Gláucia Soares Barbosa
Concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa em 2005. Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2008. Concluiu o Doutorado em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da UNICAMP em 2015. É professora efetiva da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenou o Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Meio Ambiente e Saúde da FAE/UEMG de 2016 a 2018. Foi professora conteudista do Curso de Pedagogia a distância da FAE/UEMG. Foi professora formadora do curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social da UFMG, na modalidade a distância. Membra da Associação de Pesquisa e Iniciação Científica - AMPIC. Organizadora da Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática, Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Ciências e Mulheres na Ciência.
Informações coletadas do Lattes em 29/05/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação
2011 - 2015
Universidade Estadual de Campinas
Título: Educação Ambiental e Formação de Professores de uma Escola Rural do Entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG
Orientador: Ivan Amorosino do Amaral
com , Ano de obtenção: 2015. Coorientador: Thaís Gimenez da Silva Augusto. Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Educação
2005 - 2008
Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Educação Ambiental, uma Política Pública Educacional: como a escola a acolhe?
, Ano de Obtenção: 2008.Maria do Carmo de Lacerda Peixoto.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Educação; educação ambiental; currículo escolar; Política Educacional.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Ambiental.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Métodos e Técnicas de Ensino.
Organização de eventos
BARBOSA, Gláucia . I Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensão da FaE-UEMG. 2022. .
BARBOSA, Gláucia ; ANDRADE, A. P. . Questões de gênero na educação e fundamentalismo religioso. 2022. (Outro).
BARBOSA, Gláucia ; ANDRADE, A. P. . Diversidade Sexual e de Gênero e Cristianismo: da inclusão à afirmação. 2022. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . I Seminário do Tessitura de Nós. 2022. (Outro).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. . IV Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. 2019. (Outro).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. . Diálogos Interdisciplinares sobre o Desastre/Crime ocorrido em Brumadinho. 2019. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica. 2019. .
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. . II Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. 2018. .
BARBOSA, Gláucia . III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS. 2018. (Outro).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2017. (Outro).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. . Feira Mineira de Iniciação Científica. 2017. .
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. ; OLIVEIRA, E. A. S. ; SUZUKI, A. Y. M. . I Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . VI Semana Acadêmica UEMG-Ubá e III Seminário do Núcleo de Educação Socioambiental. 2012. (Congresso).
BARBOSA, Gláucia . II Semana UEMG Ubá. 2012. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . VII Encontro de Formação Contiuada de Professores de Ciências. 2011. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. 2011. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . I Formação de Educadores Socioambientais. 2010. (Outro).
BARBOSA, Gláucia . I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá. 2010. (Outro).
DUARTE, Marisa ; BARBOSA, Gláucia . Seminário Nacional Juventude e Ações do Estado: Avaliação de Programas Sócio-Educacionais. 2006. (Outro).
Participação em eventos
24 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG.As mães universitárias em evidência: o direito à maternidade e a busca por medidas de apoio institucional na universidade. 2022. (Seminário).
I Mostra de Projetos de Pesquisa e Extensão da FaE-UEMG. As mães universitárias em evidência: o direito à maternidade e a busca por medidas de apoio institucional na universidade. 2022. (Feira).
I Seminário do Tessituras de Nós.Políticas de apoio à maternidade na universidade: propostas, alcance e reflexões. 2022. (Seminário).
IX UEMG NA CENA - A filha perdida.Debate sobre o filme: A filha perdida. 2022. (Encontro).
Sábado Temático - Violência Obstétrica e Parto Humanizado: um debate educativo necessário.Violência Obstétrica e Parto Humanizado: um debate educativo necessário. 2022. (Encontro).
Um Clube Todo Seu - Elena Ferrante - A filha perdida.Elena Ferrante - A filha perdida. 2022. (Encontro).
Um Clube Todo Seu - Minha Carne: diário de uma prisão. 2022. (Encontro).
III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência. 2021. (Simpósio).
Reflexões sobre o saber docente.Roda de Conversa Educação em Saúde em foco: vivências e docência durante a pandemia de Covid-19. 2021. (Encontro).
Curso de Extensão: educação e saberes ambientais- a construção de outros presentes.Mesa Redonda Educação Ambiental nas Políticas Públicas: embates e perspectivas. 2020. (Outra).
Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino - ENDIPE.Roda de Conversa Projeto Político Pedagógico: metodologias e práticas para a formação de professores. 2020. (Encontro).
I Simpósio Brasileiro Mulheres em STEM.Elas comCiências: um levantamento sobre as docentes de pós-graduação das universidades públicas mineiras nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação. 2020. (Simpósio).
II Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG. Elas comCiências: um projeto de incentivo e fortalecimento de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação. 2019. (Congresso).
IX Encontro de Pesquisa Educação Ambiental.A dimensão econômica da educação ambiental: reflexões dos docentes participantes de um curso de formação continuada. 2017. (Encontro).
Seminário Diálogos sobre EAD: práticas pedagógicas.Mediação em EAD: o papel do professor foramdor. 2015. (Seminário).
XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares.Formação Docente em Educação Ambiental: as implicações curriculares do processo. 2014. (Outra).
VI Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da PUCvvf.Formação docente na Serra do Brigadeiro: mudando as práticas pedagógicas ambientais. 2012. (Seminário).
XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. 2012. (Encontro).
III Seminário de Educação Brasileira: Plano Nacional da Educação ? questões desafiadoras e emblemáticas. 2011. (Seminário).
VI Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
VI Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. 2011. (Encontro).
VII Encontro de Formação Continuada de Professores de Ciências. 2011. (Encontro).
VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Ensino de ciências, interdisciplinaridade e formação de professores: um estudo sobre os periódicos de ensino de ciências de 2006 a 2010.. 2011. (Encontro).
VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Pós-graduação no Brasil e produtivismo acadêmico.Educação Ambiental e Formação de Professores no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG. 2011. (Seminário).
I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá. 2010. (Seminário).
III Seminário de Ciências Naturais e Exatas: A interdisciplinaridade da vida. 2009. (Seminário).
V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2009. (Encontro).
XXVIII Encontro Regional de Botanica. 2008. (Encontro).
IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental. 2007. (Encontro).
Fórum Técnico "Educação Ambiental - Conjunturas Atual e Perspectivas". 2006. (Outra).
I Reunião Anual da ABAVE: Finalidades e Formas da Educação Básica. 2006. (Outra).
55a Reunião Anual da SBPC. 55a Reunião Anual da SBPC. 2003. (Congresso).
Anais do XII Simpósio de Iniciação Científica: Desafio Brasil: Prioridades na Pesquisa e Desenvolvimento Social.XII Simpósio de Iniciação Científica: Desafio Brasil: Prioridades na Pesquisa e Desenvolvimento Social. 2003. (Simpósio).
III Fórum de Educação Ambiental.Montanhismo como Ferramenta de Educação Ambiental. 2003. (Oficina).
III Fórum Regional de Educação Ambiental.Movimentos Sociais e Educação Ambiental. 2003. (Oficina).
