Larisse Karen Silva Santos

Mestre em Biotecnologia pelo Departamento de Ciências Biológicas - Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (UEFS). Pós-graduada em Nutrição Clínica e Funcional pela Faculdade Estácio de Sá (Salvador); Pós-graduada em Metabolismo e Terapia Nutricional pela Faculdade Estácio de Sá (Salvador); Pós-graduada em Nutrição e Pediatria (IPGS); Nutricionista pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (Feira de Santana); Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Nutrição da Faresi; Professora nos cursos de nutrição e enfermagem (Faresi - Conceição do Coité); Professora de Pós-Graduação em Nutrição Clínica e Funcional e Materno Infantil (Faculdade Ateneu); Professora de Pós Graduação em Nutrição pela DNA Pós Graduação (João Pessoa) Nutricionista responsável técnica no Centro Médico Climecc (Conceição do Coité); Proprietária do Centro de Nutrição Especializada Dra. Larisse Karen; Palestrante em nutrição clínica e funcional, autismo e materno infantil.

Informações coletadas do Lattes em 04/02/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Biotecnologia

2020 - 2022

Universidade Estadual de Feira de Santana
Título: UTILIZAÇÃO DA POLPA DO CAFÉ (COFFEA ARÁBICA) MADURO CHAPTALIZADO COM SACAROSE E HIGH MALTOSE COMO ADJUNTO DO PROCESSO CERVEJEIRO, Ano de Obtenção: 2022
Orientador: Giovani Brandão Mafra de Carvalho

Especialização em Nutrição em Pediatria

2020 - 2021

Instituto de Pesquisa Gestão e Saúde
Título: Aleitamento Materno exclusivo como promotor da saúde

Especialização em Metabolismo, prática e terapia nutricional

2016 - 2019

Faculdade Estacio de Sá
Título: Utilização de ômega 3 para tratamento de dislipidemias

Especialização em Nutrição Clínica e Funcional

2014 - 2016

Faculdade Estacio de Sá
Título: Austismo: Perspectiva da Nutrição Funcional

Aperfeiçoamento em andamento em Coaching de Emagrecimento

2019 - Atual

Mind Slim

Graduação em Nutrição

2010 - 2013

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Título: Inclusão da Educação Nutricional no Currículo Escolar
Orientador: Lidmary Palma Alves

Formação complementar

2017 -

Inglês. , Yes Curso de Idiomas, YES, Brasil.

2021 - 2021

Como prescrever formulações manipuladas. (Carga horária: 20h). , Instituto Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.

2019 - 2019

Aluna especial - MPED/ Coité. , Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.

2017 - 2017

Curso Modulação Intestinal na Prática Clínica. , Portal Murilo Pereira, PMP, Brasil.

2015 - 2015

Curso de Consultório de Nutrição Pediátrica. , Instituto Ana Paula Pujol, IAPP, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Nutrição Clínica e Funcional.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Educação Nutricional - Docência.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Nutrição / Subárea: Palestras e Ações sobre Alimentação e Nutrição.

Organização de eventos

SANTOS, L.K.S . I Ciclo de Oficinas da Faresi - Culinária Funcional na Prática - princípios para preparações saudáveis. 2019. (Outro).

SANTOS, L.K.S . Encontro de Capacitação " Educação Física: Educativos para desempenho na corrida, e Nutrição: Suplementos no exercício Físico". 2019. (Outro).

SANTOS, L.K.S . II Encontro de Nutrição "Atuação no nutricionista e estratégias nutricionais na atualidade". 2019. (Outro).

SANTOS, L.K.S . Curso Suplementação Nutricional: da teoria à prática. 2019. (Outro).

SANTOS, L.K.S . Evento Iniciação Científica da Faresi. 2019. (Outro).

SANTOS, L.K.S . I Jornada Científica de Saúde: abordagem multidisciplinar. 2017. (Outro).

SANTOS, L.K.S . I Ciclo de atualizações em nutrição, enfermagem e pedagogia. 2017. (Exposição).

SANTOS, L.K.S . I Feira de Gastronomia do Curso Técnico em Nutrição da FTC/Feira. 2014. .

