Hugo Nascimento Rezende

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (2001), Especialização em Dependências Químicas pela Universidade Católica do Paraná (2004), Especialização em Educação Especial com ênfase em Inclusão pela Universidade Católica do Paraná (2013) e Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atualmente, estou como psicólogo na Central de Treinamento da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2013 - 2015

Universidade Federal do Paraná
Título: Impacto do clima familiar na formação do jovem condutor, Ano de Obtenção: 2015
Orientador: Alessandra Sant´Anna Bianchi
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Educação Especial com ênfase em inclusão

2011 - 2013

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Orientador: Jacques de Lima Ferreira

Especialização em Dependência Química

2003 - 2004

Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Título: Dependências químicas

Graduação em Psicologia

1997 - 2001

Universidade Tuiuti do Paraná
Orientador: Vera Miranda

Graduação em Psicologia

1997 - 2000

Universidade Tuiuti do Paraná

Formação complementar

2016 - 2016

Curso de Formação de Tutores para EAD. (Carga horária: 10h). , Criativa EAD, CRIATIVA EAD, Brasil.

2014 - 2014

Extensão universitária em Trab. Social em Progr. de Hab. de Interesse Social. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2012 - 2012

Curso de Formação de Avaliação Psicológica. (Carga horária: 80h). , Qualitá Avaliações Psicológicas Treinamentos, QAPT, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2011 - 2011

Gestão para resultados na administração pública. (Carga horária: 12h). , Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, PMSJP, Brasil.

2011 - 2011

Atualização sobre o protagonismo social feminino... (Carga horária: 8h). , Secretaria Municipal de Segurança de São José dos Pinhais, SEMUSEG/SJP, Brasil.

2008 - 2008

Elab. e aval. de projetos sociais e culturais. (Carga horária: 8h). , Selem, Bertozzi & Consultores Associados e Ricardo Falcão, SBCR, Brasil.

2008 - 2008

Curso Módulo 2. (Carga horária: 14h). , Centro de Formação de Obreiros Interpretes, CFOI, Brasil.

2008 - 2008

Curso de Formação em Orientação Vocacional. (Carga horária: 40h). , Portal Vocacional, PV, Brasil.

2008 - 2008

Curso Módulo 1. (Carga horária: 20h). , Centro de Formação de Obreiros Interpretes, CFOI, Brasil.

2007 - 2007

Avaliação no contexto esc. na área defic. mental. (Carga horária: 24h). , Secretaria de Estado da Educação, SEEPR, Brasil.

2002 - 2003

Curso de Terapia Familiar Sistêmica. (Carga horária: 12h). , Instituto de Terapia e Centro de Estudos da Família, INTERCEF, Brasil.

2002 - 2002

Curso de Neuropsicologia. (Carga horária: 54h). , Centro Interativo de Aprendizagem, CIA, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Transito.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Treinamento e Avaliação.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação Psicológica.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Dependência Química.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Educação Especial.

Organização de eventos

ARRUDA, J. I. ; REZENDE, H. N. ; FERRAZ, S. . Workshop Vida no Trânsito - Movimento pela Vida. 2017. (Outro).

REZENDE, H. N. . 1º Encontro Mobilidade Humana e Trânsito. 2017. (Outro).

REZENDE, H. N. ; ARRUDA, J. I. ; FERRAZ, S. . Workshop Vida no Trânsito - Desafio e Perspectivas. 2015. (Outro).

REZENDE, H. N. ; ANDREOLI, M. ; LACERDA, L. . 2ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas. 2014. (Outro).

REZENDE, H. N. ; ANDREOLI, M. ; LACERDA, L. . 1ª Semana Municipal de Políticas sobre Drogas. 2013. (Outro).

REZENDE, H. N. . Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino do Município de Quitandinha. 2010. (Outro).

REZENDE, H. N. . Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino do Município de Quitandinha. 2009. (Outro).

REZENDE, H. N. . Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino do Município de Quitandinha. 2008. (Outro).

Participação em eventos

I Jornada Paranaense de Medicina e Psicologia do Tráfego.Notícias de um avião que não caiu(dados epidemiológicos dos eventos de trânsito). 2019. (Outra).

II Congresso Internacional da Psicologia da Tríplice Fronteira. Mobilidade Humana e Trânsito. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional da Psicologia da Tríplice Fronteira. Mitos e Verdades Sobre a Psicologia do Trânsito. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional da Psicologia da Tríplice Fronteira.Psicólogo do Trânsito como agente de transformação social. 2018. (Oficina).

1º Encontro de Mobilidade Humana e Trânsito - CRP.Programa Justiça e Sobriedade no Trânsito - Relato de Exepriência. 2017. (Encontro).

Congresso Brasileiro AND. Justiça e Sobriedade no Trânsito - Relato de experiência. 2017. (Congresso).

I CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO TRÁFEGO. Psicologia do Trânsito no CRP PR: ações para além da Avaliação Psicológica de Motoristas. 2017. (Congresso).

II Fórum Intersetorial Estadual de Segurança no Trânsito e Prevenção de Acidentes.Gestao de dados de ATT. 2017. (Outra).

V Open Fórum Trânsito e Trasnformação.Programa Vida no Trânsito - Desafios e Possibilidades. 2017. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Medicina de Tráfego. ? Psicologia do Trânsito no CRP PR: ações para além da Avaliação Psicológica de Motoristas??. 2017. (Congresso).

Banda B Debate - Programa de Rádio.Porque nos transformamos no Trânsito. 2016. (Outra).

Café Teológico.Alcool e Trânsito. 2016. (Outra).

Seminário ?Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação?.Outras experiências em Psicologia do Trânsito. 2016. (Seminário).

Seminário ?Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação?.Outras experiências em Psicologia do Trânsito. 2016. (Seminário).

Seminário ?Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação?.Outras experiências em Psicologia do Trânsito. 2016. (Seminário).

Seminário ?Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação?.Outras experiências em Psicologia do Trânsito. 2016. (Seminário).

Seminário ?Psicologia do Trânsito: Possibilidades e Desafios de Atuação?.Outras Experiências em Psicologia do Trânsito. 2016. (Seminário).

Sexo, Drogas e Você.Drogas e Dependências Químicas. 2016. (Encontro).

SIPAT.Educação para o Trânsito. 2016. (Encontro).

XI Semana Municipal de Enfretamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.Ato infracional e Relações familiares. 2016. (Seminário).

III Open Fórum Trânsito e Transformação. 2015. (Seminário).

II Seminário Interdisciplinar de Promoção a Saúde. 2015. (Seminário).

Palestra Alunos Universitários.Conceitos Iniciais da Psicologia do Trânsito. 2015. (Encontro).

Previda: Internet e outras dependências - Todos pela prevenção. 2015. (Seminário).

Previda: Internet e outras dependências - Todos pela prevenção.Justiça e Sobriedade no trânsito - Exemplo de Boa prática na Comarca de São José dos Pinhais. 2015. (Seminário).

SIPAT 2015 MVC.Psicologia: a saúde mental dos nossos familiares em "tempos modernos". 2015. (Outra).

Workshop - Projeto Vida no Trânsito do Paraná. 2015. (Outra).

Workshop Vida no Trânsito - Desafios e Perspectivas. 2015. (Outra).

21º Evento de Iniciação Científica e 6º Evento de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Paraná (21º EVINCI e 6°EINTI).banca 121 - Psicologia I. 2013. (Outra).

I Jornada Municipal de Discussão Sobre Drogas. 2013. (Outra).

Identificação de vítimas de violência.Identificação de vítimas de violência. 2012. (Outra).

I Simpósio Brasileiro de Família e Desenvolvimento Humano. 2009. (Simpósio).

Seminário Regional do Ano da Educação. 2009. (Seminário).

Jornada de Estudos: A inclusão escolar: diálogo possível do terapêutico com a educação. 2006. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: Leonardo Silva da Costa; Ivete Martines Munhoz Villar;

REZENDE, H. N.; PEREIRA, D. A.; FROM, D. A.. Gestão de Pessoas no Serviço Público. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Pessoas no Serviço Público) - Centro Universitário UniDOM.

Aluno: Fabiana do Rocio Senna dos Santos

Rocha H.M.N.; Rocha A. C. da;REZENDE, H. N.. A importância da Educação para o trânsito na Infância. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Pequeno Príncipe.

Aluno: Melice Gois de Oliveira

Bianchi A.S;REZENDE, H. N.; Lima J.C.Z.. Percepção de risco e comportamento de motociclistas no trânsito. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: DIANA DE ANDRADE LISBOA BOCHNIA

Bianchi A.S; HARTMANN, J.;REZENDE, H. N.. CARTAZES DE PROPAGANDA DAS FESTAS UNIVERSITÁRIAS: UM CONVITE PARA O USO E ABUSO DE ÁLCOOL. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Aline Fatturi Rodrigues

Bianchi A.S; Hartmann. J;REZENDE, H. N.. Empatia e comportamento no trânsito. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

REZENDE, H. N.. 21º Evento de Iniciação Científica. 2013. Universidade Federal do Paraná.

Produções bibliográficas

  • REZENDE, H. N. ; Bianchi A.S . Adaptação Brasileira da Escala Clima Familiar para Segurança no Trânsito. REVISTA LATINOAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES , v. 17, p. 223-236, 2019.

  • GUIMARAES, J. B. ; SANDRI, P. ; HEGELE, R. ; REZENDE, H. N. . Transitando pela Psicologia do Trânsito no Brasil: Ontem, Hoje e Amanhã. 1. ed. Porto Alegre: Evangraf, 2019. v. 1. 192p .

  • REZENDE, H. N. . Família e Sócio Educação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Programa Vida no Trânsito. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Saúde Mental do Trabalhador. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, H. N. . Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, H. N. . Mediação de Conflitos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, H. N. . Prevenção ao uso do Álcool, Tabaco, Crack e outras Drogas'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Promoção da Cultura da Paz e Direitos Humanos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Conversando sobre drogas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Conversando sobre drogas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Técnicas em Mediação de Comunitária de Conflito. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • REZENDE, H. N. . Diga Sim à Vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • REZENDE, H. N. . Arte de Viver. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, H. N. . Ética, Convivência Democrática, Valores Humanos e Inclusão Social. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, H. N. . Ser...Relacionamento Interpessoal no Ambiente de Trabalho. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, H. N. . Escolhas Profissionais e o Papel de Cada Um. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • REZENDE, H. N. . Mediação e Gestão de Conflitos. Curitiba: São Bras, 2018 (Manual).

  • REZENDE, H. N. . Projetos de Educação para o Trânsito. Curitiba: CRV, 2016 (Manual).

  • REZENDE, H. N. . Viver São José 2012 (Manual).

  • REZENDE, H. N. ; KLEIN, E. T. . Oficina de Desenvolvimento Humano: Adolescência e Projeto de Vida: Autoconhecimento e Insights para a Vida - V. 2. Curitiba: Arte & Letras, 2010 (Manual).

  • REZENDE, H. N. ; KLEIN, E. T. . Oficina de Desenvolvimento Profissional: Eu Aprendiz da Vida - V. 1. Curitiba: Arte & Letras, 2009 (Manual).

Outras produções

REZENDE, H. N. . Segurança no trânsito. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Dependência emocional como lidar. 2018. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Intolerância no Trânsito. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Stress na Família. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Campanha pretende impressionar motoristas para aumentar conscientização no trânsito. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Dependência Química na Familia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . Midias Sociais. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

REZENDE, H. N. . As diferentes e curiosas faces da psicologia. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

REZENDE, H. N. . Semana Estudos Pedagógicos: Escolas 2011/Em Pedro Viriato Parigot de Souza. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, H. N. . Semana de Estudos Pedagógicos: Escolas 2011/Em Miracy de Araújo. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, H. N. . Semana Estudos Pedagógicos Escolas (Escolas e CMAES) 2010. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, H. N. . Fortalecendo a Cidadania de Requalificação da Guarda Municipal. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, H. N. . Semana Estudos Pedagógicos Escolas 2011/Romário Martins. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