IX Ciclo de Estudos Pedagógicos.IX Ciclo de Estudos Pedagógicos. 2003. (Outra).
Segundo Encontro Machado Sobrinho de Educadores.Segundo Encontro Machado Sobrinho de Educadores. 2003. (Encontro).
XVII Congresso Brasileiro e V Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica. XVII Congresso Brasileiro e V Encontro Latino-Americano de Economia Doméstica. 2003. (Congresso).
1° Forum de Educação Ambiental.1° Forum de Educação Ambiental. 2002. (Outra).
II Encontro Nacional de Fé e Política "Razões da Nossa Esperança".II Encontro Nacional de Fé e Política "Razões da Nossa Esperança". 2002. (Encontro).
VIII Ciclo de Estudos Pedagogicos.Educação Intercultural, construção das identidades e da diferença. 2002. (Oficina).
VIII Ciclo de Estudos Pedagogicos.Educação Popular e Movimentos Sociais. 2002. (Oficina).
VIII Ciclo de Estudos Pedagogicos.VIII Ciclo de Estudos Pedagogicos. 2002. (Outra).
II Seminário Relaçoes Raciais e Educação: Aprodução de saberes e práticas pedagógicas.II Seminário Relações Raciais e Educação: A produção de saberes e práticas pedagógicas. 2001. (Seminário).
V Congresso de Ciencias Humanas, Letras e Artes.Uma sociologia política em busca de uma metodologia para compreender o novo Estado e as políticas públicas: anotações sobre as relações entre Estados, os efeitos do poder e reconfiguração social. 2001. (Oficina).
V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. 2001. (Congresso).
II Seminário Relações Raciais e Educação: Aprodução de saberes e práticas pedagógicas.Afro-Brasilidade e Educação. 2000. (Oficina).
VII Ciclo de Estudos Pedagogicos.Psicopedagogia Clínica e Institucional. 2000. (Oficina).
VII Ciclo de Estudos Pedagogicos.VII Ciclo de Estudos Pedagogicos. 2000. (Outra).
VII Ciclo de Esudos Pedagogicos.Danscilplinas: A poesia do movimento na escola. 2000. (Oficina).
Participação em bancas
PIMENTEL, J. S. B.; BRANCO, J. C. S.;BARBOSA, Gláucia; OLIVEIRA, L. C.. Formação de enfermeiros: uma reflexão sobre metodologias de ensino e aprendizagem. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
TONSO, S.;BARBOSA, Gláucia; VIVEIRO, A. A.. Obstáculos e possibilidades para a construção de uma práxis crítica e criadora em educação ambiental na escola. 2020. Dissertação (Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual de Campinas.
ASPIS, R. P. L.;BARBOSA, Gláucia; SALES, S. R.; LEAO, G. M. P.. Jovens que re-criam sentidos que insurgem: investigando modos de subjetivação no currículo de uma feira de ciências do ensino médio. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e inclusão social, da F) - Universidade Federal de Minas Gerais.
TAVARES, M. L.;BARBOSA, Gláucia; AGUIAR JUNIOR, O. G.. OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL ENTRE UMA DAS UNIDADES DO COLÉGIO TIRADENTES DE BELO HORIZONTE E O PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE - MG. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia. As práticas pedagógicas de Educação Ambiental dos docentes do Ensino Fundamental I em Brumadinho pós-desastre ambiental. 2022. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais.
BRANCO, J. C. S.;BARBOSA, Gláucia; MELO, C. L.. Formação de Enfermeiros: uma reflexão sobre metodologias de ensino e aprendizagem. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
PADUA, K. C.;BARBOSA, Gláucia; CARDOSO, T. M.. Educação do cuidado no movimento ciclovida: aprendendo com as práticas ambientais de uma comunidade no sertão do Ceará. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ALVES, J. S.; TAVARES, M. L.;BARBOSA, Gláucia. OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA EDUCACIONAL EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA ENTRE UM COLÉGIO TIRADENTES DE BELO HORIZONTE E O PARQUE ESTADUAL SERRA VERDE ? MG. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado Profissional em Educação e Docência) - Universidade Federal de Minas Gerais.
MOTA, A. A. S.; PETTER, C. B.; VIEGAS, D. A. F.; LELES, F. N.; CARVALHO, I. O.;BARBOSA, Gláucia. OS IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE O TRABALHO DOCENTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: um estudo de caso em uma escola municipal de Belo Horizonte. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia; PAULA, M. E.. AS VERTENTES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSERVADORA E CRÍTICA, E SUAS APLICAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, F. A. G.BARBOSA, Gláucia. Concepções de Gênero e formação de valores por meio da obra literária do Mágico de Oz: a metodologia nas entrelinhas da narrativa de L. Frank Baum. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
FERREIRA, F. A. G.BARBOSA, Gláucia. Alfabetização e Letramento: avaliação da prática docente no primeiro ano do ensino fundamental. 2016.
QUINTÃO, Danuza do Carmo;BARBOSA, Gláucia. Cenário da Educação Ambiental nas escolas de ensino fundamental de Ubá-MG. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia; FONSECA, Denise de F. L.. AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO NAS COMUNIDADES DE SEU ENTORNO: QUAL A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADA?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia; GROSSI, Noêmi de O. F.. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO: COMO OS GUARDA-PARQUES A INTERPRETAM?. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
RODRIGUES, Camila Costa;BARBOSA, Gláucia. Um olhar sobre a educação ambiental em uma escola pública de Tocantins-MG: a questão do lixo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MARQUES, Aline da Silva; WERNECK, M. V.;BARBOSA, Gláucia. Educação Ambiental para crianças e adoloscentes em situação de risco social no município de Ubá-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MARTINS, Camila Silva; LIMA, C. D.;BARBOSA, Gláucia. Educação Ambiental: análise da aprendizagem dos anfíbios anuros com alunos dos ensino fundamental no município de Ubá-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
MARTINS, Solange A.;BARBOSA, Gláucia. Agrotóxicos e produtos orgânicos: percepções de alunos de uma escola rural de Visconde de Rio Branco-MG. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
CORREA, Ygor G.;BARBOSA, Gláucia. Ensino de Biologia: o que os alunos dizem sobre esta experiência. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
ROSA, Andreza E.;BARBOSA, Gláucia. Contribuições das aulas práticas de ciências para o processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA; MUCCI;BARBOSA, Gláucia. Oficinas pedagógicas realizadas numa escola estadual no município de Guiricema-MG para implantação da coleta seletiva. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia. Professor de Educação Superior na UEMG, Editais 16 e 17/2019 - Área: Ciências da Natureza na EI e anos iniciais do EF. 2019. Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia; LIMA, C. D.; MARCELO, C. R.; MOURA, M. Z.. Banca Examinadora de Professor Designado Edital 04/2010/ECINE/UEMG. 2010.
BARBOSA, Gláucia; OLIVEIRA, J. E. Z.; WERNECK, M. V.; FREITAS, K. A.. Banca Examinadora do Edital 03/2009/ENCINE relativo ao processo de seleção para professor de ensino superior da UEMG/Ubá. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.