SANTOS, L.K.S . II Semana Interdisciplinar em Nutrição da Faculdade de Tecnologia e Ciências, Feira de Santana. 2012. .

SANTOS, L.K.S . I Caminhada de Nutrição da FTC/Feira. 2011. (Exposição).

SANTOS, L.K.S . ?Gravidez: tudo que você precisa saber? FTC/Feira. 2010. (Exposição).

Participação em eventos

I COBINF - Congresso Baiano de Nutrição. Palestra: Conduta Nutricional aplicada ao autismo. 2019. (Congresso).

I Congresso Baiano de Nutrição Infantil. Nutrição e autismo. 2019. (Congresso).

II Simpósio de Enfermagem.Diabetes Gestacional. 2019. (Simpósio).

IV Nutrinf - Congresso Norte e Nordeste de Nutrição Infantil. Nutrição e autismo. 2019. (Congresso).

II Encontro Pedagógico " A dor e a delícia de ser Professor Universitário". 2018. (Encontro).

VII Bahia Nut. 2018. (Congresso).

1ª Feira de conhecimento em Nutrição da Faresi - OBESIDADE: um transtorno da atualidade na visão interdisciplinar. Técnicas Dietéticas saudáveis no controle da obesidade/dislipidemia. 2017. (Feira).

I Encontro Pedagógico - Formação Continuada em Serviço. 2017. (Outra).

II Jornada de Neuropsicologia e Saúde.Nutrição aplicada à transtornos comportamentais e do neurodesenvolvimento. 2017. (Simpósio).

I Jornada Científica de Saúde: abordagem multidisciplinar.Nutrição para o autismo. 2017. (Simpósio).

I Mostra Científica de Saúde na Faresi. 2017. (Exposição).

I semana de enfermagem.Mini curso sobre alergias alimentares. 2017. (Encontro).

I Semana de Enfermagem.Nutrição e o cuidado com a vida. 2017. (Encontro).

V Encontro de Nutrição: uma abordagem multidisciplinar.Alergias alimentares. 2017. (Encontro).

VI BAHIANUT Congresso de Nutrição da Bahia. 2016. (Congresso).

Desmistificando a Detoxificação para discentes do curso de Nutrição na Faculdade Nobre de Feira de Santana.Desmistificando o processo de Detoxoficação. 2015. (Seminário).

I Conferência Municipal de Política para as mulheres ? Autonomia e Igualdade para as mulheres pela Prefeitura Municipal de Conceição do Coité. 2013. (Seminário).

Capacitação: Cuidado Especializado em Emergências Psiquiátricas pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana. 2012. (Seminário).

Curso de Metabolismo, Nutrição e Cálculo de dieta ? NUTRIODONTO Serviços Odontológicos e Nutricionais Ltda.. 2012. (Seminário).

III Congresso de Nutrição da Bahia. 2012. (Seminário).

Minicurso sobre Prescrição de Termogênicos na Prática Esportiva ? Dra. Ana Carolina Andretti. 2012. (Seminário).

Seminário Multidisciplinar sobre Saúde do Trabalhador.Seminário Multidisciplinar sobre Saúde do Trabalhador. 2012. (Seminário).

Simpósio sobre Saúde Pública: Abordagem Multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família pela Faculdade de Tecnologia e Ciências Feira de Santana. 2012. (Simpósio).

Palestra sobre Aminoácidos e Fitoterápicos utilizados no tratamento das Dislipidemias e Obesidade pela Essencia Vitae Farmácia de Manipulação. 2011. (Seminário).

I Encontro interdisciplinar em Nutrição. 2010. (Encontro).

I Encontro Interdisciplinar em Nutrição ? FTC Feira de Santana ? Seminário Multidisciplinar sobre Saúde do Trabalhador ? FTC Feira de Santana. 2010. (Encontro).

