Felipe Tempel Stumpf
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos, atuando principalmente nos seguintes temas: elasticidade não-linear, método dos elementos finitos, aeronáutica, estruturas offshore, entre outros.
Informações coletadas do Lattes em 14/01/2026
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Implementação Numérica de Problemas de Viscoelasticidade Computacional Finita utilizando Métodos de Runge-Kutta de Altas Ordens e Interpolação Consistente entre as Discretizações Temporal e Espacial
com Rogério José Marczak. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Avaliação de um Modelo Hiperelástico Incompressível: Análise de Restrições, Implementação e Otimização de Parâmetros Constitutivos
, Ano de Obtenção: 2009.Rogério José Marczak.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Elastômeros; Elementos finitos não-lineares; Hiperelasticidade; Desigualdade de Baker-Ericksen; Convexidade da função energia de deformação.Grande área: Engenharias
Graduação em Engenharia Mecânica
2002 - 2007
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: REDUÇÃO DE PESO DO CHASSI DE UMA MOBILIDADE DE SILOS UTILIZANDO ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS E CÁLCULO DE VIDA ÚTIL BASEADO EM CONFIABILIDADE E ACÚMULO DE DANO
Orientador: Rogério José Marczak
Formação complementar
2008 - 2008
Introdução ao software ABAQUS 6.7. (Carga horária: 16h). , Centro de Tecnologia em Polímeros - SENAI/RS, SENAI / CETEPO, Brasil.
2007 - 2007
Modelagem via DEM através do Software EDEM. (Carga horária: 16h). , Engeneering Simulation And Scientific Software, ESSS, Brasil.
2006 - 2006
CosmosWorks Designer. (Carga horária: 24h). , Max3D Automação Industrial, MAX3D, Brasil.
2005 - 2005
Curso de Motores Aeronáuticos a Combustão Interna. (Carga horária: 64h). , Escola de Educação Profissional em Manutenção Aeronáutica Otto Ernst Meyer, EEPMA, Brasil.
1999 - 2001
Curso de Língua Inglesa - Nível Intermediário. (Carga horária: 150h). , YAZIGI, YAZIGI, Brasil.
1999 - 1999
Aperfeiçoamento em Manutenção de Hardware e Softwa. (Carga horária: 45h). , Faculdade de Tecnologia SENAC/Pelotas, FATEC Pelotas, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Análise de Tensões.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos/Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos.
Participação em eventos
VIII Competição SAE Brasil AeroDesign.Projeto de aeronave não tripulada rádio-controlada para competição. 2006. (Outra).
VII Competição SAE Brasil AeroDesign.Projeto de aeronave não tripulada rádio-controlada para competição. 2005. (Outra).
VI Competição SAE Brasil AeroDesign.Projeto de aeronave não tripulada radio-controlada para competição. 2004. (Outra).
XVI Salão de Iniciação Científica.Projeto e Construção de uma Bancada para Ensaios de Flambagem em Vigas de Pequeno Porte. 2004. (Outra).
V Competição SAE Brasil AeroDesign.Projeto de aeronave não tripulada radio-controlada para competição. 2003. (Outra).
IV Competição SAE Brasil AeroDesign.Projeto de aeronave não-tripulada radiocontrolada para competição. 2002. (Outra).
Participação em bancas
DURAO, L. M. P.; ECHER, L.; NASCIMENTO, V.;STUMPF, F. T.. Otimização estrutural de um feixe de molas contendo material compósito aplicado à suspensão de veículos para transporte de cargas. 2023 - Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica.
CLARKE, T. G. R.; TAMAGNA, A.;STUMPF, F. T.. Avaliação experimental da efetividade de reparos compósitos em tubulações de aço pressurizadas. 2022 - Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica.
STUMPF, F. T.; XAVIER, F. G.; BIANCHI, K.; Almeida, W. R.. Avaliação de uma versão modificada da técnica de toe grinding no aprimoramento da vida em fadiga para juntas em T de aço inoxidável AISI 316 l carregadas longitudinalmente. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
Iturrioz, I.;STUMPF, F. T.; SUAREZ, O. A. G.. Avaliação da influência da curvatura de estruturas nas forças e momentos resultantes em elementos finitos de casca. 2017. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Mazzaferro, J. A. E.; GUILHERME, C. E. M.;STUMPF, F. T.. Determinação das curva de fadiga em uniões soldadas do aço inoxidável Duplex S31803. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
STUMPF, F. T.; XAVIER, F. G.; SKONIESKI, A. F. O.; TEIXEIRA, P. R. F.. Análise numérica do processo de soldagem GTAW com deflexão magnética em aços baixo carbono. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
Iturrioz, I.; VASSOLER, J. M.;STUMPF, F. T.. ANALYTICAL DEVELOPMENT OF A MECHANICAL MODEL FOR THREE DIMENSIONAL RODS USING THE SPATIAL BEAM THEORY. 2016. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
STUMPF, F. T.; Almeida, W. R.. ANÁLISE ESTRUTURAL E DOS PARÂMETROS GEOMÉTRICOS DA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO TIPO BAJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
GUILHERME, C. E. M.;STUMPF, F. T.. PROJETO DE UM BRAÇO GIRATÓRIO DE COLUNA PARA A MOVIMENTAÇÃO DE BARCOS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
Clain, F. M.;STUMPF, F. T.. DETERMINAÇÃO DO COMPORTAMENTO DE MULTIFILAMENTOS SINTÉTICOS UTILIZADOS EM CABOS DE ANCORAGEM OFFSHORE FRENTE À FADIGA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande.