BARBOSA, Gláucia; OLIVEIRA, J. E. Z.; FREITAS, K. A.; WERNECK, M. V.. Banca examinadora do Edital 02/2009/ECINE relativo ao processo seletivo para professor de ensino superior da UEMG/Ubá. 2009. Universidade do Estado de Minas Gerais.
Orientou
As feiras de Ciências no Brasil; Início: 2022; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; (Orientador);
Os desafios enfrentados por alunos beneficiários do Programa Bolsa Família; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
O que dizem os jovens pobres do Programa Jovens Aprendizes sobre educação e trabalho: é possível conciliar?; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Quando a escola subiu o morro? Análise política-histórica da implantação das primeiras escolas em favelas de Belo Horizonte/MG; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Educação e Pobreza: as contribuições do Programa Bolsa Família para educação na percepção dos adolescentes beneficiários; 2017; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
As Contribuições do Projeto Ouvidor Jovem para a formação cidadã de jovens de classes populares; 2016; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização a Distância Educação, Pobreza e Desigualdade Social) - Universidade Federal de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
As práticas educacionais no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro: como interpretá-las?; 2013; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Grad Lato Senso MBA Gestão e Análise Ambiental) - Centro Universitário de Viçosa - Univiçosa; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
ECOPEDAGOGIA: UM INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE GUARDAS-PARQUE NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO VISANDO A CONSERVAÇÃO DO MURIQUI-DO-NORTE; ; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental) - Faculdades do Vale do Carangola / Universidade Estadual de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMACULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA A TERRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMACULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA A TERRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMACULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA A TERRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PERMACULTURA NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE A DISCIPLINA EDUCAÇÃO PARA A TERRA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Cenário da Educação Ambiental nas Escolas de Ensino Fundamental do Município de Ubá-MG; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO: COMO OS GUARDA-PARQUES A INTERPRETAM?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
AVALIAÇÃO DA ATUAÇÃO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO NAS COMUNIDADES DE SEU ENTORNO: QUAL A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UTILIZADA?; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Agrotóxicos e produtos orgânicos: percepções de alunos de uma escola rural de Visconde de Rio Branco-MG; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Contribuições das aulas práticas de ciências para o processo ensino-aprendizagem no ensino fundamental; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Ensino de Biologia: o que os alunos dizem sobre esta experiência; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Um olhar sobre a educação ambiental em uma escola pública de Tocantins-MG: a questão do lixo; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
As mães universitárias em evidência: um estudo sobre as mães da UEMG; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Parent in Science; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
INICIAÇÃO CIENTÍFICA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA INVESTIGAÇÃO JUNTO A ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FAE/UEMG; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Thamires Cândido de Azevedo; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Química) - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Civil) - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Crianças que fazem ciências: um estudo sobre os projetos da educação infantil da Feira Mineira de Iniciação Científica ? FEMIC; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Iniciação Científica e Ensino de Ciências: uma investigação junto a alunos do curso de Pedagogia da FaE/UEMG; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Formação Docente em Educação Ambiental: uma parceria entre a universidade e a escola; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA ESTRATÉGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UBÁ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO UMA ESTRATÉGIA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE UBÁ; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Avaliação da Educação Ambiental do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
As mães universitárias em evidência: o direito à maternidade e a busca por medidas de apoio institucional na universidade; 2022; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC; 2021; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências- O engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade; 2019; Orientação de outra natureza - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências- O engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade; 2019; Orientação de outra natureza - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências- O engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade; 2019; Orientação de outra natureza - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências- O engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade; 2019; Orientação de outra natureza - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Elas comCiências- O engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade; 2019; Orientação de outra natureza - Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científ, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Educação Ambiental com crianças do ensino fundamental: é possível refletir sobre o Rio das Velhas?; 2016; Orientação de outra natureza; (Pedagogia) - Universidade do Estado de Minas Gerais, Programa Institucional de Apoio à Extensão-UEMG; Orientador: Glaucia Soares Barbosa;
Produções bibliográficas
-
BARBOSA, Gláucia ; SOUZA, J. P. T. ; NOGUEIRA, M. L. S. L. S. . Educação Ambiental, Escola e Sociedade: um curso de formação de professores. Ambientalmente Sustentable-Revista Científica Galego Lusófona de Educação Ambiental , v. II, p. 733-742, 2015.
-
BARBOSA, Gláucia . Olhares sobre a educação ambiental na escola: as práticas e as estratégias educativas de implementação. Educação em Foco (Juiz de Fora) , v. 14, p. 71-93, 2010.
-
FONSECA, F. C. ; NASCIMENTO, B. S. ; MOREIRA, L. S. F. ; SILVA, L. S. T. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, Gláucia ; VILLANI, F. N. A. . ELAS ENTRE AS ESTRELAS DESCOMPLICANDO O COSMOS: Facilitadores educacionais para o ensino de Astronomia. 1. ed. Mateus Leme: AMPIC, 2021. v. 1. 60p .
-
DINIZ, L. A. ; ALVES, A. J. ; ROCHA, L. A. R. ; LARA, L. C. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, Gláucia ; VILLANI, F. N. A. . QuiPlant: Jogo pedagógico de Química. 1. ed. Mateus Leme: AMPIC, 2021. v. 1. 50p .
-
BARBOSA, Gláucia ; ALMEIDA, L. A. A. ; SOUSA, T. A. ; AZEVEDO, T. C. ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. . Elas Dolls: Oficina de representação e reconhecimento de grandes mulheres da história e atualidade. 1. ed. Mateus Leme: AMPIC, 2021. v. 1. 37p .
-
FERREIRA, C. L. ; MOREIRA, A. C. ; JESUS, R. C. P. ; CASTRO, T. V. S. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, Gláucia ; VILLANI, F. N. A. . Maleta Game: compartilhando conhecimento. 1. ed. Mateus Leme: AMPIC, 2021. v. 1. 39p .
-
BARBOSA, Gláucia ; ALMEIDA, L. A. A. ; SOUSA, T. A. ; AZEVEDO, T. C. ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. . Elas"Game O jogo da visibilidade feminina nas ciências exatas, engenharias, computação e desenvolvimento humano. 1. ed. Mateus Leme: AMPIC, 2021. v. 1. 30p .
-
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. (Org.) . Saberes sobre a educação ambiental na UEMG: descobertas e problematizações em escolas e comunidades. 001. ed. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2020. v. 1. 118p .
-
MOREIRA, L. S. (Org.) ; BARBOSA, Gláucia (Org.) . As aventuras de Luna: em busca do paraíso natural. 1. ed. , 2009.
-
BARBOSA, Gláucia ; SILVA, J. R. . Um projeto sobre a água na escola: para além da Educação Ambiental conservadora. In: Gláucia Soares Barbosa; Fernanda Aires Guedes Ferreira. (Org.). Saberes sobre a educação ambiental na UEMG: descobertas e problematizações em escolas e comunidades. 001ed.Belo Horizonte: Editora UEMG, 2020, v. 1, p. 42-59.
