Angela Carla Guidelli Salame

Graduada em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-paraná. Graduanda de Medicina pela Universidade Estácio Unijipa de Ji-Paraná/RO.

Informações coletadas do Lattes em 25/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em andamento em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - Atual

Faculdade Rolim de Moura

Especialização em andamento em Metodologia do Ensino Superior e Inovações Curricu

2014 - Atual

Faculdade Santo André

Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental

2013 - 2015

Faculdade Panamericana de Ji-Paraná
Título: GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À GESTÃO EM TERRAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA OCIDENTAL
Orientador: Eloiza Ruschel Cremonese

Graduação em Engenharia Ambiental

2009 - 2013

Universidade Federal de Rondônia
Título: Vulnerabilidade à Erosão dos Solos e seus Reflexos para a Terra Indígena kwazá, Parecis Rondônia
Orientador: Alex Mota dos Santos
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Meio Ambiente

2011 - 2014

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária.

Participação em eventos

13º Simpósio de Hipertensão Arterial Sistêmica em Porto Velho ? RO. 2023. (Simpósio).

VIII Congresso Rondoniense de Cardiologia. 2023. (Congresso).

I Mostra Acadêmica do Departamento de Engenharia Ambiental.Quantificação dos Resíduos Orgânicos descartados por um Supermercado no município de Ji-Paraná.. 2011. (Outra).

I Simpósio de Recursos Hídricos da Zona da Mata. 2011. (Simpósio).

Modelagem Hidrossedimentologica. 2011. (Oficina).

III Congresso Nacional em Educação e Tecnologias Aplicadas. 2009. (Congresso).

Orientou

Angela Carla Guidelli

Vulnerabilidade Ambiental da Paisagem e seus reflexos para a Terra Indígena Kwazar, Sudeste de Rondônia; ; Início: 2012; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Rondônia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Produções bibliográficas

  • GUIDELLI, A. C. ; CREMONESE, E. R. ; GARCIA, L.S. ; ANDRADE, V. H. ; FREDERICO, Fabio Henrique ; LINHARES, J.S. . Caracterização Morfométrica da Microbacia do Igarapé Dois de Abril no município de Ji-Paraná na Região Amazônica 2012 (Mostra Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental).

  • GUIDELLI, A. C. ; CREMONESE, E. R. ; ANDRADE, V. H. ; SANTOS, A.M . Análise do Zoneamento Socio-economico ecológico de Rondônia por Sensoriamento Remoto no Município de São Miguel do Guaporé. 2012 (Mostra Acadêmica do Curso de Engenharia Ambiental).

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2013

    Cartografia indígena, mapeamento participativo, uso e ensino de tecnologia, Descrição: O projeto de pesquisa tem como enfoque valorizar e divulgar as culturas indígenas suas resistências e conquistas, assim como os enfretamentos políticos e as inúmeras ameaças que sofrem os povos indígenas e seus territórios no Estado de Rondônia por meio da produção cartográfica a partir de um diálogo intercultural, que coloque os conhecimentos indígenas em destaque.Quando da análise das Terras Indígenas (T.I?s) em Rondônia resgata-se a importância das mesmas, pois ainda mantêm os recursos naturais contribuindo significativamente na conservação da biodiversidade na Amazônia. Entretanto é um grande desafio político para os povos indígenas manterem seus territórios e suas terras, bem como o modo de vida tradicional, pois as atividades econômicas e os empreendimentos federais, como a construção de hidrelétricas e expansão da infraestrutura de transporte (com a abertura ou asfaltamento de rodovias), no entorno das terras indígenas geram intensos conflitos socioambientais.Assim, busca-se entender a dinâmica da apropriação dos recursos naturais e implantação de infraestruturas nesta porção da região amazônica e sua interferência na organização espacial e ambiental das terras indígenas em diferentes momentos, a partir de análise socioambiental sustentada por geotecnologias, nomeadamente sistema de navegação por satélite, sensoriamento remoto e Sistema de Informação Geográfica (SIG).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Angela Carla Guidelli Salame - Integrante / Alex Mota dos Santos - Coordenador / Maria Lucia Cereda Gomide - Integrante / Ronei da Silva Furtado - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2014 - Atual

Centro de Formação Profissional Delta

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora do Curso Técnico em Meio Ambiente, Carga horária: 8

Outras informações:
Ministrando as disciplina de "Saneamento Ambiental", "Auditoria e Normas Ambientais" e "Gerenciamento de Resíduos Industriais".

2013 - Atual

AMBIENTIS Consultoria

Vínculo: Sócia, Enquadramento Funcional: Projetos Ambientais, Carga horária: 40

Outras informações:
Atuou na elaboração de estudos técnicos para licenciamento ambiental de atividades e empreendimentos e na gestão de condicionantes junto aos órgãos licenciadores. Foi consultoria em sustentabilidade do SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no ano 2013, pela empresa AMBIENTIS Consultoria, coordenando e desenvolvendo PCA - Planos de Controle Ambiental, Projetos de Sistema Separador de Água e Óleo; Mapas e Croquis de localização, dentre outros, para o licenciamento ambiental de 12 oficinas mecânicas de motos no município de Ji-paraná, RO.

2011 - 2014

Universidade Federal de Rondônia

Vínculo: Outro (especifique), Enquadramento Funcional: Dedicação Exclusiva, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.