Participação em bancas

Aluno: Andreza dos Santos Silva

SANTOS, L.K.S; CRUZ, L. F. S.; GUIMARAES, P. P. L.. Incidência de transtornos alimentares em estudantes do curso de Nutrição da Faculdade da Região Sisaleira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Ianaê Carneiro Freitas Santos

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; OLIVEIRA, I. R.. Avaliação da introdução do leite de vaca em crianças da região sisaleira. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Ítana Rayana Silva Araújo

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; ALMEIDA, L. C.. Intestino Neurogênico e Modulação Intestinal. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Mikaelly Damião Carvalho

SANTOS, L.K.S; CARVALHO, M. V.; ALMEIDA, M. S.. Perfil nutricional e características alimentares das crianças do município de Barrocas-BA. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Shaira Oliveira Silva

SANTOS, L.K.S; AMARAL, M. R.; GOMES JUNIOR, E. A.. A influência da microbiota intestinal no desempenho esportivo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Aline Lima Cordeiro Pereira

ARAÚJO, C.S;MASCARENHAS, M.SANTOS, L.K.S. Rastrei de fatores de risco para o desenvolvimento de sarcopenia em idosos residentes no município de Conceição do Coité-BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Beatriz Batista Cavalcante

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; CRUZ, L. F. S.. Influência da mídia na alimentação infantil no município de Conceição do Coité - BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Iasmin Pinheiro da Anunciação

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; CARNEIRO, I. A.. Culto ao corpo: visão e aceitaCão sobre o corpo diante da influência da mídia em jovens e adolescentes no município de Conceição do Coité, BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Jackeline Oliveira Ferreira

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; CARNEIRO, I. A.. Perfil alimentar da população adulta do município de Conceição do Coité, BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Lorena Roma Lopes

SANTOS, L.K.S; CARVALHO, M. V.; ARAUJO, J. S. C.. Fitoterapia como estratégia terapêutica no tratamento da Diabetes Mellitus tipo 2. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Maria Alicia Almeida dos Santos

SANTOS, L.K.S; CRUZ, L. F. S.; CARVALHO, M. V.. Papel da alimentação e nutrição no desenvolvimento cognitivo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Maria Patricia Ferreirade Oliveira Mascarenhas

SANTOS, L.K.S; CARVALHO, M. V.; FREITAS, S. S. P.. A relação entre ansiedade e alimentos funcionais: ômega 3, triptofano, vitamina complexo B e magnésio. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Myllena Pimentel Santana Santos

SANTOS, L.K.S; CARVALHO, M. V.; FREITAS, S. S. P.. Os benefícios do aleitamento materno como efeito protetor contra a obesidade infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Lucélia Rios Cordeiro

SANTOS, L.K.SMASCARENHAS, M.; REBOUCAS, N. K. M.. Alimentos ultraprocessados: os impactos e danos que causam a saúde da criança em fase escolar a curto e longo prazo. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Maisy de Oliveira Mota

SANTOS, L.K.S; ARAUJO, J. S. C.; SILVA, M. V. B.. Fatores associados a Síndrome Metabólica em usuários de uma unidade de saúde da família no município de Valente-BA. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Aluno: Samara Oliveira Teixeira

SANTOS, L.K.S; CARNEIRO, I. A.;MASCARENHAS, M.. Terapia Cognitivo-Comportamental como estratégia no tratamento da obesidade. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira.

Orientou

Ianaê Carneiro Freitas Santos

Avaliação da introdução do leite de vaca em crianças da região sisaleira; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Lucélia Rios Cordeiro

Alimentos ultraprocessados: os impactos e danos que causam a saúde da criança em fase escolar a curto e longo prazo; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Samara Oliveira Teixeira

Terapia Cognitivo-Comportamental como estratégia no tratamento da obesidade; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Maria Alicia Almeida dos Santos

Papel da alimentação de nutrição no desenvolvimento cognitivo escolar; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Beatriz Cavalcante

Influencia da mídia na alimentação infantil no município de Conceição do Coité-Ba; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Iasmin Pinheiro

Não aceitação do corpo como fator ocasionante de distúrbios alimentares; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Lorena Roma Lopes

Fitoterapia como estratégia terapêutica no tratamento da diabetes mellitus tipo 2; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Myllena Pimentel

Influencia do aleitamento materno na obesidade infantil; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade da Região Sisaleira; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Anne Caroline C

Duarte, Ingrid M; dos S; , Larisse Machado; Ação do Resveratrol na prevenção de Doenças Cardiovasculares; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - Faculdade Nobre de Feira de Santana; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Fernanda Almeida