REZENDE, H. N. . Ética e responsabilidade no trabalho. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2014 - 2014

    Road Safety 10 - Vida no Trânsito, Descrição: Pesquisa realizada com os munícipes de Curitiba acerca do Projeto Vida no Trânsito. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Hugo Nascimento Rezende - Coordenador / Tanara Rosangela Vieira Sousa - Integrante.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais. , Rua Veríssimo Marques, Centro, 83005410 - São José dos Pinhais, PR - Brasil, Telefone: (41) 33816334

Experiência profissional

2014 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2008 - 2010

Associação de Educação Familiar e Social do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Orientação Profissional aos adolescentes inseridos no Programa Aprendiz. Acompanhamento dos adolescentes nas empresas parceiras. Oficinas de Desenvolvimento Humano e Projeto de Vida com os adolescentes inseridos no Programa Aprendiz

2007 - 2008

Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenador Núcleo Atendimento Psicológico, Carga horária: 12

Outras informações:
Orientação Profissional aos acadêmicos.

2005 - 2006

Núcleo Terapêutico Menno Simons

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento psicológico ambulatorial individual e grupo terapeutico com adolescentes dependentes químicos e seus familiares.

2003 - 2004

Associação Paranaense Estilo de Vida

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Atendimento psicológico e em grupo a pacientes dependentes químicos e seus familiares.

2021 - Atual

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo da SEMARH, Carga horária: 40

Outras informações:
Psicólogo da Central de Treinamento.Coordenador do Programa de Bem estar emocional.Formação em Inteligência Emocional no Serviço PúblicoFormação em Liderança no Serviço PúblicoPlantão PsicológicoPrograma Desenvolver para Servir.

2015 - 2020

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo da Div. de Ensino da SEMUTTRAN/SJP, Carga horária: 40

2011 - 2015

Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Psicólogo do Deptº da Guarda Municipal, Carga horária: 40

2018 - Atual

Faculdade Padre João Bagozzi

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: MBA, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da Disciplina de Negociações Complexas e Administração de Conflitos. Curso: MBA em Gestão Estratégica de Marketing e Vendas Professor da Disciplina de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Curso: MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

2009 - 2011

Faculdade Padre João Bagozzi

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Curso de Especialização

Atividades

  • 04/2009

    Ensino, Psicologia, Nível: EspecializaçãoDisciplinas ministradas, Educação especial e relações com família e comunidade, Infância e adolescência no contexto da saúde mental, Mediação de conflitos, Políticas de saúde mental e prevenção à dependências químicas, Práticas profissionais multidisciplinares, Profissionalização na educação especial e relações com o mercado de trabalho, Seminário de temas emergentes em trabalho com famílias: família e dependência química

2006 - 2008

Prefeitura Municipal de Quitandinha

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Psicólogo, Carga horária: 40

Outras informações:
Psicólogo Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

2016 - Atual

Faculdade Dom Bosco

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

2017 - Atual

Conselho Regional de Psicologia 8a. Região

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 8

2018 - Atual

Faculdade São Bras

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Pós Graduação, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor da disciplina de Mediação e Gestão de Conflitos do curso de pós graduação em Gestão de Recursos Humanos. Professor da disciplina de Desenvolvimento do Capital Humano do curso de pós graduação em Gestão de Recursos Humanos.

2018 - Atual

Faculdade São Bras

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Graduação, Carga horária: 12

Outras informações:
Professor da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem do Curso de Graduação em Pedagogia.

2015 - 2016

Hospital Erasto Gaertner

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Residência Profissional, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor convidado residência multiprofissional ministrando aula de "Psicopatologia - Dependências Químicas" e "Avaliação Psicológica" para residentes de Psicologia.

2019 - 2019

Centro Universitário Internacional

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4