STUMPF, F. T.; GUILHERME, C. E. M.; CHIMISSO, F. E. G.; NOGUEIRA, O. C.. Projeto Termo-Mecânico de Componentes para o Dispositivo de Ensaios Submersos a Baixa Temperatura para Máquina de Ensaios de Subcabos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande.
Orientou
Degradação na Resistência Mecânica de Fios de Poliamida Devido a Hidrólise e Cargas de Impacto; 2022; Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica, ; Coorientador: Felipe Tempel Stumpf;
Estimativa de vida sob fluência de fios de polietileno de alto módulo através da metodologia de Larson-Miller; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Avaliação do efeito da hidrólise no comportamento mecânico de fios sintéticos aplicados à ancoragem offshore; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande, ; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Dimensionamento da caixa de marchas do sistema de transmissão do veículo Baja SAE da equipe Tchê Baja UFRGS; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Análise da relação entre pressão de colapso e força de colapso em dutos submarinos cladeados; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Avaliação da direção de fibras de reforço de um material hiperelástico anisotrópico; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Otimização paramétrica de pórtico para içamento de fornalha; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto de um pedalbox para Fórmula SAE; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Influência da geometria de dano pré-existente nas pressões de colapso e de propagação em dutos submarinos; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Análise Numérica de Forjamento a Quente de Aço Ferramenta Encapsulado em Aço Carbono; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Implementação numérica de um modelo constitutivo hiperelástico; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Implementação numérica de um modelo constitutivo hiperelástico em uma sub-rotina UMAT; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Proposição de melhoria estrutural visando redução da amplitude de vibração em paredes de tanque de um reator de derivação; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto preliminar de um sistema de transmissão para cadeira de rodas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica Empresarial) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Desenvolvimento de um veículo aéreo não tripulado aplicado a monitoramento aéreo; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto de uma estrutura para elevação de carga; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Comparação do comportamento mecânico sob fluência de diferentes fios sintéticos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto de uma estrutura para içamento e transporte de cargas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Estudo de fadiga em soldas de quadros de bicicletas; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica Empresarial) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto de reator de ação ambiental e metodologia de ensaio para avaliar a influência da hidrólise no comportamento mecânico de fios sintéticos utilizados em cabos de ancoragem; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Avaliação da alteração no comportamento mecânico de fios sintéticos submetidos a consecutivos ensaios de Rigidez Quase Estática; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto e construção de equipamento para ensaio de envelhecimento devido à ação de raios ultravioleta em materiais sintéticos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Construção de equipamento para ensaio de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Construção de equipamento para ensaio de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Empresarial) - Universidade Federal do Rio Grande; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Projeto de equipamento para ensaio de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Mecânica Naval) - Universidade Federal do Rio Grande, FURG; Orientador: Felipe Tempel Stumpf;
Produções bibliográficas
-
DA CRUZ, DANIEL MAGALHÃES ; BASTOS, IVAN NAPOLEÃO ; DA SILVA, ANA LÚCIA NAZARETH ; VASSOLER, JAKSON MANFREDINI ; STUMPF, FELIPE TEMPEL ; CRUZ JÚNIOR, ALEONES JOSÉ DA ; MARTINS, TALINE CARVALHO ; CLAIN, FERNANDA MAZUCO ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS . Dynamic Cycle Simulation in Offshore Mooring Fibers: Modified Mathematical Models and Dependence on Invariants of Continuum Mechanics. VETOR (FURG) , v. 35, p. e18256, 2025.
-
MAGALHÃES DA CRUZ, DANIEL ; BEGNINI, GUILHERME RIBEIRO ; CRUZ JÚNIOR, ALEONES JOSÉ DA ; TEMPEL STUMPF, FELIPE ; VASSOLER, JAKSON MANFREDINI ; CLAIN, FERNANDA MAZUCO ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS . Normalized stiffness assessment in mechanical protocol: polyester sub-ropes for offshore mooring systems. Ships and Offshore Structures , v. 2025, p. 1-17, 2025.
-
HILGERT, GABRIEL RODRIGO ; STUMPF, FELIPE TEMPEL . Shape memory polymers: Modification of a constitutive model and a procedure for parameter identification. COMPUTATIONAL MATERIALS SCIENCE , v. 240, p. 113000, 2024.
-
STUMPF, FELIPE TEMPEL ; BARRETO, MARCELO DE ÁVILA ; DA CRUZ, DANIEL MAGALHÃES ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS . Numerical simulation of multi-material hybrid lines for offshore mooring. OCEAN ENGINEERING , v. 305, p. 117979, 2024.
-
STUMPF, FELIPE T. ; GÖTZ, GUSTAVO L.F. ; DE LEON, DANIEL M. . Strain- and stress-based parametric optimization of fiber-reinforced elastomers under finite deformations. MECHANICS OF MATERIALS , v. 1, p. 104581, 2023.
-
STUMPF, FELIPE TEMPEL ; KUHN, MATHEUS FREITAS ; DIAS, ALLAN ROMÁRIO DE PAULA ; CLARKE, THOMAS GABRIEL ROSAURO ; ILSTAD, HÅVAR ; LEVOLD, ERIK ; ITURRIOZ, IGNACIO . Stress triaxiality as a postponer of the collapse pressure of thick-walled submarine pipes. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRESSURE VESSELS AND PIPING , v. 206, p. 105044, 2023.
