Thainan Barbosa Pereira

Professora atuante na rede pública municipal e estadual, com experiência nos anos iniciais do ensino fundamental 1. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2015, tenho especial interesse nas metodologias ativas e no uso de tecnologias educacionais para promover a aprendizagem significativa e colaborativa no ambiente escolar.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Pedagogia

2010 - 2015

Universidade Federal do Amazonas
Título: O processo de aprendizagem de leitura e escrita no 1º ano do ensino fundamental - anos inicias
Orientador: Antonia Silva de Lima
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas, FAPEAM, Brasil.

Formação complementar

2020 - 2020

Ensino Híbrido: Reorganizando Tempos e Espaços da Sala de Aula. (Carga horária: 35h). , Secretaria de Estado da Educação e Desporto, SEDUC AM, Brasil.

2020 - 2020

Formação Recursos Tecnológicos - Gestão de Classe Online - Manaus. (Carga horária: 10h). , Fundação Telefônica Vivo, FTV, Brasil.

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2014

    O processo de aprendizagem de leitura e escrita no 1 ano do ensino fundamental - Anos Iniciais, Descrição: A prática da leitura é fundamental para integração do indivíduo no contexto socioeconômico e cultural. O ato de ler abre novas perspectivas às crianças, permitindo-lhes posicionar-se, criticamente, diante da realidade. Perante este cenário, houve a necessidade de saber o que tem causado tal deficiência no processo de aquisição da leitura e escrita das crianças do 1 ano do Ensino Fundamental de uma dada escola de Manaus. Foi observada quatro turmas de crianças com seis anos de idade, pertencentes ao 1 ano, cada turma tinha aproximadamente vinte crianças frequentando e uma professora, totalizando oitenta e quatro o número de participantes da pesquisa. O objetivo desse estudo decorreu em analisar as aproximações e distanciamentos entre a realidade da escola e as proposições do PCN para o trabalho com a alfabetização. Para a realização do proposto, foi usada a abordagem qualitativa. Para atingirmos os resultados sugeridos, foi utilizado como caminho metodológico a pesquisa de campo. Assim, analisou-se a forma como as professoras vêm trabalhando a dinâmica do processo de letramento (metodologia e estratégias utilizadas, aproximações ás recomendações do PCN). A pesquisa, em todos os seus passos, foi marcada pelo enfoque fenomenológico. Foi feito um estudo de caso e através das entrevistas, identificou-se a visão das professoras. A partir da observação que foi feita, iniciamos as análises das falas e suas atitudes em sala de aula, bem como as metodologias utilizadas. O estudo revelou que na maioria das vezes as professoras observadas apresentam uma visão reducionista do que seja o leitor/produtor de textos, enxergam o aprendiz como um mero reprodutor de linguagem, fazendo da sala de aula um espaço para treino da memória e coordenação motora.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Thainan Barbosa Pereira - Coordenador / Antonia Silva de Lima - Integrante.

Prêmios

2014

Menção Honrosa XXIII CONIC, UFAM.

Histórico profissional

Experiência profissional

2013 - 2014

Universidade Federal do Amazonas

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - 2018

Colégio Militar da Polícia Militar - Subunidade Cachoerinha (AM)

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2019 - Atual

Escola Estadual Monteiro de Souza

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

2019 - Atual

Escola Municipal Nazira Chamma Daou

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20