estratégia-chave para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da saúde pública. Recife: UPE, 2018. v. 1. p. 01-618.
-
ROCHA, S. E. A. ; SILVA, H. M. ; MENDONÇA, G. C. A. . METODOLOGIAS INCLUSIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO: UM ESTUDO DE REVISÃO. In: III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021, JUAZEIRO DO NORTE. III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021.
-
SOUZA, A. R. S. ; FERNANDES, C. Y. P. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA COMO PERSPECTIVA DE INCLUSÃO NO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021, JUAZEIRO DO NORTE. III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021.
-
SOUZA, A. R. S. ; FERNANDES, C. Y. P. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E A DETECÇÃO PRECOCE DE DEFICIÊNCIAS: RELATO DE CASO. In: III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021. III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão.
-
BEZERRA, L. M. M. R. ; SOUSA, L. N. ; SOUZA, A. R. S. ; SILVA, A. P. P. ; FERNANDES, C. Y. P. ; TEXEIRA, C. L. L. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SILVA, S.P . ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS DA 20ª COORDENADORIA REGIONAL DE SAÚDE. In: I Congresso Internacional de Intervenção na Saúde e no Exercício: pensando na Pós-pandemia, 2021, Recife. I Congresso Internacional de Intervenção na Saúde e no Exercício, 2021.
-
NEVES, P. V. C. ; MENDONÇA, G. C. A. . A PROMOÇÃO DO ESPORTE COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL: UMA VISÃO CONCEITUAL OBJETIVA. In: VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIV Semana de Iniciação Científica da URCA, 2021, Crato. Centenário de Paulo Freire: contribuição da divulgação científica e tecnológica em defesa da vida, da cidadania e da educação. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2021.
-
LEAL, J. A. M. ; SANTOS, M. F. O. ; SOARES, H. T. A. ; SILVA, C. A. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM TEMPOS REMOTOS. In: VI SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIV Semana de Iniciação Científica da URCA, 2021, Crato. Centenário de Paulo Freire: contribuição da divulgação científica e tecnológica em defesa da vida, da cidadania e da educação. Crato: Universidade Regional do Cariri, 2021.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SILVA, R. A. A. ; MARTINS, C. ; FERNANDES, G. P. ; BANDEIRA, P. F. R. . Intervenções em sistemas complexos: Utilizando a Influência Esperada para planejar Intervenções Motoras e na Atividade física em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o isolamento social. In: XIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde, 2021, Manaus. XIII Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde. Amazonas: Revista Brasileira de Atividade Fìsica e Saúde, 2021.
-
FERREIRA, S. S. ; SILVA, H. M. ; BEZERRA, L. M. M. R. ; MENDONÇA, G. C. A. . A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE SEUS PARES: UM ESTUDO DE REVISÃO. In: III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021, JUAZEIRO DO NORTE. III Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão, 2021.
-
LEAL, J. A. M. ; SANTOS, M. F. O. ; SANTOS, J. T. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II. In: V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIII Semana de Iniciação Científica da URCA, 2020, CRATO. V SEMANA UNIVERSITÁRIA DA URCA e XXIII Semana de Iniciação Científica da URCA.
-
BEZERRA, L. M. M. R. ; SANTOS, A. M. ; TEIXEIRA, C. L. L. ; PEREIRA, D. F. ; SOUSA, L. N. ; MENDONÇA, G. C. A. . INTERPROFISSIONALIDADE NO ENSINO PRÁTICO EM RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE COLETIVA. In: IV SIMPÓSIO SUL BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2020, SANTA MARIA. IV Simpósio Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; OLIVEIRA, J. A. ; SILVA, H. M. . O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO INCLUSIVO: PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI ? URCA. In: Congresso Cearense de Ciências do Esporte, 2019, Fortaleza. Congresso Cearense de Ciências do Esporte. Fortaleza: CBCE, 2019. v. 1. p. 01.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; ARAUJO, M. E. P. ; SILVA, H. M. . OS JOGOS ESCOLARES COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. In: Congresso Cearense de Ciências do Esporte, 2019, Fortaleza. Congresso Cearense de Ciências do Esporte. Fortaleza: CBCE, 2019. v. 1. p. 01.
-
DUARTE, M. O. ; ALVES, R. B. ; MENDONÇA, G. C. A. ; BEZERRA, L. M. M. R. . EFEITO CRÔNICO DO TREINAMENTO CONCORRENTE NA QUALIDADE DE VIDA DE UM PACIENTE COM SÍNDROME DE FIBROMIALGIA. In: Congresso Internacional de Ciências da Saúde, 2019, Juazeiro do Norte. COINCISA - Congresso Internacional de Ciências da Saúde. Santo André: CDH, 2019. v. 1. p. 1-505.
