Julyanne Santos Ribeiro Moura

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna (2009). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB (2015). Especialista em Vigilância em Saúde Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ. Especialização em Nutrição Clínica: Fundamentos Metabólicos e Nutricionais pela Universidade Gama Filho. Especialista em Saúde Coletiva, com Habilitação em Sanitarista pela FTC de Itabuna. Atualmente é Nutricionista Fiscal Federal do Conselho Regional de Nutricionista CRN-5. Possui experiência na área de Docência, Gestão de UAN, Vigilância Sanitária Ambiental, com ênfase em Segurança dos alimentos e sua interface com a Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: vigilância sanitária dos alimentos, segurança dos alimentos, qualidade da água e alimentação escolar. Além de experiência na área de UAN, Merenda Escolar, Metodologia do Trabalho Científico e Mediador de Aprendizagem com ênfase em Metodologia Ativa.

Informações coletadas do Lattes em 15/02/2026

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Ciências Ambientais

2013 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Título: Educação Ambiental no Currículo do curso Técnico Profissional de Nutrição do Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna-BA
, Ano de Obtenção: 2015.Maria de Fátima de Andrade Ferreira.Coorientador: Marília Flores Seixas de Oliveira.

Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE PARA PRECEPTORES NO SUS

2019 - 2021

Hospital Sírio-Libanes Ensino e Pesquisa
Título: COMPARTILHANDO VIVÊNCIAS, CONSTRUINDO SABERES E TRILHANDO NOVOS CAMINHOS
Orientador: MARIA HERCILIA VALADARES

Especialização em Especialização em Vigilância em Saúde Ambiental

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Análise dos parâmetros de qualidade microbiológica de soluções alternativas de água no município de Itabuna-BA
Orientador: Felipe Guimarães Tavares

Especialização em NUTRIÇÃO CLÍNICA

2010 - 2012

Universidade Gama Filho
Título: Mortalidade Perinatal e Assistência Nutricional durante o Pré-natal em Unidade Básica de Saúde
Orientador: Milene Cristine Pessoa

Especialização em Saúde Coletiva com Habilitação Sanitarista

2009 - 2010

Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna
Título: Comércio ambulante de alimentos: Importância e benefícios das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.

Aperfeiçoamento em Metodologia do Trabalho Científico em Saúde

2015 - 2015

Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto
Título: Análise da qualidade microbiológica da água nas indústrias de alimentos no município de Itabuna-BA. Ano de finalização: 2015

Aperfeiçoamento em CURSO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E SAÚDE AMBIENTAL

2010 - 2010

Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto
Título: Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental. Ano de finalização: 2010
Orientador: Dinalva Ramos Santana

Graduação em Nutrição

2005 - 2009

Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna
Título: Análise da prevalência de utilização de Boas Práticas de Fabricação de alimentos em restaurantes comerciais do município de Itabuna/BA.
Orientador: Mônica Bomfim Silva Rodrigues

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Formação de Professor Mediador de Aprendizagem para Processos Form. (Carga horária: 152h). , Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto, EESP, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Extensão em NUTRIÇÃO FUNCIONAL. (Carga horária: 80h). , Pelagatti Cursos, PPELAGATTICURSOS, Brasil.

2013 - 2013

Protocolo de notificação e investigação por intoxi. (Carga horária: 30h). , Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto, EESP, Brasil.

2013 - 2013

Curso de Vigilância em saúde do trabalhador com ên. (Carga horária: 60h). , Diretoria de Vigilância e Atenção á Saúde do Trabalhador, DIVAST, Brasil.

2013 - 2013

Protocolo de Notificação e Investigação de acident. (Carga horária: 30h). , Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto, EESP, Brasil.

2013 - 2013

Notificação e investigação de acidentes de trabalh. (Carga horária: 30h). , Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto, EESP, Brasil.

2012 - 2013

Introdução em saúde do trabalhador e Sistema de In. (Carga horária: 30h). , Escola Estadual de Saúde Pública Prof. Francisco Peixoto Magalhães Netto, EESP, Brasil.

2008 - 2009

Extensão universitária em Estágio extracurricular em UAN. (Carga horária: 624h). , Seiva Comercial LTDA, SEIVA, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Estágio extracurricular em UAN. (Carga horária: 290h). , GF Vending Serviços LTDA., GF, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Estágio extracurricular em Saúde Pública. (Carga horária: 30h). , Prefeitura Municipal de Ilhéus, PMI, Brasil.

2008 - 2008

Curso de extensão de Técnica Dietética II.. (Carga horária: 24h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna, FTC, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Ações Sustentadas na Extensão Acadêmica: Na trilha das normas técnicas para construção dos TCCs: atualização do conhecimento. 2019. (Encontro).