-
CRUZ, D. M. ; POPIOLEK JUNIOR, T. L. ; BARRETO, M. A. ; GUILHERME, C. E. M. ; STUMPF, F. T. . Evaluation of energy models for numerical simulation of the mechanical behavior of polyester multifilaments. The Journal of Engineering and Exact Sciences , v. 9, p. 1, 2023.
-
PAIXÃO RITTER, EDUARDO ; TEMPEL STUMPF, FELIPE . Finite-element simulation of semi-solid metal processing of tool steel encased in carbon steel. SIMULATION , v. 98, p. 563-574, 2022.
-
TEMPEL STUMPF, FELIPE ; MARCOS GUILHERME, CARLOS EDUARDO ; MAGALHÃES DA CRUZ, DANIEL ; MONTEIRO DA FONSECA THOMÉ DA SILVA, ANTÔNIO HENRIQUE ; BRIGUET BASTOS, MILTON . A general constitutive model for the numerical simulation of different synthetic fibres used in offshore mooring. Ships and Offshore Structures , v. 1, p. 1-7, 2022.
-
HAHN, GABRIELA ; MONTEIRO DA FONSECA THOMÉ DA SILVA, ANTÔNIO HENRIQUE ; TEMPEL STUMPF, FELIPE ; MARCOS GUILHERME, CARLOS EDUARDO . Evaluation of residual strength of polymeric yarns subjected to previous impact loads. Acta Polytechnica , v. 62, p. 473-478, 2022.
-
CRUZ, DANIEL MAGALHÃES DA ; POPIOLEK JÚNIOR, TALES LUIZ ; BARRETO, MARCELO DE ÁVILA ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS ; STUMPF, FELIPE TEMPEL . Avaliação de modelos de energia para simulação numérica do comportamento mecânico de multifilamentos de poliéster. The Journal of Engineering and Exact Sciences , v. 9, p. 15321-01e, 2022.
-
STUMPF, FELIPE TEMPEL ; Marczak, Rogério José . Constitutive framework of a new hyperelastic model for isotropic rubber-like materials for finite element implementation. Latin American Journal of Solids and Structures , v. 18, p. 1-17, 2021.
-
STUMPF, F.T. . An accurate and efficient constitutive framework for finite strain viscoelasticity applied to anisotropic soft tissues. MECHANICS OF MATERIALS , v. 161, p. 104007, 2021.
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Constitutive framework of a new hyperelastic model for isotropic rubber-like materials for finite element implementation. Latin American Journal of Solids and Structures , v. 18, p. 1-17, 2021.
-
MORAIS GAUTÉRIO, JEFFERSON ; COFFERRI, LEONARDO ; DA SILVA, ANTONIO HENRIQUE MONTEIRO DA FONSEC ; TEMPEL STUMPF, FELIPE . Lifetime prediction of high-modulus polyethylene yarns subjected to creep using the Larson-Miller methodology. POLYMERS & POLYMER COMPOSITES , v. 1, p. 096739111984753, 2019.
-
DUARTE, JULIANO PICANÇO ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS ; DA SILVA, ANTONIO HENRIQUE MONTEIRO FONSECA T ; MENDONÇA, ADRIANO CÂMARA ; TEMPEL STUMPF, FELIPE . Lifetime prediction of aramid yarns applied to offshore mooring due to purely hydrolytic degradation. POLYMERS & POLYMER COMPOSITES , v. 1, p. 096739111985138, 2019.
-
STUMPF, FELIPE TEMPEL ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS ; CHIMISSO, FULVIO ENRICO GIACOMO . PRELIMINARY ASSESSMENT OF THE CHANGE IN THE MECHANICAL BEHAVIOR OF SYNTHETIC YARNS SUBMITTED TO CONSECUTIVE STIFFNESS TESTS. Acta Polytechnica CTU Proceedings , v. 3, p. 75, 2016.
-
LOUZADA, EMILIO LUIZ VIEIRA ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS ; STUMPF, FELIPE TEMPEL . EVALUATION OF THE FATIGUE RESPONSE OF POLYESTER YARNS AFTER THE APPLICATION OF ABRUPT TENSION LOADS. Acta Polytechnica CTU Proceedings , v. 7, p. 76, 2016.
-
EIDEL, BERNHARD ; STUMPF, FELIPE ; SCHRÖDER, JÖRG . Finite strain viscoelasticity: how to consistently couple discretizations in time and space on quadrature-point level for full order $$p ge 2$$ and a considerable speed-up. COMPUTATIONAL MECHANICS (BERLIN. INTERNET) , v. 1, p. 1, 2013.
-
EIDEL, BERNHARD ; STUMPF, FELIPE ; SCHRÖDER, J. . Algorithmic Consistency in Computational Inelasticity - a Conceptual Completion. Proceedings in Applied Mathematics and Mechanics , v. 13, p. 129-130, 2013.
-
STUMPF, FELIPE TEMPEL ; Marczak, Rogério José . Characterization of Constitutive Parameters for Hyperelastic Models Considering the Baker-Ericksen Inequalities. In: Pablo Andrés Muñoz-Rojas. (Org.). Computational Modeling, Optimization and Manufacturing Simulation of Advanced Engineering Material. 1ed.: , 2016, v. 49, p. 375-393.
-
STUMPF, F ; Marczak, R . Characterization of rubber-like materials considering the Baker-Ericksen inequalities. Constitutive Models for Rubbers IX. 1ed.: CRC Press, 2015, v. , p. 229-234.
