Thayanne Oliveira Rosa Lucena

Licenciada em Letras Português no Instituto Federal de Brasilia (São Sebastião)

Informações coletadas do Lattes em 01/06/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em LICENCIATURA EM LETRAS PORTUGUÊS

2014 - 2017

Instituto Federal de Brasília
Título: OS CAMINHOS ENTRECRUZADOS: NARRADOR, ESPAÇO E MEMÓRIA EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO
Orientador: DANIELE DOS SANTOS ROSA

Ensino Médio (2º grau) em andamento

2008 - Atual

[Nome removido após solicitação do usuários]

Ensino Fundamental (1º grau)

1990 - 2007

Centro de Ensino Fundamental 103

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS - ENEL. O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO: OS CAMINHOS ENTRECRUZADOS. 2017. (Congresso).

IV SEMINÁRIO ACADÊMICO DE LETRAS.OS ITINERÁRIOS ENTRECRUZADOS: O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO, EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE SARAMAGO. 2017. (Seminário).

SEMANA DE LETRAS. 2017. (Outra).

Encontro Nacional dos Estudantes de Letras - ENEL.Forma Literária e processo social: o deslizar das estratégias narrativas em A viagem do Elefante, de José Saramago. 2016. (Seminário).

Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar - MICTI 2015. José de Alencar: Entre o campo e a cidade. 2015. (Congresso).

Semana Científica - IFB. José de Alencar: entre o campo e a cidade. 2015. (Feira).

Semana de Letras - IFB.José de Alencar: Entre o campo e a Cidade. 2015. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Daniele dos Santos Rosa

ROSA, D. S.; ROSA, M. E. M.; BARRETO, L. B.. Os caminhos entrecruzados: narrador, espaço e memória em "A viagem do elefante", de José Saramago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Brasília.

Maria Eneida Matos da Rosa

ROSA, D. S.; BARRETO, L. B.;ROSA, Maria Eneida Matos da. Os caminhos entrecruzados: narrador, espaco e memoria em A Viagem do Elefante, de Jose Saramago. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Brasília.

Foi orientado por

Daniele dos Santos Rosa

Os caminhos entrecruzados: narrador, espaço e memória em A Viagem do Elefante, de José Saramago; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Brasília; Orientador: Daniele dos Santos Rosa;

Daniele dos Santos Rosa

Forma Literária e processo social: o deslizar das estratégias narrativas em A viagem do Elefante, de José Saramago; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto Federal de Brasília, Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal; Orientador: Daniele dos Santos Rosa;

Produções bibliográficas

  • LUCENA.T.O.R. . OS ITINERÁRIOS ENTRECRUZADOS: O HOMEM E O ELEFANTE EM SUAS RELAÇÕES DE DEGRADAÇÃO, EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO. Revista Eixo , v. 6, p. 79-86, 2017.

  • LUCENA.T.O.R. . JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE. In: Mostra Nacional de Iniciação Científica Interdisciplinar - MICTI, 2015, SANTA ROSA DO SUL. José de Alencar: Entre o Campo e a Cidade. SANTA CATARINA: MICTI 2015, 2015. p. 1-5.

  • LUCENA.T.O.R. . FORMA LITERÁRIA E PROCESSO SOCIAL: O DESLIZAR DO ESPAÇO E DAS PERSONAGENS EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO. In: CONECTAIF, 2016, BRASÍLIA. VI SEMANA DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA CADERNO DE RESUMO. BRASILIA: EDITORA IFB, 2016. v. 1. p. 378-378.

  • LUCENA.T.O.R. . A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE O ESPAÇO E A DESAGREGAÇÃO DOS PERSONAGENS EM ?A VIAGEM DO ELEFANTE?, DE JOSÉ SARAMAGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA.T.O.R. . FORMA LITERÁRIA E PROCESSO SOCIAL: O DESLIZAR DO ESPAÇO E DAS PERSONAGENS EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA.T.O.R. ; ARNT, Gustavo. . José de Alencar: entre o campo e a cidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA.T.O.R. ; ARNT, Gustavo. . José de Alencar: entre o campo e a cidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LUCENA.T.O.R. ; ARNT, Gustavo. . José de Alencar: entre o campo e a cidade. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    OS CAMINHOS ENTRECRUZADOS: NARRADOR, ESPAÇO E MEMÓRIA EM A VIAGEM DO ELEFANTE, DE JOSÉ SARAMAGO, Descrição: Este projeto tem por objetivo realizar a análise crítica da obra A viagem do elefante (2008), de José Saramago, tendo como base teórica Literatura e Sociedade de Candido; Lima Barreto e o Espaço Romanesco de Osman Lins. A memória, a História, o esquecimento de Paul Ricoeur; Gêneros Literários de Angélica Soares, entre outras fontes. A partir dessa base teórica, brevemente descrita, nosso olhar para a obra literária centraliza-se especificamente na relação entre forma e conteúdo, relação esta baseada na contradição fundante entre história e ficção, que, na obra, será problematizada a partir da presença do narrador (em especial nos movimentos do foco narrativo), no deslocamento do espaço e no relato das memórias contadas pelos personagens, os quais evidenciam a análise crítica do romancista diante da sociedade. Verificou-se que esta relação entre forma e conteúdo, essencial a essa análise, se estabelece por meio da de três aspectos centrais: a instância narrativa, relação entre espaço e personagens, a problemática dos gêneros, a questão da memória e, entrelaçando todos esses aspectos, a relação contraditória entre o humano e o animalizado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thayanne Oliveira Rosa Lucena - Coordenador / Daniele dos Santos Rosa - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Forma Literária e processo social: o deslizar das estratégias narrativas em A viagem do Elefante, de José Saramago, Descrição: Sob o título Forma Literária e processo social: o deslizar das estratégias narrativas em A Viagem do Elefante, de José Saramago, esta pesquisa tem o intuito de, ao analisar o narrador do romance citado, publicado em 2008, estabelecer sua relação com as obras anteriores, verificando as rupturas e continuidades na construção da narrativa, a fim de determinar, na relação complexa e dialética entre a forma literária e o processo social, o significado que tais estratégias têm, levando o leitor a uma compreensão da obra e do mundo que a rodeia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thayanne Oliveira Rosa Lucena - Coordenador / Daniele dos Santos Rosa - Integrante.

  • 2014 - Atual

    JOSÉ DE ALENCAR: ENTRE O CAMPO E A CIDADE, Descrição: Este projeto propõe um estudo comparativo entre o romance urbano e o romance rural: José de Alencar, com o objetivo de evidenciar as semelhanças e diferenças formais entre os dois tipos de romance, especialmente no que diz respeito à representação das classes sociais. Essa investigação se baseia na hipótese de que tais semelhanças e diferenças são condicionadas pelas demandas específicas dos materiais próprios a experiência rural brasileira em oposição à urbana. A fim de executar a investigação proposta pelo projeto, o corpus foi formado pelos romances O sertanejo e Senhora, de autoria de José de Alencar, ambos publicados em 1975. Esta investigação se baseia na hipótese de que tais semelhanças e diferenças são condicionadas pelas demandas específicas dos materiais próprios a experiência rural brasileira em oposição à urbana.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thayanne Oliveira Rosa Lucena - Integrante / Gustavo Abílio Galeno Arnt - Coordenador.

Prêmios

2015

MEDALHA, MOSTRA NACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INTERDISCIPLINAR - MICT.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - 2017

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2014 - Atual

Instituto Federal de Brasília

Vínculo: , Enquadramento Funcional: