Fabio Müller
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Arquitetura pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na área de Teoria, História e Crítica de Arquitetura. É professor adjunto e coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria e presidente do COMPHIC - Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Santa Maria/RS. Em sincronia, dedica-se à produção literária em Arquitetura e Urbanismo, tendo publicado textos de teoria, história e crítica, enquanto mecanismo de reflexão sobre o estado da arte da disciplina e a produção arquitetônica contemporânea.
Informações coletadas do Lattes em 24/09/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Arquitetura - PROPAR
2006 - 2011
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O Templo Cristão na Modernidade | 1920/1970
Carlos Eduardo Dias Comas. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arquitetura Religiosa; Movimento Moderno; Século XX.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação. Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: História da Arquitetura e Urbanismo. Setores de atividade: Construção Civil.
Mestrado em Arquitetura
2005 - 2006
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: O templo cristão na modernidade: permanências simbólicas e conquistas figurativas,Ano de Obtenção: 2006
Heitor Costa Silva.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Arquitetura Moderna; Templo Cristão; Arquitetura eclesiástica.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo / Especialidade: Teoria da Arquitetura. Setores de atividade: Construção Civil.
Graduação em Arquitetura e Urbanismo
1993 - 1999
Universidade Federal de Santa Maria
Título: Espaço Urbano da Ferrovia: dimensões de análise para urban design
Orientador: Andrey Rosenthal Schlee
Formação complementar
2011 - 2011
Bolsa PROCAD. (Carga horária: 160h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2008 - 2008
Moodle: um ambiente virtual de apoio ao ensino. (Carga horária: 8h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2005 - 2006
Curso de Atualização em Metodologia do Ensino Supe. (Carga horária: 40h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
2005 - 2005
Cantando as diferenças individuais, sociais e cult. (Carga horária: 4h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
2004 - 2004
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2004
Raio X do Ensino Superior. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2004
Ecopedagogia e Educação para a Sustentabilidade. (Carga horária: 4h). , Universidade Luterana do Brasil, ULBRA, Brasil.
2004 - 2004
A Universidade no Terceiro Milênio. (Carga horária: 3h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
2004 - 2004
Indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão. (Carga horária: 4h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
2004 - 2004
Instrumentos de Avaliação da Aprendizagem. (Carga horária: 4h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
2003 - 2003
Programa de capacitação Docente. (Carga horária: 4h). , Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, CELSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projetos da Edificação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: SUSTENTABILIDADE.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Legislação e Ética Profissional em Arquitetura e Urbanismo.
Organização de eventos
MÜLLER, Fábio ; ROMANO, L. ; SILVA, Edson Luiz Bortoluzzi da . Arquitetura in loco Buenos Aires. 2012. (Outro).
ROMANO, L. ; MÜLLER, Fábio ; CECHIN, Dilson Nicoloso ; BARBOSA, A. ; SILVA, Edson Luiz Bortoluzzi da . 20 anos do CAU/UFSM. 2012. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Trabalho de Conclusão - 2011/1. 2011. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2010/1. 2010. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2010/2. 2010. (Outro).
CARVALHO JUNIOR, L. A. ; MÜLLER, Fábio . Seminário Municipal de Saneamento Ambiental. 2010. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Curso de Extensão "Arquitetura Hospitalar". 2010. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2009/1. 2009. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2009/2. 2009. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2008/1. 2008. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2008/2. 2008. (Outro).
MÜLLER, Fábio . 3a. Semana Acadêmica do Curso de Arquitetura e Urbanismo - 'Arquitetura: a produção da nova geração'. 2007. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2007/1. 2007. (Outro).
MÜLLER, Fábio . Banca Final de Avaliação de Trabalho de Curso - 2007/2. 2007. (Outro).
Participação em eventos
ARQUISUR 2012. 2012. (Encontro).
ARQUISUR 2012.Grupo Permanente de Extensão. 2012. (Outra).
VII Oficina Transdisciplinar do Curso de Arquitetura e Urbanismo.Revitalização do Pátio Frontal e Fachadas Principais do Amparo Providência 'Lar das Vovozinhas'. 2012. (Oficina).
I Seminário do Curso Técnico de Segurança Píblica da EsFAS.O Desenho do Espaço Urbano como Ferramenta para a Prevenção da Violência. 2011. (Seminário).
Conferência Internacional de Cidades Inovadoras. 2010. (Outra).
I Ciclo de Estudos de Habitação e Regularização Fundiária.Oficina Técnica. 2010. (Oficina).
Seminário Municipal de Saneamento Ambiental.Apresentação do Termo de Referência do PLAMSAB/SM. 2010. (Seminário).
XV Semana Acadêmica do Centro de tecnologia.Sustentabilidade Urbana. 2010. (Outra).
4a. Conferência Municipal da Cidade.Eixo Temático 2: aplicação do Estatuto da Cidade e dos planos diretores e a efetivação da função socila da propriedade do solo urbano. 2009. (Outra).
O Sistema de Espaços Livres e a Constituição da Esfera Pública em Santa Maria.Espaços Livres X Espaços Edificados. 2008. (Oficina).
Seminário Patrimônio Histórico e Palladio 500 Anos.Permanências Palladianas na Arquitetura Residencial da Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS. 2008. (Seminário).
2a. Semana Acadêmica "projetando desenhamos a cidade".O Projeto para o Concurso da Sede da OAB em Santa Maria. 2006. (Outra).
I DOCOMOMO Sul - A segunda idade do vidro: transparência e sombra na arquitetura moderna do cone sul americano 1930-1970. 2006. (Seminário).
XI Salão de Iniciação Científica da ULBRA.Arquitetura Moderna em Santa Maria, 1950/70; um resgate analítico. 2005. (Outra).
1 Ciclo de Palestras TFG no CAU.Estética e Forma Urbana. 2003. (Outra).
Corsi di Recupero Architettonico.Pinacoteca do Estado de São Paulo: de espaço a lugar. 2003. (Outra).
Ética e Cidadania.Ética no Exercício Profissional do Arquiteto. 2003. (Outra).
Oficina Temática do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria.Composição em Arquitetura. 2003. (Oficina).
VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul.O vidro na arquitetura industrial: um aforismo à dignidade do trabalho humano,. 2003. (Encontro).
! Seminário Internacional da Fronteira Brasil Uruguai - Desenho Urbano em Área Internacional. 2002. (Seminário).
Patrimônio e Habitação: experiências em reabilitação de edificaçoes históricas nos países do MERCOSUL. 2002. (Seminário).
XVII Jornada Acadêmica Integrada.Modelo de Arco. 2002. (Outra).
IV Seminário DOCOMOMO Brasil.A comunhão entre as artes plásticas e a modrna arquitetura religiosa brasileira. 2001. (Seminário).
VI Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul,.Capela da Pampulha: arquitetura integracionista?. 2001. (Encontro).
VI Encontro de Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul,.Paulo Mendes da Rocha: cinco fatos arquitetônicos. 2001. (Encontro).
V Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. 2000. (Encontro).
Seminário Internacional do ICOMOS - Missões Jesuíticas: rotas culturais, testemunhos materiais e patrimônio intangível. 1998. (Seminário).
XIV Arquisul.Restauração e Reurbanização de Áreas Limítrofes ao Arroio Cadena. 1998. (Outra).
II Seminário sobre História da Arquitetura no RS. 1997. (Seminário).
III Jornada integrada de Pesquisa, extensão e Ensino.Projeto de Recuperação do Capitel São José. 1996. (Outra).
III Jornada Integrada de Pesquisa, extensão e Ensino.Arquitetura Art Déco ou Protomoderna. 1996. (Outra).
III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Projeto de Recuperação dos Bens Culturais de Ribeirão. 1996. (Outra).
III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Mutirão nas Missões: Praça na Redução de São João Batista. 1996. (Outra).
III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino.Proposições para Restauração e reurbanização das Áreas Limítrofes ao Arroio Cadena - Evolução Urbana. 1996. (Outra).
I Seminário sobre História da Arquitetura no Rio Grande do Sul. 1996. (Seminário).
V Congreso latinoamericano de la cultura arquitectónica e urbanística. , com o trabalho estudo de Preservação da VBila Belga, conjunto de 80 vivendas populares em construídas de 1901 a 1903 em Santa Maria. 1996. (Congresso).
XX Congresso Panamericano de Arquitetos. 1996. (Congresso).
XVI CLEFA. Inventariação e Cadastramentodos Bens Culturais da Quarta Colônia. 1995. (Congresso).
Participação em bancas
MELLO, Luiz Fernando da Silva; MEIRA, A. L. G.; LOPES, C. E. J;MÜLLER, Fábio. Patrimônio edificado pela CCEVFRGS: identificação de unidades em Santa Maria/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.
MELLO, Luiz Fernando da Silva; MEIRA, A. L. G.; LOPES, C. E. J;MÜLLER, Fábio. Para além do centro histórico: valores e sentidos do patrimônio cultural edificado de Santa Maria/RS. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GAIO, D.; MOURA FILHO, J. L.. Instrumentos Urbanísticos de Proteção ao Patrimônio Cultural: uma abordagem jurídica sobre a transferência do direito de construir em Santa Maria. 2014. Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; LOPES, C. E. J; HOELZEL, C. G. M.; ROMANO, L.. O estilo Art Déco em Santa Maria/RS: o caso da Avenida Rio Branco. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Pós-graduação em Patrimônio Cultural) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; LOPES, C. E. J; CERETO, M. P.. Sede para a Banda de Música da Base Aérea de Santa Maria. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; LOPES, C. E. J; CERETO, M. P.. Active Complexo Fitness. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; ZAMPIERI, R. V.; CECHIN, Dilson Nicoloso. Spa e Centro de Tratamento da Obesidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; GABRIEL, L. C.. Aces Moto Bar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; GABRIEL, L. C.. Germânia Centro de Preservação da Cultura Alemã. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; GABRIEL, L. C.. Hostel Universitário. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; PIPPI, L. G. A.; ZAMPIERI, F. L. L.. Éstúdio Escola Livre de Fotografia. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; PIPPI, L. G. A.; ZAMPIERI, F. L. L.. Albergaria Youth Hostel. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
BEVILAQUA, D.; GASPARY, F. P.; FRAGA, C. A. S.;MÜLLER, Fábio. Mobilidade Urbana em Santa Maria-RS: eixo "Sistema Tronco-Alimentador". 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; FRAGA, C. A. S.; BEVILAQUA, D.; GASPARY, F. P.. Backstage Disco Pub. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Por uma nova centralidade: intervenção em área da mancha ferroviária de Santa Maria/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; ROTTA, Renata; GRIGOLETTI, Giane. Espaço Vento Norte - Cultura e exibição cinematográfica. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. CAAGe - Centro de Amparo à Adolescente Gestante. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Casa Astrogildo de Azevedo: uma proposta de intervenção - Escola de Fotografia de Santa Maria/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Pólo Noroeste da UERGS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Escola Estadual de Ensino Médio Senhor dos Caminhos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Ecopousada Turismo Sustentável. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Casa-Lar e Centro de Convivência para Idosos. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Spa Equilíbrio - Silveira Martins/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Centro Braille de Aperfeiçoamento e Inclusão de deficientes Visuais. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Residencial Estudantil. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Museu do Automóvel de Santa Maria/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Casa-abrigo para Mulheres vítimas de violência. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Escola Bugatti: ensino profissionalizante em mecânica automotiva. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Biblioteca Pública de Chapecó/SC. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Parque Ambiental Carijinho - Sobradinho/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. CRETA - Centro de Recuperação e Tratamento de Transtornos Alimentares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Albergue Quarta Colônia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Restruturação do Parque Itaimbé e intervenção em seu entorno imediato. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Terminal Rodoviário de Charqueadas/RS. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; GRIGOLETTI, Giane; ROTTA, Renata. Kinesis - Clínica de Fisioterapia. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Quartel do Corpo de Bombeiros. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Complexo Logístico de Cargas Aéreas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Hotel Residência para Terceira Idade. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Centro Geriátrico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Hospital Psiquiátrico São Pedro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Centro Cultural de Música. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Centro de Reabilitação Física. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Clínica Terapêutica de Reabilitação em Oncologia. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Complexo Turístico Mar Aberto. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; B; CÉ, Ana R. S.. Centro Gastronômico. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Complexo Ceclimar. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Revitalização do Cete. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Centro Cultural Correios. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Espaço Cultural e Pinacoteca Municipal. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Biblioteca Pública de Canoas. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Casa de Cultura e Espaço Multiuso. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Centro de Eventos e Feiras. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; NORRO, J. G.. Prefeitura Municipal de Montenegro. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Casa de Apoio às Crianças e Famílias Soropositivos. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Centro de Treinamento de Emergência no Pólo Petroquímico. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Centro Empresarial. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. do Nascimento.Centro de Educação Profissional em Artes Gráficas. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Pousada Itapeva. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Spa Urbano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Albergue da Juventude em Porto Alegre/RS. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Fraternidade Estudantil Feminina. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
B;MÜLLER, Fábio; FERREIRA, M. S.. Academia Corpore Sano. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil.
MÜLLER, Fábio; OLIVEIRA, Ana Lúcia Costa de; ABREU, Luzia dos Santos; GONÇALVES, Magali Nocchi Collares; JARDIM, Nubia Margot Menezes. Banca de Avaliação dos Trabalhos Finais de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade da Região da Campanha. 2000.
MÜLLER, Fábio; MARASCHIN, M. S.; ALBERTON, J. O.; CAVALHEIRO, R.; GRIGOLETTI, Giane. BANCA EXAMINADORA DE DESEMPENHO DIDÁTICO. 2015. Instituto Federal Farroupilha.
GRIGOLETTI, Giane;MÜLLER, Fábio; LOPES, C. E. J. Seleção Pública para Professor Substituto. 2013. Universidade Federal de Santa Maria.
LOPES, C. E. J; PICADA, G. de S.; ROCHA, R. de S.;MÜLLER, Fábio. banca de Seleção Pública para Professor Substituto UFSM. 2003. Universidade Federal de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio. Melhor Stand - FEISMA 2008. 2008. Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria.
MÜLLER, Fábio; BRUM, Nelcy Fátima Denti. Comissão de Avaliação de Trabalho Final de Graduação. 2005. Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.
MÜLLER, Fábio; ALMEIDA, Luiz Gonzaga Binato de; VALLANDRO, A. F.. Concurso Patrimônio Histórico. 2005. Comunidade Evangélica Luterana São Paulo.
Orientou
Vinícola em Itaára/RS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
Biblioteca Pública de Santa Maria/RS; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
centro esportivo Coríntians; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
Centro Integrado de Música; Início: 2014; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; (Orientador);
Parque Nonoai; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Museu de História Natural da Quarta Colônia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Oficina da Cerveja - do grão ao copo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro Cultural Estação Colônia; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Atividades Musicais Integradas; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Treinamento de Atletas Coríntians; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Biblioteca Pública Municipal de Santa Maria; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro Comunitário Familiar; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Vinícola Vinhos da Toka; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Plenitude - Comunidade Terapêutica de Tratamento da Dependência Química; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Complexo Cultural e Esportivo Reviva; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Edificando a Arquitetura: um símbolo para o campus; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Parque Memorial Indígena; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Biblioteca Pública Municipal; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Costa Esmeralda Resort Spa; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Escola Residência de Ensino Médio; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Instituto de Ortopedia e Traumatologia; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Indústria de Móveis em Aço; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Ecomorada Estudantil; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Santuário dos Mártires da Fé; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterna do Brasil - campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Museu de Artes Plásticas de Santa Maria; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Gastronomia e Enologia; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
GEMPE Escola de Dança; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Paradouro Rodoviário Minuano; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Reabilitação Motora; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Complexo Fúnebre; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Agência de Publicidade; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Lar para Idosos; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Luterana do Brasil; Orientador: Fábio Müller;
Escola Infantil; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - ULBRA Campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro Cultural Opinar; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - ULBRA Campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Clínica Foucault de Apoio à Saúde Mental; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - ULBRA Campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Aeroclube 14 Bis; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - ULBRA Campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Wellness Center - Centro de Atenção ao Corpo de à Mente; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - ULBRA Campus Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro Religioso Pe; Cobbaut; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro Fraternal Cantinho da Luz; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Formação Esportiva; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Hipermercado; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Hotel Fazenda; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Crematório; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Spa do Vinho, Val de Buia, Silveira Martins/RS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Estação Rodoviária Alfredo Crispim Viero, Santiago/RS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Centro de Atendimento Sócio-educativo em Santiago/RS; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Clube e Escola de Vôo Livre; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Fábio Müller;
Paralelo da Arquitetura Residencial de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Fábio Müller;
Análise Arquitetônica da Igreja Matriz de Jaguari/RS; 2003; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Fábio Müller;
Produções bibliográficas
-
MÜLLER, Fábio . Alvar Aalto e a igreja feito corpo. Arquitextos (São Paulo) , v. 070.01, p. ano 06, mar. 20, 2006.
-
MÜLLER, Fábio . Ronchamp e La Tourette: machines à emovoir. Arquitextos (São Paulo. Online) , internet, 2005.
-
MÜLLER, Fábio . A 'Coroa de Cristal' e a 'Montanha Sagrada'. Arquitec - revista do Curso de Arquitetura e Urbanismo Unicruz , Cruz Alta, v. 1, n.2, p. 25-36, 2005.
-
MÜLLER, Fábio . Plano Diretor de Santa Maria/RS: um olhar sobre o passado, no presente para o futuro. Arquitextos (São Paulo. Online) , 2005.
-
MÜLLER, Fábio . A 'Coroa de Cristal' e a 'Montanha Sagrada': símbolos para regeneração espiritual íntima e social. ARQTEXTO (UFRGS) , UFRGS - Porto Alegre/RS, v. 6, n.Ano VI, p. 116-125, 2005.
-
MÜLLER, Fábio . Gaudí e a síntese naturalista do sagrado. Arquitextos (São Paulo. Online) , 2004.
-
MÜLLER, Fábio . For the Worship of God and the Service of Men: Wright e o templo cristão. Arquitextos (São Paulo) , www.vitruvius.com.br, v. 033.05, p. ano 03, fev. 20, 2003.
-
MÜLLER, Fábio . Herzog & De Meuron: entre o uniforme e a nudez. Arquitextos (São Paulo. Online) , www.vitruvius.com.br, 2002.
-
MÜLLER, Fábio . Velha-nova Pinacoteca: de espaço a lugar. Arquitextos (São Paulo. Online) , www.vitruvius.com.br, 2000.
-
MÜLLER, Fábio ; ROCHA, Paulo Archias Mendes da ; ARAÚJO, Emanoel . Pinacoteca do Estado de São Paulo: um restauro em ação. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Gráficos Burti, 2002. 170p .
-
MÜLLER, Fábio ; Pretto, Lucas . Permanências Palladianas nas Tipologias Residenciais construídas pelo Imigrante Italiano no Rio Grande do Sul. In: Ivan Mizoguchi; Nara Helena N. Machado. (Org.). Palladio e o Neoclassicismo. 1ed.Porto Alegre: Edipucrs, 2006, v. , p. 385-398.
-
MÜLLER, Fábio . Catedral de Brasília, 1958/70: redução e redenção. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo. 11ed.Belo Horizonte: PUC Minas, 2003, v. 10, p. 9-33.
-
MÜLLER, Fábio . Capela da Pampulha: arquitetura integracionista? Exame da relação entre Igreja, Arte e Arquitetura Moderna no Brasil. In: Macklaine Miletho Silva Miranda; Nelcy Fátima Denti Brum. (Org.). As relações arquitetônicas do Rio Grande do Sul com os países do prata. Santa Maria: Palotti, 2002, v. , p. 117-136.
-
MÜLLER, Fábio . Paulo Mendes da Rocha: cinco fatos arquitetônicos. In: Macklaine Miletho Silva Miranda; Nelcy Fátima Denti Brum. (Org.). As relações arquitetônicas do Rio Grande do Sul com os países do prata. Santa Maria: Palotti, 2002, v. , p. 159-170.
-
MÜLLER, Fábio . Nad(ismos)? Ou sobre a produção arquitetônica atual. Informativo do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Santiago, 06 abr. 2002.
-
MÜLLER, Fábio . Arquitetura para os tempos de crise. Diário de Santa Maria.
-
MÜLLER, Fábio ; MACHRY, C. ; BRUM, D. B. . A História de São Nicolau. In: Feira de Inovação e Empreendedorismo, 2006, Santiago. Caderno da Feira de Inovação e Empreendedorismo: ética, ciência e tecnologia: um novo paradigma para a sociedade de informação.. Santiago: Editora da URI, 2006. p. 31-32.
-
MÜLLER, Fábio ; LIMA, Elenice Gindri de ; FLORES, C. B. . Estudo Arquitetônico das Vilas Militares de Santiago/RS. In: Feira de Inovação e Empreendedorismo, 2006, Santiago. Caderno da Feira de Inovação e Empreendedorismo: ética, ciência e tecnologia: um novo paradigma para a sociedade de informação. Santiago: Editora URI, 2006. p. 49-42.
-
MÜLLER, Fábio ; SCOTTÁ, Luciane ; TRINDADE, Larissa Carvalho . Invente, tente, Tate. In: VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2003, Passo Fundo. Anais do VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.
-
MÜLLER, Fábio ; SOUZA, Jéssica Pinto de ; DIESEL, Ana Luísa de Brito . Teatro de Sagunto: uma sobrevida. In: VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2003, Passo Fundo. Anais do VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.
-
MÜLLER, Fábio ; TREVISAN, Cristina Gorski ; COLUSSO, Izabele . Forma e função dos Cotiguaçús nas Missões Jesuíticas: a relação com a figura feminina. In: VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2003, Passo Fundo. Anais do VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.
-
MÜLLER, Fábio ; PETRY, N. . ILPI's: a realidade arquitetônica em Santa Maria/RS. In: 7a. Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação e Pesquisa, 2007, Vacaria/RS. 7a. Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação e Pesquisa. Vacaria: UCS, 2007.
-
MÜLLER, Fábio ; LOVATO, Patrícia Silveira . Arquitetura Residencial Rural da Imigração Alemã em Agudo/RS. In: VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul, 2003, Passo Fundo. Anais do VII Encontro de Teoria e História da Arquitetura do Rio Grande do Sul. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2003.
-
MÜLLER, Fábio ; SCOTTÁ, Luciane . Modelo de Arco. In: XVII Jornada Acadêmica Integrada, 2002, Santa Maria/RS. Anais da XVII Jornada Acadêmica Integrada. Santa Maria/RS: Editora da UFSM, 2002.
-
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; MENEGHETTI, Alexandre . Arquitetura Art Déco ou Protomoderna. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 977-977.
-
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SILVA, Edson Luiz Bortoluzzi da ; MELLO, Luiz Fernando da Silva . Proposições para Restauração e Reurbanização das Áreas Limítrofes ao Arroio cadena - Evolução Urbana. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1280-1280.
-
MÜLLER, Fábio ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; FALCÃO, Adriano da Silva . Projeto de Recuperação do Capitel São José. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1284-1284.
-
MÜLLER, Fábio ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Peter Eisenman: between opposites. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1281-1281.
-
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Projeto de Recuperação dos Bens Culturais de Ribeirão. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1282-1282.
-
MÜLLER, Fábio ; CORREIA, Anelise ; HAGEN, Paola ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Valorização dos Legados Culturais: Vila Belga. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1213-1213.
-
MÜLLER, Fábio ; BICHARA, Leonardo ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Mutirão nas Missões: praça na redução de São João Batista. In: III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1996, Santa Maria. Anais da III Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1996. p. 1283-1283.
-
MÜLLER, Fábio ; DRESCH, Simone Rudell ; FALCÃO, Adriano da Silva ; MASCARELLO, Sonia Pereira Rego ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Escultura Missioneira. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II JIPEE. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 977-977.
-
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; DRESCH, Simone Rudell ; WICKERT, Ana Paula ; WEBER, Raquel ; ZASSO, Maíra Rosauro ; MASCARELLO, Sonia Nara Pereira Rego ; SCHMIDT, Eliete ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; CECHIN, Dilson Nicoloso . Inventariação e Cadastramento dos Bens Culturas da Quarta Colônia. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II JIPEE. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 927-927.
-
MÜLLER, Fábio ; ZASSO, Maíra Rosauro ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; MASCARELLO, Sonia Nara Pereira Rego ; ALMEIDA, Luiz Gonzaga Binato de . SESC Pompéia, Memorial da América Latina e Parque Ibirapuera. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II JIPEE. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 1034-1034.
-
MÜLLER, Fábio ; ZECHMEISTER, Dóris ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; ZANIN, Luciano Fortes ; ZASSO, Maíra Rosauro . Valorização dos Legados Culturais: Sotéia. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II JIPEE. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 1036-1036.
-
MÜLLER, Fábio ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Escola Públca de Primeiro Grau. In: II Jornada Integrada de Pesquisa, Extensão e Ensino, 1995, Santa Maria. Anais da II JIPEE. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1995. p. 976-976.
-
MÜLLER, Fábio . Conjecturas + posturas = Arquiteturas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . O Desenho do espaço Urbano como Ferramenta para a Prevenção da Violência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MÜLLER, Fábio . Sustentabilidade Urbana. 2010. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Regularização Fundiária. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
MÜLLER, Fábio ; CARVALHO JUNIOR, L. A. . Apresentação do Termo de Referência do PLAMSAB/SM. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
MÜLLER, Fábio . Espaços Livres X Espaços edificados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Permanências Palladianas na Arquitetura Residencial da Quarta Colônia de Imigração Italiana no RS. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio ; PETRY, N. . ILPI's: a realidade arquitetônica em Santa Maria/RS. 2007. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ARZENO, C. A. ; MÜLLER, Fábio . Projeto de Arquitetura para o Concurso da Sede da OAB-Santa Maria/RS. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . O Vidro na Arquitetura industrial: um aforismo à dignidade do trabalho humano. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . A Composição Arquitetônica e seus Princípios Organizativos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Forma e Estética Urbana. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Ética no Exercício Profissional do Arquiteto. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Crise Ética ou Estética? Cinco razões de uma arquitetura agonizante. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Velha-nova Pinacoteca: de espaço a lugar. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
MÜLLER, Fábio . Capela da Pampulha: arquitetura integracionista?. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . A comunhão entre as artes plásticas e a moderna arquitetura religiosa brasileira - exame da Capela de São Francisco de Assis, Pampulha, Belo Horizonte/MG. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Paulo Mendes da Rocha: cinco fatos arquitetônicas. 2001. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Restauração e Reurbanização de Áreas Limítrofes ao Arroio Cadena. 1998. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; CORREIA, Aneliese ; HAGEN, Paola . Estudo de Preservação da Vila Belga. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Projeto de Recuperação dos Bens Culturais de Ribeirão. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Projeto de Recuperação do Capitel São José. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Proposições para Restauração e Reurbanização de Áreas Limítrofes ao Arroio Cadena - Evolução Urbana. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Praça na Redução de São João Batista. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Arquitetura Art Déco ou Protomoderna. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; MASCARELLO, Sonia Nara Pereira Rego ; CECHIN, Dilson Nicoloso ; WICKERT, Ana Paula ; FALCÃO, Adriano da Silva ; ZASSO, Maíra Rosauro ; DRESCH, Simone Rudell ; WEBER, Raquel . Inventariação e Cadastramento dos Bens Culturais da Quarta Colonia. 1995. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I. Santiago: URI Santiago, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura II. Santiago: URI Santiago, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo III. Santiago: URI Santiago, 2002 (Caderno didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo IV. Santiago: URI Santiago, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de História da Arte. Santiago: URI Santiago, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria da Arquitetura II. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de História da Arquitetura IV. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2002 (Caderno Didático).
-
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria da Arquitetura III. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2002 (Caderno Didático).
Outras produções
MÜLLER, Fábio . Sustentabilidade na Elaboração de Projetos. 2011.
MÜLLER, Fábio . Camelódromo de Pelotas/RS. 2010.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Residência Nara e Flávio Braga Pires. 2010.
MÜLLER, Fábio . Relatório de Inspeção Riserva Cipriani. 2010.
MÜLLER, Fábio . Relatório de Inspeção Cipriani Nuova Archittetura. 2009.
FALCÃO, Adriano da Silva ; MÜLLER, Fábio . Residência Fernando Frizzo. 2008.