-
STUMPF, F. T. ; HILGERT, GABRIEL RODRIGO . A NOVEL CONSTITUTIVE MODEL FOR SHAPE MEMORY POLYMERS. In: 8 Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2024, Gramado. 8 Encontro Nacional de Engenharia Biomecânica, 2024.
-
CRUZ, D. M. ; BARRETO, M. A. ; ZANGALLI, L. B. ; STUMPF, F. T. ; VASSOLER, J. M. ; GUILHERME, C. E. M. . Numerical Simulation of the Stress-strain Behavior of Polymeric Fibers for Mooring Offshore Structures. In: XLIV Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2023, Porto. roceedings of the XLIV Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2023.
-
CRUZ, D. M. ; BARRETO, M. A. ; ZANGALLI, L. B. ; STUMPF, F. T. ; VASSOLER, J. M. ; GUILHERME, C. E. M. . Numerical Simulation of the Stress-strain Behavior of Polymeric Fibers for Mooring Offshore Structures. In: XLIV Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2023, Porto. Proceedings of the XLIV Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2023.
-
CRUZ, D. M. ; BARRETO, M. A. ; ZANGALLI, L. B. ; STUMPF, F. T. ; GUILHERME, C. E. M. ; BASTOS, I. N. ; SILVA, A. L. N. . ANALYSIS OF ULTRAVIOLET EXPOSURE IN SYNTHETIC FIBERS OF POLYESTER AND HIGH MODULUS POLYETHYLENE. In: 17th Brazilian Polymer Conference, 2023, Joinville. Proceedings of the 17th Brazilian Polymer Conference, 2023.
-
STUMPF, F. T. ; KUHN, M. F. ; DIAS, A. R. P. ; CLARKE, T. G. R. ; ILSTAD, H. ; LEVOLD, E. ; Iturrioz, I. . Effect of stress triaxiality on the computation of the collapse pressure of submarine pipes. In: Congresso Argentino de Mecánica Computacional, 2022, Bahía Blanca. Congresso Argentino de Mecánica Computacional, 2022.
-
DA CRUZ, DANIEL MAGALHÃES ; GUILHERME, CARLOS EDUARDO MARCOS ; STUMPF, FELIPE TEMPEL ; BASTOS, MILTON BRIGUET . Numerical Assessment of Mechanical Behavior of Mooring Lines Using Hybrid Synthetic Fiber-Rope Segments. In: Offshore Technology Conference, 2022, Houston. Day 1 Mon, May 02, 2022, 2022.
-
CRUZ, D. M. ; POPIOLEK JUNIOR, T. L. ; BARRETO, M. A. ; GUILHERME, C. E. M. ; STUMPF, F. T. . Avaliação de modelos de energia para simulação numérica do comportamento mecânico de multifilamentos de poliéster. In: XXV Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2022, Evento remoto. XXV Encontro Nacional de Modelagem Computacional, 2022.
-
COFFERRI, LEONARDO ; EDUARDO MARCOS GUILHERME, CARLOS ; TEMPEL STUMPF, FELIPE . Application of the Stepped Isothermal Method to Evaluate Creep Behavior in High-Modulus Polyethylene Yarns. In: 27º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TRANSPORTE AQUAVIáRIO, CONSTRUçãO NAVAL E OFFSHORE, 2018, Rio de Janeiro. 27º Congresso Internacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2018.
-
Cofferri, L. ; GUILHERME, C. E. M. ; STUMPF, F. T. . Obtaining creep curves for polymer materials using the stepped isothermal method. In: Cobem 2017 - 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Cobem 2017 - 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
-
LOUZADA, E. L. V. ; GUILHERME, C. E. M. ; STUMPF, F. T. . Evaluation of the consequences of free falling loads in polyester yarns. In: Cobem 2017 - 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017, Curitiba. Cobem 2017 - 24th ABCM International Congress of Mechanical Engineering, 2017.
-
LOUZADA, E. L. V. ; GUILHERME, C. E. M. ; STUMPF, F. T. . Estudo sobre os efeitos do impacto em tração na resistência à fadiga e no alogamento de fios de poliéster aplicados em cabos de amarração. In: VII SEMENGO - Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 2016, Rio Grande. VII SEMENGO - Seminário e Workshop em Engenharia Oceânica, 2016.
-
CORREA, R. S. ; STUMPF, F. T. . Design of an Apparatus to Perform Hydrolysis Tests in Polymeric Yarns. In: XIIIth Youth Symposium on Experimental Solid Mechanics, 2014, Decin. Proceedings of XIIIth Youth Symposium on Experimental Solid Mechanics. Praga: CTU - Publishing House, 2014.
-
PORTO, J. F. B. ; Iturrioz, I. ; CASAGRANDE, A. S. ; STUMPF, F. T. ; BASSO, E. D. ; KIRYU, T. M. . Estudo do problema de movimentação das tampas de escotilha de uma embarcação de navegação interior com porão único. In: SOBENA HIDROVIÁRIO 2013 - 8° Seminário de Transporte e Desenvolvimento Hidroviário Interior, 2013, Jaú. Estudo do problema de movimentação das tampas de escotilha de uma embarcação de navegação interior com porão único, 2013.
-
STUMPF, F. T. ; GALLINA, A. ; PORTO, J. F. B. . Modelagem numérica da popa para adaptação de acoplamento mecânico em barcaça não propulsada para uso em navegação interior. In: 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2012, Rio de Janeiro. 24º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, 2012.
-
Hoss, L ; Bortoli, D. de ; STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Constitutive Models for Rubber-Like Materials: Comparative Analysis, Goodness of Fitting Measures, and Proposal of a New Model. In: International Rubber Converence, IRCO, 2011, São Paulo. International Rubber Converence, IRCO, 2011.
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Optimization of Constitutive Parameters for Hyperelastic Models Satisfying the Baker-Ericksen Inequalities. In: XXXI Iberian‐Latin‐American Congress on Computational Methods in Engineering, 2010, Buenos Aires. XXXI Iberian‐Latin‐American Congress on Computational Methods in Engineering, 2010.
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Numerical Assessment of a Heuristic Constitutive Model for Elastomers. In: 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009, Gramado. 20th International Congress of Mechanical Engineering, 2009.
-
EIDEL, B. ; STUMPF, F. T. ; GOTE, A. . Computational finite strain viscoelasticity for loading conditions on multiple time scales by adaptive step size control. In: 6th European Conference on Computational Mechanics, 2018, Glasgow. 6th European Conference on Computational Mechanics, 2018.
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Assessment of non-conventional constraints imposed to a hyperelastic model. In: XXXIX Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2018, Compiègne and Paris. Proceedings of XXXIX Ibero-Latin American Congress on Computational Methods in Engineering, 2018.
-
Cofferri, L. ; STUMPF, F. T. . PROJETO DE EQUIPAMENTO PARA ENSAIO DE FLUÊNCIA À BAIXA TEMPERATURA. In: 14a Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. 14a Mostra da Produção Universitária, 2015.
-
Peres, P. H. L. ; Garighan, I. F. ; STUMPF, F. T. . PROJETO DE UM DISPOSITIVO PARA ENSAIO DE ABRASÃO YARN-ON-YARN. In: 14a Mostra da Produção Universitária, 2015, Rio Grande. 14a Mostra da Produção Universitária, 2015.
-
STUMPF, F. T. ; EIDEL, B. ; SCHRODER, J. . Effective Novel Higher-Order Runge-Kutta Methods for Time Integration of Viscoelastic Constitutive Models at Finite Strains. In: World Congress of Computational Mechanics, 2012, São Paulo. WCCM 2012, 2012.
-
Hahn G ; SILVA, A. H. M. F. T. ; STUMPF, F.T. ; GUILHERME, C. E. M. . Evaluation of residual strength of polymeric yarns subjected to previous impact loads. ACTA POLYTECHNICA , 2022.
-
STUMPF, F. T. ; GUILHERME, C. E. M. ; CHIMISSO, F. E. G. . Preliminary assessment of the change in the mechanical behavior of synthetic yarns submitted to consecutive stiffness tests. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
STUMPF, F. T. . Aspectos Experimentais e Computacionais na Análise do Comportamento Mecânico de Elastômeros. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
STUMPF, F. T. ; CHIMISSO, F. E. G. . Offshore Mooring Ropes Anchorages in Ultra deepwater. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
STUMPF, F. T. . Offshore mooring rops for ultra-deepwater anchorages. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
CASAGRANDE, A. S. ; STUMPF, F. T. ; BASSO, E. D. . Engenharia Mecânica 100 segredos. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Optimization of Constitutive Parameters for Hyperelastic Models Satisfying the Baker-Ericksen Inequalities. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
STUMPF, F. T. ; MARCZAK, R. J. . Numerical Assessment of a Heuristic Constitutive Model for Elastomers. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Outras produções
STUMPF, F. T. ; CASAGRANDE, A.S. ; LISBOA, T. V. . Estudo Preliminar e Modelagem Computacional da Influência de Colocação de Estais Radiais em Digestores da Indústria Aviária. 2009.
STUMPF, F. T. ; LISBOA, T. V. ; CASAGRANDE, A.S. . Análise do Estado Tensonal da Região dos Bocais e Arredores da Esfera FA-4501 (Butadieno) de Acordo com Critérios Estabelecidos a partir da Instalação de Válvulas de Três Vias e PSVs. 2009.
STUMPF, F. T. ; CASAGRANDE, A.S. ; LISBOA, T. V. ; PUGLIA, V. B. . Projeto de Infraestrutura para Grupo Gerador a Gás. 2009.
STUMPF, F. T. ; CASAGRANDE, A.S. ; LISBOA, T. V. . Análise do comportamento mecânico de componente eletrônico submetido a diferentes condições de temperatura. 2009.
MARCZAK, R. J. ; VASSOLER, J. M. ; DE LEON, D. M. ; STUMPF, F. T. ; BARROS, R. R. ; UBESSI, C. J. B. ; BASSO, E. D. ; GEIGER, F. P. ; FAGUNDES, J. S. ; ECHER, L. ; PEREIRA NETO, A. H. ; SCHMIDT, B. B. ; VIECELI, B. C. ; FRISON, M. C. ; CACERES, G. A. . Desenvolvimento de Dispositivos de Interface Riser-Plataforma para a Indústria de Petróleo e Gás, Relatório Técnico II, Termo de Cooperação 2018/00586-9. 2022.
MARCZAK, R. J. ; VASSOLER, J. M. ; DE LEON, D. M. ; STUMPF, F. T. ; BARROS, R. R. ; UBESSI, C. J. B. ; BASSO, E. D. ; GEIGER, F. P. ; FAGUNDES, J. S. ; ECHER, L. ; PEREIRA NETO, A. H. ; SCHMIDT, B. B. ; VIECELI, B. C. ; FRISON, M. C. ; CACERES, G. A. . Desenvolvimento de Dispositivos de Interface Riser-Plataforma para a Indústria de Petróleo e Gás, Relatório Técnico Final, Termo de Cooperação 2018/00586-9. 2022.