I Encontro Pedagógico: A produção de novos sentidos em nós no Programa de Residência Multiprofissional da UESC. 2019. (Encontro).

12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Fortalecer o SUS,. AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA DIRETRIZ NACIONAL DO PLANO DE AMOSTRAGEM DE VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA, 2014-2017. 2018. (Congresso).

FORMAÇÃO DE ATORES DO PNAE. 2017. (Oficina).

7º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2016. (Simpósio).

7º SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA.ESTIAGEM PROLONGADA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA PROVENIENTE DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS. 2016. (Simpósio).

Curso de Inspeção em Sistemas de Abastecimento de Água. 2016. (Outra).

Curso Diabetes e Contagem de Carboidratos. 2016. (Outra).

Oficina de Vigilância Alimentar - FTC Itabuna.Segurança e Higiene dos Alimentos. 2016. (Oficina).

III Semana de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental na Assembleia Legislativa da Bahia. 2015. (Seminário).

Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador - Módulo I.Palestrante do Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador. 2014. (Oficina).

I Seminário de Inclusão Produtiva: Desafios para a Vigilância Sanitária. 2014. (Seminário).

Oficina Nutrição e Vigilância Sanitária.Palestrante da Oficina Nutrição e Vigilância Sanitária. 2014. (Oficina).

Curso de Atualização em Notificação/ Investigação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, Módulo I: Introdução em saúde do trabalhador e sistema de informação de agravos de notificação. 2013. (Outra).

Curso de Atualização em Notificação/ Investigação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, Módulo II: Protocolo de notificação e investigação de acidente grave e com óbito: P:. 2013. (Outra).

Curso de Atualização em Notificação/ Investigação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, Módulo III: protocolo de investigação por intoxicação e exógena/ agrotóxico. 2013. (Outra).

Curso de Atualização em Notificação/ Investigação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho, Módulo IV: Protocolo de notificação e investigação de acidentes de trabalho com exposição a materiais biológicos II:. 2013. (Outra).

Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador com Ênfase nos ambientes e processo de trabalho. 2013. (Outra).

EDUCERE - XI Congresso Nacional de Educação e II Seminário Internacional de Representações Sociais. 2013. (Congresso).

EDUCERE - XI Congresso Nacional de Educação e II Seminário Internacional de Representações Sociais. Educação Ambiental no Currículo do Curso Técnico Profissional em Nutrição, Estudo de caso no Centro de Referência de Itabuna-BA. ia. 2013. (Congresso).

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA, realizado em Porto Alegre, RS, de 26 a 30 de outubro de 2013..VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA PROMOÇÃO DA SAÚDE: ANÁLISE DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS EM CANTINAS ESCOLARES DO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA. 2013. (Simpósio).

VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária - SIMBRAVISA, realizado em Porto Alegre, RS, de 26 a 30 de outubro de 2013.. 2013. (Simpósio).

3 º BahiaNut - Congresso de Nutrição da Bahia. 2012. (Congresso).

3º BahiaNut - Congresso de Nutrição da Bahia - Prescrição de Termogênicos na Prática Esportiva. 2012. (Outra).

I Meeting de Orientação Nutricional, com carga hrária de 6 horas, que teve como principal objetivo informar os profissionaois da área de Nutrição sobre as novas práticas, forrmulações e prescrições de receitas para um melhor aproveitamento do paciente. 2012. (Encontro).

Capacitação do Projeto Educanvisa: Educação em Vigilancia Sanitária. Brasília/ Distrito Federal. 2011. (Oficina).

Boas Práticas de Fabricação de Produtos SALVADOR / BA. 2010. (Seminário).

V SIMBRAVISA - Vigilância Sanitária do S´eculo XXI. Belem / Pará.Anáilse da prevalência de utilização de Boas Práticas de Fabricação de alimentos em restaurantes do município de Itabuna / BA.. 2010. (Simpósio).

V SIMBRAVISA - Vigilância Sanitária do S´eculo XXI. Belem / Pará. 2010. (Simpósio).

20º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia. 2009. (Seminário).

Curso Introdutório de Vigilância Sanitária e Ambiental. 2009. (Seminário).

Fórum Regional de Vigilância Sanitária - Região Nordeste MACEIÓ / ALAGOAS.Anáilse de Boas Práticas de Fabricação de alimentos em restaurantes do município de Itabuna / BA.. 2009. (Outra).