MÜLLER, Fábio . Residência Müller. 2008.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Residência Sra. Nara Stainr Pires. 2006.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Padaria Delícia. 2006.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Escritório de Advocacia. 2006.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Residência Sr. Julio Uminski. 2006.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva . Residência Sr. Osmar Dalla Vecchia. 2005.
MÜLLER, Fábio ; MENEGHETTI, Alexandre . Residência Sr. Paulo Müller. 2002.
MÜLLER, Fábio ; MENEGHETTI, Alexandre . Sede dos Funcionários da Construção Civil. 2001.
MÜLLER, Fábio ; MENEGHETTI, Alexandre . Residência Sra. Vera Pozzobon. 2001.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; MENEGHETTI, Alexandre ; ZANIN, Luciano Fortes ; SARTOR, Derli ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; CECHIN, Dilson Nicoloso . Sede da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria. 1999.
MÜLLER, Fábio ; SCHLEE, Andrey Rosenthal ; FALCÃO, Adriano da Silva . Residência Sr. Gilberto Viero Fernandes. 1999.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Consultório Dra. Maria Clara Valadão. 1999.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Consultório Odontológico. 1999.
MÜLLER, Fábio ; FALCÃO, Adriano da Silva ; SCHLEE, Andrey Rosenthal . Consultório Dr. Eduardo Radins. 1999.
MÜLLER, Fábio . Vida é Atitude. 2014.
MÜLLER, Fábio . Vila Belga. 2009. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MÜLLER, Fábio . O Trânsito em Santa Maria. 2008. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
MÜLLER, Fábio . Corsi di recupero Architettonico. 2003. .
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo II. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo III. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo IV. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de teoria da Arquitetura II. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria da Arquitetura III. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de História da Arquitetura e do Urbanismo IV. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Caderno Didático da Disciplina de Teoria e História da Arquitetura e do Urbanismo I. 2002. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).
MÜLLER, Fábio . Ponto de Cinema: crônicas e poesias de bar. 2001 (Poesias).
Projetos de pesquisa
-
2015 - Atual
Análise Estética e Formal da Arquitetura produzida na Contemporaneidade e suas implicações para a Paisagem Cultural, Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar obras de referência notáveis da arquitetura contemporânea no Brasil e no mundo e sua influência na paisagem cultural onde estão inseridas. O método da pesquisa apoia-se em estudos de caso e estudos bibliográficos. Busca-se a reflexão sobre a produção arquitetônica atual e a fundamentação de diretrizes para um projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo que respeite as preexistências relacionadas ao lugar, à cultural e ao ambiente natural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Fábio Müller - Coordenador.
-
2014 - Atual
Arquitetura Moderna em Santa Maria 1950/70: um resgate analítico, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (6) . , Integrantes: Fábio Müller - Coordenador / Ana Paula Nogueira - Integrante / Michelle Stürmer Vidal - Integrante., Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Bolsa.
-
2008 - 2008
ILPIs: realidade arquitetônica, Descrição: O trabalho visa identificar, nas Instituições de Longa Permanência para Idosos de Santa Maria/RS, condições sanitárias e de segurança na pretensão de avaliar o grau de risco oferecido aos pacientes, funcionários e visitantes, identificando parâmetros e constantes projetuais válidas para a concepção arquitetônica do tema. A observação, desde a experiência como estagiária na Diretoria de Vigilância em Saúde, da Prefeitura Municipal de Santa Maria/RS, demonstra que os lares, em sua maioria, são edificações sem projeto específico e inaptos em relação às condições de segurança, acessibilidade e sanitarismo. Isto acontece tanto por desconhecimento das exigências da lei, como por desconsideração de suas variáveis para o bem estar e a qualidade de vida dos idosos. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Fábio Müller - Coordenador.
-
2005 - 2006
Arquitetura Moderna em Santa Maria, 1950/70: um resgate analítico, Descrição: O trabalho parte da premissa de que é necessário reconhecer a produção cultural de um tempo e espaço como fundamento de identidade, ou, no limite, de realimentação da própria cultura. Impulsionado pela constatação de que a arquitetura gaúcha carece não só de estudos mais específicos, mas de reanálise crítica de temas já abordados, a pesquisa debruça-se em identificar, levantar e interpretar a arquitetura feita em Santa Maria, entre os anos 1950 e 1970, sob a égide do Movimento Moderno para, além de contribuir à historiografia da arquitetura, sedimentar a prática arquitetônica contemporânea através dos delineamentos despertos ainda válidos. Para tanto, busca identificar essa arquitetura, reconhecer o panorama e os condicionamentos de sua implantação e difusão na cidade, resgatar seu valor histórico e construtivo, descrever e caracterizar as tipologias recorrentes, anotar especificidades locais em termos de elementos, materiais, espaço, volume ou programa, identificar os profissionais responsáveis por sua introdução e propagação e, por fim, divulgar os resultados da pesquisa, ampliando os dados existentes sobre o assunto. O trabalho vem seguindo metodologia que sincroniza prática e teoria, com estudos dirigidos desde a materialidade mesma e em direção a ela. Um primeiro momento foi dedicado à Identificação, quando, através de passeio pelas ruas e registro gráfico e fotográfico dos exemplares que despertaram mais agudamente a sensibilidade, foram definidos aqueles dignos de constarem no universo de pesquisa (fig. 1); a partir disso, procedeu-se descrição particularizada e cadastramento tipológico, em Ficha Técnica específica, de cada um dos exemplares selecionados. Isto feito, passou-se ao Levantamento Descritivo, compilando informações referentes à arquitetura modernista e aos próprios edifícios selecionados através do depoimento de arquitetos atuantes nas décadas mencionadas, e de pesquisa na mídia impressa ? revistas, jornais, almanaques ? a respeito dos lançame. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fábio Müller - Coordenador.
-
2003 - 2004
Paralelo da Arquitetura Residencial da Imigração Italiana, Descrição: Realiza estudo comparativo entre as tipologias residenciais encontradas na Quarta Colônia de Imigração Italiana no Rio Grande do Sul e as demais colônias, atendo-se, especialmente, nas cidades de Silveira Martins e Caxias do Sul. Pesquisa as tipologias, os materiais, a implantação no sítio e o reflexo urbano das residências construídas pelos imigrantes italianos, de modo a observar as semelhanças e disparidades tanto conforme a origem do imigrante - suas referências construtivas - quanto pela temperatura de cada uma das regiões - o reflexo que o ambiente tem no modo de organizar e erigir o abrigo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Müller - Integrante / Nelcy Fátima Denti Brum - Integrante / Macklaine Miletho da Silva MIranda - Coordenador / Priscila Terra Quesada - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Bolsa.
-
2003 - 2003
Estudo Arquitetônico da Matriz de Jaguari/RS, Descrição: Realiza estudo arquitetônico em termos de história, tipologia, materiais utilizados, construtores e estilo da igreja matriz de Jaguari, relacionando-a com os demais exemplares erigidos pelos imigrantes italianos nas colônias fundadas no Rio Grande do Sul, especialmente na região nordeste do estado.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Fábio Müller - Integrante / Nelcy Fátima Denti Brum - Coordenador / Elenice Gindri de Lima - Integrante., Financiador(es): Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Outra.
Prêmios
2010
Patrono da 8a. Turma de Arquitetos Urbanistas, ULBRA Santa Maria.
2009
Paraninfo da 6a. Turma de Arquitetos e Urbanistas, ULBRA Santa Maria.
2008
Patrono da 3a. Turma de Formandos em Arquitetura e Urbanismo, ULBRA Santa Maria.
2008
Paraninfo da 4a. Turma de Formandos em Arquitetura e Urbanismo, ULBRA Santa Maria.
2007
Paraninfo da 1a. Turma de Formandos em Arquitetura e Urbanismo, ULBRA Santa Maria.
2007
Paraninfo da 2a.Turma de Arquitetura e Urbanismo, ULBRA Santa Maria.
2004
Melhor Ambiente - Setor Íntimo, Casa e Cia Centro - Luiza Pilau Gestão de Eventos Ltda..
2002
Diploma do Mérito com a Menção de Reconhecimento e de Agradecimento pelos Relevantes Serviços Prestados à Arquitetura e Urbanismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento do Rio Grande do Sul.
2002
Seleção Pública para Professor Substituto, Universidade Federal de Santa Maria.
2000
Concurso de Professor Substituto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
1999
Melhor Trabalho Final de Graduação - Espaço Urbano da Ferrovia: dimensões de análise para urban design, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Maria.
Histórico profissional
Endereço profissional
-
Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo. , Avenida Roraima, 1000 - Cidade Universitária, Camobi, 97105900 - Santa Maria, RS - Brasil, Telefone: (55) 32208771, URL da Homepage:
Experiência profissional
2012 - Atual
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Adjunto II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Membro da Comissão para Elaboração e Encaminhamento da Proposta de Criação de Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo Membro da Comissão de Extensão do Centro de Tecnologia Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo
2002 - 2004
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20
1996 - 1996
Universidade Federal de Santa MariaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário em Projeto de Pesquisa, Carga horária: 20
Outras informações:
Estágiário do Projeto de Extensão intitulado "Proposições para Restauração e Reurbanização das Áreas Limítrofes ao Arroio Cadena", coordenado pelos Prfo. Luiz Fernando da Silva Mello e Edson Luiz Bortoluzzi da Silva.
Atividades
-
03/2015
Extensão universitária , Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo, .,Atividade de extensão realizada, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo - Perspectiva.
-
03/2014
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo, .,Linhas de pesquisa
-
05/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Extensão do Centro de Tecnologia.
-
04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Arquitetura e Urbanismo.
-
04/2012
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Tecnologia - Curso de Arquitetura e Urbanismo, .,Cargo ou função, Membro da Comissão para Elaboração e Encaminhamento de Proposta de Criação de Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
-
06/2003 - 01/2004
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Tecnologia, Centro de Tecnologia.,Atividade realizada, Orientação à TFG - Escola de Vôo Livre.
-
07/2002 - 01/2004
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Composição e Modelagem de Estruturas II, Composição e Modelagem de Estruturas III, Composição e Modelagem de Estruturas IV, Exercício Profissional, História da Arquitetura IV, História da Arquitetura VI, História da Arquitetura VIII, Projeto de Arquitetura VIII, Teoria da Arquitetura II, Teoria da Arquitetura III, Teoria da Arquitetura IV, Teoria da Arquitetura V
2012 - 2012
Escritório da Cidade - AUtarquia de Planejamento Urbano de Santa Maria/RSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Presidente, Carga horária: 40
2010 - 2011
Escritório da Cidade - AUtarquia de Planejamento Urbano de Santa Maria/RSVínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Vice-Presidente, Carga horária: 40
Outras informações:
Cargo em comissão na administração municipal do prefeito Cézar Augusto Schirmer, na cidade de Santa Maria, como vice-presidente do Escritório da Cidade, autarquia dedicada ao planejamento urbano do município.
2004 - 2012
Universidade Luterana do BrasilVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular - Regime Integral, Carga horária: 40
Outras informações:
Coordenador do Curso, responsável pelos trabalhos de Conclusão e ministrante de várias disciplinas da Matriz Curricular ao longo dos anos de atuação. Criador e diretor e professor da pós-graduação lato sensu intitulada "Sustentabilidade na Elaboração de Projetos', iniciada em 03/2011 e com duração de 18 meses.