MARCZAK, R. J. ; VASSOLER, J. M. ; DE LEON, D. M. ; STUMPF, F. T. ; BARROS, R. R. ; UBESSI, C. J. B. ; BASSO, E. D. ; GEIGER, F. P. ; FAGUNDES, J. S. ; ECHER, L. ; PEREIRA NETO, A. H. ; SCHMIDT, B. B. ; VIECELI, B. C. ; FRISON, M. C. ; CACERES, G. A. . Desenvolvimento de Dispositivos de Interface Riser-Plataforma para a Indústria de Petróleo e Gás, Relatório Técnico I, Termo de Cooperação 2018/00586-9. 2021.
CASAGRANDE, A.S. ; STUMPF, F. T. . Elaboração do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio de um Moinho de Trigo. 2010.
STUMPF, F. T. . Redução de Peso do Chassi de uma Mobilidade de Silos Utilizando Análise por Elementos Finitos e Cálculo de Vida Útil Baseado em Confiabilidade e Acúmulo de Dano. 2007.
STUMPF, F. T. ; LÓPEZ, M. ; FRAGA, L.F.L. ; ALVES, V. W. ; ABADE, V. ; DIETTRICH, L. . Projeto de aeronave não tripulada rádio-controlada para competição. 2006.
STUMPF, F. T. ; LÓPEZ, M. ; FRAGA, L.F.L. ; ABADE, V. ; LANCINI, E. ; ALVES, V. W. ; DIETTRICH, L. . Projeto de aeronave não tripulada rádio-controlada para competição. 2005.
STUMPF, F. T. . Mecânica da Fratura e Fadiga em Caldeiras. 2012. .
STUMPF, F. T. . Mecânica da Fratura e Fadiga em Tubulações. 2012. .
STUMPF, F. T. . Mecânica da Fratura e Fadiga em Vasos de Pressão. 2012. .
Projetos de pesquisa
-
2023 - Atual
Desenvolvimento de Critérios de Análise de Suportes de Riser-Fadiga e Avaliação de Defeitos, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / Rogério José Marczak - Coordenador / Jakson Manfredini Vassoler - Integrante / Daniel Milbrath De Leon - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
-
2021 - Atual
Estudo sobre o colapso de dutos cladeados - SCOPES - Fase 2, Descrição: A presente proposta foca na investigação do mecanismo de colapso de dutos mecanicamente revestidos baseado nos resultados do projeto SCOPES-I, onde um extenso estudo da influência de características do tubo no seu colapso revelou as condições limites de pressão para emprego em aplicações submarinas. Na fase 2 do projeto, será feito um estudo que tem como objetivo validar experimentalmente os resultados obtidos na fase 1. Para este fim, está planejado um projeto de pesquisa firmado entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), representada pelo Laboratório de Metalurgia Física (LAMEF), a empresa Equinor com a colaboração da empresa Cladtek AS (responsável pelo provimento da matéria prima para os ensaios de colapso) e a empresa Vallourec do Brasil que disponibilizará a sua infraestrutura de câmaras hiperbáricas na sede da empresa.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / Ignacio Iturrioz - Integrante / Matheus Freitas Kuhn - Integrante / Allan Romário de Paula Dias - Integrante / Thomas Gabriel Rosauro Clarke - Coordenador / Cristiano João Brizzi Ubessi - Integrante / Leonel Echer - Integrante / Ricardo Callegari Jaques - Integrante / Eduardo Groth - Integrante / Felipe Lutckmeier - Integrante.
-
2019 - Atual
Otimização da direção de fibras de reforço em materiais hiperelásticos anisotrópicos, Descrição: Muito se tem desenvolvido na área de modelagem mecânica de materiais anisotrópicos, em especial aqueles submetidos a grandes deformações, como os materiais hiperelásticos. Como aplicações de engenharia envolvendo este tipo de material, pode-se citar componentes mecânicos como esteiras transportadoras, cintas de amarração, elementos de vedação, atenuadores de vibração, pneus, etc. Do ponto de vista da caracterização constitutiva desta classe de materiais, a técnica mais recorrente na literatura é a modelagem desacoplada da matriz elastomérica e das fibras de reforço através de dois modelos hiperelásticos distintos: um isotrópico para a matriz e um outro exclusivo para as fibras. Nestes casos, no âmbito da solução via Método dos Elementos Finitos, o comportamento mecânico dos modelos desenvolvidos para utilização na porção anisotrópica dependem primordialmente da direção inicial das fibras na estrutura indeformada, a qual é atualizada a cada passo de tempo da solução global do problema ao longo do processo de deformação da estrutura. O objetivo do presente Projeto de Pesquisa é aplicar técnicas de otimização estrutural paramétrica a fim de se obter a direção ótima das fibras em cada ponto de Gauss da malha de modo a minimizar parâmetros como (i) deslocamento e (ii) tensão. Primeiramente, o problema será abordado em estruturas bidimensionais para, posteriormente, ser estendido a casos tridimensionais gerais e, tanto para a solução do problema através do Método dos Elementos Finitos como para o cálculo das derivadas para o processo de otimização, será utilizado o software acadêmico programável FEAP v8.2. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Daniel Milbrath De Leon - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2018 - 2021
Desenvolvimento de Dispositivos de Interface Riser-Plataforma para a Indústria de Petróleo e Gás, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / Rogério José Marczak - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante / Jakson Manfredini Vassoler - Integrante / Rodrigo Rodrigues de Barros - Integrante / Daniel Milbrath De Leon - Integrante / Cristiano João Brizzi Ubessi - Integrante / Filipe Paixão Geiger - Integrante / Jônatas Stefanello Fagundes - Integrante / Leonel Echer - Integrante / Andres Heemann Pereira Neto - Integrante / Bruno Bruscato Schmidt - Integrante / Bruno Cavalli Vieceli - Integrante / Maurício Conzatti Frison - Integrante / Gustavo de Abreu Cáceres - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro - Rio de Janeiro - Matriz - Cooperação.