-
SOUZA, J. P. T. ; BARBOSA, Gláucia . A Dimensão Econômica da Educação Ambiental: reflexões dos docentes participantes de um curso de formação continuada. In: IX Encontro de Pesquisa Educação Ambiental, 2017, Juiz de Fora. Anais do IX Encontro de Pesquisa Educação Ambiental, 2017.
-
BARBOSA, Gláucia ; PINHO, L. T. A. . INTEGRAÇÃO ENTRE ENSINO DE CIÊNCIAS E GEOHISTÓRIA: o uso do objeto gerador na construção de uma exposição em sala de aula. In: III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior, 2017, Belo Horizonte. Anais do III Congresso de Inovação e Metodologias do Ensino Superior. Belo Horizonte: UFMG, 2017. p. 1-8.
-
SILVA, J. R. ; BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental: uma experiência com crianças do ensino fundamental sobre a bacia do Rio das Velhas. In: II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar, 2016, Juazeiro. Anais do II Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar. Juazeiro: Editora Franciscana, 2016. v. 1. p. 437-456.
-
BARBOSA, Gláucia . Formação Docente em Educação Ambiental: as implicações curriculares do processo. In: XI Colóquio / VII Colóquio Luso-Brasileiro / I Colóquio Luso-Afro-Brasileiro sobre Questões Curriculares, 2014, Braga. Currículo na contemporaneidade : internacionalização e contextos locais : atas. Braga: Universidade do Minho. Instituto de Educação. Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. p. 2589-2594.
-
BARBOSA, Gláucia ; QUINTÃO, Danuza do Carmo . O cenário da educação ambiental nas escolas de ensino fundamental de Ubá-MG. In: VII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013, Rio Claro. Anais do VII Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, 2013.
-
NOGUEIRA, M. L. S. L. S. ; Rink, J. ; BARBOSA, Gláucia . Ensino de ciências, interdisciplinaridade e formação de professores: um estudo sobre os periódicos de ensino de ciências de 2006 a 2010.. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011.
-
BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental e Formação de Professores no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG. In: VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Pós-graduação no Brasil e produtivismo acadêmico, 2011, Campinas. Anais do VII Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Pós-graduação no Brasil e produtivismo acadêmico, 2011.
-
MOREIRA, L. S. ; BARBOSA, Gláucia . Diagnóstico socioambiental das comunidades do entorno do Parque do Brigadeiro/MG ? Olhares iniciais sobre o Projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis. In: Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2009, São Carlos. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2009.
-
BARBOSA, Gláucia ; PEIXOTO, M. C. L. . Educação Ambiental em Escolas Municipais de Belo Horizonte: Uma analise de sua implementação. In: IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007, Rio Claro. Anais do IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, 2007.
-
BARBOSA, Gláucia ; FLORESTA ; CASTRO, A. S. ; MESQUITA, Lúbia ; CHAVES, Fabiana . A Reforma Mineira da Educação e o Financiamento do Banco Mundial. In: XVII Congresso Brasileiro e V Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2003, Guarapari-ES. Anais do XVII Congresso Brasileiro e V Encontro Latino Americano de Economia Doméstica, 2003.
-
BARBOSA, Gláucia ; GROSSI, Noêmi de O. F. ; FONSECA, Denise de F. L. . Análises Iniciais sobre a Educação Ambiental no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. In: XI Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2009, Barbacena. Anais do XI Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2009.
-
TOMAZ, L. A. D. ; VILLANI, F. N. A. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, Gláucia . Validação de metodologias alternativas para estudo de propriedades químicas através da planta ipê roxo. In: 4a Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2020. Anais da 4a Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2020.
-
EUGENIO, T. F. A. L. ; BARBOSA, Gláucia ; BARROS, M. D. M. . Guia do educador para o documentário Ciclovida. In: 4a Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2020, Mateus Leme. Anais da 4a Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2020.
-
MACHADO, B. L. B. L. ; ARAUJO, B. O. ; MIRANDA, M. A. ; BERNARDO, M. R. D. ; BARBOSA, Gláucia . Os 5 Rs da sustentabilidade. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2019.
-
MIRANDA, A. L. O. ; SARMENTO, B. S. L. ; FERREIRA, D. ; BARBOSA, Gláucia . O que há de África em nós. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019.
-
PEREIRA, L. T. F. ; MAGALHAES, L. S. ; BIONDI, S. F. ; BARBOSA, Gláucia . Alimentação Consciente: origem, história e composição dos alimentos. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019.
-
SOARES, A. C. ; PAIVA, B. R. G. ; BARBOSA, J. M. ; BARBOSA, Gláucia . Conhecendo o Ceará. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2019.
-
PEREIRA, A. S. F. ; FERREIRA, C. S. ; FERNANDES, E. L. ; BARBOSA, Gláucia . A mulher na construção da história e sua representatividade dentro da atual esfera social. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2019.
-
OLIVEIRA, E. D. ; CALEGARIO, P. ; ALMEIDA, P. R. ; BARBOSA, Gláucia ; BARROS, M. D. M. ; PADUA, K. C. . Guia para história em quadrinhos: Ísis em: onde é sua casa? e as contribuições para a educação ambiental. In: Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC, 2019, Mateus Leme. Anais da 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica - FEMIC. Mateus Leme: AMPIC, 2019.
-
BARBOSA, Gláucia . O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE. In: III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018, Belo Horizonte. Anais do III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018.
-
BARBOSA, Gláucia . IMPLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018, Belo Horizonte. Anais do III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018.
-
BARBOSA, Gláucia . PRÁTICA DOCENTE: O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018, Belo Horizonte. Anais do III Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS, 2018.
-
BARBOSA, Gláucia . AS PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NOS DIAS ATUAIS. In: II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Mateus Leme: AMPIC, 2017. p. 30-30.
-
BARBOSA, Gláucia . FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Mateus Leme: AMPIC, 2017. p. 31-31.
-
BARBOSA, Gláucia . O PLANEJAMENTO DOCENTE DAS AULAS DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. In: II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde, 2017, Belo Horizonte. Anais do II Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. Mateus Leme: AMPIC, 2017. p. 32-32.
-
BARBOSA, Gláucia ; SOUZA, J. P. T. ; NOGUEIRA, M. L. S. L. S. . Educação Ambiental, Escola e Sociedade: um curso de formação de professores. In: III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa, 2015, Torreira-Murtosa. Livro de resumos do III Congresso Internacional de Educação Ambiental dos países e comunidades de língua portuguesa, 2015.
-
BARBOSA, Gláucia ; AUGUSTO, T. G. S. . Educação ambiental, formação de professores e unidades de conservação: o universo das teses e dissertações brasileiras (1987-2009). In: XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014, Faro-Portugal. Livro de resumos do XV Encontro Nacional de Educação em Ciências, 2014.
-
BARBOSA, Gláucia . Formação Docente na Serra do Brigadeiro: mudando as práticas pedagógicas ambientais. In: VII Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC, 2012, Campinas. Anais do VII Seminário da Faculdade de Educação e VI Seminário do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC, 2012.
