Antônio Braz Teixeira
Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC; Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2019); Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO (2010) e graduado em Pedagogia, Modalidade Licenciatura, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - IVA (2000). Professor efetivo na Secretaria de Educação de São Luís do Curu-CE e professor de Nível Superior do Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú (IVA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de História e Geografia em Nível Médio e Superior e na Modalidade Educação no/do campo. (Texto informado pelo autor)
Informações coletadas do Lattes em 16/02/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Educação
2022 - Atual
Universidade Federal do Ceará
Título: Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação continuada de professores do campo no ceará
Orientador: Clarice Zientarski
Mestrado em Educação
2017 - 2019
Universidade Federal do Ceará
Título: GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS DO CAMPO DE SÃO LUIS DO CURU/CE: LIMITES E POSSIBILIDADES, Ano de Obtenção: 2019
CLARICE ZIENTARSKI.Palavras-chave: Gestão Democrática; Escola do Campo; Escola Municipais de São Luis do Curu.
Especialização em ESPECIALIZACAO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: ESCOLA D
2022 - 2024
Universidade Federal do Ceará
Título: A Formação de Professores de Educação do Campo: em discussão, as ideias pedagógicas voltadas para as classes multisseriadas
Orientador: Perla Freire
Especialização em PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESCOLAR E COORD
2010 - 2012
Faculdade Integrada da Grande Fortaleza
Título: A AVALIAÇÃO ESCOLAR COMO BASE NORTEADORA PARA A GESTÃO ESCOLAR NO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS EDUCANDO NA ESCOLA BÁSICA
Orientador: ALINE SAMPAIO DE OLIVEIRA
Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DO ENS FUND. E MÉDIO
2001 - 2002
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Título: A EDUCAÇÃO LIBERTADORA NA CONCEPÇÃO DE PAULO FEIRE
Orientador: OTAVIO JOSÉ COSTA
Graduação em licenciatura em história
2007 - 2010
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
Título: Cultura Afro-Brasileira: Abordagem da Temática nos Livros Didaticos de História do Ensno Médio da Rede Pública Estadual de São Luis do Curu-ce
Orientador: Heloisa Meireles Gesteira
Bolsista do(a): FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, FNDE, Brasil.
Formação complementar
2014 - 2016
Extensão universitária em Curso Escola da Terra. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2011 - 2011
CURSO DE METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. (Carga horária: 160h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em CURSO DE FORMAÇÃO DO PROGRAMA ESCOLA ATIVA. (Carga horária: 200h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CURSO DE EXTENSÃO "RESPEITAR AS DIVERSIDADES E COM. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em CONTROLE SOCIAL DAS CONTAS PÚBLICAS. (Carga horária: 100h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em CURSO RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE. (Carga horária: 120h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.
2008 - 2008
CURSO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL. (Carga horária: 40h). , Secretaria da Educação Básica do Ceará, SEDUC, Brasil.
Idiomas
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Organização de eventos
ZIENTARSKI, C. ; TEIXEIRA, A. B. . III SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA DO CEARÁ: PARTILHANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO DO CEARÁ. 2019. (Outro).
TEIXEIRA, A. B. . Oficina: Aquisição e Preservação de Acervos para a Implantação do Museu de Amontada. 2015. (Outro).
TEIXEIRA, A. B. . II Feira Cultural em Paleontologia. 2014. .
Participação em eventos
XVI Jornada do HISTEDBR.CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. 2023. (Seminário).
VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. AÇÃO ESCOLA DA TERRA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. 2022. (Congresso).
III SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA DO CEARÁ: PARTILHANDO CON HECIMENTOSS E EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO DO CEARÁ. 2019. (Seminário).
II SEMINÁRIO ESCOLA DA TERRA DO CEARÁ: PARTILHANDO CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO DO CERÁ. 2017. (Seminário).
I SEMINARIO NACIONAL DO PROGRAMA ESCOLA DA TERRA.AÇÃO ESCOLA DA TERRA CEARÁ. 2016. (Seminário).