-
2018 - Atual
Estudo experimental e numérico sobre diferentes técnicas de aceleração de ensaios de fluência em materiais poliméricos, Descrição: Uma gama considerável de equipamentos e dispositivos constituídos por materiais poliméricos está sujeito, durante a sua vida útil, a períodos longos de tempo sob carregamentos mecânicos constantes. Ao contrário dos materiais metálicos mais usuais em Egenharia, os polímeros são bastante sensíveis a este tipo de condição de contorno, apresentando crescente deformação ao longo da aplicação do carregamento, efeito conhecido como Fluência. Além da presença marcante do fenômeno, adiciona-se ainda a sensibilidade à temperatura do ambiente no qual o componente está inserido. Por se tratar, na maior parte das vezes, de um efeito de longo prazo, a utilização de ensaios experimentais em tempo real se torna excessivamente custoso, tendo que se lançar mão de técnicas de aceleração do fenômeno de fluência para que então seja possível, em um curto espaço de tempo, prever o comportamento de determinado material no longo prazo. Neste Projeto de Pesquisa se objetiva aplicar tais técnicas a diferentes materiais poliméricos tanto para fins de comparação qualitativa e quantitativa entre os métodos, como para fins de alimentação de modelos numéricos a partir dos resultados experimentais acelerados.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Rodrigo Rodrigues de Barros - Integrante.
-
2017 - 2017
Projeto de um veículo aéreo não tripulado (VANT), Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / William Ramires Almeida - Integrante / Bruna Gomes da Silva - Integrante.
-
2017 - Atual
Desenvolvimento e implementação numérica de um modelo constitutivo hiperelástico anisotrópico, Descrição: Muito se tem desenvolvido na área de modelagem mecânica de materiais anisotrópicos, em especial aqueles submetidos a grandes deformações, como os hiperelásticos e os viscoelásticos. Como aplicações de engenharia envolvendo estes tipos de material, pode-se citar desde componentes mecânicos como esteiras transportadoras, cintas de amarração e elementos de vedação até mesmo tecidos biológicos, como tendões, pele e músculos. Esta última vertente de aplicações tem contribuído muito para o desenvolvimento de modelos constitutivos hiperelásticos e viscoelásticos anisotrópicos, mas o que se nota é que, em sua grande maioria, os modelos são criados visando à solução de problemas muito específicos, sem a garantia de que modelariam com precisão categorias diferentes de materiais e/ou problemas práticos. Adicionalmente, é sabido que a grande maioria dos elastômeros - mesmo os isotrópicos - manifesta algum grau de anisotropia sob carregamento, devido à sua orientação reticular, cristalização ou outros efeitos. Em face desta constatação, este projeto de pesquisa visa a desenvolver uma metodologia de adaptação de modelos hiperelásticos isotrópicos existentes para que se capacitem a captar efeitos de anisotropia. O que se busca, objetivamente, é obter uma equação, ou conjunto de equações, a serem acopladas a modelos isotrópicos existentes que os possibilitem ampliar sua capacidade de simulação, consolidando uma metodologia voltada à generalização dos modelos, ao invés de particularização dos mesmos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Rogério José Marczak - Integrante / Rodrigo Rodrigues de Barros - Integrante.
-
2016 - 2017
Avaliação da alteração no comportamento mecânico de fios sintéticos submetidos a consecutivos ensaios de Rigidez Quase Estática, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante / Ísis Farias Garighan - Integrante / Raphael Corteletti Caldas - Integrante.
-
2016 - Atual
Levantamento de Curvas de Fluência de Diferentes Materiais Sintéticos através do Stepped Isothermal Method (SIM), Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante / Leonardo Cofferri - Integrante.
-
2015 - 2016
Projeto e construção de equipamento para ensaio de envelhecimento devido à ação de raios ultravioleta em materiais sintéticos, Descrição: Embora cabos de ancoragem de plataformas offshore se encontrem completamente submersos em água ao longo de suas vidas úteis e, consequentemente, se pode considerar que, nestas situações, estão imunes aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta proveniente da exposição ao sol, quando estes dispositivos se encontram em estoque antes de serem instalados, muitas vezes podem passar tempos prolongados em pátios abertos e, portanto, sujeitos a elevados níveis de exposição ultravioleta. A consequência desta exposição pode ser danosa à resistência à tração destes cabos, podendo fazer, inclusive, com que seu comportamento mecânico seja afetado. Este trabalho tem como objetivo promover o projeto e construção de um equipamento para ensaio de envelhecimento acelerado em fios e cabos sintéticos visando avaliar a influência do tempo de exposição à radiação ultravioleta no comportamento mecânico de fios e cabos sintéticos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante / Pedro Henrique Lourenço Peres - Integrante.