-
BERTALIA, Emanoela S. ; VIEIRA, Natalia P. ; QUINTÃO, Danuza do Carmo ; BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental: uma perspectiva para as escolas fundamentais de Ubá. In: 13 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2011, Belo Horizonte. Anais do 13 Seminário de Pesquisa e Extensão da UEMG, 2010.
-
GROSSI, Noêmi de O. F. ; FONSECA, Denise de F. L. ; BARBOSA, Gláucia . A relação entre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e as comunidades do entorno: qual a educação ambiental realizada?. In: I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010, Ubá. Anais do I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010.
-
MARTINS, Solange A. ; BARBOSA, Gláucia . A investigação sobre os riscos do agrotóxico e a sensibilização através de práticas pedagógicas: um estudo na Escola Rural do Município de Visconde do Rio Branco-MG. In: I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010, Ubá. Anais do I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010.
-
RODRIGUES, Camila Costa ; BARBOSA, Gláucia . Investigando a educação ambiental numa escola estadual de Tocantins-MG: as ações da escola e a inserção de uma proposta educativa sobre o lixo. In: I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010, Ubá. Anais do I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá, 2010.
-
QUINTÃO, Danuza do Carmo ; BERTALIA, Emanoela S. ; VIEIRA, Natalia P. ; BARBOSA, Gláucia . Diagnóstico da Educação Ambiental de escolas fundamentais do município de Ubá-MG. In: 12 Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2010, Frutal. Anais do 12 Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2010.
-
GROSSI, Noêmi de O. F. ; FONSECA, Denise de F. L. ; BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental: o que dizem os funcionários do Parque do Brigadeiro, quando dizem fazer educação ambiental?. In: 12 Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2010, Frutal. Anais do 12 Seminário de Iniciação Científica e Extensão da UEMG, 2010.
-
MOREIRA, L. S. ; BARBOSA, Gláucia . CONHECER PARA PRESERVAR: PERCEPÇÃO DE MORADORES DO ENTORNO DO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO SOBRE OS MURIQUIS-DO-NORTE (Brachyteles hypoxanthus). In: 13 Congresso Brasileiro de Primatologia, 2009, Blumenau. Anais do 13 Congresso Brasileiro de Primatologia, 2009.
-
MOURA, Viviane S. ; BARBOSA, Gláucia . ANÁLISE SOBRE A FORMAÇÃO DE GUARDAS-PARQUE NO PARQUE ESTADUAL DA SERRA DO BRIGADEIRO VISANDO A CONSERVAÇÃO DO MURIQUI-DO-NORTE. In: 13 Congresso Brasileiro de Primatologia, 2009, Blumenau. Anais do 13 Congresso Brasileiro de Primatologia, 2009.
-
BARBOSA, Gláucia ; FLORESTA ; CASTRO, A. S. ; MARTINS, C. D. . O LEGADO DA POLÍTICA EDUCACIONAL NO COTIDIANO DA ESCOLA - INFORMAÇÕES, AVALIAÇÕES, VALORIZAÇÕES E ATITUDES SOBRE AS REFORMAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. In: 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005, Fortaleza. Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC, 2005.
-
BARBOSA, Gláucia ; FLORESTA . O financiamento da Educação em Minas Gerais nos anos 90 - O Banco Mundial e o Projeto da Educação. In: 55a Reunião Anual da SBPC, 2003, Recife-PE. Anais da 55a Reunião Anual da SBPC, 2003.
-
BARBOSA, Gláucia ; FLORESTA ; SOUZA, Dileno . O Banco Mundial e a Reforma da Educação em Minas Gerais - outros matizes de uma parceria para mudança educacional: os falares do Estado, do Banco Mundial e os Resultados. In: XIII Simpósio de Iniciação Científica - Democratização da Ciência. Pesquisa: para quê? para quem?, 2003, Viçosa-MG. Anais do XIII Simpósio de Iniciação Científica - Democratização da Ciência. Pesquisa: para quê? para quem?, 2003.
-
BARBOSA, Gláucia ; QUEIROZ, Erida ; CHAVES, Fabiana ; MESQUITA, Lúbia ; MOREIRA, Cintia . Educação Ambiental: Oficinas ecopedagógicas realizadas em escolas circunvizinhas ao Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, integrando escola, criança e familia. Araponga/MG (PESB). In: XI Seminário de Iniciação Cientifica da UFOP, 2003, Ouro Preto. Anais do XI Seminário de Iniciação Cientifica da UFOP, 2003.
-
BARBOSA, Gláucia ; MOREIRA, Cintia ; QUEIROZ, Erida ; CHAVES, Fabiana ; SILVA, Rosimery . Jogos para a estimulação do desenvolvimento cognitivo, emocional e social de alunos com dificuldades de aprendizagem. In: XI Seminário de Iniciação Cientifica da UFOP, 2003, Ouro Preto. Anais do XI Seminário de Iniciação Cientifica da UFOP, 2003.
-
BARBOSA, Gláucia ; CARVALHO, A. S. ; GURGEL, V. P. F. L. . As mães universitárias em evidência: o direito à maternidade e a busca por medidas de apoio institucional na universidade. 2022. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, Gláucia ; CARVALHO, A. S. ; GURGEL, V. P. F. L. . As mães universitárias em evidência. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, Gláucia . A filha Perdida - UEMG na Cena. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Gláucia . A filha Perdida - Elena Ferrante - Um clube todo seu. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
DINELLI, B. B. ; BARBOSA, Gláucia ; AQUINO, E. C. P. . Violência Obstétrica e Parto Humanizado: um debate educativo necessário. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, Gláucia ; OLIVEIRA, L. ; INFANGER, C. . Mesa Redonda - Políticas de apoio à maternidade na universidade: propostas, alcance e reflexões. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
SOUZA, J. P. T. ; BARBOSA, Gláucia . A dimensão econômica da educação ambiental: reflexões dos docentes participantes de um curso de formação continuada. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, Gláucia . Educação, diversidade e multiculturalismo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
BARBOSA, Gláucia ; ARRUDA, R. K. . Mediação em EAD: o papel do professor-formador. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Gláucia . Formação Docente em Educação Ambiental: as implicações curriculares do processo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BARBOSA, Gláucia . Formação docente na Serra do Brigadeiro: mudando as práticas pedagógicas ambientais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental e Formação de Professores no entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro - MG. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
NOGUEIRA, M. L. S. L. S. ; BARBOSA, Gláucia . Ensino de ciências, interdisciplinaridade e formação de professores: um estudo sobre os periódicos de ensino de ciências de 2006 a 2010.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
GROSSI, Noêmi de O. F. ; FONSECA, Denise de F. L. ; BARBOSA, Gláucia . A relação entre o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e as comunidades do entorno: qual a educação ambiental realizada?. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
QUINTÃO, Danuza do Carmo ; BERTALIA, Emanoela S. ; VIEIRA, Natalia P. ; BARBOSA, Gláucia . Diagnóstico da educação ambiental em escolas de ensino fundamental. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
RODRIGUES, Camila Costa ; BARBOSA, Gláucia . Investigando a educação ambiental numa escola estadual de Tocantins-MG: as ações da escola e a inserção de uma proposta educativa sobre o lixo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MARTINS, Solange A. ; BARBOSA, Gláucia . A investigação sobre os riscos do agrotóxico e a sensibilização através de práticas pedagógicas: um estudo na escola rural do município de Visconde do Rio Branco-MG. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MOREIRA, L. S. ; BARBOSA, Gláucia ; ALVIM, T. H. G. ; MOURA, Viviane S. . Diagnóstico socioambiental das comunidades do entorno do Parque do Brigadeiro/MG ? Olhares iniciais sobre o Projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental em Escolas Municipais de Belo Horizonte: Uma analise de sua implementação. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
BARBOSA, Gláucia . Educação e Reforma: A presença do Banco Mundial em Minas Gerais nos anos 90. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
BARBOSA, Gláucia . Consultora ad hoc Ministério da Educação na área de Extensão, do edital n° 05 PROEXT 2010 - MEC/SESu. 2010.