19º Seminário de Marketing e Propaganda do Sul da Bahia. 2008. (Seminário).

1º Festival Gastronômico da FTC de Itabuna. 2008. (Outra).

Aleitamento materno: Amamentar um ato de amor. 2008. (Simpósio).

SENEF. 2008. (Encontro).

Simpósio Multidisciplinar da Síndrome Metabólica. 2008. (Simpósio).

3 Festival Gastronômico de Itabuna. 2007. (Outra).

I Mesa Redonda de Nutrição.. 2007. (Outra).

I Mesa Redonda de Nutrição. Organização da I Mesa Redonda de Nutrição..I Mesa Redonda de Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciência Itabuna- Ba.. 2007. (Encontro).

Programa de Atualização em Cardiologia. 2007. (Encontro).

XIX Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia. 2007. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Talita Santos Bomfim

OLIVEIRA, D. S.;MOURA, J. S. R; RIBEIRO, L. M.. A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE ÔMEGA 3 NA DOENÇA DE ALZHEIMER. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna.

Aluno: Camila Matos Silva

MOURA, J. S. R; RIBEIRO, L. M.; OLIVEIRA, D. S.. FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS POR CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna.

Aluno: Eliane Silva dos Santos

MOURA, J. S. R; RIBEIRO, L. M.; OLIVEIRA, D. S.. ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA ESTRATEGIA SAUDÁVEL NAS ESCOLAS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna.

Aluno: Larissa Santana Gonzaga

OLIVEIRA, D. S.;MOURA, J. S. R; RIBEIRO, L. M.. FATORES DESENCADEANTES E ASPECTOS COMPORTAMENTAIS NO TRANSTORNO DA COMPULSÃO ALIMENTAR PERIÓDICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna.

Orientou

Caliana Rocha Lima

IMPACTO DA DESNUTRIÇÃO NA QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO NO MUNICÍPIO DE ITABUNA BAHIA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ciências da Saúde) - Faculdade do Centro Oeste Paulista; (Orientador);

Debora Silva Oliveira

A influência da Obesidade na Adolescência; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Saúde Coletiva - Habilitação Nutricionista) - Faculdade de Tecnologia e Ciências; Orientador: Julyanne Santos Ribeiro Moura;

Tayne Ernesto dos Santos

A INFLUÊNCIA DA PROTEÍNA BETA-AMILÓIDE NO DESENVOLVIMENTO DA DOENÇA DE ALZHEIMER; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna; Orientador: Julyanne Santos Ribeiro Moura;

Amanda Silva Cardoso

AVALIAÇÃO DO CONSUMO DOS ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DO ENSINO FUNDAMENTAL; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna; Orientador: Julyanne Santos Ribeiro Moura;

Elane Verusca Neto Marques

AS CONSEQUÊNCIAS DO USO DE FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna; Orientador: Julyanne Santos Ribeiro Moura;

Eliana Sarafim dos Santos

Mídia Televisiva: uma influência na alimentação infantil; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna; Orientador: Julyanne Santos Ribeiro Moura;

Produções bibliográficas

  • MOURA, J. S. R ; FERREIRA, M. F. A. . Concepções e Saberes Pedagógicos dos Professores e Alunos do Curso Técnico Profissional em Nutrição sobre o Meio Ambiente e Educação Ambiental no Centro Estadual de Educação Profissional Y, Itabuna BA. Revista Brasileira de Educação Ambiental (Online) , v. 11, p. 139-156, 2016.

  • MOURA, J. S. R ; FERREIRA, M. F. A. . Educação Ambiental no Currículo do Curso Técnico Profissional em Nutrição, Estudo de caso no Centro de Referência de Itabuna-BA. ia. In: EDUCERE, 2013, CURITIBA. XI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, o IV Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente ? SIPD- Cátedra UNESCO e o II Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE. CURITIBA: CHAMPAGNAT, 2013, 2013. v. 01. p. 01-09.

  • MOURA, J. S. R . AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DA DIRETRIZ NACIONAL DO PLANO DE AMOSTRAGEM DE VIGILÂNCIA DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA, 2014-2017. In: 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2018, Rio de Janeiro. 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Fortalecer o SUS, os direitos e a democracia, 2018.

  • MOURA, J. S. R . 12471 ESTIAGEM PROLONGADA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA-BA: ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DA QUALIDADE DA ÁGUA PROVENIENTE DAS SOLUÇÕES ALTERNATIVAS INDIVIDUAIS. In: 7º SIMBRAVISA SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA - O SUS E SEU SISTEMA NACIONAL DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA, 2016, SALVADOR. 7º SIMBRAVISA SIMPÓSIO BRASILEIRO DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA - O SUS E SEU SISTEMA NACIONAL DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA. SÃO PAULO: ABRASCO, 2016. v. 01. p. 01-318.