-
2014 - 2015
Construção de equipamento para ensaio de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura, Descrição: Este trabalho tem como objetivo a continuação do projeto e construção de uma máquina para ensaios de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura para corpos de provas submersos em água. Tal equipamento deverá ser capaz de ensaiar principalmente dois tipos de amostras: multifilamentos e fios. A proposta inicial é de que a máquina de ensaios seja composta por uma estrutura metálica que suporte cargas estáticas mais os instrumentos de medição, além do sistema de refrigeração e aquecimento do fluido (água) no qual as amostras serão imersas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Fulvio Enrico Giacomo Chimisso - Integrante / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante / Loise Silveira da Silva - Integrante.
-
2014 - Atual
Pesquisa de novos materiais sintéticos a serem usados na fabricação de cabos para ancoragem de plataformas de exploração e de produção offshore em águas ultra profundas, Descrição: Pesquisa de novos materiais sintéticos a serem usados na fabricação de cabos para ancoragem de plataformas de exploração e de produção offshore em águas ultra profundas. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / Fulvio Enrico Giacomo Chimisso - Coordenador / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante.
-
2013 - 2014
Construção do equipamento para ensaio de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura, Descrição: Este trabalho tem como objetivo promover o projeto e a construção de uma máquina para ensaios de fluência de materiais sintéticos a baixa e alta temperatura para corpos de provas submersos em água. Tal equipamento deveráser capaz de ensaiar principalmente dois tipos de amostras: multifilmentos e fios. A proposta inicial é de que a máquina de ensaios seja composta por uma estrutura metálica que suporte cargas estáticas mais os instrumentos de medição, além do sistema de refrigeração e aquecimento do fluído (água) no qual as amostras serão imersas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Coordenador / Fulvio Enrico Giacomo Chimisso - Integrante / Carlos Eduardo Marcos Guilherme - Integrante / Loise Silveira da Silva - Integrante.
Projetos de desenvolvimento
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante.Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
-
2011 - 2013
ACOPLA2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de acoplamento mecânico para comboios (Empurrador + Barcaça) na Bacia do Sudeste. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Integrante / Luis Eduardo Kosteski - Integrante / Ignacio Iturrioz - Coordenador / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Outra.
-
2010 - 2012
CASTOR2011, Descrição: Desenvolvimento de sistema de correção de dano emergencial para mangueiras flexíveis avariadas em situação de trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Felipe Tempel Stumpf - Integrante / CASAGRANDE, A.S. - Coordenador / Tales de Vargas Lisbôa - Integrante / Leandro Corso - Integrante / Eduardo Donadel Basso - Integrante., Financiador(es): Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
Prêmios
2010
Aprovação em Concurso Público para Engenheiro de Análise Estrutural, Eletrobrás Eletronuclear.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica. , Rua Sarmento Leite, 425, Centro Histórico, 90050170 - Porto Alegre, RS - Brasil, Telefone: (51) 33083790
Experiência profissional
2017 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2009 - 2013
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista de Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsista Doutorado CNPq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2008 - 2009
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista Mestrado Cnpq, Enquadramento Funcional: Bolsista Mestrado Cnpq, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2004 - 2004
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Bolsista Iniciação Científica, Enquadramento Funcional: Bolsista PROPESQ, Carga horária: 20
Outras informações:
Projeto de pesquisa apresentado no XVI Salão de Iniciação Científica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul entitulado "Projeto e construção de uma bancada para ensaios de flambagem em vigas de pequeno porte".
Atividades
-
03/2008
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Engenharia.Linhas de pesquisa
-
03/2004 - 12/2004
Pesquisa e desenvolvimento, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Mecânica.Linhas de pesquisa
2013 - 2017
Universidade Federal do Rio GrandeVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto A, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
04/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia.Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecânica Naval e Engenharia Mecânica Empresarial.
-
03/2015
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, Tópicos Especiais em Engenharia de Fabricação
-
03/2014
Extensão universitária , Escola de Engenharia.Atividade de extensão realizada, Membro da equipe de projeto do projeto de extensão intitulado "Ensaios destrutivos de tração e ensaios de abrasão de cabos de fibra sintética para avaliação de cabos usados, bem como performance de cabos novos para futura comparação".
-
03/2014
Extensão universitária , Escola de Engenharia.Atividade de extensão realizada, Membro da equipe de projeto do projeto de extensão intitulado "Poliserviços".
-
05/2013
Ensino, Engenharia Civil, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica Geral
-
03/2016 - 12/2016
Ensino, Engenharia Mecânica, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica das Vibrações
-
02/2014 - 12/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Engenharia.Cargo ou função, Membro do Conselho da Escola de Engenharia.
-
03/2015 - 12/2015
Ensino, Engenharia Mecânica Empresarial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica das Vibrações
-
05/2013 - 12/2014
Ensino, Engenharia Mecânica Empresarial, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica Geral
-
05/2013 - 12/2013
Ensino, Engenharia de Automação, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, Mecânica do Corpo Rígido e dos Fluidos
2010 - 2013
Globo Engenharia LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10
2007 - 2008
Ciber Equipamentos Rodoviários LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assistente de P&D, Carga horária: 40
Outras informações:
Utilização de Softwares CAD e CAE aplicados ao desenvolvimento de tecnologias relacionadas a equipamentos de contrução rodoviária.
Desenvolvimento de metodologias de dimensionamento de sistemas e componentes mecânicos aplicados a equipamentos de contrução rodoviária.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Felipe Tempel Stumpf e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?