-
BEZERRA, L. M. M. R. ; PEREIRA, B. B. ; TEIXEIRA, C. L. L. ; MENDONÇA, G. C. A. . PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E PRÁTICAS CORPORAIS NA PREVENÇÃO DA OBESIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA. In: III Congresso Internacional de Ciências da Saúde, 2019, Juazeiro do Norte. Journal of Human Growth and Development. São Paulo: CDH, 2019. v. 1. p. 466-466.
-
SILVA, C. A. ; ALVES, A. R. ; MENDONÇA, G. C. A. . O FUTEBOL COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO SOCIAL. In: II SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSÃO, 2019, Juazeiro do Norte. II Simpósio de Educação Física Adaptada e Inclusão. Juazeiro do Norte: UNILEÂO, 2019. v. 1. p. 01-29.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; BEZERRA, L. M. M. R. . IMPACTO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO MOTORA NO COMPORTAMENTO MOTOR DE CRIANÇASCOM SÍNDROME DE DOWN. In: 3º Simpósio Internacional de Pesquisa em Estilos de Vida em Saúde, 2018, Porto de Galinhas. Promoção de estilos de vida saudáveis como estratégia-chave para o desenvolvimento sustentável e para melhoria da saúde pública. Ipojuca (Porto de Galinhas): UPE, 2018. v. 1. p. 01-618.
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SILVA, S.P . MONITORAMENTO DA ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL (AFH) DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE PEDÔMETROS. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2013, CURITIBA. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. PELOTAS: REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2013. v. 18. p. 01-265.
-
SILVA, S.P ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . UM OLHAR SOBRE O PERFIL DA ATIVIDADE FÍSICA E PRÁTICA ESPORTIVA DE ESCOLARES CARIRIENSES. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2013, CURITIBA. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE. PELOTAS: REVISTA BRASILEIRA DE ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE, 2013. v. 19. p. 01-265.
-
MENDONÇA, G. C. A. . Atividade Física Kids. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Diálogos internos do Discentes do Curso de Licenciatura em Educação Física sobre o Estágio Supervisionado. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . A discussão do estágio supervisionado: o olhar a partir de todos os atores envolvidos. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Estratégias para um envelhecimento saudável. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Produção de Aulas onlines. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Educação Física e Autismo: Refletindo a prática no isolamento social. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Formação continuada para professores de educação em/para direitos humanos na escola/ Iguatu. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Narrativas de Formação Docente. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Deficiências Múltiplas, Educação e Inclusão. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Formação, valorização e trabalho docente. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SILVA, R. A. A. ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; CUNHA, G. L. ; ALVES, M. A. ; SILVA, L. N. ; BANDEIRA, P. F. R. . Cartilha de Intervenção Motora para crianças com transtorno do espectro autista aplicada durante a pandemia. 2020. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Encontro online de estágio supervisionado do curso de Educação Física da URCA. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Equipe multidisciplinar para saúde, desporto, pedagogia do movimento: contribuições, inserções e a Educação Física Adaptada. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. ; CASTRO, J. B. . Educação Física e autismo na prática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Orientações metodológicas para promover a inclusão nas aulas de Educação Física. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Educação Física Inclusiva: discutindo os desafios atuais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. . Estágio Supervisionado na Formação do Profissional de Educação Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SILVA, S.P . Monitoramento da atividade física habitual (AFH) de crianças e adolescentes através da utilização de pedômetros. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
SILVA, S.P ; MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. . Um olhar sobre o perfil da atividade física e prática esportiva de escolares caririenses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA FILHO, J. ; NOBRE, F. ; LIMA, C. ; SILVA, N. ; MENDONÇA, G. C. A. . APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA AO DESEMPENHO MOTOR DE ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE JUAZEIRO DO NORTE/CE. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BARBOSA FILHO, J. ; NOBRE, F. ; LIMA, C. ; SILVA, N. ; MENDONÇA, G. C. A. . DESEMPENHO MOTOR EM ESCOLARES DE JUAZEIRO DO NORTE/CE DE ACORDO COM GÊNERO E ESTIRÃO DE CRESCIMENTO. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; SILVA, R. A. A. ; CUNHA, G. L. ; SILVA, L. N. ; ALENCAR, M. A. ; FEITOSA, K. M. ; BANDEIRA, P. F. R. ; FERNANDES, G. P. . Cartilha Interativa CriAtivando com Movimento. 2021.
