Lorene Aparecida Silva Ismael

Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Nutrição Humana Aplicada, FCF/FEA/FSP, Universidade de São Paulo, USP 2011. Especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul, USCS 2021. Bacharel em Nutrição pela Universidade Nove de Julho, UNINOVE 2006. Aprimoramento em Nutrição, Saúde Pública, Consumo e Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal em 2014. Atualização em Qualidade e Inocuidade de Alimentos pela Universidade Politécnica de Madrid, Espanha em 2012. Experiência prática na área de atenção básica pelo programa saúde da família, PSF(UBS), clinica hospitalar, ambulatorial, preceptoria de residentes em nutrição na atenção terciária e supervisora de estágios na atenção primária e em administração em serviços de alimentação em restaurante de alta gastronomia e panificadora artesanal.

Informações coletadas do Lattes em 11/04/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Nutrição Humana Aplicada

2009 - 2011

Universidade de São Paulo
Título: CONSUMO DO TRIGO NA ALIMENTAÇÃO BRASILEIRA E SUA PROJEÇÃO NA ESTRATÉGIA DE FORTIFICAÇÃO DE FARINHAS DE TRIGO,Ano de Obtenção: 2011
Sophia Cornbluth Szarfarc.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Deficiência de Ferro; Alimentos Fortificados com Ferro; Farinhas Fortificadas; Prevalência da Anemia; Segurança Alimentar e Nutricional; Transição Nutricional.

Especialização em Nutrição Clínica Avançada: Metabologia, Terapêutica Nutricional e Dietotera

2020 - 2021

Universidade Municipal de São Caetano do Sul
Título: Não exigido pelo curso

Aperfeiçoamento em Nutrição, Saúde Publica, Consumo e Comunicação

2014 - 2014

Universidade do Porto
Título: Blogs: uma ferramenta de comunicação em nutrição?. Ano de finalização: 2014
Orientador: Juliana T. Grazini dos Santos

Aperfeiçoamento em Qualidade e Inocuidade de Alimentos

2012 - 2012

Universidad Politécnica de Madrid
Título: Não houve. Ano de finalização: 2012

Graduação em Nutrição

2003 - 2006

Universidade Nove de Julho
Título: AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE ALUNOS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS RÓTULOS DE ALIMENTOS COMO FONTE DE INFORMAÇÃO
Orientador: Mariana Del Ben Mayer

Formação complementar

2019 - 2019

CITEN Curso de Imersão em Terapia Nutricional Paciente Oncológico. (Carga horária: 20h). , Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, SBNPE, Brasil.

2017 - 2017

Alta Hospitalar do Nutrition Day Multi. (Carga horária: 1h). , Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral, SBNPE, Brasil.

2014 - 2014

Nutrição, Saúde Publica, Consumo e Comunicação. (Carga horária: 162h). , Universidade do Porto, U.PORTO, Portugal.

2012 - 2012

Calidad y Seguridad Alimentarias. (Carga horária: 50h). , Universidad Politécnica de Madrid, UPM, Espanha.

2010 - 2010

Extensão universitária em Introdução à bioestatística. (Carga horária: 20h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.

2008 - 2008

Seleção de Pessoas e Captação de Talentos. (Carga horária: 10h). , Programa de Apoio a Panificação, PROPAN, Brasil.

2005 - 2005

Postura profissional. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2005 - 2005

Expressão Verbal. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2005 - 2005

Práticas de Seleção. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2005 - 2005

Pacote Office. (Carga horária: 60h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Lógica e Criatividade. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Relacionamento Interpessoal. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Tomada de Decisão. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Resolução de Problemas. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Gestão de Tempo. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Atitude Empreendedora. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Introdução a Projetos. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Trabalho em Equipe. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Conectado ao Mercado de Trabalho. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Planejamento de Carreira. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

2004 - 2004

Liderança. (Carga horária: 5h). , Centro de Integração Empresa Escola, CIEE, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição.

Participação em eventos

VIII Jornada de Gerontologia da FMABC/ V Jornada de Atenção ao Câncer.Mesa Redonda: Qualificação da assistência ao idoso com afecções oncológicas. 2018. (Outra).

XI Projeto Aceleração da Recuperação total pós operatória Acerto. 2018. (Simpósio).

11° Simpósio de Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas. 2016. (Simpósio).

7° CPNUTRI - Congresso Paulista de Nutrição.. 2013. (Congresso).