  • MOURA, J. S. R . Anáilse de Boas Práticas de Fabricação de alimentos em restaurantes do município de Itabuna / BA.. In: Fórum de Vigilância Sanitária: Resultados e inovações, 2009, Maceió. Brasil Fórum de Vigilância Sanitária: Resultados e inovações 2009. BRASÍLIA: Agência Nacional de Vigilância sanitária - ANVISA, 2009. v. único. p. 001-646.

  • MOURA, J. S. R . O TRABALHO DO NUTRICIONISTA NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2022. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, J. S. R . BASE LEGAL - LEGISLAÇÕES ESPECÍFICAS A INSPEÇÃO SANITÁRIA NA ÁREA DE ALIMENTOS E BOAS PRÁTICAS EM INSPEÇÕES DE PADARIAS, RESTAURANTES E MERCADOS. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • VITAL, A. V. D ; SILVA, M. B. ; MOURA, J. S. R . PERFIL NUTRICIONAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PORTADORAS DE DIABETES MELITTUS TIPO 1 ASSISTPIDA PELA ASSOCIAÇÃO DE DIABÉTICOS EM UMA CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MOURA, J. S. R . CAFÉ COM PROSA - CAPACITAÇÃO DE CONTROLE HIGIÊNICO-SANITÁRIO NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, J. S. R . OFICINA NUTRIÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, J. S. R . Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador - Módulo I. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • MOURA, J. S. R . Nutrição e Vigilância Sanitária. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    LEVANTAMENTO DO PERFIL DO ESTADO NUTRICIONAL DE IDOSOS RESIDENTES EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA NO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BA, Descrição: PESQUISA DESENVOLVIDA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA REDE UNIFTC. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Julyanne Santos Ribeiro Moura - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    PERFIL DO COMÉRCIO AMBULANTE EM UMA PRAÇA X NO MUNICÍPIO DE ITABUNA BA: ESTUDO QUANTITATIVO DA ANÁLISE MICROBIOLÓGICA E DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS, Descrição: Edital 002/2018 PIBIC/FTC - O estudo tem como objetivo analisar os parâmetros de qualidade microbiológica e a existência de implementação de boas práticas de manipulação de alimentos proveniente do comércio ambulante em uma praça X no município de Itabuna-BA. Dentro desse contexto, a pesquisa foi motivada pelo número da amostra significativa de comércio ambulante de alimentos implantadas no município de Itabuna-BA, visando analisar o padrão microbiológico nesse setor, além de considerar que esse setor produtivo de gêneros alimentícios, atende a uma grande parcela da população e que a qualidade destes alimentos podem interferir direta ou indiretamente na saúde do cidadão.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Julyanne Santos Ribeiro Moura - Integrante / Arabella Varjão Damasceno Vital - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE BAIXA RENDA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS, Descrição: Edital/Programa: PIBIC/FTC Nº 001/2018 A pesquisa tem como objetivo analisar a causa do desenvolvimento e agravamento da Diabetes Mellitus tipo 1 em crianças e adolescentes de baixa renda observando a influência da falta do aconselhamento dietético em seu cotidiano. Observando a incidência de Diabetes Mellitus tipo 1 nas crianças e adolescentes de baixa renda e o quanto é prejudicial a falta do aconselhamento dietético, fez-se necessário estudos nesta área para entender a relação do agravamento da doença com a má alimentação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Julyanne Santos Ribeiro Moura - Integrante / Mônica Bomfim Silva - Coordenador.