Atividades
-
03/2011 - 01/2012
Ensino, Sustentabilidade na Elaboração de Projetos, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Atelier Sustentável I, Sustentabilidade na Arquitetura Mundial
-
03/2008 - 01/2012
Direção e administração, ULBRA Campus Santa Maria, .,Cargo ou função, Coordenador de Curso - Portaria n. 666/08, de 19/09/2008.
-
03/2007 - 01/2012
Outras atividades técnico-científicas , ULBRA Campus Santa Maria, ULBRA Campus Santa Maria.,Atividade realizada, Coordenação do Trabalho de Curso - Arquitetura e Urbanismo.
-
02/2004 - 01/2012
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Infra-estrutura Urbana, Legislação, Ética e Segurança do Trabalho, Prática de Projetos I, Prática de Projetos III, Prática de Projetos IV, Teoria e História do Paisagismo e Urbanismo, Trabalho de Curso I, Trabalho de Curso II
-
03/2007 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , ULBRA Campus Santa Maria, ULBRA Campus Santa Maria.,Atividade realizada, Professor Orientador - Escritório de Projetos CAU.
-
03/2008 - 12/2009
Extensão universitária , Unidade Universitária de Santa Maria, .,Atividade de extensão realizada, Mostra Casa & Cia Centro - Coordenação.
-
03/2008 - 12/2008
Pesquisa e desenvolvimento , ULBRA Campus Santa Maria, .,Linhas de pesquisa
-
11/2008 - 11/2008
Ensino, Sustentabilidade no Espaço Amazônico, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sustentabilidade na Arquitetura Brasileira
-
03/2005 - 12/2005
Pesquisa e desenvolvimento , ULBRA Campus Santa Maria, .,Linhas de pesquisa
-
10/2005 - 11/2005
Conselhos, Comissões e Consultoria, ULBRA Campus Santa Maria, .,Cargo ou função, Membro da Comissão Julgadora do Concurso Patrimônio Histórico - ULBRA e RBSTV.
2007 - 2007
Centro Universitário FranciscanoVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Atividades
-
02/2007 - 07/2007
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Ateliê de Projeto IV, Planejamento Urbano e Regional
2002 - 2006
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das MissõesVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor horista, Carga horária: 18
Outras informações:
Carga horária variável por semestre letivo.
Atividades
-
02/2002 - 12/2006
Ensino, Arquitetura e Urbanismo, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Arte, Projeto de Arquitetura V, Projeto de Arquitetura VI, Teoria e História da Arquitetura I, Teoria e História da Arquitetura II, Teoria e História da Arquitetura III, Teoria e História da Arquitetura IV, Teoria e História da Arquitetura V
-
02/2003 - 02/2006
Pesquisa e desenvolvimento , Campus Santiago, Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.,Linhas de pesquisa
-
07/2005 - 12/2005
Outras atividades técnico-científicas , Campus Santiago, Campus Santiago.,Atividade realizada, Orientação à TFG - 'Spa do Vinho', Elen Bertagnolli.
-
02/2002 - 07/2005
Extensão universitária , Campus Santiago, Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.,Atividade de extensão realizada, Seminário de Extensão: a prática profisional em arquitetura e urbanismo.
-
07/2003 - 09/2003
Extensão universitária , Campus Santiago, .,Atividade de extensão realizada, Seminário de Extensão: "A Arquitetura e a Cidade de Porto Alegre".
-
02/2002 - 07/2003
Extensão universitária , Campus Santiago, Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.,Atividade de extensão realizada, Seminário de Arquitetura: Santiago, nossa história começa aqui.
-
02/2002 - 07/2002
Extensão universitária , Campus Santiago, Departamento de Ciências Sociais e Aplicadas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão: As Missões Jesuítico-guaranis na América.
2000 - 2000
Universidade Federal do Rio Grande do SulVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 4
Outras informações:
Estágio Docência realizado no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na disciplina de História da Arte e da Arquitetura II, ministrada pelo Prof. Titular Cláudio Calovi Pereira, Arq. PhD. Conteúdo ministrado : Arquitetura do Renascimento Italiano nos séculos XV e XVI : Florença, Roma, Vêneto e centros maiores; expansão da arquitetura clássica na Europa nos séculos XVII e XVIII: o Barroco italiano, o Classicismo na França e Inglaterra; a arquitetura da época iluminista na França; o Neoclassicismo. Objetivos e Atuação do estagiário: o Estágio Docência é compreendido como parte integrante da formação de Mestres e Doutores, apesar de sua realização caracterizar-se como elemento facultativo. Visa o acesso do mestrando aos recursos didático-pedagógicos necessários ao desenvolvimento da atividade docente e a familiaridade com o futuro ambiente de trabalho. As atividades incluíram, além do acompanhamento das aulas expositivas, visitas guiadas à edificações relevantes e ilustrativas que sofreram influência destes movimentos no centro de Porto Alegre. Também serealizaram orientações de pesquisas e estudos dirigidos executados pelos alunos da disciplina, em virtude da ausência do professor titular em datas pré-determinadas.
Atividades
-
07/2000 - 12/2000
Estágios , Faculdade de Arquitetura, Departamento de Arquitetura.,Estágio realizado, Estágio Docência na disciplina de História da Arquitetura e da Arte II.
2001 - 2001
Bws Construtora LtdaVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Arquiteto e Urbanista, Carga horária: 20
Atividades
-
03/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Controle de obras.
1999 - 1999
FLORENSEVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 40
Atividades
-
05/1999 - 12/1999
Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, Layout de ambientes e projeto de mobiliário.
1999 - 2000
Fundação de Apoio à Tecnologia e CiênciaVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações:
Contratado como estagiário para desenvolver o Projeto Arquitetônica para a nova sede da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - CESMA - junto com outros colegas então recém-egressos do CAU/UFSM.
Atividades
-
08/1999 - 02/2000
Estágios .,Estágio realizado, Desenvolvimento do Projeto Arquitetônico da Sede da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria - CESMA.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Fabio Müller e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?