6 CPNUTRI - Congresso Paulista de Nutrição. 2011. (Congresso).

10 Congresso da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição.. Alimentação e Nutrição: dos genes à coletividade.. 2009. (Congresso).

10 Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida.. 2009.. Atuais da Hepcidina como Parâmetro Bioquímico na Anemia por Deficiência de Ferro.. 2009. (Congresso).

III Simpósio sobre Ácidos Graxos. 2007. (Simpósio).

XVIII ATUEM Grupo de atualização e Nutrição. Os desafios na alimentação no 1 ano de vida.. 2007. (Simpósio).

I Simpósio do curso de nutrição da UNINOVE. 2004. (Simpósio).

I Jornada do Departamento de Saúde. Alimentos Funcionais. 2003. (Oficina).

I Jornada do Departamento de Saúde. Controle de Qualidade em Pescados. 2003. (Oficina).

I Jornada do Departamento de Saúde. Desnutrição Energético-Protéica e Recuperação Nutricional. 2003. (Oficina).

Produções bibliográficas

  • Lemos, Andrea dos Reis ; ISMAEL, L. A. S. ; Boato, Claudia Carvalho Maltese ; Borges, Maria Tereza Frota ; Rondó, Patricia Helen de Carvalho . A hepcidina como parâmetro bioquímico na avaliação da anemia por deficiência de ferro. Revista Paulista de Pediatria (Impresso) , v. 56, p. 596-599, 2010.

  • ISMAEL, L. A. S. ; LEMOS, A. R. ; MARTINEZ, M.F. ; FROTA, M. T. B. ; PHILIPPI, S. T. ; Szarfarc, S. C. . Consumo de frutas e hortaliças e prevalência de excesso de peso e obesidade nas cidades de São Paulo e Recife: uma análise do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (VIGITEL). In: 10 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição., 2009, São Paulo. Alimentação e Nutrição: dos genes à coletividade., 2009.

  • LEMOS, A. R. ; ISMAEL, L. A. S. ; BOATO, C. ; FROTA, M. T. B. ; RONDO, P. H. C . Atuais da Hepcidina como Parâmetro Bioquímico na Anemia por Deficiência de Ferro.. In: 10 Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida., 2009, São Paulo. 10 Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida., 2009.

  • ISMAEL, L. A. S. ; LEMOS, A. R. ; MARTINEZ, M.F. ; FROTA, M. T. B. ; PHILIPPI, S. T. ; Szarfarc, S. C. . Análise do método de inquérito por telefone para avaliação dos fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.. In: 0 Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição., 2009, São Paulo. Alimentação e Nutrição: dos genes à coletividade., 2009.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. , Avenida Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira Cesar, 01246-904 - Sao Paulo, SP - Brasil

Experiência profissional

2019 - Atual

UBS Jardim Guairacá

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuar, prioritariamente, nos âmbitos familiar e comunitário (NASF); Atuar em consonância com os demais profissionais do NASF e das ESF e com o setor responsável pela gestão das ações de alimentação e nutrição no município, visando qualificar a atenção à saúde; Articular estratégias de ação com os equipamentos sociais e atuar de forma efetiva sobre os determinantes dos agravos e dos distúrbios alimentares e nutricionais que acometem a população local, contribuindo, assim, para a Segurança Alimentar e Nutricional; Fortalecer e qualificar o cuidado nutricional no âmbito da Atenção Básica.

2014 - 2019

Hospital Anchieta

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 40

Outras informações:
- Prestar assistência dietética aos pacientes, - Elaborar o diagnóstico nutricional, com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos; - Elaborar a prescrição dietética, com base nas diretrizes do diagnóstico nutricional; - Registrar, no prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional, de acordo com protocolos pré-estabelecidos pelo Serviço e aprovado pela Instituição; - Determinar e dar a alta nutricional; - Promover educação alimentar e nutricional para pacientes, familiares ou responsáveis na internação e no ambulatório; - Trabalhar com a equipe multidisciplinar na soluções dos casos clínicos;

2015 - Atual

Faculdade de Medicina do ABC

Vínculo: Preceptora, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Atuar como preceptora dos alunos da residência no R2 Participar do processo seletivo da etapa de entrevista

2012 - 2014

Restaurantes e Buffet Grupo TRIO

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

Outras informações:
-Controle Sanitário de todos os processos dentro do restaurante desde o recebimento até a distribuição final. -Elaboração e Implementação de POP?s e Manual de Boas Práticas; -Monitoramento de todos os documentos exigidos por lei: Controle de Pragas, Potabilidade de água, Fichas técnicas e de segurança de produtos de limpeza, Fichas de rastreabilidade, entre outros; -Treinamento Higiênico-Sanitário para os Colaboradores; -Controle de estoque; -Controle de Perdas; - Participação em desenvolvimento de novas receitas com a utilização técnicas de Sous Vide e Cook Chill.

2011 - 2012

Hortifruti Natural da Terra

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44

Outras informações:
Controle de Qualidade e Controle Sanitário nos seguintes setores: Açougue, Padaria, Confeitaria, Peixaria, Lanchonete, Empório, Frios, Sushi, Refeitório de Funcionários e Área de venda climatizada do Hortifruti.

2008 - 2009

Padaria e Confeitaria Jardim Brasil

Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Treinamento dos funcionários quanto Higiene Pessoal; - Treinamneto dos Lideres de cada setor sobre Liderança; - Fazer a inclusão dos funcionários novos: leitura do Manual do Colaborador; - Construção do Receituário Padrão: Pegar receitas, fazer o modo de fazer, elaborar o seu custo e fragmenta-la de varios tamanhos; - Orientar funcionários quanto a correta manipulação de alimentos; - Verificar e Orientar a limpeza das Câmaras frias e de cada setor com o check list; - Fazer entrevistas para contratação de pessoal; - Fazer o Inventário Mensal; - Fazer o pedido de compras de produtos de limpeza; - Verificar perdas e sobras de cda setor; - Acompanhamento de estagirários quanto: aferição de temperatura dos alimentos e equipamentos e Manual de boas praticas.

2007 - 2008

Casa de Repouso e Pensionato Recanto da Jô.

Vínculo: Consultoria, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 4

Outras informações:
- Vistoria Semanal da Cozinha; - Elaboração de Dietas Terapêuticas para os pacientes; - Treinamemto da Cozinheira quanto a higiene pessoal;

2006 - 2006

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágiaria, Carga horária: 30

Outras informações:
Atendimento Ambulatorial, feito através de Anamnese Alimentar, questionário de Freqüência Alimentar, recordatório Alimentar Habitual, retiradas de pregas cutâneas, peso, altura e circunferências, cálculo das necessidades calóricas e entrega da Dieta Alimentar Padronizada; Atendimento Ambulatorial da Cardioesporte, usando o mesmo procedimento, porem adaptando a dieta para as atividades físicas de cada paciente e quando necessário era implementado com Suplementação, era usado Dieta Individualizada.

2006 - 2006

INSTITUTO DE INFECTOLOGIA EMILIO RIBAS

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 30

Outras informações:
Adaptação da Prescrição Dietética para as necessidades fisiológicas dos pacientes; Retirada de peso e altura, circunferências e pregas cutâneas dos pacientes; Avaliação do estado nutricional do paciente; Introdução da Dietoterapia; Avaliar a necessidades de Suplementação Nutricional; E quando necessário orientava Nutrição Enteral ou Parenteral.

2006 - 2006

Palheta Refeições Coletivas LTDA.

Vínculo: estágio, Enquadramento Funcional: Estagiaria, Carga horária: 30

Outras informações:
Verificação de recebimento de mercadorias (peso e temperatura); Inspeção dos funcionários quanto à higiene pessoal, utilização de luvas entre outros; Verificação da área de produção e área de armazenamento de mercadorias como as câmaras e estoque seco; Verificação do Controle de temperatura e amostras dos alimentos manipulados; Auxilio na Distribuição, com a identificação dos pratos, duvidas de clientes e verificação da reposição e retiradas dos alimentos.

2005 - 2006

Ministério da Saúde

Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: estágiaria, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Auxilio na elaboração de dietas nutricionais; Padronização de dietas nutricionais; Auxilio na elaboração de palestras, reuniões e programas educacionais (educação alimentar), com a seleção de textos ou materiais de apoio pedagógicos; Visitas Domiciliares, para funcionários aposentados ou afastados que necessitavam de orientação nutricional. Sendo feito com uma Anamnese Alimentar, durante a visita e após auxiliava no diagnóstico nutricional do paciente e na intervenção nutricional; Retirada de peso e altura, circunferências e pregas cutâneas dos pacientes; Elaboração de Cartilha e Material para palestra.