BARBOSA, Gláucia ; CARVALHO, A. S. . Relatório do projeto de extensão - As mães universitárias em evidência: o direito à maternidade e a busca por medidas de apoio institucional na universidade. 2023.
BARBOSA, Gláucia . Avaliadora de Trabalhos da Feira Mineira de Iniciação Científica. 2022.
VILLANI, F. N. A. ; FERREIRA, F. A. G. ; BARBOSA, Gláucia . Relatório de Atividades - Elas ComCiências: o engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade. 2021.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista ad hoc, v.3 n. 2, da Revista SCIAS Direitos Humanos. 2020.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista da Comissão de avaliação do Edital 02/2020 PIBITI/UEMG/CNPq. 2020.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista da Comissão da Avaliação de Projetos Edital 04/2020 PIBIC AF/UEMG/CNPq. 2020.
COSTA, M. E. ; PIRES, A. H. S. ; BARBOSA, Gláucia . Relatório de Atividades da Pesquisa: CRIANÇAS QUE FAZEM CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE OS PROJETOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA FEIRA MINEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? FEMIC. 2020.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista da comissão de avaliação do Edital 03/2020 PIBIC/UEMG/CNPq. 2020.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista da Comissão da Avaliação de Projetos Edital 06/2019 PAPq/UEMG. 2019.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista da Comissão de Avaliação de Projetos do Edital 01/2019 PAPq/UEMG. 2019.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista ad hoc edição n. 33, v.21 Revista Educação em Foco FaE/UEMG. 2018.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista ad hoc da edição n. 27, v. 19, da Revista Educação em Foco FaE/UEMG. 2016.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista de Memoriais do Curso de Especialização de Gestores da Unicamp. 2011.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista de Trabalhos de Conclusão de Curso do Curso de Especialização de Ciências e Matemática da Unicamp. 2011.
BARBOSA, Gláucia . Parecerista V EREBIO e IV Simpósio Latino Americano e Caribenho de Educação em Ciências. 2011.
DUARTE, Marisa ; BARBOSA, Gláucia . Relatório de Atividades: 30 de setembro de 2005 a 30 de julho de 2006. 2006.
BARBOSA, Gláucia . Elas comCiências. 2019; Tema: Página Instagram para divulgação científica do projeto. (Rede social).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. ; VILLANI, F. N. A. ; OLIVEIRA, E. A. S. . Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde. 2016; Tema: Divulgação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do NEMAS. (Blog).
BARBOSA, Gláucia ; CARVALHO, A. S. ; FERREIRA, F. A. G. . As mães universitárias em evidência. 2023. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Informativo).
BARBOSA, Gláucia . Feminismos e Questões de Gênero. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia ; FERREIRA, F. A. G. . Anais do III Seminário do NEMAS. 2018. (Editoração/Anais).
BARBOSA, Gláucia ; SUZUKI, A. Y. M. . Educação Ambiental: uma visão social, econômica e política da sociedade em que vivemos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia . Anais do II Seminário do NEMAS. 2017. (Editoração/Anais).
BARBOSA, Gláucia . Compreensões de Educação Ambiental. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia ; SUZUKI, A. Y. M. . Educação Ambiental: da prática pedagógica a cidadania. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
SILVA, J. R. ; BARBOSA, Gláucia . SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: REFLEXÕES SOBRE A BACIA DO RIO DAS VELHAS. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Sequência Didática).
BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental: repensando as relações entre sociedade e natureza. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia . Formação Docente em Educação Ambiental. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia . Educação Ambiental: compreensão dos conceitos e das pesquisas. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia . Trilha Interpretativa. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
BARBOSA, Gláucia ; MOREIRA, L. S. . Educação Ambiental. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
BARBOSA, Gláucia ; MOREIRA, L. S. ; MOURA, Viviane S. ; ALVIM, T. H. G. . Educação Ambiental. 2008. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila).
BARBOSA, Gláucia . Pedagogia de Projetos. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
OLIVEIRA, C. S. ; BARBOSA, Gláucia . Apresentação de Percussão Popular no Bloco Circuladô. 2023. Outra.
OLIVEIRA, C. S. ; BARBOSA, Gláucia . Apresentação no Espetáculo Tum Pá (Show de Percussão). 2022. Outra.
OLIVEIRA, C. S. ; BARBOSA, Gláucia . Apresentação de Percussão Popular no Bloco Circuladô. 2020. Outra.
OLIVEIRA, C. S. ; BARBOSA, Gláucia . Apresentação no Espetáculo Tum Pá (Show de Percussão). 2019. Outra.
BARBOSA, Gláucia ; AZEVEDO, T. C. ; SOUSA, T. A. ; ALMEIDA, L. A. A. . Exposição Elas'Dolls: representação e reconhecimento de grandes mulheres da história e atualidade. 2019 (Exposição de artesanato).
BARBOSA, Gláucia ; MARCELO, C. R. ; LIMA, C. D. ; WERNECK, M. V. . Exposição das oficinas da I Formação de Educadores Socioambientais do NESA. 2010 (Exposição).
MOREIRA, L. S. ; ALVIM, T. H. G. ; BARBOSA, Gláucia ; MOURA, Viviane S. . Montanhas dos Muriquis: um olhar fotográfico sobre a Serra do Brigadeiro. 2009 (Exposição Fotográfica).
MOREIRA, L. S. ; BARBOSA, Gláucia . Entre Montanhas e Muriquis. 2009 (Vídeo Documentário).
BARBOSA, Gláucia . Exposição de Produtos das Oficinas da I Formação de Educadores Socioambientais do NESA no I Seminário de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá. 2010 (Exposição) .
Projetos de pesquisa
-
2022 - 2022
As mães universitárias em evidência: um estudo sobre as mães da UEMG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Evely Cristine Pereira Aquino - Integrante / Alice Soares de Carvalho - Integrante / Vanessa Paulino Figueiredo Lima Gurgel - Integrante., Financiador(es): Parent in Science - Bolsa.