Dietoterapia no autista: influência do glúten e caseína; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Nutrição) - FAN; Orientador: Larisse Karen Silva Santos;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, L.K.S . Dietoterapia aplicada ao autismo: análise dos efeitos do consumo de glúten e caseína. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L.K.S . Ômega 03 como nutriente terapêutico em dislipidemias. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L.K.S ; SOUZA, A. S. ; SANTOS, F. A. ; CRESCENCIO, K. E. P. O. . Nutrição e autismo: efeitos do glúten e caseína. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L.K.S ; MASCARENHAS, M. T . Nutrição como abordagem terapêutica no desenvolvimento cognitivo escolar. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, L.K.S . Emagrecendo 2018 (Ebook digital).

  • SANTOS, L.K.S . Descobrindo o autismo e nutrição:uma experiência clínica 2017 (Ebook digital).

  • SANTOS, L.K.S . Autismo: Perspectiva da Nutrição Funcional 2017 (Artigo científico).

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Centro Médico Climecc, Clínica Médica da Criança. , Rua Castro Alves, 266, Centro, 48730000 - Conceição do Coité, BA - Brasil, Telefone: (75) 32623009

Experiência profissional

2016 - Atual

Faculdade da Região Sisaleira

Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de graduação:Nutrição e Enfermagem, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora do curso de graduação em nutrição, disciplina Materno Infantil (5 semestre), Terapia Nutricional (7 semestre) Nutrição e Dietética I (4 semestre); Supervisora do Estágio em Nutrição Clínica I (8 semestre) e graduação em enfermagem, disciplina Alimentação e Nutrição (4 semestre).

2019 - 2020

Faculdade da Região Sisaleira

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Curso de Nutrição, Carga horária: 30

Outras informações:
Coordenadora do curso de nutrição da Faresi durante o período de 2020.1 e 2020.2 participando ativamente como coordenadora atuante durante o processo de Reconhecimento do curso ao MEC e ENADE.

2015 - Atual

Centro Médico Climecc

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Hospitalar, Carga horária: 20

2017 - Atual

Clínica Humanos

Vínculo: Nutricionista, Enquadramento Funcional: Nutricionista Clínica e funcional, Carga horária: 8

2019 - Atual

Faculdade Ateneu

Vínculo: Professor prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professor de pós graduação

2020 - Atual

DNA PÓS GRADUAÇÃO

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Professora de pós graduação

2015 - 2019

Clínica São José

Vínculo: Prestador de serviço, Enquadramento Funcional: Nutricionista, Carga horária: 8

Outras informações:
Nutricionista da Clínica São José, atuando semanalmente às Terças-feiras (matutino e vespertino) nas áreas de Nutrição Clínica (adulto) e Funcional, tendo maior predisposiçao a tratamento de patologias como diabetes, hipertensão e obesidade.

2017 - Atual

Informa Consultorias e Eventos Científicos

Vínculo: Sócia - proprietária, Enquadramento Funcional: Idealizadora, organizadora,sócia proprietária

2017 - 2017

Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora de Fitoterapia e Nutrição Humana, Carga horária: 5

2016 - 2016

Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe

Vínculo: Professora, Enquadramento Funcional: Professora da pós em Neuropsicopedagogia, Carga horária: 10

2014 - 2016

Faculdade de Tecnologia e Ciências

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Nutrição, Carga horária: 8

2016 - 2017

Escola Técnica de Enfermagem Sagrada Família

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora da disciplina Higiene e Nutrição, Carga horária: 4

2014 - 2016

CLINICA AMI

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Nutricionista

2013 - 2013

HOSPITAL ESTADUAL DA CRIANÇA

Vínculo: Estágio Curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio em Nutrição Clínica obrigatório do curso de Nutrição - FTC

2013 - 2013

Hospital Clériston Andrade

Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estágiária

Outras informações:
Estágio em Nutrição Clínica obrigatório do curso de Nutrição - FTC

2016 - Atual

Faculdade da Região Sisaleira

Vínculo: Membro do Núcleo Docente, Enquadramento Funcional: Membro

Outras informações:
Membro do Núcleo Docente Estrurante do Curso de Nutrição durante o período de 2016 até presente momento.