  • 2011 - Atual

    AÇÕES SOCIOEDUCATIVAS EM DIREITOS HUMANOS E A REINSERÇÃO DO ALUNO NA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO FUNDAMENTAL, ITAPETINGA - BA, Descrição: Descrição: PROJETO DE PESQUISA submetido ao Edital 005/2011 e aprovado e homologado pela Resolução do CONSEPE nº 065/2011, com financiamento. A pesquisa investiga a percepção de alunos (crianças e adolescentes) com histórico de baixa freqüência, evasão e/ou abandono escolar, observando as suas condições de vida escolar (violência simbólica ou presentes nas ações/práticas escolares: modos de conceber o professor, a disciplina, os conteúdos e a avaliação da aprendizagem e do aluno pela escola), o que pensam/falam sobre seu cotidiano, escola, família, colegas, desejos e perspectivas, identificando o nível de envolvimento com os espaços escolares, familiares, visando buscar a construção de valores (comportamento, atitudes, consciência, intenção, ação humana, relações interpessoais e grupais) para intervir nos modos de vida escolar e no desenvolvimento biopsicossocial, cultural, educacional, emocional e espiritual dos sujeitos investigados, através de práticas sócio-educativas (interculturais e inter/transdisciplinares) necessárias a sua (re) socialização, educação, ensino e (re)integração nas escolas da Redes Públicas (Estadual e Municipal) que ofertam séries iniciais (3ª e 4ª) e finais (5ª , 6ª e 7ª) do Ensino Fundamental, campos de estudo, Itapetinga - BA. Esses sujeitos de famílias de baixa renda apresentam, em sua maioria, situações-problemas de desenvolvimento humano sob aspectos cognitivo, motor, social, valores, lazer que os conduzem, muitas vezes, às condições perigosas e marginais nos espaços sociais entre a casa, escola, rua. E, como indivíduos, frutos das mazelas da sociedade que afetam a formação de sua humanização e repercutem em suas várias dimensões humanas, ou de famílias que deixam a desejar a criação de valores e estímulo sociocultural/escolar, não os acompanham adequadamente, ao longo do seu desenvolvimento humano e educacional.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Julyanne Santos Ribeiro Moura - Coordenador / Maria de Fátima de Andrade Ferreira - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

2008

Monitora da Disciplina de Segurança de Alimentos, FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

2008

Responsabilidade Social: Ensino Responsável, FTC - Faculdade de Tecnologia e Ciências.

Histórico profissional

Experiência profissional

2017 - Atual

Faculdade de Tecnologia e Ciências - Itabuna

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 30

Outras informações:
Disciplinas Ministradas: Gestão de UAN; Nutrição Humana I; Nutrição para Adulto e Idoso; Nutrição e Saúde Pública; Meio Ambiente e Sociedade e Estágio em Nutrição e Saúde Coletiva e Articulação de Pesquisa.

Atividades

  • 08/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, IC/FTC.Linhas de pesquisa

  • 08/2017

    Ensino, Nutrição, Nível: GraduaçãoDisciplinas ministradas, GESTÃO UAN, NUTRIÇÃO HUMANA I, NUTRIÇÃO PARA ADULTO E IDOSO, NUTRIÇÃO E SAÚDE PÚBLICA, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE

  • 08/2017

    Estágios , IC/FTC.Estágio realizado, Educação Nutricional.

2018 - Atual

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUUZ

Vínculo: VOLUNTÁRIA, Enquadramento Funcional: TUTORA DA RESIDENCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA, Carga horária: 4

2008 - Atual

Prefeitura Municipal de Itabuna

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Fiscal Sanitarista, Carga horária: 20

2013 - 2015

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Vínculo: Aluna Mestrado de Ciências Amb, Enquadramento Funcional: Grupo de pesquisa

Atividades

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais.Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais.Linhas de pesquisa

  • 06/2011

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares - NUGEET.Linhas de pesquisa

  • 05/2008

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares - NUGEET.Linhas de pesquisa

  • 02/2007 - 09/2007

    Pesquisa e desenvolvimento, Núcleo de Gestão em Educação e Estudos Transdisciplinares - NUGEET.Linhas de pesquisa

2012 - 2018

Prefeitura Municipal de Coaraci

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 20

2012 - 2013

Centro de Educação Profissional de Itabuna - CEEP

Vínculo: Contrato Temporário, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 20

Outras informações:
Docente nas disciplinas de Método e Técnica no Preparo de Alimentos e Nutrição e Dietética, Fisiologia da nutrição e Dietoterapia.

2008 - 2009

SAS - SEIVA COM SERV ALIM LTDA

Vínculo: Empresa privada, Enquadramento Funcional: Gerente trainee, Carga horária: 20

2008 - 2008

GF Vending Serviços LTDA.

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Nutrição, Carga horária: 20

2005 - 2008

PREFEITURA MUNICIPAL DE ILHÉUS

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2017

Pós-graduação Estácio de Sá

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: DOCENTE

Outras informações:
DOCENTE da Pós-Graduação em Segurança, Qualidade e Gestão em alimentação para a coletividade. Disciplina: Segurança Alimentar e Vigilância Sanitária.

Atividades

  • 10/2017 - 10/2017

    Ensino, PÓS-GRADUAÇÃO ESTÁCIO DE SÁ, Nível: Pós-GraduaçãoDisciplinas ministradas, SEGURANÇA ALIMENTAR E VIGILÂNCIA SANITÁRIA