-
2019 - 2021
ELAS com CIÊNCIAS: as trajetórias de mulheres mineiras nas ciências exatas, engenharias e computação, Descrição: Essa pesquisa faz parte de um projeto de extensão intitulado ELAS com CIÊNCIAS: o engajamento feminino nas ciências exatas, engenharias e computação: perspectivas para iniciação científica na escola e na universidade, aprovado e financiado pelo CNPq, por meio da chamada Chamada CNPq MCTIC n31/2018 - Meninas nas ciências exatas, engenharias e computação. O objetivo dessa pesquisa é investigar as trajetórias acadêmicas e profissionais das mulheres mineiras que se destacaram nas áreas das ciências exatas, engenharia e computação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Larissa Aparecida Andrade Almeida - Integrante / Thamires Cândido de Azevedo - Integrante / Tâmila Adriane de Sousa - Integrante / Camila Aires Guedes Pimenta - Integrante / Amanda Caroline Tavares Araújo - Integrante.
-
2018 - 2018
Crianças que fazem ciências: um estudo sobre os projetos da educação infantil da Feira Mineira de Iniciação Científica ? FEMIC, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Integrante / Fernanda Nobre Amaral Villani - Integrante.
-
2017 - 2019
Iniciação Científica e Ensino de Ciências: uma investigação junto a alunos do curso de Pedagogia da FaE/UEMG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Ana Heloísa Silva e Pires - Integrante.
-
2016 - 2016
Abordagem interdisciplinar da educação em saúde: pensando novas metodologias de ensino numa parceria universidade-escola em Belo Horizonte-MG, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Integrante / Fernanda Nobre Amaral Villani - Coordenador.
-
2016 - 2016
Percepção Ambiental de professores e estudantes de uma escola de educação infantil sobre impactos ambientais no ambiente urbano, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Integrante / Fernanda Aires Guedes Ferreira - Coordenador.
-
2016 - 2016
Formação Docente em Educação Ambiental: uma parceria entre a Universidade e a Escola Pública, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Priscila Monteiro Sousa Santos - Integrante.
-
2010 - 2012
Educação Ambiental como uma estratégia do desenvolvimento sustentável nas escolas de ensino fundamental de Ubá, Descrição: Este é um projeto de pesquisa acerca da Educação Ambiental ? EA e da escola de ensino fundamental. Nossa intenção é diagnosticar qual EA vem sendo praticada pelas escolas fundamentais do município de Ubá e colaborar para a prática de uma EA crítica. Nosso trabalho se apóia na abordagem qualitativa que tem como principal objetivo esclarecer fenômenos sociais da realidade, aprofundando as análises observadas e entendendo atitudes e representações dos sujeitos investigados. Realizamos a coleta de dados através de aplicação de questionários a representantes das escolas de ensino fundamental de Ubá (diretor ou coordenador). Foram coletados dados sobre as características das escolas, as atividades de EA realizadas pelas mesmas e sobre o conceito de EA do entrevistado. A partir daí será feita a seleção de duas escolas para trabalharmos a sensibilização da comunidade escolar através de práticas pedagógicas, tais como oficinas, trilhas, teatro e palestras. A Educação Ambiental é um dos meios de socialização do saber, fazendo com que o sujeito adquira conhecimentos sobre sua realidade, percebendo a situação em que se encontra o seu meio ambiente mais próximo, sensibilizando para a busca de soluções para os problemas ambientais identificados. Essa é a idéia que pretendemos incluir em escolas de ensino fundamental de Ubá através de nosso trabalho.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Emanoela Santina Bertalia - Integrante / Natalia de Paula Vieira - Integrante / Danuza do Carmo Quintão - Integrante.
-
2009 - 2011
Avaliação da Educação Ambiental do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, Descrição: Existe um Parque que resguarda um importante fragmento que ainda resta da mata atlântica. Essa unidade de conservação foi criada com o objetivo de proteger sua biodiversidade, conservando as espécies ameaçadas de extinção e a diversidade de ecossistemas naturais. Além disso, visa promover a sustentabilidade do uso dos recursos naturais de seu entorno e possibilitar o avanço da ciência, aliando o conhecimento científico e o popular. No entorno desse Parque vivem pessoas que desconhecem sua importância, realizando atividades de impacto ambiental que prejudicam o local. Este é o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro e nosso desafio é auxiliar as ações desta unidade de conservação em direção à educação ambiental dessas famílias. Tal educação estaria voltada para sensibilização sobre as questões de conservação e as atividades sustentáveis. Nossa proposta é investigar o que o Parque tem realizado em relação a educação ambiental das famílias de seu entorno e demais visitantes do local. Para isso estaremos realizando uma pesquisa qualitativa, coletando os dados através de entrevistas, observação direta, e análise de documentos. Esperamos contribuir no sentido de auxiliar o Parque a compreender seus avanços e suas dificuldades em relação as suas ações na área da educação ambiental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Coordenador / Noêmi de Oliveira Fernandes Grossi - Integrante / Denise de Fátima Lopes Fonseca - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.
-
2003 - 2005
O Legado da Política Educacional no Cotidiano da Escola - informações, avaliações, valorizações e atitudes sobre as reformas educacionais para o ensino fundamental, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Integrante / Maria das Graças Soares Floresta - Coordenador / Amanda Silva de Castro - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
-
2001 - 2003
O Banco Mundial e a Reforma da Educação em Minas Gerais - outros matizes de uma parceria para a mudança educacional: os falares do Estado,do Banco Mundial e os Resultados, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Glaucia Soares Barbosa - Integrante / Maria das Graças Soares Floresta - Coordenador / Dileno Dustan Lucas de Souza - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Prêmios
2019
Menção Honrosa do Trabalho "Elas Universitárias: estudos e práticas sobre as mulheres nas ciências exatas" na 3ª FEMIC, 3ª Feira Mineira de Iniciação Científica.
2019
Menção Honrosa do Trabalho "Elas comCiências: um projeto de incentivo e fortalecimento de meninas e mulheres nas áreas de ciências exatas, engenharias e computação", II Congresso de Mulheres na Ciência da UFMG.
2016
Premiação da classificação do projeto "Educação Ambiental com crianças do ensino fundamental: é possível refletir sobre a bacia do Rio das Velhas?" que concorreu ao Edital PAEX/UEMG/01-2016, PAEX-UEMG.
2009
Prêmio de Melhor Fotografia do Documentário "Entre Montanhas e Muriquis, 9ª Mostra Internacional de Filme de Montanhas.