Participação em bancas
FREIRE, P. A. R.;TEIXEIRA, A. B.; SAMPAIO. T S. PERCURSO HISTÓRICO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO: 25 ANOS DE SEU LEGADO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará.
TEIXEIRA, A. B.. As Aulas de História: Novo Olhar sobre o Cangaço. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Ensino de História e Música: Uma Relação Necessária em Sala de Aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Cultura Indigena Inserida no Curriculo de História: Uma Temática Abordada Para a Turma do 6º Ano da E.E.I.F Joaquim F.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Idade Média e Conhecimento: Um Olhar Sobre esse Período. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. O Livro Didático e o Ensino de História do 8º Ano da escola de E.I.e.F. de Santa Tereza. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Importancia da Leitura no ensino de História: Concepções, Práticas e Saberes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Os Livros Didáticos de História e o Desafio do professor no Dia-a-dia em Sala de Aula. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Percepção sobre o Ensino de História na Cocepção dos Alunos do 9º Ano. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Ensinar e Aprender História em uma Metodologia Moderna. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Relação do Professor x Aluno no Ensino de História na Escola de Ensino Fundamental de Betânia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. O Ensino de História Local nas aulas de História na E.E. Básico Dom Timóteo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Ensinando História na Turma do 8º Ano da E.E.F. de Repartição I a partir de Filmes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. O Ensino de História e a Resistência de Povos Indígenas Frente à Imposição Religiosa. O Catolicismo. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Independência do Brasil Segundo o Livro Didático do 8º Ano da E. de Educação Básica Dom Timóteo, Histórias a Serem Contadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Independência do Brasil Segundo o Livro Didático do 8º Ano da E. de Educação Básica Dom Timóteo, Histórias a Serem Contadas. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Utilização das Imagens nas aulas de História do 9º ano da E.E.I.F. João Batista Ribeiro. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. As aulas de História e a visão dos estudantes: Decoreba ou Reflexão?. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A importancia de Recursos Tecnologicos nas Aulas de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Comunidade Remanescente Quilombola nas aulas de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A História Local e sua Importancia no Ensino de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. O Ensino de História: Técnicas e Métodos para um Melhor Entendimento por parte dos Educandos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. O Ensino da Cultura Afro-Brasileira nas Aulas de História no 6º Ano do Ensino Fundamental da E.E.I E.F. de Vistas Alegre. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. A Importância de se Trabalhar História Local em Sala de Aula: Uma Discussão a Partir da História do Sítio. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Comunidade Remanescente e de Quilombo Três Irmãos: História, Resistência e Aculturação, Contribuições para o Ensino de História. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. Entendendo a Cultura Afro_Brasileira a Partir das Religiões. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
TEIXEIRA, A. B.. o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no 2] Ano da escola de E.M. de Crotá Flavio Rodrigues. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú.