MENDONÇA, G. C. A. ; SILVA, H. M. ; FERREIRA, J. O. ; ALENCAR, L. B. ; CORREIA FILHO, R. C. A. ; MATIAS, A. B. ; TELES, D. B. S. ; MUNIZ, J. V. A. ; SANTOS, V. C. ; SILVA, B. F. ; SOUSA, F. D. S. . Cartilha de atividade de Educação Física. 2021.
MENDONÇA, G. C. A. . O plano educacional individualizado (PEI) como uma ferramenta potente para a inclusão de estudantes nas aulas de Educação Física. 2022. (Assessoria Técnica).
MENDONÇA, G. C. A. . Violência escolar/bullying. 2021. (Assessoria Técnica).
MENDONÇA, G. C. A. . Educação Física escolar inclusiva. 2021. (Assessoria Técnica).
MENDONÇA, G. C. A. . Oficina de Orientações metodológicas para promover a inclusão nas aulas de Educação Física. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDONÇA, G. C. A. . ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA O INDIVÍDUO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDONÇA, G. C. A. . OFICINA DE PILATES. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MENDONÇA, G. C. A. . Sertão, meu sertão. 2022 (Espetáculo de Dança).
MENDONÇA, G. C. A. . XIV Ginástrada. 2022 (Festival de Ginástica Artística).
MENDONÇA, G. C. A. . Final dos tempos. 2021 (Espetáculo de Dança).
MENDONÇA, G. C. A. . XIII Ginástrada. 2021 (Festival de Ginástica Artística).
MENDONÇA, G. C. A. . O forró que eu não dancei. 2018 (Espetáculo de Dança).
MENDONÇA, G. C. A. . Mulher, sexo forte. 2018 (Espetáculo de Dança).
MENDONÇA, G. C. A. . I exposição de conscientização da síndrome de down. 2018 (Exposição).
MENDONÇA, G. C. A. . Permita-se. 2017 (Espetáculo de Dança).
Projetos de pesquisa
-
2014 - 2017
Perfil nutricional e socioeconômico de escolares da zona rural de Crato: análise a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida, Descrição: O objetivo central do presente projeto de pesquisa é apresentar um perfil nutricional, a partir de indicadores antropométricos e de qualidade de vida dos escolares da zona rural. O delineamento desta pesquisa é de natureza transversal. A amostra é constituída por escolares de ambos os sexos dos 7 aos 12 anos da cidade do Crato, Ceará. As escolas envolvidas na pesquisa foram selecionadas por diferentes localidades da zona rural e distritos do Município de Crato/CE. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Geysa Cachate Araújo de Mendonça - Integrante / HUDDAY MENDES DA SILVA - Coordenador / SIMONETE PEREIRA DA SILVA - Integrante.
-
2009 - 2009
Seleção e detecção de talentos a partir de indicadores de crescimento, desenvolvimento somatomotor, desempenho físico e nível maturacional e hábitos de vida de crianças e adolescentes, Descrição: Foram realizadas para esse projeto de pesquisa atividades como: realização de um mini-curso de atividade física, saúde e desempenho motor de crianças e adolescentes (teórico); Mini-curso de avaliação cineantropométrica e maturacional de crianças e adolescentes teórico e prático; Coletas de dados com aplicação de questionários, aplicação dos testes de desempenho somatomotor e organização dos dados coletados e por fim tabulação dos resultados e apresentação dos dados.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Geysa Cachate Araújo de Mendonça - Coordenador / Richardson Dylsen de Souza Capistrano - Integrante.
Prêmios
2022
Honra ao Mérito, VII Festival de Ginástica Artística da URCA.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Regional do Cariri, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. , Rua Coronel Antônio Luiz, Pimenta, 63105000 - Crato, CE - Brasil, Telefone: (88) 31021212
Experiência profissional
2010 - 2016
REVITALLE ESTUDIO DE PILATESVínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 20
2009 - 2010
Instituto Federal do CearáVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico, Carga horária: 20
2022 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
2021 - Atual
Universidade Regional do CaririVínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Carga horária: 8
2019 - 2022
Universidade Regional do CaririVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
2019 - 2021
Universidade Regional do CaririVínculo: Coordenação, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, Carga horária: 8
2017 - 2019
Universidade Regional do CaririVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
2013 - 2018
Universidade Regional do CaririVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 6
Outras informações:
Bolsa vinculada ao Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) junto ao curso de Educação Física, atuando nas disciplinas de Educação Física Adaptada, Estágio Supervisionado I, II, III, IV e V e Aprendizagem Motora.
2012 - 2014
Universidade Regional do CaririVínculo: PROFESSOR SUBSTITUTO, Enquadramento Funcional: PROFESSOR SUBSTITUTO, Carga horária: 40
Atividades
-
07/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.Linhas de pesquisa
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Geysa Cachate Araújo de Mendonça e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?