Letícia de Lima
Mestre em Desenvolvimento Rural -PGDR\UFRGS.Graduada em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Licenciatura Plena em História (UNISINOS) e Pós - Graduação em Psicopedagia pela Universidade Castelo Branco-RJ. Bacharelanda do Curso de Direito da Ulbra/São Jeronimo. Foi professora da Rede Pública por 20 anos . Tem experiência na área de História, com ênfase em História.Extensionista Rural da Emater/RS-Ascar.
Informações coletadas do Lattes em 04/07/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Desenvolvimento Rural
2012 - 2014
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As transformações socioecônomicas e ambientais do cultivo do Eucalipto e Acácia Negra no município de Arroio dos Ratos/RS,Ano de Obtenção: 2014
Leonardo Xavier da Silva.Coorientador: Marlise A. R. Dal Forno.
Graduação em andamento em Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural
2007 - Atual
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: As origens e a evolução histórica do cultivo de melancia no município de Arroio dos Ratos - RS
Orientador: Lovois de Andrade Miguel
Graduação em Licenciatura Plena em História
1997 - 2003
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Título: A formação sócio-econômica da Vila Operária de Arroio dos Ratos - RS
Orientador: Eloísa Capovilla da Luz Ramos
Formação complementar
2015 -
CURSO PREPARATÓRIO às Conferências Municipais e à. (Carga horária: 20h). , Conselho Estadual de Segurança Alimentar, CONSEA-RS, Brasil.
2011 -
Aluna Especial Mestrado em Desenvolvimento Rural. , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2017 - 2017
Reforma Trabalhista. (Carga horária: 20h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2016 - 2016
Curso de uso de Plantas Bioativas. (Carga horária: 40h). , EMATER/RS-ASCAR, EMATER/ASCAR, Brasil.
2015 - 2015
Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimen. (Carga horária: 12h). , Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ANVISA, Brasil.
2015 - 2015
Planejamento Estratégico Municipal e Desenvolvim. (Carga horária: 45h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2014 - 2014
Inclusão Social e Produtiva II. (Carga horária: 60h). , EMATER/RS-ASCAR, EMATER/ASCAR, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia / Subárea: Desenvolvimento Rural.
Organização de eventos
LIMA, L. . 1ª Formação Continuada dos Programas Mais Educação e Escola Aberta. 2013. (Outro).
LIMA, L. ; APOIO, C. P. I. ; APOIO, C. F. . Oficinas Pedagógicas - Construindo Novos Saberes. 2013. (Outro).
LIMA, L. . Oficina de Brinquedos Folclóricos. 1995. (Outro).
Prefeitura Municipal ; Coordenação ; LIMA, L. . I FEARTEC - I Feira de Artesanato da Região Carbonífera. 1995. (Exposição).
LIMA, L. . 1 Tchêencontro da 2 Região Tradicionalista. 1995. (Outro).
Participação em eventos
6ª Conferência Municipal de Saúde.6ª Conferência Municipal de Saúde. 2015. (Outra).
Curso de Plantas Medicinais,Aromáticas e Condimentares.Curso de Plantas Medicinais,Aromáticas e Condimentares. 2015. (Outra).
II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Centro Sul.II Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional do Território Centro Sul. 2015. (Seminário).
FAFEC- Feira de Agricultura Familiar. FAFEC- Feira de Agricultura Familiar. 2014. (Feira).
11ª Semana dos Museus.11ª Semana dos Museus. 2013. (Outra).
Conferência Interregional da CONAE.Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura,Ciência,Tecnologia,saúde, Meio Ambiente. 2013. (Outra).
Diálogos PGDR - Silvicultura, Mudanças Rurais e Regulação Ambiental nos Campos Uruguaios, Argentinos e Gaúchos: debatendo alguns resultados de uma pesquisa regional. 2012. (Encontro).
III Semana Acadêmica do Polo UAB de Arroio dos Ratos. 2012. (Encontro).
Curso à distância Abastecimento e Renda. 2011. (Outra).
Curso à distância Direito de Propriedade. 2011. (Outra).
Curso à distância Educação e Qualificação Profissional. 2011. (Outra).
Curso à distância Meio Ambiente. 2011. (Outra).
Curso à distância Pobreza Rural. 2011. (Outra).
Curso à distância Trabalho Decente. 2011. (Outra).
Formação Continuada 2011. 2011. (Outra).
II Semana Acadêmica do Polo UAB de Arroio dos Ratos.As origens e a evolução histórica do cultivo de melancia no município de Arroio dos Ratos - RS. 2011. (Encontro).
II Semana Acadêmica do Polo UAB de Arroio dos Ratos. 2011. (Encontro).
Salão de Ensino UFRGS 2011.AS ORIGENS E A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CULTIVO DA MELANCIA NO MUNICÍPIO DE ARROIO DOS RATOS - RS. 2011. (Outra).
I Semana Acadêmica do Polo de Arroio dos Ratos. 2010. (Encontro).
I Semana Acadêmica do Polo de Arroio dos Ratos.A sustentabilidade local - análise de uma propriedade rural no município de Arroio dos Ratos-RS. 2010. (Outra).
Projeto 40 anos da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa. 2009. (Oficina).
Capacitação Básica de Informática. 2007. (Oficina).
Horas de Formação. 2007. (Encontro).
Educação Africanidades Brasil - Educação à Distância. 2006. (Outra).
I Encontro de Folclore e Tradicionalismo na Educação. 2006. (Outra).
Seminário de Tradicionalismo e Folclore. 2006. (Seminário).
VIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e de Astronáutica. 2005. (Outra).
A escrita da História: Modos I. 2003. (Seminário).
Curso de Extensão História do Rio Grande do Sul. 2003. (Encontro).
Horas de Formação. 2002. (Outra).
VIII Jornada de Ensino de História e Educação:Os Desafios Teóricos-Metodológicos. 2002. (Seminário).
VIII Jornada de Ensino de História e Educação:Os Desafios Teóricos-Metodológicos.Experiências Docentes na E.M.E.F Osvaldo Cruz. 2002. (Seminário).
VIII Jornada de Estudos do Oriente Antigo. 2002. (Encontro).
II Encontro Regional Sul de História Oral. 2001. (Encontro).
VII Jornada Pedagógica da Região Carbonífera. 2000. (Encontro).
VI Jornada Pedagógica da Região Carbonífera. 1999. (Encontro).
Antropologia Cultural. 1998. (Outra).
Política I. 1998. (Outra).
Psicologia da Educação. 1998. (Outra).
V Jornada Pedagógica da Região Carbonífera. 1998. (Encontro).
Centers Informática. 1997. (Outra).
IV Encontro de Pesquisadores de História. 1997. (Encontro).
IV Jornada Pedagógica Da Região Carbonífera e III Conferência Municipal de Educação. 1997. (Encontro).
Matemática Fundamental. 1997. (Outra).
Realidade Brasileira e Cidadania. 1997. (Outra).
Seminário Internacional " A cultura na Era da Informação". 1997. (Seminário).
Projeto Adote uma Creche.APAE- Arroio dos Ratos. 1994. (Outra).
Projeto o "Teatro e a Escola".Pluft, o fantasma camarada. 1994. (Outra).
Participação em bancas
LIMA, L.; Janice. A importância da Afetividade no Ensino - Aprendizagem. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional) - Universidade Castelo Branco.
LIMA, L.. As origens e a evolução histórica do cultivo de melancia no município de Arroio dos Ratos - RS. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Orientou
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Estágio Supervisionado; 2011; Orientação de outra natureza; (Planejamento e Gestão Para o Desenvolvimento Rural) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Letícia de Lima;
Produções bibliográficas
-
LIMA, L. . A História de Semana Farroupilha. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
LIMA, L. . As origens e a evolução histórica do cultivo de melancia no município de Arroio dos Ratos - RS. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
SILVA, . X. ; FORNO, . A. R. D. ; LIMA, L. ; LIMA, L. . As Abordagens Conceituais de Território/Territorialidade e as Relações com o Desenvolvimento Rural. Alfenas -MG: Caderno de Estudos Interdisciplinares, 2014 (Publicação de artigo em revista).
-
LIMA, L. . SEVOPOVO- Semana das Vozes do Povo. 1993 (Música e Canto) .
-
Grupo de Teatro Amador ; LIMA, L. . SEVOPOVO- Semana das Vozes do Povo. 1993 (Peça Teatral) .
Histórico profissional
Experiência profissional
2013 - Atual
EMATER/RS-ASCARVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: ERNS- Tecnóloga em Desenvolvimento Rural, Carga horária: 40
2004 - 2017
Governo do Estado do Rio Grande do SulVínculo: Contrato emergencial, Enquadramento Funcional: professora, Carga horária: 20
2010 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Tutora presencial, Enquadramento Funcional: Curso Educação para a Diversidade, Carga horária: 20
2013 - 2013
Secretaria Municipal de Educação de Arroio dos RatosVínculo: Coordenação Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenação de Programas e Projetos, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
2011 - 2012
Universidade Federal de PelotasVínculo: Tutora presencial, Enquadramento Funcional: Tutora Presencial, Carga horária: 20
2004 - 2016
Prefeitura Municipal de Arroio dos RatosVínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Professora
2015 - Atual
Conselho Municipal dos Direitos da MulherVínculo: Conselheira, Enquadramento Funcional: Sociedade civil
2014 - Atual
Conselho Municipal AgropecuárioVínculo: sociedade civil, Enquadramento Funcional: Conselhieira
2013 - 2013
Conselho Municipal do Meio AmbienteVínculo: , Enquadramento Funcional: vice -presidente
2013 - 2013
Secretaria Municipal de educação e Cultura de Arroio dos RatosVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica de Programa e Projeto, Carga horária: 40
2013 - 2013
Comitê Metropolitano de Educação Integral Integrada /RSVínculo: , Enquadramento Funcional: membro
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Letícia de Lima e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?