Histórico profissional
Experiência profissional
2022 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo Tessituras de Nós, Carga horária: 5
Outras informações:
Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Gênero Sexualidade e Educação -Tessituras de Nós
2019 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docência no Mestrado em Educação
Outras informações:
Docência na disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEMINÁRIOS DE TEMAS CONTEMPORÂNEOS: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ESCOLA
2017 - Atual
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Efetivo de Educação Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas- Didática: planejamento e avaliação no processo pedagógico; Didática: pensamento educacional e processo de ensino-aprendizagem na educação; Ciências da Natureza: conteúdos e metodologias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
2016 - 2018
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Coordenadora do NEMAS, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Meio Ambiente e Saúde - NEMAS
2016 - 2017
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Disciplinas- Didática: planejamento e avaliação no processo pedagógico; Ciências da Natureza: conteúdos e metodologias na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental
2016 - 2016
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Prof do Curso de Pedagogia EAD, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina da EAD: Planejamento Educacional
2015 - 2015
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professora Designada, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior Designada, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplina - Educação Física: conteúdos e metodologias na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental
2012 - 2012
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Profa. Designada Temporária, Enquadramento Funcional: Professora Designada de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Disciplinas: Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental; Estágio Supervisionado: Educação de Jovens e Adultos; Psicologia da Educação; Educação de Jovens e Adultos. Coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá
2012 - 2012
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenou o Núcleo de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá
2011 - 2011
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Designada do Ensino Superior, Carga horária: 10
Outras informações:
Atualmente é professora orientadora: Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado: Educação Especial, Estágio Supervisionado: Educação de Jovens e Adultos
2010 - 2010
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Designada do Ensino Superior, Carga horária: 40
Outras informações:
Ministrou as disciplinas: Psicologia da Educação, Estudo das Metodologias do Conhecimento Escolar: Ciências no Ensino Fundamental (anos finais), História das Ciências Naturais e Exatas, Gestão dos Processos Educacionais, Educação de Jovens e Adultos.
Atualmente é professora orientadora: Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado: Ensino Médio, Estágio Supervisionado: Educação Especial, Estágio Supervisionado: Educação de Jovens e Adultos
Atuou como coordenadora do Núcleo de Educação Socioambiental - NESA da UEMG/Ubá. O Núcleo é um espaço de trocas de conhecimento, formação e produção de materiais. Foi criado com o objetivo de articular e desenvolver pesquisas e projetos de educação ambiental desenvolvidos por professores e alunos da UEMG/Ubá.
2010 - 2010
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 10
Outras informações:
Coordenou o Núcleo de Educação Socioambiental da UEMG/Ubá
2009 - 2009
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: Professor Designado Temporário, Enquadramento Funcional: Professora Designada de Ensino Superior, Carga horária: 20
Outras informações:
Ministrou as disciplinas: Psicologia da Educação, Estudo das Metodologias do Conhecimento Escolar: Ciências no Ensino Fundamental (anos finais), Estudo das Metodologias do Conhecimento Escolar: Biologia no Ensino Médio, Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, Estágio Supervisionado: Ensino Médio.
2008 - 2008
Universidade do Estado de Minas GeraisVínculo: docência na pós-graduação, Enquadramento Funcional: Professora Pós-graduação Educação Ambiental, Carga horária: 30
Outras informações:
Docência no curso de Pós-graduação em Educação Ambiental na Fundação FAFILE de Carangola, Campus da UEMG, Disciplina Práticas Pedagógicas, Pesquisa em Educação Ambiental
Atividades
-
02/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Educação.,Linhas de pesquisa
2015 - 2016
Universidade Federal de Minas GeraisVínculo: Bolsista da UAB, Enquadramento Funcional: Prof. Formadora/Especialização a distância, Carga horária: 10
Outras informações:
Professora Formadora do Curso de Especialização a Distância em Educação, Pobreza e Desigualdade Social - FAE/UFMG e SECADI/MEC
2005 - 2006
Fundação de Desenvolvimento da PesquisaVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Supervisora do Projovem, Carga horária: 40
2008 - 2009
Instituto Estadual de FlorestasVínculo: Autonomo, Enquadramento Funcional: Pesquisador do projeto Montanhas dos Muriquis
Outras informações:
Projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis
O Parque Estadual da Serra do Brigadeiro resguarda um importante fragmento da Mata Atlântica. Essa unidade de conservação tem como objetivo proteger sua biodiversidade, conservando as espécies ameaçadas. Entre elas destaca-se o muriqui-do-norte, criticamente ameaçado de extinção, endêmico da Mata Atlântica. Estima-se que o Parque é onde exista o maior grupo concentrado desses animais. Assim, utilizamos a figura do muriqui como uma bandeira na defesa do Parque. No entorno desse local vivem pessoas que desconhecem sua importância, realizando atividades de impacto ambiental. Nosso desafio é conhecer o perfil dessas famílias, interpretar suas percepções ambientais e sensibilizá-las em direção a conservação dos muriquis e seu habitat. Para isso realizamos um diagnóstico socioambiental dos moradores do entorno do Parque, coletando dados através de geoprocessamento, entrevistas e observações. Esperamos contribuir com importantes informações acerca das pessoas da Serra, a fim de realizar um trabalho de educação ambiental.
O projeto Serra do Brigadeiro: Montanhas dos Muriquis é fruto de um convênio entre o Centro de Estudos Ecológicos e Ambientais - CECO e o Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG.
2013 - 2013
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário do Programa de Estágio Docente, Carga horária: 8
Outras informações:
Participou do Programa de Estágio Docente - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no primeiro período letivo de 2013, com carga horária de 08 horas semanais, sob supervisão do Prof Doutor Sandro Tonso, da Faculdade de Tecnologia, Unicamp, na disciplina Educação Ambiental.
2011 - 2011
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Bolsista C do Programa de Estágio Docente
Outras informações:
Participou do Programa de Estágio Docente - Atividades de Apoio a Docência Parcial, no segundo período letivo de 2011, sob supervisão do Prof Jorge Megid Neto, da Faculdade de Educação, Unicamp, na disciplina Estágio Supervisionado.
2010 - 2010
Unidade de Ensino Superior e Aprendizado de ViçosaVínculo: Professor de Pós-Graduação, Enquadramento Funcional: Docente Pós-Graduação em Educação Ambiental
Outras informações:
Professora da disciplina "Fundamentos e História da Educação Ambiental" da Pós-Graduação em Educação Ambiental da UNESAV.
2010 - 2010
Unidade de Ensino Superior e Aprendizado de ViçosaVínculo: autonomo, Enquadramento Funcional: Docente da pós-graduação em Educação Ambienta, Carga horária: 8
Outras informações:
Atuou como professora da pós-graduação latu-senso em Educação Ambiental ministrando a disciplina "Práticas pedagógicas, projetos e pesquisas em educação ambiental".
2010 - 2010
Unidade de Ensino Superior e Aprendizado de ViçosaVínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, Carga horária: 10
2009 - 2009
Unidade de Ensino Superior e Aprendizado de ViçosaVínculo: Professor de pós-graduação, Enquadramento Funcional: Docente de Pós-graduação em Psicopedagogia
Outras informações:
É professora da disciplina "Didática do Ensino Superior" do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UNESAV.
2022 - 2022
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 5
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Disciplina: Fundamentos e Práticas em Educação Ambiental e Sustentabilidade
2019 - 2019
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC MinasVínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professora de Ensino Superior
Outras informações:
Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Ambiental e Sustentabilidade. Disciplina: Fundamentos e Práticas em Educação Ambiental e Sustentabilidade
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gláucia Soares Barbosa e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?