Orientou
Resgatando a História do Negro no Ceará; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Dificuldades de Interpretação de Textos Históricos na Disciplina de História: Uma Análise na E; E; B; Menino Deus com alunos do 9º ano do município de Itapipoca-CE; ; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Turismo Sustentável: Uma Abordagem nas Aulas de Geografia sobre a Relevância Socioeconômica do Balneário do Oiticica no CEJA - Pe Aberlado Ferreira Lima; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Museologia e Educação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Jangada: História e Trabalho dos Pescadores da Região Praiana de Itapipoca - CE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Renda de Bilro Contribuindo para o Desenvolvimento das Mulheres rendeiras de marinheiros; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Mulher no Espaço Escolar no município de Itapipoca na Década de 80; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Importância da Formação Continuada dos Professores de História em Itapipoca ne E; E; M; Joaquim Magalhães; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Paisagem e o Ensino de Geografia: Um Estudo de caso da Turma do 5º Ano na E>E>B> Dom Paulo Eduardo Andrades Ponte; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Atividade Pesqueira da Colônia dos Pescadores no Distrito da Praia da Baleia no Período do Ano de 2000 a 2013; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Política e História Local Voltadas Para a História do Dr; Perilo Teixeira em Itapipoca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Dificuldades na Aprendizagem do Ensino de História no Fundamental II na E; E; B; Padre Aberlado Ferreira Lima; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Imagem do Negro no Livro Didático de História do Ensino Fundamental II na E; E; B; Moura Negrão Filho; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
O Uso das Novas Tecnologias nas Aulas de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
O Reconhecimento Étnico e Cultural dos Índios Tremembês de Itapipoca - CE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A História do Brasil no Período da Ditadura Militar de 1964 a 1985; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Imagem do Negro no Livro Didático de História do 9º Ano da E; E; B; Teófilo Pires Chaves; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Escravidão Negra no Ceará: Análise e Percepção do Trabalho Docente e Discente da Turma do 9º Ano no Distrito de Assunção; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Cultura Afro Descendente Trabalhada na Disciplina de História na Escola Pedro Pereira - Barrento - Itapipoca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Os Recursos Didáticos nas Aulas de Geografia; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Geografia) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho no Período de 2000 a 2010; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
O Patrimônio Material no Centro Urbano de Itapipoca e o Ensino de História; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
O Ensino de História a Inscrição Educacional na E; E; F; Geraldo Gomes de Azevedo em Itapipoca - CE; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Contribuição da Disciplina de História no Processo de Redemocratização do Brasil Pós Ditadura; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Arte e Cultura Voltada Para a Dança de São Gonçalo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
A Cultura Africana e Afro-Brasileira nos Livros Didáticos de História em Itapipoca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Ensino de Geografia na Visão dos Alunos da E; E; B; Vicente Antenor; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
As Lutas e Conquistas dos Remanescentes Quilombolas da Comunidade de Nazará em Itapipoca; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em História) - Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do Acaraú; Orientador: Antônio Braz Teixeira;
Produções bibliográficas
-
FREIRE, P. A. R. ; MENEZES, H. C. M. ; TEIXEIRA, A. B. ; ZIENTARSKI, C. . Ação Escola da Terra e Pedagogia Histórico-Crítica: um diálogo nescessário. In: Cícero M. G. Torres; Edgard L. de A. Neto; Jaqueline R. de Lima; Jocielys J. Rodrigues; Jones B. F. de Menezes; Lívia P. S. Cavalcante; Nilson de S. Cardoso; Patrícia da S. Costa; Perla A. R. Freire; Raimundo L de Araújo; Sheila S de Assis. (Org.). CIÊNCIAS E DEMOCRACIA: INTERFACES E CONVERGÊNCIAS. 21ed.CAMPINA GRANDE: REALIZE EDITORA, 2022, v. , p. 753-754.
-
TEIXEIRA, A. B. ; FREIRE, P. A. R. . A Atualidade do Pensamento de René Descartes. In: Eduardo Ferreira Chagas; Danielle Rodrigues de oliveira; Munique de Souza Freitas; Natália Ayres. (Org.). Educação e Filosofia: Perspectivas e Desafios. 1ed.Fortaleza: UFC, 2018, v. 1, p. 45-53.
-
TEIXEIRA, A. B. ; MENEZES, H. C. M. ; ZIENTARSKI, C. . AÇÃO ESCCOLA DA TERRA E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. In: Heulalia Rafante Charalo; Clarice Zientarski. (Org.). AÇÃO ESCOLA DA TERRA NO CEARÁ: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO CAMPO. 1ed.Fortaleza: UFC, 2018, v. 1, p. 247-255.
-
FREIRE, P. A. R. ; TEIXEIRA, A. B. ; NASCIMENTO, F. . CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-EPISTEMOLÓGICA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO. In: XVI Jornada do HISTEDBR, 2024, João Pessoa. Anais da XVI Jornada do HISTEDBR 2023, 2024.
-
TEIXEIRA, A. B. ; ZIENTARSKI, C. ; LIMA, F. C. A. . O LEGADO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO. In: XVI Jornada do HISTEDBR, 2024, João Pessoa. Anais da XVI Jornada do HISTEDBR 2023, 2024.
-
CASTRO, J. R. P. ; TEIXEIRA, A. B. ; ZIENTARSKI, C. . A importância dos conselhos escolares para a construção da gestão democrática. In: III Seminário Nacional da Rede Mapa; I Congresso Internacional de Política Educacional e Emancipação: As relações entre Estado, sociedade e educação, 2019, Fortaleza. Anais Completos. Seminário Nacional da Rede Mapa. Joaçaba: Unoesc, 2018.
-
TEIXEIRA, A. B. ; ZIENTARSKI, C. ; CASTRO, J. R. P. ; FREIRE, P. A. R. . ESCOLAS PÚBLICAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO CURU: LIMITES E DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. In: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forparfor e Forpibid-rp: Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resist, 2019. Formação de Professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência. v. 1. p. 2243-2246.
-
FREIRE, P. A. R. ; ZIENTARSKI, C. ; VIEIRA, A. C. P. L. ; TEIXEIRA, A. B. . POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E AS REFORMAS EM CURSO NOS CURSOS DE LICENCIATURAS. In: XII Seminário Nacional de Formação dos Profissionais da Educação XL Encontro Nacional FORUMDIR I Seminário Nacional Forparfor e Forpibid-rp: Formação de Professores 16 A 19 SETEMBRO/19 ? SALVADOR ? BA políticas, projetos, desafios e perspectivas de resist, 2019, Salvador. Formação de Professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência, 2019. v. 1. p. 517-519.
-
ANJOS, A. ; SANTOS, J. C. V. ; TEIXEIRA, A. B. . A criação a atuação do conselho municipal de educação de Fortaleza/Ce: um estudo de caso. In: Seminário Nacional da Rede Mapa, 2017, Joaçaba. Anais do II Seminário Nacional da Rede Mapa, 2017.
-
MENEZES, H. C. M. ; TEIXEIRA, A. B. ; ZIENTARSKI, C. . A Reforma do Ensino Médio em Tempos de Reestruturação Produtiva. In: X Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação - Encontros Universitários UFC, 2017. Revista Encontros Unjiversitários da UFC, 2017. v. 2.
-
TEIXEIRA, A. B. . A importância dos conselhos escolares para a construção da gestão democrática. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
TEIXEIRA, A. B. . A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, A. B. . A CRIAÇÃO E A ATUAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FORTALEZA/CE: UM ESTUDO DE CASO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
TEIXEIRA, A. B. . CIÊNCIAS E DEMOCRACIA: INTERFACES E CONVERGÊNCIAS. 2022. (Editoração/Livro).
Histórico profissional
Experiência profissional
2012 - Atual
Instituto de Estudos e Pesquisas do Vale do AcaraúVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Nível Superior
Outras informações:
Disciplinas Ministradas:
Teoria e Metodologia da História II (C/H 60 h);
Fundamentos Históricos, Filosóficos e Sociológicos da Educação II (C/H 60 h);
Estágio Supervisionado I, II, III, todos (C/H 120 h);
Estágio Supervisionado IV (C/H 45 h);
Estágio Supervisionado II - Ação Educativa em Arquivo (C/H 100 h);
História do Brasil III (C/H 90 h);
Prática II - Museologia (C/H 100 h)
2013 - Atual
Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Luís do Curu-CEVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
2000 - 2013
EEM Sabino Nunes da SilvaVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Nível Médio, Carga horária: 20
1998 - 2009
E. E. B. PADRE JOSÉ SINVAL FACUNDOVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: PROFESSOR
2006 - 2008
Secretaria de Educação Cultura e Desporto de São Luis do CuruVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenador Pedagogico A, Carga horária: 40
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Antônio Braz Teixeira e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?